O que fazer no Algarve: Praias mais famosas da região
Descubra o que fazer no Algarve: Os principais pontos turísticos e as praias mais famosas da região. Confira os roteiros de 3,5,7 e 10 dias no Algarve.O Algarve é uma das regiões mais ensolaradas de Portugal, com seus famosos 300 dias de sol e temperaturas amenas o ano todo (inclusive no inverno). Nesse post você vai descobrir o que fazer no Algarve: Os principais pontos turísticos e as praias mais famosas da região.
Conhecer o Algarve é conhecer o paraíso. Praias com águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego compõem o cenário da região. É difícil listar todas as praias ou coisas incríveis que você pode fazer no Algarve, porque apesar da região ser relativamente pequena, ela está repleta de visuais maravilhosos.
Por isso, pra você saber o que fazer no Algarve enquanto um turista que tem dias contados de férias, eu fiz uma lista das praias e lugares mais famosos da região e também criei alguns roteiros de 10, 7, 5 e 3 dias no Algarve.
Antes de visitar o Algarve, leia o post completo que eu fiz sobre “tudo que você precisa saber sobre o Algarve”, lá eu explico como chegar, onde se hospedar, como se locomover pela região, como alugar carro e aplicativos úteis para a sua viagem.
Nesse post você vai ler:
- Como se locomover no Algarve
- Aplicativos úteis para andar de carro pelo Algarve
- O que fazer no Algarve
- Faro
- Albufeira
- Lagos
- Como chegar na Ponta da Piedade
- Lagoa
- Como chegar no Algar de Benagil (a gruta) – Parte de baixo
- Como chegar no Algar de Benagil – Parte de cima
- Portimão
- Odeceixe
- Vilamoura
- Roteiro Algarve, Portugal
- O que fazer no Algarve em 3 dias?
- O que fazer no Algarve em 5 dias?
- O que fazer no Algarve em 7 dias?
- O que fazer no Algarve em 10 dias?
- Seguro viagem obrigatório para viajar pela Europa
- Onde ficar no Algarve?
Como se locomover no Algarve
A melhor opção pra se locomover pelo Algarve é de carro.
A região até conta com ônibus que fazem os trajetos das praias principais, mas você acaba perdendo muito tempo com a espera e o deslocamento (que nunca é direto) e também fica muito limitado nas coisas que vai fazer no Algarve. A principal companhia de ônibus no Algarve é a Eva.
Mas, a minha dica é alugar um carro e percorrer toda região com liberdade e flexibilidade de fazer os seus próprios horários e roteiros. O aluguel de carro no Algarve é um pouco mais caro do que em cidades grandes como Porto e Lisboa.
Em novembro de 2019, eu aluguei um carro na Europcar em Albufeira e paguei € 74,00 euros por duas diárias com seguro incluído e franquia zero. Eu falo melhor sobre isso no post de como alugar carro em Portugal.
Uma dica para comparar os preços das locadoras e deixar o carro já reservado (às vezes até com um preço mais competitivo do que o da loja) é usar o site da Rentcars.
Uma outra dica é sempre alugar seu carro com antecedência, principalmente se você está pensando em visitar o Algarve durante o verão europeu (junho a setembro), porque as buscas por aluguel de carro aumentam muito e, com isso, os preços também sobem.
Aplicativos úteis para andar de carro pelo Algarve
– Waze e Google Maps: Aplicativos de localização/mapa pra você definir suas rotas.
– ViaMichelin: Calcula todos os gastos de uma viagem de carro e dar o direcionamento dos melhores trajetos e serviços na estrada.
– AroundMe: Identifica a sua localização e permite que você escolha o serviço mais próximo: banco, bares, postos de gasolina, teatros, cinemas, hospitais, restaurantes, supermercados, etc.
Leia também:
Viagem em família pela Europa: Quanto custa?
O que fazer no Algarve
O Algarve, Portugal é uma região maravilhosa pra se explorada, porque a cada esquina você encontra uma paisagem incrível com uma praia paradisíaca compondo o cenário.
São inúmeras as praias, os rios, as grutas e os mirantes que você pode visitar no Algarve. Por isso, eu fiz uma lista completa do que fazer no Algarve e as praias que você precisa incluir no seu roteiro.
Pra facilitar o seu entendimento e planejamento, eu separei as praias e os pontos turísticos mais famosos por região. Dessa forma, você também consegue se planejar estrategicamente em relação às hospedagens.
Deixo aqui também a indicação do site oficial do Algarve que contém uma aba só para anunciar os eventos da região.
Faro
Faro é a capital do Algarve e muitas vezes é esquecida pelos turistas, que às vezes até chegam pelo aeroporto de Faro, mas já seguem direto para as praias mais famosas do Algarve, Portugal.
O centro histórico de Faro fica localizado a 6Km do aeroporto e tem um ar bucólico e aconchegante com as suas ruelas e casinhas antigas. Apesar de ser uma “cidade grande”, Faro ainda tem seus encantos escondidos.
Os pontos turísticos para se ter em mente quando visitar Faro são:
Sé Catedral de Faro
Praça D. Afonso III
Arco da Vila
Arco do Repouso
Paços do concelho
Palácio de Estói
Jardim da Alameda João de Deus
Igreja de São Pedro
Igreja de São Lourenço
Igreja do Carmo e Capela dos Ossos de Faro
Igreja de São Francisco
Teatro Lethes
Marina de Faro
Paço episcopal
Museu Municipal de Faro
Ruínas Romanas de Milreu
Jardim Manuel Bivar
Praias que você pode visitar na região de Faro são:
– Praia de Faro ou Ilha de Faro: Mais famosa e mais frequentada de Faro;
– Ilha Deserta: Pouco frequentada e sem muita infraestrutura (sem banheiros, restaurantes ou aluguel de cadeiras e barracas). Vale levar sua própria comida e bebida.
– Praia do Ancão: Vasta área de areia, bonita e relativamente vazia.
– Praia da Ilha da Culatra e a Praia do Farol: Ilha de pescadores, mas muito visitada por turistas. O acesso é feito apenas de barco, saindo da Marina de Faro ou da Marina de Olhão.
– Praia da Quinta do Lago: É bastante frequentada por pessoas famosas por ser a região dos resorts de luxo.
Parque Natural da Ria Formosa
Esse é um outro ponto turístico incrível que fica localizado na região do Faro e é considerado uma das sete maravilhas naturais de Portugal. A Ria Formosa tem uma extensão de 60 km e é composta de canais, ilhas, dunas, salinas, várzea e pântanos.
A Ria Formosa é rica em fauna e flora e você pode explorar isso caminhando pelo parque:
1- Percurso Centro de Educação Ambiental de Marim (3 km ida e volta);
2- Percurso Trilho de São Lourenço (3 km ida e volta) – que começa no parque da praia da Quinta do Lago.
