Como fazer um voluntariado em casal ou com amigos
Existe a possibilidade de você viajar pelo mundo sem pagar por acomodação e comida fazendo voluntariado em casal ou com amigos. Confira todas as dicas aqui!Eu fiz um voluntariado pela Worldpackers em 2019 onde eu fiquei quase 2 semanas ajudando uma fazenda sustentável no sul da França com uma amiga (a Andrea, que muitos conhecem do nosso podcast Se Meu Mochilão Falasse). Por isso, nesse post vamos falar sobre como fazer um voluntariado em casal ou com amigos pela Worldpackers.
A experiência nessa fazenda foi incrível e eu aprendi muita coisa: desde comer legumes rsrsrs (coisa que eu não fazia nem amarrada à força) até fazer uma cerca do zero a partir de caixas de paletes velhos. Eu também conheci muitas pessoas legais e interessantes e saí totalmente da minha zona de conforto.
Dessa vez, eu não fui sozinha! Pra quem não sabe, eu já tinha feito um voluntariado com a Worldpackers uma vez no Brasil, em Paraty. Na experiência do Brasil eu fiquei 4 dias ajudando uma pousada e a minha carga horária era de 6 horas flexíveis com direito à uma refeição por dia.
Eu fiz um post contanto sobre a minha primeira experiência com a Worldpackers em Paraty e tem também um vídeo onde eu mostro como era meu trabalho nesse voluntariado.
Nesse post você vai ler:
- Organizando um voluntariado com amigos
- Como fazer um voluntariado em casal ou com amigos
- O que é o Seguro Worldpackers?
- Como funciona o plano casal/amigos da Worldpackers
- Plano casal/amigos da Worldpackers
- Prós e contras do Plano casal/amigos da Worldpackers
- É possível viajar com crianças pela Worldpackers?
- Dica fazer um voluntariado em casal ou com amigos
- Como faz para viajar pela Worldpackers
- Imigração fazendo voluntariado
- Por que você deveria fazer voluntariado com amigos pelo menos uma vez na vida?
Organizando um voluntariado com amigos
Nessa viagem de voluntariado na França eu fui com uma amiga que conheci em Lisboa em março de 2019. Essa história é engraçada e vale ser contada! A Andrea me seguia no Instagram (@vidamochileira) e por causa de alguns stories que eu fiz ela viu que eu participaria de um evento de bate-papo com mulheres viajantes.
Ela apareceu no bate-papo e logo nos conectamos. Ela contou um pouco das experiências de viagem dela e disse que estava viajando por tempo indeterminado por esse mundão e, o mais legal, só usando a Worldpackers como forma de acomodação! Já foram mais de 5 voluntariados pela Europa em 5 países diferentes em menos de 6 meses.
Quando ela me falou isso, eu pirei! Eu tinha feito meu único Worldpackers em Paraty no Brasil e já tava cheia de fogo pra viver outra experiência de voluntariado durante uma viagem, por vários motivos.
O primeiro é que economiza muito com hospedagem (na verdade não gasta nada), o segundo é que economiza com alimentação e o terceiro e principal é que você conhece pessoas incríveis de forma mais profunda, já que convive com essas pessoas por um certo tempo!
Como eu já tava querendo viver outra experiência de Worldpackers, agora na Europa, eu perguntei se ela não gostaria de ir comigo! E a resposta dela foi a melhor de todas: Me diz quando, aonde e quanto tempo ficaremos!
Trocamos os nossos números de whatsapp e começamos a buscar o nosso futuro anfitrião. A gente já sabia quando seria (junho de 2019) e por quanto tempo ficaríamos (entre 10 e 14 dias), mas ainda faltava decidir aonde seria nosso voluntariado e, como não tínhamos muitas preferências, deixamos o destino escolher hahahahaa (pior que foi bem isso mesmo rsrs).
– A gente tinha flexibilidade de lugar: Podia ser qualquer lugar dentro da Europa que não tivesse como pré-requisito algum tipo de visto (isso era fácil já que 99% dos anfitriões da Europa não pedem visto – você enquanto turista pode trabalhar como voluntário dentro do prazo de 90 dias no espaço do Schengen);
– As nossas datas não eram flexíveis porque na época que eu apliquei pras vagas de voluntariado eu ainda trabalhava como garçonete num restaurante aqui na Inglaterra e meu período de férias ia do dia 16/6 ao dia 3/7, então tinha que ser nessas datas;
– Não fazíamos questão de um lugar específico: Podia ser qualquer cidade em qualquer país, não tínhamos preferência;
– Queríamos um projeto que tivesse propósito: Como a Andrea já tinha feito 5 voluntariados em hostels pela Europa e a minha única experiência tinha sido numa pousada, a gente começou a buscar projetos que tivessem um propósito, por isso buscamos no aplicativo da Worldpackers por esses tipos de vagas através do filtro de Impacto social (ONG’s) e Programas ecológicos (fazendas e permacultura).
