House Sitting: o que é e como funciona? É seguro?
Entenda o que é house sitting e como funciona. Fazer house sitting é seguro? Veja como conseguir hospedagem de graça em qualquer lugar do mundo.Nesse post você vai ler:
- O que é house sitting
- House sitting é hospedagem Gratuita? Entenda.
- Como funciona o house sitting
- Como funcionam os sites para house sitting?
- Vantagens de fazer house sitting
- Desvantagens de fazer house sitting
- House Sitting e Pet Sitting são a mesma coisa?
- Qual a diferença entre voluntariado em viagens e house sitting?
- Fazer house sitting é seguro?
- Sites de House Sitting que você pode confiar
- Em que países posso fazer house sitting?
- 11 Dicas para quem quer fazer house sitting
- Cuidados para fazer house sitting
O que é house sitting
O house sitting é um tipo de experiência que te permite viajar mais barato pelo mundo, doando seu tempo para cuidar da casa – e, às vezes, dos animais – de outras pessoas enquanto elas estão viajando. É como se você fosse a babá da casa, por isso, o nome em inglês é house sitting!
House sitting é hospedagem Gratuita? Entenda.
Eu falo muito sobre voluntariado em viagens que é quando você troca suas habilidades para viver uma imersão cultural em algum lugar, buscando não só a sua transformação, mas também o desenvolvimento de um projeto ou estabelecimento. Você troca algumas horas do seu dia por aprendizados, acomodação gratuita e, muitas vezes, também recebe comida!
No house sitting o seu objetivo não são as trocas culturais e sim acomodação gratuita em vários países do mundo. Esse estilo de viagem tem se popularizado cada vez mais na Europa, Estados Unidos e Ásia, mas a gente já vê uma movimentação no Brasil também.
Pra explicar melhor o que é house sitting e como funciona, eu vou responder as principais perguntas sobre o assunto, mas te convido a deixar outras dúvidas ou compartilhar as suas experiências nos comentários.
Como funciona o house sitting
Como eu já mencionei no início desse post, o house sitting é quando você fica responsável pela casa, pertences e animais de outras pessoas enquanto elas estão viajando.
Isso significa que você vai ficar na casa de alguém que você não conhece, com todos os móveis, pertences e coisas de valores que a casa possui. Você será o caseiro daquela propriedade. Sua responsabilidade é manter a casa limpa e segura, bem como, alimentar os animais e regar as plantas, se for o caso.
Pro house sitting funcionar bem é preciso que ambas as partes tenham confiança e que se sintam seguras com o acordo. Tanto a busca pro match perfeito quanto o acordo em si geralmente são feitos através de sites específicos.
Esses sites reúnem tanto as propriedades que precisam de ajuda quanto os viajantes que querem cuidar dessas casas. Você precisa criar um perfil e preencher todas as informações e, geralmente, rola uma entrevista pros donos da casa sentirem confiança de que você é a pessoa certa.
Como funcionam os sites para house sitting?
Tanto o proprietário da casa quanto os viajantes precisam pagar um plano anual para ter acesso ao site. Após pagar a anuidade, você tem acesso ilimitado a todos os benefícios do site.
Site Trusted House Sitters
Vou usar o site TrustedHousesitters como exemplo nesse post porque é o mais famoso e o mais utilizado pelos viajantes. São três planos diferentes: Dono da casa, babá da casa, misto.
