
Conta Nomad Global é confiável? É seguro usar?
A conta Nomad Global é uma conta em dólar para brasileiros que permite fazer remessas de câmbio com uma das melhores taxas do mercado! Confira mais sobre isso aqui nesse post![post atualizado em 31/01/2022]
A conta Nomad Global é a mais nova fintech no mercado! Fundada pelo Patrick Sigrist, Fundador do IFood, a Nomad surgiu para que, nós brasileiros, possamos criar uma conta nos Estados Unidos 100% digital!
Nesse post você vai ler:
- 1 Como funciona a conta Nomad Global?
- 2 Como usar seu cartão Nomad fora dos Estados Unidos?
- 3 A conta Nomad Global é confiável? É seguro usar?
- 4 O que eu consigo fazer na minha conta Nomad?
- 5 Benefícios de ter uma conta Nomad
- 6 Novos benefícios da conta Nomad Global (Janeiro 2022)
- 7 Como receber o cartão físico da Nomad?
- 8 Como transferir dinheiro para a Nomad?
- 9 Diferença entre ter uma conta Nomad e as casas de câmbio
- 10 Por que vale a pena receber depósitos em dólar na Nomad?
- 11 Como investir nos Estados Unidos usando a Nomad Global
- 12 Dúvidas frequentes sobre a Nomad
Como funciona a conta Nomad Global?
É muito simples! Primeiro você baixa gratuitamente o app em qualquer loja online (App Store, Google Store). Depois você preenche alguns dados pessoais e confirma a sua identidade através do seu passaporte brasileiro válido, RG ou carteira de motorista (CNH) na validade. Não precisa de endereço americano para abrir a conta. Por fim, sua conta estará aberta em até 1 dia útil!
E usando o meu cupom MARYTELES você receberá $10 dólares de cashback ao fazer sua primeira remessa de compra de dólares – de pelo menos $100 dólares – em até 15 dias! Vale ressaltar que você só ganha os $10 dólares quando fizer a remessa pela Nomad, utilizando o meu cupom no cadastro por esse link. Clicar no link e utilizar o cupom e não realizar a remessa não garante este cashback!
Uma vez com sua conta aprovada, você será assegurado pelo FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) em até U$ 250 mil! Além disso, com sua conta Nomad Global, você conseguirá fazer remessas de câmbio com uma das melhores taxas do mercado!
Você usa o dólar comercial (mais barato que o dólar turismo), paga um IOF de 1,1% e um spread (taxa de serviço) de 2%.
A Nomad agora é aceita em 52 países, sendo grande parte da América e Europa, Catar e diversos outros países. Ou seja, os clientes Nomad podem usar o seu cartão em vários países – e não só nos Estados Unidos! Segue, abaixo, a lista completa de países onde os clientes já podem transacionar:
AMÉRICAS
Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, em diversos territórios dos Estados Unidos (Porto Rico, Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Marianas do Norte), Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai
EUROPA
Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça
ÁSIA
Japão, Singapura e Hong Kong
OCEANIA
Austrália
ORIENTE MÉDIO
Bahrein, Catar, Emirados Árabes e Israel
Como usar seu cartão Nomad fora dos Estados Unidos?
Caso a maquininha pergunte em qual moeda você quer efetuar o pagamento, não escolha a opção em dólar, mas sim a moeda local.
Assim você usa a cotação da Mastercard para o câmbio, e não a de terceiros, o que resulta em uma economia na taxa de conversão.
O valor de compras em moedas que não são o dólar será convertido com base na cotação no momento da compra, utilizando a taxa de câmbio Mastercard. É possível estimar essa conversão utilizando a calculadora de conversão de moeda Mastercard, clicando aqui.
Vale lembrar que com a conta Nomad Global, você não paga taxa de abertura, não paga taxa de manutenção, nem taxa de inatividade! Você consegue ir comprando dólar aos poucos para não depender da cotação futura para realizar sua viagem e não vai pagar nenhuma taxa para isso.
É legal falar, também, que a Nomad possibilita com que você invista seu dinheiro na Bolsa de Valores Americana. Assim, você pode ir comprando dólar aos poucos e ainda por cima, fazer seu dinheiro render para conseguir aproveitar ainda mais a sua aventura!
