
SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais
RELATO ESCRITO POR ANDREA LEONEL
Atualizado em 01/11/2023. Originalmente publicado em 02/12/2019.
SafetyWing é um seguro viagem feito por nômades para nômades. Esse é o lema da start-up norueguesa, mas na real nada impede viajantes de curta duração de aproveitar as vantagens desse seguro viagem. Nesse post, eu vou mostrar pra vocês porque eu escolhi a Safety Wing como meu seguro-saúde pra minha viagem que já dura 10 meses.
Nesse post você vai ler:
- Por que contratar um seguro viagem?
- Quais são as vantagens do seguro viagem da SafetyWing?
- Quanto custa o seguro viagem da SafetyWing?
- O que é e como funciona o deductible da SafetyWing (franquia de $250 dólares)?
- A SafetyWing cobre bagagem perdida?
- Cobertura no país de origem pela SafetyWing
- O que é o Nomad Insurance 2.0 da SafetyWing?
- Como contratar o seguro viagem da SafetyWing?
- Vale a pena contratar o seguro viagem SafetyWing?
- Minha experiência com a SafetyWing
Por que contratar um seguro viagem?
Seguro viagem é provavelmente a única coisa que você paga mas espera nunca usar. Justamente por isso, alguns viajantes acham que não vale a pena contratar um e contam com a sorte pra nada dar errado durante a viagem. Pessoalmente, eu acredito que pagar seguro viagem é comprar paz de espírito e tranquilidade.
Um viajante sem seguro viagem que tem o laptop roubado num hostel entra em pânico, chora, liga pros pais e esperneia. Já o viajante com seguro viagem na mesma situação fica um pouco chateado, mas sabe que o seguro vai cobrir o valor do laptop. Durante a minha viagem, na Polônia, uma van que eu tinha acabado de pegar deu ré em cima de mim enquanto eu pegava minhas malas no porta-mala. Foi um susto enorme, eu machuquei, mas em momento algum eu me preocupei com gastos que eu teria por causa daquele acidente. Um evento assim já é traumático o suficiente, a última coisa que queremos é ter que pensar em dinheiro numa hora dessas, né?
O seguro viagem também cobre algumas coisas que você nem imagina. Perdeu o passaporte? O seguro viagem cobre não só o custo de tirar um passaporte novo como também a sua estadia, caso tenha que ficar no mesmo lugar por mais tempo do que o planejado esperando o novo documento. Se acidentou e precisou ficar internado num país aleatório? O seguro viagem cobre uma passagem de avião para um familiar, dependendo da gravidade.
É claro que a cobertura do seu seguro vai depender da sua apólice, portanto sempre leia com atenção a sua apólice pra aproveitar ao máximo o seu seguro.

Quais são as vantagens do seguro viagem da SafetyWing?
O maior diferencial da SafetyWing é o fato de que você não contrata o seguro por um período fixo de tempo. Você o contrata por um mês e ele vai se auto-renovando até que a sua viagem acabe. Os benefícios desse tipo de contrato são inúmeros. Se você não sabe ao certo a duração da sua viagem, você pode simplesmente deixar ele se auto-renovar e cancelar quando parar de viajar. Além disso, tem-se a conveniência de pagar um valor por mês, ao invés do valor cheio no momento da contratação.
Outra grande vantagem da SafetyWing é que você não precisa limitar o seguro pra uma localidade específica. A única definição que você precisa fazer é se você quer que o seguro inclua os Estados Unidos ou não, já que ele tem um valor diferente para os EUA. Caso não o inclua, o seguro vale normal para todos os outros países do mundo, com a exceção de Cuba, Irã e Coreia do Norte.
O Seguro SafetyWing também permite que você contrate o seguro depois que sua viagem se iniciou. Isso é algo quase inédito deles, já que a maioria dos seguros precisam ser contratados antes da viagem começar.
E, finalmente, uma vantagem preciosa da SafetyWing é que ele também te cobre no seu país natal por um período de 30 dias a cada 90 dias. Isso é maravilhoso pra quem é nômade e gosta de visitar a família ou de voltar para o seu país-base por um período de tempo. Eu, por exemplo, não tenho plano de saúde no Brasil há mais de 7 anos, desde que me mudei pra Inglaterra. Mas se for para o Brasil, estarei coberta pela SafetyWing.
