Roteiros gratuitos

55

Roteiros gratuitos

É sempre bom começar um roteiro se baseando em valores, né? Quanto eu devo gastar em alimentação? Quanto será que eu vou gastar com transporte? Será que a hospedagem vai sair muito cara? Essas são perguntas frequentes que você provavelmente fica se questionando.

É bem verdade também que a maioria das vezes não conseguimos seguir fielmente os valores que outras pessoas comentam que gastaram, porque nosso estilo de viagem é outro, ou porque na época que fomos era alta temporada, ou porque o dólar subiu… Enfim, milhões de variáveis podem aparecer ao longo do planejamento da nossa viagem.

Mas, não tem nada melhor do que ter uma planilha de gastos pra basear o início do seu planejamento e ir fazendo ajustes dos seus próprios valores, né?

Por isso, decidi compartilhar com você as planilhas das minhas viagens!

Todas apresentam o panorama geral de gastos, os valores específicos de transporte e hospedagem e um roteiro do que fazer/conhecer em cada lugar.

SOBRE OS ROTEIROS GRATUITOS:

IMPORTANTE: É sempre bom frisar que o meu estilo de viagem é super LOW COST. Eu sempre viajo gastando o mínimo que eu posso e, por isso, opto por não comer ou frequentar restaurantes e hotéis caros.

OBSERVAÇÃO: Muita gente acha que pra viajar é preciso ter muito dinheiro. No entanto, o valor da sua viagem é proporcional às coisas que você está disposto a fazer para economizar. Quanto mais luxo você quiser, mais cara será a sua viagem.

Leia também:
Dicas pra economizar nas viagens
Como organizar o primeiro mochilão

ATENÇÃO: Os valores das passagens nas minhas planilhas são referentes ao local da onde eu estava morando na época. Em algumas viagens eu estava saindo de Portugal, outras saindo da Inglaterra e outras saindo do Brasil.

IMPORTANTÍSSIMO: Repare que os valores nas planilhas estão em euro, libra, dólar ou real. Isso porque eu calculo os valores das minhas viagens segundo a moeda do país que eu estou morando no momento (com exceção da planilha do mochilão da América Latina que era melhor calcular em dólar). Então, se você mora no Brasil, atente-se para converter os valores totais para o real.

Enfim, vamos às planilhas!


5 dias | Rio de Janeiro (2017)

Esse roteiro foi usado tanto com meu namorado gringo como também com os meus amigos do sul do Brasil. A programação foi planejada para as pessoas que tem o roteiro apertado. Pessoas que vão pro Rio pra aproveitar um feriadão, por exemplo. Então, não se assuste se você ver que tem muitas coisas pra fazer no mesmo dia. Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Agosto de 2017. Inverno no Rio | BAIXA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - RIO DE JANEIRO

 


18 dias | Tailândia (2017)

Eu e meu marido decidimos fugir do inverno chuvoso e frio da Inglaterra (onde moramos) pra curtir o inverno maravilhoso e quente da Tailândia! Foram 16 dias de fato em terras tailandesas (2 dias só de translado) com muito sol, praias, templos, novos amigos e muitas fotos. Nossos meios de transporte alternavam entre avião, ferry boat e long tail. Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Março de 2017. Inverno na Tailândia | ALTA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - TAILÂNDIA

 


23 dias | Bolívia. Chile. Peru (2016)

Eu e uma amiga planejamos fazer esse mochilão sozinhas, mas no primeiro dia de viagem acabamos conhecendo um casal paranaense super legal e dois mineiros gente finíssima que acabaram nos acompanhando durante todo trajeto! Foram 23 dias incríveis de muitas risadas, histórias, fotos e paisagens deslumbrantes. Fizemos todo trajeto de ônibus, pegando apenas dois aviões para trechos internos na Bolívia (um no início e um no final). Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Abril de 2016. Outono na América Latina | MÉDIA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - AMÉRICA LATINA

Roteiros gratuitos


33 dias | Suíça. Grécia. Turquia (2015)

Essa viagem eu fiz com meu ex namorado. Fizemos a maior parte do trajeto de avião e barco (entre as ilhas gregas), alugamos carro e quadriciclo em todas as ilhas da Grécia e reservamos quartos privados ao invés de dividir quartos coletivos. Além disso, comemos muito bem nessa viagem (sem miséria no começo, mas no final tivemos que comer pão com presunto porque o dinheiro acabou). Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Agosto e Setembro de 2015. Verão europeu | ALTA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - EUROPA

 


40 dias | Portugal. Itália. Croácia. Hungria. República Tcheca. Holanda. França (2013)

Esse mochilão eu fiz com uma amiga. Foram 40 dias incríveis de muitas fofocas, risadas, histórias, fotos e um acidente de moto básico! Fizemos a maior parte do trajeto de ônibus, pegando apenas dois ou três aviões de companhias low cost (Easyjet e Ryanair). Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Julho e Agosto de 2013. Verão europeu | ALTA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - EUROPA

 


10 dias | Londres. Edimburgo. Dublin (2013)

Esse mochilão de 10 dias eu fiz sozinha. O meio de locomoção nessa viagem foram as companhias aéreas low cost, super famosas na Europa (Easyjet e Ryanair). Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Abril de 2013. Primavera na Europa | BAIXA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - EUROPA

 


33 dias | Espanha. Bélgica. Alemanha. Polônia. Áustria. Eslováquia. Portugal (2013)

Esse mochilão de 33 dias eu fiz sozinha. Coloquei meu mochilão nas costas, minha câmera no pescoço e fui pulando de país em país conhecendo lugares lindos e fazendo muitos amigos (até hoje nos falamos) – a maioria o trajeto eu fiz de trem, pegando apenas dois ou três aviões de companhias low cost (Easyjet e Ryanair). Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Janeiro de 2013. Inverno europeu | BAIXA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - EUROPA

 


8 dias | New York (2012)

Essa viagem eu fiz com meu ex namorado. Nós tínhamos acabado nosso work experience na Universal Studios em Orlando e decidimos fazer uma viagem legal com o dinheiro que ganhamos nesse intercâmbio. Nosso meio de locomoção foi basicamente o metrô e os nossos pés (andamos muito). Lembrando que essa programação é só uma sugestão.

Viagem feita em Março de 2012. Inverno nos Estados Unidos | BAIXA TEMPORADA

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ROTEIRO COMPLETO - NEW YORK

 

Gostou das dicas do blog?
Aproveite os descontos abaixo para economizar nas suas viagens!

Toda vez que você usa um link do blog, o Vida Mochileira ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso nas minhas viagens e recomendo:
– Voluntariado em viagens: Worldpackers (U$10 OFF)
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb (até R$179 OFF)
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago: @fuigosteitrips (5% OFF)
– Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF), SafetyWing ($37 dólares por 4 semanas)

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Maryana Teles
Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Eu amo viajar sozinha e fazer voluntariados. Eu uso as minhas viagens como uma ferramenta de autoconhecimento e aprendizado e quero compartilhar esse processo com você. Bora?!