Como foi fazer voluntariado no Nepal ajudando uma escola
Como foi fazer voluntariado no Nepal ajudando uma escola. Quais eram as minhas tarefas como voluntária, quanto eu gastei e o que eu visitei no Nepal.Viajar é mais do que apenas visitar lugares incríveis, é sobre experimentar culturas, construir conexões significativas e deixar um impacto positivo onde quer que você vá. Por isso, eu quero compartilhar como foi o meu voluntariado no Nepal.
Uma maneira poderosa de fazer isso é através do intercâmbio voluntário. Imagine combinar a aventura de viajar com a oportunidade de contribuir pra uma causa que realmente importa. É uma experiência transformadora que todo viajante deveria vivenciar pelo menos uma vez na vida.
Esse foi o meu sétimo voluntariado pela Worldpackers e eu já ajudei com:
– Jardinagem numa pousada em Paraty (4 dias – sozinha – 2018)
– Jardinagem numa fazenda vegetariana na França (10 dias – com uma amiga – 2019)
– Limpeza e recepção num hostel em Cabo Frio (6 dias – com meu irmão – 2020)
– Cuidar de cavalos num haras na Inglaterra (10 dias – sozinha – 2021)
– Redes sociais num hostel em São Francisco do Sul (6 dias – com amigas – 2022)
– Colheita de framboesas numa fazenda em Portugal (12 dias – sozinha – 2023)
– Ensinar crianças numa escola no Nepal (10 dias – com uma amiga – 2024)
Eu amo fazer voluntariado porque me permite conhecer outras culturas de forma mais profunda, aprender novas habilidades e, é claro, sair totalmente da minha zona de conforto e com isso aprender um pouco mais sobre mim mesma.
Nesse post você vai ler:
- O que é o Intercâmbio voluntário?
- Como funciona a Worldpackers?
- Como fazer voluntariado com amigos ou em casal
- Por que eu escolhi fazer esse voluntariado numa escola no Nepal?
- Quais eram as minhas funções e horários no noluntariado?
- Como foi a minha experiência fazendo voluntariado em uma escola no Nepal?
- Dicas de viagem úteis que eu usei no meu voluntariado no Nepal
- Quanto eu gastei nesse voluntariado no Nepal?
- É possível fazer turismo durante o voluntariado?
- A Worldpackers é segura? É confiável viajar com essa plataforma?
O que é o Intercâmbio voluntário?
O intercâmbio voluntário oferece a chance de você mergulhar em uma nova cultura enquanto ajuda projetos de locais, que podem ser hostels, fazendas, escolas, projeto sociais, ecológicos, holísticos, etc.
Você precisa ajudar o projeto escolhido por algumas horas por dia (entre 4 a 6 horas por dia – com dias de folgas) e em troca você recebe hospedagem, alimentação, imersão cultural e, algumas vezes, e o aprendizado de novas habilidades e até de outras línguas.
Você pode ajudar de várias maneiras diferentes usando habilidades que você já possui ou aprendendo novas habilidade. O anfitrião tem uma página onde descreve o projeto, as coisas que você precisa oferecer e o que ele vai te dar em troca. Não é preciso ter experiência prévia, você vai aprender tudo que precisa durante o voluntariado.
Fazer voluntariado proporciona uma perspectiva única, permitindo que você se envolva com pessoas locais de uma maneira autêntica e significativa. Além disso, o voluntariado é uma maneira incrível de desenvolver novas habilidades, fazer amigos do mundo todo e, o mais importante, fazer a diferença onde é necessário.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Como passar na imigração de qualquer país
Como funciona a Worldpackers?
A Worldpackers é uma plataforma que conecta viajantes com oportunidades de voluntariado em mais de 140 países.
O objetivo da Worldpackers é promover trocas colaborativas e vivências significativas, tanto pros viajantes quanto pros anifitriões. Pros viajantes é uma forma de fazer imersão cultural e baratear as viagens e pros anfitriões é uma ajuda extra pro desenvolvimento dos projetos.
Pra achar vagas como essa do meu voluntariado no Nepal, basta você se tornar membro da Worldpackers, criando o seu perfil e pagando a membresia de $49 dólares (plano mais barato).
Depois é só fazer as suas buscas pelo nome do país ou cidade e usando os filtros da plataforma (período, refeições, acomodação, experiência, etc).
Ao encontrar uma oportunidade de voluntariado que se alinha com os seus interesses, você aplica pra vaga escolhendo as datas e mandando uma breve apresentação sua pro anfitrião (dizendo porque gostou da vaga e porque você seria a pessoa certa).
