
Lugares para viajar sozinha no Brasil
Você já parou pra pensar que nós brasileiros temos a síndrome do vira-lata? Quase sempre pensamos que o que está fora ou vem de fora do Brasil é melhor, mas a verdade é que o Brasil tem lugares inacreditáveis e é por isso que nesse post vamos falar sobre 15 lugares para viajar sozinha no Brasil.
Nós sabemos que o Brasil não é o país mais seguro para mulheres, mas isso não significa que não é possível explorá-lo sozinha. A dica principal aqui é estar sempre alerta e seguir sempre sua intuição.
Se a intuição diz pra não ir numa festa que a galera do hostel convidou, não vai. Se a intuição diz pra não pegar carona naquela cidade, não pega. Passe a ouvir mais a sua intuição, porque ela será sempre sua melhor bússola. No final desse post terão alguma dicas e cuidados para as mulheres que querem viajar sozinhas.
O Brasil é um país de tamanho continental, isso significa que no mesmo país a gente encontra culturas diferentes, sotaques diversos, culinárias diferenciadas e até mesmo climas contrastantes. Existem diversos lugares para viajar sozinha no Brasil, pegue a sua mochila e caia na estrada!
15 Lugares para viajar sozinha no Brasil
Quantas vezes você já deixou de conhecer um lugar incrível porque as férias dos seus amigos não batiam com a sua ou porque seu namorado(a) não podia ir com você? Se viajar sozinha fosse uma opção, talvez fosse tivesse muito mais histórias pra contar.
Pra ajudar na sua decisão de viajar sozinha, seja essa a sua primeira vez ou não, veja a lista de 15 lugares para viajar sozinha no Brasil.
1- Bonito
Bonito é um dos lugares mais famosos para a prática do ecoturismo. Apesar de não ser um destino tão barato, é muito frequentado por turistas de todo Brasil. Em Bonito você encontra trilhas em parques ecológicos, rios de água cristalina, cachoeiras e cavernas que vão dar um toque inesquecível à sua viagem.
Leia o que fazer em Bonito no blog Raízes do Mundo.
2- Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu com certeza merece estar na lista dos lugares para viajar sozinha no Brasil não só porque é uma cidade tranquila e de fácil acesso aos pontos turísticos, mas também porque é possível visitar três países de uma só vez (se você quiser), já que Foz do Iguaçu faz fronteira com a Argentina e o Paraguai.
Por isso, quando você for viajar pra Foz do Iguaçu inclua no seu roteiro o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves, a visita à Usina de Itaipu e, é claro, o passeio para ver as Cataratas do Iguaçu. Vale também incluir viagens rápidas de ônibus até as cidades de Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai).
Leia mais sobre o que fazer em Foz do Iguaçu no blog Mala de Aventuras.
3- Rio de Janeiro
Apesar de estar sempre na mídia com a fama de ser uma cidade perigosa, o Rio de Janeiro tem diversos passeios e oportunidades para mulheres que estão viajando sozinhas. Acho que a minha melhor dica é: Sempre fique atenta, mas não deixe a insegurança tomar conta de você. O Rio realmente é uma cidade maravilhosa.
Acredito que os cuidados básicos são os mesmos que em qualquer cidade grande do Brasil: Cuidado com seus pertences (bolsa sempre pra frente, celular no bolso da frente e de preferência sem dar muita bobeira), antes de visitar um lugar, vale a pena confirmar com moradores locais ou no próprio hostel se é tranquilo ir sozinha.
Eu escrevi um roteiro sobre o que fazer no Rio de Janeiro pra 5 dias de viagem.
4- Florianópolis
A capital de Santa Catarina é muito conhecida pelas suas praias paradisíacas e por ser uma cidade tranquila, por isso merece estar na lista de lugares para viajar sozinha pelo Brasil.
Quando for a Florianópolis não deixe de visitar a Praia de Jurerê, Ilha do Campeche, Dunas da Joaquina e a Costa da Lagoa.
Leia mais sobre o que fazer em Florianópolis no blog Mala de Aventuras.
5- Jericoacoara
Jericoacoara fica localizada no estado do Ceará. É um paraíso pra quem quer se conectar com a natureza e levar uma vida praiana afastada dos grandes centros. Isso porque Jeri é uma pequena vila de pescadores e foi considerada uma das melhores praias do mundo, com sua água morna e paisagens únicas.
Confira alguns passeios para fazer em Jericoacoara.
Recomendo ler também sobre a famosa Rota das Emoções, que é considerada um dos melhores roteiros de ecoturismo disponível no Brasil e engloba três estados brasileiros (Maranhão, Piauí e Ceará).
6- Arraial do Cabo
Arraial é um destino bem famoso na região sudeste. Se você for ao Rio de Janeiro, quem sabe não rola de você incluir, pelo menos, uns 3 dias pra aproveitar Arraial do Cabo, que os carioca chamam de Caribe brasileiro.
