BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

0
BlaBlaCar
Viagem foto criado por freepik

A BlaBlaCar é um serviço de carona de longas distâncias que conecta condutores e passageiros que querem ir pro mesmo destino. A BlaBlaCar é seguro porque se preocupa em verificar as informações cadastradas no aplicativo, tem as atividades moderadas por um time dedicado e tem o sistema de avaliação mútua entre motoristas e passageiros que são incorporadas aos perfis públicos dos membros.

Eu sei que pra muitas pessoas pode parecer estranho pegar carona com estranhos, mas nesse post você vai encontrar as respostas para as dúvidas mais frequentes do serviço de carona compartilhada.

O que é a BlaBlaCar?

BlaBlaCar é uma plataforma que conecta pessoas que tem carro e estão indo pra um lugar com pessoas que não tem carro e querem ir pro mesmo lugar – simples assim! Dessa forma, ambos dividem os custos da viagem de forma justa (ninguém lucra em cima de ninguém – a ideia é ajudar e não gerar lucro).

Fundada em 2006 na França, a BlablaCar cresceu tanto que além de funcionar super bem na Europa passou a ganhar muito espaço no Brasil e está sendo a solução de muitos viajantes que querem economizar nas viagens entre cidades.

Hoje a plataforma já conta com mais de 60 milhões de membros em 22 países.

 

Como funciona a BlaBlaCar?

A “participação financeira” dos passageiros, é sugerida pelo próprio app BlaBlaCar de acordo com a distância do trajeto e isso ajuda a cobrir parte os custos da viagem: os condutores não lucram.

Para garantir que as pessoas se sintam seguras usando a plataforma, a BlaBlacar se apoio em três pilares. Primeiro, motoristas e passageiros se cadastram e suas informações pessoais são verificadas.

Segundo, todas as atividades da plataforma são moderadas por um time dedicado ao atendimento de membros que garante, por exemplo, que as fotos dos membros sejam reais.

Terceiro, após a viagem, existe uma avaliação mútua entre motoristas e passageiros e essas avaliações são atreladas aos perfis públicos dos membros.

Existe ainda os níveis de experiência (principiante, intermediário, avançado, expert, embaixador) que avançam à medida que você viaja e acumula avaliações.

Isso é uma ótima forma de ajudar os viajantes a escolher com quem viajam porque, hoje em dia, a credibilidade e reputações são moedas altíssimas.

Quais as vantagens para o condutor?

• Você economiza até 75% dos custos da viagem (pedágio, gasolina…)
• Você escolhe quem serão seus companheiros de viagem

Quais a vantagens para o passageiro?

• Economia: 30-50% mais em conta do que ônibus
• Tempo de viagem: menor que no ônibus
• Conveniência: locais de partida e chegada perto da sua casa

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

Como usar o aplicativo de carona BlaBlaCar?

Você consegue fazer a busca dos trajetos no app BlaBlaCar, já que os condutores compartilham com antecedência as viagens lá, ou seja, você pode usar o app tanto pra oferecer quanto pra pegar carona. Das duas formas você vai economizar na sua viagem. 

1. Comece criando o seu perfil na plataforma.

Baixe o aplicativo e preencha as suas informações pessoais.

Coloque sua foto, gênero, nome, idade e uma mini descrição sua (pra sua bio). Coloque se e-mail e verifique e também seu número de celular correto e verifique.

Você também pode verificar a sua identidade (é recomendado que faça isso para segurança de todos na plataforma) usando um documento seu, que pode ser o passaporte ou a identidade.

Preencha também as suas preferências: Você gosta de conversar? Se importa de pegar carona com pessoas que fumam? Tem algum problema viajar com animais? Gosta de ouvir música durante a viagem?

2. Agora com o perfil já criado, você pode procurar a sua carona e começar a usar a BlaBlaCar.         

Diga pra onde você está querendo ir, quando e de onde vai sair. A ideia é que você consiga uma carona que saia de algum lugar próximo ao endereço que você colocou na pesquisa (pode ser seu endereço, um restaurante ou shopping) e vá para o destino escolhido também.

Depois é só escolher a carona que melhor atende as suas necessidades. Tenha em mente que talvez você não consiga uma carona até o seu destino final, mas talvez consiga até a cidade vizinha, por exemplo.

