O que fazer em Londres em 1 dia
Confira abaixo o roteiro perfeito para conhecer andando e de graça os lugares mais famosos de Londres em 1 dia!Esse roteiro que eu sugiro pra quem quer conhecer Londres em 1 dia. É claro que eu recomendo ficar, pelo menos 4 dias na cidade, mas se você for fazer um bate e volta por exemplo, esse são os lugares mais famosos pra você conhecer em Londres em 1 dia!
Leia também:
Ensaio fotográfico nos pontos turísticos de Londres comigo
Pontos turísticos de Londres: O que fazer e quanto gastar (recomendo a leitura desse post)
Como chegar e sair dos cinco aeroportos de Londres
Teatro em Londres: Onde comprar tickets mais baratos
Nesse post você vai ler:
- Pontos importantes sobre o roteiro de Londres em 1 dia:
- Documentos para viajar pra Londres
- Roteiro de 1 dia em Londres
- O que fazer em Londres em 1 dia
- Outros lugares para visitar em Londres em 1 dia
- Fotos em Londres comigo
- Lugares gratuitos pra uma vista panorâmica em Londres
- Quanto você vai gastar em Londres em 1 dia de passeio?
- Onde se hospedar em Londres
- Como levar dinheiro pra Londres
- Como ter internet ilimitada em Londres
- Seguro viagem pra viajar pra Inglaterra
Pontos importantes sobre o roteiro de Londres em 1 dia:
1- Ele é beemmm low cost, ou seja, eu faço sempre tudo andando pra não gastar dinheiro com transporte. Londres é incrível, cosmopolita e muito exuberante e conhecer a cidade andando vai te dar uma sensação real de explorar o lugar e vivenciar um pouquinho (mesmo que de forma rápida) da cultura da cidade.
2- Eu gosto de fazer roteiros que tenham senso lógico, ou seja, eu gosto de começar em um ponto da cidade e ir seguindo os pontos turísticos de forma lógica, fluída e que faça tipo um circuito. Assim, otimizo meu tempo e evito ficar indo e voltando de um ponto ao outro.
3- Esse roteiro é pra quem quer conhecer os pontos turísticos principais de Londres em 1 dia apenas, mas é bom deixar claro que Londres é gigantesca e que se você quiser conhecer mais a fundo da cultura e visitar outros pontos turísticos famosos e outros nem tão famosos assim, você vai precisar de, pelo menos, 3 a 4 dias na cidade (isso sem contar com opções de bate e volta em outras cidades próximas de Londres como Brighton, Seven Sisters, Bath e Stonehenge que são sensacionais também).
4- Pra completar todo esse roteiro de Londres em 1 dia, eu recomendo que você comece a turistar cedo, tipo às 8:00 da manhã já estar na rua batendo perna pra aproveitar ao máximo seu único dia da cidade.
Transporte em Londres
A tarifa pra viagens de metrô dentro das zonas 1 e 2 é de £2,60 libras usando o Oyster card ou um cartão de débito contactless (você pode usar o cartão da Wise, por exemplo sem pagar nenhuma taxa extra). Já pra viagens que abrangem as zonas 1 a 4, o valor é de £3,20 libras. Se você optar por comprar um ticket avulso, o valor será de £6,30 libras.
É importante notar que esses valores são aplicáveis fora do horário de pico, portanto, verifique a tabela de valores pros outros horários. Pra obter informações detalhadas, consulte o site oficial da TFL, a empresa responsável pelo sistema de transporte de Londres.
Em Londres você pode utilizar vários meios de transporte público em um único dia (como bonde, metrô, ônibus e DLR) e o valor máximo que você pagará será de £8,70 libras (zona 1 e 2), que é o teto diário. Isso significa que, após atingir esse valor, você pode continuar usando os transportes públicos sem custos adicionais durante o restante do dia.
Documentos para viajar pra Londres
Como cidadão brasileiro, pra entrar na Inglaterra, você não precisa de visto. Você vai passar pela imigração e ganhar um carimbo na hora da entrada. Turistas brasileiros tem até 180 dias pra viajar pelo Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) legalmente.
Caso você esteja indo viajar pro Reino Unido, mas também pros países do Espaço Schengen, recomendo que leia o post completo do ETIAS, pois a partir de 2024 brasileiros vão precisar solicitar uma autorização online pra viajar pros países do Espaço Schengen. Isso não inclui a Inglaterra, mas é bom já ter essa informação caso você vá viajar pela Europa em 2024.
Você precisará levar os seguintes documentos pra passar na imigração de Londres:
– Passaporte válido: Verifique se seu passaporte está válido por, pelo menos, seis meses além da data planejada de saída do Reino Unido.
– Comprovante de renda: É importante demonstrar que você tem recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante a estadia na Inglaterra. Isso pode incluir extratos bancários, cartões de crédito, entre outros.