Como fazer um voluntariado em casal ou com amigos
– A primeira coisa a ser feita é decidir o local e as datas que vocês querem fazer o voluntariado
Isso facilita muito na hora da busca do anfitrião através dos filtros do aplicativo da Worldpackers.
Por exemplo, eu e Andrea tínhamos as datas certas, mas não tínhamos um lugar específico, nosso único requisito era que fosse qualquer lugar dentro da Europa. Então, na hora de fazer a nossa busca de anfitrião no aplicativo, em vez de selecionarmos um país, selecionamos Europa e fomos avaliando todos os anfitriões que nos interessavam e vendo se tinham vagas pros dias específicos que podíamos ir.
– Definia junto com seu parceiro ou amigo que tipo de experiência vocês querem viver
Trabalhos a partir das habilidades de vocês, trabalhos de impacto social (ONG’s) ou trabalhos em programas ecológicos (fazendas e permacultura). Isso também facilita muito na hora de buscar um anfitrião.
Por exemplo, eu e Andrea chegamos a filtrar apenas por Europa (sem filtrar o tipo de trabalho) e estávamos dispostas a pegar qualquer trabalho desde que a gente conseguisse ficar no mesmo anfitrião, mas depois viemos com essa necessidade de fazer um trabalho que tivesse mais propósito e por isso, na hora de buscar usamos o filtro: Europa + Impacto social + programas ecológicos.
– O próximo passo é vocês avaliarem juntos quais são os anfitriões que vocês mais gostaram
Vão aparecer dezenas de opções e vocês precisam levar em consideração várias coisas: está disponível nas datas que vocês querem? Tem boas recomendações de outros voluntários? Qual é o tempo de resposta do anfitrião? Tem recomendações recentes?
– Façam uma lista de 10 a 15 anfitriões e apliquem juntos no mesmo dia
Cada pessoa precisa ter a sua anuidade (cada um precisa ter pagado os $49,00 dólares pra ser membro da Worldpackers – se usar o código VIDAMOCHILEIRAWP ganha $10,00 dólares de desconto e só paga $39,00 dólares por ano) e na hora de aplicar pra vaga é só mencionar que você está indo com a outra pessoa e a outra pessoa fazer o mesmo com você! ⠀
Então, quando eu e Andrea aplicamos, a gente fez uma lista de 8 anfitriões em diferentes países (eram 8 anfitriões em 8 países diferentes rsrsrsrs) e enviamos uma mensagem dizendo que estávamos indo com uma amiga (colocávamos o nome uma da outra) e que essa amiga ia aplicar logo em seguida.
Exemplo do meu texto de aplicação para fazer voluntariado em casal ou com amigos
“Hello! My name is Maryana Teles, I’m from Rio de Janeiro, but I’ve lived in England over for 4 years. I graduated in Advertising in Brazil and I lived in Thailand for 3 months where I took my certification as a Divemaster.
I have experience in events production and marketing and I also have experience as a bartender, waitress, nanny, chef (part of the salads and desserts) and I believe I can help your hostel in many ways, from manual work (handyman) to the publicity and social media jobs.
I currently work as a travel content creator and one of my goals is to promote as many destinations as I can for Brazilian travellers, in order to address topics such as academic studies, gastronomy, historical and cultural attractions, religious sites, natural beauty attractions and all the travel and tourism tips.
Portuguese is my native language, but I also speak fluent English and I can understand Spanish (basic).
I’m applying along with a friend who is also Brazilian and her name is Andrea Leonel. It would be awesome if we could work together in the same hostel because we are travelling together around Europe. She is going to apply later on today.
I hope to see you soon.
Mary”
É importante você ter em mente que os estabelecimentos cadastrados na Worldpackers recebem centenas de aplicações todos os dias e que eles precisam acomodar os voluntários nas datas importantes pra eles e não tentar te encaixar porque o seu roteiro de viagem é aquele. A ideia da Worldpackers é que os voluntários ajudem os estabelecimentos e em troca ganhem acomodação e comida.
Por isso, saiba que o período de férias escolares é quando os estabelecimentos mais precisam de voluntários e consequentemente é o período mais procurado pra se fazer voluntariado, ou seja, se você e seu parceiro quiserem fazer um voluntariado juntos durante as férias escolares, é extremamente importante que vocês apliquem pras vagas, com no mínimo, 2 meses de antecedência.