Durante o voluntariado, você vai precisar ajudar nas tarefas definidas junto com o anfitrião e terá a oportunidade de aprender novas habilidades, conhecer pessoas novas e vivenciar a cultura local de forma mais profunda.
Desconto Worldpackers
Pra conversar com os anfitriões da Worldpackers através da plataforma (de forma rápida e segura) você precisa ser membro verificado e investir $49 dólares por ano.
Use o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP e ganhe $10 dólares de desconto pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses em mais de 140 países ganhando hospedagem, comida e outros benefícios!
Passo a Passo pra fazer voluntariado pela Worldpackers
1- Crie seu perfil na plataforma Worldpackers
Use o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP e ganhe $10 dólares de desconto pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses em mais de 140 países ganhando hospedagem, comida e outros benefícios!
2- Pesquise vagas nos destinos que você quer conhecer
3- Encontre vagas interessantes que se conectem com seus objetivos
4- Analise as tarefas, benefícios, disponibilidade do anfitrião e as avaliações de outros viajantes sobre aquela experiência de voluntariado
5- Verifique a disponibilidade de datas
6- Aplique pra várias vagas ao mesmo tempo
7- Converse com o anfitrião no chat e tire todas as suas dúvidas sobre o voluntariado
8- Confirme o seu intercâmbio voluntário
9- Prepare-se pra sua viagem (compre sua passagem, faça seu seguro viagem e arrume as malas)!
Leia esse post completo explicando o passo a passo da Worldpackers.
Como fazer voluntariado com amigos ou em casal
Eu fiz esse voluntariado no Nepal com uma amiga e experiência foi maravilhosa. Não apenas fortaleceu os laços entre a gente, como também proporcionou momentos inesquecíveis compartilhados.
Você tem duas formas pra fazer voluntariado com amigos ou em casal:
1- Cada pessoa faz o seu plano solo e ambos aplicam no mesmo dia pra mesma vaga nas mesmas datas e na mensagem pro anfitrião avisa que tá indo com a outra pessoa.
O plano mais barato custa $39 dólares (usando meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP).
Exemplo: A Mary manda mensagem dizendo que tá indo com a Paula e a Paula manda mensagem dizendo que tá indo com a Mary.
Essa inclusive foi a forma como eu e a minha amiga aplicamos pra esse voluntariado no Nepal. Foi super tranquilo e fomos aprovadas pra vaga em dois dias.
2- As duas pessoas fazem um plano de dupla e aplicam juntas pra vaga. O único problema dos planos de duplas é que você só pode viajar com a outra pessoa, não tem como viajar solo se quiser.
O plano mais barato custa $49 dólares (usando meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP).
Leia o post completo sobre viajar em dupla pela Worldpackers
Por que eu escolhi fazer esse voluntariado numa escola no Nepal?
Muitas vezes, sonhos que pareciam distantes se tornam realidade porque nos permitimos viver eles de formas diferentes.
Conhecer o Nepal nunca esteve na minha lista de prioridades (hoje eu me pergunto porquê rsrsrs), mas desde que eu fechei a minha viagem pra Índia, eu já tinha certeza que visitaria o Nepal também (afinal, tá ali do lado e os voos são bem baratos).
Antes de pensar em fazer o voluntariado nessa escola, eu queria ir pro Nepal só pra fazer o trekking do Annapurna Base Camp.
E hoje eu percebo que ter ido pro Nepal fazendo voluntariado não só me fez economizar muito (acomodação, comida e passeios), como também me permitiu conhecer essa cultura de um jeito muito mais profundo e, me deu a chance de ajudar um projeto incrível.
Oportunidade
Eu e a minha amiga aplicamos pra 5 vagas no Nepal e e vagas nos aceitaram. Mas, depois de ler mais dobre o projeto da escola Nava Indra e ler as avaliações de outros viajantes que já voluntariaram lá, nós decidimos ir com o coração aberto pra ajudar essa escola.
Localização
Além disso, a localização dela era muito boa porque ficava mesmo na capital do Nepal (Kathmandu), o que permitiu que a gente conhecesse muitas coisas nesses 10 dias de voluntariado.
A escola ficava a mais ou menos 1 hora andando do bairro mais movimentado de Kathmandu (Thamel), e a menos de 20 minutos de táxi (500 rúpias = R$20).
Pra achar esse voluntariado no Nepal eu simplesmente digitei “Nepal” na busca da Worldpackers e esse anfitrião apareceu logo na primeira página. Se você quiser ver esse voluntariado no Nepal é só clicar aqui!
