O que fazer no Porto, Portugal: Roteiro completo e dicas
Confira o que fazer no Porto: lugares para visitar, hospedagem, quantos dias ficar, melhor época para visitar o Porto e gastos da viagem.O Porto é a minha cidade favorita em Portugal, talvez tenha alguma coisa a ver com o fato de que minha família é de lá ou pelo fato dos tripeiros (como são chamados os portugueses que nascem e crescem no Porto) serem um povo muito receptivo e caloroso.
É bem verdade que existe uma competição bem grande entre Lisboa e o Porto em termos de economia e turismo. Cada cidade se diz melhor do que a outra. É tipo aquela famosa briguinha entre cariocas e paulistas, sabe?
Mas, como em qualquer outro lugar do mundo, cada cidade tem suas características e peculiaridades, seus prós e contras. Na minha opinião, cada cidade é única e tem seu diferencial.
Nesse post, eu quero compartilhar algumas curiosidades e os principais pontos turísticos da cidade que vocês não podem deixar de visitar! Então, abaixo além de dicas práticas, você vai ver também o que fazer no Porto.
Leia também:
O que fazer em Londres em 1 dia
O que fazer na Albânia: Dicas de roteiro e valores
Guia completo da Ilha da Madeira
Outros roteiros completos para usar nas suas viagens
Nesse post você vai ler:
- Sobre o Porto
- Breve história da cidade do Porto, em Portugal
- Documentos para viajar para Portugal
- Qual é a melhor época do ano para visitar o Porto?
- Como levar dinheiro para Portugal
- Como ter internet ilimitada em Portugal
- Seguro viagem para viajar para Portugal
- Os 30 melhores pontos turísticos no Porto
- O que fazer no Porto
- O que você não pode deixar de visitar no Porto
- O que é melhor, Porto ou Lisboa?
- Trem de Lisboa para o Porto
- Lugares para comer no Porto
- Lugares para fazer compras no Porto
- Lugares para fazer o esquenta antes da balada
- Mirantes gratuitos no Porto
- Quantos dias ficar no Porto?
- Onde se hospedar no Porto?
- Gastos no Porto
- Como levar vinhos de Portugal para o Brasil
Sobre o Porto
Porto é a segunda maior cidade de Portugal e fica localizada no norte do país, a mais ou menos 4/5 horas de carro da capital Lisboa (ou 3 horinhas de trem). O Porto já foi eleito várias vezes como o melhor destino europeu, ficando na frente de cidades clichês como Paris, Roma, Viena e Madrid.
O Porto foi declarado “o melhor destino europeu” por três vezes (2012, 2014 e 2017) e não é pra menos, a cidade tem crescido absurdamente nos últimos anos e o Governo tem ajudado nesse crescimento com políticas favoráveis a investidores estrangeiros que querem abrir negócios no país.
O Porto tem crescido não somente na área do turismo, mas também na área de hospedagem, com novos hostels e hotéis surgindo sem parar; na área de alimentação, com novos restaurantes abrindo a cada mês e é claro, na área de vinhos e bebidas!
O Porto é muito famoso pela alta qualidade dos seus vinhos e não é pra menos, o país abriga milhares e milhares de vinhedos com pessoas especializadas na arte da fabricação de vinho que é geralmente passada de geração em geração pelas famílias tradicionais.
Breve história da cidade do Porto, em Portugal
O Porto, também conhecido como “Cidade Invicta”, é uma das mais antigas cidades de Portugal, com uma história que remonta à época romana. A cidade, que está localizada na margem norte do Rio Douro, tem desempenhado um papel fundamental na história do país e na sua economia.
Descobrimentos e Expansão
No período dos Descobrimentos, no século XV, o Porto desempenhou um papel significativo como centro de construção naval e ponto de apoio pras expedições marítimas portuguesas. Os comerciantes portuenses também estiveram envolvidos no comércio com a África, Índia e Brasil, o que contribuiu pro enriquecimento da cidade.
Séculos XVIII e XIX
Durante o século XVIII, o Porto consolidou-se como o principal centro de produção e exportação de vinho do Porto, um dos produtos mais emblemáticos de Portugal. O comércio de vinho trouxe grande prosperidade à cidade e promoveu o seu desenvolvimento urbano. No século XIX, o Porto foi palco de importantes acontecimentos históricos, como as invasões francesas e as lutas liberais que opuseram liberais e absolutistas. A cidade resistiu heroicamente ao cerco das tropas miguelistas durante a Guerra Civil Portuguesa (1832-1834), ganhando o epíteto de “Invicta”.
Século XX e Atualidade
No século XX, o Porto continuou a crescer, tornando-se um importante centro industrial e comercial. A cidade modernizou-se, com a construção de novas infraestruturas, como a Ponte Luís I, e a expansão dos transportes, como o sistema de elétricos e, mais tarde, o Metro do Porto.
Hoje, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e um dos principais centros culturais, econômicos e turísticos do país. O seu centro histórico foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996, destacando-se pelos seus monumentos, igrejas e edifícios históricos.
Por que quem nasce no Porto é chamado de tripeiro?
A história conta que, em 1415, quando o Infante D. Henrique preparava a frota pra a conquista de Ceuta, pediu ajuda às cidades portuguesas, incluindo o Porto, pra fornecer víveres às tropas. Os habitantes do Porto, em um gesto de extrema generosidade e patriotismo, entregaram toda a carne disponível na cidade pra abastecer os navios. Como resultado, os portuenses ficaram apenas com as tripas dos animais pra se alimentar.
Dessa necessidade nasceu a tradição de preparar e consumir pratos feitos com tripas, o que deu origem ao prato típico “Tripas à Moda do Porto”. A partir desse episódio, os habitantes do Porto passaram a ser conhecidos como “tripeiros”, em referência ao prato que se tornou emblemático na cidade.
O termo “tripeiro” ganhou um significado simbólico ao longo do tempo, associando-se não apenas à gastronomia, mas também ao caráter dos habitantes do Porto. Ele reflete a generosidade, o espírito de sacrifício e a resistência dos portuenses, que são vistos como pessoas determinadas e com uma forte identidade cultural. Esse nome é utilizado com orgulho pelos habitantes da cidade e é uma parte importante da sua identidade.
Documentos para viajar para Portugal
Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias em Portugal, seja para turismo ou negócios. Recomendo ler o post onde eu explico tudo sobre o Espaço Schengen. No entanto, é necessário apresentar os seguintes documentos na chegada.
Documentos para entrar em Portugal como turista:
1- Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada (leia aqui)
2- Passagem de volta ou comprovante de continuação da viagem (leia aqui)
3- Comprovante de hospedagem (reserva de hotel ou carta-convite) (leia aqui)
4- Comprovante de recursos financeiros suficientes para sua estadia (leia aqui) 5- Seguro de viagem com cobertura mínima de €30.000 euros (leia aqui)
Qual é a melhor época do ano para visitar o Porto?
Não tem melhor época pra visitar o Porto! Seja no inverno, verão, outono ou primavera você vai se encantar com o charme dessa cidade!
O verão e primavera têm suas vantagens: as pessoas estão mais animadas por causa do sol e do calor e consequentemente são mais felizes e mais prestativas (acredite ou não isso acontece com muita frequência na Europa), fora que viajar no verão tem a grande vantagem do horário de verão e os dias mais longos que podem durar até às 21:00, tendo um lindo pôr do sol quase às 22:00!
