Os 18 melhores destinos e países para viajar sozinha
Dicas de 18 lugares para viajar sozinha no exterior. Seja a primeira vez viajando sozinha ou não, é sempre bom ter uma lista de lugares seguros para viajar sozinha sendo mulher.Viajar sozinha dá medo em muitas mulheres pela sensação exacerbada de vulnerabilidade, mas para aquelas que já viveram essa experiência a sensação é de liberdade total. Nesse post vamos falar sobre lugares para viajar sozinha dentro e fora do Brasil e também dar algumas dicas e falar sobre os cuidados para as mulheres que viajam sozinhas.
Eu sei que pra cada mulher a experiência de viajar sozinha será diferente, por conta das nossas bagagens de vida e, também quero desmistificar que toda mulher que viaja sozinha ama a experiência.
Sim! Muitas mulheres amam viajar sozinhas e acabam pegando gosto pela coisa, já outras mulheres até têm a oportunidade de viajarem sozinhas, mas percebem que esse estilo de viagem não é pra elas. E tá tudo bem!
Não quero que esse post seja uma imposição pra você viajar sozinha porque sem essa experiência você será menos empoderada ou menos corajosa ou menos mulher que as que viajam sozinhas. Quero te mostrar algumas possibilidades desse universo de mulheres que viajam sozinhas e se você curtir, te convido a viver essa experiência pelo menos uma vez na vida.
Pras mulheres que já viajaram sozinhas e não curtiram a experiência, será que vale a pena tentar mais uma vez num destino diferente?
Nesse post você vai ler:
Os melhores países para viajar sozinha
Nesse post vou contar os melhores países para viajar sozinha baseados na minha experiência pessoal e nas experiências de amigas próximas. No entanto, ainda sim recomendo que você pesquise bastante sobre esses destinos e busque ainda mais relatos de outras mulheres viajando sozinha.
Dessa forma, você vai se sentir mais confiante e preparada pra embarcar sozinha pra esses destinos e viver uma experiência maravilhosa! Segue, abaixo, a lista (sem ordem de preferência) dos melhores países para viajar sozinha:
- Portugal
- Argentina
- Chile
- Inglaterra
- Irlanda
- Escócia
- Espanha
- Holanda
- Itália
- França
- Uruguai
- Tailândia
- Áustria
- Alemanha
- República Tcheca
- Canadá
- Autrália
- Bolívia (Salar de Uyuni)
Por que viajar sozinha?
Viajar sozinha te desperta pra algumas sensações e te convida pra vários aprendizados que você talvez nunca fosse ter a oportunidade de vivenciar na sua rotina ou numa viagem a dois (ou em família).
Viajar sozinha engloba uma mistura de sentimentos bons e também ruins. Acaba por trazer à tona seus poderes femininos mais profundos ao mesmo tempo que dá luz a medos e desafios que você nem sabia que tinha.
As situações que você vive numa viagem sozinha são únicas e, quase sempre, muito intensas. Aprendizados que você tem numa viagem sozinha de 10 dias, por exemplo, te transformam de maneira tão poderosa e singular que a rotina do seu dia a dia talvez fosse demorar anos pra te dar o mesmo resultado.
O ato de viajar sozinha não engloba apenas vencer o medo da violência e o medo da vulnerabilidade – até porque é bem provável que esses medos te acompanhem durante a sua viagem, talvez numa intensidade menor do que antes.
O ato de viajar sozinha engloba aprendizados como: Estar confortável com a sua própria companhia, entender que a felicidade está dentro de você e não no outro, aguçar sua intuição e instinto protetor de si mesma, entender seus próprios limites, descobrir seus reais medos (mergulhadas na rotina do dia a dia, tendemos a assumir os medos de outras pessoas como sendo nossos), resolver problemas de forma rápida sozinha e, é claro, a famosa liberdade de ser quem você é sem precisar se encaixar em rótulos ou agradar pessoas.
Leia também:
Verdade sobre viajar sozinha pela primeira vez
15 lugares para viajar sozinha no Brasil
Como planejar uma viagem por conta própria
Cartão de débito internacional pra viajar
É perigoso viajar sozinha?