Quanto custa o seguro viagem da SafetyWing?
Eu nunca contratei seguro de outras operadoras e não tenho muita noção de preços de seguro no Brasil, mas sempre que eu recomendo a SafetyWing pra brasileiros, eles me dizem que o preço é muito em conta.
A SafetyWing cobra $ 45,08 dólares por mês para a cobertura sem Estados Unidos. Com os EUA incluso, o seguro sobe para $ 68,00 dólares mensais. Esse valor vale para viajantes entre 10 e 39 anos e vem com um “deductible”. Viajantes mais velhos também podem contratar o seguro, mas o preço sobe um pouco.
MUITA ATENÇÃO PARA O DEDUCTIBLE: Quando eu estava morando na Bósnia, eu tive uma infecção de ouvido bem séria. Eu usei o sistema de saúde da Bósnia, paguei pela consulta e pelos remédios. Depois, contactei a SafetyWing e enviei todos os meus recibos. Eu já estava linda esperando meu reembolso, quando eles me alertaram sobre o “deductible”.
O “deductible” é um valor estipulado que você precisa gastar em despesas médicas para que o seguro passe a cobrir seus gastos. Ou seja, no caso da SafetyWing, os primeiros $ 250,00 dólares gastos em médicos e medicamentos são seus. Depois disso, a SafetyWing passa a cobrir todos os seus gastos. Lembrando que o deductible é só para gastos médicos. Para gastos com imprevistos de viagens – como perda de passaporte, voo cancelado, etc – não tem deductible, ou seja, a SafetyWing cobre todos os seus gastos desde o primeiro centavo.
O deductible é algo extremamente comum no mundo dos seguros e não é exclusivo da SafetyWing. Pelas minhas pesquisas, o deductible da SafetyWing é bem baixo. Existem seguros sem esse deductible, mas aí o valor do seguro fica mais alto, então acho que não vale a pena.
RESUMO DOS PREÇOS DA SAFETYWING POR IDADE (4 semanas):
– Idades entre 15 dias e 9 anos: $ 45,08 (sem os EUA) ou $ 83,44 (incluindo os EUA)
– Idades entre 10 e 39 anos: $ 45,08 (sem os EUA) ou $ 83,44 (incluindo os EUA)
– Idades entres 40 e 49 anos: $ 73,92 (sem os EUA), pra incluir os EUA você vai pagar mais caro
– Idades entre 50 e 59 anos: $ 115,92 (sem os EUA), pra incluir os EUA você vai pagar mais caro
– Idades entre 60 e 69 anos: $ 157,36 (sem os EUA), pra incluir os EUA você vai pagar mais caro
OBSERVAÇÃO: Você também consegue usar a calculadora do site pra pagar um valor menor que $ 45,08 dólares, caso a sua viagem seja mais curta que 4 semanas. Planeje as datas específicas no site da SafetyWing.
O que é e como funciona o deductible da SafetyWing (franquia de $250 dólares)?
Deductible quer dizer franquia e, no caso da SafetyWing, o deductible (franquia) é de $250 dólares.
A franquia é a quantia específica em dinheiro que você tem que pagar pelas despesas médicas elegíveis antes que o seguro comece a reembolsar esses serviços.
No caso da SafetyWing, a franquia é de $250 dólares por período de certificado (ou seja, a data de início e término de sua apólice) e se aplica a todas as despesas médicas, exceto exames odontológicos de emergência e exames oftalmológicos de emergência.
Como funciona a franquia da Safetywing?
Sua franquia começará em $250 dólares. Se você for ao hospital e sua conta médica for de $150 dólares, você terá que pagar primeiro, registrar uma solicitação e, se ela for aprovada, sua franquia será reduzida para $100.
Se você for de novo ao hospital e a sua conta médica for de $170 dólares desta vez, você precisará pagar primeiro e registrar uma solicitação. Se o seu pedido for aprovado, os primeiros $100 dólares reduzirão sua franquia para $0 e os últimos $70 dólares serão reembolsados.
