Gerês em Portugal: O que fazer, como chegar e qual é a melhor época para visitar o Parque Nacional Pened-Gerês
Confira como foi a minha viagem para Gerês, em Portugal. Dicas o que fazer no Gerês, onde ficar e um roteiro para você aproveitar ao máximo sua visita ao parque. Um verdadeiro paraíso escondido em Portugal. Não deixe de ver as top trilhas, cachoeiras e miradouros (mirantes).[Artigo atualizado em agosto/2021]
O Parque Nacional Peneda Gerês, Portugal é um paraíso natural lindíssimo. Por isso, decici compartilhar com vocês um roteiro completo do Gerês com lugares para visitar, valores, como chegar, hospedagem, melhor época pra ir e muitas outras dicas.
Aí é que tá o pulo do gato! A maioria dos portugueses conhecem esse paraíso chamado Gerês, mas a turistada ainda não descobriu e por isso, ainda é um bom lugar pra se desligar do mundo e curtir a natureza na sua forma plena.
Encontramos pouquíssimas pessoas nas cachoeiras e as ruas estavam quase desertas – e olha que já era início de verão, hein! Tá! Beleza que era uma quinta-feira e por isso não devia ter tanto movimento (mesmo dos próprios portugueses), mas acredito que se você for aos finais de semana deva pegar o local um pouco mais cheio, mas nada absurdo comparado aos locais que já caíram na boca do povo, né?
Nesse post você vai ler:
- Assista ao meu vídeo em Gerês, Portugal:
- Sobre o Gerês, Portugal
- Gerês: Uma das melhores atrações naturais de Portugal
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Quando ir: Melhor época do ano para visitar o Gerês Portugal
- Visitando o Gerês no Verão
- Tempo de viagem do Porto até o Gerês de carro
- Como ter internet ilimitada na Europa
- Como chegar no Gerês Portugal?
- Aluguel de Carro para visitar o Gerês, Portugal
- Como a gente alugou o carro para ir pro Gerês?
- Estacionamento: Onde estacionar para ir no Gerês
- Sobre as estradas de Portugal
- Como chegar no Parque Nacional Peneda-Gerês?
- O que visitar no Gerês Portugal?
- Outros Lugares para conhecer no Gerês
- Tem que pagar para visitar o Gerês Portugal?
- O que levar na mochila para visitar o Gerês?
- Quantos dias ficar no Gerês, Portugal?
- Quanto gastamos em um bate e volta no Gerês saindo do Porto
- Onde se hospedar no Gerês Portugal?
Assista ao meu vídeo em Gerês, Portugal:
Sobre o Gerês, Portugal
Eu já viajei muito e já conheci muitos lugares lindos por esse mundão, mas ainda sim consigo admirar a beleza de um lugar repleto de natureza, principalmente quando não tenho nenhuma expectativa.
O Gerês de fato me surpreendeu muito, mexeu alguma coisa dentro do meu coração que me conectou com a natureza de um forma tão mágica e pura que eu só conseguia sentir gratidão por tudo. Pra onde quer que eu olhasse eu sentia gratidão por ter tido a chance de ver algo tão lindo como tudo que vi no Gerês.
Como eu disse antes, o Gerês é bem conhecido entre os portugueses, mas ainda não caiu no conhecimento geral dos turistas, então é uma ótima opção pra quem tá querendo fazer coisas diferentes em Portugal que não seja visitar igrejas e monumentos.
Gerês: Uma das melhores atrações naturais de Portugal
O Gerês é uma das maiores atrações naturais de Portugal! Muita gente pensa logo no Algarve quando quer conhecer um lugar de natureza, né? Mas, se você estiver pelo Porto e tiver um diazinho no seu roteiro sobrando, não deixe de conhecer o Gerês, eu juro que você não vai se arrepender!
O Gerês tem uma rara e surpreendente beleza, com paisagens de tirar o fôlego e cachoeiras que não acabam mais. Além disso, esse lugar tem uma variedade de fauna (lobos, aves de rapina, cervos cavalos…) e flora (pinheiros, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais) que você vai ficar impressionado.
Dica para aproveitar ainda mais o norte de Portugal
Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês estende-se desde a Serra do Gerês, ao sul, passando pela Serra da Peneda até a fronteira espanhola. Segundo o próprio site do Gerês, o trajeto inclui trechos da estrada romana que ligava Braga e Astorga, conhecida como Geira.