Essa é a primeira pergunta (e medo) que vem na cabeça de toda mulher. A minha resposta simplista é: Com a sociedade machista que vivemos hoje em dia, infelizmente qualquer lugar é perigoso pra mulher, até mesmo dentro de casa. Por isso, não podemos deixar que o medo da violência nos aprisione.
O que podemos fazer é nos cercar do máximo de cuidados possíveis pra evitar perrengues os situações estranhas. Eu já viajei muito sozinha e, particularmente, nunca vivi nenhum episódio de violência ou medo por estar viajando sozinha sendo mulher.
Por isso, confira algumas dicas de como viajar sozinha no exterior de forma tranquila:
– Trace um planejamento prévio;
– Pesquise sobre o seu destino e leia relatos feitos por outras mulheres;
– Tenha internet e sempre comunique seus próximos passos com amigos e familiares;
– Carregue na sua mala ou no seu mochilão apenas o necessário pra sua viagem;
– SEMPRE siga sua intuição;
– Faça um seguro viagem mesmo viajando pelo Brasil;
– Esteja SEMPRE alerta, mas aberta à novas experiências;
– Viaje com seus documentos, cartões e dinheiro dentro da sua doleira e tenha ela sempre com você;
– Leve um carregador portátil sempre com você;
– Tente chegar nos seus destinos antes de anoitecer;
– Leia as avaliações das hospedagens;
– Divirta-se, mas com moderação;
– Cuidado ao pedir informação;
– Faça passeios em grupo.
Eu expliquei cada ponto dessa lista no post “Lugares para viajar sozinha no Brasil“
Qual é a sensação de viajar sozinha?
A sensação de viajar sozinha pela primeira vez é um misto de liberdade, independência e proclamação de “sou dona da po**a toda” com medo de ser incapaz de lidar sozinha com as adversidades, medo de se perder, medo da violência, medo de não conseguir fazer amigos, etc.
Não é uma sensação boa que toda mulher vai sentir, porque muitas mulheres NUNCA estiveram por conta própria, então até entender que elas podem fazer o que bem entenderem sem precisar agradar ninguém, custa um pouco. Não é sempre uma sensação positiva e natural. Algumas mulheres ficam desconfortáveis o tempo todo e concluem que viajar sozinha não é pra elas e, tá tudo bem.
Já outras percebem que existia um poder enrustido em ser dona de si mesmo e do seu caminho e não querem nunca mais viajar acompanhadas. Idependente se você ama viajar sozinha ou não, nenhuma das resposta vai te fazer mais ou menos mulher.
Tenha consciência de que essa experiência ela é maravilhosa e deveria ser testada por todas as mulheres, mesmo que seja uma experiência desconfortável. É nos colocando fora da zona de conforto que a gente identifica alguns bloqueios que temos, ou medos que nem sabíamos que tínhamos ou até mesmo medos e bloqueios que carregamos de outras pessoas e, que quando identificamos que não são nossos é possível deixar pra trás.
Por isso, a sensação de viajar sozinha, na minha opinião, é libertadora por vários motivos, mas o principal é que você conhece melhor a si mesma.
Minhas experiências viajando sozinha sendo solteira e casada
A minha primeira viagem sozinha foi em 2012, eu tinha 21 e estava solteira. Na verdade, eu terminei um namoro de 2 anos justamente pra embarcar nessa viagem que seria um intercâmbio universitário na Ilha da Madeira por 10 meses. Eu queria estar livre pras oportunidades que viessem.
Isso incluiu dois rolôs com dois portugueses, muita bebedeira, várias badalas, alguns pts, viagens sozinha, muitas risadas, novos amigos, alguns crushs e muito mais.
Nas férias da Universidade da Madeira, eu fiz meu mochilão sozinha e a sensação foi muito louca. Eu chorei por sete dias porque estava me sentido só, mas depois que eu me acostumei com o fato de estar totalmente por minha conta e que minha companhia era muito legal, a viagem fluiu super bem e eu já nem lembrava que era hora de voltar pra casa.
