Tudo que você precisa saber pra comprar um mochilão

0

Oii!

Se você já assistiu o meu vídeo no Youtube sobre esse assunto você já vai estar por dentro do que eu vou abordar ao longo desse post – apesar de falar mais coisas importantes que acabei não falando no vídeo. Mas, se você ainda não assistiu ao vídeo que eu explico sobre o melhor tamanho de mochilão de acordo com a minha experiência em viagens, eu recomendo você assistir pra entender visualmente a minha escolha.

Nesse post eu quero abordar as perguntas mais frequentes que eu recebo pelo Instagram (@vidamochileira), o meu canal direto com quem acompanha as minhas aventuras em tempo real.

– Qual tamanho ideal pra comprar um mochilão?

– Quais as medidas, em média, dos mochilões?

– Como escolher o melhor modelo de mochilão pra mim?

– Quais as melhores marcas de mochilão?

– Posso levar o mochilão na cabine ou preciso despachar?

– Qual a medida universal pra bagagem de mão?

– Tem como passar cadeado no mochilão?

– O mochilão já vem com capa de chuva?

– O que eu faço com o mochilão quando eu fico num quarto compartilhado de hostel?

– O que é mochila de ataque?

– Além do mochilão na cabine, eu também posso levar uma mochila de ataque?

 

Eu espero que esse post consiga ajudar você a escolher o melhor mochilão pro seu estilo de viagem. Não ache que escolher um mochilão é só copiar do amiguinho. Você precisa entender qual o seu objetivo na viagem e como é o seu estilo de viajante. Não adianta você querer comprar um mochilão de 30L porque seu amigo tem um e ama o dele, se você não sabe como ser minimalista na hora de arrumar a mala. O mochilão é pra te dar praticidade e não de deixar nervoso ou estressado durante a viagem.

Ahhh! Atente-se também, que não adianta querer comprar um mochilão se você tem problema na coluna e seu médico já disse que você não pode carregar peso. Não se auto sabote. Algumas pessoas não podem mesmo carregar um mochilão por condições físicas e tá tudo bem. Não precisa querer usar mochilão só porque a galera toda vai estar usando. Pesquise a melhor mala de rodinhas pra você e seja feliz!

Eu não quero que esse post seja um imperativo de que tem que comprar mochilão pra ser mochileiro. Cada um sabe o que o que é melhor pra si e pro decorrer da sua viagem. Por isso, tenha bem claro que tipo de viajante você é e qual seu objetivo com sua bagagem.

QUAL TAMANHO IDEAL PRA COMPRAR UM MOCHILÃO?

Como eu falei ali em cima, depende de que tipo de viajante você é e qual seu objetivo com sua bagagem. Isso porque hoje em dia, as companhias aéreas tem fechado cada vez mais o cerco em termos de bagagem de mão, ou seja, se você é do tipo de viajante compacto que gosta de evitar despachar malas (pra economizar), você precisa pensar num mochilão menor. Mas, se você é do tipo de viajante que gosta de sentir que tá levando a casa com você e não se importa de despachar mala (e, às vezes, pagar um pouco a mais por isso), você não precisa optar pelo menor mochilão do mercado porque tá todo mundo usando.

Não vou responder a pergunta na lata, porque o meu objetivo aqui não é impor ninguém um estilo de viagem. Meu objetivo é mostrar os prós e contras de cada um pra você mesmo avaliar qual é o tamanho ideal PRA VOCÊ!

OBSERVAÇÃO: Lembre-se que a ideia é comprar um mochilão multiuso que servirá pra qualquer tipo de viagem (inverno, verão, 4 meses de viagem, etc). Não compre o mochilão focando na viagem de agora sem pensar nas possíveis futuras viagens que você vai fazer.

O MOCHILÃO DE 30L tem o tamanho praticamente exato das medidas de referência permitidas por qualquer companhia aérea para ter a mala liberada na cabine, junto com você. Portanto, se você não quer ter qualquer tipo de estresse em relação à sua bagagem, e você é uma pessoa extremamente minimalista que leva apenas e somente o necessário, essa pode ser uma opção pra você. O mochilão de 30L é o ideal pra quem não quer nunca despachar mala, mas é bem pequeno e requer muita atenção na hora de arrumar mala.