O parque tem dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande adoração popular.
“O Parque Nacional da Peneda-Gerês é recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado e abrange os distritos de Braga , Viana do Castelo e Vila Real numa área total de cerca de 70.290 hectares que afetam o território de 22 freguesias”.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO: Reserva Mundial da Biosfera. Você também pode ver maiores informações no site oficial do Gerês ou no site sobre a Serra do Gerês.
Leia também:
– 8 mirantes gratuitos no Porto
– Passeio de barco pelo Rio Douro
– Espaço Schengen: Como ficar 1 ano turistando na Europa
Quando ir: Melhor época do ano para visitar o Gerês Portugal
A melhor época pra visitar o Gerês Portugal, sem dúvida alguma, é durante o verão (entre Junho e Setembro). visite Gerês no verão por dois grandes motivos:
1- Gerês e o horário de verão:
O horário de verão faz os dias serem mais longos, então você vai aproveitar mais o lugar com mais horas de sol. No verão o sol nasce por volta das 5:00 e pouca da manhã e se põe por volta das 21:00 da noite.
2- Volume das águas:
O clima é mais quente e tem mais dias de sol (não que você não possa visitar o Gerês com chuva, só acho que pode ser perigoso, pelas pedras estarem mais escorregadias e o volume de água ser maior nas cachoeiras – tem sempre o perigo de tromba d’água, né?).
Mas você também pode visitar Gerês na Primavera…
Uma outra época do ano muito interessante para visitar o Gerês é a primavera, pois as temperaturas estão amenas, os dias já são um pouco mais longos (se comparados com o outono e o inverno) e tem mais dias de sol também.
Outra coisa interessante da primavera é que é bem provável que os valores das hospedagens e do aluguel de carro estejam mais em conta do que no verão, além, é claro, do número de turistas no Gerês, Portugal ser bem menor do que na alta temporada (verão).
Visitando o Gerês no Verão
Nós fomos ao Gerês em meados de Junho e pegamos a manhã nublada quando estávamos saindo do Porto, mas pegamos uma tarde ensolarada quando chegamos no Gerês.
Confesso que a graça do Gerês é ir com sol, porque quando o sol bate na água das cachoeiras, você consegue ver o quão transparente elas são, consegue ter coragem pra entrar na água gelada porque sabe que em 10 minutos no sol você vai estar seco(a) de novo e com o dia limpo (sem neblina e chuva) você consegue ver o horizonte e as belas paisagens do alto dos vários miradouros que tem pelo caminho.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como passar na imigração de qualquer país
Tempo de viagem do Porto até o Gerês de carro
Nós saímos do Porto às 11:00 da manhã e chegamos na Vila do Gerês às 12:30 (indo tranquilos, sem correria). Da Vila pro Parque Nacional são mais 30 minutos de carro, então calculo aí que sejam 2 horas do Porto até o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Tivemos muita sorte! Saímos do Porto com o tempo completamente fechado e chegamos a pegar chuvisco pelo caminho, mas foi só a gente estacionar que o sol abriu e o dia foi absolutamente incrível! Tá! Beleza que a gente já tinha visto a previsão do tempo e a gente já sabia que à tarde faria sol, mas hoje em dia o clima tá tão incerto, né?! hahahaha
Cachoeiras do Gerês
Tente ir nos meses do verão pra poder curtir as cachoeiras (entrar de fato nelas) e curtir as paisagens, mas se não tiver como, se você não for a Portugal no verão, tente ir ao Gerês, pelo menos, num dia ensolarado mesmo que esteja no inverno!
É muito importante que o dia seja de sol pra você poder ver tudo que o lugar tem pra oferecer. Eu não iria num dia chuvoso ou nublado, por exemplo!
Eu voltei ao Gerês, Portugal em Janeiro de 2020 – em pleno inverno europeu – e apesar de não ter conseguido curtir as cachoeiras (entrar nelas), as paisagens continuaram me tirando o fôlego. Demos sorte, de novo, e pegamos um dia super ensolarado no inverno, mas voltamos pro Porto por volta das 17:00 porque já estava ficando escuro (essa é a parte negativa do inverno: além de muito frio, escurece super cedo).
Gravei um vídeo da roadtrip que eu fiz pelo norte de Portugal em 2020. Passamos por vários lugares lindos como: Guimarães, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Soajo, Lindoso e, é claro, o nosso querido Gerês.