Considere se não vale a pena pegar a carona e depois completar o trajeto final de ônibus. Às vezes, sai mais barato do que fazer todo trajeto de ônibus até o destino final.

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

3. Como encontrar a carona perfeita

Analise o perfil dos condutores. Leia todas as avaliações e veja o que outros passageiros dizem sobre viajar com aquele condutor específico.

Converse com o condutor através de mensagens – chat – do próprio aplicativo e peça mais detalhes se você precisar de mais informações. Na dúvida, é melhor sempre perguntar.

Você pode pedir uma carona só para você ou para você e outras pessoas. Eu já pedi carona pra mim e pro meu irmão, por exemplo, quando fomos do Rio de Janeiro para Cabo Frio.

4. Reserve online e pegue a sua carona compartilhada

Confirme a sua carona pelo próprio aplicativo (tenha certeza de que você sabe onde vai pegar a carona e qual é o seu destino final).

Lembre-se de levar dinheiro trocado para pagar o condutor no fim da carona. Não esqueça de sempre deixar uma avaliação para o condutor depois da sua viagem. Isso ajuda muito os outros viajantes e também a credibilidade da BlaBlaCar. 

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

Como eu posso me tornar um motorista do app BlaBlaCar?

O processo pra se tornar um condutor da BlaBlaCar é praticamente o mesmo que se tornar um passageiro da plataforma. Você vai preencher as mesmas informações pessoais e interesses, tendo em vista que agora estamos falando do seu carro.

No aplicativo tem um botão chamado “oferecer carona” e depois é só seguir o passo a passo que o próprio app vai te guiando:

– Diga de onde você vai sair e pra onde você vai. A ideia é que você não mude a sua rota natural para pegar ninguém.

Então, para o ponto de encontro, o recomendado é colocar um lugar de fácil acesso pelo transporte público que está localizado no seu caminho.

– Adicione algumas cidades de passagem pelo seu trajeto;

– Escolha a data, hora, número de lugares disponíveis, valor e se a viagem será de ida e volta.

– Entenda como você quer aceitar pedidos de reserva de carona;

– Adicione o máximo de informações relevantes sobre a sua carona;

– Clique em “Oferecer carona” e pronto. Agora é só esperar os passageiros entrarem em contato.

 

A BlaBlaCar é como se fosse um Uber?

Não! Como a BlaBlaCar é um serviço de carona compartilhada, eles buscam conectar os destinos que os condutores já estavam indo com passageiros que estão indo para o mesmo destino.

Por isso, a plataforma trabalhar com a inteligência de localização, para conectar – com a maior precisão possível – tanto os lugares de saída dos condutores e passageiros quanto os lugares de destino de ambos.

Mas, é importante ter em mente que nem sempre é possível casar todos esses fatores. Às vezes, você vai precisar se movimentar pra pegar a sua carona.

Lembre-se que você é quem está pedindo a carona. O motorista não deve mudar a rota dele pra te pegar.

A BlaBlaCar não é um Uber, onde motoristas te buscam onde você quer e te deixam onde você quer. Na BlaBlaCar o passageiro é quem se encaixa no trajeto do condutor.

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

Sai mais barato viajar usando a BlaBlaCar ou de ônibus?

Eu acho que vai depender do destino, mas, no geral, eu diria que usar a BlaBlaCar sai mais barato que ir de ônibus. E, eu digo isso por experiência própria. Um ônibus para Cabo Frio saindo do Rio custa em torno de R$ 70,00. Eu usei a BlaBlaCar e paguei R$ 35,00.

A pessoa que está “pegando carona” acaba economizando bastante se for comparar com os preços dos transportes de longa distância (vários amigos meus pagam metade do valor fazendo Rio x São Paulo de BlaBlaCar).

Já a pessoa que está dirigindo – que já tava indo para aquele lugar mesmo – também economiza porque divide os custos de gasolina, por exemplo.

O valor da viagem é sugerido pela própria BlaBlaCar. Se o condutor aceitar esse valor ou cobrar menos, o valor será mostrado em verde. Mas, se ele cobrar mais do que o sugerido pelo app, o valor vai aparecer em laranja.