O MOCHILÃO DE 40L é um pouquinho maior que o de 30L e já permite um pouco mais de liberdade em termos de arrumar a mala, apesar de ser maior que o de 30L ele ainda é um mochilão bem compacto que se não tiver lotado e estufado de coisas consegue passar tranquilamente (visualmente falando) como sua mala de mão pra ir na cabine com você sem estresse com as companhias aéreas. Se você não é uma pessoa super compacta e minimalista, mas não quer pagar pra despachar mala, eu recomendo o mochilão de 40L.

A altura do mochilão de 40L (geralmente) passa de 3 cm a 8 cm da medida permitida pelas companhias aéreas – depende de que marca você vai comprar. Mas, como a altura é a única “barreira” (obviamente se o mochilão não estiver lotado de coisas), dependendo de como você arrume seu mochilão ele nem vai chamar a atenção.

Isso porque, a maioria das companhias aéreas e, principalmente, as cias low costs (companhias de baixo custo) tem uma “caixa” na entrada do check-in para medição exata do seu mochilão.

Na Europa, por exemplo, as principais são a Ryanair e Easyjet. Às vezes, se o voo tá vazio as atendentes fazem vista grossa, mas, às vezes, implicam bastante! Se seu mochilão couber na “caixa”: ÓTIMO! Se não couber e eles implicarem, você precisa pagar uma multa de 50,00 euros (em média aqui na Europa, por exemplo). Óbvio que só pagará multa quem tiver optado só por mala de cabine na hora da compra da passagem, pois no site dessas cias low cost você pode optar por mala de cabine ou no porão (pagando em média 20,00 euros extras).

O MEU MOCHILÃO É DE 40L! ENTENDA O PORQUÊ.

Eu tinha um mochilão de 65L e por 6 anos, desde que comecei a mochilar, eu curti muito meus dois mochilões de 65L. Quando comprei meu primeiro mochilão, eu não pesquisei nada. Comprei o mais barato da loja e com ele viajei por toda Europa. Cheguei. Inclusive, a passar com meu mochilão de 65L como mala de mão e leva-lo diversas vezes na cabine (isso foi em 2013 e hoje as regras e tamanhos estão bem diferentes), até que levei duas multas de 50,00 euros por ele não ter o tamanho permitido. Continuei arriscando e tentava a sorte, mas comecei a ficar um pouco estressada toda vez que ia embarcar.

Depois de 4 anos usando ele, eu decidi investir num mochilão melhor, também de 65L, que tivesse suporte nas costas, já que o meu primeiro mochilão não tinha e me causava dores na coluna depois de muito tempo andando. Usei meu segundo mochilão (65L) por 2 anos e amava ele de paixão.

Mas, percebi que amadureci muito durante as minhas tantas viagens e já não era mais aquela menina de 20 anos que viajava com duas malas de 32 Kg pra ficar 3 meses viajando, não era mais aquela jovem de 25 que viajava com duas malas de 23Kg e não usava metade das coisas, eu passei a ser a mochileira que arrumava um mochilão de 65L com 10Kg pra viajar por 3 meses pela Tailândia. E, foi nessa viagem da Tailândia que eu percebi que menos é sempre mais. É mais praticidade, mais liberdade, mais leveza, mais mobilidade, mais velocidade e mais economia.

Por isso, desde que voltei da minha viagem de 3 meses da Tailândia (2018) eu decidi investir num mochilão de 40L pra levar apenas o necessário e evitar levar coisas que eu não vou usar (mas, levava só porque “vai que eu queira usar” ou “só essa blusinha não vai fazer diferença” ou “esse short nem pesa”). A minha ideia era de fato reduzir o tamanho pra reduzir a tentação de levar mais coisa. Eu tenho economizado muito com meu mochilão de 40L, não só pelo fato dele passar como minha bagagem de mão e eu não ter que pagar pra despachá-lo (não costumo entupir meu mochilão), como também tenho evitado comprar as famosas lembrancinhas de viagem pra família. Como o mochilão só cabe o necessário, não tem espaço pra lembrancinhas e nem fico tentada a comprar. Hahahahahahaha

Esse é o meu mochilão. Comprei na Decathlon por 30,00 libras.