No entanto, os preços das coisas sobrem muito no verão porque é alta temporada, então um carro que você alugaria por 15,00 euros no início de Junho, você vai alugar por 30,00/40,00 no final de Julho que é o auge do verão.
O inverno e o outono também têm suas vantagens: os preços das coisas são bem mais em conta, a cidade fica com um ar sofisticado e bem europeu, com todo mundo usando aqueles casacões e gorros. E pra quem gosta de vinho, não cai nada mal um vinhozinho no frio, né?
No entanto, é um período mais chuvoso e o frio é bem intenso, principalmente pra quem é brasileiro. Então, prepare-se pra pegar temperaturas bem amenas e congelar um pouquinho!
Seu eu tiver que sugerir uma época pra você visitar o Porto, eu diria o verão! Muito por opinião e gosto próprios! Eu odeio frio e odeio chuva. Odeio visitar lugares com guarda-chuva ou deixar de fazer coisas porque tá chovendo.
Prefiro passar um calor do inferno e suar que nem uma condenada, do que passar frio, mas essa é uma opinião minha! Se você quiser fazer uma viagem mais em conta, vá no outono ou inverno definitivamente, porque os preços mudam muito da baixa pra alta temporada!
Estações do ano no Porto com média de temperatura
Primavera (março a junho)
– Temperaturas: Variam entre 15°C e 25°C (podendo ser ainda mais quente em alguns dias)
– Clima: Suave e agradável, com florescência nos jardins e menos chuvas do que no inverno.
Verão (junho a setembro)
– Temperaturas: Geralmente entre 20°C e 30°C (podendo ser ainda mais quente em alguns dias e atipicamente um pouco mais frio em outros)
– Clima: Quente, mas moderado pela brisa do Atlântico. É a estação mais seca, ideal pra atividades ao ar livre e visitas às praias.
Outono (setembro a dezembro)
– Temperaturas: Entre 15°C e 25°C.
– Clima: Agradável e ligeiramente fresco, com menos turistas. As chuvas começam a aumentar gradualmente.
Inverno (dezembro a março)
– Temperaturas: Entre 5°C e 15°C. (podendo ser ainda mais frio em alguns dias)
– Clima: Fresco e úmido, com maior incidência de chuvas.
Como levar dinheiro para Portugal
A forma mais fácil e segura de levar dinheiro pra Portugal é usando um cartão de débito internacional, como a Wise e a Nomad.
As taxas de câmbio da Wise e da Nomad são muito melhores do que as taxas das casas de câmbio e é muito mais seguro do que levar todos os seus euros em espécie.
Além de ambas não cobrarem taxa de anuidade, manutenção ou taxa de inatividade. O IOF% da Wise e da Nomad é de apenas 1,1% na hora da remessa, o que é muito melhor que os 4,38% de IOF por compra dos cartões de crédito.
Eu usei a Wise durante toda minha viagem em Portugal e foi ótimo. Não tive nenhum problema. Paguei praticamente tudo com o cartão e saquei apenas €50 euros pra ter na carteira pro caso de emergências.
Eu explico melhor sobre a conta Wise nesse post completo que eu tenho no meu blog.
Abra sua conta na Wise de forma gratuita e com benefícios usando esse link.
Você também pode abrir sua conta gratuitamente na Nomad Global. Usando meu cupom MARYTELES20, você ganha 2% de cashback na primeira transferência de câmbio realizada até 15 dias. O valor máximo do cashback é de US$20.
Como ter internet ilimitada em Portugal
Eu sempre uso o eSIM da Holafly nas minhas viagens e sempre funciona muito bem. A internet da Holafly pega em mais de 200 destinos e é ILIMITADA em Portugal e em outros 152 países. Confira no site se o seu celular é compatível com a tecnologia eSIM.
Inclusive, a Holafly tem um plano Regional Europa que te permite usar o mesmo eSIM pra ter internet ilimitada em mais de 30 países da Europa. Confira a lista no site.
Além disso, em alguns destinos como Portugal, a Holafly permite que você use seu eSIM pra rotear até 500mb/dia de internet pra outros dispositivos.
Você pode comprar o seu eSIM ainda na sua casa, pelo site da Holafly, e instalá-lo de maneira fácil e rápida, deixando pra ativar apenas quando chegar no seu destino (desative o seu chip principal, ative o eSIM da Holafly com o roaming e está pronto pra usar).
Use o cupom VIDAMOCHILEIRA e ganhe 5% de desconto em qualquer um dos planos da Holafly.
Seguro viagem para viajar para Portugal
Eu sempre recomendo a Seguros Promo ou a SafetyWing, que são empresas que eu também uso nas minhas viagens e confio.
Como eu já moro fora do Brasil há muitos anos, eu tenho usado em todas as minhas viagens o seguro da SafetyWing.
Mas, se você mora no Brasil, recomendo dar uma olhada na Seguros Promo porque ela tá sempre em promoção e se você usar esse link, você pode acumular mais 5% de desconto de optar pagar na PIX.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Como passar na imigração de qualquer país
Seguro viagem para viagens internacionais
Os 30 melhores pontos turísticos no Porto
Lista completa do que fazer no Porto:
1- Free Walking Tour (€10)
2- Torre e Igreja dos Clérigos (€8)
3- Livraria Lello (€8)
4- Jardins do Palácio de Cristal (gratuito)
5- Palácio da Bolsa (€12)
6- Igreja Monumento de São Francisco (€7,50)
7- Sé (gratuito)
8- Praça dos Aliados ou Praça da Liberdade (gratuito)
9- Ponte Luís I (gratuito)
10- Caves de vinho do Porto em Gaia (€20)
11- Mercado do Bolhão (gratuito)
12- Mosteiro da Serra do Pilar (gratuito)
13- Matosinhos (gratuito)
14- Teleférico de Gaia (€7)
15- Igreja do Carmo e das Carmelitas (gratuito)
16- Café Majestic (gratuito)
17- Ribeira (gratuito)
18- Capela das Almas (gratuito)
19- Estação de Trem São Bento (gratuito)
20- Piolho (gratuito)
21- Miradouro da Vitória ou Bataria da Vitória (gratuito)
22- Capela do Senhor da Pedra em Miramar (gratuito)
23- Serralves (€15)
24- Parque da Cidade (gratuito)
25- Jardim do Morro (gratuito)
26- Rua Santa Catarina (gratuito)
27- Passeio de barco pelas 6 pontes (€15)
28- Mc Donald’s Imperial (gratuito)
29- Jardim das Virtudes (gratuito)
30- Passeio de barco pelo Vale do Douro (€99)
Abaixo, eu listei os principais pontos turísticos da cidade que você não pode deixar de visitar, mas no site da Câmara do Porto tem muitas informações legais que você pode usar pra montar o seu roteiro também. Outro site bem legal é o Visit Porto.
O que fazer no Porto
Free Walking Tour
Como o próprio nome já diz é um passeio gratuito com guia onde você caminha por alguns pontos turísticos da cidade do Porto e também por lugares não tão conhecidos. Eu fiz o Free Walking Tour com a empresa Porto Walkers e amei!
Nosso guia foi o Viriato e ele deu literalmente uma aula de cultura e história portuguesa. Falou até mesmo da colonização brasileira e do impacto que isso teve pra Portugal.