Como ter internet ilimitada na Europa
Com o eSIM da Holafly você tem internet em mais de 200 países, sendo 152 deles com internet ilimitada.
Você pode comprar o seu eSIM ainda na sua casa, pelo site da Holafly, e instalá-lo de maneira fácil e rápida, deixando pra ativar apenas quando chegar no seu destino.
Imagina a praticidade de já chegar no seu destino com internet, sem o stress de procurar um chip físico e sem a dor de cabeça de tentar ativar ele em outra língua!
Use o cupom VIDAMOCHILEIRA e ganhe 5% de desconto em qualquer um dos planos da Holafly.
Além dos destinos individuais, a Holafly também oferece os Planos Regionais e até mesmo o Plano Global, ou seja, com o mesmo eSIM você tem internet ilimitada em vários países, mantendo seu número do Whatsapp e seus contatos do seu chip principal.
* Confirme no site se o seu dispositivo aceita a tecnologia eSIM.
Como chegar no Gerês Portugal?
#1. Visitando o Gerês de ônibus
O jeito mais fácil de visitar o Gerês de ônibus é saindo do Porto ou de Braga.
Na verdade, o ônibus pro Gerês sai de Braga, mas se você tiver no Porto, basta pegar um trem ou ônibus até Braga e de lá pegar o ônibus pro Gerês.
Existe uma empresa chamada Get Bus que atualmente faz o trajeto do Aeroporto do Porto (Francisco Sá Carneiro) e do centro da cidade do Porto (Central de Camionagem – Campo 24 de Agosto) em direção a Braga.
De Braga (Central de Camionagem – Avenida General Norton de Matos), você faz a troca pra outra empresa de ônibus parceira da Get Bus e segue em direção ao Gerês. As empresas parceiras são a Empresa Hoteleira do Gerês que te deixa na Vila do Gerês, passando por Rio Caldo, e a Transdev que te deixa no Campo do Gerês, passando por Terras de Bouro (sede de concelho) e Covide.
O valor do trajeto do aeroporto do Porto até o Parque Nacional Peneda-Gerês (pela Get Bus) custa € 12,45 euros e tem cerca de 5 ligações diárias.
Outra forma de ir de ônibus para o Gerês é pegar um ônibus do Porto ou qualquer outra cidade portuguesa até Braga (que sempre será o ponto oficial pra pegar o ônibus pro Gerês) usando a companhia de ônibus da Rede Expresso que funciona em todo país.
Chegando em Braga pegue um ônibus da Empresa Hoteleira do Gerês e desça na Vila do Gerês.
Apesar de você conseguir chegar no Gerês de ônibus, isso não significa que você consiga explorar a região e as cachoeiras de ônibus, isso porque o ônibus só vai até a Vila do Gerês (que é onde tem os hotéis, pousadas e restaurantes) e a Vila fica a 30 minutos de carro do Parque Nacional da Peneda-Gerês (que é onde tem as cachoeiras e os miradouros), ou seja, pra você chegar nas cachoeiras principais e mais famosas você vai precisar de carro, carona ou andar bastante.
Confira aqui as empresas mencionadas acima:
– Get Bus;
– Transdev
Faça download do mapa do Gerês pra você poder se localizar melhor e também do mapa das ligações de ônibus até o Gerês.
#2. Visitando o Gerês de carro
Se você tiver viajando sozinho ou não souber dirigir, faça que nem eu: Faça amigos pelo caminho e convença-os a conhecer o Gerês com você! Hahahaha
Eu fiz um Free Walking Tour no meu primeiro dia no Porto e nesse dia conheci duas pessoas maravilhosas, aquele tipo de mochileiro que topa tudo, sabe? O Laurent (belga) e o Ian (americano) e quando descrevi o Gerês pra eles (detalhe: eu nunca tinha ido lá, mas soube vender o peixe do lugar só pelas fotos que eu tinha visto no Google), eles toparam na hora!
Depois conhecemos mais três meninas: a Mariana (mexicana), a Sintija (da Letônia) e a Ludmila (brasileira) que também super animaram de ir com a gente! Porrannn! Show de bola!
Mas, como não conseguimos ir na quarta-feira (como tínhamos planejado), a Ludmila e o Laurent acabaram por não conseguir ir e fomos só nós quatro: eu, Ian, Mariana e Sintija.