Eu sempre levo o meu cartão da Wise e mostro o extrato se me pedirem o comprovante financeiro.
– Passagem de saída do Reino Unido: É muito comum os fiscais da imigração exigirem a apresentação de uma passagem de saída do Reino Unido. Não precisa ser necessariamente de volta pro Brasil, mas uma passagem de saída (pode ser de avião, trem ou ônibus) pra qualquer lugar fora do Reino Unido dentro do seu limite de 180 dias.
– Comprovante de acomodação: Você pode precisar apresentar um comprovante de reserva de hotel, hostel, Airbnb ou carta convite (se for ficar na casa de amigos).
– Seguro viagem: Embora não seja um requisito obrigatório, é altamente recomendável ter um seguro viagem que cubra despesas médicas durante a sua estadia no Reino Unido.
Eu sempre recomendo a Seguros Promo ou a SafetyWing, que são empresas que eu também uso nas minhas viagens e confio.
– Outros documentos: Dependendo do tipo de visto, você pode precisar fornecer outros documentos, como carta de aceitação de uma instituição de ensino (para estudantes), carta de convite de um empregador (para trabalho) ou documentos relacionados ao motivo da sua visita.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como passar na imigração de qualquer país
Roteiro de 1 dia em Londres
O roteiro é bem longo e, se você for no verão vai conseguir fazer esse roteiro de 1 dia em Londres com quase todos os pontos listados nesse post, porque os dias são muito longos durante o verão, mas nas outras épocas do ano você vai precisar escolher o que vai querer fazer.
Abaixo, eu vou listar a ordem do roteiro de 1 dia em Londres por logística e preferência e vou diexar uma observação das coisas extras que você pode adicionar se sobrar tempo:
1- Tower of London (£33,60)
2- Tower Bridge (£12,30)
3- Shakespeare’s Globe
4- Tate Modern
5- St. Paul’s Cathedral (£20,50)
6- London Eye (£30,50)
7- Big Ben
8- Parlamento ⠀
9- Westminster Abbey (£27)
10- Jame’s Park
11- Buckingham Palace (troca da guarda do Rei às 11:00)
12- Green Park
13- The Mall
14- Jame’s Palace
15- Trafalgar Square ⠀
16- The National Gallery (gratuito) ⠀
17- Leicester Square ⠀
18- Loja da M&M’s World
19- Chinatown
20- Piccadilly Circus
Caso você ainda tenha tempo sobrando, você pode conhecer também:
21- Soho
22- Oxford Street
23- Hyde Park
24- The Regent’s Park
25- Museu de cera da Madame Tussauds (£36)
26- Camden Town/market
27- Leadenhall Market
28- Natural History Museum⠀
29- Notting Hill
30- Passeio de barco no Rio Tâmisa
O que fazer em Londres em 1 dia
É possível conhecer os principais pontos turísticos de Londres em 1 dia e, melhor ainda, você consegue fazer tudo a pé, sem gastar um tostão com transporte público (afinal, qualquer £2,60 libras por trajeto no metrô, por exemplo, são quase R$ 16,45 reais. Então, bora malhar as pernas e economizar um dinheirinho, né?). ⠀
BIZU DA MARY: Dá pra passear por Londres inteira e não gastar quase nada com passeios, a maioria das coisas que tem pra fazer em Londres são gratuitas, inclusive os museus, parques e até pra ver a troca da guarda do Rei no Buckingham Palace é de graça. ⠀
BIZU DA MARY 2: Na hora de planejar seu roteiro foque em agrupar todos os pontos turísticos de uma mesma região pra conhecer no mesmo dia! Sugiro seguir a ordem do roteiro que eu fiz abaixo, porque é bem legal e fez muito sentido na medida que você vai caminhar. ⠀
Tower of London
Comece o seu roteiro na Tower of London que é uma fortaleza/palácio (parece com um mini castelo). Ela fica pertinho da Tower Bridge e, dependendo de que lado do rio você estiver, talvez você precise atravessar a Tower Bridge pra ver de perto a Tower of London.
Pra ser bem sincera, eu acho a Tower of London linda por fora, mas nunca tive vontade de visitá-la por dentro. Já estive em Londres várias vezes e nunca quis entrar e, na verdade, nem sinto falta de não visitar essa atração pro dentro, mas fica a seu critério visitar ou não.
Horário de funcionamento:
Terça a sábado: 9:00 às 17:30
Domingo e segunda: 10:00 às 17:30
Último horário de entrada: 17:00
Preço: £33,60 libras (comprando online é sempre mais barato)
Tower Bridge
Se você seguir um pouco mais a frente você vai ver a Tower Bridge, que é a ponte mais famosa de Londres e já apareceu em vários filmes famosos. Eu acho essa ponte maravilhosa e sempre perco horas tirando foto nela. Vá caminhando seguindo o rio Tâmisa, pois os outros pontos turísticos ficam numa reta, um atrás do outro. Pra subir no topo da Tower Bridge custa £12,30 libras – 9:30 às 17:00.
