Lista de filmes sobre viagens pra viajar sem sair de casa

0
Imagem de Igor Ovsyannykov por Pixabay

Sigo escrevendo e criando conteúdos sobre viagem sem sair de casa porque no momento ainda estamos todos em quarentena por conta da pandemia do coronavírus. O engraçado é que esse post já estava na minha lista há mais de 1 ano e nunca priorizei ele porque achava que os roteiros de viagem eram mais importantes e, bem, parece que o jogo virou não é mesmo?! Rsrsrs

Agora que ninguém mais pode viajar porque muitas fronteiras estão fechadas, vários voos foram cancelados e diversas atrações turísticas não estão funcionando, o jeito é ficar em casa mesmo porque essa é a forma mais segura de se prevenir e evitar a transmissão do coronavírus.

Mas, agora você pode usar esse tempo em casa pra planejar direitinho a sua viagem: Ver os pontos turísticos que você gostaria de conhecer, os custos das atrações, planejar o custo total da viagem fazendo os cálculos de transporte, acomodação, comida e passeios. Um jeito divertido de coletar informações e sensações é através dos filmes sobre viagens.

A melhor forma de fazer a estimativa desses gastos é lendo blogs de viagem que falam sobre custos e dicas pra economizar! A sua sorte é que o Vida Mochileira é um desses blogs, que te dá um conteúdo completo e gratuito de roteiros e dicas de viagem. Inclusive, você pode baixar as minhas planilhas de gastos que estão super detalhadas.

Eu recomendo você dar uma olhada na aba do blog que se chama Roteiros Gratuitos. Lá você pode baixar todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem. É tudo gratuito e você encontra na planilha não só dica de lugares pra visitar, como também dicas de transportes, hostels e gastos.

Eu fiz um post super completo e detalhado pra te ajudar no planejamento da sua viagem:

Como planejar uma viagem por conta própria

DESTINOS:

Brasil América LatinaEuropaÁsiaOutros

Além disso, no Youtube do Vida Mochileira tem vários vídeos mostrando como arrumar mala de forma minimalista e compacta, dicas de viagem, vlogs de viagem e como é possível viajar sem pagar acomodação e comida e ainda se divertir muito.

Então, lembra daqueles filmes sobre viagens que seus amigos te recomendaram há meses ou até mesmo anos atrás? Ou daquela lista de filmes do Oscar que você jurou que ia ver (e nunca viu) pra não ficar de fora das conversas com os amigos na mesa do boteco? Então, chegou a hora de você colocar a pipoca no micro-ondas, se aconchegar no sofá e maratonar vários filmes legais.

Eu separei, abaixo, uma lista de filmes sobre viagens que vão expandir a sua mente e se arrepiar com tantas coisas incríveis e destinos exóticos que existem no mundo. Essa lista de filmes sobre viagens foi realmente pensada pra ter dar uma injeção de coragem, um sacode de liberdade, um pedido de independência, uma pitada de romance, uma dose de esperança e alguns litros de realidade misturada com perrengues. rsrsrsrsrs

Espero que você goste dessa seleção de filmes sobre viagens e se você tiver mais alguma dica deixa nos comentários do post que eu vou adorar ler.

FILMES SOBRE VIAGENS:

1. Hector e a Procura da Felicidade (2014)

Conta as aventuras de um psiquiatra que se sente uma fraude por não conseguir ajudar seus clientes a encontrarem a felicidade, já que nem ele mesmo sabia o que era isso ou como se dava essa busca. Ele resolve embarcar numa viagem internacional para entender o que é felicidade e como mantê-la mesmo durante a rotina caótica do dia a dia.

2. Comer, Rezar e Amar (2010)

Esse é o tipo de filme sobre viagem que te inspira a sair da zona de conforto e te convida a superar seus medos ultrapassando suas barreiras e, principalmente, te convida a se questionar sobre os rótulos que insistimos em carregar ao longo de nossas vidas. O filme conta a história de Liz, uma mulher que aparentemente tinha tudo pra ser feliz, mas não se sentia assim. Ela se divorciou e largou tudo nos Estados Unidos pra fazer um sabático de 1 ano: comendo na Itália, rezando na Índia e amando na Indonésia.

3. Eurotrip (2004)

Os perrengues e as risadas de amigos que se juntam pra fazer uma Eurotrip e passam por diversas situações engraçadas e outras nem tanto. O legal desse filme é que ele representa tudo o que temos em mente quando pensamos numa viagem com amigos.

4. Crazy Trips – Budapest (2018)

Dois amigos que estavam cansados da vida corporativa e decidem investir todo seu dinheiro em um negócio de despedidas de solteiros na Hungria. O filme é maravilhoso pra inspirar não só os amantes de viagens como também os microempreendedores que vão ver que qualquer lacuna no mercado pode ser uma ótima oportunidade de negócio.

5. Antes de partir (2007)

Dois pacientes terminais que coincidentemente estão no mesmo quarto de hospital, mas tem bagagens de vida completamente diferentes. Eles decidem escrever juntos uma lista de coisas para fazerem antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.

6. Meia noite em Paris (2011)

Um escritor que vaia para Paris com a sua noiva para passar férias. Um dia, o escritor sai pelas ruas parisienses sozinho e conhece um grupo de estranhos que, na verdade, são grandes nomes da literatura. O escritor embarca numa viagem ao passado e o presente já não chama mais tanta atenção.

7. Para Roma com amor (2012)

Roma é o palco de 4 histórias que reúnem dramas e aventuras dos turistas e residentes dessa cidade. Coisas estranhas acontecem e não terminam do jeito que se esperava.