O MOCHILÃO DE 50L é sem dúvida, o mais utilizado pelos mochileiros (pelo menos que eu já tenha visto em todas as viagens). Ele tem o “tamanho ideal” pra qualquer viagem – tanto pros minimalistas quanto pros que gostam de carregar a casa nas costas! Apesar de passar um pouco das medidas (de altura) indicadas de bagagem de mão – entre 6 cm a 9 cm a mais dependendo do modelo que você comprar- pelas companhias aéreas (principalmente se tiver bem cheio), ainda sim dá pra tentar passar na vista grossa, mas será sempre um risco – pode dar certo, como pode não dar e você ter que pagar multa (aí depende de você)! Existir o risco de ser pego, sempre existe!

Você terá um mochilão acessível pra qualquer tipo de viagem com tamanho excelente que cabe muita coisa, no entanto, em contrapartida tem sempre aquele friozinho na barriga da expectativa: será que a mala vai passar ou não?! A verdade é que dependendo do modelo de mochilão de 50L que você comprar, ele pode até mesmo ter a mesma altura do mochilão de 40L, alternando apenas as medidas de largura e comprimento. O comprimento do seu mochilão importa muito, porque se ele tiver muito estufado pode não entrar na caixa de medição do check-in e isso será um problema.

Acho que o mochilão de 50L é uma opção a ser considerada mesmo arriscando um pouquinho! O mochilão que eu mais vejo os mochileiros usando o de 50L da Quechua.

O MOCHILÃO DE 65L já é mais robusto e chama mais atenção, até porque quanto maior o mochilão, maior a sensação de que você pode colocar mais coisa e mais difícil é de se controlar na questão de ser compacto. Como eu disse, já viajei a Europa toda com o mochilão de 65L de boa (o meu mochilão antigo não tinha o suporte de ferro pra coluna, por isso parecia um pouco menor) e só levei multa duas vezes em, pelo menos, 20 voos low cost (acho eu que foram até mais voos).

Eu sempre comprava a passagem pra mala só de cabine e rezava pra ninguém me pegar! Mas, pra ser sincera, ficava sempre muito nervosa por causa disso na hora do embarque. O ponto positivo do mochilão de 65L é que você pode carregar a casa dentro dele (se quiser), porque espaço é o que não falta e, se você é o tipo de pessoa que não se importa de pagar um pouco a mais na passagem pra levar sua casa nas costas porque não consegue ser compacta (hahahaha), talvez o mochilão de 65L seja pra você.

Agora que você já tem mais ou menos um panorama geral dos tipos de mochilões, faça uma escolha pelo tipo de viajante que você é (compacto ou não) e pelo tipo de viagens que pretende fazer não só agora como também no futuro, pra não gastar dinheiro à toa comprando vários mochilões diferentes pra ocasiões diferentes.

Falando em porcentagem (minha opinião sobre o que estou acostumada a ver, ok?), acredito que uns 15% usem mochilão de 40L, 50% usem o de 50L e os outros 35% usem o de 65L. Essas são minhas estatísticas no ponto de vista da minha vivência! Hahahahaha

 

QUAIS AS MEDIDAS, EM MÉDIA, DOS MOCHILÕES?

Vou reforçar, mais uma vez, que depende muito do modelo e da marca de mochilão que você vai comprar. Mas, vou colocar abaixo uma listinha com a média das medidas de cada tamanho de mochilão, ok?

MOCHILÃO DE 30L

56 A x 26 C x 26cm L

MOCHILÃO DE 40L

58 A x 37 C x 27cm L

MOCHILÃO DE 50L

62 A x 32 C x 24cm L

MOCHILÃO DE 65L

69 A x 33 C x 27cm L

 Tudo que você precisa saber pra comprar um mochilão

Como cada companhia aérea tem um conceito diferente    do que é largura e do que é comprimento, eu defini as medidas desse post dessa forma.

