6 Lugares que você precisa visitar na Ilha da Madeira!

0
1089

 

A Ilha da Madeira é, sem dúvida alguma, um dos paraísos na Terra – não por coincidência a chamam de Pérola do Atlântico. Localizada no meio do Oceano Atlântico, essa ilha pertence ao território de Portugal, mas é completamente autônoma, tendo, inclusive, seu próprio presidente!

A Ilha é incrível e se você procura um lugar pra entrar em contato direto com a natureza, a Madeira é o ambiente certo pra isso! Com dezenas de trilhas e levadas, praias e miradouros. Você pode percorrer toda ilha em 4 ou 5 dias, alugando um carro que facilitará bastante sua locomoção. É possível conhecer os principais conselhos da ilha através dos ônibus locais, mas além de te tomar o dobro do tempo (eles tem horários específicos), os autocarros não chegam a certos lugares específicos e você acaba ficando limitado.

Eu morei nessa ilha durante 10 meses, então tive tempo de sobra pra aproveitar cada cantinho dela. Vou listar meus lugares favoritos e explicar um pouquinho sobre eles e depois deixo abaixo uma lista que você também deve conhecer!

Um site ótimo recheado de dicas e sugestões de atrações para visitar a Ilha da Madeira é: www.visitmadeira.pt/

 

“Você pode percorrer toda ilha em 4 ou 5 dias, alugando um carro que facilitará bastante sua locomoção.”

 

1. Cabo Girão

É um dos principais miradouros da ilha. Com seus 580 metros de altura, esse mirante te possibilita uma vista incrível! O piso é de vidro então dá um friozinho na barriga de leve (risos)! O Cabo Girão é pelo menos o sétimo cabo mais alto da Europa.

Uma dica importante: Só vale a pena ir nesse miradouro se o tempo estiver limpo, sem nuvens, caso contrário você só passará frio e não verá nada além de neblina!

Você pode alugar um carro, ir de táxi ou pegar o ônibus ou 154.

2. Curral das Freiras

Situado no conselho da Câmara dos Lobos, o Curral das Freiras é um vale que é rodeado de natureza (se você for num dia de sol então… vai se apaixonar por esse lugar). O melhor lugar pra você apreciar essa beleza é através de um miradouro (Eira do Serrado) que fica localizado sobre o vale e te permite ver toda imensidão daquele lugar! A tranquilidade que toma conta de você é coisa de louco! Uma paz que transborda tua alma… Não tem como explicar!

Você pode alugar um carro, ir de táxi ou pegar o ônibus 81 no Funchal.

3. Porto Moniz

Esse é um dos meus lugares favoritos da Ilha! Se você estiver na Madeira e o dia for de sol (o que não é difícil), pode ter certeza que qualquer lugar que você visitar vai se tornar sua próxima capa do Facebook. Como a ilha é natureza pura, todas as paisagens são lindas e genuínas!

O Porto Moniz é um dos lugares preferidos dos madeirenses no verão! Com piscinas naturais formadas a partir da lava vulcânica, a água do mar fica retida e forma grandes piscinas naturais de água salgada. Tudo que você precisa fazer é colocar seu biquíni/sunga, pagar 1,50 euros para usufruir da piscina e curtir a beleza desse lugar.

Você pode alugar um carro, ir de táxi ou pegar o ônibus 139150 ou 80 no Funchal.

4. Funchal – Zona Velha

É a capital e o centro comercial mais importante da ilha. No Funchal, você encontra a Zona Velha, uma rua antiga de paralelepípedo lotada de barzinhos, hotéis e restaurantes que podem ser uma ótima opção tanto pra quem quer ter um almoço agradável quanto pra quem quer curtir uma noite agitada tomando umas ponchas (bebida típica da ilha feita com cachaça, limão, laranja e mel). Na Zona Velha você encontra também alguns ateliês de pintores e escultores que fazem exposições ao longo do ano.

