Aluguel de carro em Portugal: dicas, documentos e mais

0
aluguel de carro em Portugal

Recentemente eu fiz uma roadtrip com uma amiga (@maracujaroxo) pelo norte de Portugal. A gente alugou um carro no Porto e visitou lugares como: Guimarães, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Soajo, Lindoso e Gerês. Ahh! Demos uma esticadinha até umas águas termais na Espanha também! Rsrsrsrs

A maior vantagem de se alugar um carro é a flexibilidade e liberdade que te dá de parar em lugares lindos pelo caminho, de mudar o roteiro e ir pra lugares que as pessoas te indicam no meio da viagem (que você nem sabia que existia rsrsrs) ou simplesmente parar pra apreciar umas vaquinhas felizes passando pela estrada que é tão no meio do nada que ônibus nenhum (ou trem) passa.

Confesso que quando decidimos fazer essa roadtrip eu estava morrendo de medo. Tenho carteira de motorista há 10 anos, mas quase não pego no volante. A última vez que eu tinha dirigido antes dessa roadtrip foi há 1 ano atrás em uma cidade pequena no Brasil. O medo de pegar as autoestradas, dirigir em velocidade mais alta do que eu tô acostumada, e acreditem, ter que passar a quinta marcha me apavoravam. Mas, como eu era a única que sabia dirigir, tinha que ser eu a motorista do rolê, eu basicamente teria que ir com medo mesmo. E FUI!!!

Quando alugar carro em Portugal? 

Portugal é um país muito bem assistido em termos de transporte público. O país é todo interligado por ferrovias, o que te permite ir de norte a sul de trem num piscar de olhos (mais precisamente em 6 horas – www.cp.pt). Existe também serviços muito bons e frequentes de ônibus que te levam pra maioria das cidades portuguesas – inclusive, se você comprar com antecedência (10 dias no mínimo) e/ou se cadastrar no RFlex da Rede Expresso (www.rede-expressos.pt/#flexible) você pode conseguir até 50% de desconto na sua passagem de ônibus.

No entanto, algumas vezes alugar um carro será a sua melhor opção, principalmente se você quiser explorar as cidades não tão turísticas ou do interior do país. Algumas regiões como o Algarve, por exemplo, precisam ser visitadas de carro se você quiser explorar todas as praias e pontos incríveis que tem por lá, porque apesar de chegar ônibus de vários lugares de Portugal até Albufeira ou Faro, os ônibus locais não são frequentes, não passam nas horas certas e não chegam em todas as praias da região, ou seja, sem carro você vai conhecer muito mal e porcamente nem 20% do que o Algarve pode te oferecer.

Outro lugar que você precisa de carro pra explorar é o Gerês, que é um Parque Nacional que se estende desde a Serra do Gerês em Portugal, ao sul, passando pela Serra da Peneda até a fronteira espanhola. Esse lugar definitivamente precisa de carro pra ser visitado, porque são diversos mirantes e cachoeiras que ficam no alto de uma serra com estradas pequenas e sinuosas, que os ônibus não percorrem. E, visitar o Gerês e não explorar suas cachoeiras, é como ir no Rio de Janeiro e não ver o mar!

Ou seja, o aluguel de carro em Portugal se faz necessário quando você se propõe a fugir um pouco das rotas turísticas, ou visitar cidades de interior que não têm ônibus com frequência, ou quando você vai pro Algarve e/ou Gerês – ou, simplesmente, quando você quer ter mais liberdade e flexibilidade pra deixar a viagem te guiar!

Gerês Portugal: o que fazer, como chegar, quando ir

Documentos necessários para o aluguel de carro em Portugal 

O aluguel de carro em Portugal é bem simples! Você só precisa estar em posse do seu passaporte válido (no caso os passaportes dos motoristas do rolê – pode ter até 2 condutores no contrato de aluguel do carro), da sua carteira de motorista válida (pode ser a brasileira mesmo, não precisa ter a carteira de motorista internacional pra alugar carro em Portugal) e de um cartão de crédito/débito internacional.