 

 

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO DE MOCHILÃO PRA MIM?

Depois de ler todas as explicações que eu dei acima, você já deve ter escolhido o tamanho ideal de mochilão pra você, né? Agora, vamos falar sobre os modelos.

Eu, particularmente, acho que o modelo é uma coisa muito pessoal e por isso a minha dica é sempre a mesma quando as pessoas me perguntam sobre modelos:

Vá até uma loja de artigos esportivos como: Decathlon (Brasil e Mundo), Mountain Warehouse (Inglaterra), Sports Direct (Europa), Sport Zone (Portugal), etc e experimente os mochilões que têm lá, entenda qual modelo te faz se sentir melhor e mais confortável e veja no site da loja se é mais barato (geralmente compras pela internet tem desconto). Mas, às vezes, a loja pode estar fazendo queima de estoque e ter alguma promoção rolando na loja também.

É importante experimentar os mochilões antes de sair comprando pela internet, porque nem sempre o modelo do mochilão do seu amigo vai ficar bom no seu corpo. Cada pessoa tem um biotipo diferente e isso influencia na escolha do seu mochilão. Às vezes, seu biótipo pede um modelo completamente diferente do meu modelo, mesmo que ambos queiram um mochilão de 40L, entende? Existem diversos modelos de mochilão por aí e você precisa achar o que te deixa mais confortável, afinal, você vai ficar carregando isso nas costas por muito tempo, né?

Eu comprei os meus mochilões assim. Eu fui na loja, experimentei TODOS os mochilões da loja (diversas vezes) até achar o modelo que eu mais gostava. Depois, abri a internet do meu celular pra pesquisar quanto que o modelo que eu gostei tava na internet. Se tivesse mais barato eu ia pra casa e comprava de casa, mas se o preço da loja fosse o mesmo que o do site, aí eu comprava na loja mesmo.

ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ DEVE FICAR ATENTO NA HORA DE ESCOLHER O SEU MODELO DE MOCHILÃO:

  • Modelos femininos, masculinos e unissex

Existe sim uma diferença entre os modelos de mochilão pra homens e mulheres. Isso não significa que pelo fato de você ser mulher você precisa escolher sempre os modelos femininos. Você pode sim se sentir confortável com um modelo masculino e optar por ele. Os modelos femininos foram desenvolvidos pensando no corpo da mulher (seios, tamanho da coluna, quadril, etc), então, geralmente acabam sendo mais confortáveis pois encaixam melhor. Por isso, é importante ir na loja pra experimentar os modelos diferentes. O importante é você se sentir confortável e bem com seu mochilão.

  • Suporte nas costas

É importante ter uma sustentação pra coluna para que o mochilão não force demais seus ombros e acabe te machucando. Por isso, é fundamental que você use os fechos da cintura/quadril de forma correta evitando que o mochilão sobrecarregue seus ombros e coluna.

  • Abertura lateral

A maioria dos mochilões tem duas aberturas: por cima ou por baixo. No entanto, você também consegue encontrar mochilões que oferecem abertura lateral e/ou frontal e isso facilita demais não só a organização da mala, como te ajuda na hora da viagem que você precisa pegar uma roupa no meio e não precisa tirar tudo (por cima ou por baixo) pra achar. Toda vez que escolho um mochilão, esse é uma das coisas que sempre olho.

QUAIS AS MELHORES MARCAS DE MOCHILÃO/ MOCHILA CARGUEIRA?

Existem inúmeras marcas de mochilão no mundo. Umas mais conhecidas e outras menos conhecidas, isso não significa que as menos conhecidas sejam ruins. Por isso, volto a reforçar a importância de experimentar o mochilão e segurá-lo na mão, ser sua qualidade, seus fechos, seus zíperes, o suporte pra coluna, etc.

Eu já tive um mochilão sem marca e usei ele por 4 anos e ainda está em perfeitas condições de uso (dei pro meu irmão). Já tive um mochilão muito bom de uma marca inglesa e agora tenho um mochilão da Quechua Forclaz 40L Teen que tô apaixonada.