Se vocês tiverem flexibilidade de datas e lugares ajuda bastante na hora de achar um anfitrião que acomode os dois no mesmo voluntariado, no entanto, ainda sim é recomendando aplicar com, pelo menos, 2 meses de antecedência.
Leia também:
Como fazer a sua aplicação de destacar
Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio voluntário
Como ganhar dinheiro sendo voluntário da Worldpackers
E quando uma pessoa é aceita no voluntariado e a outra não?
Aconteceu isso comigo e com a Andrea. A gente aplicou pra um anfitrião na Albânia que me respondeu e não respondeu a Andrea. Aí, mandei uma mensagem perguntando se o anfitrião tinha visto a aplicação da Andrea e se ela poderia fazer o voluntariado comigo. A pessoa respondeu que sim pra mim (que a Andrea poderia fazer o voluntariado comigo), mas em nenhum momento respondeu a aplicação da Andrea.
Achamos isso muito estranho porque quando você é convidado formalmente pra ser voluntário em algum estabelecimento, você recebe um convite do anfitrião pra aceitar ou recusar a oferta de voluntariado, quando você clica em aceitar, você meio que deixa acordado oficialmente aquele voluntariado e se você não recebe esse convite fica meio que o famoso “disse-me-disse”.
Então, como eu recebi o convite e a Andrea não recebeu nenhuma mensagem do anfitrião e nem mesmo o convite formal no aplicativo dela, a gente decidiu não aceitar aquele voluntariado, porque sem esse aceite formal, se desse merda no anfitrião e a gente quisesse recorrer ao seguro Worldpackers a gente não teria uma prova do que ficou acordado.
Por isso, é extremamente importante manter todas as conversas com o anfitrião no aplicativo da Worldpackers e também aceitar formalmente o voluntariado através do convite.
Aí, ignoramos esse anfitrião e continuamos aplicando pra vários anfitriões até um anfitrião aceitar as duas formalmente com o convite de voluntariado.
O que é o Seguro Worldpackers?
O seguro Worldpackers funciona assim: se por algum motivo o anfitrião não respeitar o acordo feito previamente através da plataforma, durante a primeira semana, a Worldpackers pagará ao viajante algumas noites de hospedagem de emergência (reembolso de até $49 no plano WP Trips ou de $199 no plano WP Pack ou de $399 no plano WP Pack Plus) em outro hostel na mesma cidade e o suporte da plataforma atuará ativamente na realocação daquele viajante em outro anfitrião na mesma cidade.
Além disso, o anfitrião que desrespeitou o acordo feito com o viajante será penalizado (depois da análise do caso) recebendo um aviso formal para melhorar a experiência dos voluntários ou até mesmo tendo seu estabelecimento retirado da Worldpackers – dependendo do caso.
No entanto, a plataforma não cobre o seguro viagem de acidentes, emergência médica, extravio de malas e voos cancelados, por exemplo. É muito importante que você tenha um seguro viagem que vá te dar a tranquilidade de viajar de forma segura.
Fazer seguro viagem é trabalhar com possibilidades. Se acontecer algo durante a viagem e eu não tiver seguro vou conseguir arcar com as despesas? Ou é melhor eu me precaver pagando um valor relativamente baixo (se comparado a tudo que o seguro cobre) que vai me dar mais segurança de estar coberta pra qualquer imprevisto, desde perda de bagagem, roubos e acidentes.
Eu explico tudo sobre seguro viagem, onde fazer, quanto é e se vale a pena nesse post: “Preciso fazer seguro viagem pra viajar?”
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como funciona o plano casal/amigos da Worldpackers
A Worldpackers tem seis planos:
– Trips Solo: $39 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Solo: $89 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Solo Plus: $119 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Trips Casais/Amigos: $49 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Casais/Amigos: $109 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Casais/Amigos Plus: $139 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
Os planos trips dão acesso à trocas colaborativas de habilidades por acomodação com anfitriões em mais de 140 países do mundo. Ou seja, você pode conversar com os anfitriões e confirmar oficialmente seu voluntariado pela plataforma da Worldpackers.
Enquanto que os planos Pack dão acesso aos mesmos benefícios do plano Trips + acesso a todos os cursos da WP Academy, que é um conglomerado de cursos que compartilham diferentes expertises sobre nomadismo digital, viagens com propósito, aprender idiomas, marketing digital, planejamento de viagem, etc. Além disso, os planos Pack dão também diversos descontos em seguro viagem, Booking.com, chip internacional de viagem, etc.
