Songkran – O Ano Novo tailandês

0
81

 

Se você nunca ouviu falar sobre o Ano Novo tailandês, você precisa ler esse post pra entender que ver fogos e passar o reveillón brindando é lindo, mas passar o ano novo correndo toda molhada e chorando de tanto rir numa guerrinha de arminha de água é melhor ainda, né?

Se você não tá entendendo nada, assiste o vídeo abaixo pra ter uma pequena noção do que é o Songkran, o famoso Ano Novo tailandês.

O QUE É O SONGKRAN?

Songkran – em tailandês significa “passar ou mover-se para”, também é chamado de Ano Novo Tailandês e é celebrado durante três dias: todos os anos do dia 13 ao dia 15 de Abril.

A contagem dos anos também funciona de modo diferente no calendário tailandês. Enquanto que no Ocidente é o ano de 2018, na Tailândia é o ano de 2561, pois o calendário tailandês (que segue o calendário budista) está a 543 anos à frente do calendário ocidental.

 

COMO É O SONGKRAN?

Na Tailândia, durante os três dias do Songkran, as pessoas costumam vestir suas melhores roupas e vão para as ruas para jogar água umas nas outras e observar os monges enquanto eles abençoam as casas e imagens de Buddha banhadas com águas e essências. O Songkran envolve vários “rituais”, desde tributos aos mais velhos da família até a famosa guerrinha de água com arminhas de brinquedo.

Para os tailandeses a água é considerada um símbolo de pureza religiosa e boa integração entre povos e etnias, fazendo com que, ao participar da comemoração, o ato de jogar água seja sinal de desejo de prosperidade, harmonia e sorte.

No dia 13, os tailandeses praticam um ritual chamado Rod Nam Dum Hua. Que é o ato de derramar água perfumada nas mãos dos mais velhos como símbolo de humildade.

É também no dia 13 que a guerrinha de água acontece em todo país, apesar de algumas cidades celebrarem o Songkran com guerrinha de água durante os três dias (Chiang Mai, por exemplo), o mais comum é ver todo mundo se divertindo com as arminhas de água durante todo dia 13 de Abril (começa bem cedinho e vai até à noite).

O dia 14 é o Dia Nacional da Família onde eles celebram a união familiar.

O dia 15 é o Ano Novo em si, quando as oferendas são deixadas nos templos para trazer boa sorte para o novo ano.

 

COMO FOI A MINHA EXPERIÊNCIA NO SONGKRAN DE 2018?

Nós passamos o Songkran de 2018 em Koh Phi Phi e a guerrinha de água começou bem cedo pela manhã onde crianças e adultos brincavam num clima de muita alegria e diversão. Pelas ruas de Phi Phi você via alguns barris de água pra galera poder recarregar as arminhas (de graça) e também via algumas piscinas infantis com muita água e até gelo pra deixar a guerrinha de água ainda mais divertida com água mega gelada!

Era engraçado levar uma esguichada do nada nas costas com uma água mega gelada e quando você virava era uma criança de 5 anos rindo da sua cara de susto.

Além disso, eles passavam talco nos rostos das pessoas como ritual de purificação e alguns passavam uma água de cor vermelha na nossa cara (pra ser sincera, não faço ideia do que era aquela água, mas tava todo mundo em clima de festa e alegria).

Como todo mundo já sabe que vai ter água pra tudo quanto é lado você já começa o dia no espírito da brincadeira e leva tudo numa boa, ninguém fica de mimimi. É claro, que tem sempre uns idiotas que miram a água no olho, mas em geral, todo mundo é civilizado e fica mó farra.

O clima é realmente de muita brincadeira, risada, alegria e muita gratidão. Você realmente sente que tá começando algo (o ano novo, no caso) com os sentimentos mais puros e leves, e isso é simplesmente incrível.

Em Koh Phi Phi toda guerrinha de água foi parar no Ibiza Pool Party. Todos os jovens turistas se encontraram no início da noite numa festa super animada na piscina. A festa era gratuita e todo mundo tava num clima de festejar (outros tavam num clima de sexo, mas a grande maioria tava num clima de festejar apenas hahahahaha).

