
As estradas mais bonitas do Brasil para viajar de moto
Conheça estradas que levam a árvores milenares, acompanham o mar e fazem uma visita à Europa sem sair do Brasil.RELATO ESCRITO POR THAÍS CAL
Viajar de moto pelas estradas do Brasil tem se tornado um hobby cada vez mais presente entre os amantes de motocicletas e de velocidade. O desejo de viajar se torna ainda mais forte quando as paisagens das estradas são praticamente retiradas de pinturas, como é o caso de muitos roteiros no Brasil. Confira algumas das estradas mais bonitas para se viajar de moto no país.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Como passar na imigração de qualquer país
Seguro viagem para viagens internacionais
Nesse post você vai ler:
Estrada Graciosa
Uma das estradas mais conhecidas e bucólicas do Brasil, a Estrada Graciosa (localizada no estado do Paraná, com o código PR-410) liga a cidade de Curitiba às cidades de Antonina e Morretes. Em seus 28 km de extensão, a Graciosa exibe paisagens da Serra do Mar e conta a sua história de quase 200 anos, quando os tropeiros da região transportavam mercadorias entre o litoral e a capital do estado. A Estrada Graciosa é repleta de curvas e muito indicada para viagens em família por não ser muito extensa.
Estrada Real
A Estrada Real é uma rota de turismo que liga 3 estados diferentes (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) por mais de 1.600 km. É ideal para quem é mais experiente em viagens de motocicleta ou quer passar vários dias viajando e conhecendo as centenas de cidades por onde passam os trajetos. A Estrada Real pode ser dividida em 3 trechos diferentes:
– Caminho Velho, que liga a cidade de Paraty (RJ) a Ouro Preto (MG), incluindo cidades como São João del-Rei e Tiradentes.
– Caminho Novo, que é o trajeto que conecta a cidade do Rio de Janeiro a Ouro Preto, passando por Petrópolis e Barbacena.
– Caminho dos Diamantes, que liga a cidade de Ouro Preto a Diamantina, ambas em Minas Gerais.
Leia também:
O que fazer em Londres em 1 dia
O que fazer na Albânia: Dicas de roteiro e valores
Outros roteiros completos para usar nas suas viagens
Rota do Sol
Localizada no estado do Rio Grande do Norte, a Rota do Sol (RN-063) possui 52 km de extensão, que vão margeando o litoral nordestino a partir de Ponta Negra (na região sul de Natal), passando por lugares como Cotovelo, Búzios, Tabatinga e Pirangi – lar do maior cajueiro do mundo.
Rio-Santos
A famosa BR-101, também conhecida como Rio-Santos, liga o litoral norte do estado de São Paulo com o litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Com aproximadamente 457 km de extensão, a Rio-Santos acompanha o mar por mais de 75 km, antes de entrar no meio das serras cobertas por mata atlântica e dos parques de preservação ambiental.
Rota Romântica
Por fim, a Rota Romântica (que inclui as rodovias BR 116 e RS 235) é perfeita para os casais que gostam de viajar juntos, com moto e capacete combinando. Com 185 km de extensão, a Rota Romântica liga São Leopoldo a São Francisco de Paula, além de mais 14 cidades ao longo do trajeto que fazem parte da imigração europeia no Brasil, em especial de cultura germânica. Para muitos, a Rota Romântica parece transportar os viajantes às pequenas estradas bucólicas do interior da Alemanha.
Se você conhece alguém que precisa saber mais sobre as estradas mais bonitas do Brasil, envia esse post pra essa pessoa!