O que fazer na quarentena do coronavírus pra otimizar o seu tempo
Bom, eu acho que todos no mundo estão a par do que é o coronavírus, do quão perigoso é o seu contagio e do quão rápida é a sua transmissão. Mas, só por via das dúvidas, eu fiz um breve resumo nesse post também, já que eu posso e quero usar os meus canais como forma de alerta e prevenção.
Segundo os órgãos de saúde brasileiros, o pico do coronavírus deve ocorrer aqui no Brasil entre os meses de abril e maio de 2020, isso significa que muitas coisas podem acontecer nesses meses. 🙏
Por isso, é vital que a gente siga todas as orientações do Ministério da Saúde e evite aglomerações, lave bem as mãos, evite viajar e, se possível, faça a quarentena do coronavírus voluntária – ficando em casa e só saindo pra fazer o que for realmente muito necessário (é hora de se isolar socialmente). 💻
Várias fronteiras já foram fechadas (Europa, América Latina e América do Norte) para prevenir a propagação do coronavírus que é super rápida. Eu entendo o que é poder tirar férias apenas uma vez por ano. Eu sei o quão difícil deve ter sido pra você se programar, juntar dinheiro e o quão difícil é entender que agora não é a melhor hora pra fazer a sua viagem, logo na sua vez, logo na sua viagem tão esperada. ⠀
No entanto, nesse momento, precisamos pensar no coletivo e nas pessoas que a gente ama. Podemos até não ser do grupo de risco, mas podemos ser transmissores da doença (é possível ter pessoas com o coronavírus que não apresentam sintomas) pra crianças, idosos, grávidas ou pessoas autoimunes. ⠀
⠀ ⠀
🚨 O Brasil não tem estrutura pra conter uma epidemia dessas e o que a gente pode fazer enquanto indivíduos pra ajudar o nosso país e o nosso povo é achatar a curva dos casos pra dar chance do SUS lidar com o maior número de casos possíveis. ⠀
🚨 Tente adiar as viagens pra depois de junho, quando se espera que a situação mundial já esteja sob controle. Monitore os canais oficiais e veículos de imprensa sérios. Confira sempre os informativos dos destinos, as orientações das cias aéreas, da ANVISA e do Ministério da Saúde.
Agora sim! Vamos às dicas do que fazer na quarentena do coronavírus pra otimizar o seu tempo!
O que fazer na quarentena do coronavírus:
1. Aprender coisas novas
Eu sei que é difícil criar uma rotina e manter o foco quando parece que o mundo tá acabando lá fora, né? Mas, precisamos entender que uma hora, se Deus quiser, tudo isso vai passar e mais do que nunca o mundo vai precisar de toda ajuda que puder pra se reerguer. Então, faça sua parte! Se capacite nesse tempo que você estará em casa. Não fique pra trás. Enquanto você tá aí dormindo o dia todo, tem várias pessoas estudando e ficando mais preparadas pra quando a tempestade passar.
Aproveite que várias empresas disponibilizaram conteúdos gratuitos pra ajudar as pessoas a passarem por essa quarentena do coronavírus.
– APRENDA UM NOVO IDIOMA
Não tô dizendo que em duas semanas ou dois meses você vai sair do básico pro fluente, mas é melhor começar agora que você pode se dedicar 100% do que deixar pra depois quando o turbilhão passar e você tiver atolado de coisas pra fazer de novo, né?
Eu mesma tô aproveitando esse tempo em casa pra me dedicar ao meu curso online de espanhol. Eu conheci o curso @espanholdeverdade em fevereiro de 2020, me inscrevi e fui fazendo esporadicamente as aulas. Mas, agora nessa quarentena do coronavírus, tô vendo uma ótima oportunidade pra pegar firme nos estudos e já ir pras minhas próximas falando três línguas (português, inglês e espanhol).
Já a minha irmãzinha, que está em casa porque as aulas foram suspensas, tá aproveitado pra pegar firme no curso de inglês. Todos os dias à tarde, ela senta e faz 1 módulo do curso online de inglês da Fast Idiomas, que uma seguidora apresentou pra gente e ela super curtiu a metodologia.
Hoje em dia o que não falta são aplicativos pra aprender o básico do inglês ou de qualquer outra língua – o mais famoso é o Duolingo (Mark usa esse pra aprender português e já dá pra ver um bom progresso). Baixe aplicativos no seu celular e crie uma rotina de usá-los pelo menos 4 vezes por semana se sua vida for corrida, mas o ideal é dedicar pelo menos 5 minutinhos diários a uma lição do aplicativo.