DONO DA CASA – Benefícios
Premium Owner: £199 / ano
– Cuidados ilimitados para a casa e os animais de estimação por membros verificados sem custo extra;
– Proteção da casa e seus conteúdos;
– Garantia de devolução do dinheiro;
– Equipe de suporte dedicada;
– Vídeo chamadas gratuitas com veterinários;
– Ampliação da busca nos resultados de pesquisa;
– Veja quem está salvando sua casa na lista de desejos;
– 2 passes globais para o lounge do aeroporto;
– Seguro de cancelamento caso o house sitter cancele em cima da hora;
– Selo premium na sua lista
Standard Owner: £129 / ano
– Cuidados ilimitados para a casa e os animais de estimação por membros verificados sem custo extra;
– Proteção da casa e seus conteúdos;
– Garantia de devolução do dinheiro;
– Equipe de suporte dedicada;
– Vídeo chamadas gratuitas com veterinários;
– Ampliação da busca nos resultados de pesquisa;
– Veja quem está salvando sua casa na lista de desejos;
Basic Owner: £99 / ano
– Cuidados ilimitados para a casa e os animais de estimação por membros verificados sem custo extra
BABÁ DA CASA (House sitter) – Benefícios
Sitter membership: £99 / ano
– Busca ilimitada de casas em todo o mundo;
– Verificação grátis;
– Equipe de suporte dedicada;
– Alertas para pesquisas salvas;
– Aconselhamento veterinário gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana
Combined membership: £149 / ano
– Busca ilimitada de casas em todo o mundo;
– Verificação grátis;
– Equipe de suporte dedicada;
– Alertas para pesquisas salvas;
– Aconselhamento veterinário gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana
– Cuidados ilimitados para a casa e os animais de estimação por membros verificados sem custo extra;
Existem as opções de anuidades combinadas com muitos outros benefícios que você pode verificar no site TrustedHousesitters.
É possível fazer várias buscas de casas pelo mundo antes mesmo de pagar a sua anuidade, ou seja, você pode ver se no destino que você tá pensando em ir existem oportunidades de house sitting e guardar as casas na sua lista de desejos.
Depois, basta escolher o plano que mais se adequa com os seus objetivos e aplicar para as casas. Você vai passar por uma verificação do perfil e precisa preencher todas as informações necessárias para deixar seu perfil completo.
A verificação é feita de duas formas:
– Básica: Verificação do endereço de email, número de telefone e referência recebida
– Padrão: Verificação básica, identidade confirmada e documentos verificados
É importante ressaltar que você precisa se encaixar na necessidade dos proprietários e não ao contrário. Ou seja, você tem que encaixar as suas férias ou o seu planejamento nas datas disponíveis das casas, já que o house sitting acontece quando os proprietários saem de férias.
Outra coisa muito importante de mencionar é que não existe pagamento no house sitting. É uma experiência de troca de favores. Ou seja, você cuida da casa de graça e em compensação tem um lugar pra ficar de graça naquele destino.
Os gastos com as contas de água, luz, gás e internet, geralmente, já estão inclusos no acordo (você não precisa pagar) a não ser que você fique um período mais longo do que o planejado por algum imprevisto.
Por exemplo, tiveram alguns casos durante a pandemia de 2020 que os proprietários iam ficar fora por 2 semanas, mas acabaram ficando presos em outro país por conta das restrições do COVID. Nesse caso, fizeram acordos que os viajantes podiam ficar por mais tempo desde que os próprios viajantes pagassem por suas contas.
Outro ponto importante é que, geralmente, você é o responsável pelos seus gastos com comida. A não ser que os proprietários te deem livre acesso para usar as comidas que estão na dispensa e na geladeira, caso contrário, você precisa comprar e cozinhar a sua própria comida.
Vantagens de fazer house sitting
– Acomodação gratuita em vários países do mundo – até mesmo em destinos caríssimos que você nunca imaginaria ser possível visitar;
– Experiência de viver como um local na casa de uma pessoa local;
– Lugar só pra você, sem o agito dos hostels, por exemplo;
– Liberdade para fazer as coisas no seu tempo e programar a sua rotina baseando-se nas necessidades da casa e dos animais de estimação;
Desvantagens de fazer house sitting
– Ter que se adequar ou planejar as suas viagens para as datas exatas dos proprietários;
– Responsabilidade com a casa, pertences, coisas de valor e animais de estimação de outras pessoas;
– Pouca interação social, sem as conexões dos hostels, por exemplo
House Sitting e Pet Sitting são a mesma coisa?