A conta Nomad Global é confiável? É seguro usar?
Com certeza! Primeiramente, a conta Nomad Global é fundada por 3 pessoas de peso no mercado. Patrick Sigrist (Fundador e Ex-CEO do IFood), Eduardo Haber (Fundador e Ex-CEO da Advis Investments, com mais de U$4,5 bilhões sob gestão) e Marcos Nader (Fundador da DocuSign, maior plataforma de assinatura do Brasil). Com essa equipe de fundadores, sabemos que eles não vieram para brincar, né?
Além disso, a Nomad é assegurada pelo FDIC em valores até U$250 mil na conta corrente e pelo SIPC em valores de até U$ 500 mil na conta investimento. Se compararmos com outras contas em dólar, nenhuma delas tem esse seguro, pois a maioria delas é sediada nas Ilhas Cayman. A Nomad é sediada nos Estados Unidos.
Leia também:
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como fazer voluntariado em viagens
Cartão de débito internacional pra viajar
Como passar na imigração de qualquer país
O que eu consigo fazer na minha conta Nomad?
Com a Nomad, você consegue fazer compras online e presenciais nos EUA através de um cartão de débito virtual que pode ser atrelado com a Apple Pay, Samsung Pay e etc! Para os residentes nos EUA e Brasil o cartão de débito físico já está disponível, o que possibilita fazer saques em ATM’s nos EUA.
Além disso, com a sua conta Nomad Global, você consegue fazer remessas de dólar no próprio app! Basta ir em “Adicionar Dinheiro” que conseguirá transformar simular a compra de dólar em uma página super intuitiva que mostra o valor das taxas (IOF e Spread), fica bem claro as coisas que você está pagando.
Após definir o valor de dólar que deseja comprar, você confirma e aparecerá um dado de uma conta da Ourinvest (parceiro de câmbio da Nomad). Basta fazer uma TED que o seu dinheiro cairá na sua conta Nomad em até 2 dias úteis!
Quando você abre a sua conta Nomad, você pode escolher se quer abrir: uma conta de banking e de investimento (para isso, será preciso apresentar uma CNH ou um passaporte brasileiro válido), uma conta de banking (também precisa de uma CNH ou um passaporte brasileiro válido) ou apenas uma conta de investimento (já é possível abrir apenas com o RG). Nenhuma das contas gera taxa de abertura e nem de anuidade.
Benefícios de ter uma conta Nomad
Por fim, como sua conta é americana, você consegue receber e enviar depósitos para outras contas nos Estados Unidos e você não paga nenhuma taxa para isso!
Por exemplo, você está pensando em ir para Los Angeles fazer um intercâmbio e quer trabalhar em algum lugar para ajudar a bancar a viagem. Com a conta Nomad Global você consegue receber seu salário em dólar e não paga nenhuma taxa por isso (você é pago através do código SWIFT, esse dado está disponível junto com todos os dados da conta em “Perfil” > “Dados da conta”). Diferentes de outras contas em dólar que chegam a cobrar até 25 dólares por pagamento.
Você também pode usar a Nomad como comprovante de saldo e renda para tirar vistos, alugar casas, financiar bens e etc!
Principais pontos sobre a Nomad:
– Você NÃO PAGA taxa de abertura, taxa de manutenção, anuidade ou taxa de inatividade;
– A Nomad usa o câmbio em cotação comercial (mais barato que a cotação turismo que as casas de câmbio utilizam) e aplica uma das menores taxas do mercado (IOF de 1,1% + spread de 2%).