A experiência de viajar sozinha e solteira é realmente sensacional porque você consegue explorar vários lados seu, inclusive o sexual. Eu super recomendo! rsrsrs
Em 2017, eu já estava num relacionamento sério há 2 anos (com o meu atual marido) e decidi fazer uma viagem sozinha por Portugal. E, olha, vou te contar… Essa viagem tá no topo da minha lista de viagens preferidas. Eu fiz vários amigos que falo até hoje, fiz uma roadtrip com pessoas que conheci na própria viagem, surfei pela primeira vez, pulei da ponte D. Luís 1 no Porto e tenho lembranças maravilhosas da Mary livre ,leve e solta, mesmo tendo namorado.
Em 2020, eu já estava casada (morando na Inglaterra) e decidi fazer uma viagem sozinha de 2 meses pelo Brasil. Eu não só fui pro Brasil como pulei carnaval, fiz topless nos bloquinhos do Rio, bebi todas, fiz vários novos amigos e, de quebra antes de voltar, ainda fiz um voluntariado em Cabo Frio.
Muita gente que me segue no Instagram (@vidamochileira) perguntou se o Mark (meu marido) não se importava de me ver pulando carnaval sozinha ou viajando sozinha sendo casada e a resposta é NÃO! O nosso relacionamento foi construído 100% na base da confiaça, comunicação e transparência. Ele me conheceu exatamente do jeito que sou hoje. Eu não mudei meu jeito de ser pra conquistá-lo e nem pra mantê-lo. Por isso, é fácil pra gente lidar com a liberdade um do outro sem ter medo de perder.
Estar num relacionamento não significa que você precisa abrir mão de quem você é e das coisas que sempre gostou, significa apenas que vai existir alguém pra te apoiar e compartilhar da sua alegria quando você chegar lá!
Vai mulher! Se joga nesse mundo… estando solteira, namorando, casada ou divorciada. Só você pode colocar limite no quão alto você pode voar!
Como fazer a primeira viagem sozinha?
Minha dica pra você fazer a sua primeira viagem sozinha é identificar o objetivo dessa viagem. Eu sei que parece besteira, mas saber exatamente o porquê de você estar embarcando solo nessa viagem e ter isso claro tanto na sua mente quanto no coração vai te dar mais segurança da sua decisão.
Às vezes, a gente decide fazer as coisas porque tá todo mundo fazendo ou porque fulando mandou a gente fazer, mas como não foi algo que partiu espontaneamente da gente na hora que bate a incerteza a gente desiste. No entanto, se é algo que decidimos por livre e espontânea vontade a gente sustenta a nossa decisão, mesmo que cagando de medo e ansiedade.
Tenho muitas outras dicas pra primeira viagem sozinha, mas se eu pudesse fazer você focar em uma coisa agora seria: Entenda dentro do seu coração o que te faz querer viajar sozinha!
Uma outra dica é dar uma olhada na lista abaixo dos 18 melhores lugares para viajar sozinha e escolher o que você se sente mais confortável no momento. Lembre-se sempre que você não precisa ir pra muito longe pra viver experiências marcantes!
Eu escrevi um post extremamente sincero (e inclusive é meu post preferido aqui do blog) falando das “Verdades sobre viajar sozinha pela primeira vez“. Nele você vai encontrar diversas dicas pra primeira viagem solo.
Ahhh!!! Eu também tenho um ebook gratuito ensinando o passo a passo de como planejar uma viagem por conta própria.
18 melhores lugares para viajar sozinha no exterior
Se viajar sozinha pelo Brasil já dá um pouco de medo, mesmo a gente falando a mesma língua e tendo uma cultura relativamente parecida. Imagina viajar sozinha para o exterior onde muitas vezes não falamos a língua (inglês ou espanhol) e as culturas são muito diferentes da nossa.
Pra ser bem sincera, eu me sinto muito mais segura viajando fora do Brasil do que dentro do meu própria país. É estranho falar isso, mas eu viajo pela Europa sem qualquer tipo de receio (mas sempre alerta) e em alguns lugares da América Latina também, muito pelo fato de algumas cidades na América do Sul terem se popularizado entre os turistas brasileiros.
A lista, abaixo, de lugares para visitar sozinha no exterior foi feita partindo do meu ponto de vista e experiências de algumas amigas que viajaram por esses lugares sozinhas e se sentiram confortáveis e seguras.