O curso Cambly que é focado em conversação com nativos da língua inglesa disponibilizou 4 recursos grátis para estudar inglês em casa: Podcasts com aulas gravadas, Youtube com aulas grátis, Blog para gramática e Ebooks.
– APRENDA UM NOVO HOBBIE
Lembra que você sempre quis aprender violão? Lembra que quando você era mais nova tinha paixão por aprender tricô ou crochê com a sua avó? E aquela maquiagem bafo daquela blogueira que você sempre quis aprender? Lembra que você prometeu a si mesma decorar a casa com quadros que você fosse pintar? E aquele quadradinho que você sempre quis mandar (dançar/fazer) na balada? Então, aproveite esse tempo em casa fazendo a quarentena do coroanvírus pra se dedicar a tudo que você sempre quis fazer e não tinha tempo de aprender.
– FAÇA AQUELE CURSO QUE VOCÊ COMPROU HÁ MESES E NEM LOGOU AINDA
Sabe aqueles cursos que você sempre compra porque tão em promoção relâmpago e que no final nem tem tempo pra fazer? Então, essa é a hora de sentar a bunda na cadeira e estudar tudo que você deixou pra depois e esse depois nunca chegava, bem… Agora chegou, né?
– FAÇA UM CURSO PROFISSIONALIZANTE
FGV
A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos online gratuitos e com certificado. Dentre as áreas, estão: Direito, administração, marketing, RH e outros.
Harvard
100 cursos online gratuitos e com certificado divididos em 14 áreas: Artes e design, negócios e gestão, ciência da computação, governo, leis e política e outros.
Udemy
40 cursos gratuitos da área de programação e tecnologia. Udemy é uma plataforma de curso online voltada para quem deseja estudar sem sair de casa.
SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial liberou 12 cursos online gratuitos e com certificado. Cursos de TI, finanças, empreendedorismo e outros.
Notorium Play
Cursos de direito grátis por 30 dias (novos assinantes). Congresso online, aulas, documentários, minicursos e outros.
Stoodi
Videoaulas e banco de exercícios liberados para quem quiser estudar pro ENEM. A ação, disponível para os próximos 30 dias, pode ser prorrogada.
Olhar de Cinema
Todos os vídeos de insights, cineclube e transmissões ao vivo abertos por 30 dias. Visam a formação de público, a capacitação e a integração de profissionais do audiovisual.

2. Ler os livros que você sempre quis
Sabe aquela listinha de mais de 20 livros que você tem nas notas do seu celular? Então, bora começar a diminuir ela pra zerar essa lista até a quarentena do coronavírus passar! Eu escrevi alguns posts legais com dicas de livros que podem te ajudar nessa busca por inspiração (caso a sua listinha não seja longa o suficiente):
– Livros de desenvolvimento pessoal
A Amazon está disponibilizando livros de graça na versão kindle. Qaulquer pessoa pode baixá-lo para ler no dispositivo que quiser. Livros sobre sociologia, educação, psicologia, política, entre outros temas.
3. Cozinhar aquelas receitas maravilhosas do masterchef
Todo mundo sempre culpa a falta de tempo pra não fazer as coisas que sempre quis. Agora que tempo não é mais problema, qual será a sua desculpa?! Rsrsrsrs
Abra os canais de culinária do Youtube e os links que você salvou pra tentar fazer depois e tente se aventurar na cozinha. Quem sabe até explorar uma culinária mais exótica de um país que você já visitou ou, até mesmo, se aventurar cozinhando pratos que você nunca comeu antes de países que você nunca conheceu!
Alguns canais legais de culinária:
4. Visitar museus online
Vários museus disponibilizam exposições online pros amantes de arte. Inclusive, existe um aplicativo chamado Google Arts & Culture que reuniu mais de 500 museus e galerias no mundo todo pra oferecer esse benefício online pra quem gosta de apreciar e estudar sobre arte, história, cultura e ciência.
5. Assistir filmes
Lembra daqueles filmes que seus amigos te recomendaram há meses ou até mesmo anos atrás? Ou daquela lista de filmes do Oscar que você jurou que ia ver (e nunca viu) pra não ficar de fora das conversas com os amigos na mesa do boteco? Então, chegou a hora de você colocar a pipoca no micro-ondas, se aconchegar no sofá e maratonar vários filmes legais.