São praticamente a mesma coisa, mas tem a diferença clara de que o pet sitting tem como principal foco os animais de estimação, enquanto que p house sitting foca nos cuidados com a casa.
No entanto, na maioria das vezes, um pet sitter também acaba por ser um house sitter. Ou seja, quando você faz house sitting você cuida de uma casa vazia, mas quando você faz pet sitting você cuida de uma casa que tem animais de estimação – o que se torna uma responsabilidade muito maior.
As responsabilidades do house sitting são muito amplas e variam de casa pra casa. Os proprietários, geralmente, te dão uma lista do que é preciso ser feito e mantido em ordem:
– Varrer a casa e passar pano no chão;
– Passar pano nos móveis;
– Molhar as plantas de dentro da casa e as do jardim;
– Buscar cartas;
– Aparar a grama ou arbustos;
– Cuidar da horta (colher o que for preciso para não sobrecarregar);
– Separar o lixo e colocar ele pra fora
– Entre outras responsabilidades…
Quando você faz pet sitting os animais serão sempre a sua prioridade. Isso significa que você vai precisar aprender a rotina deles, porque é justamente por isso que você está ali. Manter a rotinas dos animais em suas próprias casas é o motivo pelo qual os donos não os enviam para os canais durante as suas férias.
– Passear com os animais (quantas vezes os donos mandarem);
– Dar comida;
– Dar banho;
– Dar atenção e carinho (por isso, é fundamental que você ame bichos para ser pet sitter)
É sempre importante ser flexível, pois apesar de na teoria haver distinção entre house sitting e pet sitting, na prática funciona diferente. Os anúncios online nos sites geralmente não fazem essa distinção e sempre buscam alguém que cuide tanto da casa quanto dos animais. Então, esteja preparado para todos os cenários!
Qual a diferença entre voluntariado em viagens e house sitting?
O house sitting tem como premissa básica você conhecer novos lugares sem pagar por hospedagem. Ou seja, é um jeito bem econômico de você viajar, mas não é a forma ideal pra você interagir com pessoas locais ou fazer novos amigos, já que estará sozinho tomando conta da casa.
Claro que nada impede de você fazer amizade com “seus vizinhos” temporários e tentar fazer uma imersão na cultura local durante sua estadia na casa, mas vamos combinar que isso demandará um esforço da sua parte.
O objetivo do voluntariado é a interação com pessoas locais e imersão numa nova cultura, além de novos aprendizados e habilidades que vão te transformar através de experiências diferentes e trocas colaborativas.
Ou seja, num voluntariado você sai da sua zona de conforto para ajudar um projeto ou empreendimento a se desenvolver. São experiências genuínas que tem como propósito o ganha-ganha de ambas as partes: anfitriões e voluntários (viajantes).
A plataforma que eu uso pra fazer os meus voluntariados em viagem é a Worldpackers. Nela você consegue buscar anfitriões em mais de 130 países e filtrar esses projetos através dos objetivos da sua viagem e das suas necessidades como viajantes, como por exemplo: Praticar idiomas, contato com a natureza, quarto compartilhado ou privado, uma ou três refeições por dia…
Para ver os anfitriões (projetos) da plataforma, basta você criar o seu perfil gratuito. No entanto, para de fato aplicar para as vagas e confirmar seu voluntariado, você precisa pagar uma anuidade de $39 dólares – usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP (que podem ser divididos em até 12 vezes sem juros).
Sendo membro da Worldpackers você pode viajar quantas vezes você quiser, pra onde você quiser aprendendo novas habilidades sem pagar por acomodação e comida. Os gastos com transportes (passagens), visto e seguro viagem é do viajante!
LEIA TAMBÉM:
– Como ganhar dinheiro fazendo voluntariado
– Como fazer um voluntariado em casal ou com amigos
– Experiência de voluntariado no Brasil
Fazer house sitting é seguro?