Como alugar um carro em Portugal: Dicas e atenção 

O processo de aluguel de carro em Portugal é super rápido e tranquilo, mas eu tenho umas dicas boas pra ser melhor ainda. A minha dica é sempre fazer, com antecedência, uma busca online em comparadores de preço de locadoras de carro (eu gosto bastante do site da Rentcars). Dessa forma, você consegue ter uma noção da média de valores do tipo de carro que você quer alugar.

Outra coisa importante, é ver a questão do custo X benefício. Algumas locadoras aplicam preços bem mais baixo porque não tem o seguro total incluído ou não permitem 2 condutores (a não ser que você pague extra), mas não deixam isso claro no site. Além disso, uma das coisas mais importantes de você prestar atenção na hora de alugar um carro é o local da loja da locadora (basicamente qual o endereço da loja e a distância dela pro centro da cidade), é comum as pessoas alugarem um carro online e nem se tocarem que, na maioria das vezes, existem diversas lojas na mesma cidade ou que aquela locadora só tem uma loja que fica muito na contramão do seu local de origem.

Dito isso, um outro ponto muito importante na hora de alugar um carro é o horário de funcionamento da locadora que você vai pegar e devolver o carro. Isso é fundamental pra sua viagem não ter estresse. Eu digo isso porque já aconteceu comigo de eu planejar a viagem toda e na hora de alugar o carro perceber que a locadora só funcionava das 9:00 às 18:00 – o que complicava toda logística do meu roteiro, já que era verão (ou seja, os dias são mais longos e mais aproveitáveis) e a nossa ideia era alugar o carro às 7:00 e devolver às 22:00. Enfim, isso é muito importante de você ver antes de alugar o carro pra entender se o horário de funcionamento da locadora bate com a logística do seu roteiro.

Quando você faz uma busca de preço através do site da locadora, geralmente te perguntam o local, a data e o horário de retirada e devolução do carro. Você pode pegar e devolver na mesma loja da mesma cidade ou pode pegar numa cidade e devolver em outra (desde que a locadora tenha uma filial na cidade que você quer devolver).

Depois vem as opções de escolha do modelo do carro, juntamente com a escolha do plano que você deseja (Basic, Comfort ou Premium). O plano geralmente é diferenciado pelo tipo de seguro (com ou sem cobertura total) e se precisa ou não de depósito calção pra retirada do carro (um valor que fica preso no seu cartão de crédito e só é liberado quando você devolve o carro).

Depois que você escolhe o seu carro e o seu plano, vem algumas perguntas de alguns serviços extras, caso você queira incluir, como: cadeirinha pra bebês, número condutores, GPS, Via Verde (vou explicar isso mais abaixo), etc. Esses serviços são totalmente opcionais e você pode adicionar quantos quiser ou não adicionar nenhum.

Uma vez que você passe por todo esse processo, você faz o pagamento e pronto! É só ir na loja retirar seu carro e curtir uma roadtrip irada!

No entanto, existem outras opções caso você prefira fazer as coisas pessoalmente:

– Você pode fazer a busca online e reservar pelo site da locadora o seu carro e só efetuar o pagamento na loja (fazer todo esse processo na loja) ou;

– Você pode só fazer a busca online pra ter uma ideia de média de valores e tipos de carros de cada locadora, escolher a locadora que mais se encaixa nas suas expectativas e custo X benefício e fazer todo procedimento de aluguel do carro direto na loja, desde escolher o carro e plano até os serviços extras e o pagamento.

OBSERVAÇÃO: Quando eu aluguei um carro no Algarve em 2019 eu escolhi fazer essa última opção (fazer a busca no site e resolver tudo pessoalmente na loja) e o cara da loja disse que muitas vezes rolam promoções no site. Então, é mais provável que você consiga uma oferta melhor se fizer todo procedimento online. No entanto, ele também disse que algumas vezes as lojas físicas oferecem boas condições em termos de descontos no seguro e pacotes.