Agora que você atingiu sua franquia, para todas as reivindicações futuras, você será reembolsado, desde que sua reivindicação seja aprovada.
Outro exemplo, se você for no hospital e sua conta médica for de $500 dólares, você precisa pagar o valor total e enviá-lo para reembolso. Assim que for analisado e for elegível, a SafetyWing te reembolsará os $250 dólares (menos sua franquia de $250). Na próxima vez que você enviar a solicitação e for elegível, receberá o valor total de reembolso sem ser descontado os $250 dólares de franquia.
Quanto tempo dura a franquia? Apenas 4 semanas e reinicia novamente?
Não, a franquia da SafetyWing será de acordo com o ano do certificado. Digamos, por exemplo, que você tenha um período fixo de 4 meses que pode ser estendido até 364 dias no máximo, então a franquia é aplicada apenas uma vez durante todo esse período.
Ou seja, a franquia de $250 dólares reinicia a cada período de 364 dias. Uma vez que o número máximo de dias que é de 364 dias, você terá que comprar outro e a franquia será redefinida.
Como pedir o reembolso da SafetyWing?
Você pode iniciar seu processo de solicitação preenchendo a declaração do solicitante com informações relevantes e dados bancários. A declaração da reivindicação pode ser encontrada aqui.
Certifique-se de anotar seu código de política atual aqui:

– Seu relatório médico (uma nota do seu médico que inclui sintomas, diagnóstico e tratamento);
– Uma fatura detalhada descrevendo o que você pagou e;
– Comprovante de pagamento ou recebimento
Eles estão localizados na parte inferior das páginas 5, 7 e 8. Você pode adicionar 1 documento a cada clipe de papel (máximo de 3 documentos).

Emergências
– Hospital: Serviços de quarto e de enfermagem.
– Tratamento intensivo: Até o limite máximo geral.
– Ambulância: Cobranças usuais, razoáveis e habituais quando uma doença ou lesão coberta resultam em hospitalização.
– Cuidados urgentes: Co-pagamento de $ 50,00 dólares – não sujeito a dedução.
– Fisioterapia e tratamento quiroprático: Até $ 50,00 dólares por dia. Deve ser solicitado com antecedência por um médico.
– Dental de emergência: Até $ 1.000,00 dólares. Não sujeito a dedução.
– Todas as outras despesas médicas elegíveis: Até o limite máximo geral.
O seguro viagem da SafetyWing NÃO cobre…
– Atividade esportiva de alto risco
– Doença ou lesão pré-existente
– Tratamento do câncer
Imprevistos
Imprevistos podem acontecer quando você estiver viajando. O seguro viagem da SagetyWing inclui cobertura para atraso de viagem, bagagem despachada perdida, resposta a emergências, desastres naturais e responsabilidade pessoal.
– Interrupção de viagem: Até US $ 5.000. Não é dedutível.
– Atraso na viagem: Até $ 100,00 dólares por dia após um período de atraso de 12 horas, exigindo uma estadia não planejada durante a noite. Sujeito a no máximo 2 dias. Não é dedutível.
– Bagagem despachada perdida: Até $ 3.000,00 dólares por período de certificado; $ 500,00 dólares por item. Limite de vida útil de até $ 6.000,00 dólares. Não é dedutível.
– Desastre natural – um novo lugar para ficar: Até $ 100,00 dólares por dia, durante 5 dias. Não é dedutível.
– Evacuação política: Vida útil máxima de até $ 10.000,00 dólares. Não sujeito a dedução.
– Evacuação médica de emergência: Vida útil máxima de até $ 100.000,00 dólares. Não sujeito a limite máximo dedutível ou total.
A SafetyWing ainda cobre a ação de terceiros
– Lesão em outra pessoa: $ 25.000,00 dólares
– Propriedade de outra pessoa: $ 25.000,00 dólares
– Propriedade relacionada a uma outra pessoa: $ 2.500,00 dólares
A SafetyWing cobre morte ou perda de algum membro
– Perda de 1 membro: $ 25.000,00 dólares
– Perda de 2 membros: $ 50.000,00 dólares
– Vida útil máxima: $ 50.000,00 dólares
– Morte: $ 50.000,00 dólares
* O benefício máximo a ser pago para qualquer família ou grupo é de $ 250.000,00 dólares, num mesmo período. Não sujeito a limite máximo dedutível ou global.