– Você pode usar a sua conta Nomad para comprovar saldo ao tirar seu visto americano;
– Cartão de débito internacional digital para compras online ou em lojas físicas nos EUA com pagamento via e-wallet (Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay);
– Você pode fazer um pé de meia e ir comprando dólar na baixa, planejando muito melhor sua viagem;
– Única fintech que oferece uma conta digital em dólar realmente nos Estados Unidos;
– Sua conta é assegurada pelo FDIC em até U$ 250 mil;
– Conta investimento assegurada pelo SIPC (Securities Investor Protection Corporation);
– Conta investimento é aberta em parceria com a corretora Drive Wealth;
– Você pode deixar seu dinheiro rendendo na conta investimento;
– Possibilidade de investir em mercados globais através de Carteiras Modelo compostas por ETFs americanas ou através de Carteiras Temáticas compostas de ETFs e ações de empresas de um mesmo setor – tudo pelo app, de forma simples e automática;
– É mais barato e seguro do que o papel moeda comprado em casas de câmbio e do que cartão de crédito dos bancos nacionais;
– Conta corrente americana com detalhes e notificações de todas suas transações;
– 100% digital, feito tudo através do app (apenas débito, sem a função crédito);
– Não precisa de endereço americano para abrir a conta;
– A Nomad fornece documentos simplificados para fins de declaração no app;
– Suporte em inglês e português
Lembrando que se você usar o meu cupom MARYTELES você receberá $10 dólares ao fazer sua primeira remessa – de pelo menos $100 dólares – em até 15 dias! Vale ressaltar que você só ganha os $10 dólares quando fizer a remessa pela Nomad, utilizando o meu cupom no cadastro por esse link. Clicar no link e utilizar o cupom e não realizar a remessa não garante este cashback!
Baixe o aplicativo da Nomad Global agora e veja por si próprio o quão fácil e intuitivo é usar essa conta digital.
Conta Nomad e PayPal
Agora é possível vincular seu cartão Nomad na sua conta do Paypal Brasil! Lembrando que você só consegue vincular o cartão ao Paypal tendo algum saldo na conta, pois o Paypal faz uma transação teste (no valor de alguns centavos) para completar essa operação.
O Paypal facilita bastante a compra em diversos sites, como por exemplo: Apple, Amazon, eBay, Walmart, Walgreens, Target, Bed Bath and Beyond e muito mais. Lembrando que as compras com um cartão de crédito internacional são, em média, 10% mais caras que usando a Nomad.
Para compras em estabelecimentos físicos durante sua viagem, você pode colocar o cartão da Nomad em uma carteira digital (como a Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay). Para os residentes nos EUA e Brasil o cartão de débito físico já está disponível.
Novidades na Nomad – JULHO 2021
– Envio de Wire: Agora é possível enviar dinheiro da sua conta Nomad para outra conta americana pagando $10 dólares, que é uma taxa mais barata do que muitos outros bancos americanos;
– Transferência entre contas Nomad: Você pode receber e enviar dinheiro da sua conta Nomad para outra conta Nomad sem taxa e de forma instantânea;
– Uso do cartão em vários países: O cartão Nomad te dá direito a uso em diversos países do mundo, pagando o dólar comercial com apenas 1,1% de IOF e 2% de spread.
Novos benefícios da conta Nomad Global (Janeiro 2022)
Além do cartão e da conta corrente, a Nomad agora tem novos benefícios:
1. Spread regressivo
O spread regressivo reduz o spread das remessas de acordo com o valor acumulado das suas remessas num período de 6 meses, podendo chegar até 1% de spread. Imagina pagar só 2,2% de taxa total para transformar real em dólar. Segue abaixo a tabela com os valores de spread:
2. Catálogo de benefícios exclusivo para clientes da Nomad
Viajar para o exterior com sua conta Nomad em dólar e um cartão de débito internacional são benefícios que você já conhece. Agora você pode acessar uma aba no app da Nomad que vai te dar diversos benefícios.
Atualize o aplicativo da Nomad, confira o novo catálogo de benefícios e aproveite descontos e pontuação em parceiros para sua próxima viagem internacional ser mais segura, prática e confortável.
Você tem acesso a diversos benefícios e, vira e mexe, tem promoções rolando com esses parceiros, como, por exemplo, descontos maiores em datas específicas. Dá uma olhada do que já tá rolando no app:
– Descontos em chips internacionais;
– Desconto na locação de veículos em diversos países do mundo;
– Desconto no exame PCR pelo Einstein;
– E o mais legal: a Nomad agora possui uma parceria com a Decolar em que a cada dólar
que você remete no aplicativo da Nomad, você ganha 1 ponto no passaporte decolar, que pode ser usado como pontos para a compra da sua próxima viagem.