Mas, eu continuo achando que alugar o carro online tem mais probabilidade de pegar bons descontos e, se você reservar com antecedência como é o recomendado – pelo menos de 7 dias, tem chances de pegar o carro que você quer num preço bem bom, diferente do que chegar no dia e na hora e querer alugar algo que você viu disponível no site há muito tempo (aconteceu comigo – eu vi um carro no site no início de uma viagem de 20 dias e quando estávamos no final da viagem decidimos alugar pessoalmente e o carro que eu tinha visto já não estava mais disponível).


DICA!

GANHE $10,00 DÓLARES DE DESCONTO NA WORLDPACKERS

A Worldpackers é uma plataforma brasileira que permite você viajar e trabalhar durante a viagem trocando sua força de trabalho (habilidade, vontade de aprender e ajudar) e seu tempo – durante algumas horas do seu dia – por acomodação e comida em vários países do mundo.

Usando meu código VIDAMOCHILEIRAWP você ganha 10,00 dólares de desconto e só paga 39,00 dólares por ano (uma única vez) pra viajar pela plataforma quantas vezes você quiser pra vários países do mundo sem pagar por acomodação e comida.

CUPOM: VIDAMOCHILEIRAWP

TORNE-SE UM MEMBRO VERIFICADO

Aluguel de carro em Portugal: dicas, documentos e maisPasso a passo de como alugar um carro em Portugal 

Na hora de alugar um carro pessoalmente na loja, você vai apresentar seus documentos: passaporte válido, carteira de motorista válida e um cartão de crédito/débito internacional. O atendente vai te perguntar qual tipo de carro você quer (se você for zero à esquerda com carros como eu ou se não se importar com o modelo e tamanho, vai dizer: O mais barato, por favor! Rsrsrsrs) e qual tipo de seguro você prefere.

Como eu disse antes, geralmente existem três tipos de planos: Basic, Comfort ou Premium (os nomes mudam de locadora pra locadora). O plano geralmente é diferenciado pelo tipo de seguro (com ou sem cobertura total) e se precisa ou não de depósito calção pra retirada do carro (um valor que fica preso no seu cartão de crédito e só é liberado quando você devolve o carro). Eu vou explicar sobre a questão dos seguros e depósito calção mais abaixo.

Depois que você escolhe o seu carro e o seu plano, você assina o contrato e efetua o pagamento. Se o seu plano não tem seguro total, o próximo passo é ir junto com o atendente até o carro e juntos vocês verificarem todas as marcas do carro, arranhões, amassados, etc pro atendente marcar no desenho do seu contrato os danos que já estavam no carro antes de você alugar. Isso serve como um respaldo seu na hora de devolver o carro e não pagar por danos que não foi você que vez. Até porque, se você não alugou o carro com seguro total, qualquer arranhão ou amassado extra você tem que pagar!

Outra coisa que você e o atendente checam juntos é o nível de combustível que está no carro no momento do aluguel, porque geralmente está em contrato que você precisa devolver o carro com o mesmo nível de combustível. Além disso, é sempre bom perguntar qual o melhor tipo de combustível recomendado pro carro que você está alugando (qual a melhor gasolina, por exemplo).

É bom também você usar esse tempo junto com o atendente pra perguntar coisas específicas do carro, como por exemplo botões, estepe, volante (eu não sabia como subir e descer o volante, por exemplo), etc. Ah!! E também, em casos emergência, que número contatar e como agir, principalmente se essa é a sua primeira vez alugando um carro.

Porto em Portugal o que fazer: roteiro completo e dicas

Quanto custa alugar um carro em Portugal?

Depende da época que você vai alugar o carro. Os valores mudam conforme a demanda, ou seja, na baixa temporada os valores são muito mais baixos que na alta temporada. Leia-se baixa temporada em Portugal do início de outubro ao início de junho e alta temporada de meados de junho ao final de setembro.