Caraaaa! Eu recomendo que todos façam esse Free Walking Tour (pelo menos o da parte da manhã) porque além de conhecer mais sobre as curiosidades do Porto, você ainda acaba fazendo vários amigos (eu fiz cinco amigos durante esse walking tour e eles acabaram passando o resto dos dias da viagem viajando comigo pelas cidades vizinhas do Porto).
– Classical Free Walking Tour (10:45 – em frente à Praça da Liberdade)
Programação: Estação de trem de São Bento, Santa Catarina, Batalha, Ponte Luís I, Sé, Barredo, Ribeira.
– Porto Lifestyle Free Waling Tour (15:30 – em frente à Praça da Liberdade)
Programação: Galerias de Paris, Livraria Lello, Fonte dos leões, Igrejas do Carmo e das Carmelitas, Piolho, Jardim Cordoaria, Palácio da Justiça, Cadeia da Relação, Miradouro da Vitória, Virtudes, Miragaia, Praça do Infante.
Eu fiz os dois walking tours e amei os dois, algumas coisas acabam se repetindo, mas se você tiver tempo sobrando no seu roteiro, tente fazer esses walking tours porque eu achei que super valeu a pena. Eles duram em torno de 2 horas (podendo ser mais extenso dependendo do guia).
Ahhh! O Walking Tour é gratuito, mas subentende-se que eles fazem isso pela gorjeta do final. Então, é super de bom tom você dar pelo menos 5,00 euros pra ajudar no trabalho desses guias que simplesmente arrasam no quesito cultura e história portuguesa.
É importante reservar seu horário no site. Não é obrigatório, mas é bom garantir. Eu tinha agendado o meu pra um terça-feira e acabei aparecendo na segunda e eles super deixaram eu participar do grupo. Faça sua reserva aqui.
Torre e Igreja dos Clérigos
Parada obrigatória pra quem visita o Porto porque é um dos cartões postais mais famosos da cidade. Tanto a torre quando a igreja são de inspiração barroca e marcaram a configuração moderna da cidade.
A torre tem mais de 75 metros de altura, mas vale a pena subir os 225 degraus pra chegar no topo da torre e ver a cidade lá de cima num ângulo de 360° graus.
Horário de funcionamento da Torre dos Clérigos:
9:00 às 19:00 (tendo exceções em algumas épocas que fica aberta até às 23:00)
Preço da entrada da Torre dos Clérigos:
Igreja dos Clérigos: GRATUITO (visite o site)
Bilhete Diurno da Torre (9:00 às 19:00) = Torre + Museu dos Clérigos: 8,00 euros
* gratuito para crianças até aos 10 anos
Bilhete Noturno da Torre (19:00 às 23:00) = Torre: 5,00 euros
* gratuito para crianças até aos 10 anos
Tem um show noturno lindíssimo na Torre dos Clérigos que vale muito a visita. Confira mais informações aqui.
Pacotes
Bilhete Palácio da Bolsa + Torre dos Clérigos + Museu da Misericórdia do Porto: 21,00 euros
* Porto Card: 25% desconto (desconto aplicado ao bilhete diurno “Torre + Museu dos Clérigos”)
Livraria Lello
A livraria Lello é parada obrigatória para os fãs de Harry Potter! Com uma arquitetura singular e toda trabalhada nos detalhes, foi nessa livraria que a J.K Rowling teve suas primeiras ideias pra saga Harry Potter, não é pra menos que as escadas do livro e do filme, foram inspiradas nas escadas da livraria Lello.
J.K Rowling foi casada com um português e morou por muitos anos no Porto, onde teve muitas inspirações baseadas nas tradições da cidade. Mas, a livraria é muito mais que um lugar pros fãs de Harry Potter, ela é um centro de cultura e arte para os amantes de arquitetura e história.
Antigamente a livraria era um local de estudo e pesquisa para os moradores do Porto, hoje se tornou um lugar de visita turística. A fila pra entrar na Lello pode chegar ao final do quarteirão facilmente. Por isso, é melhor reservar seu ticket com antecedência pela internet.
Preço da entrada da Livraria Lello:
8,00 euros
* Se você comprar algum livro lá dentro, o valor do ingresso é descontado na hora do pagamento.
Horário de funcionamento da Livraria Lello:
9:00 às 19:30 de segunda a domingo
Jardins do Palácio de Cristal
Vale a pena visitar esses jardins se você tiver procurando paz, tranquilidade e contato com a natureza. O Palácio de Cristal fica no alto da cidade o que garante uma vista privilegiada do Rio Douro e das famosas casinhas de telhado marrom do Porto. Os jardins são bem grandes e você vai precisar de pelo menos 30 minutos (ou mais) pra rodar tudo aquilo.
Preço da entrada:
GRATUITO
Horário de funcionamento dos Jardins do Palácio de Cristal:
8:00 às 19:00 de outubro a março
8:00 às 21:00 de abril a setembro
Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa é sede da Associação Comercial do Porto e tem uma arquitetura clássica maravilhosa. Hoje o prédio serve para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos do Porto.
Não é um programa muito famoso, mas se você curte cultura, arquitetura e história, vale a pena explorar esse lugar que é cheio de salões trabalhados em detalhes e muito ouro.
* A visita ao Palácio só é feita com guia.
Preço da entrada do Palácio da Bolsa:
12,00 euros (visite o site)
Horário de funcionamento do Palácio da Bolsa:
9:00 às 18:30 de segunda a domingo
Igreja Monumento de São Francisco
Localizada bem no centro da cidade do Porto, essa igreja com estilo gótico foi construída no século XIV como parte de um convento Franciscano. Vale a pena conferir a fachada que é linda e também o interior que é bem pomposo (cheio de ouro) como a maioria das igrejas portuguesas.
Preço da entrada da Igreja Monumento de São Franscico:
7,50 euros
Horário de funcionamento da Igreja Monumento de São Franscico:
9:00 às 17:30 de novembro a fevereiro
9:00 às 17:30 de março a junho e outubro
9:00 às 20:00 de julho a setembro
Sé
É a “catedral” do Porto. Um dos cartões postais da cidade e um dos monumentos mais antigos do país. Sua construção se iniciou no século XII e durou até o século XIII. O exterior dessa igreja é lindo, mas o interior é sensacional! Eu sou suspeita pra falar porque amo visitar igrejas e prestar atenção nos detalhes da arquitetura.
* Curiosidade: Existem algumas igrejas que dão um carimbo no “passaporte peregrino” das pessoas que fazem o Caminho de Santiago,. A Sé é uma dessas igrejas!
Preço da entrada da Sé:
GRATUITO (visite o site)
Claustro e Casa do Cabido: 3 euros
Horário de funcionamento da Sé:
9:00 às 18:30 de abril a outubro
9:00 às 17:30 de novembro a março
Praça dos Aliados ou Praça da Liberdade
Basicamente é o centro do Porto e a rua principal da cidade. Perto dessa praça você encontra o Mc Donald’s mais velho da cidade, que acreditem ou não é um dos únicos Mc Donald’s do mundo que mantém a arquitetura clássica e tradicional do local sem mudar nada.
* Curiosidade: Vale a pena visitar esse Mc Donald’s que fica localizado dentro do Café Imperial.
Menos de 5 minutos andando você chega num dos pontos turísticos mais badalados do Porto: A Estação de Trem São Bento, com seus azulejos maravilhosos.