Vou listar abaixo as marcas mais conhecidas (não está por onde de qualidade), mas volto a frisar que as marcas menos conhecidas ou até desconhecidas NÃO são sinônimo de baixa qualidade, ok?

  • Quechua;
  • Deuter;
  • The North Face;
  • Curtlo;
  • Mountain Warehouse;
  • Osprey;
  • Gregory;
  • Granite Gear;
  • Millet;
  • Thule;
  • Kelty;
  • Rei;
  • Trilhas e Rumos;
  • Columbia;
  • Montane;
  • Guepardo Vancouver;
  • Nautika;
  • Mountaineer;
  • Arc’teryx;
  • Crampon;
  • Exped;
  • Mountain Hardwear;
  • Mistery Ranch;
  • Granite Gear

 

POSSO LEVAR O MOCHILÃO NA CABINE OU PRECISO DESPACHAR?

Bom, isso vai depender das regras da companhia aérea que você está voando e qual o tamanho do seu mochilão.

Como expliquei acima, cada cia aérea tem sua regra de bagagem de mão. Caso, seu mochilão tenha um tamanho acima do permitido pela cia aérea, você provavelmente terá que despachar no check-in.

No entanto, se você tiver um mochilão de 65L, por exemplo, e tentar arriscar a sorte pra ver se ele passa despercebido, você pode conseguir entrar com ele na cabine (mesmo ele tendo medidas acima das medidas permitidas) ou pode ser barrado no portão de embarque e ter que pagar multa OU caso o voo esteja vazio e os atendentes sejam legais, eles podem permitir que seu mochilão seja despachado sem nenhum valor adicional.

OBS: Tenha em mente, que se o seu mochilão for despachado no portão de embarque e você estiver carregando computador ou câmera fotográfica nele, é de suma importância que você tire esses itens do mochilão ou eles vão quebrar. O que eu sempre faço, é levar uma ecobag pequena de fácil acesso no meu mochilão pra imprevistos como esse.

Os mochilões que geralmente passam sem qualquer problema como bagagem de mão são os mochilões de 30L e 40L. Reforçando que dependendo do modelo do seu mochilão de 50L ele também pode passar como bagagem de mão se não tiver muito estufado.

 

QUAL A MEDIDA UNIVERSAL PRA BAGAGEM DE MÃO?

Essa é a pergunta que vale 1 milhão de reais! Hahahahaha

Isso porque cada companhia aérea tem suas regras de bagagem de mão e não necessariamente elas precisam usar uma medida universal.

Mas, como geralmente as companhias low cost (baixo custo) são mais rigorosas nesse quesito, decidi pegar as medidas de algumas cias aqui da Europa, EUA e da Ásia pra comparar com as medidas das cias do Brasil pra no final tenta ver qual seria a medida ideal pra gente considerar universal, entendendo que seria a medida aceita em qualquer cia aérea, ok?

Tenha em mente que: A= Altura, C= Comprimento, L= Largura

* RYANAIR (10kg é o peso permitido nas bagagens de mão)

Permite apenas UMA bagagem de mão.

40 A x 25 C x 20cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem. A mala precisa caber debaixo do assento).

55 A x 40 C x 20cm L (para pessoas que pagam a mais, em média 8 euros, é permitido levar uma mala de 40 A x 25 C x 20cm L + uma mala de 10kg de 55 A x 40 C x 20cm L).

* EASYJET (não delimita peso de bagagem de mão)

Permite apenas UMA bagagem de mão.

56 A x 45 C x 25cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem. Essa medida inclui o puxador e as rodinhas no caso de malas carry on).

* THAI LION AIR (7kg é o peso permitido nas bagagens de mão)

Permite apenas UMA bagagem de mão.

30 A x 40 C x 20cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem).

* VIETJET (7kg é o peso permitido nas bagagens de mão)

Permite uma bagagem de mão nas medidas abaixo e uma bolsa feminina ou uma mochila pra laptop.