É possível também fazer passeios de barco pelo parque para visitar as ilhas. Você pode ler melhor sobre cada ilha da região nesse post:
– Ilha de Cabanas;
– Ilha de Tavira: Praia da Terra Estreita, praia de Barril, praia do Homem Nu (praia oficial de naturismo);
– Ilha de Armora;
– Ilha da Culatra: Reúne 3 ilhas de pescadores (Ilha do Farol, Hangares e Ilha da Culatra)
– Ilha da Barreta ou Ilha Deserta
– Ilha de Faro ou Praia de Faro
Você também consegue fazer passeio de caiaque na Ria Formosa e explorar algumas áreas da região em tours guiados de bicicleta.
Tavira
Tavira é uma das cidades mais charmosas e mais famosas da região do Faro. Com ar bucólico, arquitetura antiga, o rio Gilão e muralhas compondo o seu cenário, essa cidade vale a pena ser visitada se você tiver com o tempo folgado no seu roteiro.
Apesar de super linda e charmosa, a cidade fica a 40 minutos de carro do centro histórico de Faro (em torno de 38 km). Tavira é muito visitada por turistas que estão a caminho da Espanha já que ela fica a 39 km do país vizinho.
Lugares para visitar em Tavira:
Passeio pelas margens do Rio Gilão
Salinas de Tavira
Ilha de Tavira
Igreja de Santiago
Jardim do Coreto
Ponte Romana
Castelo de Tavira
Praça da República
Igreja da Misericórdia
Albufeira
Por conta da sua vida noturna e por ter algumas das praias mais famosas e bonitas do Algarve, Albufeira se tornou um dos maiores polos turísticos de Portugal e curiosamente a cidade portuguesa que tem o maior número de residentes estrangeiros (especialmente alemães e ingleses).
Não por acaso, muitos turistas fazem de Albufeira sua base quando visitam o Algarve. É comum ver turistas reservando hotéis em Albufeira, percorrendo a região do Algarve de carro e depois voltando pra Albufeira para dormir e iniciar no dia seguinte outra roadtrip pela região.
Eu particularmente adoro Albufeira, acho a cidade uma gracinha e bem animada, mas acho que a melhor estratégia pra conhecer o Algarve é dividir as hospedagens por região conforme você vai avançando a sua roadtrip, dessa forma você economiza tempo e gasolina.
Abaixo, descubra que você pode visitar em Albufeira:
Baixa de Albufeira ⠀
É considerado o centro de Albufeira onde você encontra o Albufeira Shopping, várias lojas de souvenirs, supermercados, restaurantes e bares. E você também encontra ruas bem fofas e românticas. Vale passear pela Baixa Albufeira num final da tarde pra curtir a vibe do lugar.
Praia de São Rafael
A Praia de São Rafael está localizada perto da vila de Sesmarias. Ela fica a 5 km de carro do centro de Alfubeira (13 minutos), tem o selo de qualidade de bandeira azul e é adaptada para pessoas com deficiência.
É possível estacionar o carro próximo à praia e existe um ônibus que faz o trajeto até a Praia de São Rafael (Albufeira-Guia).
Essa praia tem os famosos rochedos característicos da região do Algarve, tanto contornando a praia, quanto nos cantos e até mesmo no meio da areia. É ótima para fazer snorkel e existem muitas excursões organizadas de caiaque ou stand-up paddle pra conhecer as enseadas vizinhas e a costa.
Quando a maré está mais baixa, você consegue ir andando da Praia de São Rafael até uma segunda enseada, que é bem menor e mais reservada que a praia principal.
Praia do Castelo ⠀
É uma praia relativamente pequena (200 metros de comprimento) que fica perto de Albufeira (8 km – 14 minutos) e também tem os rochedos característicos da região do Algarve, principalmente nos cantos.
A Praia do Castelo também é ótima para a prática de snorkel por conta da água cristalina. É uma praia com bandeira azul e tem uma boa infraestrutura turística (restaurantes, espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar).
Por ter muitos rochedos rodeando essa praia, é importante ficar atento para a instabilidade das falésias (rochedos). Por isso, tente não ficar muito próximo dos paredões por motivos de segurança. Mas, tem um ponto positivo! Por conta dos grandes rochedos, essa praia tem pouco vento.
Além de curtir a praia na parte debaixo, você também pode explorar algumas trilhas e ver o visual de cima, fora que também existem alguns caminhos que te levam pra baías e enseadas escondidas que você não vê quando está na praia.
Algumas praias próximas onde você pode caminhar são: a Praia do Evaristo a oeste e a Praia da Coelha a leste.
Praia dos Arrifes ou Praia dos Três Penecos
A Praia dos Arrifes é caracterizada por 5 grandes formações rochosas em frente à praia (três em primeiro plano e duas mais escondidas na parte de trás). Essas rochas na água compõem a vista com o horizonte e formam o cenário especial dessa praia.
É uma praia bem pequena (75 metros de comprimento – a menor de Albufeira) que fica perto do centro de Albufeira (6 km – 11 minutos). A Praia dos Arrifes é ótima para fazer snorkel (muita vida selvagem ao redor das grandes rochas) e também para tirar fotos maravilhosas com as formações rochosas de fundo no meio da água.
Não é muito confortável andar na água por conta das muitas pedras dessa praia, por isso, recomenda-se o uso de calçados aquáticos.
Na maré baixa é possível encontrar piscinas naturais entre as rochas e explorar algumas enseadas próximas. Na maré alta, a Praia dos Arrifes que já é super pequena fica ainda menor.
Um ponto ruim é que, por ser muito bonita, a Praia dos Arrifes acaba sendo muito disputada pelos turistas ficando cheia, principalmente no verão (e o fato de ser pequena também não ajuda). Por isso, se quiser aproveitar melhor essa praia, chegue cedo!
A Praia dos Arrifes está localizada a leste da Praia de São Rafael e é muito parecida com esta praia, só que menor. Você pode explorar a região caminhando pelo topo das falésias e ir até à Praia do Castelo.
A oeste da Praia dos Arrifes existe uma praia pequena que se chama Praia da Vigia e está separada da Praia dos Arrifes por alguns rochedos. Na maré baixa é possível chegar à essa praia a pé e na maré alta você pode ir nadando até ela (é uma opção mais sossegada que a Praia dos Arrifes).
Praia da Falésia
É considerada uma das maiores praias de Portugal com 6 km de extensão, que se estende desde Vilamoura até Olhos do Água. Muitas pessoas dizem que essa praia lembra um pouco o Grand Canyon.
Suas falésias são avermelhadas e dão um visual único à essa praia. O mar é limpo, a água é cristalina e você ainda tem o contraste dos pinheiros verdes e o céu azul que faz com que essa praia seja uma das queridinhas do Algarve.
O acesso à praia é feito por escadas e quando você está na areia percebe que as falésias são realmente altas. Além disso, a Praia da Falésia foi considerada a melhor praia de Portugal, a terceira melhor praia da Europa e a 12ª melhor praia do Mundo pelo TripAdvisor.
É possível caminhar para oeste, em direção à Praia da Rocha Baixinha, ou a leste, em direção à Praia do Barranco das Belharucas. Uma caminhada completa na Praia da Falésia leva cerca de 2 horas.
Você também tem a possibilidade de fazer uma trilha no topo das falésias para apreciar ainda melhor o visual dessa praia. Evite fazer essa trilha depois de um dia chuvoso por questões de segurança.