Eu separei, abaixo, uma lista de filmes sobre viagens que estão na Netflix (a maioria)! Espero que goste.
|
|
OBS: Entenda que o catálogo da Netflix muda de tempos em tempos. Então, alguns filmes listados acima podem não estar mais disponíveis. Ahh! Se você estiver fora do Brasil pode ser que alguns filmes não apareçam pra você, da mesma forma que alguns filmes podem estar só disponíveis pra quem está no exterior.
6. Maratonar séries
Aiii meu Deus!!! Nem acredito que vai dar pra colocar todas as séries em dia. Eu tenho as minhas preferidas e vou listar aqui não só elas como também outras séries que os meus seguidores me recomendaram e séries relacionadas à viagem:
Série em geral:
|
|
Séries relacionadas à viagem:
- Jack Whitehall: Travels with my father
- Turismo Macabro
- Tales by light
- The World’s most extraordinary homes
- Street Food
7. Fazer exercícios
Não deixe de fazer exercícios durante a quarentena do coronavírus. Uma das medidas de prevenção de contágio e transmissão do vírus foi fechar academias e áreas públicas como parques e praias, ou seja, seu crossfit na areia foi cancelado, seu treino com o personal foi cancelado e a sua corridinha no parque também foi cancelada.
Por isso, faça exercício em casa mesmo. Pegue um tapete ou uma toalha e coloque no chão e se movimente, se alongue, tente se manter o mais saudável possível porque isso faz parte também da prevenção contra o vírus.
Tem vários canais no Youtube de personal trainers e exercícios para todos os tipos de nível: dos sedentários até os mais avançados. Tem também vários personais dando treinos ao vivo através de lives no Instagram.
8. Se cuidar
É muito importante que você se cuide durante esse tempo de quarentena. O mínimo de tempo que ficaremos em isolamento são duas semanas, mas esse tempo pode aumentar pra meses. Ou seja, não deixe a peteca cair.
Procure passar bastante protetor solar, caso você more em uma casa e esteja pegando sol constantemente. Hidrate seu corpo passando um creme.
Faça suas unhas, aprenda pela internet como manter a sua sobrancelha.
Pense em como usar seu tempo pra se cuidar diariamente, pra quando tudo isso acabar você não ter que ficar correndo atrás do tempo perdido (que você tinha de sobra e não usou).

9. Criar uma rotina saudável
Criar uma rotina é fundamental pra você não sucumbir durante a quarentena do coronavírus. A televisão está mostrando que os especialistas estão muito preocupados com a falta de rotina das pessoas que, na maioria dos casos, estão passando o dia inteiro na cama ou nas redes sociais. Isso é extremamente perigoso pra sua saúde física e mental.
Por isso, a recomendação é: levantar da cama, tomar um banho, trocar de roupa (tire o pijama mesmo que vá passar o dia todo em casa), tomar um café da manhã reforçado (de preferência na mesa), criar uma rotina de estudos ou leitura ou assistir filmes, almoçar alguma comida leve e saudável e, antes de dormir, tomar mais um banho.
Ahh!!! Durante todo o dia, não esqueça de lavar as mãos e evitar colocar elas no rosto ou na boca.
10. Manter o contato online com amigos e familiares
Isso é muito importante! Não deixe de ligar pros amigos e familiares pra ver como eles estão ou se precisam conversar. Nesse momento de quarentena, o isolamento social pode ser muito solitário e deprimente e muitas pessoas estão passando por problemas psicológicos onde uma simples conversa com um amigo ou com o neto pode ajudar na ansiedade e angustia.
Vamos todos nos ajudar, de longe, mas sem perder a preocupação e o carinho com quem está longe, principalmente, com os idosos que estão isolados e precisam dessa atenção.
11. Arrumar a casa e os armários
Aproveite esse tempo pra fazer uma limpa na sua casa e nos seus armários. Separe tudo em três grupos: doar, jogar fora e ficar. Eu sei que não vai ter como você fazer a doação agora, nesse momento de quarentena, mas só de você já fazer essa limpa, abrir novos espaços, a sua vida já ganha uma leveza diferente. Tente fazer isso! Você se sente super bem depois.
Eu faço isso uma vez por ano lá em casa. Faço a limpa em todos os cômodos da casa, dos quartos, ao banheiro, sala e cozinha. Tudo passa pelo meu raio-x da arrumação. Se não faz mais sentido pra mim, não fica mais na minha casa! Uma ótima leitura é o livro da Marie Kondo (uma japonesa especialista em organização de espaços) onde ela te ajuda de forma super prática a se desapegar de várias bugigangas que você nem sabe porque guarda. Ela tem também um seriado na Netflix que vale super a pena assistir.