Eu comecei a voluntariar em 2018, quando fiz um voluntariado de 4 dias em Paraty. E desde então já foram 7 voluntariados pra conta!
– 2018: Pousada em Paraty ajudando na jardinagem (4 dias – sozinha)
– 2019: Fazenda vegetariana na França ajudando na jardinagem (10 dias – com uma amiga)
– 2020: Hostel em Cabo Frio ajudando na limpeza e recepção (6 dias – com meu irmão)
– 2021: Haras na Inglaterra cuidando de cavalos (10 dias – sozinha)
– 2022: Hostel em São Francisco do Sul ajudando nas redes sociais (6 dias – com amigas)
– 2023: Fazenda em Portugal ajudando na colheita de framboesas (12 dias – sozinha)
– 2024: Escola no Nepal ajudando a entreter as crianças (10 dias – com uma amiga)
Dos sete voluntariados que eu fiz, quatro foram com amigas e meu irmão. E desses quatro voluntariados, apenas um eu fiz usando o Plano de casal/amigos da Worldpackers. Todos os outros foram planos solos que cada uma aplicou por conta própria usando a estratégia que eu sugeri logo no início desse post.
A desvantagem do Plano casal/amigos pra mim é a questão de você ficar preso a outra pessoa e não poder voluntariar sozinho caso queira. No entanto, a maior vantagem é o valor que sai mais em conta do que o Plano solo.
Eu curti muito fazer o voluntariado com o meu irmão (pra mim até hoje foi o melhor voluntariado que eu já fiz) e vou explicar rapidamente como funciona o Plano casal/amigos na Worldpackers.
Como usar o plano casal/amigos da Worldpackers
– PASSO 1: Cada pessoa precisa criar seu próprio perfil, o ideal que é complete todas as lacunas do perfil, deixando ele o mais completo e apresentável possível.
Lembre-se que os anfitriões olham seu perfil como um contratante olha o currículo de um potencial colaborador. Por isso, capriche: coloque o máximo de informações, fotos, experiências, línguas, tudo! O ideal é preencher em inglês pra deixar seu perfil internacional, mas isso não é uma obrigatoriedade e nem um requisito.
– PASSO 2: Na hora de escolher o plano, escolha a opção “Plano de casal” e faça o pagamento da sua anuidade. Como eu disse, o plano casal/amigos tem uma anuidade de $59,00 dólares pras duas pessoas juntas (aplicado o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP, só paga $49,00 dólares).
Esse valor é válido por 12 meses, que são contados a partir do dia do pagamento.
ATENÇÃO: Apenas um dos membros precisa pagar esse valor. Depois do pagamento realizado, o membro que pagou pode convidar a sua dupla pra se juntar àquela anuidade.
Depois disso, é só buscar o destino e pesquisar os potenciais projetos que vocês querem ajudar. Lembrando que com o plano casal/amigos, vocês só podem se inscrever em vagas que aceitem e recebem viajantes em dupla. Pras vagas que só aceitam viajantes solos, vocês nem conseguem aplicar.
Depois de já ter selecionado vários projetos potenciais, o ideal é se inscrever com, no mínimo, 1 mês de antecedência pra dar tempo de receber as respostas dos projetos. Outra coisa importante, é se inscrever pra mais de 5 vagas de uma vez só pra você ter mais chances de respostas.
Quando eu me inscrevo, eu geralmente seleciono possíveis projetos e possíveis destinos e aplico pra uma média de 10 projetos ao mesmo tempo, nas mesmas datas.
Os projetos que responderem primeiro eu converso pelo chat com os anfitriões pra entender melhor horários, funções e benefícios e aí faço minha escolha e aceito o convite.
Geralmente quando existe acordo entre as duas partes (anfitrião e voluntários), o projeto te envia um convite oficial e você aceita, firmando aquele compromisso de que vai estar no projeto naquelas datas e que concorda com os benefícios e funções daquele projeto.
ATENÇÃO: Alguns projetos cobram uma taxa diária de ajuda de custo. Não são todos os projetos que fazem isso e, se você não quiser pagar a taxa, simplesmente não se inscreva pra voluntariados que cobrem essa taxa.
No plano casal/amigos, apenas uma pessoa precisa fazer as inscrições nos voluntariados, conversar no chat e aceitar o convite dos anfitriões. Como vocês são uma dupla, a plataforma entende que os dois estão de acordo.