1. Atacama e Salar de Uyuni
Esses lugares estão no topo da lista de lugares para visitar sozinha no exterior justamente pelo fato desse roteiro ser um dos mais famosos entre os viajantes brasileiros. Você vê tanto mulheres quanto homens viajando sozinhos pelos países Bolívia, Chile e Peru fazendo um circuito.
Eu poderia acrescentar outras cidades desse roteiro, mas acredito que pra uma primeira viagem sozinha é bem legal começar pelo Atacama e Salar de Uyuni.
Eu escrevi um post extremamente completo sobre o mochilão América do Sul: Bolívia, Chile e Peru. Nesse post eu falai sobre o roteiro, sobre documentação, vacinas, checklist da mala, gastos com transporte, hospedagem, alimentação e passeio. Inclusive, deixei uma planilha de referência com todo o roteiro detalhado por dia para facilitar o seu planejamento.
2. Portugal
Portugal como um todo é um país seguro para mulheres que estão viajando sozinhas. De norte a sul você pode transitar pelo país de trem, ônibus ou avião e ter uma experiência incrível nas cidades visitadas.
Lugares para viajar sozinha em Portugal:
3. Argentina
Argentina costuma ser o primeiro destino na mente de quem quer começar a viajar sozinha pro exterior, por conta da proximidade geográfica e também da língua que dá pra enrolar no famoso portunhol.
Outra coisa muito atrativa na hora de viajar para a Argentina é o câmbio da moeda que para brasileiros é bem interessante. A cidade de Buenos Aires lembra um pouco São Paulo, mas mais tranquila e exótica.
Leia mais sobre o que visitar na Argentina no blog Mala de Aventuras.
4. Santiago do Chile
Outra opção interessante pra explorar na América do Sul é Santiago do Chile. A cidade é uma mistura de metrópole com montanhas e tem muitas atrações pra quem está viajando sozinha, sem contar na gastronomia que é espetacular.
Além da proximidade geográfica com o Brasil também tem a questão de poder enrolar no portunhol (português + espanhol).
Leia algumas sugestões de roteiros para Santiago do Chile no blog Fui, Gostei, Contei.
Leia também:
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como passar na imigração de qualquer país
5. Inglaterra
Uma das minhas cidades preferidas no mundo é Londres. Eu não sei porque, mas me sinto completamente à vontade nas ruas londrinas a qualquer hora do dia. Já viajei inúmeras vezes pra Londres, pelo menos, 3 vezes sozinha, e posso garantir que essa cidade merece estar na lista de lugares para viajar sozinha no exterior.
Mas, nem só de Londres consiste a Inglaterra. Por isso, se você tiver tempo, vale incluir no seu roteiro outras cidades incríveis: Brighton, Newquay (Cornwall), Bath, Bristol, Dartmoor e Liverpool.
Leia o post completo sobre os pontos turísticos de Londres: o que fazer e quanto gastar.
6. Irlanda
Viajei sozinha pra Irlanda em 2013 e foi uma experiência muito legal. Eu fiz um roteiro bem enxuto e fiquei apenas 3 dias em Dublin. Se eu fosse refazer o roteiro incluiria, pelo menos, mais 2 dias para fazer um bate e volta para outras cidades ao entorno como: Cork, Cliffs of Moher, Hills of Galway, Wicklow ou Glendalough.
Se você é o tipo de mulher que ama um agito e curte muito noitadas e bares, você vai amar Dublin, porque o que não falta nessa cidade são pubs e pessoas animadas.
Leia o meu roteiro de Dublin: o que fazer, quanto gastar e onde ficar.
7. Escócia
Na mesma viagem que eu fiz pra Dublin, eu incluí a Escócia e também foi uma viagem bem curtinha só pela cidade de Edimburgo. Apesar de pouco tempo, eu consegui aproveitar bem a vibe da cidade e gostei muito da organização da cidade.
Escócia sem dúvida alguma é incrível e é um dos países que merece muito estar na lista dos lugares para viajar sozinha no exterior. Edimburgo é a capital da Escócia, mas existem muitos outros lugares para visitar no país: Stirling e Glasgow são paradas obrigatórias além de Edimburgo.
Leia o meu roteiro de Edimburgo: o que fazer, quanto gastar e onde ficar.