St. Paul’s Cathedral
Confesso que nunca entrei na St. Paul’s Cathedral, mas ela é deslumbrante por fora e deve ser ainda mais linda por dentro. O meu passeio preferido por ali é subir no terraço do shopping One New Change e ver de pertinho a cúpula da St. Paul’s Cathedral.
O terraço tem uma vibe maravilhosa, uma vista incrível e é de graça, ou seja, tudo que a gente gosta, né?!
Horário de funcionamento:
A Catedral fica aberta de segunda a sábado pra visitação.
Segundas, terças, quintas, sextas e sábados: das 8:30 às 16:00
Quartas: das 10:00 às 16:00
Preço: O culto na Catedral é gratuito, mas os passeios turísticos são pagos. O valor da entrada é a partir de £20,50 libras (confira o site).
Uma forma gratuita de conhecer a St. Paul’s Cathedral é assistir à apresentação de coral Evensong, que acontece diariamente no final do dia. De segunda à sábado às 17:00 e aos domingos às 15:00.
London Eye
Se você sair da Tower Bridge e seguir o rio Tâmisa na direção de quem tá indo pro Big Ben, você vai caminhar por mais ou menos 40 minutos e vai chegar na London Eye, a famosa roda gigante de Londres. Parece que a caminhada é longa, mas é super tranquila e agradável e você nem vai sentir que andou tudo isso porque vai estar encantado com tudo que vai ver ao longo do caminho.
Caminhando da Tower Bridge até a London Eye você vai passar pelo Shakespeare’s Globe (um teatro, café, bar e restaurante) se você estiver do lado esquerdo do rio, considerando que a Tower of London estava no lado direito de quem está seguindo o rio na direção do Big Ben.
Além do Shakespeare’s Globe no caminho da Tower Bridge pra London Eye, você também vai passar pelo Tate Modern (o museu é de graça e você tem uma vista 360 graus subindo até o décimo andar) e pode cruzar a Millennium Bridge pra visitar a St. Paul’s Cathedral.
Depois de ter caminhado bastante e provavelmente ter visto muitos artistas de rua ao longo do caminho você finalmente vai ver a London Eye. De novo, de todas as vezes que fui à Londres nunca senti necessidade de ir nessa roda gigante, que apesar de ter uma vista maravilhosa de Londres e te proporcionar fotos que vão deixar qualquer um de boca aberta – é bizarramente cara!
Mas, em maio de 2023, tive a oportunidade de levar um grupo na minha Expedição de Londres pra subir na London Eye e achei uma experiência linda, mas não diria que é imperdível. Londres é linda de qualquer ângulo, mas você consegue ir em vários terraços e ter uma vista panorâmica da cidade de graça.
Horário de funcionamento:
10:00 às 18:00/20:30 (o horário de fechamento depende da época do ano: verão ou inverno)
Preço: £30,50 libras (comprando online) e 36,00 libras comprando na hora
30 minutos de atração.
Big Ben + Parlamento
Da London Eye você já consegue ver o Big Ben e Parlamento do outro lado do rio. Continua seguindo em frente e antes de você atravessar a ponte (Westminster Bridge) em direção ao Big Ben, apenas atravesse a ponte pro outro lado da rua pra fazer fotos lindas do Big Ben e do Parlamento (sem muita gente pra atrapalhar).
BIZU DA MARY: Foto “emoldurada” com o Parlamento e o Big Ben de fundo. Desça a escada e vire logo pra direita e continue andando! Você vai ver uma parede, continue andando e vire à direita! Ali tem uma passagem subterrânea. Pare bem no arco dessa passagem, encoste na parede, faça uma pose, centralize o Big Ben e o Parlamento e você terá sua foto clichê de Londres! ⠀
Suba as escadas de volta para a Westminster Bridge e agora caminhe até o Big Ben e o Parlamento de fato. Você pode parar alguns minutos pra contemplar a beleza da arquitetura de ambas as construções e depois pode seguir em frente em direção à Westminster Abbey.
Mas, antes de você seguir direto pra lá, que fica a poucos minutos do Parlamento no lado esquerdo de uma praça/jardim (Parliament Square Garden), te convido a tirar uma foto linda e super simbólica e clichê de Londres.
BIZU DA MARY: Foto na cabine telefônica vermelha tradicional de Londres com o Big Ben de fundo. Vá até a esquina da Great George Street (SW1) com a Parliament Street (SW1). Ande uns dois minutos na Great George Street e você vai ver vários telefones vermelhos! Escolha o primeiro telefone, faça uma pose linda, centralize o Big Ben na foto e tcharãn! Você terá uma foto clássica de Londres. ⠀
OBS: É possível visitar o Parlamento por dentro. Apesar de eu ter muito interesse em fazer esse tour, nunca consegui realizá-lo. Caso você queira ter mais informações sobre o tour, você pode entrar no site oficial do Parlamento pra ver os horários e os preços desse passeio.