Depois que você aceitar o convite que o anfitrião fez, vocês dois vão receber um email confirmando os dados do anfitrião (datas do voluntariado, email, endereço e telefone pra contato). Depois disso, é só partir pra viagem!!!
Qualquer dúvida sobre o voluntariado em casal ou com amigos, você pode ver no site da Worldpackers. Inclusive sobre a política de cancelamento ou alteração de planos.
Plano casal/amigos da Worldpackers
Existem dois tipos de planos de casais/amigos: o Trips e o Pack e você precisa saber qual faz mais sentido pra você e seu parceiro(a), lembrando que o plano de casal/amigos não te permite viajar sozinho(a). Todas as suas aplicações deverão ser em dupla.
Plano TRIPS casal/amigos te dá direito a:
– Seguro WP: Receba até $49 de reembolso para acomodação de emergência se sua experiência de voluntariado não correr conforme planejado;
– Conversar com os anfitriões e marcar oficialmente as suas viagens de voluntariado pela plataforma da Worldpackers;
– Fazer quantos voluntariados quiser em mais de 140 países por 12 meses;
– Garantia de Resposta do Anfitrião: reembolso caso você não receba nenhuma resposta dos anfitriões aos quais se inscreveu nos primeiros 30 dias do seu plano;
– Suporte 7 dias na semana
Confira tudo sobre o plano WP Trips aqui.
Plano PACK casal/amigos te dá direito a:
– Seguro WP: Receba até $199 de reembolso para acomodação de emergência se sua experiência de voluntariado não correr conforme planejado;
– Acessar todos os cursos da WP Academy;
– Usar todos os benefícios do plano WP Trips;
– Garantia de Resposta do Anfitrião: reembolso caso você não receba nenhuma resposta dos anfitriões aos quais se inscreveu nos primeiros 30 dias do seu plano;
– Suporte 7 dias na semana;
– Diversos descontos em: seguro viagem, chip internacional de celular, aulas de inglês, etc.
Confira todos os detalhes do plano WP Pack aqui!
Plano PACK casal/amigos PLUS te dá direito a:
– Seguro WP: Receba até $399 de reembolso para acomodação de emergência se sua experiência de voluntariado não correr conforme planejado;
– Acessar todos os cursos da WP Academy;
– Usar todos os benefícios do plano WP Trips;
– Garantia de Resposta do Anfitrião: reembolso caso você não receba nenhuma resposta dos anfitriões aos quais se inscreveu nos primeiros 30 dias do seu plano;
– Suporte 7 dias na semana;
– Diversos descontos em: seguro viagem, chip internacional de celular, aulas de inglês, etc.
Valores dos planos de casais/amigos
– Trips Casais/Amigos: $49 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Casais/Amigos: $109 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Casais/Amigos Plus: $139 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
Prós e contras do Plano casal/amigos da Worldpackers
A vantagem do plano de voluntariado em casal ou com amigos é a economia, né? Em vez de cada um pagar $39,00 dólares (totalizando $78 dólares pros dois), os dois juntos pagam apenas $49,00 dólares (aplicando meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP). Outra vantagem é você já se inscrever pra vagas que você sabe que aceitam duplas.
No entanto, o que é uma vantagem também pode ser um dor de cabeça!
Como eu falei antes, eu já fiz um voluntariado com uma amiga onde as duas tinham o plano individual e só mandamos mensagem pro anfitrião dizendo que estávamos indo juntas e rolou super de boa.
Se você tem o plano pra fazer voluntariado em casal ou com amigos, as aplicações individuais não são permitidas, ou seja, você só pode voluntariar com a sua dupla. Eu acho isso uma grande desvantagem (exceto se você estiver viajando com a sua dupla numa viagem longa e sabem que vaõ estar sempre juntos), porque você fica preso à outra pessoa.
Se vocês não conseguirem férias na mesma época, esquece! Não tem como fazer voluntariado separado. Se um quiser ir pra um destino e o outro pra outro destino, esquece! Vocês precisam fazer o voluntariado JUNTOS nas mesmas datas e no mesmo lugar!
No meu caso, que fiz uma viagem pontual com o meu irmão (não faço ideia quando vou viajar com ele de novo), não foi um bom jogo mudar o meu plano individual pro plano casal/amigos (pagando a diferença), porque agora eu fico presa a ele.
Por isso, a minha dica é: Se você é um viajante individual que quer fazer uma ou duas viagens pontuais com seu parceiro ou familiar, minha dica é cada um pagar o plano individual e se inscrever pro mesmo projeto e avisar o anfitrião que vocês estão juntos e se poderiam se aceitos na mesma data (eu já fiz isso e vi muitas pessoas fazendo também e funciona). Daí, depois dessa viagem, cada um fica livre pra fazer as viagens que quiser.