Acredito que o Funchal seja o melhor local para se hospedar durante suas férias na Ilha, já que a maioria dos ônibus sai de lá. Se você reservar com antecedência, a estadia não sai tão cara e você terá opções de diversão e cultura saltando à sua porta!

5. Teleférico

O teleférico do Funchal te permite fazer um passeio super agradável com uma paisagem linda da ilha. Você pode comprar diferentes pacotes! Só o passeio de teleférico custa 15,00 euros (ida e volta), mas você pode fazer combinações do tipo subir de teleférico e conhecer o Jardim Botânico e depois descer (o passeio no Jardim Botânico vale muito a pena! É lindo e ainda tem um mini (bem mini mesmo) zoológico) ou subir de teleférico e conhecer o Museu Madeira Story Centre e depois descer de teleférico. Tem várias opções de pacotes e você pode se informar melhor através do site: www.madeiracablecar.com

Uma coisa que as pessoas fazem bastante é: subir de teleférico até o Monte e descer a metade do trajeto de cesto (sim, um cesto enorme que te empurram ladeira abaixo – passeio super tradicional da ilha) e depois pegar um ônibus pra voltar pro Funchal. “A viagem pela encosta até ao Funchal demora cerca de 10 minutos, num percurso total de 2 km, atingindo por vezes uma velocidade de 48 km/hora”.

Você pega o teleférico bem no centro do Funchal e pode comprar seu ticket na hora na bilheteria do local!

O teleférico abre todos dos dias das 9h às 17:45.

6. Porto Santo

Sem dúvida alguma é o meu lugar preferido! A ilha de Porto Santo pertence à Madeira, mas fica à 2 horas de distância! O jeito mais barato de ir ao Porto Santo é pegando o navio da Porto Santo Line que sai do porto da Madeira (na época o ticket de ida e volta foi 80,00 euros na alta temporada – Junho). Como descrever a ilha de Porto Santo: o paraíso na Terra!

Praia de areia branquinha, mar sem onda (completamente flat), tranquilidade e paz que não tem igual. Não sei se dei sorte, mas a ilha estava sem muitos turistas no início do verão. Então, a praia foi praticamente só minha durante três dias!

Realiza essa cena: canga na areia, você deitada(o) pegando um solzinho gostoso nas costas, som do mar e nada mais. Uma ilha paradisíaca toda pra você, sem aquela muvucada, aquela gritaria, aquela farofada… Putzzzz! Fala se não é o paraíso caraaaaa!

Se você for visitar a Madeira é obrigação sua passar, pelo menos, 2 dias no Porto Santo!

Você pode conferir os valores e horários do navio no site da empresa: www.portosantoline.pt

Outros lugares que você não pode deixar de visitar:

• Santana
• Caniçal
• Seixal
• Ribeira Brava
• São Vicente
• Machico
• Paul do Mar – Maktub
• Jardim Botânico
• Ponta do Pargo
• Calheta
• Lido
• Santo Antônio

Ficam aqui alguns links pra vocês se inspirarem nessa aventura pela Ilha da Madeira:

– Carros e Cestos da Madeira

– O Mundo Segundo Os Brasileiros – Ilha da Madeira

– Volta à Ilha da Maderia

 

Espero que tenham se apaixonado pela Ilha da Madeira tanto quanto eu e que coloquem a Pérola do Atlântico na lista de próximos destinos.

Qualquer dúvida me manda um e-mail, tá?

Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas viagens.

 

Veja aqui outro post sobre a Ilha da Madeira:

5 trilhas imperdíveis na Ilha da Madeira

 

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Fale Inglês de GRAÇA (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Fale Inglês de GRAÇA
– Aluguel de carro: Rentcars
– Passeios no Atacama e Salar de Uyuni (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10):
Entre em contato com a @fuigosteitrips pelo e-mail: trips@fuigosteicontei.com.br

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!