Westminster Abbey
Atravessando a praça/jardim do Parlamento (Parliament Square Garden) você consegue ver a imponente Westminster Abbey, que é uma abadia em estilo gótico. Ela é considerada a igreja mais importante de Londres e muitas vezes até mesmo de toda Inglaterra. Ela é mundialmente conhecida pois é lá que são realizadas as celebrações de coroação e sepultamento dos monarcas do Reino Unido.
Horário de funcionamento: 9:30 às 15:30
Preço: £27,00 libras (comprando online)
Uma forma incrível e gratuita de visitar a Westminster Abbey é assistir à apresentação de coral Evensong, que acontece de segunda a sábado às 17:00, mesmo no verão e aos domingos às 15h00 e há um concerto de órgão às 17:45.
St. Jame’s Park
Você vai caminhar um pouquinho mais (algo em torno de 8 minutos) na rua que você tirou a foto da cabine telefônica com o Big Ben de fundo (Great George Street). Siga essa rua toda em frente (lado contrário do Big Ben) e logo você vai ver um jardim lindo chamado St. Jame’s Park.
Eu considero esse um dos parques/jardins mais bonitos de Londres, apesar da cidade estar lotadas de grandes e pequenos parques, o St. Jame’s Park é meu preferido, principalmente na primavera que ele fica todo florido e colorido com flores de diversos formatos e cores.
O St. Jame’s Park é um dos parques que fica em frente ao Buckingham Palace (alguns até apelidam ele de jardins do palácio) e ele é o mais antigo dos parques da cidade de Londres.
Buckingham Palace
Seguindo pelo St. Jame’s Park até o final você vai ver logo na sua frente, assim que você sair do parque, o imponente Buckingham Palace, que é onde você pode ver a famosa troca da guarda do Rei.
A troca da guarda é feita às 11:00 da manhã. De agosto ao início de junho ela acontece às segundas, quartas, sextas e domingos. A partir de meados de junho e durante todo o mês de julho a troca da guarda acontece diariamente no Buckingham Palace.
No entanto, é recomendado você sempre conferir antes no site da Household Division para ver se não está acontecendo algum evento na cidade ou por alguma razão não terá a troca da guarda. Por exemplo, teve uma vez que fomos pra Londres e tava rolando a maratona de Londres e muitas ruas estavam fechadas e, por isso, não houve a troca da guarda mesmo sendo um domingo.
OBSERVAÇÃO 1: É importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência no Buckingham Palace pra tentar achar um lugar pra se posicionar pra ver a troca da guarda. Mas, se você quiser realmente pegar um lugar muito bom é aconselhável chegar com, pelo menos, 1 hora de antecedência.
OBSERVAÇÃO 2: A cerimônia da troca da guarda no Buckingham Palace dura em torno de 45 minutos e inclui uma banda e uns soldados que vão marchando do Palácio de St. James até o Buckingham Palace. Lá os soldados que marcharam encontram os soldados que já estavam no palácio e aí acontece tipo uma “coreografia” de troca de turnos.
OBSERVAÇÃO 3: A troca da guarda não ocorre quando está chovendo e ela pode ser cancelada sem aviso prévio.
DICA: Uma outra opção pra quem quer assistir à uma cerimônia tão bonita quanto à troca da guarda do Rei e não pegar tanta muvucada é ir ver a troca da guarda montada numa área chamada Horse Guards Parade. Essa cerimônia acontece todos os dias às 11:00 (e aos domingos às 10:00) entre o Buckingham Palace e a Trafalgar Square e dura em torno de 30 minutos.
Trafalgar Square ⠀
Depois de ver a troca da guarda do Rei você pode dar um pulinho no Green Park que fica logo ao lado direito de quem está olhando para o palácio. O Green Park não tem nada demais, só um gramadão verde e muitas árvores, nada de muito especial. Mas, vale a pena você ver o portão lindo da entrada desse parque. Se você quiser fazer uma pausa na andança pra comer um sanduíche ou algum snack esse parque é ótimo pra sentar na grama e fazer piquenique ou relaxar. Você vai ver muitos ingleses fazendo isso, principalmente na primavera e no verão.
Depois de dar uma volta rápida no Green Park é hora de seguir em direção à Trafalgar Square. Em vez de você ir até o final do Green Park e sair pelo outro lado e depois seguir pra Trafalgar Square, o que eu recomendo é você andar pela avenida principal do Buckingham Palace mesmo (The Mall).
A The Mall é uma das principais avenidas de Londres e apesar de ser extensa é muito agradável passear por ela e apreciar todas as construções, arquiteturas, parques e detalhes que você vai ver ao percorrer ela toda.
Caminhando pela The Mall você vai passar pelo St. Jame’s Palace e depois de andar mais ou menos uns 15 minutos do Buckingham Palace até o final da The Mall você vai chegar na maravilhosa Trafalgar Square, que é uma homenagem à Batalha de Trafalgar.