Mas, geralmente alugar carro em Portugal não é caro (obviamente dependendo do modelo do carro que você escolhe rsrsrsrs). O que vai determinar o valor do aluguel do seu carro são esses fatores:

Modelo, marca e tamanho do carro;

Manual X automático (você precisa ter em mente que o valor do carro é mais caro caso ele seja automático, geralmente as melhores ofertas são para carros manuais);

Idade do condutor: 19-24 anos, 25-74 anos, 75+

Antecedência da reserva: Se você reservar online um carro pro dia seguinte ele vai custar muito mais caro (o dobro ou mais) do que reservar um carro com antecedência de, no mínimo, 7 dias. Apesar do mais indicado ser reservar um carro com 15 a 30 dias de antecedência;

Quantidade de dias e dia da semana: Quando você aluga por mais dias, o valor por dia (dividindo o total pago pelo número de dias alugado) sai mais barato do que alugar o carro por apenas um dia. Por exemplo, vamos dizer que o valor do aluguel de um carro custe €8,00 por dia. Mas, você decidiu alugar o carro por 5 dias e o valor total foi €22,29 – isso significa que o valor da diária do seu carro foi €4,45. Outra coisa que eu acho que influencia no valor total do aluguel do seu carro é o dia da semana que você aluga (isso não é um fato comprovado), porque a partir das minhas pesquisas eu verifiquei que os carros têm valores mais baratos se alugados entre segunda e quarta-feira. De quinta a domingo os valores cobem um pouco.

DICA IMPORTANTE PRA ECONOMIZAR: Eu descobri que a Centauro mantém o mesmo preço de um dia de aluguel pra até de 3 dias de aluguel, ou seja, não importa se você vai alugar o carro por um, dois ou três dias, o valor total será o mesmo! Ou seja, vale muito mais a pena alugar o carro por três dias!!! CHO-CA-DA!

No entanto, se você faz o aluguel na Centauro de apenas um dia de carro e quer contratar o seguro o valor total do plano Comfort vai ser: O valor do carro + 3 dias de seguro. Então, usando um exemplo real de valores: Se você aluga o carro por um dia o valor total no plano Basic é de €5,06 e no plano Comfort é de €68,06 (= €5,06 + 3x €21,00 – valor do seguro total por dia). E, se você alugar o carro por 3 dias o valor total será exatamente o mesmo: €5,06 no plano Basic e €68,06 no plano Comfort.

Serviços extras: GPS, Via Verde, cadeirinha de bebê, número de condutores, etc;

Seguro do carro: sem seguro, parcial (cobre seu carro, mas não o de terceiros – caso de batidas, por exemplo) ou total (cobre seu carro e o de terceiros – é o mais recomendado).

Local de recolha e devolução do carro: Pegar e devolver no mesmo lugar sai mais barato do que pegar em um lugar e devolver em outro.

Fazendo uma pesquisa rápida e comparando as locadoras, a MÉDIA de preços que encontrei foi essa (mas, vai depender muito dos vários fatores citados acima e da locadora que você vai alugar):

– Basic (sem seguro): €9,72 (baixa temporada) | €39,25 (alta temporada)

– Comfort (com seguro): €40,22 (baixa temporada) | €78,24 (alta temporada)

O plano Comfort inclui seguro total e não necessita de depósito. Eu acredito que essa seja a melhor opção na hora de alugar um carro.

É necessário contratar o seguro do carro?  

O Seguro do carro não é obrigatório, mas é muito recomendado. Você pode alugar um carro sem seguro e se responsabilizar pelas consequências que, provavelmente, serão muito maiores do que o que você pagaria na diária do seguro, que geralmente custa em torno de €21,00 euros por dia – cobertura total.

Fazer o seguro do carro é como fazer o seu seguro viagem. É pensar nas possibilidades negativas. É fazer, rezando pra não usar! É viajar e dirigir com a paz de espírito que se alguma coisa acontecer, tudo bem, dos males o menor, afinal, você tem seguro! Eu acho que não fazer o seguro do carro é fazer uma economia burra, porque se der ruim durante sua viagem, pode ir chorando porque a facada será em euro, né?