Mas, a minha dica é que você leia todos os projetos do destino que você quer ir, selecione no mínimo uns cinco e aplique pra todos ao mesmo tempo pra ter mais chances de ser aprovada. Caso, todos os anfitriões te aceitem, aí você escolhe um e avisa aos outros que já foi aprovada num outro projeto.
Leia também:
O que é e como funciona o intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Quais eram as minhas funções e horários no noluntariado?
Esse voluntariado no Nepal consegue receber até quatro voluntários ao mesmo tempo. O nosso turno era das 9:00 às 13:00 e as folgas nos finais de semana. Os horários e atividades eram flexíveis.
As crianças entraram de férias dois dias depois que a gente chegou. Então, as nossas tarefas basicamente se resumiam em: Ensinar computação básica (mexer no Word) e entreter as crianças brincando, dançando, desenhando, cantando e jogando ping pong.
Mas, caso você chegue durante o período de aulas, você provavelmente vai ensinar inglês ou qualquer outra coisa que você possa ensinar (yoga, matemática, pintura, espanhol, etc).
Era tudo sempre muito leve e divertido e o nosso anfitrião era um querido sempre disponível pra conversar. E as crianças eram muito educadas, estudiosas e interessadas em tudo que você fazia por elas.
As horas do turno eram cumpridas corretamente, então, quando dava 13:00 em ponto a gente sentava pra almoçar. Depois das 13:00 a gente podia fazer o que quisesse tanto no voluntariado quanto no Nepal.
O que eu ganhei fazendo voluntariado numa escolar no Nepal?
Eu fiquei 10 dias nesse voluntariado no Nepal. O mínimo de tempo que esse anfitrião permite é uma semana e o máximo são nove semanas (todas essas informações você encontra na página do anfitrião).
O Rabin, meu anfitrião, era muito tranquilo, paciente e flexível. Ele sempre falava coisas muito interessantes sobre a forma de levar a vida e dava pra ver o carinho cuidado que ele tinha com as crianças.
– 1 cama num quarto compartilhado de duas pessoas (era um quarto só pra voluntários)
– Três refeições: Café da manhã (arroz, com um líquido de lentilha e legumes – era bem apimentado), almoço (sempre pontual às 13:00 – na maioria das vezes eram momos, mas também comemos miojo um dia) e jantar (arroz, com um líquido de lentilha e legumes – era bem apimentado).
– Transfer do aeroporto
– Bicicleta disponível
– 2 dias de folga
Como era um projeto social, eles pediam uma contribuição de $5 dólares por (a gente deu feliz pra ajudar as crianças).
Além disso, eu ganhei a oportunidade de aprender mais sobre a cultura do Nepal e de experienciar diversas coisas diferentes e fora da minha zona de conforto, o que depois me permitiu fazer várias reflexões sobre a vida e sobre mim mesma.
O que eu paguei pra fazer esse voluntariado no Nepal?
Quando você faz voluntariado você precisa arcar com os seus gastos de:
– Passagem aérea e transportes
– Visto de turista
– Seguro viagem
– Refeições não incluídas
– Passeios
Mais abaixo eu compartilho, em detalhes, todos os meus gastos fazendo voluntariado no Nepal.
Como foi a minha experiência fazendo voluntariado em uma escola no Nepal?
Minha experiência foi incrivelmente enriquecedora em vários aspectos. Desde o momento em que cheguei, fui recebida de braços abertos pelas crianças, o anfitrião e sua família (mulher e filho).
A escola Nava Indra é um projeto muito bonito com uma trabalho sério e transformador. Infelizmente, em 2015 a escola foi completamente destruída pelo terremoto que deixou Kathmandu em escombros e várias pessoas mortas.
Hoje a escola se encontra num local temporário e abriga permanentemente 20 crianças (entre 6 e 18 anos). Algumas foram resgatadas de maus tratos, outras os pais não tem condições de cuidar e alimentar e outras ficaram órfãs depois do terremoto.
Apesar de tudo que já viveram, as crianças eram curiosas, energéticas, sorridentes e ávidas por aprender. Ver o impacto positivo que a minha presença durante esse 10 dias proporcionou na vida delas foi realmente gratificante.
Não só em termos de interação genuína, onde ambas as partes se doou e recebeu carinho, mas também na ajuda financeira que eu consegui arrecadar através do meu Instagram pra escola.