Aproveite também para lavar as cortinas, o banheiro, tirar o pó dos armários e, por que não, tentar outros layouts de arrumação nos seus cômodos (muda o sofá de lugar ou talvez a sua cama rsrsrsrs).
12. Organizar seu celular (apagar fotos e vídeos)
Caraaaa! Finalmente você vai fazer a limpa nesse teu celular que já tá até sem memória de tantas fotos antigas que você fica guardando ou daqueles prints de conversas que o boy mandou há 2 anos atrás.
Baixe o aplicativo Google Photos e faça o upload de todas as suas fotos lá antes de apagar do seu celular. O Google Photos faz o upload das suas fotos instantaneamente quando você conecta no wifi. O bom é que ele é gratuito e você tem espaço ilimitado pra upload na função otimizada (o plano gratuito faz upload das fotos de forma otimizada, ou seja, não é 100% da qualidade, mas é muito boa). Existem os planos pagos que oferecem mais espaço e outros benefícios.
Além disso, o aplicativo separa suas fotos por reconhecimento facial das pessoas, por lugares e datas. Eu amo demais esse aplicativo e ele salvou os meus backups de fotos. Tenho fotos nesse aplicativo desde 2016.
Depois de fazer o backup no Google Photos, aí sim é hora de você fazer a limpa no seu celular e excluir todas as fotos que você não quer mais. Pode até demorar um pouco essa missão de excluir fotos, mas depois vai dar um alívio de ver o tanto de espaço que você ainda tem no seu celular rsrsrsrs.
Ahhh! Vale fazer uma limpa nos seus aplicativos também, deleta tudo que você não usa mais. Uma boa dica pra quem tem Instagram é deletar o aplicativo a cada 3 meses. Isso, é claro, se você lembrar a senha do seu Instagram – tem gente que faz login uma vez, deixa salvo e nem lembra mais a senha rsrsrsrs. O aplicativo fica muito pesado por contas dos cachês de dados das fotos e vídeos e quando você deleta e baixa de novo ele fica muito mais leve e libera espaço no seu celular.

13. Fazer backup do seu computador
Lembra daqueles cartões de memória que tão cheios de fotos antigas e que você jurou que ia organizar assim que tivesse tempo? Então! Chegou a hora. Se você não tem um HD externo, recomendo comprar um online (é um pouco caro, mas vale muito a pena como investimento futuro – recomendo comprar de 1TB porque aí dura bastante). Esse negócio de salvar as fotos em CD ou DVD não rola mais hein.
A primeira coisa é descarregar todas as suas fotos no computador e organizar elas por destino, ano e talvez até mês. Depois disso, pegue essas pastas e as pastas de arquivos e documentos importantes que você tem no computador e passe pro HD externo pra fazer um backup. No meu caso que trabalho com isso, eu tenho 2 backups em 2 HD externos diferentes, just in case, né?
Depois que você tiver feito o backup do computador inteiro no HD externo, aí é hora de deletar as coisas que você não precisa ter necessariamente no computador, já que você consegue acessar no HD externo quando quiser. Isso serve pra sua monografia de 2 anos atrás, pro planejamento e roteiros de viagens que você fez ano passado, algumas fotos que você não precisa deixar no computador, etc. Isso é importante pra liberar espaço no seu computador e não deixar ele lento.
14. Fazer Yoga e meditação
Experimente fazer algumas aulas de Yoga e tentar meditar. Quem sabe isso não se torna parte da sua rotina de quarentena e te ajude nesse momento de ansiedade e angústia. Depois que essa pandemia do coronavírus passar, quem sabe essas práticas de Yoga e mediação não se perpetuem oficialmente como sendo partes da sua rotina.
Tem vários canais no Youtube que ensinam as práticas da Yoga e da meditação e são muito bons tanto pra iniciantes quanto pra quem já tá mais avançado. Um canal que gosto muito é o da Pri Leite.
15. Assistir canais de viagens no Youtube
Você não pode viajar agora, mas pode planejar as suas viagens futuras, né? Que tal se inspirar em alguns canais do Youtube pra conhecer destinos e culturas completamente diferentes e pegar dicas pra usar nas suas viagens também?!
VIDA MOCHILEIRA
Através de conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e experiências de viagem, o canal Vida Mochileira procura incentivar e até mesmo provocar as pessoas a saírem da sua zona de conforto pra conhecerem novas culturas, fazer novos amigos e entrar em contato com o diferente pra expandir a visão de mundo e, dessa forma, ver mais pessoas praticando a tolerência e o respeito em relação a diversidade do mundo.