Aluguel de Carro para visitar o Gerês, Portugal
Alugamos um carro da Sixt porque achamos mais confiável, mas também tínhamos visto a opção de alugar na Jet Cost (que depois descobrimos que era uma companhia OK, apesar de ter visto alguns comentários negativos no TripAdvisor). Óbvio que existem muitas outras companhias para aluguel de carro, eu tô falando das mais baratas que eu vi na época.
A Jet Cost oferece carros a partir de €5,00 euros por dia (dependendo da época do ano), mas depois que você inclui o seguro básico vai aumentando o valor (confesso que achei que era empresa fantasma porque o preço era muito barato) e a Sixt oferece carros a partir de €10,00 euros por dia (dependendo da época do ano) já com o seguro básico incluso.
Como eu já conhecia a Sixt, optei por alugar numa empresa que já tinha ouvido falar e que podia pegar o carro na cidade em vez de pegar no aeroporto (a única opção da Jet Cost é pegar o carro no aeroporto, aí acabaríamos gastando mais porque teríamos que pagar o ticket do metrô de ida e volta da cidade até o aeroporto). Quando visitei o Gerês novamente em 2020, eu optei por alugar com a Centauro (no aeroporto do Porto).
Para atualizar a informação de valores de aluguel de carro em Portugal, eu fiz uma simulação pra alugar um carro no dia 18 de Novembro de 2021 e devolver no dia seguinte:
– Sixt (companhia que eu aluguei o carro em 2017): €27,10 euros
– Centauro (companhia que eu aluguei o carro em 2020): €45,54 euros
– Rentcars (comparadora de preços de várias locadoras): €37,50 euros
Eu descobri que a Centauro mantém o mesmo preço de um dia de aluguel pra até de 3 dias de aluguel, ou seja, não importa se você vai alugar o carro por um, dois ou três dias, o valor total será o mesmo! Então, vale muito mais a pena alugar o carro por três dias!!! CHO-CA-DA!
Dica pra alugar carro mais barato nas suas viagens
A melhor forma de explorar o Gerês é alugando um carro e, pra ver boas ofertas, você pode acessar o site da Discover Cars.
A Discover Cars é um serviço de comparação e reserva de aluguel de carros. Eles trabalham com uma ampla rede de locadoras de veículos em todo o mundo, o que permite que os clientes encontrem as melhores ofertas de aluguel de carros em diversos destinos, com preços competitivos e opções de carros pra todas as necessidades e orçamentos.
O serviço da Discover Cars inclui a comparação de preços e muitas opções de veículos de diferentes locadoras, bem como a reserva e o gerenciamento destas em tempo real, com suporte ao cliente em vários idiomas (24 horas por dia, sete dias por semana). A Discover Cars também oferece seguro de aluguel de carros e outras opções de seguro pra garantir que os clientes tenham uma experiência segura e tranquila.
Como a gente alugou o carro para ir pro Gerês?
Tinha a opção de reservar o carro pelo site ou ligando.
Como eu tenho o chip internacional de celular, preferi ligar, mas se você reservar pelo site vai conseguir exatamente os mesmos valores (não tem diferença).
Na quarta-feira à noite eu liguei pra Sixt e pedi pra resevar o carro para às 9:00 da manhã de quinta-feira. Como eu que ia dirigir e não entendo nada de carro, pedi pro moço me dar o menor carro (odeio carro grande e Sedan) pra 5 pessoas (eu achei que ainda conseguiríamos mais alguém pra ir no grupo).
Dica pra alugar o carro
Carros manuais são sempre mais baratos que carros automáticos. Tipo MUITOOOO mais baratos. O Ian é americano e só sabe dirigir carro automático e quando ele tava pesquisando viu o carro por €51,00 euros por dia e eu como só dirijo manual pesquisei e achei por €15,00 euros por dia! Hahaha Óbvio que eu escolhi o carro mais barato e ele deve ter escolhido um carro fodinha, mas mesmo assim tem bastante diferença no valor!
O atendente no telefone só pegou meu e-mail, meu telefone de contato e confirmou a reserva pro dia seguinte.
Na quinta-feira de manhã eu e Ian fomos andando do centro (Praça da Liberdade) até à Sixt (Avenida da Boavista, 1.203). Deram uns 40 minutos de caminhada até lá e quando chegamos tava um pouco cheia, então resolvemos comprar uns sanduíches e biscoitos no Pingo Doce (mercado super famoso em Portugal) porque sabíamos que lá no Gerês não ia ter nada e passaríamos o dia todo na rua.