56 A x 36 C x 23cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem).

* JET BLUE (não delimita peso de bagagem de mão)

Permite uma bagagem de mão nas medidas abaixo e uma bolsa feminina ou uma mochila pra laptop.

22 A x 55 C x 35cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem. Essa medida inclui o puxador e as rodinhas no caso de malas carry on).

Não sei se pode considerar inverter as medidas de altura e comprimento uma vez que você pode deitar a mala e mudar essas medidas. Nunca voei com eles e não sei como é a caixa deles pra medir as malas.

* SPIRIT (não delimita peso de bagagem de mão)

Permite apenas UMA bagagem de mão.

35 A x 45 C x 20cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem).

* AZUL (10kg é o peso permitido nas bagagens de mão)

Permite apenas UMA bagagem de mão.

55 A x 35 C x 25cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem).

* GOL (10kg é o peso permitido nas bagagens de mão)

Permite apenas UMA bagagem de mão.

55 A x 40 C x 25cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem).

* AVIANCA (10kg é o peso permitido nas bagagens de mão)

Permite uma bagagem de mão nas medidas abaixo e uma bolsa feminina ou uma mochila pra laptop.

55 A x 35 C x 25cm L (medida exigida para não pagar nenhum adicional de bagagem).

 

Depois de analisar todas as companhias aéreas acima e tirar mais ou menos uma média das medidas mais pedidas, o tamanho ideal de uma bagagem de mão seria: 55cm Altura x 35cm Comprimento x 25cm Largura com um peso limite de 10kg. É óbvio que aqui não estou considerando todas as companhias aéreas que existem e fiz mais ou menos um apanhado geral das medidas mais aceitas. Obviamente terão companhias que aceitam bagagens maiores e outras que exigirão bagagens de tamanhos menores e, por isso, é importante você sempre estar atento às regras de bagagem da sua companhia para evitar problemas.

Apesar de todas as companhias terem pesos diferentes permitidos como bagagem de mão, a maioria das companhias não checa de fato o peso da sua mala de mão. No entanto, é sempre recomendado seguir o máximo possível as regras da sua companhia aérea pra evitar problemas.

Eu geralmente tento manter o meu mochilão com um peso médio de 8Kg a 10Kg, no máximo. E, pra ter sempre isso sob controle, eu levo uma balança portátil de mala pra todas as minhas viagens.

TEM COMO PASSAR CADEADO NO MOCHILÃO?

Eu, particularmente, não conheço nenhum mochilão que tenha zíper pra passar cadeado. Geralmente os mochilões tem fechos grandes que os fecham por cima e mesmo que você consiga passar cadeado na parte de baixo do meu mochilão (onde geralmente tem zíper), a parte de cima ficará sem essa proteção.

Eu acho que os mochilões foram pensados pra viagens em um mundo ideal sem furtos, mas por incrível que pareça, sinceramente, eu nunca tive nenhum problema com isso e olha que já viajei pra caracaaaa… Deixava mochilão em hostel sem locker e voltava com tudo lindo e maravilhoso dentro do meu mochilão.

Óbvio que todo cuidado é pouco, mas isso não pode ser motivo de stress pra sua viagem! Pense dessa forma: a galera mochileira tem o mesmo objetivo que o seu: viajar e conhecer lugares. Por que cargas d’água eles iriam pegar suas coisas? A chance das suas coisas servirem nas pessoas que dividem o quarto com você é quase zero. Então, relaxa quanto a isso!

Durante a viagem as coisas de valor devem ficar na mochila de ataque (câmera, tripé, etc) ou no caso de passaporte e laptop você pode guardar no locker do hostel enquanto faz os passeios pela cidade (sempre fique em hostels que ofereçam locker e SEMPRE tranque o locker com seu próprio cadeado – eu geralmente levo 3 cadeados de tamanhos diferentes just in case). Já o dinheiro eu gosto de ter sempre junto comigo numa doleira.