Se você quer aproveitar tudo isso e ainda não tem conta na Nomad, utilize o cupom MARYTELES que você receberá $10 dólares de cashback ao fazer sua primeira remessa de compra de dólares – de pelo menos $100 dólares – em até 15 dias! Vale ressaltar que você só ganha os $10 dólares quando fizer a remessa pela Nomad, utilizando o meu cupom no cadastro por esse link. Clicar no link e utilizar o cupom e não realizar a remessa não garante este cashback!
Como receber o cartão físico da Nomad?
O cartão de débito físico Nomad está disponível, por enquanto, apenas para residentes nos EUA e no Brasil!
Para ter o direito ao cartão físico Nomad é muito simples: Basta você ter uma conta na Nomad e ter saldo. Para solicitar o cartão físico siga esse passo a passo:
1. Acesse o app;
2. Clique na aba “Cartões”;
3. Clique na opção “Cartão Físico”;
4. Informe o endereço em que deseja receber seu cartão, no Brasil ou nos EUA.
O cartão será enviado para o endereço que você informar e, quando estiver com ele em mãos, você conseguirá ativá-lo diretamente no app. Ou seja, com a Nomad você recebe seu cartão físico em casa, nos EUA ou no Brasil, sem pagar NADA, mas por tempo limitado (em breve será cobrada uma taxa de envio)!
Informações importantes sobre o cartão físico Nomad Global
– A bandeira do seu cartão físico Nomad é Mastercard – a mesma do seu cartão virtual;
– Ainda não é possível fazer compras de forma contactless (por aproximação) pelo cartão físico Nomad, mas é algo que vai acontecer no futuro. Por enquanto, caso deseje realizar compras de forma contactless, basta adicionar o seu cartão virtual à carteira digital do seu smartphone;
– O cartão físico Nomad pode ser entregue em qualquer endereço brasileiro ou americano. E o prazo de entrega é informado no app (cerca de 30 dias). Para quem mora nos EUA é ainda mais rápido, podendo chegar em até 10 dias úteis no endereço indicado;
– Seu cartão de débito internacional Nomad pode ser utilizado nos seguintes países:
AMÉRICAS
Brasil, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai
EUROPA
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, Croácia, Estônia, Itália, Noruega, Polônia e República Tcheca.
ÁSIA
Japão, Singapura e Hong Kong
OCEANIA
Austrália
ORIENTE MÉDIO
Catar, Emirados Árabes e Israel
É possível realizar tanto compras quanto saques utilizando seu cartão físico Nomad nesses países.
– Os limites de uso dos cartões físico e digital são compartilhados, ou seja, a soma do limite de uso dos dois cartões é limitada a US$ 5.000/dia, US$ 15.000/mês e US$ 50.000/ano.
– Os limites para realizar saques de sua conta corrente Nomad são os seguintes:
* US$ 500/dia – se efetuar o saque de uma mesma ATM
* US$ 1.000/dia – limite geral de saque
* US$ 7.000/mês
* US$ 36.000/ano
Por que o cartão Nomad é o melhor cartão pra usar nas suas viagens?
– Taxa zero de abertura, inatividade, manutenção da conta e anuidade;
– É possível realizar saques com o cartão físico Nomad na rede Allpoint sem taxa. Já nas demais redes, a taxa é de US$5 por saque, a partir do 3º saque;
– A Nomad usa o câmbio em cotação comercial (mais barato que a cotação turismo que as casas de câmbio utilizam) e aplica uma das menores taxas do mercado (IOF de 1,1% + spread de 2%). Isso faz com que a sua economia chegue a até 10% nos gastos em dólar (comparado com cartão de crédito, que cobra dólar turismo, IOF de 6,38% e spread que varia de 4 a 7%);
– É possível enviar valores de volta pro Brasil também em cotação comercial, pagando 0,38% de IOF e 2% de spread;
– Câmbio calculado em tempo real pelo app.
Leia também:
– Como planejar uma viagem do zero
– Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
– Como ganhar dinheiro sendo voluntário
Como transferir dinheiro para a Nomad?
É bem fácil! Ao fazer o login na sua conta no aplicativo da Nomad você vai ver a opção “Adicione Dinheiro” na parte debaixo da tela. Basta clicar nesse botão e em seguida escolher a remessa de câmbio do Brasil pros Estados Unidos. Depois disso, você vai conseguir ver a cotação do dólar naquele momento.