A Praia da Falésia tem duas partes que se diferem muito uma da outra:
– O lado oeste, também chamado de Açoteias, (perto de Olhos de Água) é famoso pelas altas falésias vermelhas.
– O lado leste, também chamado de Alfamar, (em direção a Vilamoura) tem falésias mais baixas e a água é mais rasa. Nessa parte você encontra muitas práticas de esportes: parapente, mergulho e surf.
Além disso, a Praia da Falésia é muito famosa pela sua vida noturna (foi até premiada por conta disso também). Ou seja, vale curtir os bares e restaurantes da região também.
Outras praias em Albufeira:
– Praia da Albufeira
– Praia da Oura
– Praia dos Aveiros
Lagos
É uma região famosa pela cidade velha amuralhada, pelos penhascos e falésias e pelas praias atlânticas de paisagens surreais.
Centro histórico de Lagos
Com arquitetura típica algarvia as suas ruelas têm um ar bucólico e romântico que conquistam os turistas do mundo inteiro.
Comece dando um passeio na Avenida dos Descobrimentos e depois dê uma passada para conhecer a Marina de Lagos. Não deixe de dar uma passada no Mercado Municipal de Lagos e na Praça Gil Eanes.
Outros pontos turísticos no centro histórico de Lagos são:
– Igreja de Santo António;
– Museu Municipal Dr. José Formosinho;
– Praça Infante Dom Henrique;
– Castelo dos Governadores;
– Forte Ponta da Bandeira
Praia da Batata
Pertinho do Centro Histórico de Lagos, a Praia da Batata fica a 6 minutos andando da Praça Infante Dom Henrique. Próximo ao miradouro da Praia da Batata, existe um café chamado “Mar Restaurante Bar”, olhando pro mar, à esquerda fica a Praia da Batata e à direita fica a Praia dos Estudantes (descendo as escadas).
A Praia da Batata tem 160 metros de extensão e fica em uma enseada protegida dos ventos por ser cercada por formações rochosas. A praia tem poucas ondas e tem água muito limpa e cristalina.
Perto da Praia da Batata você encontra a foz do rio Ribeira de Bensafrim que conta com o trânsito de muitos barcos, em sua maioria de passeios turísticos. A Praia da Batata é muito movimentada por conta da proximidade com o centro histórico.
Durante o verão, é possível curtir festivais de música e algumas competições de esportes de praia (vôlei e handebol).
Do lado direito da Praia da Batata (olhando pro mar), você encontra um buraco nas rochas que permite você acessar o outro lado: a Praia dos Estudantes.
Você pode caminhar até o final da Praia dos Estudantes (passando por mais um “túnel” na rocha) pra apreciar uma ponte em estilo romano sobre a praia (cenário lindo com o mar entrando sob a ponte).
É possível contratar mergulho de cilindro, alugar um caiaque ou uma prancha de stand-up paddle (SUP) na Praia da Batata para explorar a região de uma forma diferente (vale tentar remar até a Ponta da Piedade).
Praia do Pinhão
Bem pertinho da Praia da Batata você encontra a Praia do Pinhão (6 minutos andando), que também conta com falésias enormes, escadaria, rochedos, cavernas e túneis entre as rochas.
A Praia do Pinhão está localizada entre a Praia da Dona Ana e a Praia dos Estudantes e não tem infraestrutura para banhistas: Não tem bar nem restaurantes, então vale você levar água e uns lanchinhos pra essa praia.
Essa praia tem ótimas condições para mergulho e snorkel e durante a maré alta tem um local do lado esquerdo da praia onde você pode pular da falésia (mas, é preciso ter muito cuidado).
É uma praia calma e pouco movimentada, o que agrega um toque ainda mais especial a ela. É possível ir caminhando da Praia do Pinhão até a Praia da Batata (passando pela Praia dos Estudantes).
A Praia do Pinhão tem dois lados e existe um túnel nas rochas que faz a ligação. Só pode usar este túnel durante a maré baixa, pois a primeira parte da Praia do Pinhão é totalmente engolida pelo mar durante a maré alta.
Na parte de cima da falésia existe um mirante, de onde se tem uma vista maravilhosa da Praia do Pinhão.
Praia da Dona Ana
A Praia da Dona Ana tem 160 metros de extensão e é uma das praias mais fotografadas do Algarve. Ela fica localizada entre a cidade de Lagos e a Ponta da Piedade.
Essa praia fica bem pertinho tanto da Praia do Pinhão quanto da Praia do Camilo e é rodeada de falésias enormes. Com muitas conchas e o mar bastante calmo, essa praia se tornou um ótimo ponto de mergulho (grande variedade de flora e fauna subaquáticas).
Como a Praia da Dona Ana é relativamente perto do centro de Lagos, ela tende a ficar bem cheia no verão, então recomenda-se chegar cedo pra evitar multidões. Outra opção é visitar a praia vizinha: Meia Praia, que é menos movimentada (mas, não tem nada demais no visual).
A Praia da Dona tem tudo que um turista busca numa praia algarvia: Falésias, rochedos, escadarias, água cristalina e mirantes.
O acesso de carro é muito fácil, mas precisa chegar cedo pra pegar vaga. Se você gosta de caminhar também é possível ir andando da Praça Infante Dom Henrique até a Praia da Dona Ana (25 minutos) ou fazer uma trilha da Praia do Pinhão até a Dona Ana (10 minutos).
Você também pode chegar na Praia da Dona Ana de ônibus urbano Onda (linha azul), o passe custa € 1,20 euros ou de comboio turístico (leva 25 minutos desde a Marina de Lagos), o passe custa € 3,50 euros.
Praia do Camilo
Na minha opinião, é a praia mais bonita do Algarve! Com sua escadaria de madeira, essa praia lembra muito as Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo.
É uma praia pequena, mas que junta todas as características de uma praia algarvia: tem falésias que a protegem dos ventos, tem rochas no meio do mar que compõem o cenário com o horizonte e a água tem uma cor verde esmeralda cristalina.
Uma coisa ruim dessa praia é que não tem infraestrutura para os turistas, ou seja, você precisa descer preparado: água, lanches e guarda-sol.
A Praia do Camilo fica a 10 minutos andando (pela estrada, não tem trilhas) da Praia Dona Ana. Se você gosta de caminhar, pode fazer o trajeto de 35 minutos andando até a Praça Infante Dom Henrique.
Você pode fazer snorkel ou alugar um caiaque em vários locais próximos e viver uma experiência única. Se você tiver pique, vale a pena remar até a Ponta da Piedade que é outro lugar incrível e fica pertinho da Praia do Camilo (um pouco mais de 1km).
É importante ter cuidado com a maré alta que pode fazer com que a praia perca uma grande faixa de areia rapidamente. Durante o verão a praia pode lotar rápido, então chegue cedo pra aproveitar mais. Outra dica, é ver o pôr do sol do alto das falésias – é sensacional!