A SafetyWing cobre bagagem perdida?
Sim! O benefício de bagagem despachada perdida oferece $ 500 por item com um máximo de $ 3.000 por apólice e um limite vitalício de $ 6.000.
Para ser elegível a esse benefício, a sua bagagem despachada perdida ainda deverá estar desaparecida após 10 dias. Além disso, você deve ter preenchido um relatório de incidente com a companhia aérea/linha de cruzeiro e preenchido suas instruções e formulários para tentar recuperar sua bagagem.
Em termos de prova, aqui está o que você precisa:
– Recibo de confirmação por escrito da companhia aérea ou navio de cruzeiro na data e hora da bagagem recebida
– Relatório de irregularidades patrimoniais por perdas sob custódia das transportadoras
– O relatório de incidente que você preencheu, bem como a documentação da transportadora de que a bagagem foi despachada
– Documentos que indiquem o valor da compensação de companhias aéreas ou outras fontes (se aplicável)
– Boletim de ocorrência/perda policial apresentado no local da perda dentro de 24 horas (se aplicável)
– Lista de itens roubados com informações sobre marca/modelo, data de compra e preço de compra
– Comprovante de propriedade: recibos de compra e/ou cartões de garantia. Caso você não possua mais o recibo ou cartão de garantia, também poderá ser utilizado o extrato bancário ou do cartão de crédito.
Na ausência destes, por vezes, os números de série do item podem ser usados como prova de propriedade (algumas pessoas tiram fotografias dos números de série ou anotam-nos).
Leia também:
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como passar na imigração de qualquer país
Cobertura no país de origem pela SafetyWing
As despesas com tratamento médico de doenças ou lesões inesperadas cobertas pela SafetyWing também são cobertas durante visitas curtas ao seu país de origem.
Você precisa de um período de seguro ativo de pelo menos 90 dias. Sua visita ao país de origem não deve ter como objetivo obter tratamento para uma doença ou lesão ocorrida no exterior.
Você está coberto por até 30 dias em seu país de origem (15 dias para os EUA) para condições médicas elegíveis imprevistas. Você não pode acumular dias extras, apenas 30 dias (15 dias para os EUA) estão disponíveis por período de 90 dias.
Se você permanecer no seu país de origem por mais de 30 dias (15 para os EUA), sua cobertura será pausada até você partir. A cobertura será retomada assim que você sair novamente do seu país de origem.
Você deve visitar seu país de origem vindo do exterior, após a data de início do seguro. No caso de uma reclamação, você terá que comprovar a data em que entrou no seu país de origem e a data em que pretendia partir (por exemplo, fornecendo os seus bilhetes de avião).
O que é o Nomad Insurance 2.0 da SafetyWing?
Além de algumas pequenas diferenças na política, algumas das principais diferenças entre as duas versões são:
Inclusão de esportes de aventura
Obtenha cobertura pra mais de 30 esportes de aventura, como mergulho em cavernas, quadriciclo e mergulho, além de todas as outras atividades que a SafetyWing já cobre.
Inclusão de roubo de eletrônicos
Seja reembolsado em até US$ 1.000 por item se seu laptop, telefone, câmera ou outro dispositivo eletrônico for roubado.
Experiência de reembolso redesenhada
A SafetyWing renovou completamente o processo de reclamações e reembolso pra tornar o retorno mais rápido e o formulário mais fácil de usar.
Confira o site da SafetyWing agora!
Como contratar o seguro viagem da SafetyWing?
É super fácil contratar o seguro viagem SafetyWing. É só seguir esse passo a passo que não tem erro!
1. Acesse o site da SafetyWing;
2. Faça seu login no site, clicando no botão na parte superior direita. Preencha seus dados pessoais ou use o login rápido do Facebook;
3. Escolha as datas da sua viagem: Você pode pegar o valor fechado de 4 semanas $ 36,96 dólares ou escolher datas específicas clicando em “I want an end date”, dessa forma a calculadora do site te dará a cotação pras suas datas específicas.
