
Voe Tranquilo: Como resolver problemas com voos
Descubra quais são os seus direitos de consumidor em relação a problemas com voos nacionais e internacionais. Confira o que cobrar das companhias aéreas na hora do perrengue!Quem nunca teve problemas com voos nacionais ou internacionais que atire a primeira pedra. Aquele atraso de 2 horas no voo que você deixou pra lá, ou aquele voo cancelado que você ficou com preguiça de buscar os seus direitos ou até mesmo aquela mala extraviada que chegou depois de 3 meses da sua viagem…
Você sabia que tudo isso é motivo pra (alguma forma) de indenização? Como esses são problemas super recorrentes que todo viajante já passou ou vai passar, eu convidei a Beatriz e a Ana da Voe Tranquilo pra explicar uma forma simples de você ter seus direitos garantidos quando o assunto é problemas com voos.
POST ESCRITO POR BEATRIZ CASTRO E ANA CAROLINA AMARAL
Nesse post você vai ler:
- 1 O que é a Voe Tranquilo?
- 2 Como funciona a Voe Tranquilo?
- 3 Quais são os casos mais frequentes de problemas com voos?
- 4 Quanto custa o suporte da Voe Tranquilo?
- 5 Quando é possível pedir indenização ao ter problemas com voos?
- 6 Como resolver os principais problemas com voos domésticos e internacionais?
- 7 Direitos do consumidor ao ter problemas com voos domésticos e internacionais?
O que é a Voe Tranquilo?
A Voe Tranquilo é uma empresa especializada em acordos extrajudiciais com foco em companhias aéreas. A Voe Tranquilo começou a atuar em 2018, oferecendo atendimento personalizado para auxiliar consumidores que tiveram problemas com voos nacionais ou internacionais.
A Voe Tranquilo é confiável? Por quê?
Sim! O trabalho é feito com muita responsabilidade e seriedade, como deve ser. Já foram atendidos mais de 10 mil passageiros e a Voe Tranquilo tem uma avalição de 4,9 de 5,0 no Google.
Além disso, o cliente só paga pelo serviço da Voe Tranquilo se houver sucesso no caso (no acordo feito com a cia aérea) e ele conseguir receber a sua compensação. Não há nenhum investimento no serviço da Voe Tranquilo ANTES do acordo, apenas DEPOIS (se houver sucesso).
Como funciona a Voe Tranquilo?
Primeiro, o passageiro precisa se cadastrar no site da Voe Tranquilo (preenchendo um formulário bem simples e rápido), informando qual o problema que está passando, seu nome e número de WhatsApp.
A partir daí, o time de atendimento entrará em contato o mais rápido possível para conversar sobre os detalhes do ocorrido e dar início ao pedido de acordo junto à companhia aérea. Ou seja, um acordo extrajudicial.
O papel do cliente se limita em contar o ocorrido e apresentar algumas documentações necessárias pra dar início ao acordo. Depois disso, é tudo por conta da Voe Tranquilo, ou seja, um processo totalmente desburocratizado pro cliente.
Se o caso obtiver sucesso pela via extrajudicial através do acordo com a companhia aérea, o cliente recebe o valor da compensação diretamente na sua conta bancária e repassa 30% desse valor para a Voe Tranquilo.
Quais são os casos mais frequentes de problemas com voos?
Os casos mais frequentes de problemas com voos são:
– Voo atrasado;
– Voo cancelado;
– Bagagem extraviada;
– Perda de conexão;
– Embarque negado ou overbooking
Esses são casos que, dependendo da situação do cliente, a Voe Tranquilo consegue acordos com as cias aéreas para compensar em dinheiro os transtornos do cliente.
No entanto, é importante ressaltar que em casos de problemas meteorológicos, fechamento de fronteiras ou qualquer problema que esteja fora do controle da companhia aérea, a Voe Tranquilo pode oferecer suporte em termos de orientações dos seus direitos do consumidor, mas não conseguirá iniciar um processo de acordo (remunerado) com a companhia aérea.
Problemas com voos por motivo de COVID-19
Se o problema com voo tiver origem no fechamento de fronteiras, a Voe Tranquilo pode oferecer suporte em termos de orientações dos seus direitos do consumidor, mas não conseguirá iniciar um processo de acordo (remunerado) com a companhia aérea.
Caso você tenha dúvidas sobre reembolso de voos cancelados por conta do coronavírus, sugiro que leia mais sobre isso no site da Voe Tranquilo na sessão dedicada apenas a problemas com voos por conta do COVID-19.
Até quanto tempo você pode pedir indenização de um voo problemático?
O prazo é diferente para voos nacionais (domésticos) e voos internacionais. No caso dos voos nacionais, é possível pedir indenização para casos que aconteceram nos últimos 5 anos. Para voos internacionais, o prazo é um pouco menor, de 2 anos.
Quanto custa o suporte da Voe Tranquilo?
A remuneração dos serviços da Voe Tranquilo só acontece no sucesso do acordo e depende do valor que foi acordado com a companhia aérea. Nesse caso, o cliente recebe o valor da compensação diretamente na sua conta bancária e repassa 30% desse valor para a Voe Tranquilo.