No entanto, se vocês são um casal que vão viajar por bastante tempo juntos, tipo num sabático, ou se sabem que vão fazer diversas viagens juntos, aí sim vale super a pena fazer o plano casal/amigos pra realmente economizar muito.
Outro ponto negativo do plano de voluntariado em casal ou com amigos é que a oferta de voluntariados que aceitam duplas é bem menor. Então, como você só pode se inscrever em voluntariados que aceitam duplas (quando você está no plano casal/amigos), porque a plataforma já faz esse filtro e não deixa você se inscrever nos que aceitam só viajantes solos, você acaba nem tendo a oportunidade de trocar uma ideia com o anfitrião pra ver se ele abriria uma exceção rsrsrss.
Se você tivesse o plano individual e usasse a minha dica, talvez tivesse mais oportunidades!
Além disso, pra inscrição ser concluída, ambos os perfis no plano casal/amigos devem estar completos e precisam preencher os requisitos da vaga aplicada. Exemplo, se a vaga pede que as pessoas sejam fluentes em espanhol e só um dos dois perfis tem isso, automaticamente vocês não conseguem se inscrever pra vaga.
Veja aqui os benefícios de todos os planos e não esqueça de usar o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP para ganhar o desconto de $10,00 dólares.
Posso aplicar pra várias vagas de voluntariado ao mesmo tempo?
Não só pode, como é muito recomendando que você aplique pra vários anfitriões ao mesmo tempo, já que investir todas as suas fichas em apenas um anfitrião pode ser muito arriscado.
Como a gente já falou antes, os anfitriões recebem várias aplicações todos os dias e também tem a questão de alguns voluntários ficarem bastante tempo no estabelecimento suprindo as necessidades que aquele anfitrião tem e aí pode ser que só abra vaga pra um novo voluntário quando aqueles voluntários antigos forem embora ou quando a demanda por ajuda aumentar.
Por isso, a questão da flexibilidade de datas e lugares é tão importante. Mas, mais do que isso, é importante também você trabalhar com muitas opções, pra em vez de depender de uma única resposta poder escolher dentre as várias respostas que você vai receber a que você mais quer ir!
Aconteceu isso comigo e com a Andrea. A gente aplicou pra 8 anfitriões diferentes e três ou quatro anfitriões deram sinal de positivo pra gente e aí, no final, a gente pôde escolher o que a gente mais queria ir em vez de ficar rezando pra sermos aceitas em apenas um!
Se eu fizer um voluntariado pela Worldpackers eu posso convidar um amigo pra dormir no hostel que eu trabalho?
Não! Apesar do estabelecimento estar te dando acomodação e comida (em troca do seu trabalho), isso não significa que aquela é a sua casa e que você pode convidar os seus amigos pra dormirem lá de graça.
Se você estiver viajando com um amigo, ótimo! Os dois podem fazer o mesmo voluntariado, desde que os dois tenham uma anuidade (cada um com a sua) e os dois tenham aplicado pro mesmo anfitrião e os dois tenham sido aceitos. Se um foi aceito e o outro não, é melhor procurar um anfitrião que aceite os dois, porque convidar amigos pra dormir de graça não rola!
Entenda que durante a viagem, o voluntariado é o seu trabalho e que o seu pagamento é a acomodação e comida. Se seu amigo não trabalha no anfitrião, ele não ganha o mesmo pagamento que você.
Se seu amigo quiser dormir no hostel que você está trabalhando, ele vai ter que pagar pela diária como um hóspede qualquer. É muito feio tentar burlar essas regras básicas de diretrizes da Worldpackers.
A comida também está incluída no voluntariado?
Depende do anfitrião! Praticamente todos os anfitriões oferecem, pelo menos, uma refeição de graça incluída no voluntariado. Tem alguns anfitriões que, inclusive, oferecem as três refeições de graça por dia. Por isso, quando você for ver os benefícios de cada anfitrião é legal ficar atento a essa parte da comida, já que dessa forma você pode economizar bastante.
Outra dica também, é filtrar por anfitriões que ofereçam de graça as três refeições por dia (tem como fazer isso na hora de fazer a busca). Mas, mesmo que isso esteja escrito na descrição da vaga, é sempre legal perguntar novamente no chat (depois que o anfitrião responder a sua aplicação) quais são as refeições incluídas no voluntariado.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Quando eu e Andrea aplicamos pra uma vaga numa fazenda no sul da França, na descrição dizia que teríamos três refeições incluídas, mas quando o anfitrião respondeu a gente, ele enviou tipo um manual de boas-vindas da fazenda onde dizia que era preciso pagar 3,50 euros por dia pra ajudar na compra de comida.