Caso você decida alugar um carro sem seguro, será necessário um depósito deixar um depósito de €1.050,00 a €1.200,00 euros, que vão ficar presos no seu cartão de crédito/débito internacional até você devolver o carro. Se você devolver o carro sem nenhum arranhão, o valor é liberado no seu cartão em até 12 dias. Mas, caso você tenha tido algum acidente, o valor relativo ao dano será descontado do seu cartão.

Aluguel de carro em Portugal: dicas, documentos e mais

IMPORTANTÍSSIMO: Tenha em mente que esse valor do depósito vai ficar literalmente preso, ou seja, se você estiver no meio da sua viagem e precisar usar esse dinheiro, não vai conseguir até dar o prazo de 12 dias corridos – esse prazo varia de banco pra banco, mas é legal ter essa margem de segurança na sua cabeça!

O valor do depósito varia de locadora pra locadora. Algumas pedem mais e outras pedem um valor menor, mas se você tá pensando em alugar um carro sem seguro já vai sabendo que você precisa ter, pelo menos, €1.050,00 euros na sua conta pra poder travar só pra alugar o carro.

Caso você decida alugar o carro com seguro total, aí existem duas opções – que também variam de locadora pra locadora:

1- Não precisar fazer depósito nenhum na hora de pegar o carro. Você chega lá, assina o contrato, pega a chave e vai curtir a sua viagem (a Centauro trabalha assim. Se você aluga o carro com seguro o depósito é €0);

2- Você paga um valor “simbólico” de depósito que varia entre €100,00 e €500,00 euros, que serão travados no seu cartão de crédito/débito internacional e serão liberados em até 12 dias contando a partir do dia da devolução do carro (essa é a forma como a maioria das locadoras trabalha).

Eu particularmente gosto do jeito que a Centauro trabalha porque não bagunça seu planejamento financeiro durante a viagem. O seguro total na Centauro sai por €21,00 euros por dia e cobre seu carro e o carro de terceiros (em caso de batidas, por exemplo). No final do contrato, tem dois números de telefone para serem acionados em caso de emergência ou assistência técnica.


ATENÇÃO!

O seguro viagem é obrigatório para entrar e viajar pela Europa.

Eu contratei o seguro viagem da Seguros Promo pra minha viagem de 3 meses pela Ásia e curti muito o serviço. O custo X benefício foi maravilhoso e o atendimento foi muito bom (usei o seguro na Tailândia). Use o cupom VIDAMOCHILEIRA5 e ganhe 5% de desconto!

A Seguros Promo tem atendimento e suporte em português tanto em chamadas internacionais quanto pelo Whatsapp: +55 (31) 3972-7096. Explico melhor nesse post como você pode escolher o seu seguro viagem internacional.

No entanto, existe uma opção mais barata pra quem vai fazer viagens mais longas ou vai se tornar um nômade digital. O SafetyWing é o primeiro seguro viagem internacional do mundo desenvolvido para atender às necessidades de nômades digitais ou pessoas vivendo no exterior em todo o mundo. Você paga $37,00 dólares por 4 semanas.

SafetyWing tem cobertura mundial e cobertura (de 90 dias) no país de origem. Está disponível para compra em 180 países e pode ser comprado ou renovado quando você já estiver viajando. Qualquer pessoa pode adquirir o SafetyWing, não precisa ser nômade digital pra usar esse seguro viagem.

O ponto positivo do SafetyWing é que ele é 1/3 do valor da maioria dos seguros viagens, mas o ponto negativo é que ele ainda não tem atendimento e suporte em português. Tem um post no blog muito completo explicando sobre o seguro viagem SafetyWing.

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!


O que é a via verde? É obrigatório alugar a via verde com o aluguel do carro?  