É importante considerar também alguns fatores para avaliar o que será mais barato: Quanto será o seu custo de tempo e dinheiro para chegar ao ponto de encontro da carona e à rodoviária? Qual das duas opções te deixará mais perto do seu destino final?

 

A BlaBlaCar é seguro? Posso confiar em um desconhecido?

Sim! A BlablaCar é seguro e está focando cada vez mais nessa questão de credibilidade e reputação, que são a base pra serviços online. Por isso, as avaliações mútuas são tão importantes para a plataforma.

Existe a verificação dos dados cadastrados dos condutores e passageiros; todas as atividades da plataforma são moderadas por um time dedicado ao atendimento dos membros do app e existe o sistema de avaliações, onde você pode ver com quem vai fazer a viagem.

Além disso, existe a opção “só para elas” focada no público feminino, onde mulheres só viajam com mulheres. A BlaBlaCar é seguro para mulheres e famílias (caso você esteja viajando com crianças).

Leia também:
10 curiosidades sobre carona compartilhada
Perguntas frequentes sobre a BlaBlaCar
Como fazer seguro viagem internacional

Minha experiência usando um serviço de carona compartilhada

Primeira carona compartilhada: Rio X Cabo Frio

Na ida para Cabo Frio, eu e meu irmão tivemos que encontrar a Jaqueline (a condutora) no hospital que ela trabalhava. O hospital era longe da minha casa, mas era perto da casa do meu irmão.

Eu peguei um metrô e encontrei meu irmão na estação próxima ao hospital. Nós fomos andando e encontramos a Jaqueline já esperando pela gente e mais uma passageira. Erámos 4 passageiros no total.

Eu e meu irmão chegamos no horário marcado e o outro passageiro trabalhava com a Jaqueline. A quarta passageira se atrasou e no horário marcado ela não tinha chegado nem na metade do caminho.

Jaqueline ligou pra ela e disse que infelizmente teria que cancelar a carona dela, porque todos tinham chegado no horário, menos ela. Por isso, é importante ressaltar que você sendo o carona, precisa chegar no horário certo pra não mudar os planos do condutor.

A viagem foi super tranquila. A Jaqueline dirigia numa velocidade boa e ainda paramos para comer um pão na chapa no meio do caminho, porque saímos do Rio muito cedo (7:00). O outro passageiro desceu numa cidade vizinha a Cabo Frio, que esteva no nosso trajeto.

Chegamos em Cabo Frio no horário planejado e a Jaqueline nos deixou na rodoviária da cidade. Pagamos a carona em dinheiro e pronto! O serviço de carona da BlaBlaCar é seguro e confiável.

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

Segunda carona compartilhada: Cabo Frio X Rio

A segunda experiência usando a BlablaCar não foi tão boa quanto a primeira, não por causa do motorista, mas por causa da confusão que foi reservar a carona.

Eu e meu irmão reservamos com 2 dias de antecedência a nossa carona pelo aplicativo. Até então estava tudo certo e confirmado. Até que o condutor cancelou a viagem com 1 hora de antecedência, mas já estávamos a caminho da rodoviária.

Buscamos outros condutores que estavam indo pro Rio naquele horário, mas não achamos muitas opções. Até que um dos condutores com que eu estava falando pelo chat, ligou pro meu celular e perguntou aonde eu estava. Eu disse que estava na rodoviária e ele disse que a gente poderia ir com ele em 30 minutos.

Achei estranho. Depois um outro condutor me ligou perguntando se eu queria ir com ele, sendo que eu nem tinha falado com ele pelo aplicativo da BlablaCar.

Até que meu irmão sacou que devia ser um grupo de motoristas, estilo lotada, que pegavam vários passageiros e quando um condutor não podia, ele passava o passageiro pro amigo.

A gente achou super estranho e decidiu focar em reservar a carona somente pelo aplicativo (o que é sempre o recomendado). Bloqueei os números que estavam me ligando e fiz mais buscas de caronas pra uma hora depois e achei um condutor com boas avaliações.

Reservamos a carona com o Fernando e ele nos pegou exatamente onde estávamos (já que era caminho pro Rio). A única surpresa é que o carro dele era aqueles carros tipo família. Então, o total de passageiros nessa carona foram 8 (contando com um bebê de colo).