Sim. Fazer house sitting é seguro! Existem várias plataformas que oferecem esse tipo de serviço de match entre os proprietários das casas e os viajantes. Essas plataformas buscam manter o máximo de segurança possível para ambas as partes já que o house sitting é totalmente baseado na confiança mútua!
Então, tanto proprietários quanto viajantes passam por um processo de verificação de documentos e identidade para que seja possível se tornar um membro da plataforma. Esse processo de verificação de documentos é normal também em sites como Airbnb e Couchsurfing, por exemplo.
O fato de ser um serviço pago também filtra um pouco mais os membros que entram na plataforma, já que ao pagar o serviço você está de acordo com as políticas da plataforma. Além disso, existem diferentes tipos de planos e cada um deles oferece um tipo diferente de benefício.
Geralmente, os proprietários das casas têm a opção de planos com “Proteção da casa e seus conteúdos” e “Seguro de cancelamento caso o house sitter cancele em cima da hora”, já que nessa troca o proprietário da casa é a parte que fica mais vulnerável, porque todos os seus pertences estão lá.
Os viajantes têm disponível um suporte da plataforma para eventuais problemas. Mas, eu sempre recomendo que qualquer pessoa viaje com seguro viagem para que você sempre esteja coberto nos casos de emergência ou imprevistos.
Escrevendo esse post eu encontrei um artigo de um casal que contou os aprendizados e as experiências de house sitting deles na Espanha, Itália e Tailândia. Eles também deram algumas dicas legais para quem pretende iniciar nessa jornada também, como, por exemplo, as perguntas que você deve fazer pros proprietários das casas antes mesmo de começar a experiência.
LEIA TAMBÉM:
– Como fazer seguro viagem internacional
– SafetyWing: Seguro viagem para nômades digitais
– Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Sites de House Sitting que você pode confiar
Todas as plataformas que envolvem interação entre pessoas e trocas de serviços são baseadas em referências e avaliações para poder criar um sendo de na confiança mútua e credibilidade em seus membros.
Para você construir a sua credibilidade o quanto antes, é importante ser membro de um dos sites abaixo e criar um perfil muito completo, com o máximo de informações possíveis (como se fosse mesmo um currículo).
Além disso, é fundamental que você aplique pras vagas com bastante antecedência, já que geralmente rolam entrevistas e o primeiro acordo de house sitting sempre demora um pouco mais pra ser fechado – justamente por ser o primeiro e você ainda não ter referências e avaliações.
Existe uma gama de sites que conectam viajantes a proprietários de casas. Cada plataforma tem um perfil diferente focado em públicos específicos:
TRUSTED HOUSE SITTERS
É a plataforma mais famosa do nicho de house sitting e a que possui o maior número de ofertas de vagas e variedade de países.
Com certeza, esse é o site mais recomendado pros sitters de primeira viagem que ainda estão entendendo como funciona esse tipo de experiência. No entanto, por ser a mais famosa, tem as vagas bem concorridas e é também a mais cara pra se tornar membro.
– Valor pra se tornar um sitter member: A partir de £99 / ano
HOUSE CARERS
É a plataforma mais antiga do nicho de house sitting e também possui uma ótima variedade de vagas. Inclusive, possui muitos membros brasileiros.
– Valor pra se tornar um sitter member: A partir de U$50 / ano
NOMADOR
Apesar de ter ofertas em outros países, a maioria das vagas do Nomador são na França ou em países de língua francês.
Essa plataforma tem algumas funcionalidades a mais que as outras plataformas do mercado e também tem uma versão gratuita, na qual é possível responder até 3 aplicações. No entanto, para ter acesso à versão ilimitada de aplicações, é preciso pagar a anuidade.