A Via Verde é um sistema de pedágio eletrônico em Portugal, que funciona através de um aparelhinho que fica localizado no para-brisa do carro. Esse aparelhinho facilita o pagamento em 18 Concessões e Subconcessões de auto-estradas nacionais do país. Quando você tem esse aparelho no carro, você pode passar direto pela via exclusiva do pedágio (que na maioria das vezes fica na faixa da esquerda com uma placa verde indicando) sem parar pra pagar. O leitor da Via Verde vai contabilizar todos os pedágios numa fatura que é fornecida no final da sua viagem pela locadora do seu carro. Caso você passe na via exclusiva da Via Verde sem ter o aparelhinho, seu carro é fotografado e inicia-se a tramitação legal e cobrança de multas.

A Via Verde serve pra economizar tempo na sua viagem. Na alta temporada as autoestradas ficam muito movimentadas e o fluxo grande de carros acaba gerando muitas filas no pedágio (que geralmente é através de máquina e não tem uma pessoa pra auxiliar no pagamento e troco – inclusive, a melhor forma de pagar esses pedágios é via cartão, caso você não tenha a Via Verde, mas tem como pagar com dinheiro também).

Tendo a Via Verde você passa direto sem parar. No entanto, existe um limite de velocidade de 40 a 60 km/h pra leitura do aparelhinho ser feita com sucesso.

O aluguel do aparelhinho da Via Verde pode ser feito diretamente nas locadoras e é totalmente opcional. Você não é obrigado a alugar o aparelho se não quiser. O valor do aparelho é de €1,80 euros por dia e esse valor é padrão em qualquer locadora.

Ahh! Lembrando que esse valor será inserido no valor total do seu carro e se você for pagar com cartão de crédito internacional terá o IOF de 6,38% embutido no valor.

Quando você devolve o carro, a locadora te mostra a fatura dos pedágios que você passou e você pode pagar esse débito diretamente com a locadora.

Em 4 dias de roadtrip no norte de Portugal, passando por Guimarães, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Soajo, Lindoso e Gerês, nós gastamos €16,00 euros no total com pedágios + 4x €1,80 do aparelhinho da Via Verde. Achamos que valeu super a pena e deixou a nossa viagem muito mais tranquila.

Mais informações no site da Via Verde.

MELHOR JEITO DE LEVAR DINHEIRO PRA SUA VIAGEM E ECONOMIZAR!

Novo jeito de viajar pelo mundo sem se preocupar em levar dinheiro vivo pras viagens ou se preocupar em fazer dezenas de cotações diferentes em casas de câmbio. Tem um post no blog sobre Como levar dinheiro para o exterior.

Com a Transferwise você pode transferir o seu dinheiro pro exterior em menos de 5 dias, de forma super segura (eu já uso os serviços há mais de 6 meses e é realmente rápido e seguro). Você pode criar o seu cartão de débito sem fronteiras pra ser usado no mundo todo. A melhor parte é que a cotação deles é uma das mais baratas do mercado (cotação da Mastercard) e você converte o seu dinheiro pra moeda que você desejar de forma rápida, segura e barata.

ABRA SUA CONTA AGORA, DE GRAÇA, SEM ANUIDADE!

VEJA COMO O SEU DINHEIRO É ENVIADO.


Pedágios em Portugal: Como funciona? 

Os pedágios em Portugal são cobrados dependendo do trecho percorrido, ou seja, o valor varia de trecho pra trecho e de acordo com a Via. Funciona de forma simples, mas bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Você basicamente retira seu ticket no guichê do pedágio e guarda (não é agora que você paga) até achar a saída da autoestrada. Você vai pagar, nesse guichê de saída da autoestrada, o valor do pedágio relativo ao trecho que você percorreu até ali. Ou seja, não perca seu ticket do pedágio pra evitar dor de cabeça na estrada.

Outra forma de pedágio em Portugal são os pórticos eletrônicos, que são tipo “postes de pedágio com câmera” que não tem guichê para retirada de ticket ou pagamento. O controle desses pórticos eletrônicos é feito através da placa do carro (caso você não tenha a Via Verde). Se você não tiver Via Verde, aí você TEM QUE ir até uma loja dos Correios (CTT) em até 5 dias úteis após a data de cobrança do pedágio pra efetuar o pagamento. Não deixe esses 5 dias passar pra evitar multa!