A viagem foi legal – velocidade boa e música agravável. Paramos num posto de gasolina para abastecer e ir ao banheiro. O nosso destino final foi a Rodoviária Novo Rio e de lá eu e meu irmão pegamos um ônibus pra casa.

 

É seguro pegar carona com motorista que ainda não tenham avaliações?

O recomendado é sempre pegar carona com pessoas que já tenham algumas avaliações pra você poder sentir a índole da pessoa e avaliar suas habilidades como condutor, já que muitas avaliações contém relatos sobre a velocidade do carro.

 

Posso levar animais de estimação na minha carona compartilhada?

Sim. É possível, mas depende do motorista. Mas, você precisa confirmar essa restrição no perfil do condutor pra saber se você pode mesmo levar na carona.

Pelo chat do aplicativo você pode dar mais detalhes do animal, porte, medidas preventivas (caixa de transporte etc).

Quando for viajar com animal, é importante levar a carteira de vacinação atualizada do animal. A viagem deve ser feita, de preferência, com o animal em uma caixa de transporte, para garantir a higiene e segurança de todos no carro.

Se for um cachorro de grande porte, por exemplo, você precisa pensar nas medidas cabíveis pra assegurar a segurança de todos no carro.

Viagens com aves e animais silvestres só é permitido mediante autorização do IBAMA.

Leia também:
Passo a passo para se cadastrar no aplicativo BlaBlaCar
Chegada da BlaBlaCar no Brasil
Viagens baratas de ônibus pela Europa
Viagens baratas de voluntariado pelo mundo

É possível cancelar uma viagem já marcada?

Sim. Você pode cancelar qualquer reserva que tenha feito no app BlaBlaCar – tente fazer com o máximo antecedência possível. Vá em “Reservas” para ver todas as suas caronas, das antigas às recentemente marcadas. Clique em cancelar e lembre-se de enviar uma mensagem pro motorista falando da sua mudança de planos.

Se você for um condutor e quiser cancelar uma viagem, tente fazer com o máximo de antecedência possível para os passageiros poderem se replanejar. Você também vai em “Reservas” e aperta cancelar. Mas, lembre-se que ao cancelar, a vaga não poderá ser publicada novamente.

Não existe punição para o cancelamento de viagens, tanto pro condutor quanto pro passageiro, mas, caso os cancelamentos sejam muito frequentes, você pode ser bloqueado pela BlaBlacar.

 

É possível fazer viagens internacionais de BlaBlaCar?

Sim. No entanto, o custo x benefício talvez seja melhor para as pessoas que vivem perto de fronteiras. No caso de uma viagem internacional, tenha certeza de que você tem todos os documentos necessários para entrar em outro país (Exemplo: passaporte).

No caso da América Latina, a maioria dos países pede o Certificado Internacional de Febre Amarela da ANSIVA. A BlaBlaCar é seguro tanto nacional quanto internacionalmente.

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

Cuidados ao usar o aplicativo de caronas compartilhadas

Mesmo sabendo que a BlaBlaCar é seguro, vale sempre tomar certos cuidados na hora de pegar uma carona compartilhada:

– Confira a identidade do condutor. Analise foto, descrição e se o perfil é verificado pela plataforma (confirmação de identidade através de documentos);

– Leia sempre todos os comentários e avaliações daquele condutor. Pessoas com mais avaliações passam mais credibilidade. Procure saber sobre a pontualidade, velocidade na direção, educação…

– Confirme o ponto de encontro (endereço e de preferência algum ponto de referência), horário e o destino final (endereço).

– Se você for pegar carona em aeroporto ou rodoviária, quando está chegando de viagem, tenha certeza de contar com imprevistos para marcar um horário folgado e não se atrasar pra carona. Deixe avisado ao condutor o horário previsto do seu desembarque.

– Se você tiver alguma restrição ou alergias fale antes de aceitar a carona. Por exemplo, eu tenho alergia a cachorro e se eu fosse pegar uma carona com outro passageiro que está levando um cachorro eu precisaria saber com antecedência pra tomar meu remédio antes da viagem.