Arraial do Cabo fica a menos de 3 horas do Rio e é uma cidade relativamente pequena com foco na vida praiana, ou seja, é um lugar pra você explorar majoritariamente praias, passeios de barco e até mesmo fazer mergulho de cilindro (um dos melhores pontos no estado do Rio).
Eu escrevi um post sobre o que fazer em Arraial do Cabo: Lugares, dicas e valores.
7- Fernando de Noronha
Apesar de ser conhecido como um destino muito caro, é possível viajar para Fernando de Noronha de forma barata, principalmente se você conseguir uma promoção de passagem aérea, que é um dos maiores custos dessa viagem.
Chegando em Fernando de Noronha é possível aproveitar esse paraíso viajando sozinha e para alguns passeios, vale a pena contratar um guia ou uma agência para otimizar seu deslocamento pela ilha ou otimizar o dia de forma que você aproveite melhor os lugares.
Leia esse post sobre como viajar para Fernando de Noronha gastando pouco.
8- Chapada dos Guimarães
O Brasil tem várias chapadas, que são áreas planas localizadas no alto das serras e tem como principal atração o ecoturismo. No Brasil, as chapadas mais famosas são: a Chapada Diamantina (Bahia), Chapada das Mesas (Maranhão), Chapada dos Veadeiros (Goiás) e a Chapada dos Guimarães (Mato Grosso).
O trajeto para a Chapada dos Guimarães partindo de Cuiabá leva aproximadamente 2 horas pois o ônibus para em diversos pontos ao longo da estrada para pegar passageiros. A empresa que faz o trajeto é a Expresso Rubi e é possível comprar a passagem na Rodoviária de Cuiabá no mesmo dia da viagem. A Chapada dos Guimarães é uma das chapadas de mais fácil acesso porque fica perto da capital (aproximadamente 65 km de Cuiabá).
Leia sobre o que fazer na Chapada dos Guimarães em 3 dias de viagem.
9- Cabo Frio
Cabo Frio fica a 2 horas da cidade do Rio e a 20 minutos de Arraial do Cabo. Apesar de ser menos famosa que Arraial, tem praias de água cristalina também e um ponto super famoso que é a Ilha do Japonês.
Lugares para visitar em Cabo Frio é o que não falta e você vai ver que estar sozinha nesse paraíso não é nada masl.
Eu fiz um voluntariado em Cabo Frio em março de 2020 e foi uma experiência incrível. Nesse post eu compartilho o roteiro do que fazer em Cabo Frio.
10- Curitiba
Curitiba é considerada a cidade modelo por conta do seu planejamento urbano e arquitetura sustentável e também pelas políticas de reciclagem, sem contar com os parques cheios de árvores e sua limpeza exemplar.
Se você for visitar Curitiba, inclua no seu roteiro o centro histórico, o Mercado Municipal de Curitiba, o Jardim Botânico de Curitiba e o passeio de trem até Morretes.
Leia mais dicas do que fazer em Curitiba no site Melhores Destinos.
11- São Paulo
São Paulo apesar de ser uma cidade grande é um lugar interessante pra viajar sozinha. O fato da cidade ser muito bem distribuída com várias linhas de metrô facilita o deslocamento.
Você consegue curtir São Paulo tanto de dia quanto de noite. Ah! Vale a pena dar uma olhada para estender a sua visita também ao litoral de São Paulo que tem praias maravilhosas como Ubatuba e Ilhabela.
Eu escrevi um post com uma lista de lugares para você visitar em São Paulo.
12- Paraty
Paraty e Trindade são lugares para viajar sozinha sem medo. Lugares de muita tranquilidade, com uma mistura de centro histórico com praias paradisíacas e atrações de tirar o fôlego, como por exemplo a Pedra que engole (uma experiência única de escorregar pra dentro de uma pedra e nada por dentro dela até sair do outro lado).
Eu fiz o meu primeiro voluntariado sozinha em Paraty e foi uma experiência inesquecível. Eu escrevi um post completo sobre o que fazer em Paraty e Trindade.
13- Manaus
Sim! Manaus está incluído na lista de lugares para viajar sozinha no Brasil porque é uma capital tranquila, com muita riqueza cultural, passeios tanto em centros históricos quanto o famoso tour pela Floresta Amazônica.
Você pode fazer esses passeios por conta própria ou contratar um guia particular ou agência para fazer os passeios mais afastados de Manaus.
Inclua no seu roteiro quando for visitar Manaus: Tour Amazônico, Presidente Figueiredo (cachoeiras), circuito do Centro Histórico, Museu do Seringal, Museu da Amazônia (Musa), diversas praias de rio da região
Leia o post sobre o que fazer em Manaus em 3 dias de viagem.
14- Recife
Recife é aquele tipo de destino que junta lugares paradisíacos, com centro histórico, gastronomia, cultura e, é claro, muito agito. Por isso, ele está na lista dos lugares para viajar sozinha no Brasil.