Nessa praça você vai encontrar estátuas, fontes, muitos artistas de rua e a famosa The National Gallery.
The National Gallery ⠀
A The National Gallery é o museu de arte mais importante de Londres e é mundialmente conhecido por expor obras de Van Gogh e Rembrandt.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 18:00 (sextas até às 21:00)
Preço: Gratuito
Leicester Square ⠀
A Leicester Square é uma praça boêmia de Londres e abriga vários restaurantes e bares, além do quiosque da TKTS que vende ingressos baratos para peças de teatro em Londres.
Essa praça apesar de pequena é bem bonita e importante pra cidade, além disso ali pertinho fica localizada a famosa loja da M&M’s World, um lugar mágico para os amantes de M&M’s.
Chinatown
Seguindo um pouco mais adiante, depois de se apaixonar pelo cheiro e por tudo que é vendido na loja da M&M’s World, você vai encontrar a Chinatown, que é uma região urbana que concentra uma grande população chinesa assim como parte da cultura chinesa replicada em arquitetura (algumas lojas, traços da rua, postes e o gate de entrada), culinária, tradições, entre outras coisas.
Piccadilly Circus
Caminhando menos de 5 minutos da Chinatown até a Piccadilly Circus você vai ficar impressionado com essa parte de Londres que lembra muito uma mini Times Square, não só por conta dos telões, mas também pela animação que é esse “fervo”. Ali você encontra de tudo: lojas de roupas, restaurantes, teatro, bares, lojas de brinquedos e tudo que você possa imaginar, mas é no meio da praça, onde tem uma estátua/fonte que a animação acontece, principalmente na parte da noite: você vai encontrar muitos artistas de rua, desde cantores, mágicos, dançarinos à rappers e outros tipos de entretenimento.
Soho
Ali pertinho da Piccadilly Circus, mais ou menos 7 minutos andando, você vai encontrar o famoso distrito do Soho em Londres. É um lugar famoso por ser boêmio e ter uma vida noturna muito animada, mas além disso você encontra teatros, restaurantes e muita lojas legais e diferentes (e muito sex shops) por lá.
Oxford Street
Em 10 minutos de caminhada você chega na Oxford Street, rua muito conhecida e badalada não só pelos ingleses como também pelos turistas ávidos por compras.
Na Oxford Street você encontra desde lojinhas de souvenires até lojas populares inglesas como Primark, H&M e Foreve 21 e lojas chiques como Zara, Lush e Stradivarius. As lojas ficam abertas das 10:00 às 20:00 e nas quintas-feiras as lojas fecham mais tarde (21:00 e algumas até às 22:00).
Uma das lojas mais populares aqui na Europa é a Primark, então, se você ainda não conhece sugiro dar uma passadinha lá e se perder nos 4 andares dessa loja que tem roupas femininas, masculinas e infantis.
Hyde Park
Depois de caminhar por toda Oxford Street (uns 15 minutos) você vai encontrar ao final dela o Hyde Park, que é o maior parque do centro de Londres com mais de 140 hectares de extensão. Ele tem uma infraestrutura muito boa pra quem quer relaxar ou fazer um piquenique: tem restaurantes, bares, cafés e banheiros públicos. Esse parque é atravessado por um lago sinuoso e é oficialmente reconhecido como um dos parques reais de Londres.
Além disso, o Hyde Park é muito famoso por ter o Speakers Corner (na esquina nordeste do parque), que é um local onde, aos domingos de manhã, várias pessoas se reúnem para fazer discursos sobre os mais diversos assuntos, desde política à religião. Muita gente vai, não para participar especificamente dos debates, mas sim para aplaudir, estudar, vaiar ou só observar as opiniões alheias.
The Regent’s Park ⠀
Andando mais uns 25 minutos (do Hyde Park) você vai chegar em outro parque muito famoso de Londres chamado The Regent’s Park. Esse parque é o meu segundo favorito (depois do St. Jame’s Park) porque além de ter muita parte verde com grama e árvores, também tem muitas flores, um lago (onde é possível alugar um barquinho pra remar), um coreto, fontes e estátuas.
Esse parque é tão grande quanto o Hyde Park e tem uma estrutura até melhor e, além disso oferece algo de diferente: O Jardim Zoológico de Londres, que é enorme e muito bem cuidado.
The Regent’s Park também é um dos parques reais de Londres e abriga cerca de 9 palacetes, entre eles a Winfield House. ⠀
Em uma das entradas do Regent’s Park você encontra o museu de cera da Madame Tussauds que é famoso pelas réplicas idênticas de artistas, cantores e pessoas públicas famosas. Eu não fui no Madame Tussauds de Londres, mas eu fui no de Nova York e curti bastante, me diverti muito e fiquei impressionada com o trabalho de detalhes que eles fazem. A entrada custa £36 libras e eles abrem de 9:00 às 16:00 e finais de semana até às 17:00.