Preço da entrada:
GRATUITO
Ponte Luís I
A Ponte Luís I é a famosa ponte que todos atravessam andando da Ribeira até Gaia (ou vice versa). É a ponte ícone da cidade e, sem dúvida alguma, um dos pontos turísticos que você não pode deixar de visitar e tirar muitas fotos.
Tenha cuidado na hora de atravessar de um município ao outro, pois a ponte é para pedestres, carros (na parte de baixo) e trens elétricos (na parte de cima).
DICA: Atravesse a ponte da Ribeira até Gaia (pela parte superior) para contemplar um lindo pôr do sol se pondo atrás das casinhas da Ribeira.
* Curiosidade: As crianças e os jovens do Porto tem uma tradição de pular da parte inferior da ponte para agradar os turistas e ganhar um dinheirinho com a “exibição”.
Preço da entrada:
GRATUITO
Caves de vinho do Porto em Gaia
Quando você atravessa da Ribeira até Gaia (pela parte inferior da Ponte Luís I) você se depara com as caves de Vinho do Porto, que nada mais são do que as famosas fábricas de vinho. São mais de 15 caves que você pode visitar e fazer tours para conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos vinhos e ainda fazer degustação!
Preço da entrada nas Caves de vinho em Gaia:
20,00 euros (tour e degustação)
Cada cave aplica seu valor (veja a lista das caves aqui)
Horário de funcionamento das caves de vinho do Porto:
10:00 às 17:00 (algumas vão até às 18:00)
Confira também a degustação do vinho do Porto na Adega Cálem e na Poças.
Mercado do Bolhão
Ali perto da Avenida dos Aliados está localizado um dos mercados mais emblemáticos e típicos do Porto: O Mercado do Bolhão, que desde 1914 vende carne, peixe, frutas, flores e muito mais.
O mercado tem vários andares e tem lojas e barraquinhas pra tudo quanto é lado. Esse prédio é um dos prédios mais clássicos da cidade e está recheado da cultura e essência dos tripeiros (pessoas que nascem e crescem no Porto).
Preço da entrada do Mercado do Bolhão:
GRATUITO
Horário de funcionamento do Mercado do Bolhão:
08:00 às 17:00 de segunda à sexta
07:00 às 13:00 aos sábados
Mosteiro da Serra do Pilar
O Mosteiro da Serra do Pilar nada mais é do que um mosteiro que também deu espaço a um museu. Nós visitamos o interior do mosteiro e pra ser bem sincera não vi graça nenhuma na visita.
A graça do Mosteiro da Serra do Pilar está justamente fora do mosteiro, que é o pátio onde as pessoas podem subir de a pé ou de carro pra contemplar a vista da Ribeira, do Rio Douro e da Ponte Luís I.
Pra ficar apenas no pátio você não paga nada, mas se quiser visitar o Mosteiro tem que pagar 2,00 euros.
DICA: É um ótimo lugar pra ver o pôr do sol também!
Preço da entrada do Mosteiro da Serra do Pilar:
2,00 euros (mosteiro e claustros)
GRATUITO (pátio) (visite o site)
Horário de funcionamento do Mosteiro da Serra do Pilar:
10:00 às 18:30 (mosteiro)
Pátio fica aberto até tarde (não sei nem se fecha)
Matosinhos
Esse município é famoso pelas praias e aulas de surf. Além disso, possui uma orla que é sensacional pra quem curte andar de bicicleta ou correr.
Valor da aula de surf: 25,00 euros (2 horas de aula + lycra + prancha)
Sou carioca, mas a primeira vez na vida que eu subi em cima de uma prancha de surf foi em Matosinhos. Fiz uma aula pra iniciantes e foi bem divertido, apesar de mega cansativo porque eu mais caia do que ficava em pé! Hahahahaha
O nome da escolinha de surf era Flower Power Surf.
A água das praias de Matosinhos é bem gelada e, dependendo da época, chega a ser congelante, mas os portugueses parecem não se importar, porque quando chega o verão esteja a água fria ou não eles tão na praia tomando banho de mar!
Teleférico de Gaia
Município vinho à famosa Ribeira, Gaia fica, literalmente, a menos de 5 minutos andando da Ribeira. Você basicamente só precisa atravessa a Ponte Luís I e curtir o melhor que os dois municípios podem te oferecer.
Em Gaia você encontra as famosas Caves de Vinho do Porto e de quebra ainda pode admirar a vista da Ribeira com as famosas casinhas de varanda e telhados marrons.
Foi de Gaia que eu vi um pôr do sol incrível e inesquecível caminhando da Ribeira em direção à Gaia e parando pra contemplar aquele show da natureza ali do “mirante” de Gaia (se você cruzar a ponte pela parte superior, não tem erro).
Ahhhh! Pra quem curte vistas panorâmicas do alto, a dica é fazer o passeio de teleférico que liga o Cais de Gaia à estação Jardim do Morro. O trajeto dura apenas 5 minutos.
Minha dica, se você quiser ter a experiência do teleférico, é pagar apenas a ida e voltar andando.
Você pode ler mais informações no site do Teleférico.
Preço da entrada do teleférico em Gaia:
Ida: 7,00 euros
Ida e volta: 10,00 euros
Horário do teleférico em Gaia:
10:00 às 20:00 de abril a setembro
10:00 às 19:00 de março a abril
10:00 às 19:00 de setembro a outubro
10:00 às 18:00 de outubro a dezembro
Igreja do Carmo e das Carmelitas
Essas duas igrejas estão posicionadas lado a lado em frente à Universidade do Porto. A Igreja das Carmelitas é a mais antiga (construída no século XVII) e tem um estilo clássico misturado com o estilo barroco, já a Igreja do Carmo foi construída no século XVIII com um estilo rococó.
A construção da Igreja do Carmo deu o que falar na época, pois segundo as regras do Vaticano é proibido que duas igrejas compartilhem a mesma parede. No entanto, a construção da Igreja do Carmo foi permitida, assim que descobriu-se que um mini apartamento foi construído entre as duas igrejas.
E assim, surgiu o segundo menor apartamento da Europa, que fica localizado exatamente entre a Igreja das Carmelitas e a Igreja do Carmo.
Ambas as igrejas possuem fachadas lindas e imponentes e do lado direito da Igreja do Carmo tem uma parede sensacional toda trabalhada nos famosos azulejos portugueses azuis e brancos.
Preço da entrada da Igreja do Carmo e das Carmelitas:
GRATUITO
Horário da Igreja do Carmo e das Carmelitas:
8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 de segunda a sexta-feira
8:00 às 12:00 aos sábados
Café Mafestic
É um dos cafés mais tradicionais e clássicos do Porto. Inaugurado em 1921 com o nome Elite, o atual Café Majestic trouxe o glamour e o luxo da cultura parisiense paras a Rua Santa Catarina no Porto.
Esse café tem sua decoração baseada na Arte Nova e foi palco de grandes discussões intelectuais e políticas de grandes artistas e escritores portugueses, assim como a famosa J.K Rowling que também freqüentou o café muitas vezes em busca de inspiração para os seus livros.
* Curiosidade: O Café Majestic lembra muito a famosa Confeitaria Colombo do Rio.
Preço da entrada no Café Mafestic:
Apenas pra entrar e ver a decoração do local é de graça, mas se você quiser tomar um cafezinho no famoso Majestic, prepare-se pra morrer num dinheiro!