Vale ressaltar alguns pontos importantes:
– A remessa de câmbio é feita em parceria com o banco Ourinvest. Por isso, quando você contrata um câmbio no aplicativo da Nomad, você precisará enviar uma transferência para o banco Ourinvest.
– O valor mínimo para a remessa é de $100 dólares.
– A Nomad tem uma das melhores taxas do mercado. Eles utilizam a cotação do dólar comercial. Além de considerar o IOF de 1,1% e o spread de 2% para as transações.
Na tela onde tem os números em amarelo, você inclui o valor em reais que você deseja contratar na operação e, logo abaixo, você consegue ver a quantia em dólares equivalente. Se você deseja depositar um valor exato em dólares, também existe essa opção, basta clicar nas setas ao lado e os campos serão invertidos.
Logo abaixo, é possível ver a cotação do dólar comercial que é atualizada em tempo real, de minuto a minuto. Em seguida, você consegue ver a soma dos custos de IOF e spread e também consegue ver o VET, que seria o valor efetivo de cada dólar dessa transação, considerando todos os custos envolvidos.
Estando tudo ok, basta clicar em confirmar cotação.
Pontos importantes sobre a TED:
– A TED precisa ser enviada de uma outra conta brasileira de sua mesma titularidade. Não pode ser conta conjunta, conta CNPJ ou de algum outro familiar seu;
– No envio da transferência, considere o valor exato contratado em reais pelo aplicativo;
– Observe o horário de limite para o envio.
Quando a TED for identificada pelo Ourinvest (banco parceiro) o valor em dólares será disponibilizado em sua conta americana em até 1 dia útil. Pra finalizar, basta você confirmar a cotação – lembrando que você também receberá todas essas informações no email cadastrado na Nomad.
Em “Dados para a TED”, você consegue visualizar os dados para onde deve encaminhar a TED. A contratação do câmbio só será finalizada quando você encaminhar os valores para essa conta. Caso você deseje acompanhar o status da sua remessa, basta clicar em “Acompanhar Câmbio” que fica logo abaixo.
Diferença entre ter uma conta Nomad e as casas de câmbio
Conta Nomad
– Conta corrente nos Estados Unidos regulada pelo FDIC;
– Cotação dólar comercial atualizado minuto a minuto (simulador de câmbio no próprio app);
– Envio e recebimento de depósitos em dólar (ACH ou WIRE);
– Acesso instantâneo a um cartão de débito digital (para os residentes nos EUA e Brasil o cartão de débito físico já está disponível);
– Conta sem taxa de anuidade e manutenção;
– IOF = 1,1%;
– Spread = 2%
Casas de câmbio
– Falta de clareza e impotência do cliente para escolher uma cotação que faça sentido;
– Pouca praticidade com a dependência do dólar em espécie e mais inseguro;
– IOF = 1,1%;
– Dólar turismo;
– Taxas de serviço
Cartão de crédito
– A cada transação, IOF e Spread são cobrados;
– Falta de visibilidade da cotação do dólar no momento da compra;
– IOF = 6,38%;
– Spread = ~5%
Exemplo comparativo entre usar a Nomad e o cartão de crédito
Por que vale a pena receber depósitos em dólar na Nomad?
Conta Nomad
– Conta corrente nos Estados Unidos regulada pelo FDIC;
– Receba transferências ACH ou WIRE, domésticas e internacionais, diretamente em sua conta sem pagar taxas;
– Taxa única para investimento de 0,5% (Carteiras Modelo) ou 1% (Carteiras Temáticas) ao ano em cima do valor investido;
– Qualquer pessoa no mundo poderá te enviar depósitos em dólar;
– Taxa zero
Outras contas em dólar
– Instituições financeiras que operam nas Ilhas Cayman;
– Recebimento apenas via Wire Internacional (mais caro para o remetente) e sujeito a taxas;
– Por se tratar de uma conta sediada em paraísos fiscais, não há uma política clara de impostos e fundos se segurança
– Taxa: USD 12 – USD 25
Contas nacionais
– Contas em bancos brasileiros tradicionais;
– Por ser uma conta brasileira, não é possível manter o saldo em dólar, sendo a obrigatória a conversão (USD -> BRL);
– Obrigatoriamente será feito por Wire Internacional, gerando mais taxas para remetente e para o cliente;
– Taxa: ~ R$ 115 + IOF
Como investir nos Estados Unidos usando a Nomad Global
Carteiras Modelo de Investimentos
Consolidando anos de experiência de especialistas do mercado financeiro e uma tecnologia extremamente avançada, a Nomad oferece Carteiras Modelo exclusivas compostas por ETFs americanas que dão acesso ao mercado financeiro global de forma rápida, segura, sem burocracia e sem taxas ocultas.