O mais recomendando é se manter nas autoestradas principais que estão sinalizadas pela letra A, apesar desses trajetos terem pedágios, o percurso é muito mais rápido e tranquilo. Caso você queira evitar os pedágios, a recomendação é seguir pelas estradas sinalizadas pelas letras B e C são vias locais, no entanto, na maior parte das vezes não valem a pena porque os caminhos são bem mais longos e sinuosos.

Recomendo ler esse post do blog Euro Dicas pra entender mais sobre os pedágio em Portugal.

Combustível em Portugal

Quando você aluga um carro, geralmente o tanque vem cheio e você precisa devolver ele da mesma forma. Se ele vem pela metade, você devolve ele pela metade. Não tem mistério. A não ser que seu contrato (ou seu plano) te permita devolver o tanque na reserva, mas isso não é muito comum. Em algumas locadoras, você precisa pagar um depósito de gasolina e em outras não.

Sobre os postos de gasolina em Portugal: A maioria dos postos de gasolina em toda Europa vai bem na vibe da independência – você mesmo coloca sua gasolina. É bem simples e tem duas formas de ser feito isso:

1- Você para perto da bomba, abastece quanto você quer e paga direto na bomba através de cartão de crédito/débito internacional ou paga na loja de conveniência dizendo o número da sua bomna;

2- Você para perto da bomba (vê o número dela) e ANTES de colocar a gasolina, vai na loja de conveniência e diz quando você quer pagar. A pessoa do caixa vai liberar a bomba e você vai colocar o tanto de gasolina referente ao valor que você pagou, porque a bomba vai travar quando chegar no valor pago. Eu particularmente acho esse jeito mais seguro de ser feito pra evitar problemas com mal entendidos, porque às vezes a bomba não zera da pessoa anterior e você acha que tá colocando um valor e tá colocando outro, aííí, eu acho mais seguro pagar o valor na loja de conveniência e evitar dor de cabeça boba.

Nós gastamos € 40,00 no total para os 4 dias de viagem rodando com o carro (822Km percorridos).

Estacionamentos em Portugal

Os estacionamentos em Portugal geralmente são na rua e, muitas vezes são pagos. No entanto, essas vagas são pagas apenas durante um período de tempo (dias úteis 9:00 às 19:00 e sábados 11:00 às 16:00 – Fora desse período a vaga é gratuita) e, algumas, tem duração máxima de 2 horas de ticket, acabando essas 2 horas, você precisa pagar um novo ticket.

Existe uma maquininha que você pode pegar o seu ticket e pagar pela quantidade de tempo que você vai ficar na vaga. O valor é proporcional ao tempo da sua estada ali e você precisa colocar o ticket que sair da maquininha no vidro da frente do carro (pelo lado de dentro) para que os fiscais possam ver quando passar.

A máquina diz o valor de 30min, 1 hora e 2 horas e você precisa colocar o valor certo. Algumas máquinas dão troco (as que tem limite máximo de 2 horas, por exemplo) e outras, geralmente as que não tem limite de tempo) calculam o valor introduzido relativo em horas e te dá um ticket com o tempo equivalente aquele valor inserido na máquina.

Pra pegar o ticket do estacionamento é fácil: Você coloca as moedas (só aceita moeda) e aperta o botão verde e a máquina imprime um ticket com o horário limite que você pode ficar na vaga baseando-se pelo valor das moedas que você introduziu.

Nós pagamos em estacionamento o total de € 9,00 euros para os 4 dias rodando com o carro.


ECONOMIZE!

Ganhe R$179,00 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb

O Airbnb é uma ótima opção de hospedagem e dependendo do lugar e da quantidade de pessoas que vão viajar sai mais barato e cômodo reservar pelo Airbnb do que pelo Booking.com. Se você nunca usou o Airbnb experimente, você vai gostar!

Eu escrevi um post detalhado com várias dicas pra usar o Airbnb da melhor forma possível.
Clique no botão abaixo, faça sua pesquisa e na hora do pagamento o seu desconto será aplicado.