A praia tem estacionamento no alto da falésia e o acesso é bem fácil. É possível também chegar na Praia Dona Ana de ônibus (linha azul) ou de comboio turístico e ir andando até a Praia do Camilo (o passe custa € 1,20 euros pro ônibus e € 3,50 euros pro comboio).
Ponta da Piedade (passeio de barco)
Esse é um dos lugares mais cobiçados entre os turistas e o passeio de barco na Ponta da Piedade está no roteiro de todos que visitam a região de Lagos.
A Ponta da Piedade é um conjunto de formações rochosas surpreendentes, cavernas, grutas e arcos marinhos ao longo da costa de Lagos. Teoricamente a Ponta da Piedade não é uma praia porque não tem areia.
O visual da Ponta da Piedade visto de cima é incrível, mas ele se torna ainda mais surreal quando você desce a escadaria de 182 degraus e vê as falésias do nível do mar.
É importante ter muito cuidado ao caminhar perto das bordas das falésias, pois elas podem ser instáveis (especialmente depois de dias chuvosos).
A água da Ponta da Piedade é extremamente cristalina e tem uma mistura de cores de azul turquesa e verde esmeralda. É possível fazer snorkel na região, mas você precisa contratar um passeio de barco que tenha uma parada planejada pra banho (caso contrário os barcos só passam pelos lugares mesmo).
O nascer e o pôr do sol na Ponta da Piedade são de tirar o fôlego. Imagine o efeito mágico da luz do sol passando pelos buracos das rochas. Você pode ver o pôr do sol de um barco ou do topo das falésias. Mas, eu recomendo ir durante o dia pra ver a água bem cristalina.
Farol da Ponta da Piedade
Perto da Ponta da Piedade tem um farol muito bonitinho de 1913. A visitação do público não é permitida, mas ainda sim valem as fotos na frente dele.
Calçadão da Ponta da Piedade (novo)
Recentemente construíram um caminho de madeira que vai do farol da Ponta da Piedade até a Praia do Barranco do Martinho e também até a Praia do Canavial e a Praia de Porto de Mós.
Esse “calçadão” segue a linha da costa e existem vários mirantes ao longo do caminho. É seguro para crianças e também adequado para cadeirantes.
Passeio de barco na Ponta da Piedade
No final da escadaria você encontra vários barquinhos que fazem passeios pela região e tem levam até as cavernas mais próximas. Depois do passeio, você pode escolher voltar pra Ponta da Piedade ou ficar numa das praias próximas.
Você vai embarcar em um pequeno barco pesqueiro com um guia que contará tudo sobre as incríveis formações rochosas do local. Existem muitos passeios de barco diferentes na área (com roteiros e abordagens diferentes).
A maioria dos passeios de barco passam por cavernas e grutas próximas, mas também tem os que incluem observação de golfinhos e paradas pra fazer snorkel.
Um passeio de barco na Ponta da Piedade normalmente custa entre € 20,00 e € 25,00 por pessoa e dura em torno de 30 minutos. Só aceita dinheiro e paga lá embaixo da escadaria mesmo.
Observações sobre o passeio de barco:
– Não há banheiro a bordo do barco;
– Chegue 15 minutos antes da partida (se você chegar atrasado, o barco pode partir sem você e provavelmente você não vai receber seu dinheiro de volta);
– Leve protetor solar;
– O uso do colete salva-vidas é obrigatório.
É possível reservar online seu passeio de barco na Ponta da Piedade.
Caiaque na Ponta da Piedade
Você pode alugar um caiaque em praias próximas (marina de Lagos, Praia da Batata ou Praia do Barranco do Martinho) e remar até a Ponta da Piedade. Se você deseja fazer snorkel, o ideal é deixar o caiaque na Praia da Balança, que é uma praia isolada pertinho da Ponta da Piedade.
De caiaque você chega em várias cavernas, grutas e praias isoladas, que não são acessíveis de outra forma (nem mesmo de barco). E se, comparado ao passeio de barco, é muito mais flexível, já que você faz seu próprio roteiro no seu próprio tempo. Outra opção é alugar uma prancha de stand-up paddle (SUP) em vez de um caiaque.
É recomendado andar de caiaque com guia, pois a maré pode subir muito rápido e os guias sabem onde é seguro remar e quais cavernas podem ser exploradas na maré alta. E os guias também sabem quais lugares visitar e quais evitar.
Como chegar na Ponta da Piedade
Carro
Você pode estacionar o carro na parte de cima da falésia (perto do farol ou na beira da estrada). O estacionamento é gratuito. Durante o verão europeu (junho a setembro) é recomendado que você chegue cedo pra encontrar vaga.
Táxi ou Uber
Você pode pegar um Uber ou táxi no centro de Lagos e ir até a Ponta da Piedade (custa cerca de € 6,00 euros)
A pé
Você pode ir andando da Praia do Camilo até a Ponta da Piedade (15 minutos) ou ir andando desde o centro de Lagos (cerca de 40 minutos).
No caminho para a Ponta da Piedade, você vai passar pelas populares praias da Praia da Batata, Praia dos Estudantes, Praia do Pinhão, Praia da Dona Ana e Praia do Camilo.
De barco
É possível contratar um passeio de barco saindo da marina de Lagos até à Ponta da Piedade (custa em torno de € 20,00 euros por pessoa). Também há passeios de barco saindo de Portimão.
De caiaque
Você pode alugar um caiaque em praias próximas (marina de Lagos, Praia da Batata ou Praia do Barranco do Martinho) e remar até a Ponta da Piedade.
De trem turístico
Durante o verão, existe um “trem” turístico que sai da marina de Lagos. O trem faz 7 paradas, incluindo a Ponta da Piedade. O bilhete custa € 3,50 euros por pessoa. O trem parte várias vezes ao dia, confira os horários no site oficial.
Lagoa
Praia da Cova Redonda
É muito bonita e tem uma grande formação rochosa na água. As grandes falésias protegem essa praia do vento. É uma praia calma e ótima pra fazer snorkel.
A Praia da Cova Redonda também é conhecida como Praia das Gaivotas ou Praia do Vila Lara e está localizada entre a Praia de Nossa Senhora da Rocha e a Praia dos Tremoços.
Praia de Nossa Senhora da Rocha
A Praia de Nossa Senhora da Rocha é famosa pelo seu mirante, que fica no alto da falésia e tem uma capela antiga na ponta. É uma praia relativamente pequena (100 metros de comprimento) e tem muitas conchas.
A água é cristalina e o mar geralmente é calmo. É possível alugar caiaque ou jet ski nessa praia. A Praia de Nossa Senhora da Rocha é circundada por altas falésias, em contraste com a Praia de Armação de Pêra que é apoiada por dunas baixas.
Uma característica da Praia de Nossa Senhora da Rocha são os barcos de pesca (você verá vários). Atrás da praia você encontra várias cabanas de pescadores, que eles usam pra guardar seus pertences.
Essa praia atua, na verdade, como um pequeno porto de pesca. Mas, é possível fazer passeios nesses barcos para conhecer as praias próximas e até mesmo visitar a caverna Benagil.
É recomendado chegar cedo nessa praia, pois devido a pequena faixa de areia ela pode lotar rápido no verão.