Depois de abastecer nossas mochilas, voltamos à Sixt e o processo de aluguel foi bem fácil e rápido:
– A moça confirmou o modelo e a marca do carro: Polo da Volkswagen;
– Depois ela pediu minha carteira de motorista;
– Depois ela pediu um cartão de crédito no nome da pessoa que ia dirigir pra fazer o bloqueio de 300,00 euros por segurança, mas ela disse que esse valor nunca é descontado (a não ser que você faça alguma merda com o carro… hahaha);
– Depois ela perguntou se iríamos querer o seguro completo: Nessa parte é onde eles começam a adicionar valores. E como a gente já tinha o seguro básico no valor do carro (que deve ser contra arranhão apenas hahaha) não pegamos o seguro completo que acho que cobre batidas e roubo (fica a critério de cada um).
– Depois ela perguntou se iríamos querer a via verde, basicamente é aquele negócio de via rápida que não precisa parar no pedágio. Como a gente não sabia quantos pedágios eram, pedimos pra acrescentar, porque aí não precisávamos parar no pedágio, seguíamos por uma via direta!
GPS para chegar em Gerês:
DICA: Quando for usar o GPS pra ir pro Gerês, não coloque só Gerês. Coloque já a localização correta de uma das cachoeiras principais do Gerês (Portela do Homem ou Cascata do Arado).
Se você colocar só Gerês você vai parar na Vila do Gerês e lá não tem muita coisa pra ver!
Esse negócio de via verde funciona assim: Você paga uma taxa extra pra colocar um dispositivo no vidro no carro e passa direto pelos pedágios e depois de 10/20 dias, recebe uma fatura no mesmo cartão de crédito que você deu pra bloquear o valor de 300,00 euros (sabe?). Essa fatura é pequena, porque disseram que cada pedágio custa em torno de 0,30 a 0,50 cêntimos (centavos).
– Depois ela perguntou se a gente ia querer GPS (custo adicional). Como eu tinha internet boa no celular, dissemos que não porque iríamos usar o Google Maps do meu celular mesmo.
Leia também:
Combustível: a gasolina para o trajeto
Depois ela perguntou se queríamos pagar a taxa de gasolina ou não. Como não iríamos gastar o tanque todo, preferimos não pagar a taxa e devolver o carro com tanque cheio e aí só teríamos que pagar só o que consumimos.
A outra opção é você já pagar o tanque cheio e devolver o carro do jeito que tiver (sem precisar se preocupar em encher o tanque depois… Essa opção é boa quando você roda muitos quilômetros e tem certeza de que vai quase acabar com toda gasolina).
Depois de tudo certo e fechado ela nos passou o valor total e pediu um cartão pra pagar. Esse cartão pode ser o do motorista ou de qualquer pessoa. Como o Ian queria dinheiro vivo porque pagava toda vez que sacava dinheiro, ele quis pagar o valor do aluguel no cartão dele e depois a gente pagou a nossa parte pra ele em dinheiro!
OBSERVAÇÃO 1: O aluguel do carro na Sixt é por 24 horas! O que significa que se você pegar o carro às 9:00 da manhã numa quinta-feira, só precisa devolvê-lo às 9:00 da manhã da sexta-feira, por exemplo.
OBSERVAÇÃO 2: Se você não quiser ficar com o carro até o dia seguinte é preciso que faça o retorno dele até às 20:00.
Ahhhh! Aí você deve se perguntar: Tá! Beleza! Se eu ficar com o carro 24 horas e estiver num hostel, onde vou estacionar o carro?
Estacionamento: Onde estacionar para ir no Gerês
Muito simples! Basta você procurar os estacionamentos de rua que tem a máquina de estacionamento. Fizemos isso! Como a gente chegou muito tarde do Gerês e não conseguimos chegar a tempo de retornar o carro às 20:00, fomos até o centro do Porto, numa das ruas paralelas e vimos vários carros estacionados e perto tinha uma máquina pra pagar o bilhete.
Das 20:00 às 8:00 o estacionamento é de graça! Você pode estacionar sem precisar pagar pelo ticket. Mas, CUIDADO! Se você achar que vai se atrasar pra pegar o carro no dia seguinte, mais vale colocar €1,00 ou €2,00 euros na máquina pra retirar um ticket que te dá direito a pegar o carro mais tarde e fica livre de multa!