No entanto, e se você precisar despachar seu mochilão? Como faz se ele não tranca, né? Você pode embalar ele no plástico, tipo aquelas máquinas de aeroporto ou despachá-lo sem qualquer proteção, só com a capa de chuva envolvendo mesmo. A ideia é que as companhias aéreas sejam seguras e se responsabilizem pelos seus pertences, portanto, se você for roubado por algum funcionário da cia aérea entre o momento do check-in e o momento do desembarque, você pode cobrar os seus direitos de consumidor.

Aprendi um truque com meu parceiro Rodrigo do (@queridopassaporte) que eu sempre uso não só no mochilão como quando viajo com malas grande quando vou de férias pro Brasil. Essa dica não é nenhum pouco sustentável e por isso tenho buscado outras soluções pra essa questão do mochilão não fechar com cadeado.

PASSO-A-PASSO:

– Vá ao mercado e compre aquele plástico filme que sua mãe usa pra guarda as comidas na geladeira (compre dois por via das dúvidas);

– Coloque a capa de chuva no mochilão pra proteger os fechos e os zíperes;

– Enrole o mochilão no plástico filme (tanto na horizontal quanto na vertical). Enrola mesmo, como se fossem aquelas máquinas caríssimas dos aeroportos, sabe?

– E despacha o mochilão na fé!

Tem dado super certo comigo. Já viajei assim tanto despachando mochilão pela Ásia e América Latina quanto malas grandes de 32Kg pro Brasil.

Se você não quiser usar a dica do plástico filme por questões de sustentabilidade, recomendo dar uma olhada nas lojas de artigos esportivos pra ver se eles vendem uma “bolsa transporte”. Essa bolsa é fininha (do mesmo material da capa de chuva do mochilão) e tem dois zíperes, ela tem vários tamanhos e a ideia é você colocar seu mochilão dentro dela e passar o cadeado nesses dois zíperes.

Veja aqui um exemplo dessa “bolsa transporte”.

O MOCHILÃO JÁ VEM COM CAPA DE CHUVA?

Não é uma obrigatoriedade que os mochilões já venham com capa de chuva. Existem modelos já vem com a capa de chuva acoplada na parte debaixo e modelos que vem sem a capa de chuva e é preciso comprar separadamente.

Na hora de comprar a capa de chuva tenha em mente o tamanho exato do seu mochilão pra comprar a capa de chuva pro tamanho certo. As capas de chuva geralmente segue as mesmas medidas dos mochilões: 30L, 40L, 50L, 65L e outros.

Se você tiver um mochilão de 40L compre uma capa de chuva de 40L porque se comprar de 50L ficará muito grande e sobrando.

 

O QUE EU FAÇO COM O MOCHILÃO QUANDO EU FICO NUM QUARTO COMPARTILHADO DE HOSTEL?

Você não faz nada! Você deixa seu mochilão bonitinho do ladinho da sua cama, ou debaixo dela se você estiver na cama debaixo do beliche.

Como eu disse antes, dificilmente você vai encontrar alguém dividindo quarto com você que tenha os mesmos gostos que você e que tenha o mesmo corpo que você que vá querer roubar as suas coisas USADAS. Lembre-se que as pessoas que estão dividindo quarto com você também são viajantes e também tem suas próprias malas e coisas. A chance de alguém querer pegar uma coisa sua USADA é muito pequena.

Coisas mais pessoais como: cadernos, livros, laptop, câmeras, tripé, entre outras coisas você pode guardar no locker (com seu cadeado) na hora de dormir. Na hora de sair pra passear, deixa o laptop, livros e os cadernos no locker e sai só com a câmera, por exemplo. Evite ficar perambulando com peso desnecessário na mochila de ataque.

A doleira fica sempre com você! SEMPRE. Digamos que você esteja viajando sozinha e vai tomar banho no banheiro compartilhado do seu hostel. Leve sua doleira pro chuveiro com você, coloque ela num saco plástico e deixa ali junto com sua toalha dentro do boxe com você. NUNCA TIRE OS OLHOS DA SUA DOLEIRA! Quando sair do banheiro, confira se pegou tudo e na hora de dormir, durma usando a doleira.