A capela e o mirante
Antigamente, no mirante da falésia existia um forte e uma capela conhecida por Capela de Nossa Senhora da Rocha. A capela você consegue visitar até hoje (abre em dias específicos).
É possível ir andando da praia até a capela (30 minutos). Ou você pode ir de carro e estacionar no topo da falésia e depois ir andando até a capela.
O mirante fica entre a Praia de Nossa Senhora da Rocha e a Praia Nova. De lá você tem uma vista panorâmica maravilhosa e pode curtir um pôr do sol incrível.
Praia Nova
Do outro lado da falésia que abriga a capela Nossa Senhora da Rocha você encontra a Praia Nova. Ela é maior que a Praia de Nossa Senhora da Rocha, mas é relativamente desconhecida.
Existe um túnel artificial de 60 metros de comprimento na falésia, que liga a Praia Nova à Praia de Nossa Senhora da Rocha – é recomendado só usar esse túnel durante a maré baixa. Uma curiosidade é que você consegue ver muitos fósseis nas paredes desse túnel.
A Praia Nova é toda circundada por altas falésias e é bem mais vazia que a Praia de Nossa Senhora da Rocha. Ao lado da Praia Nova tem uma outra praia pequena ainda menos frequentada.
Caminhada no penhasco
Você pode fazer uma “trilha” popular no alto do penhasco: Da Praia de Nossa Senhora da Rocha, você pode caminhar para o oeste, até a famosa Praia da Marinha.
Praia de Albandeira
É uma praia linda e muito famosa por conta do seu arco rochoso na água. É uma praia pouco visitada pelo turistas que na região de Lagoa focam nas praias vizinhas: Praia da Marinha, Benagil e Carvoeiro.
É uma praia relativamente pequena e foi classificada como a terceira melhor praia da Europa pela Condé Nast. É possível ir a pé até a Praia da Marinha (27 minutos).
A praia de Albandeira está dividida em várias pequenas áreas. Quando você chega, uma grande formação rochosa divide a praia em duas seções: O lado esquerdo é maior do que o lado direito.
É possível acessar a praia por escadas que vão para os dois lados. Na formação rochosa que divide a praia você encontra várias piscinas naturais (na maré alta). Um ponto positivo de Albandeira é que ela é menos movimentada que as praias vizinhas da região: Praia da Marinha e Carvoeiro
O Arco de Albandeira foi formado por muitos anos de erosão e traz uma característica única pra Praia de Albandeira. Ele é um dos cartões postais da região de Lagoa. É possível nadar sob o arco ou caminhar sobre ele.
Nadando sob o Arco de Albandeira você consegue chegar numa outra praia chamada Praia da Estaquinha. É recomendado visitar essa praia somente durante a maré baixa, dela você consegue ver perfeitamente o Arco de Albandeira.
Dá pra chegar na Praia da Estaquinha por um túnel da Praia de Albandeira (fica do lado direito), mas é preciso ficar atento a maré alta.
Praia da Marinha
A Praia da Marinha é uma das praias mais famosas da região de Lagoa e considerada uma das praias mais bonitas do mundo. É, inclusive, a praia preferida do Lonely Planet no Algarve.
Sendo um dos cartões postais do Algarve, ela está no roteiro de todos os turistas que visitam a região. A praia é toda rodeada por falésias íngremes e você consegue ver a vista panorâmica do alto dos seus mirantes.
Para chegar à praia você sobe uma longa escada (à esquerda) pra depois descer. No final da escada você chega numa parte pequena da Praia da Marinha. Pra chegar na parte principal você precisa contornar a grande rocha.
Uma das formações rochosas mais famosas da Praia da Marinha é a Pedra M ou Catedral. Você pode, inclusive, caminhar sobre ela.
No verão essa praia pode ficar um pouco lotada, então é recomendando chegar cedo. É ótima para a prática de snorkel (apresenta diferentes espécies marinhas).
Você pode ir tanto de carro (estacionamento gratuito) quanto de ônibus (linha Lagoa-Praia da Marinha). No entanto o ônibus funciona em apenas dois horários por dia.
Caminhada no penhasco
Existem duas trilhas na falésia junto à Praia da Marinha que te permite ter visuais incríveis da praia:
1- Trilha dos Sete Vales Suspensos: É um percurso que vai da Praia da Marinha até à Praia de Vale Centeanes, passando pela Praia da Corredoura, Praia de Benagil e Praia do Carvalho. É um dos percursos pedestres mais incríveis do Algarve.
2-Caminhar na falésia da Praia da Marinha até à Praia de Nossa Senhora da Rocha. Basta seguir a trilha de nível fácil que dura 4.5 km (1 hora).
Praia de Benagil (Algar de Benagil)
É a praia mais famosa do Algarve por causa da sua gruta furada chamada Algar de Benagil. O Algar de Benagil está presente no roteiro de todos os turistas que visitam o Algarve, seja pra conhecer ele por cima ou por baixo.
A Praia de Benagil é relativamente pequena e tem falésias que a rodeiam por um dos lados. No verão, essa praia pode lotar rápido e não tem serviço de aluguel de cadeiras ou guarda-sol.
Do lado direito da praia, existe um morro, com um pequeno caminho nas rochas. O trajeto leva você a um ponto de onde você pode pular direto na água.
Você pode ir de carro (estacionamento gratuito) ou de ônibus. Se você for de ônibus pegue a linha Litoral-Albufeira-Lagos em Lagos ou Albufeira e salte em Lagoa. Em Lagoa, pegue a linha Portimão-Praia do Carvalho até o ponto final na Praia do Carvalho. Depois ande uns 15 minutos até Benagil ou pegue um barco na Praia do Carvalho até a Praia de Benagil.
Algar de Benagil (o buraco)
Do lado da Praia de Benagil é possível viver a experiência de visitar o famoso Algar de Benagil (a gruta furada no topo). A gruta está localizada na esquina do lado esquerdo da praia.
Dentro da gruta você encontra uma praia pequena, mas muito bonita, visto que o cenário como um todo é surreal. Pra entrar no Algar de Benagil, é necessário passar por um dos dois arcos.
O Algar de Benagil foi considerada uma das 10 cavernas mais legais do mundo pelo Huffington Post.
Como chegar no Algar de Benagil (a gruta) – Parte de baixo
Tente visitar o Algar de Benagil (a gruta) o mais cedo possível para ter uma iluminação melhor e também evitar as multidões.
De barco
Na maioria dos passeios de barco você passa tanto pelo Algar de Benagil quanto em outras praias, cavernas e grutas. Os barcos saem da Praia de Benagil.
É importante perguntar se o seu passeio de barco permite que você ande dentro da caverna, pois alguns passeios não permitem isso (eles entram na caverna por 2 minutos pra você tirar fotos e depois seguem o trajeto).
Durante o verão, esse passeio é muito requisitado e pode haver uma longa espera pros passeios de barco assim como muitos turistas dentro da caverna. Uma observação importante é que o passeio de barco só sai quando o mar está calmo.