– Valor pra se tornar um sitter member: A partir de U$88,92 / ano (U$7,41 / mês)
MIND MY HOUSE
É considerada a melhor plataforma para house sitting na Europa, principalmente no Reino Unido.
– Valor pra se tornar um sitter member: A partir de U$20 / ano
LUXURY HOUSE SITTING
O foco dessa plataforma está nas casas de luxo, mas também existem opções de imóveis moderados.
– Valor pra se tornar um sitter member: A partir de U$25 / ano
HOUSESIT MATCH
É uma plataforma mais friendly visualmente com mais opções de fotos, descrições mais completas e observações importantes, o que torna o processo mais criterioso.
– Valor pra se tornar um sitter member: A partir de £69 / ano
Em que países posso fazer house sitting?
O conceito do house sitting tem começado a se espalhar cada vez mais e, por isso, é possível conseguir experiências de house sitting nos 5 continentes. No entanto, Europa, Estados Unidos e Austrália tem muito mais ofertas que em países da América do Sul, América Central ou Ásia.
O Reino Unido, por exemplo, é um dos campeões em ofertas de casas para house sitting. Mas, você também encontra opções nos seguintes países: Canadá, Costa Rica, Colômbia, Chile, Emirados Árabes, Grécia, Romênia, Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália, Alemanha, Suécia, Irlanda, Tailândia, Malásia, Vietnã, Singapura, Indonésia, China, Japão, Nova Zelândia, entre outros.
Inclusive, o Brasil tem algumas opções de house sitting também. Não é tão comum e não são muitas, mas existem (Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro). Vale a pena procurar!
11 Dicas para quem quer fazer house sitting
#1. Faça seu cadastro numa plataforma de house sitting e comece a aplicar com bastante antecedência
Como tem mais viajantes do que proprietários nesses sites de house sitting, a concorrência é grande e é preciso que você aplique com bastante antecedência (meses antes) e tenha paciência com o processo que pode ser um pouco demorado.
#2. Em média, os viajantes de primeira experiência demoram de 5 a 8 semanas para obterem um acordo positivo com os proprietários. Com avaliações no seu perfil, começa a ficar um pouco mais fácil, mas ainda sim é preciso lembrar da concorrência. Quanto antes você aplicar, melhor.
#3. Crie um perfil interessante com o máximo de informações possíveis
Como eu já mencionei acima, o house sitting é totalmente baseado no sistema de confiança mútua, afinal você vai estar tomando conta da casa, dos pertences e dos animais de uma pessoa que você nunca viu antes.
Então, trate de ser o mais transparente possível e preencha seu perfil como se fosse seu currículo. Fale sobre suas experiências de vida, suas experiências profissionais, suas qualidades, lugares por onde já viajou, responsabilidades que já assumiu em outras áreas, se tem animais de estimação, etc.
#4. Adicione fotos no seu perfil
Nós seres humanos somos muito visuais. Mesmo que a gente leia algo legal e que nos chame atenção, ver uma foto que confirme nosso sentimento é o melhor dos mundos. Ou seja, não economize nas fotos do seu perfil.
Se você está indo com um amigo, filhos e/ou parceiro, adicione fotos dessas pessoas também. É sempre legal colocar suas fotos para gerar conexão e identificação com os proprietários. Escolha fotos que mostrem quem é você e que confirmem a descrição que você escreveu no perfil.
Então, se você gosta de animais, curte de fazer exercícios e se alimentar bem, adicione fotos que mostrem e reforcem isso! Tudo de forma natural, é claro. Não adianta você ficar posando pras fotos se não tem verdade naquilo que você está mostrando, porque, acredite, os proprietários vão sentir que é tudo fake.
#5. Ainda melhor do que só ter fotos é gravar um vídeo se apresentando
Se o site que você é membro te permitir gravar um vídeo de apresentação, não pense duas vezes, faça isso! O vídeo vai refletir sua personalidade e a sua compreensão do idioma (geralmente o inglês é a língua mais cobrada nesse tipo de experiência, pois é uma língua mundial/internacional).