É possível realizar uma pesquisa de risco de investimento pelo próprio aplicativo e, dessa forma, a Nomad te recomenda uma de suas três Carteiras Modelo, que são elas: O Aventureiro, O Explorador e O Cauteloso.
As carteiras variam de acordo com o risco e o potencial de ganho. Basta escolher a carteira que mais se aproxima do seu perfil de investidor e seu portfólio será implementado e rebalanceado de forma automática. Ou seja, você não precisa se preocupar com mais nada! As Carteiras Modelo da Nomad Global trazem a possibilidade de investir em empresas globais de forma fácil e segura.
O que é um ETF?
O ETF é, basicamente, um fundo de investimento com cotas negociadas na Bolsa de Valores. Eles também são chamados de “fundos de índice”, pois se referem a um conjunto de ativos que representam uma categoria.
Quais são as vantagens de investir em um ETF?
Os ETFs americanos são uma ótima alternativa para diversificar a carteira de investimento em ativos dolarizados e em várias empresas reconhecidas mundialmente. Com um único ETF você consegue atenuar os riscos do seu portifólio investindo em diversos ativos e setores. Ou seja, se você já investe na Bolsa de Valores brasileira é extremamente interessante diversificar suas aplicações também na Bolsa de Valores americana.
Carteiras Temáticas de Investimentos
Além das Carteiras Modelo, a Nomad também oferece Carteiras Temáticas que reúnem ETFs e ações das principais empresas de um mesmo setor (ex: Tecnologia). Através dessas carteiras, é possível investir em macro tendências do mercado de investimentos de forma automática.
Alguns exemplos das Carteiras Temáticas oferecidas pela Nomad:
– ESG: Composta por ativos de empresas que estão alinhadas aos mais altos níveis de práticas ambientais, sociais e de governança. Empresas de tabaco, jogos de azar, armas de fogo e energia nuclear não são elegíveis para inclusão.
– Tecnologia: Composta por ativos de empresas dos setores eletrônicos, de software, hardware e tecnologia da informação dos EUA.
– Nunca aposte contra a América: Inspirada no portfólio público do Warren Buffet, da sua empresa Berkshire Hathaway. A carteira te dá acesso a empresas de diversos setores incluindo tecnologia, saúde, serviços financeiros e de consumo.
As Carteiras Temáticas disponíveis são: ESG, Tecnologia, Grandes Apostas, Never Bet Against America, China, Saúde e Revolução Crypto.
Alguns dos benefícios de ser um investidor Nomad
– Investir em dólar diretamente no mercado financeiro global de forma prática e sem burocracias;
– Ter acesso às empresas mais importantes e inovadoras dos EUA, uma das economias mais fortes do mundo;
– Receber recomendação de portfólio sob medida para o seu perfil de investidor;
– Ter rebalanceamento automático e constante das carteiras para otimizar investimento respeitando tolerância ao risco;
– Uma única taxa sobre o valor investido: simples e transparente, sem mensalidade ou outros custos escondidos. Para as Carteiras Modelo, a taxa é de 0,5% do valor investido ao ano e para as Carteiras Temáticas, a taxa é de 1% do valor investido ao ano.
Dúvidas frequentes sobre a Nomad
É obrigatório fazer um depósito inicial ao abrir a conta?
Para receber o cashback de $10 dólares (usando o cupom MARYTELES), sim! Mas é possível abrir a conta e deixá-la sem dinheiro, como não tem taxas de abertura, manutenção ou inatividade, você não pagará nada.
A taxa de serviço (spread) e o IOF são cobrados a cada utilização do cartão ou por remessa?