A maioria dos passeios de barco em Benagil custa entre € 15,00 e € 30,00 euros por pessoa (e tem duração de 30 minutos a 1hora e 15 minutos ou 3 horas – depende do valor pago).
De caiaque ou SUP
Você pode alugar um caiaque ou SUP na Praia da Benagil e ir pra a caverna por conta própria. Essa é uma ótima forma pra quem quer ter mais liberdade pra explorar a caverna. Se você tiver tempo, reme até a isolada Praia da Corredoura.
O aluguel do SUP custa em torno de € 30,00 euros por 1 hora e podem ir até duas pessoas na mesma prancha.
Nadando
Você pode nadar da Praia de Benagil até o Algar de Benagil (200 metros), mas isso só é recomendado se você souber nadar muito bem, pois não terá nenhuma salva-vidas pra te ajudar.
O trajeto nadando dura em torno de 5 a 10 minutos e é preciso ficar atento à correnteza e às ondas dos barcos.
Como chegar no Algar de Benagil – Parte de cima
No topo da falésia, você pode estacionar o carro e caminhar alguns minutos até a abertura do Algar de Benagil. A vista de cima também é muito impressionante. No entanto, por segurança, existe uma cerca de madeira que te impede de chegar muito próximo ao buraco (se te pegarem passando a cerca, você pode receber uma multa).
Passeio de barco a Benagil saindo de outras praias:
É possível fazer um tour panorâmico na costa algarvia, passando pelas principais praias da região.
O passeio de barco pode ser comprado nas agências dos centrinhos ou nas marinas de Lagos, Albufeira, Portimão e Carvoeiro (guichê no canto esquerdo da Praia da Vila).
– De Carvoeiro: € 25,00 euros por pessoa – 1 hora de passeio (ou € 30,00 euros por 1h30minutos incluindo a Praia da Marinha);
– De Lagos: € 40,00 euros por pessoa – 1hora e 45 minutos de passeio (não inclui a Praia da Marinha);
– De Albufeira: € 26,00 euros por pessoa – 3 horas de passeio em catamarã com parada pra banho (lotação 40 pessoas);
– De Portimão: € 30,00 euros por pessoa – 1hora e 20 minutos de passeio
Praia do Carvalho
É uma praia surpreendente de água cristalina – cercada por falésias – e muito famosa pelos saltos das rochas. É relativamente pequena e tem o formato de um V.
No verão, a Praia do Carvalho é frequentada principalmente por portugueses e turistas que se hospedam no Carvoeiro. Já no inverno e na primavera, a praia fica praticamente deserta.
Assim como outras praias do Algarve, a Praia do Carvalho também tem uma grande rocha na água, bem em frente à praia. Ela é um dos melhores locais pra a prática de snorkeling no Algarve. No entanto, é importante ter cuidado, pois a correnteza pode ser bem forte também.
A única forma de acessar a Praia do Carvalho é por um túnel artificial nas rochas (é possível ver vários fósseis nas paredes). Perto da Praia do Carvalho você encontra uma formação rochosa conhecida como “Janela”, que tem uma vista bonita pra praia.
Você pode ir tanto de carro (estacionamento gratuito) quanto de ônibus. Se você for de ônibus, pegue a linha Litoral-Albufeira-Lagos em Lagos ou Albufeira e salte em Lagoa. Em Lagoa, pegue a linha Portimão-Praia do Carvalho para Praia do Carvalho.
Caminhada nos penhascos
Você pode fazer uma caminhada da Praia do Carvalho até à Praia de Vale Centeanes (30 minutos), passando pelo farol de Alfanzina. A caminhada te proporciona paisagens incríveis.
Caminhando pro outro lado da Praia do Carvalho você pode seguir em direção a Benagil (30 minutos) e admirar o grande Algar de Benagil de cima (uma das grutas mais bonitas do Algarve).
Saltos das rochas
Na Praia do Carvalho existem dois lugares de onde você pode pular das rochas
– No lado direito da praia, você pode entrar numa abertura da falésia e caminhar até a ponta (cerca de 5-7 metros de altura)
– No lado esquerdo da praia existe uma falésia mais alta. Pra chegar lá, dê uma volta completa nas falésias. Este salto é muito mais alto do que o outro e pode machucar os pés na hora do impacto na água.
Algar Seco
Essa área é incrível e a atração principal são as formações rochosas únicas. No Algar Seco você pode visitar cavernas e curtir as paisagens que lembram as crateras da lua.
O Algar Seco fica pertinho da Praia do Carvoeiro (menos de 1km andando – 10 minutos) e é possível fazer essa caminhada pelo calçadão do Carvoeiro que é um caminho de madeira que vai beirando o penhasco, proporcionando visuais incríveis das formações rochosas e do Oceano Atlântico.
O Algar Seco é um dos melhores mirantes do Algarve e de quebra existe um restaurante chamado Boneca Bar que te permite comer e beber de frente pra essa vista linda.
Passando o restaurante, você chega na entrada de uma gruta chamada Gruta da Boneca (tem o nome escrito na pedra indicando a entrada). Chegando no final da gruta você vai se deparar com um buraco na rocha que forma tipo uma janela e de lá vai tirar fotos lindas com uma vista sensacional pro Oceano Atlântico.
Explorando a região você vai ver várias formações rochosas singulares e também algumas piscinas naturais bem charmosas (maré baixa). Uma coisa legal de fazer é procurar e observar os fósseis nas rochas ao caminhar por Algar Seco.
Praia do Carvoeiro
A Praia do Carvoeiro tem um cenário bem bonito, com as suas formações rochosas em ambos os lados e a vila de Carvoeiro de pano de fundo.
Da praia é possível ver tanto as casas brancas dos pescadores quanto os coloridos barcos de pesca. Aqui o mar dá uma variada, às vezes é calmo e às vezes tem ondas fortes.
Como é uma praia perto de uma vila, ela enche rápido – especialmente no verão. Vale a pena você levar uma canga ou toalha, porque na alta temporada o preço das cadeiras pra alugar pode chegar a € 30,00 euros.
A Praia do Carvoeiro tem muitos restaurantes e bares ao entorno. E você encontra muitos passeios de barco que saem dessa praia (tem um guichê no lado esquerdo da praia que vende passeios de barco pro Algar de Benagil e pra Praia da Marinha).
Você consegue caminhar no alto das falésias e ter uma vista sensacional da área.
Você pode ir de carro (estacionar na vila de Carvoeiro não é fácil e você precisa pagar o parquímetro) ou de ônibus. Se você for de ônibus pegue a linha Litoral-Albufeira-Lagos em Lagos ou Albufeira e salte em Lagoa. Em Lagoa, pegue a linha Portimão-Praia do Carvalho para Praia do Carvalho.
Praia do Paraíso
Perto da Praia do Carvoeiro você encontra a Praia do Paraíso, basta caminhar pra direita e subir a colina (Rua do Paraíso) e em alguns minutos você verá a Praia do Paraíso. Visite essa praia apenas durante a maré baixa.
A cidade
A cidade em si é bem pequena, mas tem muitos bares, restaurantes, lojas e supermercados. A rua principal da cidade leva à Praia do Carvoeiro. Na praça perto da praia, a vida noturna durante o verão é bem animada.