O proprietário da casa precisa saber que você entende o que ele fala para que a comunicação seja fluída e as regras da casa e os cuidados com os animais sejam entendidos perfeitamente.
#6. Preencha o máximo de referências possíveis
Como eu mencionei antes, as referências e avaliações são as métricas prioritárias desse tipo de serviço como house sitting, Airbnb, Couchsurfing, etc. É através das referências e avaliações que você constrói a sua credibilidade.
Por isso, se o site que você se tornou membro permitir que você adicione referências de terceiros, fora do universo de house sitting, faça isso imediatamente! Peça pros seus antigos chefes e amigos escreverem relatos sobre você, sua personalidade, suas responsabilidades e seu amor por animais.
#7. Seja flexível com seu roteiro e suas datas
Fazer house sitting significa que você precisa de adequar no calendário de necessidade dos proprietários e não ao contrário. Então, por exemplo, se você queria ir pra Inglaterra em junho, mas só conseguiu um acordo pra julho, paciência! Pelo menos, você manteve o destino que queria, mas vai precisar replanejar o roteiro da sua viagem pro mês seguinte.
Por isso, é importante que você se aplique com bastante antecedência, para que consiga o acordo e saiba exatamente as datas que vai fazer o house sitting, dessa forma, você consegue planejar melhor a sua viagem em termos de passagens aéreas, seguro viagem e, claro, as coisas que você quer conhecer naquele lugar.
Ah! Uma coisa importante de mencionar é que você precisa convencer o proprietário que você está comprometido com o seu planejamento de ir de fato pra aquele local. Imagina o proprietário sair de férias e confiar que você vai estar na casa dele nas datas acordadas, deixando o cachorro dele sozinho porque sabe que você vai alimentá-lo e aí você simplesmente não aparece.
Essa situação será horrível não só pro proprietário que perderá a confiança em você e nos futuros viajantes, como também pro seu perfil que terá uma avaliação super negativa e vai dificultar você conseguir o acordo nas próximas experiências.
#8. Aplique pra várias vagas e foque em locais menos populares
Para ter mais chances de conseguir um acordo de house sitting mais rápido, o ideal é que você aplique com muita antecedência pra várias vagas diferentes e também pra lugares menos procurados ou populares.
Se você apostar todas as suas fichas em apenas uma vaga e o proprietário não te responder, você terá perdido tempo. Então, procure vagas em cidades menores, fora dos centros urbanos pra ter uma chance maior de resposta.
Estar numa cidade menor não te impede de conhecer as cidades maiores, você pode se programar de visitar os pontos turísticos ao longo da sua estadia na casa. Por isso, é melhor garantir um acordo numa cidade afastada do que não ter acordo nenhum e nem ir pra aquele país, né?
#9. Crie alertas e esteja sempre atento e conectado
Todos os sites de house sitting tem um sistema de alerta por email que avisam assim que um proprietário cadastra um anúncio com as características que você procura. Assim que você receber o alerta, já aplique pra vaga imediatamente.
Os proprietários geralmente dão preferência pros primeiros aplicantes e já marcam logo uma entrevista por Skype. Então, se você chegar atrasado vai perder a chance de se apresentar e conquistar aquela vaga.
Ah!!! Pior do que não receber uma resposta de um anfitrião é receber a resposta e perder a oportunidade da vaga porque você não viu ou porque demorou demais pra responder. Então, fique atento às respostas das suas aplicações, ok?
#10. Se mostre interessado
Quando você tiver uma resposta à uma aplicação, responda o mais rápido possível e esteja disponível para uma entrevista por Skype. Não coloque um monte de barreiras ou restrições de dias e horários. Lembre-se que a concorrência é grande e se você não tiver disponível o proprietário vai arrumar rapidinho alguém que esteja.