Em Portugal, eles multam mesmo. Então muita atenção com essa questão do ticket do horário do estacionamento.
Como a gente tinha que retornar o carro às 9:00, achamos melhor colocar 0,50 cêntimos na máquina e ganhar mais 24 minutos! Hahahaha Logo, tínhamos até 8:24 pra retirar o carro sem nos preocupar com multa. Aí foi muito de boa e deu tempo certinho de chegar na loja às 9:00!
Custo total do aluguel do carro
€1 3,99 euros – Diária do carro (Polo da Volkswagen – 5 lugares)
€ 3,22 euros – Via rápida do pedágio
€ 35,00 euros – Total de gasolina que tivemos que colocar pra devolver o carro com o tanque cheio
€ 3,00 euros – Total de pedágios (3 pedágios pra ir e 3 pra voltar)
TOTAL: € 55,21 euros – Dividindo por 4 pessoas deu apenas € 13,80 euros pra cada
Eu escrevi um post completo sobre como alugar carro em Portugal: Documentos necessários para alugar o carro, seguro do carro, expliquei melhor sobre a via verde e os custos dos pedágios em Portugal, falei sobre combustível, estacionamentos e multas de trânsito em Portugal.
Sobre as estradas de Portugal
Eu tava me cagando de medo de dirigir. Eu odeio dirigir em lugares que nunca fui antes e odeio dirigir em autoestradas. Curto dirigir da minha casa até a padaria! Hahahaha
Mas, como eu era a única que tinha carteira de motorista e sabia dirigir carro manual… Fui dirigindo com medo mesmo!
Liguei o Google Maps do meu celular e o Ian foi me guiando (quando eu dirijo fico focada na estrada, odeio olhar pros lados e pro GPS).
Depois que pegamos a autoestrada e eu vi o quão tranquilo era, até relaxei um pouco! As estradas são muito boas, sem buracos e bem sinalizadas, tanto no chão, quanto com placas. Aí foi de boa!
A velocidade máxima na maior parte da estrada é de 120 Km/h, mas fique atento porque tem muitos radares onde a velocidade permitida varia entre 100 km, 80 km e até 50 km/h.
Como eu mencionei antes ali na continha, passamos por 3 pedágios na ida e acredito que passamos pelos mesmos pedágios na volta hahahaha. Cada pedágio varia entre 0,30 a 0,50 (contei como se fosse 0,50 em todos e por isso brotei com o valor de €3,00 hahaaha).
Leia também:
A Worldpackers é confiável? É seguro usar?
Como passar na imigração fazendo voluntariado?
Como ganhar dinheiro sendo voluntário da Worldpackers
Como chegar no Parque Nacional Peneda-Gerês?
Se você colocar Gerês no GPS ele vai te levar até a Vila do Gerês que não tem nada além de hotéis e restaurantes. Foi o que a gente fez! Hahahahaha
Colocamos Gerês e paramos na Vila do Gerês, estacinamos o carro e fomos andando procurando trilhas… hahahaha Até que um cara nos disse que as trilhas e cachoeiras estão no Parque Nacional do Gerês!
Voltamos pro carro e colocamos no GPS o nome de uma das cachoeiras mais famosas do Parque: Portela do Homem Gerês.
Aí o GPS nos mostrou que deveríamos ir em direção à Espanha e que da Vila do Gerês até o Parque Nacional seriam mais 25/30 minutos de carro.
Quando você chega lá em cima já começa a ver várias trilhas pra várias cachoeiras diferentes. É aconselhável que você estacione o carro o mais perto possível das cachoeiras, pra andar pouco e ganhar tempo, já que são muitas subidas.
O que visitar no Gerês Portugal?
O Gerês Portugal tem muitas trilhas, cachoeiras e miradouros (mirantes) e é óbvio que eu não vou conseguir listar todos os lugares lindos que você pode conhecer por lá, mas vou fazer uma lista dos lugares mais famosos:
1. Cascatas do Tahiti (Fecha das Barjas)
Umas das cachoeiras mais bonitas do Gerês.
Nível de dificuldade: médio/difícil
2. Cascata do Arado
Muito bonita e tem alguns peixes. É aconselhável ir por volta do meio dia, porque como essa cachoeira fica entre rochas, quando o sol não bate nela, a água fica ainda mais fria. Tem um miradouro que fica em frente à cachoeira e depois tem um caminho de terra pra descer até lá.