Ribeira
Essa é a região mais famosa do Porto. É onde está localizada a parte mais boêmia da cidade e uma tentação gastronômica a qualquer um que passa por lá. Com vários restaurantes e cafés a Ribeira é como se fosse o ponto de encontro da arte, cultura, arquitetura, gastronomia e história do Porto.
Às margens do Rio Douro e com vista para a Ponte Luís I, a Ribeira conta com um ar de alegria e animação constantes devido aos vários artistas de rua como músicos, dançarinos e artesãos.
Muita gente senta ali pra conversar, tomar um café da tarde ou não fazer nada. Só ficar vendo os barquinhos e cruzeiros passarem pelo Rio Douro.
Preço da entrada na Ribeira:
GRATUITO
Capela das Almas
Essa igreja é muito famosa por ter sua fachada coberta por 15 mil azulejos azuis e brancos (um grande símbolo português por sinal). Os azulejos retratam a vida de diversos santos homenageados como São Francisco de Assis e Santa Catarina.
Esse azulejos foram pintados à mão pelo artista Eduardo Leite em 1929 e foram restaurados em 1982. A igreja tem esse nome, pois no seu interior encontra-se sepultada a Nossa Senhora das Almas.
Vale super a pena tirar altas fotos na fachada e conhecer a igreja por dentro.
Preço da entrada da Capela da Almas:
GRATUITO
Horário de funcionamento da Capela da Almas:
7:30 às 18:00 de segunda a sexta-feira
7:30 às 12:30 e 18:30 às 19:30 aos sábados e domingos
Estação de Trem São Bento
Umas das estações de trem mais emblemáticas e clássicas da cidade. Você não pode visitar o Porto sem incluir a Estação de Trem São Bento no seu roteiro. Em 2011, essa estação foi simplesmente considerada uma das 15 estações de trem mais bonitas do mundo pela revista americana Travel+Leisure.
Com uma fachada linda e imponente inspirada na arquitetura parisiense do século XIX, a estação de São Bento guarda o melhor dentro de si! O interior da estação é coberto por 20 mil azulejos azuis e brancos (olha a novidade das cores! Hahahaha) que cobrem cerca de 551 metros quadrados e retratam vários episódios da história de Portugal. O artista Jorge Colaço levou 11 anos pra pintar todos os azulejos.
A estação foi projetada pelo arquiteto Marquês da Silva e foi inaugurada em 1915 no lugar do antigo Convento de São Bento de Avé-Maria. Essa construção foi uma odisséia (estavam esperando a última freira morrer) e demorou mais de 50 anos pra sair do papel e de fato ser executada.
* Curiosidade: Apesar de terem demorado mais de 50 anos pra construírem a estação São Bento e terem feito e refeito o projeto milhares de vezes, quando a estação de trem finalmente foi inaugurada o famoso arquiteto Marquês da Silva esqueceu de projetar a bilheteria, apenas! hahahahahaha
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A estação de Porto São Bento tem armário pra guardar as malas e você paga 1,00 euro pra fechar o armário e pra deixar a mala por 1 hora. Se você deixar a mala por mais de 1 hora a cobrança é feita da seguinte forma:
– Segunda hora: + 0,50 euros
– Terceira a sexta hora: + 2,00 euros
– Sétima a décima quarta hora: + 3,00 euros
Preço da entrada na Estação de Trem São Bento:
GRATUITO
Horário de funcionamento da Estação de Trem São Bento:
5:00 da manhã às 1:40 da madrugada
Piolho
O verdadeiro nome do Café Piolho é Café Âncora D’Ouro, mas é popularmente conhecido como Piolho. E acredite, se você perguntar pra qualquer pessoa do Porto (seja novo ou velho) ela vai saber te indicar a direção. Esse café é um ponto super turístico, mas ao mesmo tempo super freqüentado pelos locais.
Ninguém sabe a razão pela qual todos chamam o café de Piolho, mas existem várias teorias. Uma delas é que pelo fato do café ser o ponto de encontro de muitos alunos e professores da Universidade que se encontravam lá para discutir idéias liberais e modernas e era tanta gente amontoada dentro daquele café que alguém exclamou que aquilo era uma “piolhice”!
Apesar do nome ser um tanto quanto duvidoso, o café/restaurante é bem limpinho e tem preços de pratos feitos super em conta! Pagamos 4,50 euros por um prato de bacalhau super bem servido!
Preço da entrada:
GRATUITO
Miradouro da Vitória ou Bataria da Vitória
Desse miradouro você consegue ter uma vista linda do Rio Douro e da Vila Nova de Gaia, sem contar nas famosas casinhas amontoadas de telhado marrom que configuram o cenário da cidade do Porto.
Foi desse miradouro que Dom Pedro e Dom Miguel (irmãos) travaram uma batalha pra ver quem ficaria a comandar Portugal após a volta de Dom Pedro do Brasil.
Dom Pedro defendia uma cidade liberal e Dom Miguel uma cidade mais conservadora. Foi do alto desse miradouro que Dom Pedro posicionou as batarias de canhões que bombardearam as tropas de Dom Miguel que estavam do lado de Gaia.
É possível ver uma marca de tiro de canhão (daquela época) na parede atrás de quem ta olhando pro Rio Douro um buraco bem na parte superior esquerda. Sem contar as marcas nas pedras que ainda guardam muitas lembranças dessa batalha.
Preço da entrada no Miradouro da Vitória:
GRATUITO
Capela do Senhor da Pedra (Miramar)
Essa capela foi construída em 1686 sobre uma pedra na beira do mar. Diz a lenda que a Capela do Senhor da Pedra às vezes pertence ao mar (maré alta) e às vezes pertence às terra maré baixa) e ela funciona como ótimo ponto de referência para os pescadores que estão em alto mar.
Dizem que essa é a única igreja que tem as costas viradas pro mar.
DICA: Um lugar incrível pra contemplar o pôr do sol.
Preço da entrada na Capela do Senhor da Pedra:
GRATUITO
Serralves
É um parque bem legal pra caminhar e curtir a natureza. Esse parque é um marco pra cidade me termos de revolução urbana e transformação do território. Possui jardins e lagos lindos, sem contar com as diferentes exposições que rolam nos salões do prédio. Para mais informações, visite o site.
Preço da entrada em Serralves:
Parque: 15,00 euros
Bilhete Geral (inclui acesso a todos os espaços da Fundação Serralves): 24,00 euros
HORÁRIOS:
Abril a Setembro- 10:00 às 19:00 (Segunda a Sexta) e 10:00 às 20:00 (Sábado e Domingo)
Outubro a Março- 10:00 às 18:00 (Segunda a Sexta) e 10:00 às 19:00 (Sábado e Domingo)
Parque da Cidade
Esse é o maior parque urbano do país. Com 830.000 metros quadrados (83 hectares) esse é o pulmão verde da cidade do Porto e é onde os tripeiros passam os finais de semana quando não estão na praia. Alguns dizem que é até preferível levar uma canga e passar o dia sentado no ar puro do parque do que passar o dia na praia.
Esse parque possui dezenas de lagos, campos de futebol e espaço pra andar de bicicleta e praticar corridas diárias.
Perto do Parque da Cidade está localizado o Queimódromo, ou seja, o local onde os estudantes universitários queimam as fitas dos cursos.