Como é feito o contato e quanto tempo demora a resposta de uma solicitação de suporte?
O passageiro precisa se cadastrar no site (preenchendo um formulário bem simples e rápido), informando qual o problema que está passando, seu nome e número de WhatsApp.
Após o preenchimento do formulário no site da Voe Tranquilo, o contato é feito pela equipe de atendimento da Voe Tranquilo por meio do WhatsApp cadastrado no site. Esse retorno geralmente acontece dentro de 1 hora a partir do preenchimento das informações em nosso site. Caso o consumidor cadastre seu problema após o horário comercial, o atendimento dará uma devolutiva no dia seguinte.
Quando é possível pedir indenização ao ter problemas com voos?
As situações em que o passageiro tem direito a uma indenização dependem principalmente da assistência que a companhia aérea prestou durante o problema.
Em caso de atrasos de voos, o passageiro que chegar com mais de 4 horas de atraso em seu destino final pode ter direito a ser indenizado.
Nos casos em que o passageiro perca algum compromisso importante, como reuniões, casamentos e funerais, por exemplo, essa indenização pode ser ainda maior.
Tudo depende de como o problema aconteceu e do quanto a companhia aérea respeitou os direitos do passageiro.
A equipe da Voe Tranquilo é especializada em avaliar os mais diversos tipos de problemas, portanto, o ideal é sempre preencher o formulário para que eles possam dar a orientação correta para cada caso.
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Como resolver os principais problemas com voos domésticos e internacionais?
1. Atraso de voos
O que fazer se o voo atrasa e eu perco a conexão?
A partir do momento em que o passageiro se dá conta de que seu voo está atrasado, é importante que ele se dirija ao balcão de atendimento da companhia aérea e peça para que sejam fornecidas as assistências materiais necessárias.
É essencial perguntar também se há uma previsão do tempo de atraso, uma vez que as assistências variam de acordo com esse tempo. Daí fica mais fácil de saber quais são os seus direitos e se você poderá optar por ser reacomodado em um outro voo ou receber o reembolso integral pela passagem.
Além do atendimento direto no balcão da companhia, o passageiro também pode entrar em contato com o SAC da empresa, caso prefira. Se optar por esse atendimento, não se pode esquecer de anotar o protocolo do atendimento, bem como o nome do profissional que te atendeu.
Se desejar, você pode entrar em contato com o suporte da Voe Tranquilo (durante o problema com voo ou depois do ocorrido) para obter mais orientações.
Como pedir indenização por atraso de voo
No momento do atendimento da companhia aérea, o passageiro tem o direito de solicitar um comunicado por escrito referente ao problema com o voo. Esse documento serve como uma prova de que o atraso, de fato, aconteceu.
Além disso, é importante guardar todos os documentos relativos ao voo, como a passagem, cartão de embarque e o comprovante de pagamento do bilhete.
No aeroporto, vale fotografar o painel de informações do aeroporto e, anotar ou gravar – quando for possível – todas as informações passadas pela companhia aérea.
Com as provas reunidas, basta se cadastrar no site da Voe Tranquilo, responder algumas perguntas sobre o problema e aguardar o atendimento via WhatsApp com um retorno do potencial do seu caso.
Compensação por ter o voo atrasado
A equipe da Voe Tranquilo vai analisar o caso cadastrado na plataforma e dar um retorno ao passageiro. A partir daí, a Voe Tranquilo vai buscar um acordo extrajudicial junto à companhia aérea e, caso o passageiro aceite a proposta oferecida pela empresa, ele receberá uma compensação em dinheiro.
Se não aceitar, ou se a empresa sequer oferecer um acordo, o cliente pode optar por recorrer à Justiça e aí o caso é disponibilizado aos advogados da plataforma e passa a ser tratado diretamente com eles.
2. Voo cancelado
O que fazer caso meu voo seja cancelado?
Quando um voo é cancelado, o passageiro também deve buscar pelo atendimento da companhia aérea por meio do atendimento presencial, no balcão da empresa, ou por contato telefônico. Por esse problema, é possível escolher entre três alternativas:
1. Ter o reembolso integral da passagem, inclusive com a taxa de embarque;
2. Ser reacomodado em outro voo da mesma companhia aérea para o mesmo destino ou, se for preciso, voar com outra companhia sem nenhum custo adicional;
3. Remarcar o voo para uma nova data e horário, também sem custo adicional.
Caso a companhia aérea não resolva o seu problema, também é possível registrar uma reclamação em algum posto da ANAC. São diversos espalhados pelo Brasil e, caso não tenha nenhum no aeroporto em que o passageiro estiver, esse registro também pode ser feito por telefone.
Se desejar, você pode entrar em contato com o suporte da Voe Tranquilo (durante o problema com voo ou depois do ocorrido) para obter mais orientações.
Indenização por voos cancelados
Assim como no caso dos voos atrasados, é importante o passageiro solicitar uma comunicação por escrito sobre o cancelamento do voo, bem como reunir todos os documentos que podem comprovar o imprevisto: passagem aérea, comprovantes de pagamento, foto do painel de informações do aeroporto etc.