Apesar o valor não ter sido caro (já que pagamos 3,50 euros por dia e comemos muito bem), isso foi uma surpresa pra gente, já que na descrição da vaga dizia que as três refeições eram um benefício do voluntariado.
Depois que você sai do voluntariado, você recebe um email pra deixar um feedback público sobre o lugar e um feedback específico pro anfitrião. Eu e Andrea deixamos um feedback pro anfitrião pedindo pra ele mudar essa questão da comida na descrição da vaga.
Muitos projetos sociais e fazendas acabam pedindo uma ajuda de custo simbólica para os viajantes. Cabe você aceitar ou não fazer um voluntariado que pede ajuda de custo. Se você não estiver disposto a pagar, então não aplique pra vagas que dizem “taxa extra”.
É possível viajar com crianças pela Worldpackers?
É possível sim! No entanto, isso não estará descrito na página de nenhum anfitrião. O que você precisa fazer, caso decida voluntariar com crianças menores que 18 anos, é enviar uma mensagem para o anfitrião perguntando se ele aceitaria receber crianças.
É importante ressaltar que a maioria dos hostels não aceita crianças por questões de segurança da própria criança. O mais comum, na verdade, é ver projetos de eco vilas, fazendas e permacultura aceitando crianças por ser um ambiente mais familiar.
O adulto precisa ter um perfil criado na Worldpackers e ter pago a anuidade e a criança menor de 18 anos não precisa ter um perfil na plataforma, já que só pessoas maiores de 18 anos conseguem criar o perfil.
O adulto que faz toda abordagem com o anfitrião e que negocia a ida da criança junto. É importante ter o consentimento, o aval e o aceite do anfitrião para você voluntariar com crianças menores de 18 anos. É importante esse acordo estar registrado no chat da plataforma Worldpackers.
Além disso, é importante mencionar que como só o adulto tem o perfil na Worldpackers, apenas ele estará coberto com o Seguro Worldpackers. A criança é de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis.
Tem idade mínimo e máxima para fazer voluntariado pela Worldpackers?
Idade mínima: 18 anos
Idade máxima: Não tem!
Dica fazer um voluntariado em casal ou com amigos
Confirme com o anfitrião quais serão as suas funções e tire todas as suas dúvidas pelo chat.
Uma das principais coisas a serem feitas depois que o anfitrião responde a sua aplicação é perguntar tudo sobre a vaga: confirmar quantos dias e horas de trabalhos, se o anfitrião sabe dizer qual será o horário do seu shift, se tem dias certos para as folgas, o que ele espera de você, qual será o tipo de acomodação oferecida (quarto privado, compartilhado, tenda…), quantas refeições por dia você terá direito e quais, etc.
Todas essas perguntas podem já ter sido mencionadas na descrição da vaga, mas é importante as duas partes (o anfitrião e você) alinharem expectativas e deixar tudo acordado direitinho até mesmo pra você poder programar as coisas que fará antes ou depois do voluntariado e nos seus dias de folga.
Tem como garantir que as folgas do casal serão juntas?
Infelizmente não tem como garantir isso. Alguns anfitriões permitem que você e seu parceiro tirem folgas no mesmo dia, mas não tem como garantir, porque vocês estão ali, primeiramente, pra ajudar o estabelecimento. Então, o anfitrião vai alocar vocês nos horários e dias que ele precisa.
Mas, vocês vão trabalhar apenas algumas horas do dia, então, mesmo que as folgas não sejam juntas, vocês ainda sim conseguem curtir a cidade juntos antes ou depois do shift. Mas, se tirar folga juntos é um requisito pra vocês, conversem isso com o anfitrião no chat antes de aceitarem a vaga e tentem negociar isso da melhor forma possível pra todas as partes envolvidas.
Tire suas dúvidas com viajantes experts
Os experts são pessoas que já fizeram mais de 5 viagens através da Worldpackers e que podem responder todas as suas dúvidas sobre a plataforma de maneira quase que imediata. A responsabilidade dos experts é fornecer, o mais rápido possível, uma resposta pra sua pergunta seja ela qual for.
Você pode fazer perguntas sobre a plataforma, de uma maneira geral, ou pode fazer perguntas específicas pra viajantes que já fizeram voluntariado naquele anfitrião específico que você quer aplicar também.
