Como é o Maya Bay Sleep Aboard – Ko Phi Phi

10
464

 

Falaaaa galera aventureira!

Hoje eu vim dividir com vocês uma das experiências mais marcantes que já vivi numa viagem: Dormir em alto mar numa das praias mais famosas do mundo – Maya Bay!

Maya Bay, pra quem não sabe, é a famosa praia onde gravaram o filme do Leonardo Di Caprio “A praia” ou em inglês “ The Beach”. O filme é bem interessante e vale a pena assistir antes de visitar Maya Bay. Depois desse filme, ficou quase impossível achar um lugar vazio nessa praia. Sério! Essa praia é super disputada pelos turistas e nego praticamente vira a noite pra chegar lá com ela vazia.

Você tem duas opções pra pegar Maya Bay vazia (mas não deserta):

1- Alugar um long tail particular e convencer o barqueiro a sair mega cedo (6:30) do píer de Ton Sai pra ser um dos primeiros a chegar em Maya Bay – o trajeto dura em torno de 30 minutos do píer de Ton Sai até Maya Bay;

2- Fazer o passeio do Maya Bay Sleep Aboard que vai te oferecer o pôr do sol nessa praia (hora que já não tem muitos turistas) e no dia seguinte te leva às 7:00 da manhã quando ainda não está lotada.

Desde que planejamos a viagem pra Tailândia tínhamos em mente que o Maya Bay Sleep Aboard seria o tipo de passeio que faríamos independente dos perrengues ou do valor. A gente queria viver uma experiência diferente e sabíamos que não teríamos outra oportunidade como essa.

Eu penso da seguinte forma: Que que é um peido pra quem já tá cagado, né? Tu já tá ali, já tá na vibe aventureira de viagem… O que é uma noite mal dormida comparada a tudo que você vai viver nesse passeio e a todas as memórias e histórias que esses perrengues vão te proporcionar?! Para de mimimi e se joga!

O passeio é caro? É! Mas, dinheiro a gente trabalha e junta de novo, mas deixar de fazer algo numa viagem é um arrependimento que você vai ter que conviver pro resto da sua vida. Mas, e se na minha vez for ruim? Foda-se! O importante é que você vai viver aquilo e vai ter propriedade pra falar o que achou ou não! Assim como foi ruim poderia ter sido muito bom, você nunca saberá se não se permitir viver!

Bora falar sobre os detalhes do passeio. 

ONDE COMPRAR O PASSEIO MAYA BAY SLEEP ABOARD?

A única empresa que faz esse passeio é a Krabi Konnect e existem duas formas de reservar esse passeio do Maya Bay Sleep Aboard:

1- Comprar seu ticket com muita antecedência (dois meses no mínimo) no SITE pra garantir sua vaga. Esse passeio é muito concorrido e acaba esgotando rápido as vagas já que são 30 vagas por dia.

2- Se der ruim e você não conseguir reservar pelo site, você tem uma segunda opção que é tentar comprar diretamente na loja da Krabi Konnect em Ko Phi Phi. Eles reservam parte das vagas do barco pra quem compra pessoalmente, mas essa opção eu acho muito arriscada porque a probabilidade de você conseguir uma vaga em cima da hora é bem pequena, sabendo que esse passeio é mega concorrido.

Minha dica é a seguinte: assim que você souber o dia que estará em Ko Phi Phi já entra no site da Krabi Konnect e já compra logo pelo site, pra não dar merda e você acabar não fazendo o passeio. 

A compra online é super segura e eu não tive qualquer problema com o pagamento. Após o pagamento ser efetuado eu recebi um comprovante que na verdade era o meu ticket pro passeio.

OBS: Existe o passeio dos Plânctons (1.700,00 THB por pessoa) que é similar ao Maya Bay Sleep Aboard, mas você volta às 21:00 pro píer de Ton Sai em vez de dormir em alto mar. CLIQUE AQUI e saiba mais.

E SE O PASSEIO TIVER QUE SER CANCELADO POR CAUSA DO MAU TEMPO?

Se o seu passeio tiver que ser cancelado por causa do mau tempo, a empresa vai tentar remarcar o passeio pra outro dia ou você pode pedir o estorno de todo dinheiro (full refund).

Eu mandei um e-mail pra eles perguntando isso antes de fechar o meu passeio e eles me responderam prontamente dizendo que remarcariam o meu passeio (caso necessário) ou me devolveriam todo dinheiro. Achei bem prudente da parte deles garantir essas duas opções.

Pra quem tiver outras dúvidas, o e-mail da Krabi Konnect é: info@krabikonnect.com

Maya Bay pode até ser lotada, mas que vale a pena ir… ahhh vale!
QUANTO CUSTA O MAYA BAY SLEEP ABOARD?

O valor do passeio por pessoa é de 3.500,00 THAI BAHT, algo em torno de R$ 350,00 reais.

O passeio inclui: 
– Frutas;
– Água e refrigerante;
– Um jantar;
– “Churrasco” na praia em forma de luau;
– Um balde de bebida alcoólica (vodka, Red Bull e Coca-Cola ou Sprite);
– Café da manhã;
– Snorkel;
– Caiaque;
– Tatame, saco de dormir e travesseiro

QUAL MELHOR DIA PRA FAZER O PASSEIO?

Eu me questionei muito sobre isso e pesquisei muito e não consegui achar dicas. Por isso aqui vai a minha dica pra vocês:

Dependendo da hora que você chegar em Phi Phi (se for na parte da manhã) reserve o seu passeio pro dia que você chegar.