Com as provas reunidas, é só se cadastrar no site e em pouco tempo a equipe de suporte dará um retorno sobre o potencial do caso.
3. O que é e quando a preterição de embarque é aplicável?
A preterição de embarque é bastante comum e também pode ser conhecida como embarque ‘negado’ e ‘overboking’. Esse problema acontece quando a companhia aérea vende mais passagens do que tem de assentos disponíveis.
Apesar de ser uma situação bastante chata, é comum de acontecer, pois as empresas aéreas sempre consideram que uma parte dos passageiros não vai comparecer, por isso eles vendem uma quantidade a mais de passagens para não saírem no prejuízo.
Mas, em alguns casos, todos os passageiros comparecem e aí é preciso escolher alguns para embarcar e outros são impedidos de realizar o embarque porque a aeronave já está cheia.
Quem está passando por esse problema tem a opção de escolher entre ser reacomodado em um outro voo para o mesmo destino; remarcar o voo para uma nova data e horário; e, se for possível, receber o reembolso integral da passagem e concluir a viagem por outro meio de transporte.
Nos casos de preterição de embarque, é comum que as empresas procurem por passageiros voluntários – ou seja, que aceitem embarcar no próximo voo mediante a uma compensação. Mas é importante o passageiro avaliar se essa proposta realmente vale a pena.
4. Quando e como acionar pedido de indenização das cias aéreas?
Da mesma forma que nos outros problemas com voo. Reunindo todos os comprovantes do imprevisto, cadastrando-se na plataforma da Voe Tranquilo e aguardando um retorno da equipe de atendimento.
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– SafetyWing: Seguro viagem para nômades digitais
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AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 26/dia*
AC 60 MUNDO COVID-19 QUARENTENA (EXCETO EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 59/dia*
Affinity 30 EUROPA COVID-19 QUARENTENA Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 64/dia*
Direitos do consumidor ao ter problemas com voos domésticos e internacionais?
Para entender tudo sobre os seus direitos como consumidor nos casos de problemas com voos, é recomendado que você baixe gratuitamente o Ebook dos Direitos do Passageiro que detalha com profundidade todos os casos de problemas com voos e como você deve agir em cada situação.
O ebook foi escrito pela equipe da Voe Tranquilo, que são pessoas especializadas em direitos do consumidor e também advogados especializados em casos de problemas com voos e companhias aéreas.
Quais são as principais responsabilidades das cias aéreas diante de problemas com voos de seus clientes?
As companhias aéreas devem oferecer atendimento aos passageiros, explicando quais são suas alternativas de direito, bem como deixando-os informados sobre o andamento da busca por soluções.
Na maioria dos casos, os passageiros têm direito a receber a chamada assistência material, que muda conforme o tempo de espera pela solução do problema.
Caso a espera seja a partir de 1 hora, o passageiro tem direito a ter acesso a meios de comunicação de forma gratuita, como a ligações e à internet.
Nos casos em que a espera seja a partir de 2 horas, a companhia tem obrigação de oferecer alimentação, podendo ser bebidas e lanches da própria rede ou vouchers para consumo dentro do aeroporto.
A partir de 4 horas de espera, o passageiro deve ter opções de acomodação ou hospedagem, além de transporte de ida e volta ao aeroporto de forma gratuita. Caso ele esteja na cidade onde mora, não terá direito à hospedagem, apenas ao transporte de ida para casa e retorno ao aeroporto de forma gratuita.
Caso o atraso supere as 4 horas, os direitos já aumentam e variam dependendo se o passageiro está no aeroporto de partida, de escala ou conexão.
Passageiros com necessidade de assistência especial e acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independente da necessidade de passar a noite no aeroporto.
Eu acredito que esse post não só é fundamental pra todo e qualquer viajante como merece ser salvo na sua aba de favoritos e compartilhado com seus amigos e familiares.
Saber sobre seus direitos de consumidor em casos de problemas com voos é essencial para que o que foi um perrengue não se torne uma dor de cabeça maior do que precisa ser.
Com a Voe Tranquilo todos esses problemas com voos que a gente não tem paciência pra resolver, ou até mesmo tem preguiça da burocracia que vai ser se tornam simples, já que o lema deles é desburocratizar esse processo.
Então, agora você já sabe, se tiver qualquer problema com voos nacionais ou internacionais entre em contato com a Voe Tranquilo e deixa que eles resolvem pra você!
Beatriz Castro, 21 anos, estudante de Administração. Comunicativa e dinâmica, me encontrei no Marketing Digital quando aceitei o desafio de assumir a área de parcerias da Voe Tranquilo. Trabalho em busca de parceiros que tenham os mesmos objetivos que nós: Mudar o mercado e desburocratizar o direito.
Ana Carolina Amaral, 25 anos, Jornalista. Apaixonada por impactar positivamente a vida das pessoas, descobri no exercício do Marketing de Conteúdo a possibilidade de orientar e instruir sobre os mais diversos assuntos. No comando dos conteúdos da Voe Tranquilo, pude unir essa vontade de impactar vidas com o desejo de tornar o direito mais acessível e de fácil compreensão.