Outras praias em Lagoa:
– Praia dos Tremoços
– Praia Grande
– Praia de Armação de Pêra
– Lagoa dos Salgados
Portimão
Praia da Rocha
A Praia da Rocha é a principal praia de Portimão e tem entretenimento 24 horas por dia. É uma praia que tem grandes formações rochosas ao redor, mas nenhuma rocha na água. Já a praia vizinha, a Praia dos Três Castelos, tem muitas rochas na água.
O lado nascente da praia situa-se junto à marina e à foz do rio Arade. A Praia da Rocha é uma praia muito frequentada tanto de manhã pra quem quer curtir a praia quanto à noite pra quem gosta de festejar.
Juntamente com Albufeira, a Praia da Rocha é um dos melhores lugares para festejar no Algarve. A avenida atrás da praia, a Avenida Tomás Cabreira, tem muitos restaurantes, bares, lojas, baladas e um cassino.
Na praia, você encontrará um calçadão de madeira que se estende por quase toda a extensão da praia. Ao longo do calçadão você encontra diversos bares e restaurantes.
Você pode ir andando para as praias vizinhas, basta passar um pequeno túnel na formação rochosa que você chega na Praia dos Três Castelos (essa praia é famosa por suas grandes rochas no mar).
Continue caminhando que você vai passar pela Praia dos Careanos, Praia do Vau e Praia do Alemão até chegar na Praia João de Arens (total de 40 minutos de caminhada).
Outros lugares para visitar na Praia da Rocha:
– Fortaleza de Santa Catarina
– Miradouro dos Três Castelos (esse mirante separa a Praia da Rocha da Praia dos Três Castelos)
Praia dos Três Irmãos
Na minha opinião é a praia mais bonita de Portimão. É muito famosa pelas suas formações rochosas e cavernas escondidas. O pôr do sol nessa praia é incrível.
As três rochas na água são as atrações principais dessa praia (os três irmãos). É muito boa pra prática de snorkel, mas cuidado com as pedrinhas na água.
A Praia dos Três Irmãos consiste em várias pequenas enseadas / baías que é possível explorar durante a maré baixa. Aproveite pra explorar também as grutas escondidas e os vários arcos rochosos (confira o arco duplo no final da Prainha, umas das enseadas).
É possível caminhar no alto das falésias pra ter um visual incrível da região.
Alvor
Quando você for à Praia dos Três Irmãos dê uma passada também na vila de Alvor, que é uma pequena vila de pescadores, bem tradicional portuguesa. A igreja local, o Castelo de Alvor e as ruelas com casinhas coloridas são os principais atrações da vila.
Vale andar em direção à Praia de Alvor e fazer a caminhada pelo calçadão de Alvor, que te leva direto à Reserva Natural da Ria de Alvor (são 3km).
Sagres
Sagres fica na pontinha sudoeste de Portugal e apesar de ter quatro praias lindas: Mareta, Martinhal, Tonel e Beliche (indicada pra surfistas). O principal atrativo de Sagres, sem dúvida nenhuma, é o pôr do sol no Cabo de São Vicente ao lado da Fortaleza de Sagres.
O pôr do sol visto de lá é sensacional e um dos mais lindos que eu já vi na vida. O sol se põe no horizonte e você tem uma visão deslumbrante das falésias da região que compõem de forma única o cenário do lugar.
Uma observação muito importante é que no Cabo de São Vicente venta muito, então esteja preparado para curtir um pôr do sol inesquecível com muito vento na cara. A dica é ir com um casaco bom que tenha capuz (de preferência).
Um itinerário legal é sempre incluir Sagres no final do dia com o objetivo mesmo de ver o pôr do sol. Um roteiro muito comum é incluir Sagres na volta de um dia em Odeceixe, mas caso você não vá a Odeceixe, você pode incluir Sagres depois de um dia em Lagos, por exemplo.
Você não paga nada para ver o pôr do sol no Cabo de São Vicente, mas paga €3,00 euros se quiser visitar a Fortaleza de Sagres.
Horário de abertura ao público:
– Verão: maio a setembro — das 9:30 às 20:00
– Inverno: outubro a abril — das 9:30 às 17:30
*A última entrada é 30 minutos antes do encerramento.
Odeceixe
Praia de Odeceixe
A Praia de Odeceixe é famosa pelo seu formato de ferradura, estando rodeada pelo rio Ribeira de Seixe que desemboca no oceano. É basicamente uma faixa de areia entre o mar e o rio. Em 2012, essa praia foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal na categoria ‘praias da falésia’.
De um lado da praia (no topo) você encontra uma pequena vila com casas e restaurantes e do outro você encontra falésias e formações rochosas no mar. O pôr do sol dessa praia é lindo demais, especialmente do topo das falésias.
Uma característica legal da Praia de Odeceixe é que durante a maré baixa surgem pequenas lagoas na areia e você também encontra algumas piscinas naturais no lado norte da praia.
É uma praia muito frequentada por surfistas por causa das ondas fortes. É possível alugar uma canoa na Praia de Odeceixe e remar até a Ribeira de Seixa (tem muitas lontras e muitos pássaros nessa região).
Praia das Adegas
Do lado da Praia de Odeceixe tem uma pequena enseada, onde você encontra a Praia das Adegas, que é uma das poucas praias oficiais de nudismo do Algarve. É possível caminhar da Praia de Odeceixe até a Praia das Adegas durante a maré baixa (6 minutos).
Vilamoura
Marina de Vilamoura
Dê uma caminhada pela marina de Vilamoura. É um passeio agradável, especialmente no final da tarde.
Para mais ideias do que fazer em Vilamoura, leia o blog Algarve Fun.
Leia também:
Roadtrip pelo norte de Portugal
Lugares imperdíveis na Ilha da Madeira
Roteiro Algarve, Portugal
Depois desse breve resumo sobre o que fazer no Algarve, mostrando os pontos turísticos e as praias mais famosas da região, eu vou sugerir alguns roteiros divididos por dias.
Nessa sessão eu vou apenas sugerir os locais a serem visitados em cada dia. A ordem de visitação ficará a seu critério, sempre pensando de onde você vai estar.
Em 2019, eu visitei o Algarve por 2 dias numa viagem em família pela Europa. Te convido a ler esse post e ver os lugares por onde passamos.
O que fazer no Algarve em 3 dias?
Dia 1: Albufeira
– Baixa de Albufeira (alugar do carro) ⠀
– Praia de São Rafael
– Praia dos Arrifes
– Praia da Falésia (caso você tenha tempo)
Dia 2: Lagoa
– Praia de Nossa Senhora da Rocha (mirante da capela)
– Praia de Albandeira
– Praia da Marinha
– Praia de Benagil (Algar de Benagil)
– Praia do Carvalho
– Algar Seco
– Praia do Carvoeiro
Dia 3: Lagos + Sagres
– Centro histórico de Lagos
– Praia dos Estudantes
– Praia do Pinhão
– Praia da Dona Ana
– Praia do Camilo
– Ponta da Piedade (passeio de barco)
– Pôr do sol no Cabo de São Vicente
O que fazer no Algarve em 5 dias?