Camden Town/market ⠀
A Camden Town é uma região muito interessante pra você colocar no roteiro! Além de várias lojas famosas de roupa, também tem o Camden Market que uma feirinha com várias barraquinhas, desde roupas a bijuterias, óculos e bolsas.
Tem várias lojas de souvenires (baratinhos) e restaurantes pra todos os tipos de boldos, desde podrões até restaurante finos!
A Camden Town é bem famosa por ser um bairro eclético e aberto à diversidade (não é à toa que lá você encontra a estátua da Amy Winehouse que tinha até uma casa no bairro). As lojas refletem essa vibe com suas faixadas diferentonas que acabaram se tornando um ponto turístico da região. ⠀
⠀ ⠀
– As lojas na Camden Town abrem às 10:00 e fecham às 18:00. ⠀
⠀ ⠀
– A noite nos pubs é animada e os restaurantes costumam fechar às 22:00. ⠀
⠀ ⠀
– Tem como pegar um barquinho na Camden Town (Waterbus Company) e ir até a Little Venice (um lugar charmoso em Londres que lembra mais Amsterdã do que Veneza). O valor do barquinho é 12,00 libras, o trajeto dura 50 minutos e o horário de funcionamento vai das 10:00 às 16:00 (sai um barquinho por hora).
Outros lugares para visitar em Londres em 1 dia
Se der tempo ou se você quiser trocar alguma coisa no roteiro sugerido, tem esses dois lugares abaixo que também são maravilhosos, especialmente o Museu de História Natural:
Leadenhall Market
O Leadenhall Market foi usado pra gravar o Beco Diagonal do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Esse lugar é uma galeria comercial e pra pegar ele vazio é legal ir depois das 17:30 em dias de semana ou finais de semana em qualquer horário. É gratuito!
Natural History Museum
O Natural History Museum é um dos meus museus preferidos no mundo (perdendo só pro American Museum of Natural History em Nova York) e olha que eu não sou muito chegada em museu. São centenas de exposições desde dinossauros, insetos, biologia humana e muito mais.
Além disso o museu promove alguns eventos pra atrair mais público como: pista de patinação durante o inverno, discoteca silenciosa e caça ao tesouro (só que no caso a brincadeira é desvendar um crime).
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 17:50
Preço: gratuito
Notting Hill
Notting Hill é um bairro icônico conhecido por sua atmosfera charmosa, ruas arborizadas e casinhas coloridas. A área é famosa pelo Carnaval de Notting Hill, um dos maiores festivais de rua da Europa, que acontece anualmente no final de agosto e atrai multidões com sua música, dança, desfiles e comida caribenha.
Em Notting Hill você também encontra o Portobello Road Market, um mercado de rua famoso que se estende por quase 3 quilômetros. O mercado é conhecido por suas barracas de antiguidades, lojas de roupas vintage, produtos frescos e uma variedade de alimentos deliciosos. É um lugar popular para fazer compras e explorar aos sábados, quando o mercado está em pleno funcionamento (confira o site).
O bairro ganhou destaque internacional graças ao filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. A famosa porta azul da casa de Grant no filme, localizada na Westbourne Park Road, é uma atração turística popular.
Passeio de barco pelo Rio Tâmisa
Um passeio de barco pelo Rio Tâmisa é uma maneira maravilhosa de explorar Londres e desfrutar de vistas panorâmicas da cidade a partir da água. Fiz esse passeio em 2023 e fiquei deslumbrada de ver os pontos turísticos de outro ângulo.
Existem várias operadoras que oferecem esse passeio no Rio Tâmisa. Algumas das mais populares incluem a City Cruises, Thames Clippers (Uber boat), Thames River Services, Westminster Pier e Thames River Sightseeing (foi a que eu fiz). Cada operadora oferece diferentes rotas, horários e tipos de cruzeiros, desde passeios turísticos básicos até cruzeiros temáticos com refeições.
Alguns passeios cobrem uma parte central do rio, passando pelos pontos turísticos mais conhecidos, enquanto outros podem se estender além do centro de Londres, alcançando áreas como Greenwich e o Royal Borough of Kensington and Chelsea. E você pode decidir fazer o passeio só de ida ou ida e volta.
Durante o passeio de barco pelo Rio Tâmisa, você terá a oportunidade de passar por alguns dos principais pontos turísticos de Londres, como a Torre de Londres, a Tower Bridge, o Parlamento e o Big Ben, a St. Paul’s Cathedral, a London Eye, o Palácio de Westminster e muito mais.
Entre no site das empresas pra ver os horários e valores e agende seu passeio com antecedência. Vale dar uma olhada nos aplicativos do Get Your Guide e Civitatis também.
