
Turismo no Brasil: brasileiros preferem viajar de carro
O crescimento do turismo no Brasil, especialmente impulsionado pelas viagens de carro, é um reflexo da adaptação do setor às novas demandas dos consumidores.RELATO ESCRITO POR THAÍS CAL
Nos últimos anos, especialmente em razão do período pandêmico, o setor de turismo sofreu alguns entraves que afetaram seu rendimento significativamente. No entanto, conforme alguns levantamentos realizados recentemente, o turismo nacional voltou a crescer.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de outubro do ano passado, o turismo registrou um salto de 8,5%, em relação a 2023, no mesmo período. Além disso, o desempenho das atividades turísticas também demonstrou alta mensal de 4,7%, em comparação com os meses de setembro e outubro de 2024.
Esses dados evidenciam, portanto, que o turismo cresceu no final do ano passado por cinco meses consecutivos. Conforme os dados divulgados pela Conversion, o Airbnb, por exemplo, foi um dos grandes destaques do setor no ano passado, chegando a casa de 36,7%, em um comparativo com 2023.
Outro ponto relevante nessa questão é que o segmento de transporte possui forte influência nesse impulso que ocorreu nos índices relacionados ao turismo nacional no final do ano passado. O transporte aéreo, por exemplo, registrou uma alta de 27,1%. O transporte aquaviário, por sua vez, demonstrou uma alta de 0,7%. No que tange o transporte terrestre, este cresceu 1,6%.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem para viagens internacionais
Transportes terrestres são a preferência dos brasileiros
De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), em 2024, a maioria dos brasileiros prefere fazer suas viagens de turismo por meio de transportes como carros ou ônibus. Os dados divulgados pelo estudo mostraram que, na primeira metade de 2024, 74% dos brasileiros entrevistados planejavam suas viagens contando com o carro como meio de transporte.
Mas por qual razão tantos brasileiros optam por viajar com esse tipo de transporte? Em tese, viajar de carro envolve questões associadas a independência e liberdade. Isso porque esse tipo de transporte permite escolher o horário de partida e até mesmo os momentos de paradas. Outro ponto positivo é que o carro pode ser usado dentro da cidade de destino, facilitando a atividade turística na totalidade.
Essa premissa vai ao encontro da pesquisa realizada pelo IBGE, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua – Turismo 2023. Em 2023, 51,1% dos entrevistados disseram que preferiam viajar de carro, seja veículo particular ou da empresa. Nos anos de 2020 e 2021, 57,5% e 57,2% deram a mesma resposta, respectivamente.
Esses números, por sua vez, expressam a pesquisa realizada pela Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), que evidenciou a marca de 15.777.594 carros seminovos vendidos em 2024, demonstrando um crescimento de 9,2%, em comparação com o ano de 2023.
O aumento da preferência por viagens de carros explica, em tese, o crescimento da procura por carros usados, refletindo essa tendência no mercado de seminovos. No fim, a continuidade de crescimento do turismo deve afetar positivamente muitos outros setores do mercado nacional.
Se você conhece alguém que precisa saber mais sobre o turismo no Brasil, envia esse post pra essa pessoa!