No canal eu falo sobre como viajar barato, voluntariado em viagens, sobre medos e barreiras de se viajar sozinha, dicas e roteiros de viagens low cost, dicas de como viajar minimalista e experiências em viagem!
APURE GURIA
Apure Guria reúne várias dicas para viajar sozinha, vídeos de viagem (vlogs) e dicas de fotografia! Inspire-se e viaje sem sair de casa comigo, bora!
NUM PULO
Daniel e Paula. Somos um casal que ama transformar a paixão por viagens, vídeo e fotografia em um estilo de vida criativo.
CADU CASSAU
O autodesenvolvimento é alcançado através dos aprendizados obtidos das experiências que vivemos em nossas vidas. Viajar é apenas mais uma forma de reunir diversas experiências de vida em um curto espaço de tempo. Eu passei quase 3 anos da minha vida viajando pelo mundo e coletando aprendizados, e agora compartilho do que aprendi em minha jornada através deste canal. Informação, motivação e inspiração para se transformar ou para viajar são os tópicos cobertos aqui no Se joga, cara! A vida é bem curta e temos que correr atrás dos nossos objetivos, espero que eu, de alguma forma, te ajude na busca dos seus.
LUISA MORALEIDA
Nesse canal, ela compartilha sua rotina saudável de alimentação vegana, minimalista e estilo de vida leve e divertido, além de consciente e sustentável que tenta sempre levar.
MARCELA LAHAUD
Informações, dicas, curiosidades, sobre viagens e intercâmbio de credibilidade e da maneira mais esquizofrênica que você pode encontrar.
VAZ AONDE
VazAonde é um canal sobre viagens e estilo de vida. Dicas como viajar gastando menos é aproveitando mais.
16. Planejar a próxima viagem e fazer a listinha dos próximos destinos
Agora não tem como viajar, né? Muitas fronteiras estão fechadas, vários voos foram cancelados e diversas atrações turísticas não estão funcionando. Além disso, ficar em casa agora é a forma mais segura de se prevenir e evitar a transmissão.
Mas, agora você pode usar esse tempo em casa pra planejar direitinho a sua viagem: Ver os pontos turísticos que você gostaria de conhecer, os custos das atrações, planejar o custo total da viagem fazendo os cálculos de transporte, acomodação, comida e passeios.
A melhor forma de fazer a estimativa desses gastos é lendo blogs de viagem que falam sobre custos e dicas pra economizar! A sua sorte é que o Vida Mochileira é um desses blogs, que te dá um conteúdo completo e gratuito de roteiros e dicas de viagem. Inclusive, você pode baixar as minhas planilhas de gastos que estão super detalhadas.
Eu recomendo você dar uma olhada na aba do blog que se chama “Roteiros Gratuitos”. Lá você pode baixar todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem. É tudo gratuito e você encontra na planilha não só dica de lugares pra visitar, como também dicas de transportes, hostels e gastos.
Eu fiz um post super completo e detalhado pra te ajudar no planejamento da sua viagem:
Como planejar uma viagem do zero e fazer seu primeiro mochilão pelo mundo
DESTINOS:
Brasil • América Latina • Europa • Ásia • Outros
Além disso, no Youtube do Vida Mochileira tem vários vídeos mostrando como arrumar mala de forma minimalista e compacta, dicas de viagem, vlogs de viagem e como é possível viajar sem pagar acomodação e comida e ainda se divertir muito.
SOBRE O CORONAVÍRUS
✏ O QUE É O CORONAVÍRUS?
O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. ⠀
⠀ ⠀
✏ SINTOMAS DO CORONAVÍRUS
Tosse/Espirro • Falta de ar/dificuldade para respirar • Dor de garganta • Cansaço • Diarréia • Febre • Problemas gástricos • Pneumonia • Insuficiência renal ⠀
⠀ ⠀
✏ GRUPO DE RISCO
Pessoas com doenças graves ou crônicas, pessoas com problemas respiratórios (asma, bronquite, etc), imunodeficientes, idosos, diabéticos e grávidas. ⠀
⠀ ⠀
✏ COMO PREVENIR O CORONARÍRUS?
– Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver, use álcool gel;
– Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Evite colocar as mãos no rosto;
– Evite aglomerações e ambientes fechados;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Fique em casa e só saia pra fazer coisas extremamente necessárias. O isolamento social voluntário (quarentena do coronavírus – 14 dias) é uma das principais formas de prevenção e contenção da transmissão do vírus.
Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!
Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!
Até a próxima!
Beijos,
Mary