* Durante à noite o parque pode ser um pouco deserto, então tente evitar caminhar por lá sozinho(a).
Preço da entrada no Parque da Cidade:
GRATUITO
Horário de funcionamento do Parque da Cidade:
8:00 às 22:00 de outubro a março
8:00 às 00:00 de abril a setembro
Jardim do Morro
Ao lado do Mosteiro da Serra do Pilar, o Jardim do Morro costuma ser o lugar mais turístico e, portanto, multicultural, para ver o pôr do sol na cidade. As gaivotas tomam conta do céu na hora do pôr do sol (o que ocasionalmente já levou amigos a serem cagados rsrs ainda bem que eu nunca) e tudo fica ainda mais poético se houver um artista a tocar músicas.
Preço da entrada no Jardim do Morro:
GRATUITO
Rua Santa Catarina
A Rua de Santa Catarina é uma das ruas mais icônicas e movimentadas do Porto, conhecida como o principal eixo comercial da cidade. Localizada no coração do Porto, essa rua estende-se por aproximadamente 1,5 km e é repleta de lojas, cafés históricos, restaurantes e edifícios de arquitetura tradicional.
A rua é frequentemente animada com artistas de rua, eventos e uma constante movimentação de pessoas, tornando-a um local vibrante e dinâmico. Ela também é famosa por suas diversas lojas, que vão desde grandes marcas internacionais até pequenos comércios locais. É um destino popular para compras, tanto para turistas quanto pras pessoas locais.
Passeio de barco pelas 6 pontes
É possível fazer o passeio de barco pelo Rio Douro. O passeio mais clássico é o das seis pontes que dura quase 1 hora e custa em torno de 15,00 a 20,00 euros. Mas, existem outros passeios que você pode passar a noite navegando num cruzeiro e ir até a foz ou navegar até regiões mais distantes.
Uma opção muito boa e confiável pra reservar o passeio de barco das 6 pontes no Porto é o site do Get Your Guide, que oferece diversas opções de tours, barcos e duração. Confira aqui.
O bom da Get Your Guide é que ela dá várias opções de operadoras e oferece diversos preços e experiências diferentes dependendo da sua necessidade. Então, por exemplo, você vai encontrar esse passeio de barco das 6 pontes com ou sem degustação de queijos e vinhos, com barcos maiores ou menores, etc. O valor mais baixo é a partir de €15 euros por pessoa.
Mc Donald’s Imperial
O McDonald’s Imperial, localizado na Avenida dos Aliados, é frequentemente considerado o “McDonald’s mais bonito do mundo” devido à sua impressionante arquitetura e decoração. Inaugurado em 1995, este restaurante ocupa o edifício histórico onde funcionava o antigo Café Imperial, um famoso e elegante café que data dos anos 1930.
Jardim das Virtudes
O que tem o Jardim do Morro de ser turístico, tem o Jardim das Virtudes de ser local. Local e alternativo, eu diria. De lá, é possível ver o pôr do sol virado para o lado da ponte da Arrábida
(Em falar nisso, vale a pena fazer o passeio de barco pelo Rio Douro) , com a foz e toda a beleza do encontro do Douro com o Mar. Não estranhe se sentir uma marola no ar, se encontrar pessoas fazendo malabares ou gente bebendo sentado na grama com as suas cangas. Essa é a vibe do lugar. No verão, aqui é ainda mais incrível, principalmente porque o sol se põe entre 21:00 e 22:00!
Passeio de barco pelo Vale do Douro
Além desse passeio de barco pelas 6 pontes, eu também fiz um passeio sensacional de dia inteiro que se chama “Vale do Douro: Tour de vinhos com almoço, degustações e cruzeiro pelo rio“. Eu amei esse passeio e recomendo demais.
O passeio começa às 8:10 em frente à Estação São Bento e termina por volta das 18:00 no mesmo lugar.
São 10 horas de tour entre ônibus, degustação, almoço e barco. Tem várias opções de tour (preço e duração), mas o nosso foi €99 por pessoa pelo Get Your Guide (esse é o preço padrão pra esse tipo de tour em várias empresas).
Eu AMEI muito esse tour e recomendo 1.000 vezes. O nome da nossa guia era Maria Marabuto e nós reservamos esse tour pela Get Your Guide, mas a empresa que operou foi a Living Tours.
O que você não pode deixar de visitar no Porto
Mesmo se você tiver pouco tempo no Porto é possível conhecer os pontos turísticos principais da cidade. Os pontos de interesse ficam muito próximos um dos outros e você consegue facilmente fazer tudo andando pra ir sentindo um pouco da vibe da cidade e ir contenplando a arquitetura única do Porto.
O que fazer em 2 dias no Porto:
DIA 1
– Sé do Porto
– Estação de São Bento
– Avenida dos Aliados
– Mc Donald’s Imperial
– Mercado do Bolhão
– Rua de Santa Catarina
– Capela das Almas
– Café Majestic
– Ribeira
– Ponte Luís I (caminhada pela parte superior)
– Jardim do Morro
– Miradouro da Serra do Pilar
DIA 2
– Jardins do Palácio de Cristal
– Livraria Lello
– Torre dos Clérigos
– Igreja do Carmo e das Carmelitas
– Miradouro da Vitória
– Caves de Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)
– Passeio de barco pelo Rio Douro (opcional)
O que fazer em 3 dias no Porto:
DIA 1
– Sé do Porto
– Estação de São Bento
– Avenida dos Aliados
– Mc Donald’s Imperial
– Mercado do Bolhão
– Rua de Santa Catarina
– Capela das Almas
– Café Majestic
– Ribeira
– Ponte Luís I (caminhada pela parte superior)
– Jardim do Morro
– Miradouro da Serra do Pilar
DIA 2
– Jardins do Palácio de Cristal
– Livraria Lello
– Torre dos Clérigos
– Igreja do Carmo e das Carmelitas
– Miradouro da Vitória
– Caves de Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)
– Passeio de barco pelas 6 pontes (opcional)
DIA 3
– Passeio de barco pelo Vale do Douro
– Ou fazer um Free Walking Tour e depois ir pra Matosinhos
O que fazer em 5 dias no Porto:
DIA 1
– Sé do Porto
– Estação de São Bento
– Avenida dos Aliados
– Mc Donald’s Imperial
– Mercado do Bolhão
– Rua de Santa Catarina
– Capela das Almas
– Café Majestic
– Ribeira
– Ponte Luís I (caminhada pela parte superior)
– Jardim do Morro
– Miradouro da Serra do Pilar
DIA 2
– Jardins do Palácio de Cristal
– Livraria Lello
– Torre dos Clérigos
– Igreja do Carmo e das Carmelitas
– Miradouro da Vitória
– Caves de Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)
– Passeio de barco pelas 6 pontes (opcional)
DIA 3
– Passeio de barco pelo Vale do Douro
– Ou fazer um Free Walking Tour e depois ir pra Matosinhos
DIA 4
– Bate e volta em Guimarães e Braga
DIA 5
– Bate e volta em Aveiro
O que é melhor, Porto ou Lisboa?
É difícil escolher apenas uma cidades porque isso é um gosto muito pessoal e cada pessoa tem uma opinião diferente em relação a essas cidades. Eu, por exemplo, sou apaixonada pelo Porto e prefiro o Porto do que Lisboa, mas tenho amigos que preferem mil vezes Lisboa do que o Porto.