Se você estiver viajando com filhos, amigos ou um parceiro, é legal que todos estejam presentes na entrevista por Skype, já que essas pessoas vão morar na casa do proprietário e é legal ele conhecer essas pessoas também.
#11. Seja espontâneo e natural na entrevista
A entrevista pelo Skype será a sua chance de cativar o proprietário e mostrar que você é a pessoa certa pra vaga. Por isso, treine seu inglês (ou o idioma necessário) e sua desenvoltura para responder perguntas básicas sobre você, experiências de vida e porque você seria a pessoa ideal pra vaga.
Tudo que você escreveu no seu perfil precisa estar transparente na sua entrevista. Se mostre interessado na casa, nos animais e faça perguntas relevantes para você e para o proprietário, como, por exemplo:
– Pergunte sobre as plantas e os cuidados especiais que elas requerem (precisa colocar elas no sol e a frequência que devem ser regadas);
– Entenda quais as partes da casa você pode usar, quais os produtos de limpeza e alimentos da cozinha estão disponíveis para você;
– Pergunte se você precisa manter a piscina limpa e quais seriam os produtos pra isso e, é claro, se você pode usar a piscina sem problemas;
– Entenda também se você precisa cuidar do jardim, como e com qual frequência deve fazer isso;
– Uma ótima pergunta é sobre a questão do lixo. Eles reciclam (tem que separar o lixo)? Tem dia e local específicos para a coleta?
– Pergunte sobre os animais de estimação: qual rotina de passeio, alimentação e brincadeiras. E entenda também se os animais podem frequentar todos os cômodos da casa.
Se a entrevista correr bem, é possível que o convite para você ir já seja realizado na primeira entrevista, ou pode ser também que eles queiram fazer uma segunda entrevista para decidir com calma. E a partir disso, acertar os detalhes da sua ida.
Cuidados para fazer house sitting
– Como já mencionado antes, não existe pagamento no house sitting. É uma experiência de troca de favores. Ou seja, você cuida da casa de graça e em compensação tem um lugar pra ficar de graça naquele destino.
– Para fazer house sitting você passa na imigração como turista, ou seja, quando te perguntarem o que você vai fazer no país responda apenas: TURISMO! Nada de entrar em detalhes sobre o house sitting e o que você vai fazer lá.
Se você mencionar o house sitting o oficial da imigração pode achar que você está entrando no país para trabalhar ilegalmente e pode barrar a sua entrada. Então, para evitar problemas só mencione turismo mesmo! Eu escrevi um post sobre como passar na imigração fazendo voluntariado e as dicas são as mesmas para quem vai fazer house sitting.
– Tenha certeza que você tem tempo suficiente para estar como turista pro período que o proprietário da casa vai precisar de você. Por exemplo, turistas brasileiros têm até 3 meses para ficar na Europa (Espaço Schengen), já na Bolívia um turista brasileiro tem até 30 dias para ficar legalmente.
– Se você estiver viajando com seus filhos, amigos e/ou parceiro é importante que isso esteja muito claro pro proprietário da casa para não haver nenhum mal entendido, ok? Ah! E se for levar o seu próprio animal de estimação é importante que o proprietário da casa concorde e que seja permitido segundo as leis do país de destino.
– Sempre respeite as regras da casa e cumpra todos os acordos feitos com seu proprietário. Não leve nenhum desconhecido pra casa, a não ser que você converse isso previamente com o proprietário e ele concorde.
– Tome conta da casa e dos animais como se você fosse o dono!
Eu espero que essas dicas tenham sido úteis para você e que com essas informações você possa fazer house sitting em breve nas suas viagens. Se você conhece alguém que deveria saber sobre esse assunto, por favor, encaminhe esse post pra essa pessoa.
Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira)pra acompanhar as minhas aventuras em tempo real. Ahh! Se inscreve no canal do Youtube do Vida Mochileira pra pegar mais dicas de viagem.
Até a próxima!
Beijos,
Mary