Sobre o mochilão, tem hostels que oferecem lockers bem grandes que é possível colocar o mochilão dentro e fechar com cadeado. Se tiver um locker desse no seu hostel, ótimo, use-o. Se não tiver, não fique grilado, deixe o mochilão num cantinho que ficará tudo bem!

Como arrumar a mala (de forma compacta) pra viajar

O QUE É MOCHILA DE ATAQUE?

A mochila de ataque é uma mochila pequena (entre 10L e 30L) pra bater o dia-a-dia durante a viagem.

Ela também pode ser a sua bagagem de mão caso o seu mochilão seja despachado. É nela que você vai colocar as coisas mais importantes que não podem ser despachadas: câmeras, laptop, documentos, remédios, etc.

Caso, você só tenha direito à UMA bagagem de mão – que no caso é o seu mochilão, por exemplo – eu recomendo você levar dobradinha uma mochila de ataque dentro do mochilão pra bater o dia-a-dia durante a viagem. Eu tenho uma mochila de ataque parecida com essa que é bem molinha e quase não ocupa espaço.

Ela será a sua mochila de levar nos passeios pra colocar, por exemplo: protetor solar, água, repelente, canga, toalha. A maioria das vezes você sai do hostel às 7:00/8:00 da manhã e só volta às 19:00/20:00 da noite, então é fundamental que pense em tudo que poderia precisar durante aquele dia. Vale sempre dar uma conferida na previsão do tempo pra tentar nortear tua arrumação.

Eu não viajo sem uma mochila de ataque porque facilita muito quando quero fazer pequenas viagens dentro da viagem. Por exemplo, posso deixar meu mochilão no hostel e fazer um bate e volta de um ou dois dias numa outra cidade só com minha mochila de ataque.

NÃO É PRA VOCÊ PASSAR TUDO DO MOCHILÃO PRA MOCHILA DE ATAQUE.

É pra ponderar o que por eventualidade seria legal levar, caso algo aconteça. Não é pra deixar a mochila de ataque mega pesada com um monte de bugiganga, porque você vai ficar carregando ela o dia todo. Então, preze sempre pelo seu conforto antes de sair amontoando sua mochila!

TAMANHO IDEAL PRA MOCHILA DE ATAQUE:

Você não precisa gastar dinheiro com a mochila de ataque. Ela precisa ser de qualidade, com um tamanho legal, mas não precisa ser FOD* pra caraca!

Pode ser aquelas mochilas que você usava no colégio, sabe? Aquelas mochilas jeans, da vans, da Nike, da Jansport ou qualquer mochila que você costumava usar no ensino médio, sabe?

Eu já usei mochila da Vans, da adidas e até uma mochila dobrável que comprei no mercado aqui da Inglaterra (Tesco). Qualquer mochila serve, desde que tenha um tamanho legal pra ser a sua mochila de guerra do dia-a-dia.

ALÉM DO MOCHILÃO NA CABINE, EU TAMBÉM POSSO LEVAR UMA MOCHILA DE ATAQUE?

Isso vai depender da sua companhia aérea de das regras de bagagem que ela permite pra cada nível de passageiro. Isso porque existem cias aéreas que permitem você levar uma bagagem de mão na cabine e a mochila de ataque debaixo do assento sem pagar nenhuma taxa extra, pois essa é a política de bagagem de mão da empresa.

No entanto, existem outras companhias que estão reduzindo os tamanhos e a quantidade de mala de mão permitida na cabine. E, aí você acaba tendo que pagar um valor extra pra incluir malas na cabine ou malas despachadas.

Por exemplo a Ryanair, se você comprar uma passagem econômica sem adicional de bagagem, você só poderá levar UMA mochilinha pequena (mochila de ataque) que caiba debaixo do seu assento. Mas, se você pagar um pouco a mais na passagem, você tem direito de levar uma bagagem de mão na cabine e a mochila de ataque debaixo do assento.

Por isso, confira as políticas de bagagem da sua companhia aérea e veja como você pode se adequar da melhor forma possível à elas: ou reduzindo suas bagagens ou pagando extra pra incluir.

 

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Até a próxima!

Beijos,

Mary 

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Aluguel de carro: Rentcars
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!