Os tailandeses em Koh Phi Phi não vão pra essa festa na piscina, eles se vestem com suas melhores roupas e fazem tipo uma passeata com mini carrinhos alegóricos cheios de flor e oferendas e acabam numa festa tipo carnaval de rua, só que no melhor estilo tailandês.

A experiência do Songkran foi realmente incrível e eu super recomendo a todos que tiverem planejando ir pra Tailândia em Abril. Realmente vale muito a pena!

OBS: Os valores das arminhas de água em Koh Phi Phi variavam de 80,00 a 900,00 Baht (entre R$ 8,00 e R$ 90,00).

ATENÇÃO! O SONGKRAN É FERIADO NACIONAL

Apesar de ser uma experiência incrível, dependendo do seu roteiro, o Songkran pode ferrar com seu planejamento já que o dia 13/4 é feriado nacional, ou seja, praticamente nada abre a não ser alguns restaurantes (e nem são todos que abrem não) e o 7 eleven. E apesar dos dias 14/4 e 15/4 também serem considerados feriado nacional, você já consegue ver mais coisas abertas e funcionando por meio período, pelo menos.

No entanto, alguns estabelecimentos estendem o feriado até o dia 25/4 (mais ou menos), pois tiram esse período pra ficar com a família e celebrar o novo ano.

 

ONDE VOCÊ PODE CELEBRAR O SONGKRAN

  • Chiang Mai (Old City no Tha Phae Gate);
  • Bangkok (Khao San Road e Wat Pho);
  • Koh Phi Phi (pelas ruas de Phi Phi e Ibiza Pool Party);
  • Phuket (Patong Beach)

 

DICAS PRA CURTIR O ANO NOVO TAILANDÊS DE BOA

  • Entenda que você vai se molhar durante esses dias (querendo ou não), então desencane! Entre no espírito da brincadeira e nem pense em ficar de mimimi.
  • Use roupas velhas ou biquínis e sungas velhos (ou que você não se importa de mancharem), porque como eu disse: de vez em quando aparecem umas águas coloridas que são de origem duvidosa e podem manchar a roupa;
  • Saia na rua apenas com o essencial: chinelo, short, (blusa só se quiser), câmera a prova d’água e um dinheirinho (caso queira comer e beber alguma coisa). Como eu tava em Koh Phi Phi saí sem chinelo e sem roupa. Fui pra rua literalmente só de biquíni e com a minha GoPro.
  • Proteja seus equipamentos (celular) e pertences (carteira) com um saco ou guarde numa bolsa impermeável e fique atento com a bolsa o tempo todo. Como o clima é de festa, as ruas vão estar cheias de gente e um pouco tumultuadas.
  • Respeite a todos. São dias de festa, mas é preciso ter cuidado com as crianças e com os idosos. Nunca molhe um monge!
  • Se a data da sua viagem coincide com o Songkran, reserve tudo com antecedência: hotel/hostel, ferry, voos e fique atento ao seu email, caso aja algum cancelamento inesperado (não é comum). Alguns tailandeses se deslocam para outras regiões pra ver a família, enquanto muitos turistas chegam pra curtir o Ano Novo tailandês, então fica tudo meio que tumultuado tipo feriadão no Brasil.
  • O Songkran não é a melhor época pra você conhecer os templos, porque ficam muito cheios e você vai acabar não conseguindo curtir direito. Se você ainda sim quiser visitar os templos, programe-se pra chegar muito cedo.
POSTS QUE EU RECOMENDO VOCÊ LER SOBRE A TAILÂNDIA:

Espero que esse post tenha sido útil pra você e se você conhece alguém que tá montando um roteiro pela Tailândia pra viajar, compartilhe esse post, quem sabe não ajuda, né?

Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.

Beijos e até a próxima

Mary 

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Aluguel de carro: Rentcars
– Passeios no Atacama e Salar de Uyuni (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10):
Entre em contato com a @fuigosteitrips pelo e-mail: trips@fuigosteicontei.com.br

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!