Graças a ajuda dos meus seguidores eu consegui juntar $850 dólares que foi entregue ao anfitrião pra ajudar nos custos da reconstrução da escola, comida e roupas pras crianças e também material de higiene e material escolar. Se você também quiser ajudar a escola contribuindo com qualquer quantia, você pode doar pela vaquinha que eles estão fazendo.
Eu acordava às 7:00 porque esse era o horário que as crianças já estavam de pé brincando. Eu trocava de roupa, arrumava a cama e comia duas bananas de café da manhã (optei por não comer o café da manhã que eles oferecial porque era muito apimentado pra mim).
Depois eu ficava conversando com as crianças (todas falavam inglês) até o horário de começar o voluntariado de fato. Às 9:00 a gente ia pra uma salinha que tinham três computadores velhos e lá elas se dividiam em grupo, onde cada criança podia usar o computador por 7 minutos.
Depois a gente brincava, dançava, desenhava, cantava, fazia yoga e jogava ping pong até dar o horário do almoço.
As crianças ajudavam a cozinhar o almoço e sentava todas no chão da sala pro comer juntas. Os voluntários e o anfitrião almoçavam juntos no escritório e geralmente eram momos (uma comida tradicional nepalesa).
Depois das 13:00 a gente tava liberada pra turistar pelo Nepal. A gente viu tanta coisa linda, vários templos maravilhosos e deu até pra ver o Everest de longe. Foi realmente uma experiência completa com muita imersão cultural e muito turismo.
Às 18:00 eles jantavam, mas eu quase sempre chegava depois da janta porque tava passeando e como era muito apimentada pra mim, eu acabava por optar comer na rua. Às 19:00 eles rezavam (a escola era cristã) e era a coisa mais linda ouvir eles cantando.
Depois, por volta das 20:00, eu tomava banho gelado e bem rapidinho pra economizar água. Ah! Importante falar que o vaso era daqueles no chão que você vê muito pela Índia, Nepal, Marrocos, etc.
Esse voluntariado no Nepal foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Não apenas me permitiu explorar um país incrível, mas também me deu a oportunidade de fazer uma diferença tangível na vida dessas crianças.
Se você tá procurando uma maneira significativa de viajar e contribuir pro mundo, o voluntariado é a resposta. E com plataformas como a Worldpackers, é mais fácil do que nunca começar sua jornada de voluntariado.
Então, por que não se aventurar e fazer a diferença no próximo destino?!
Veja como foi a minha rotina do voluntariado no Nepal nesse reel.
Desconto Worldpackers
Pra conversar com os anfitriões da Worldpackers através da plataforma (de forma rápida e segura) você precisa ser membro verificado e investir $49 dólares por ano.
Use o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP e ganhe $10 dólares de desconto pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses em mais de 140 países ganhando hospedagem, comida e outros benefícios!
Dicas de viagem úteis que eu usei no meu voluntariado no Nepal
Como ter internet no Nepal
O eSIM da Holafly pega maravilhosamente bem no Nepal. O pacote de dados era de 500Mb por dia e pra mim foi suficiente. Você pode comprar o seu eSIM na sua casa pelo site ou app da Holafly e instalar de forma fácil e rápida e deixar pra ativar assim que chegar no Nepal (desligue o seu chip principal e ative o eSIM da Holafly com o roaming e pronto!).
A Holafly opera em mais de 190 destinos e tem internet ilimitada em mais de 140 países. Pra ganhar 5% de desconto em qualquer plano da Holafly use o cupom VIDAMOCHILEIRA.
*Antes de comprar confira se o seu dispositivo é compatível com a tecnologia eSIM.
Como levar dinheiro pro Nepal
A melhor forma de levar dinheiro pro Nepal é com um cartão de débito internacional como a Wise e a Nomad!
A cotação da Wise e da Nomad era bem melhor que levar dólar pra trocar nas casas de câmbio, mesmo tendo que pagar uma taxa de saque (em torno de $4) valia muito mais a pena levar os cartões pra sacar lá diretamente em rúpia.
Muitos estabelecimentos não aceitavam pagamento em cartão. Por isso, a gente sacou uma quantidade grande de uma vez e ficava controlando o dinheiro (se desse pra pagar no cartão em restaurantes a gente pagava, se não desse a gente usava o dinheiro sacado em rúpia).
Abra sua conta gratuitamente na Wise ganhando benefícios na hora da remessa, usando esse link.
Você também pode abrir a sua conta de forma gratuita na Nomad Global. Usando o meu cupom MARYTELES20 você ganha 2% de cashback em cima da primeira transferência de câmbio realizada em até 15 dias desde que o código foi inserido no aplicativo. O valor máximo de cashback é de US$20.