Free Walking Tour em Londres
Se você só vai ficar um dia em Londres, fazer um Free Walking Tour pode ser uma ótima ideia já que você vai conhecer andando os principais pontos da cidade com um guia que vai te falar sobre a história e as curiosidades doa locais.
Existem vários tipo de Free Walking Tour em Londres, desde tours históricos e gastronômicos, até sobre arte, música, Harry Potter e Jack Estripador.
Os tours duram em torno de 2 horas e geralmente são em inglês ou espanhol. Eles tem local e hora marcada pra começar e você precisa agendar com antecedência no site. Por ser um Free Walking Tour, não tem valor delimitado, você pode dar a gorjeta que quiser pro guia, mas é de bom grado sempre dar alguma coisa (no mínimo, £5 libras).
O site que eu sempre reservo os meus Free Walking Tours é o Guru Walk e ele oferece opções em várias cidades do mundo. Vale conferir!
Fotos em Londres comigo
Eu tenho um roteiro de 3 horas que engloba fotos nos principais pontos de Londres: Big Ben, Parlamento, London Eye, cabines telefônicas vermelhas, St. Paul’s Cathedral e Tower Bridge.
O PhotoTour é praticamente todo andando e tiramos várias fotos. O tour não engloba explicações históricas, é um ensaio fotográfico divertido pra eternizar sua passagem por Londres.
O valor pra 3 horas e 30 fotos editadas é de £150 libras. Confira todas as informações aqui.
Lugares gratuitos pra uma vista panorâmica em Londres
The Shard
Dá pra subir de graça no The Shard e ter a vista do Rio Tâmisa subindo no 32 andar dos restaurantes. Você não precisa reservar com antecedência, basta dizer que vai tomar um drink no bar.
Um café custa em torno de £5,00, mas sai mais barato tomar um café no bar e curtir a vista do The Shard do que pagar os £28 pra subir no topo. Ou você pode meter a loka, subir no restaurante, dar uma olhada, tirar umas fotos e descer sem consumir nada. Aí vai da sua cara de pau!
Tate Modern
O Tate Modern é um museu de arte moderna com entrada gratuita! Fica em frente à Millennium Bridge que dá direto na St. Paul’s Cathedral. Suba até o décimo andar e curta o visual 360 graus de Londres de graça!
St. Paul’s Cathedral
Vá até a St. Paul’s Cathedral, ande pro lado direito e atravesse a rua pro shopping One New Change. O terraço fica no sexto andar desse shopping e é de graça. Anota aí o endereço certinho: One New Change, EC4M 9AF!
O horário normal de funcionamento é das 10:00 às 18:00 e domingos das 12:00 às 18:00.⠀
BIZU DA MARY: Sempre que você quiser encontrar lugares escondidos na cidade que você tá visitando digital no Google: “__ (nome da cidade em inglês) off the beaten path” OU “__ (nome da cidade em inglês) hidden places” OU “___ (nome da cidade em inglês) hidden gems”.
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como ganhar dinheiro sendo voluntário da Worldpackers
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Quanto você vai gastar em Londres em 1 dia de passeio?
Vou colocar aqui (real e oficial) todos os meus gastos do dia que eu fiz o roteiro acima recomendado. Você pode gastar mais ou menos dependendo do seu estilo de viagem, o que você gosta de comer, se vai pegar transporte ou entrar nas atrações que eu não fiz questão de ir. Mas, acho que dá pra você ter uma boa noção dos gastos de uma viagem de 1 dia em Londres fazendo esses passeios sugeridos. OS VALORES ABAIXO SÃO POR PESSOA.
BIZU DA MARY: Talvez você saiba disso ou talvez não saiba, mas vale a pena mencionar aqui porque pode ser uma boa economia pro seu bolso. Todos os restaurantes, cafeterias e fast food são obrigados, por lei, a te dar água de graça, se você pedir.
A água da torneira na Inglaterra é limpa e consumível (eu moro na Inglaterra há 4 anos e só tomo água da torneira da cozinha e até do banheiro). Na verdade, a maioria dos países europeus tem água da torneira própria para consumo. Então, caso o seu orçamento esteja apertado, você já sabe o que pedir pro atendente: “May I have a TAP WATER, please?”.
– £8,15 libras café da manhã completo no Café Rouge
– £11,99 libras almoço num restaurante italiano (entrada + prato principal + tap water)
– £2,55 libras em um latte (café com 1 shot de espresso + leite cremoso)
– £5,58 libras num lanche do Mc Donald’s
– £2,40 libras no ticket do metrô para voltar pra casa (estávamos cansados de ter andado mais de 24km no dia inteiro e pra voltar pra casa seria mais 1h30min andando).
À parte dos gastos normais:
– £8,99 libras em um casaco que comprei num brechó
– £25,00 libras no ingresso de uma peça de teatro que decidimos assistir pra comemorar meu aniversário (eu fiz um post sobre como encontrar ingressos baratos de peças de teatro em Londres).