Nível de dificuldade: médio/difícil
3. Portela do Homem (Cascatas do Rio Homem)
Muito linda e com água verde transparente. É preciso estacionar o carro no estacionamento que fica a 1 km da cachoeira e voltar andando.
Nível de dificuldade: fácil/médio
4. Barragem de Vilarinho das Furnas
Estrada de terra e de asfalto. Existe uma cidade subterrânea perto da barragem, não é possível vê-la (eu, pelo menos, não consegui ver nada), mas reza a lenda que tá lá! Tem um pequeno rio que algumas pessoas tomam banho, mas a graça de ir ao Vilarinho das Furna é ver as paisagens até chegar lá.
Existe um recuo no meio da estrada que é possível parar o carro. Pare o carro lá e ande em direção ao rio, existe um miradouro escondido lá que é de tirar o fôlego de qualquer um! Que lugar incrível!
5. Miradouro da Pedra Bela
Tem uma vista maravilhosa e se você for num dia ensolarado vai sentir algo mágico dentro de você. É uma paisagem tão linda que seu coração se enche de gratidão e você só tem vontade de gritar de felicidade (sim! A gente gritou muito!). Esse mirante fica no caminho da Cascata do Arado, mas em vez de ir em frente, você vira pra direita.
6. Fenda da Calcedônia
Existe uma trilha por dentro das pedras que é um pouco perigosa, mas vale a pena. Não chegamos a fazer essa trilha (na verdade, a gente nem sabia que tinha trilha, achamos que era só o miradouro), paramos só no mirante que é sensacional e te surpreende com os formatos e posições das rochas, mas a galera que fez essa trilha disse que valeu muito a pena.
É aconselhável contratar um guia, pois o percurso pode ser perigoso (importante contratar o serviço com, pelo menos, um dia de antecedência).
– Distância: 5 km
– Dificuldade: Média
– Duração: 3 horas
Observação: Recomendo que você busque as rotas das trilhas do Gerês no site AllTrails.
Outros Lugares para conhecer no Gerês
Seguem abaixo alguns lugares lindos que você também pode conhecer, mas que pra gente não deu tempo:
1. Cascata da Laja
Localiza-se junto às caldas do Gerês e pode ser alcançada através do trilho da Preguiça.
2. Cascata das 7 Lagoas
Situada no rio que atravessa Cabril, em local de difícil e elevada altitude.
3. Miradouro da Boneca
Pelas fotos parece ser bem bonito, mas infelizmente não deu tempo da gente ir.
4. Castro Laboreiro
Aldeia com arquitetura medieval (pontes, igrejas e castelo).
5. Soajo
Aldeia com arquitetura medieval (pontes, igrejas e castelo) toda trabalhada em pedra. É conhecida pelos vários espigueiros que lá foram construídos, datando o mais antigo de 1782.
Eu consegui ir no Soajo na minha roadtrip pelo norte de Portugal em 2020 e realmente é um lugar encantador. Vale muito a pena visitar.
6. Lindoso
Aldeia com arquitetura medieval (pontes, igrejas e castelo).
Eu também consegui visitar Lindoso na minha roadtrip de 2020. Um lugar fofíssimo com uma história bem peculiar sobre as casinhas de milho.
7. Ponte da Mizarela (ponte do diabo)
Foi construída na Idade Média e reconstruída no início do século XIX. Essa ponte está localizada no fundo de um desfiladeiro e é sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão.
8. Termas de Lobios, as termas espanholas
Piscina natural de água quente que se mistura com o rio e fica há apenas 3km da Cascata da Portela do Homem. As termas ficam localizadas na fronteira entre Portugal e Espanha e podem ser usufruídas gratuitamente.
Nós fomos nas Termas de Lobios na roadtrip de 2020 e eu coloquei meu pé na água. Caraaa! É surreal de quente e eu juro que achei que tinha queimado o pé. rsrsrs Eu não cheguei a entrar completamente porque era inverno e fiquei com medo de pegar um resfriado na hora que eu saísse da água fervendo pra realidade de 5 graus do lado de fora hahahaha.
Eu escrevi um post falando sobre a nossa roadtrip pelo norte de Portugal: O que visitar, planejamento e roteiro detalhados, gastos e dicas.
Tem que pagar para visitar o Gerês Portugal?
Para ir pra Portela do Homem você paga uma taxa de €1,50 euros por carro, ou seja, na verdade você paga tipo uma taxa de estacionamento e não um ticket de entrada! (Não sei se quem tá a pé precisa pagar, acho que não).