Se você for visitar o Recife inclua no seu roteiro: a praia de Boa Viagem, um passeio pelo Recife Antigo e pela Rua da Aurora. Visite o Cais do Sertão e a Ilha de Deus.
Leia mais sobre o turismo alternativo no Recife no blog Janelas Abertas.
15- São Thomé das Letras
São Thomé das Letras é um dos lugares mais mágicos que eu já fui, com uma energia positiva incrível. Eu fui sozinha nessa viagem, mas não tava sozinha. Eu fui junto com uma expedição que faz o trecho São Paulo x São Thomé das Letras e foi uma experiência maravilhosa, juntar com vários estranhos pra fazer a mesma viagem.
São Thomé tem vários lugares para viajar sozinha sem medo, o único problema é a questão de deslocamento, que provavelmente você vai precisar contratar agências pra fazer os passeios nas cachoeiras por conta da distância com o centrinho e a falta de transporte público frequente ou que faça todas as cachoeiras da região.
Eu escrevi um post super completo sobre o que fazer em São Thomé das Letras.
Dicas para fazer uma viagem sozinha pelo Brasil
Trace um planejamento prévio
Mesmo que você queira ir seguindo o vento. É importante ter minimamente um plano na sua cabeça para te auxiliar nas tomadas de decisão ao longo da viagem.
Pesquise sobre o seu destino e leia relatos feitos por outras mulheres
Mesmo que você esteja viajando sem muito planejamento, é sempre muito importante ler e pesquisar o que te espera naquele destino. Use os blogs de viagem e os grupos do Facebook para essas pesquisas.
Tenha internet e sempre comunique seus próximos passos com amigos e familiares
Isso é uma dica fundamental para viajar pra qualquer lugar sozinha, porque se algum imprevisto acontecer será muito mais fácil deles poderem te ajudar.
Carregue na sua mala ou no seu mochilão apenas o necessário pra sua viagem
Viaje leve para ter mais mobilidade, flexibilidade e agilidade. Viajar sozinha significa ter que carregar tudo sozinha também.
SEMPRE siga sua intuição
Numa viagem sozinha você não precisa agradar ninguém a não ser você mesma. Ou seja, nada de ir pra lugares ou fazer coisas que você não quer só pra agradar estranhos.
Faça um seguro viagem mesmo viajando pelo Brasil
O seguro viagem cobre não só despesas e emergências médicas, como também extravio de mala e voos cancelados. Hoje em dia, existe seguro viagem que custa menos de R$12,00 por dia.
Esteja SEMPRE alerta, mas aberta à novas experiências
Quando você decide viajar sozinha não significa que você precise ficar sozinha. Pelo contrário, viajando sozinha temos a possibilidade de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e nos abrir pra experiências diferentes.
Viaje com seus documentos, cartões e dinheiro dentro da sua doleira e tenha ela sempre perto de você
Na hora de se deslocar entre cidades ou dentro da própria cidade ou na hora de dormir, tenha a doleira com você (no seu corpo – de preferência). Ter cuidado com essas coisas nunca é demais.
Leve um carregador portátil sempre com você
É importante ter sempre um ponto de contato caso você precise, por isso, tenha certeza de ter sempre bateria no seu celular. Leia o meu post completo sobre viajar com carregador portátil no avião.
Tente chegar nos seus destinos antes de anoitecer
De dia sempre temos uma percepção de segurança maior, principalmente, nós mulheres que estamos viajando sozinhas.
Leia as avaliações das hospedagens
Mesmo que você vá reservar o hostel na hora que chegar na cidade, antes de pagar a sua diária, dê uma lida nas avaliações feitas por mulheres – de preferência.
Divirta-se, mas com moderação
Lembre-se que você está viajando sozinha e não terá nenhuma amiga pra te carregar pro hostel caso você fique bêbada.
Cuidado ao pedir informação
Se você estiver perdida, use o bom senso para buscar lugares “seguros” para pedir informação. Talvez em vez de pedir pro cara do ponto de ônibus, vá até uma padaria local e se informe melhor. Nunca dê suas informações pessoais (e evite falar o nome do seu hostel).
Faça passeios em grupo
Se você estiver com medo de visitar algum lugar, ouça sua intuição. Talvez busque pessoas do hostel que queiram fazer o mesmo passeio que você, ou agências que fazem esse passeio, ou até mesmo Free Walking Tours que vão te possibilitar não ir sozinha.
Se você for viajar sozinha e quiser pegar carona, eu tenho um post completo falando se o aplicativo Bla Bla Car é seguro e como funciona. Também gravei um
podcast incrível com duas mulheres que viajaram o Brasil e a América Latina pegando carona na estrada.
Por último, gostaria de te convidar a ouvir um episódio do podcast que a gente entrevistou a uma mulher que viajou quase todos os estados brasileiros vendendo a sua arte na estrada.
Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma mulher que quer viajar sozinha, envia esse link e compartilha com ela os lugares para viajar sozinha no Brasil!
Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra ver as minhas aventuras em tempo real.
Beijos
Mary⠀