4. Preencha mais informações sobre a sua viagem:
– Dados para contato;
– Beneficiário;
– Destinos (eles precisam saber pelo menos o primeiro destino da sua viagem);
“Precisamos apenas saber o seu primeiro destino para que sua cobertura seja válida em todo o mundo, mas alguns países exigirão uma “carta de visto” com confirmação do seguro para entrada, por isso é recomendável adicionar todos os seus destinos. Seus destinos não podem ser: Irã, Coreia do Norte, Cuba ou seu país de origem – No entanto, você ainda pode visitar sua casa, nosso seguro inclui cobertura acidental do país de origem por até 30 dias a cada 90 dias. Leia mais sobre isso aqui.”
5. Se você vai viajar sozinho ou em grupo;
6. Revisão das suas informações;
7. Pagamento: Preencha seus dados bancários e contrate seu seguro viagem.
OBSERVAÇÃO: Ao contratar o seguro viagem para nômades digitais da SafetyWing você concorda em pagar o valor do seguro como se fosse uma mensalidade. Ela é debitada do cartão cadastrado a cada 28 dias, mas você pode cancelar o seguro a qualquer momento sem taxas adicionais. O formato de débito direto é justamente para ajudar os viajantes a longo termo a não terem que se preocupar com isso durante a viagem. Mas, se você tem data específica para terminar a sua viagem, lembre-se de cancelar seu seguro viagem assim que chegar em casa!
Vale a pena contratar o seguro viagem SafetyWing?
A SafetyWing foi a melhor opção para minha viagem. O pagamento por mês, o preço justo e a flexibilidade do seguro têm sido uma benção nos últimos 10 meses.
Muitas pessoas acham que pelo fato da SafetyWing ser super em conta e ter tantas coberturas é furada e tem medo de confiar na empresa. Mas, na verdade esse seguro viagem está fazendo muito sucesso entre os nômades digitais que precisam viajar por meses e muitas vezes não sabem o próximo destino. Até mesmo pessoas que não são nômades digitais, mas estão fazendo uma viagem mais longa – passando por diversos destinos diferentes – têm dado um feedback extremamente positivo sobre as vantagens desse seguro viagem.
O valor da SafetyWing é competitivo porque eles não possuem intermediários, ou seja, eles mesmo fazem a venda e pagam as apólices e, além disso, eles oferecem a mesma apólice para todos os viajantes, o que barateia a operação.
Minha experiência com a SafetyWing
Quando fui atropelada pela van na Polônia, eu optei por não ir pro hospital porque eu tinha que pegar um ônibus pra outra cidade e meus ferimentos não eram tão graves. Mas, na Bósnia, eu utilizei o seguro para minha consulta com um otorrinolaringologista e os medicamentos.
A SafetyWing possui um sistema de busca de médicos credenciados. Você pode filtrar por especialidade e excluir médicos que não falam inglês. Se você não encontrar um médico credenciado na sua cidade, você pode sim ir em um médico qualquer. A única diferença é que você precisa pedir o reembolso manualmente, ao invés de ser automático.
No meu caso, não haviam médicos que falavam inglês em Sarajevo. Portanto, eu perguntei para amigos locais qual seria o melhor lugar pra ir e eles me mandaram pro hospital universitário. Lá, fiz minha consulta com muita mímica e com a ajuda de um enfermeiro que falava um pouco de inglês e depois fui comprar meus medicamentos. A consulta e os medicamentos ficaram £ 30,00 libras ao todo. Então, eu enviei um e-mail para a SafetyWing com meus recibos. Inicialmente, eu não obtive uma resposta, mas depois de pedir uma confirmação, eles confirmaram que receberam os meus recibos e que eles seriam contabilizados no meu deductible. Ou seja, meu deductible que era de $ 250,00 dólares, agora é de cerca de $ 210,00 já que £ 30,00 libras equivalem a cerca de $ 40,00 dólares.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para sua escolha de seguro viagem. Caso tenham mais alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar!
Meu nome é Andrea Leonel, eu tenho 28 anos e estou vivendo como nômade digital desde Fevereiro de 2019. A cada mês mudo de país e compartilho minhas aventuras e aprendizados no meu Instagram.
- Instagram: @andrealeonel_