São cobrados a cada remessa. A taxa de serviço é para o câmbio, não para a conta bancária. Uma vez que você já tenha convertido seus Reais para Dólares, suas compras serão feitas na moeda local, o que não implicará na cobrança de IOF a cada transação.
Ter a conta Nomad irá me ajudar a ter um certo relacionamento na área financeira com os EUA?
A conta Nomad também pode ser usada para comprovação de saldo para emitir visto e comprar bens nos Estados Unidos. A conta aberta é em um banco Americano.
Eu posso fazer transferências para contas do mundo todo? No caso se eu quiser transferir meu dólar para uma outra conta eu posso, sem problemas?
Ainda não foi liberada a possibilidade de envio de Wire. Quando isso estiver disponível, sim, os clientes poderão fazer transferências para contas de qualquer lugar do mundo (com exceção dos países que o sistema bancário americano não se comunica, como a Rússia, por exemplo). Por enquanto, o envio de transferências é limitado para contas de sua titularidade.
Ressaltando que o recebimento de depósitos é liberado. Ou seja, qualquer pessoa/empresa pode te enviar um ACH ou um WIRE – e você não paga nada por isso.
Eu consigo depositar dinheiro na minha conta pelo Wise (antiga Transferwise)?
Como a Nomad é uma conta americana e possui todos os dados para recebimento, pode ser feita pelo Wise sim (antiga Transferwise)! Pela Nomad, você faz uma transferência para Ourinvest (parceiro de câmbio) em reais e eles convertem para dólar e mandam para a sua conta Nomad.
Nos casos em que a pessoa não vai fazer intercâmbio para os EUA, mas deseja investir em dólar, como converter o dólar para o real futuramente? É por transferência para uma conta brasileira?
Para investir e trazer o dólar para o real é necessário que haja uma conta investimento e banking. Uma vez com ambas as contas, para investir é só selecionar o investimento desejado e investir. Caso queira vender os investimentos e trazer o dólar para real, basta clicar no botão “Adicione Dinheiro” e depois “Transfira dinheiro da sua conta Nomad para a sua conta no Brasil”. A transferência pode ser feita para qualquer banco brasileiro.
Quanto rende o dinheiro na Nomad? É tipo a Nuconta? 100% CDI dos EUA?
A Nomad não é como a Nuconta. O dinheiro na Nomad só “rende” se você investir em uma das carteiras de investimentos. Elas podem ser compostas por ETFs, ações e ETFs ou apenas ações. Deixando o dinheiro parado na conta corrente da Nomad o único ganho (ou perda) é da variação cambial.
Só pode usar o cartão de débito da Nomad nos EUA?
A Nomad agora é aceita em 52 países, sendo grande parte da América e Europa, Catar e diversos outros países. Ou seja, os clientes Nomad podem usar o seu cartão em vários países – e não só nos Estados Unidos! Segue, abaixo, a lista completa de países onde os clientes já podem transacionar:
AMÉRICAS
Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, em diversos territórios dos Estados Unidos (Porto Rico, Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Marianas do Norte), Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai
EUROPA
Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça
ÁSIA
Japão, Singapura e Hong Kong
OCEANIA
Austrália
ORIENTE MÉDIO
Bahrein, Catar, Emirados Árabes e Israel
O valor de compras em moedas que não são o dólar será convertido com base na cotação no momento da compra, utilizando a taxa de câmbio Mastercard. É possível estimar essa conversão utilizando a calculadora de conversão de moeda Mastercard, clicando aqui.
Se eu fizer trabalhos de freelancer para os EUA eu posso receber meu pagamento na Nomad diretamente em dólar em vez de receber pelo PayPal?
Pode sim! Através do código SWIFT, esse dado está disponível junto com todos os dados da conta em “Perfil”, “Dados da conta”. E você não paga taxa nenhuma pra receber o seu pagamento!
Como funciona a questão do imposto de renda/declaração do dinheiro na conta NOMAD?
Tem uma seção no FAQ do site da Nomad que fala exatamente sobre disso. A declaração do IR é bem simples e a Nomad manda reports simplificados para ajudar os clientes com isso.
Bom, eu espero que essa dica tenha sido útil pra você. Se você conhece alguém que precisa ler mais sobre a conta Nomad Global (conta digital nos Estados Unidos), compartilha esse post com essa pessoa.
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima.
Mary