A Andrea se tornou uma expert (ela tá indo pro sétimo voluntariado pela Worldpackers), então, caso vocês tenham dúvidas sobre a plataforma ou queiram dicas de anfitriões irados ela pode responder AQUI!
Como faz para viajar pela Worldpackers
As oportunidades da Worldpackers estão abertas pra que qualquer pessoa possa fazer pesquisas no site, ou seja, você pode acessar agora www.worldpackers.com/ e procurar destinos que tanto sonhou em conhecer e procurar anfitriões que se conectem com seus objetivos de viagem.
Se você gosta de viajar, vale a pena investir uma única vez $39,00 dólares (usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP) para usar a plataforma quantas vezes quiser por 12 meses, sem gastar com acomodação em nenhum dos destinos que você for e sem gastar (ou gastar muito pouco) com comida e ter uma experiência de turismo diferente através dos olhos de quem é nativo ou mora lá há muitos anos.
Imigração fazendo voluntariado
Ao passar pela imigração como um viajante que vai fazer voluntariado, é importante ser honesto e claro sobre seus planos. Mas, de forma alguma você deve mencionar que vai fazer voluntariado. Se te perguntarem o motivo da sua viagem você vai dizer: TURISMO.
Eu explico melhor e com mais detalhes sobre como passar na imigração fazendo voluntariado nesse post e recomendo fortemente a leitura!
O que falar na imigração:
Propósito da viagem: TURISMO (o que é verdade já que além do voluntariado você também vai turistar pelo país). O problema de falar que você vai fazer voluntariado é que alguns fiscais da imigração podem interpretar errado e achar que você quer ficar ilegal no país.
Quais documentos levar:
1- Passaporte: Certifique-se de ter seu passaporte válido com você, com pelo menos seis meses de validade restantes a partir da data de entrada no país.
2- Comprovante de renda: Leve documentos que comprovem sua capacidade de se sustentar financeiramente durante sua estadia, como extratos bancários recentes.
3- Seguro de viagem: É sempre uma boa ideia ter um seguro de viagem abrangente, especialmente se você estiver viajando para o exterior para fazer voluntariado. Leve uma cópia da sua apólice de seguro.
Eu uso e recomendo os seguros da SafetyWing e da Seguros Pomo.
4- Comprovante de hospedagem: Nesse caso, você pode usar o email de confirmação da Worldpackers ou apenas marcar um hostel pras duas primeiras noites pra ter um comprovante de hospesagem pra apresentar na imigração. Os anfitriões não podem dar uma carta convite. Eu explico tudo sobre isso nesse post.
5- Visto de turista (se precisar): Alguns países apenas carimbam o seu passaporte e outros exigem que você faça um visto de turista com antecedência (como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo). Nesse caso, é de responsabilidade do viajante correr atrás disso e pagar do seu bolso.
Por que você deveria fazer voluntariado com amigos pelo menos uma vez na vida?
Fazer voluntariado com amigos pode ser uma experiência incrivelmente gratificante por várias razões:
1- Fortalecimento dos laços de amizade: Trabalhar em equipe pra uma causa comum pode fortalecer os laços entre amigos, criando memórias compartilhadas e promovendo uma sensação de união ainda maior.
2- Impacto positivo: Ao voluntariar juntos, você e seus amigos têm a oportunidade de fazer uma diferença real na vida das pessoas ou no meio ambiente. Isso pode trazer um profundo senso de realização e propósito.
3- Aprendizado conjunto: O voluntariado muitas vezes envolve aquisição de novas habilidades, seja trabalhando com pessoas, lidando com desafios inesperados ou aprendendo sobre questões sociais e ambientais. Fazer isso com amigos permite que todos aprendam e cresçam juntos.
4- Divertimento: O voluntariado não precisa ser só trabalho árduo; muitas vezes é uma experiência divertida e enriquecedora. Trabalhar ao lado de amigos pode tornar as atividades voluntárias mais agradáveis e até mesmo transformá-las em uma oportunidade pra criar lembranças divertidas.
5- Motivação mútua: Quando você faz voluntariado com amigos, há uma responsabilidade compartilhada pra cumprir compromissos e contribuir pra a causa. Isso pode ajudar a manter a motivação e o entusiasmo ao longo do tempo.
6- Ampliação da rede social: Além de fortalecer os laços com os amigos existentes, o voluntariado também pode proporcionar a oportunidade de conhecer novas pessoas e expandir sua rede social, o que pode ser valioso em muitos aspectos da vida.
Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!
Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra ver as minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima
Mary⠀
Artigo atualizado em 07 de maio de 2024. Originalmente publicado em 2019.