Então, acho que escolher entre Porto ou Lisboa é tudo uma questão de perspectiva e decidir qual é a melhor cidade é algo muito subjetivo. Então, pra ajudar, dividi a comparação em algumas categorias.
Porto
Atmosfera e tamanho:
– O Porto é menor e mais compacto, com uma atmosfera acolhedora e tradicional.
– É uma cidade mais tranquila, ideal pra quem prefere explorar a pé e gosta de um ambiente mais autêntico e menos agitado.
História e cultura:
– O Porto é rico em história e conhecido por seu charme medieval, com um centro histórico classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
– A cidade é famosa pela produção de vinho do Porto, com várias caves de vinho para visitar.
Paisagem e ambiente:
– O Porto oferece paisagens deslumbrantes ao longo do Rio Douro, com pontes icônicas e vistas panorâmicas.
– A cidade tem um clima ligeiramente mais fresco e é influenciada pelo Atlântico, o que pode ser mais agradável no verão.
Custo de vida:
– Em geral, o Porto tende a ser mais acessível em termos de custo de vida e preços de acomodações, refeições e atrações.
Lisboa
Atmosfera e tamanho:
– Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal, com uma atmosfera mais cosmopolita e vibrante.
– É uma cidade movimentada, com muitos bairros distintos e uma cena cultural rica e diversificada.
História e cultura:
– Lisboa é conhecida pela sua rica história, desde o período dos Descobrimentos até o presente. A cidade possui monumentos icônicos como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Castelo de São Jorge.
– A vida noturna de Lisboa é animada, com uma grande variedade de bares, restaurantes e clubes.
Paisagem e ambiente:
– Lisboa está situada em colinas, oferecendo vistas espetaculares sobre o rio Tejo. A cidade é também conhecida pelos seus bairros históricos com ruas estreitas e íngremes, como Alfama e Bairro Alto.
– O clima em Lisboa é geralmente mais quente e seco do que no Porto, especialmente durante o verão.
Variedade de atrações:
– Lisboa oferece uma vasta gama de atrações culturais e históricas, além de fácil acesso a belas praias como as da Costa da Caparica e Cascais.
Conclusão:
Ambas as cidades são incríveis, então a escolha realmente depende do tipo de experiência que você deseja ter. Muitos visitantes acabam adorando as duas por razões diferentes!
Escolha o Porto se você busca uma experiência mais autêntica e tradicional, gosta de cidades menores e aprecia o charme de uma cidade histórica com vistas deslumbrantes do Rio Douro.
Escolha Lisboa se prefere uma cidade maior com uma vasta oferta cultural, vida noturna animada, e um clima mais quente.
Trem de Lisboa para o Porto
Viajar de trem entre Lisboa e Porto é uma das formas mais populares e confortáveis de se deslocar entre as duas maiores cidades de Portugal. É uma opção conveniente, rápido e oferece belas vistas da paisagem portuguesa. O Alfa Pendular é ideal pra quem deseja mais conforto e rapidez, enquanto o Intercidades oferece uma opção mais econômica, mas ainda assim confortável.
Alfa Pendular (AP)
– Tempo de Viagem: Aproximadamente 2h45min a 3h.
– Velocidade: O Alfa Pendular é o trem mais rápido e confortável, atingindo velocidades de até 220 km/h.
– Serviços a Bordo: Oferece assentos reclináveis, Wi-Fi gratuito, tomadas elétricas, e serviço de bar/cafetaria. Existem duas classes: 1ª classe (Conforto) e 2ª classe (Turística).
Intercidades (IC)
– Tempo de Viagem: Aproximadamente 3h15min a 3h30min.
– Velocidade: Mais lento que o Alfa Pendular, mas ainda rápido e confortável.
– Serviços a Bordo: Oferece serviço de bar/cafetaria e assentos confortáveis. Também tem 1ª e 2ª classe, mas com menos amenidades comparado ao Alfa Pendular.
Estações de partida e chegada
Em Lisboa:
– Estação de Santa Apolónia: É uma das estações principais e bem central.
– Estação do Oriente: Localizada no Parque das Nações, moderna e bem conectada ao Aeroporto de Lisboa e outras partes da cidade.
No Porto:
– Estação de Campanhã: A principal estação de chegada para trens de longa distância. Bem conectada ao centro da cidade através de metrô, ônibus e táxis.
– Estação de São Bento: Algumas viagens podem ter conexão para esta estação mais central, famosa pelos seus azulejos.
Frequência e Preços
– Frequência: Há trens ao longo do dia, com partidas frequentes (cerca de uma a cada hora).
– Preços: Os preços variam dependendo do tipo de trem, classe escolhida e antecedência da compra. O Alfa Pendular é mais caro que o Intercidades. Comprar com antecedência pode garantir tarifas mais baixas. Mas, você pode encontrar preços desde €10 (tarifa promocional) até mais do que €30.
Onde comprar as passagens
Os bilhetes podem ser comprados online no site da CP – Comboios de Portugal, em aplicativos móveis, nas estações ferroviárias, ou em agências de viagens.
Dica: É recomendável reservar bilhetes com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados, fins de semana e verão.
Lugares para comer no Porto
– Restaurante Taberna Santo Antônio;
– Casa Guedes (sanduíche de pernil com queijo de ovelha da Serra da Estrela);
– Taberna do Cais das Pedras (Tapas portuguesas);
– Confeitaria do Bolhão;
– Manteigaria (pastel de nata);
– Café Majestic (muito caro – tipo a Cafeteria Colombo do Rio);
– Capa Negra (Francesinha maravilhosa);
A Francesinha é a comida mais tradicional do Porto (depois do bacalhau). O prato é composto por pão, bife, presunto (fiambre), linguiça, queijo derretido, molho especial bem apimentado, ovo frito em cima e batata frita do lado.
– O Rápido;
– Ninki (restaurante japonês maravilhoso em Gaia);
– Taberninha do Manel;
– Natas (Pastel de Nata maravilhoso);
– Portucale;
– O Antunes;
– Mal Cozinhado;
– Abadia;
– O Buraco;
– Adega do Carregal;
– Casa Aleixo;
– Gruta;
– DOP;
– Cantinho do Avillez;
– Brasão Cervejaria;
– Fracesinhas Al Forno da Baixa;
– Casa dos Presuntos “Xico”;
– Casa Expresso;
– Cervejaria Gazela
Restaurantes inteiramente veganos/vegetarianos
– DaTerra;
– Kind Kitchen;
– O Porto dos Gatos;
– Padoca;
– Nem Carne Nem Peixe
Lugares para fazer compras no Porto
– Outlet Vila do Conde – The Style Outlets Vila do Conde;
– Rua Santa Catarina ;
– Norte Shopping;
Lugares para fazer o esquenta antes da balada
– Jardins Passeio dos Clérigos;
– Adega;
– Piolho;
– Espaço 77;
– Galerias de Paris (baladas no Porto)
Mirantes gratuitos no Porto
O Porto é repleto de mirantes gratuitos com paisagens incríveis. Abaixo, eu listei apenas alguns dos mais famosos pra você fazer no Porto. Nesse post, você pode conferir melhor a explicação de cada um deles.