6. Espanha
Espanha como um todo é um país seguro para mulheres que estão viajando sozinhas. De norte a sul você pode transitar pelo país de trem, ônibus ou avião e ter uma experiência incrível nas cidades visitadas.
No meu primeiro mochilão sozinha pela Europa eu visitei 8 cidades espanholas e passei 13 dias rodando pelo país. Conheci as cidades de: Salamanca, Ávila, Segóvia, Madrid, Sevilha, Valência e Barcelona.
As minhas cidades preferidas dessa viagem foram Madrid, Sevilha e Barcelona.
Leia mais sobre o que visitar na Espanha no site do Passagens Promo.
9. Holanda
Eu sou completamente apaixonada por Amsterdã e é uma cidade que eu moraria fácil. Apesar de ser uma cidade grande, ela tem a vibe de uma cidade de interior. Os pontos turísticos são bem próximos uns dos outros e se movimentar pela cidade é fácil tanto para pedestres, quanto para quem vai de bicicleta ou tram.
Amsterdã é segura para mulheres tanto durante o dia quanto na parte da noite e, como em qualquer lugar do mundo, não é porque um lugar é seguro que você pode descuidar.
Inclua Amsterdã no seu roteiro viajando sozinha pela Europa que você não irá se arrepender. Leia o post completo sobre o que fazer em Amsterdam.
10. Itália
Itália é um país maravilhoso tanto culturalmente quanto em gastronomia e em termos de lugares para visitar. Quando eu fui pra Itália eu fiquei 15 dias visitando o país e visitei 9 cidades italianas. Nessa viagem eu fui com uma amiga, mas eu me senti bem segura como mulher viajando pela Itália apesar dos italianos serem conhecidos como “paqueradores”.
As cidades que eu visitei na Itália foram: Milão, Verona, Veneza, Bolonha, Pisa, Florença, Nápoles, Pompéia e Roma. Eu gostei muito de todas elas, menos Bolonha e Nápoles que, por algum, motivo não chamaram muito a minha atenção.
Leia mais sobre o que fazer na Itália no blog Mala de Aventuras.
11. França
Apesar de Paris se considerada uma cidade perigosa por conta dos golpes contra turistas. Eu gosto muito de visitar Paris e não me senti nenhum pouco insegura em todas as vezes que já fui lá. No meu primeiro mochilão sozinha eu passei 1 dia em Paris e foi incrível. Já voltei algumas vezes com amigas e com a minha família e sempre foi muito tranquilo.
É claro que sempre precisamos tomar cuidado e conferir o bairro que estamos indo, principalmente se você estivar passeando á noite. Confirme essas informações na recepção do seu hostel.
Eu já visitei alguns lugares na França e vou deixar aqui embaixo os posts referentes:
12. Uruguai
Uruguai é outro país que quase sempre está na lista dos lugares para viajar sozinha no exterior por conta da proximidade geográfica com o Brasil e também por conta da língua que, de novo, dá pra enrolar no portunhol.
A capital Montevidéu é cheia de atrações turísticas, arquitetura interessante e tem uma gastronomia bem singular. As praias próximas à região metropolitana como Punta Del Este, Punta Ballena, Cabo Polônio e La Paloma são outros pontos pra você incluir no seu roteiro do Uruguai.
Leia mais sobre o que fazer no Uruguai no blog Apure Guria.
13. Tailândia
Apesar da Tailândia estar em algumas listas de lugares perigosos para mulheres que querem viajar sozinha, eu discordo totalmente disso. Eu morei por 3 meses em Koh Phi Phi e já viajei com o meu marido pelo país e o que a gente viu foi um povo muito acolhedor, sorridente e receptivo em todos os lugares que passamos.
Eu não viajei sozinha pela Tailândia, mas vi muitas mulheres viajando sozinhas e eu tenho várias amigas que fizeram sozinhas o meu roteiro e, também disseram que foi uma das melhores experiências da vida delas.
Ou seja, embarque nessa aventura asiática e se permita viver uma cultura completamente diferente da nossa, experimente uma gastronomia rica em sabores e visite lugares paradisíacos sem medo.