– Importante prestar atenção nos valores cobrados pelas caronas. A BlaBlaCar sugere um valor justo para o passageiro. Se o condutor aceitar esse valor ou cobrar menos, o valor será mostrado em verde. Mas, se ele cobrar mais do que o sugerido pelo app, o valor vai aparecer em laranja.

– Se ocorrer algum problema durante a viagem – como o motorista querer te cobrar mais do que o acordado ou se ele omitiu alguma informação importante – você pode entrar em contato com o suporte da BlaBlaCar.

ATENÇÃO: Alguns motoristas têm usado o aplicativo da BlaBlaCar como forma de fazer lotada, ou seja, pegam um monte de passageiros e fazem essas viagens com o propósito de lucrar e fazer dinheiro (o que não é o objetivo da plataforma.

Geralmente, esses condutores tem o valor mais alto do que o recomendado pela BlaBlaCar. Fique de olho nos condutores que têm preços laranja em vez de verde e quantas pessoas estarão na carona.

 

Se acontecer um acidente de trânsito, a BlaBlaCar tem seguro para o motorista e os passageiros?

Se algum acidente ocorrer, o motorista é responsável por seus passageiros e é o seu seguro particular que deve cobrir todos os ocupantes do carro. A BlaBlaCar se isenta dos custos de acidentes.

Portanto, se você for condutor tenha certeza de que seu seguro de carro contém a cláusula APP (Acidentes Pessoais de Passageiros) para ter cobertura de despesas médicas dos ocupantes. O DPVAT, obrigatório, cobre, mas só até R$ 2.700,00.

Caso ocorra um acidente, o condutor deve tentar sempre facilitar os próximos passos dos passageiro, inclusive informar os detalhes de sua apólice de seguro. É recomendado perguntar no chat, antes de reservar a carona, se o veículo tem algum seguro.

Também é importante entrar em contato com a BlaBlaCar para ter o suporte da plataforma.

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários
Imagem de freestocks-photos por Pixabay

BlablaCar é seguro para mulheres?

Sim! As avaliações prévias dos condutores dadas por outros passageiros, nesse caso, por outras mulheres, ajudam novas mulheres a avaliarem a índole do condutor e a experiência da viagem como um todo. Por isso, as avaliações pós viagem são tão importantes para a credibilidade da BlaBlacar.

 

O que é o BlaBlaCar só pra elas?

A BlaBlacar acredita no poder de escolha e oferece a opção de “só para elas” para o público feminino. Apesar da BlaBlacar tomar diversas medidas de segurança, há mulheres que se sentem mais confortáveis e seguras em viajar com outras mulheres e, por isso, existe a opção de busca só por condutoras mulheres.

 

Como é feito o pagamento na BlaBlaCar

Através de dinheiro. Por isso, tenha certeza que você tem o dinheiro trocado para pagar o condutor no final da viagem.

 

Quantos passageiros pode ter em uma carona?

Você pode selecionar no aplicativo até 8 pessoas como passageiros para a sua carona. Mas, realisticamente, é difícil conseguir marcar pra mesma carona 8 pessoas, muito por conta do tamanho dos carros. Por isso, geralmente 1, 2 até 3 pessoas têm mais facilidade de encontrar espaço juntas no mesmo carro.

 

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileirapra acompanhar as minhas aventuras em tempo real. Ahh! Se inscreve no canal do Youtube do Vida Mochileira pra pegar mais dicas de viagem.

Até a próxima!

Beijos,

Mary

BlaBlaCar é seguro? Como funciona? Cuidados necessários

 

Gostou das dicas do blog?
Aproveite os descontos abaixo para economizar nas suas viagens!

Toda vez que você usa um link do blog, o Vida Mochileira ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso nas minhas viagens e recomendo:
– Voluntariado em viagens: Worldpackers (U$10 OFF)
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb (até R$179 OFF)
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago: @fuigosteitrips (5% OFF)
– Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF), SafetyWing ($37 dólares por 4 semanas)

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Maryana Teles
Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Eu amo viajar sozinha e fazer voluntariados. Eu uso as minhas viagens como uma ferramenta de autoconhecimento e aprendizado e quero compartilhar esse processo com você. Bora?!