Curiosidades sobre o Natal e o Réveillon na Ilha da Madeira

0

 

Paraaaa tudo que chegou a hora de falar das maiores festas da Ilha da Madeira!

A ilha tem diversas festas tradicionais (muitas mesmo): festa das flores, cortejos, arraiais, festas religiosas, festas tradicionais de cada conselho… E, é claro, as festas de fim de ano!

Chega até a me dar faniquito só de lembrar do meu Dezembro de 2012 (o fim de ano mais surpreendente da minha vida… Até porque tava rolando um boato na época de que o mundo ia acabar dia 22/12/2012, lembram?)

Filhoooo se o mundo acabasse mesmo, a galera da ilha seria a primeira a morrer, né? A ilha já não é muito grande e caraaa é uma ilha. Se tivesse uma tsunami nem o melhor pegador de jacaré se salvaria! Rsrsrsrsrsrs

Posso fazer um adendo? Caraaaaa no dia 01/01/2013 acabou a luz na ilha INTEIRA na parte da noite e ficamos na escuridão total por 2 ou 3 horas…. Foi sinistroooooo! Primeiro que comecei a achar que o mundo tava acabando mesmo com um pequeno delay, né? Segundo que quando eu olhei pro céu e vi aquela porrada de estrelas maravilhosas iluminando o mar eu percebi o quão sortuda eu era, porque se o mundo fosse mesmo acabar eu tinha vivenciado aquele momento! Nunca mais me esqueço daquele céu maravilhosooooo (não tem deserto do Saara ou do Atacama que barre)!

Mas aí acabou a graça, porque a luz voltou, nego correu pro whatsapp, o mundo não acabou e tamo aí, né?

Essa introdução ficou longa pra caracaaaaa, mas queria tentar passar pra vocês o quão mágica é a Ilha da Madeira (minha ilha preferida do mundo todoooo… amo todas as outras, mas essa é minha xodózinha).

Se a ilha por si só já é FODA! Imagina com luzes e decorações natalinas… MAIS FODA AINDA, NÉ?

 

As festas de fim de ano da Madeira são incríveis e as pessoas esperam ansiosamente por elas o ano todo! E realmente vale a pena esperar!

 

Noite do Mercado – Pré Natal!

A Noite do Mercado é uma das maiores e mais importantes festas da ilha! Essa festa acontece no dia 23 de Dezembro e rola a noite toda com música, dança, bebidas e comidas típicas. A decoração da rua é natalina e as pessoas esperam ansiosamente por essa festa durante todo o ano!

Se eu pudesse comparar com uma festa no Brasil seria o São João (apesar de ninguém usar roupas típicas – no máximo o chapeuzinho madeirense), porque o espírito da festa é mais ou menos igual às nossas festas juninas: barraquinhas de bebidas, comidas típicas, música animada, povo dançando no meio da rua! Isso tudo acontece no centro do Funchal e é muito animado mesmo!

O Natal na ilha é incrivelmente maravilhoso! No dia 08 de Dezembro eles ligam as luzes de natal que estão distribuídas pelas diversas árvores do Funchal e enfeitam as calçadas e os parques com decorações natalinas (bonecos de neve, trenó e um Papai Noel gigante são a alegria dos turistas)! É realmente mágico caminhar pelo centro da cidade nessa altura do ano! Ah… e durante todo mês de Dezembro são celebradas missas religiosas especiais na maioria das igrejas da ilha!

Um dos melhores Réveillons do mundo, segundo o livro de recordes Guinness

Ver os fogos de Ano Novo na Ilha da Madeira foi uma das coisas mais incríveis que já vi e vivi. Para quem é carioca e tá acostumada com os fogos maravilhosos de Copacabana acha que não vai se surpreender com mais nada nessa vida em termos de fogos de Réveillon… Ilusão a minha! Eu nunca vi uma coisa tão arrepiante quanto os fogos da Ilha da Madeira (#desculpaCopacabana).

Imagina você estar no terraço da sua casa no Funchal olhando pro mar a espera dos fogos que as balsas vão soltar… Você olha ao redor da ilha e percebe que existe uma placa enorme com o ano 2012 no extremo direito da ilha (bem lá longe da sua casa, mas é tão grande que você consegue ver) e de repente quando essa placa muda para 2013, simultaneamente, começam os fogos das balsas e você pensa: Nossa que lindo!!!

Eis que você gira 360º e vê que toda a ilha está soltando os mesmos fogos ao mesmo tempo e você se arrepia porque continua girando e olhando para todas aquelas luzes no céu em torno de você! Eu me senti no meio (literalmente) de um dos maiores espetáculos da minha vida!

E pra finalizar esse show de luzes no céu, um barulho absurdamente alto faz “tremer” a ilha e você sente como se seu coração tivesse parado por 3 segundos e logo em seguida vem uma felicidade absurda e você só quer gritar, rir e abraçar todo mundo! Essa foi minha experiência de Réveillon na Ilha da Madeira! Recomendo a todos vivenciar, pelo menos, uma vez na vida essa experiência – considerando que o Réveillon da Madeira está no livro dos recordes Guinness.

Separei dois vídeos do Youtube que retratam o Réveillon madeirense, mas quero dizer que nada se compara à experiência de viver esse momento pessoalmente!

Réveillon da Ilha da Madeira 2013/2014

Fim de Ano na Ilha da Madeira 2013/2014

Espero que tenham curtido as festas de fim de ano da Ilha da Madeira e que marquem com antecedência sua estadia e passagens aéreas pra essa época do ano. Qualquer dúvida me manda um e-mail tá?

Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas viagens.

 

Veja aqui outro post sobre a Ilha da Madeira:

6 Lugares que você precisa visitar na Ilha da Madeira!

 

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Aluguel de carro: Rentcars
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!