Pagamos apenas uma vez esse valor e rodamos o dia inteiro. Por isso, ao pagar o valor de €1,50 euros pelo seu carro, guarde o comprovante e mostre sempre que te pedirem, mas pra ser bem sincera só pediram pra olhar uma vez! Hahahahaha
Esse valor de €1,50 euros você paga quando vai pra Portela do Homem, porque tem duas guaritas, uma na ida e uma perto do estacionamento. Então, se você não pagar numa guarita, pode ter certeza que vão te cobrar na outra.
O que levar na mochila para visitar o Gerês?
Muito importante: Vá de tênis e leve um chinelo!
Eu fui de rasteirinha e me ferrei! Tem muitas pedras nas trilhas das cachoeiras e acabei escorregando a maioria das vezes, fora que com tanta pedrinha pelos caminhos, acabei machucando o pé em várias situações diferentes e no final do passeio quase torci o pé.
– Protetor Solar;
– Água;
– Sanduíches;
– Biscoitos;
– Repelente;
– Câmera;
– Óculos de sol;
– Toalha;
– Roupa extra (just in case);
– Saquinho pra guardar o lixo (dificilmente você vai ver lixeiras por lá, então cate seu próprio lixo e jogue numa lixeira quando ver uma).
Quantos dias ficar no Gerês, Portugal?
Fizemos um bate e volta do Porto. Saímos às 11:00 do Porto e chegamos no Gerês às 12:30 e na volta saímos do Gerês às 19:45 e chegamos no Porto às 21:00 (o sol tava se pondo nesse horário, então deu pra aproveitar muito, mesmo chegando um pouco tarde no Gerês).
O trajeto do Porto ao Gerês dura em torno de 1 hora e 30 minutos a 2 horas.
Eu achei que super valeu a pena fazer o bate e volta e pra quem tem o roteiro apertado, acho que isso funciona muito bem! Por mim, a gente teria saído mais cedo (8:00/9:00 da manhã), mas a galera atrasou e acabamos saindo muito tarde.
Mas, quem tiver uns dias sobrando, super aconselho ficar uns dois ou três dias! Tem muita coisa linda pra ver por lá e acho que dois ou três dias são suficientes pra ver praticamente tudo (os principais pontos) e aproveitar os dias nas cachoeiras!
Quanto gastamos em um bate e volta no Gerês saindo do Porto
Aluguel do Carro:
€ 13,99 euros – Diária do carro (Polo da Volkswagen – 5 lugares)
€ 3,22 euros – Via rápida do pedágio
€ 35,00 euros – Total de gasolina que tivemos que colocar pra devolver o carro com o tanque cheio
€ 3,00 euros – Total de pedágios (3 pedágios pra ir e 3 pra voltar)
TOTAL: €55,21 euros – Dividindo por 4 pessoas deu apenas €13,80 euros pra cada
Compras no mercado:
Eu comprei no Pingo Doce: 1 sanduíche, 2 biscoitos e 1 maçã = €3,80 euros.
OBS: Eu teria comprado dois sanduíche em vez de dois biscoitos (o sanduíche de patê de frango tava muito bom e depois senti falta de algo salgado na hora da volta)!
Como eu já tinha duas garrafinhas de água não precisei comprar água.
Gasto total de viagem de bate e volta no Gerês, Portugal
Nosso gasto total pra passar um dia (bate e volta) no Gerês = €17,60 euros pra cada, incluindo carro + comida!
Óbvio que se você for uma pessoa mais exagerada vai gastar mais na hora das compras. Minhas compras deram €3,80 euros e as compras do Ian deram €8,50 euros! O garoto comprou quase o mercado todo! hahahaha
Onde se hospedar no Gerês Portugal?
Como eu disse, a gente não dormiu no Gerês Portugal, mas vi que existem alguns hostels, pousadas e hotéis por lá! Não consigo dar minha opinião sobre a estadia e o serviço, porque infelizmente eu nem entrei pra ver.
De qualquer forma, vou deixar algumas opções de hospedagem aqui, baseadas nas recomendações do Booking.com:
– HI Geres – Pousada de Juventude
Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!
Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira)pra acompanhar as minhas aventuras em tempo real. Ahh! Se inscreve no canal do Youtube do Vida Mochileira pra pegar mais dicas de viagem.
Até a próxima!
Beijos,
Mary