8. Seven Years in Tibet (1997)

A história do austríaco alpinista Heinrich Harrer, que quando estava tentando escalar o pico do Himalaia foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Depois de muitas aventuras, ele foi parar no Tibet, onde fez amizade com o Dalai Lama e ganhou maturidade e humildade.

9. Lion: Uma jornada para casa (2016)

Um filme lindo que mostra a história de um garoto indiano que se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e foi adotado por uma família australiana. Quando faz 25 anos, ele decide fazer uma viagem para buscar suas origens.

10. Amor sem fronteiras (2003)

Uma mulher americana rica que se une aos esforços humanitários de um médico em países da África devastados pela guerra. Em muitas partes do filme você leva um soco no estômago, mas é um despertar pra realidade que existe no mundo e que muitas vezes esquecemos.

11. First they killed my father (2017)

Conta a história de uma menina que teve a família separada e acabou sendo treinada como soldada mirim em um campo para órfãos no Camboja, durante regime do Khmer Vermelho. Filme intenso e dolorido, mas muito importante para entender um pouco da cultura e dores do povo cambojano nos dias de hoje.

12. Daughters of Destiny (2017)

Conta a história de 5 meninas indianas da casta dos “intocáveis” que têm a oportunidade de frequentar numa escola boa. O filme mostra a importância da educação pras meninas das castas mais baixas, que são rejeitadas pela sociedade.

13. A Estrada Interior (2014)

Vincent é um jovem que sofre de síndrome de Tourette e quando sua mãe morre, o pai acha melhor interná-lo numa clínica. Nessa clínica, ele conhece Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo e Marie, vítima de anorexia. Os três jovens saem numa aventura juntos, deixando todos preocupados, mas vivendo intensamente suas vidas.

14. Wildlike: Coração selvagem (2014)

Ao fugir dos abusos sexuais de seu tio, a jovem Mackenzie conhece um viajante solitário e os dois compartilham histórias do passado enquanto se seguem viagem até o Alasca.

15. O exótico hotel Marigold (2011)

Aposentados ingleses resolvem fazer uma viagem exótica e escolhem o luxuoso Hotel Marigold, na Índia. Eles se deparam com uma realidade completamente diferente do que imaginavam e acabam descobrindo uma nova maneira de viver a vida.

16. Sob o sol da Toscana (2003)

Filme fala sobre a história de uma mulher que vai pra Itália pra superar a traição do marido. Impulsivamente, durante a viagem, Frances decide comprar uma casa num vilarejo toscano e recomeçar a sua vida por lá.

17. Pequena Miss Sunshine (2006)

Uma menina que tinha o sonho de participar do concurso da Pequena Miss Sunshine. Ela embarca numa aventura com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe pra chegar a tempo da sua apresentação.

18. Livre (2014)

Depois de passar por momentos conturbados como a morte da mãe e o divórcio no seu casamento, Cheryl Strayed, depois de 4 anos, decidiu caminhar sozinha cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave até o estado de Washington.

Ela pegou todos os pedaços que sobraram da sua vida antiga e foi montando novamente seu futuro. O seu relato mostra uma angústia, um cansaço físico e mental, mas também uma história de superação e fortalecimento.

19. Into the wild – Na natureza selvagem (2007)

Uma história real de quebra de expectativas da sociedade. O filme é realmente sensacional e vale assistir pra ter ainda mais inspiração sobre o conceito de liberdade. Chris McCandless era um cara rico que largou tudo pra explorar sozinho a América do Norte. Se formou na faculdade e em vez de trilhar o que era esperado, arrumou as malas, mudou de nome e foi viver experiências únicas. A história tem um fim trágico, mas até lá são páginas e páginas de injeção de coragem e liberdade que todo mochileiro precisa ter na veia antes de cair na estrada.

20. Expedition Happiness (2018)

Um casal e seu cachorro decidem viver uma aventura num ônibus escolar reformado. Eles estavam cansados da vida que estavam levando e decidiram arriscar ter um novo estilo de vida.

21. Uma viagem à Groenlândia (2017)

Dois amigos que decidem sair de Paris pra se aventurar num novo estilo de vida nas terras geladas da Groelândia, porque o pai de um deles morava lá.

22. O Terminal (2004)

Um cidadão da Europa Oriental faz uma viagem aos Estados Unidos bem no momento em que seu país sofre um golpe de estado. O passaporte dele fica inválido e por causa disso fica sem conseguir voltar ao seu país de origem e sem conseguir entrar nos Estados Unidos. Ele acaba tendo que morar no aeroporto até que toda essa situação se resolva.

23. Quatro amigas e um jeans viajante (2005)

Quatro amigas que acabam se separando por irem moram em lugares diferentes, mas que continuam ligadas por uma única calça jeans que serve nas quatro e mantém o vínculo entre elas.

OBS: Entenda que o catálogo da Netflix muda de tempos em tempos. Então, alguns filmes listados acima podem não estar mais disponíveis. Ahh! Se você estiver fora do Brasil pode ser que alguns filmes não apareçam pra você, da mesma forma que alguns filmes podem estar só disponíveis pra quem está no exterior.

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Até a próxima!

Beijos,

Mary

 

Gostou das dicas do blog?
Aproveite os descontos abaixo para economizar nas suas viagens!

Toda vez que você usa um link do blog, o Vida Mochileira ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso nas minhas viagens e recomendo:
– Voluntariado em viagens: Worldpackers (U$10 OFF)
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb (até R$179 OFF)
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago: @fuigosteitrips (5% OFF)
– Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF), SafetyWing ($37 dólares por 4 semanas)

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Maryana Teles
Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Eu amo viajar sozinha e fazer voluntariados. Eu uso as minhas viagens como uma ferramenta de autoconhecimento e aprendizado e quero compartilhar esse processo com você. Bora?!