Onde se hospedar em Londres
Eu já fui algumas vezes à Londres e em todas as vezes eu fiquei numa acomodação diferente: Já fiquei em diferentes hostels em regiões diferentes da cidade e também em casa de amigos.
Vou listar abaixo os hostels que eu fiquei (todos bem simples) e alguns recomendados pelo Booking.com por ter boas recomendações e reviews:
– Sidney Hotel (primeira vez que fui à Londres com o Mark)
– St Christopher’s Inn Village – London Bridge (muito recomendado por vários seguidores)
– Hostelle: Women only hostel London
– London Backpackers Youth Hostel
– Safestay London Elephant & Castle
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE PRA VOCÊ QUE CURTE MEU CONTEÚDO: Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!
Também já ficamos em Airbnb quando visitamos Londres. O apartamento era numa área da cidade completamente diferente (bairro de Shadwell), nunca nem tinha ouvido falar desse bairro, mas achei a localização ótima pra quem curte fazer as coisas andando. O nosso Airbnb ficava há 20 minutos andando da Tower Bridge e foi perfeito pra gente (muito tranquilo o bairro), apesar do quarto e do apartamento do Airbnb ser beeemmm simples.
Esse foi nosso Airbnb em Londres. A gente ficou num quarto privado com banheiro e cozinha compartilhados e pagamos cada um £24,00 libras por noite.
Como levar dinheiro pra Londres
A melhor forma de levar dinheiro pra Inglaterra ou qualquer outra viagem é usando um cartão de débito internacional.
Eu tenho usado dois cartões em especial: o da Wise e da Nomad Global porque eu consigo converter o real pra qualquer moeda pagando uma das menores taxas do mercado.
Com a Wise você pode transferir o seu dinheiro pro exterior na hora usando o PIX (eu já uso a Wise há mais de 5 anos e é realmente rápido e seguro). Você consegue usar tanto o cartão físico quanto o cartão virtual na wallet do seu celular e também consegue sacar dinheiro na moeda local.
A Wise usa a cotação comercial que é muito mais barata que a cotação turismo que as casas de câmbio usam e você consegue converter o real pra qualquer moeda pagando apenas 1,1% de IOF durante a remessa e não 5,38% de IOF a cada compra como é o caso dos cartões de crédito internacionais.
Abra sua conta gratuitamente ganhando benefícios na hora da remessa, usando o meu link da Wise.
A conta Nomad Global também tem várias vantagens e também é aceita na Inglaterra, a única diferença é que seu dinheiro será convertido primeiro pro dólar e depois automaticamente pra libra. Mas, uma coisa ruim é que o cartão da Nomad ainda não é contactless o que te impede de usar ele nos transportes públicos como você usaria a Wise.
Você também pode abrir a sua conta de forma gratuita na Nomad Global. Usando o meu cupom MARYTELES20 você ganha 2% de cashback em cima da primeira transferência de câmbio realizada em até 15 dias desde que o código foi inserido no aplicativo. O valor máximo de cashback é de US$20.
Como ter internet ilimitada em Londres
A Holafly é uma ótima opção pra quem quer ter internet ilimitada na Europa, incluindo a Inglaterra. Com o eSIM da Holafly, você pode desfrutar de internet ilimitada em mais de 30 países europeus com o mesmo chip virtual. Entenda como funciona a Holafly.
Ao adquirir o eSIM online, você receberá ele instantaneamente por e-mail. Tudo o que você precisa fazer é ativá-lo quando chegar ao seu destino e pronto, você estará conectado. Confira se o seu celular é compatível antes de comprar.
E a melhor parte é que os meus seguidores têm um benefício exclusivo! Ao utilizar o cupom VIDAMOCHILEIRA, você ganha 5% de desconto em sua compra. Aproveite essa oportunidade pra economizar e ficar sempre conectado durante sua viagem pela Inglaterra.
Seguro viagem pra viajar pra Inglaterra
O seguro viagem não é obrigatório pra entrar na Inglaterra, mas eu sempre recomendo que você faça um pra qualquer viagem que seja. A gente faz seguro viagem pra ter paz de espírito e não usar mesmo. Mas, caso você precise usar, tenha certeza que você vai economizar muito com a fatura das eventuais despesas médicas.
Eu sempre recomendo a Seguros Promo ou a SafetyWing, que são empresas que eu também uso nas minhas viagens e confio.
DICA DE OURO: Existe uma aba no blog chamada “ROTEIROS GRATUITOS” e lá você pode baixar todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem. É tudo gratuito e você encontra na planilha não só dica de lugares pra visitar, como também dicas de transportes, hostels e gastos.
Espero que esse post tenha sido útil e que você tenha gostado. Se você conhece alguém que precisa ver esse roteiro de Londres em 1 dia, compartilha o link desse post com essa pessoa!
Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!
Até a próxima!
Beijos,
Mary
Atualizado em 20/06/2023. Publicado em 07/07/2019.