– Mosteiro da Serra do Pilar;
– Jardim do Morro;
– Miradouro da Vitória;
– Jardim das Virtudes;
– Jardins do Palácio de Cristal;
– Fontainhas;
– Sé
– Miradouro das Ruas das Aldas;
– Miradouro da Capela de Santa Catarina;
– Parque das Águas (Campanhã);
– Guindalense;
– Miradouro Afurada de Cima;
– Bandeirinha da Saúde
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Quantos dias ficar no Porto?
Vai depender do seu roteiro! Se você quiser fazer bate-voltas pras cidades vizinhas e usar o Porto como base eu recomendo pelo menos uns 8 dias!
É fundamental que você reserve pelo menos 3 ou 4 dias SÓ pra cidade do Porto, pra conseguir fazer a maior parte das atrações turísticas da cidade, incluindo ir nas cages de vinho (como eles chamam as fábricas), igrejas, museus, miradouros, praças, jardins e praias.
Sobre os bate-voltas às cidades vizinhas recomendo que você visite:
– Guimarães (onde nasceu Portugal);
– Braga;
– Coimbra;
– Gerês;
– Aveiro;
Tem muitas outras cidades lindas ao redor do Porto! Vale a pena pesquisar no Google pra ver se você tem interesse em visitar outras cidades que não estão nessa lista.
Pra cada cidade dessas, recomendo pelo menos um dia inteiro (saindo bem cedinho do hostels e voltando bem tarde). Aveiro é bem pequena e você consegue fazer em metade de um dia, mas se for curtir as praias aí de fato é melhor reservar um dia inteiro sim!
Eu fiquei 10 dias no Porto e fiz todos esses bate-voltas (tirando Coimbra porque foi na época do incêndio que teve lá perto e achei que a cidade estaria em função de ajudar as famílias) e ainda curti bem a cidade do Porto (visitei tudo que eu queria e mais um pouco).
Portanto, o Porto é uma excelente cidade pra fazer de base pra fazer uns bate-voltas (de trem ou de carro) e conhecer outras cidades ao redor como: Braga, Gerês, Aveiro, Ilhas Cíes (Espanha), Guimarães, Coimbra, entre outras.
Mas, eu diria que 8 dias são suficientes pra você conhecer os principais pontos turísticos do Porto e ainda conhecer as outras cidades ao redor (vale muito a pena incluir no seu roteiro esses bate-voltas).
– 3 dias intensos pro Porto (começando a turistar bem cedo e ficando até bem tarde na rua)
– 5 dias intensos pras cidades vizinhas (se você for fazer as 5 cidades que eu listei acima)
Onde se hospedar no Porto?
Como eu disse, minha família é do Porto e eu acabei ficando na casa deles. Por isso, não consigo dar minha opinião sobre a estadia e o serviço dos hostels, porque infelizmente eu nem entrei pra ver.
De qualquer forma, vou deixar algumas opções de hospedagem aqui, baseadas nas recomendações dos amigos meus amigos:
Quando eu viajei com a minha família pro Porto em 2020, nós ficamos num hostel muito charmoso chamado Jardim do Porto. Leia como foi a nossa estadia por lá, nesse post.
Vou listar abaixo, também, os hostels recomendados pelo Booking.com por ter mais gente procurando:
Gastos no Porto
Alimentação no Porto
Como eu só comi em restaurantes baratos (é possível achar vários espalhados pela cidade), eu gastei uma média de 15,00 euros por dia em comida (café da manhã + almoço + jantar + bebidas).
O valor mais barato que eu paguei numa refeição foi: 4,50 euros (sem bebida)
O valor mais caro que eu paguei numa refeição foi: 13,00 euros (com suco de laranja)
* Tudo depende de como e quanto você come. Teve um dia que eu comi no Mc Donald’s, teve dia que eu comprei sanduíches no supermercado, teve dia que comi churrasco…
Mas, se você quer realmente economizar, é possível sim e não precisa ser comendo em fast food ou no supermercado, existem vários restaurantes que fazem prato feito por 4,00/5,00 euros e vem muito bem servido.
Transporte no Porto
O quanto você vai gastar de transporte no Porto vai depender da onde você vai se hospedar no Porto e se você vai visitar as cidades vizinhas.
O Porto é uma cidade enorme, mas não tão grande que você não possa conhecer os principais pontos turísticos andando.
– Ticket individual do metrô: entre €1,40 e €2,50 euros (dependendo da zona)
– Trem pra Guimarães: €13 euros cada trajeto (dependendo da hora pode ser mais barato)
– Trem pra Aveiro: €13 euros cada trajeto (dependendo da hora pode ser mais barato)
– Ônibus pra Matosinhos: €1,85 euros (cada trajeto)
Como o Porto é relativamente pequeno, a corrida do Uber ou Bolt (aplicativo tipo o Uber) são relativamente baratas. Eu paguei €6,97 euros numa corrida do centro do Porto até o Arrábida Shopping em Gaia.
Confira como alugar carro em Portugal
Passeios no Porto
Vai depender do que você vai querer fazer e de quanto vai querer gastar. Eu, por exemplo, não gosto de museu, mas amo natureza, você pode ser o meu oposto e, por isso, é meio complicado afirmar quanto você vai gastar com passeios.
Pra você ter uma base de quanto vai precisar levar pra sua viagem, anote os valores dos passeios acima e veja, mais ou menos, quais são os passeios que você quer fazer e quanto eles custam e faça sua própria planilha ou uma breve listinha.
* Importante sempre adicionar ao valor total um valor extra para imprevistos e mudanças de planos.
Exemplo: Digamos que você calculou que vai precisar de €50,00 euros pra fazer todos os passeios que você quer. Adicione uns €50,00 euros a mais nesse valor total (pode ser qualquer valor que você julgue ideal), no caso de você conhecer alguém na viagem e ter a ideia de fazer algo diferente do que você tinha planejado ou caso você mude de ideia e queira fazer aquele outro passeio que não ia fazer antes.
Hospedagem no Porto
O valor da hospedagem no Porto vai depender muito da época do ano que você vai visitar a cidade. Os valores dos hostels e hotéis sobem muito no verão e caem bastante no inverno.
Pra você usar como uma média de valores, no verão você encontra quartos em hostels localizados no centro do Porto a partir €24 euros por noite e no inverno os valores já caem pra a partir de €15 euros a diária.
Como levar vinhos de Portugal para o Brasil
Os vinhos do Porto são altamente analisados e os fabricantes tem toda a preocupação de catalogar todo o processo feito e toda safra usada para cada garrafa, ou seja, se você comprar um vinho original do Porto e ligar para a fábrica e passar o código da sua garrafa eles conseguem te dizer exatamente a safra de uvas que foi colhida, o tempo que foi fermentado e tudo que envolve a fabricação de um vinho!
Além disso, o Porto fabrica uma das melhores cortiças do mundo que consequentemente gera as melhores rolhas de vinho do mundo. Países como a França e USA importam a cortiça portuguesa para usar nos seus vinhos e bebidas.
A cidade do Porto é bem boêmia e animada, principalmente no verão. Tem muitas coisas pra visitar, desde igrejas e museus até praias e jardins!
Espero que você tenha curtido esse post. Se você conhece alguém que precisa conferir o que fazer no Porto num roteiro completo como esse, envia o link desse post pra essa pessoa.
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar mais dicas de viagem!
Beijos e até a próxima!
Mary Teles
Artigo atualizado em 21 de agosto de 2024. Originalmente publicado em 09/08/17.