Dia 1: Albufeira
– Baixa de Albufeira (alugar o carro) ⠀
– Praia de São Rafael
– Praia dos Arrifes
– Praia da Falésia (caso você tenha tempo)
Dia 2: Lagoa
– Praia do Castelo (Albufeira)
– Praia de Nossa Senhora da Rocha (mirante da capela)
– Praia de Albandeira
– Praia da Marinha
Dia 3: Lagoa
– Praia de Benagil (Algar de Benagil)
– Praia do Carvalho
– Algar Seco
– Praia do Carvoeiro
Dia 4: Portimão + Lagos
– Praia da Rocha (Portimão)
– Praia dos Três Irmãos (Portimão)
– Praia da Batata
– Praia dos Estudantes
– Praia do Pinhão
Dia 5: Lagos + Sagres
– Centro histórico de Lagos
– Praia da Dona Ana
– Praia do Camilo
– Ponta da Piedade (passeio de barco ou de caiaque)
– Pôr do sol no Cabo de São Vicente
O que fazer no Algarve em 7 dias?
Dia 1: Faro
– Alugar o carro
– Centro histórico de Faro
– Ilha Deserta
– Praia da Ilha da Culatra
Dia 2: Faro + Vilamoura
– Parque Natural da Ria Formosa
– Marina de Vilamoura
Dia 3: Albufeira
– Praia da Falésia
– Baixa de Albufeira ⠀
– Praia de São Rafael
– Praia dos Arrifes
Dia 4: Lagoa
– Praia do Castelo (Albufeira)
– Praia de Nossa Senhora da Rocha (mirante da capela)
– Praia de Albandeira
– Praia da Marinha
Dia 5: Lagoa
– Praia de Benagil (Algar de Benagil)
– Praia do Carvalho
– Algar Seco
– Praia do Carvoeiro
Dia 6: Portimão + Lagos
– Praia da Rocha (Portimão)
– Praia dos Três Irmãos (Portimão)
– Praia da Batata
– Praia dos Estudantes
– Praia do Pinhão
Dia 7: Lagos + Sagres
– Centro histórico de Lagos
– Praia da Dona Ana
– Praia do Camilo
– Ponta da Piedade (passeio de barco ou de caiaque)
– Pôr do sol no Cabo de São Vicente
O que fazer no Algarve em 10 dias?
Dia 1: Faro
– Alugar o carro
– Centro histórico de Faro
– Ilha Deserta
– Praia da Ilha da Culatra
Dia 2: Faro + Vilamoura
– Parque Natural da Ria Formosa
– Marina de Vilamoura
Dia 3: Albufeira
– Praia da Falésia
– Baixa de Albufeira ⠀
– Praia de São Rafael
Dia 4: Albufeira
– Praia do Castelo
– Praia dos Arrifes
– Praia da Cova Redonda (Lagoa)
Dia 5: Lagoa
– Praia de Nossa Senhora da Rocha
– Praia Nova
– Praia de Albandeira
Dia 6: Lagoa
– Praia da Marinha
– Praia de Benagil (Algar de Benagil)
Dia 7: Lagoa
– Praia do Carvalho
– Algar Seco
– Praia do Carvoeiro
Dia 8: Portimão + Lagos
– Praia da Rocha (Portimão)
– Praia dos Três Irmãos (Portimão)
– Alvor
– Praia da Batata
– Praia dos Estudantes
– Praia do Pinhão
Dia 9: Lagos + Sagres
– Centro histórico de Lagos
– Praia da Dona Ana
– Praia do Camilo
– Ponta da Piedade (passeio de barco ou de caiaque)
– Pôr do sol no Cabo de São Vicente
Dia 10: Odeceixe
– Praia de Odeceixe
Observação: Lembrando que esses roteiros são apenas uma sugestão, tendo em vista o que fazer no Algarve (os pontos turísticos e as praias mais famosas de cada região). Fique à vontade para tirar ou incluir lugares e mexer na ordem dos dias.
Seguro viagem obrigatório para viajar pela Europa
O seguro viagem é obrigatório para qualquer pessoa que queira viajar pela Europa. O valor mínimo de cobertura deve ser de € 30 mil euros e isso é um pré-requisito para entrar no Espaço Schengen.
Caso o agente da imigração peça pra ver a apólice do seu seguro viagem e você não tenha, ele pode vetar a sua entrada na Europa. Então, não vale a pena arriscar.
É posssível encontrar seguros internacionais a partir de R$ 12,00 por dia. A Seguros Promo é a maior comparadora de seguros viagem online e é totalmente confiável.
Eu fiz um post explicando como comprar um seguro viagem internacional e como foi a minha experiência usando a Seguros Promo.
Uma dica legal é que a Seguros Promo oferece um desconto de 5% pros seguidores do Vida Mochileira que usarem o cupom VIDAMOCHILEIRA5 e no final da sua compra, se você escolher pagar no boleto, você ganha mais 5% de desconto, totalizando 10% OFF do valor inicial. Então, faça logo sua cotação na Seguro Promo e aproveite esse desconto!
Onde ficar no Algarve?
Eu acredito que a melhor estratégia pra definir a sua hospedagem no Algarve é considerar reservar hotéis seguindo o roteiro da sua roadtrip.
Então, em vez de você reservar um único hotel pra todo o seu tempo no Algarve, reserve diferentes hotéis conforme seu trajeto na estrada, dessa forma você economiza gasolina e tempo.
Na minha opinião as cidades mais estratégicas para você dormir são: Faro, Albufeira, Portimão ou Lagos e Sagres.* Claro que esses lugares vão depender do seu roteiro.
Eu, por exemplo, reservei apenas dois hotéis na minha viagem de dois dias pelo Algarve com a minha família: Dormimos em Albufeira na Casa Mineira Guest House e também em Portimão no Mirachoro III Apartamentos Rocha por conta da minha estratégia de roteiro das praias.
Deixo, abaixo, algumas sugestões de hostels baratos e bem avaliados no Booking.com nessas regiões mencionadas:
Faro
Albufeira
Portimão
Mirachoro III Apartamentos Rocha
Clube Praia Vau 17 by Atlantichotels – AL
Studio 17 by Atlantichotels – AL
Lagos
Lagos City Center Guest House & Hostel
Sagres
Wavesensations – Sagres Surf House
Tudo pronto pra viajar pro Algarve?
O Algarve vai te surpreender não só pelas praias lindas e centrinhos charmosos, mas também pela vibe praiana incrível dos lugares. Agora, é só você arrumar a mala e partir pra fazer essa viagem inesquecível.
Espero que esse post tenha sido muito útil pro planejamento do seu roteiro. Se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha esse link com ela!
DICA DE OURO: Existe uma aba no blog chamada “ROTEIROS GRATUITOS” e lá você pode baixar, de forma gratuita, todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem.
Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) e se inscrever no canal do Youtube do Vida Mochileira pra pegar mais dicas de viagem.
Até a próxima!
Beijos,
Mary