Quanto eu gastei nesse voluntariado no Nepal?
Quando você decide fazer voluntariado, você que fica responsável pelos seus gastos com transporte, seguro viagem, visto de turista (se necessário) e seus gastos extras que não estão incluídos no voluntariado.
O voluntariado só garante a hospedagem e muitas vezes as refeições. O resto é por sua conta. Nós economizamos muito nessa viagem e pudemos conhecer um novo país por um preço acessível (tirando as passagens, que no nosso caso fforam baratas porque saímos da Índia – em torno de $190 dólares ida e volta = R$1.000).
Confira, abaixo, os meus gastos nesse voluntariado no Nepal:
– $30,00 dólares: Visto de turista de 15 dias
– $50,00 dólares: Contribuição no voluntariado ($5 por dia)
– $98,00 dólares: Souvenirs e lembrancinhas
– 300,00 rps: Bananas e mamão
– 25,00 rps: Oreo
– 50,00 rps: Coca
– 140,00 rps: Croissant
– 400,00 rps: Garden of Dreams
– 250,00 rps: Táxi pro voluntariado
– 115,00 rps: Táxi até o centro
– 1.000,00 rps: Durbar Square Kathmandu
– 1.000,00 rps: Free Walking Tour
– 250,00 rps: Riquexó (tuk tuk bicicleta)
– 1.000,00 rps: Jantar Italiano (cartão)
– 450,00 rps: Táxi até a escola
– 3.400,00 rps: Hotel em Nagarkot (dia de folga)
– 175,00 rps: Táxi até Monkey Temple
– 200,00 rps: Entrada Monkey Temple
– 250,00 rps: Táxi pra escola
– 140,00 rps: Jantar
– 1.800,00 rps: Entrada em Bhaktapur
– 340,00 rps: Limonada + cookie
– 330,00 rps: Torrada + limonada
– 400,00 rps: Entrada Changu Narayan
– 10,00 rps: Estacionamento
– 30,00 rps: Água
– 3.500,00 rps: Transporte Nagarkot
– 800,00 rps: Jantar no Hotel em Nagarkot
– 1.000,00 rps: Entrada em Patan
– 100,00 rps: Golden Temple Patan
– 780,00 rps: Almoço Patan (cartão)
– 130,00 rps: Bananas
– 3.000,00 rps: Transporte Kathmandu
– 350,00 rps: Táxi até Boudhanath Stupa
– 400,00 rps: Boudhanath Stupa
– 1.000,00 rps: Pashupatinath Temple
– 500,00 rps: Táxi até a escola
– 125,00 rps: Táxi até Thamel
– 250,00 rps: Táxi até a escola
Total: 24.000 rúpias = $180 dólares
$180 (gastos) + $30 (visto) + $50 voluntariado = $260,00 dólares (R$1.372,00)
Se incluir as compras: $260 + $98 = $358,00 (R$1.890,00)
Sem contar os gastos com passagens aéreas.
É possível fazer turismo durante o voluntariado?
Sim! Especialmente nos períodos de folga. No meu caso, eu aproveitei todos os dias ao máximo o meu tempo livre depois do voluntariado pra explorar Kathmandu e no final de semana fomos explorar Bhaktapur, Nagarkot e Patan.
Você não precisa necessariamente esperar o seu dia de folga pra turistar, você pode fazer qualquer coisa depois que acaba o seu turno do voluntariado.
No entanto, é importante saber que o principal objetivo do intercâmbio voluntário é contribuir com o projeto. Então, tenha responsabilidade com seus horários e tarefas do voluntariado.
A Worldpackers é segura? É confiável viajar com essa plataforma?
Sim, a Worldpackers é uma plataforma segura e confiável pra viajar. Eles verificam cuidadosamente os anfitriões e os projetos listados na plataforma pra garantir que ofereçam experiências de qualidade e seguras pros voluntários.
Além disso, a comunidade Worldpackers é muito ativa e solidária, oferecendo um ambiente acolhedor e amigável entre viajantes e entre viajantes e anfitriões.
A Worldpackers oferece suporte (support@worldpackers.com) aos usuários em caso de problemas ou emergências durante a viagem e possui um sistema de avaliações , permitindo que os usuários (viajantes e anfitriões) avaliem a experiência e forneçam feedback.
Bom, eu espero que esse post tenha sido útil! Se você conhece alguém que quer viajar mais barato pelo mundo ou que quer fazer um voluntariado no Nepal, compartilha esse post com essa pessoa.
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima.
Mary