FAÇA SUA PESQUISA AGORA!

Aluguel de carro em Portugal: dicas, documentos e mais

Multas de trânsito em Portugal

Caso você tenha recebido alguma multa de trânsito ou de estacionamento e receba uma autuação no para brisas do seu carro é recomendado que você pague rapidamente essa multa no mesmo dia ou em até 5 dias do dia da multa numa loja dos Correios (CTT) .

Pra casos de excesso de velocidade, você pode ser notificado por carta através da locadora do carro em um período, eu acho, que de até 3 meses. Lembre-se que a locadora possui seus dados pessoais: Endereço, número de celular e cartão de crédito.

Sobre os valores pra infrações e multas em Portugal

Sobre multas de estacionamento em Portugal

Minha experiência com aluguel de carro em Portugal 

Fizemos uma roadtrip de 4 dias pelo norte de Portugal, a viagem foi curtinha, mas deu pra ver muitas coisas e conhecer muitos lugares incríveis. As estradas são ótimas e bem sinalizadas e as paisagens são de tirar o fôlego.

A gente alugou o carro na Centauro. A loja deles fica no aeroporto do Porto (eles têm lojas na Espanha, Itália, Grécia e outras em Portugal – Lisboa, Faro e Madeira) e dá pra chegar lá super fácil indo de metrô. Quando você chegar no aeroporto, vá até o primeiro andar (na área de desembarque) e procure os guichês das locadoras. A centauro não tem um guichê próprio, mas tem sempre um funcionário lá te esperando. Assim que você achar esse funcionário, ele vai ligar pro transfer vir te buscar e te levar até a loja.

Pra alugar o carro você só precisa do seu passaporte válido, da sua carteira de motorista válida (pode ser a brasileira mesmo, não precisa ter a carteira de motorista internacional pra alugar carro em Portugal) e de um cartão de crédito/débito internacional. Eles abrem das 7:00 às 23:00 todos os dias!

Nós gostamos bastante do atendimento da Centauro e da facilidade que foi pra alugar o carro. Uma outra coisa que a gente gostou bastante foi do horário de funcionamento longo, que permitiu a gente pegar o carro bem cedinho e devolver bem tarde, ou seja, deu pra aproveitar muito bem o dia (pegamos o carro às 9:00 e devolvemos às 23:00). Ahh! Além disso, a Centauro tem aquela política de depósito €0 quando você aluga o carro com seguro total, o que facilita muito a vida de quem tá com o dinheiro da viagem todo planejado e não consegue deixar esse dinheiro retido por 12 dias.

Eu consegui um desconto de 15% pros seguidores do Vida Mochileira até o dia 20/12/2020. O código de desconto na Centauro é o IVMRL15! 💃

O carro dessa roadtrip em Portugal foi uma cortesia dada ao Vida Mochileira pela Centauro, mas gostaria de dizer que todas as informações acima e a minha opinião sobre a empresa são verdadeiras e de minha inteira responsabilidade com a credibilidade dos conteúdos que eu divulgo. 

DICA DE OURO: Existe uma aba no blog chamada “ROTEIROS GRATUITOS” e lá você pode baixar todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem. É tudo gratuito e você encontra na planilha não só dica de lugares pra visitar, como também dicas de transportes, hostels e gastos.

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Até a próxima!

Beijos,

Mary

 

Gostou das dicas do blog?
Aproveite os descontos abaixo para economizar nas suas viagens!

Toda vez que você usa um link do blog, o Vida Mochileira ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso nas minhas viagens e recomendo:
– Voluntariado em viagens: Worldpackers (U$10 OFF)
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb (até R$179 OFF)
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago: @fuigosteitrips (5% OFF)
– Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF), SafetyWing ($37 dólares por 4 semanas)

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Maryana Teles
Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Eu amo viajar sozinha e fazer voluntariados. Eu uso as minhas viagens como uma ferramenta de autoconhecimento e aprendizado e quero compartilhar esse processo com você. Bora?!