Eu tenho mais de 30 posts sobre a Tailândia e vou deixar alguns aqui embaixo:
Roteiro Tailândia completo 15 dias: gastos e dicas
Tudo sobre a Tailândia: 23 dicas muito importantes
Viajar para Tailândia: Roteiro de 20 dias de norte a sul
Qual a melhor época para viajar para Tailândia?
Quanto custa viajar pela Tailândia?
Dicas da Tailândia: onde comer e dormir
Elephant Jungle Sanctuary: é confiável? Como funciona?
14. Áustria
Eu visitei Viena no meu primeiro mochilão sozinha e fiquei simplesmente apaixonada. Foram 2 dias em Viena e um bate e volta na Bratislava. Eu inclusive levei uma multa de 100,00 euros em Viena por ter dado calote no metrô e não ter pago o ticket de 2,00 euros.
Conclusão, Viena é uma cidade linda, cheia de atrações turísticas para quem quer viajar sozinha e com uma vibe sem igual, mas fique atenta e pague todos os bilhetes de metrô pra não acabar no prejuízo que nem eu. Rsrsrs
Leia mais sobre o que fazer em Viena no blog Vida Cigana.
15. Alemanha
Berlim e Munique também entraram no roteiro do meu mochilão sozinha pela Europa. Inclusive em Berlim eu tenho uma história interessante pra contar sobre viajar sozinha e ficar em quarto compartilhado de hostel.
Eu reservei um cama num quarto de 8 pessoas. E na hora de dormir descobri que seriam 7 homens e eu a única mulher. Se eu fiquei com medo? Não! Tomei meu banho, dei boa noite a todos, botei meu tapa olho e meu tapa ouvido e dormi que nem uma princesa.
Por que não pedi pra trocar de quarto? Porque não me senti insegura. Já no hostel de Munique eu pedi pra trocar de quarto porque além das pessoas estarem fumando maconha em cima da minha cama e não gostei da vibe daqueles viajantes e, é como eu sempre digo, numa viagem sozinha sempre siga sus intuição e seus instintos.
Berlim e Munique tem diversas atrações turísticas pra quem viaja sozinha e a Alemanha como um todo é um país muito seguro para mulheres.
Leia mais sobre o que fazer na Alemanha no site do Passagens Promo.
Leia também:
Como fazer seguro viagem internacional
SafetyWing: Seguro viagem para nômades digitais
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
16. República Tcheca
Não é porque esse é o país do meu marido não, mas a República Tcheca é um país muito interessante pras mulheres que estão viajando sozinhas. Primeiro porque a cultura do leste europeu é bem diferente da nossa (o que torna a viagem mais legal), segundo porque tem paisagens incríveis e terceiro porque a gastronomia é bem singular e gostosa.
Praga foi uma cidade que ganhou meu coração. Eu visitei Praga com uma amiga, mas achei a cidade bem segura pras mulheres de uma forma geral.
Leia mais sobre o que fazer em Praga no blog Apure Guria.
17. Canadá
O Canadá ocupa o oitavo lugar no Índice Mundial da Paz. Isso faz com ele se torne um ótimo destino para as mulheres que querem viajar sozinhas. Existem diversas cidades charmosas e lugares famosos pra você visitar no Canadá.
O país conta com vários passeios tanto em cidades grandes quanto em pequenas vilas e as paisagens variam entre montanhas, florestas, praias e centros urbanos. O povo canadense é considerado um dos povos mais receptivos do mundo, ou seja, você já pode colocar o Canadá na sua lista de lugares para viajar sozinha no exterior.
Leia mais sobre o que fazer no Canadá no blog Dicas do Canadá.
18. Austrália
A Austrália tem uma taxa de criminalidade bem baixa o que faz com que o país esteja na lista dos lugares para viajar sozinha no exterior.
O povo australiano é muito receptivo e você não precisa se preocupar com o assédio nas ruas em baladas porque os australianos são um povo muito cabeça aberta e muito respeitoso com as mulheres.
No país você encontra um pouco de tudo: praias, natureza, grandes metrópoles e vida noturna agitada e, o melhor, um país seguro pra você viajar sozinha sem medo de ser feliz!
Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma mulher que quer viajar sozinha, envia esse link e compartilha com ela os lugares para viajar sozinha no exterior!
Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra ver as minhas aventuras em tempo real.
Beijos
Mary⠀