A lógica é simples:

1- Você economiza uma diária de hotel;

2- Se chover ou o passeio for cancelado por causa das previsões climáticas, você ainda terá outros dias pra tentar fazer o passeio;

Chegamos em Ko Phi Phi às 9:30 e fizemos o passeio no mesmo dia e foi perfeito. Ficaríamos 3 dias em Phi Phi, então a nossa ideia foi fazer o Maya Bay Sleep Aboard já no primeiro dia pra gente economizar uma diária de hotel e deixar dois dias de folga caso o passeio fosse cancelado e precisássemos tentar outro dia.

ONDE DEIXO AS MINHAS MALAS?

Como não tínhamos hotel no primeiro dia, assim que chegamos em Ko Phi Phi fomos direto pra loja da Krabi Konnect perguntar o horário de encontro no píer e também pra deixar nossos mochilões na sala de bagagem.

A empresa é super séria e tem um espaço reservado para as pessoas deixarem as malas. Se você conseguir fechar sua mala ou mochilão com cadeado, ótimo. Se não conseguir, relaxa que ninguém vai querer tuas coisas não! Hahahahaha

Eu e Mark deixamos os mochilões na sala de bagagem sem cadeado mesmo e deu tudo certo! Óbvio que os itens de valor (passaporte, dinheiro, máquina e celular) estavam com a gente nas nossas mochilas de ataque.

Na mochila de ataque levamos só o essencial pra um dia:
– Toalha;
– Canga;
– Protetor solar;
– Repelente;
– Paninho umedecido;
– Calcinha e sutiã;
– Roupa extra pra dormir;
– Óculos de sol;
– Tapa olho e tapa ouvido;
– Kit remédio;
– Saquinhos plásticos;
– Escova e pasta de dente;
– Cadeado (esse item foi importante porque na hora de mergulhar com os plânctons as mochilas ficaram sozinhas com os passaportes e o dinheiro, então além de esconder os passaportes e o dinheiro dentro das roupas, a gente ainda passou o cadeado na mochila – Just in case).

COMO FOI O PASSEIO (EM DETALHES):

O horário de encontro no píer á às 14:45. Assim que você olhar do píer em direção ao mar, no seu lado direito terá um barco grande escrito “Maya Bay Sleep Aboard”, não tem erro.

O passeio do Sleep Aboard acontece em conjunto com a galera que vai fazer só fazer o passeio dos plânctons (esse passeio é um pouco mais barato – 1.700,00 THAI BAHT – e segue a mesma programação do Sleep Aboard, com exceção de que quando a galera do Sleep Aboard tá indo pro luau a galera dos plânctons faz o mergulho com os plânctons e volta às 21:00 pro píer de Ton Sai).

Você entra no barco e a equipe vai dividir os dois grupos: na parte de cima a galera do Sleep Aboard e na parte debaixo a galera dos plânctons. Depois de conferirem os tickets de todo mundo, a gente partiu, nisso já eram 15:15.

Éramos 28 pessoas no Sleep Aboard e umas 15 ou 20 pessoas no passeio dos plânctons! Depois que eles fazem a contagem você pode ficar em qualquer lugar do barco (tudo na parte de cima quanto na parte debaixo, não importa de que passeio você é).

Nossos guias foram: Matias (um argentino super gente boa) e o Lady boy (um tailandês sensacional). Eles eram super animados e de fato tornaram o passeio ainda mais marcante e inesquecível.

De Phi Phi pra Viking Cave (primeira parada) foram 30 minutos. Nós paramos em frente e o Matias nos explicou a história do lugar. A parte que mais me marcou sobre toda explicação foi essa:

Essa caverna é muito importante porque faz parte da economia local, pois é no topo dela que as andorinhas constroem seus ninhos, e ovo de andorinha é uma das iguarias prediletas dos chineses. Para manter um negócio rentável e lucrativo, os tailandeses escalam as rochas e removem os ninhos com ajuda dos bambus (diz a lenda, que eles removem o ninho duas vezes a na terceira eles deixam o pássaro se reproduzir). Dizem que os templos no interior da caverna servem para pedir proteção durante a escalada.

A segunda parada foi na Pileh Bay (Lagoon). Nós ficamos lá por uma hora e foi lindo demais! Pulamos do teto do barco, tiramos muitas fotos lindas, andamos de caiaque, fizemos snorkeling e vimos muitos peixes e corais.

Quando voltamos pro barco tinham algumas frutas pra gente (melancia e abacaxi) forrar a barriga até o jantar. Já eram 17:00 quando chegamos em Maya Bay e o sol tava bem fraquinho, por causa do que eles chamam de “low Summer”. Nesse horário a praia já estava mais vazia e a maré também já tava baixando bastante, curtimos Maya Bay por uma horinha e voltamos pro barco pra jantar.

O jantar foi: arroz, thai green frango com curry, vegetais e curry vegetariano. Posso dizer que tava tudo muito apimentado e que eu fiquei morrendo de fome, porque só consegui comer aquele arroz papado tailandês.

Às 19:30 descemos pros botes pra ir até uma praia escondida ao lado de Maya Bay pra fazer um luau, jantar de novo e fazer drink games! O bote deixa a gente na metade do caminho porque a maré tá muito baixa, aí basicamente a gente tem que andar no escuro (só com as lanternas do celular iluminando) até a praia, sendo que esse trajeto até a areia é cheio de coral e pedrinhas, entre alguns escorregões, topadas e cortes no pé, chegamos vivos ao luau!

No luau comemos frango na brasa (tipo um “churrasco”) que tava sensacional e teve baldinho com bebida alcoólica de graça (vodka, Red Bull e Coca-Cola ou Sprite) e se quisesse outra rodada tinha que comprar (cerveja por 80,00 THB e baldinho alcoólico por 250,00 THB)! No luau rolou música com amplificador (até agora não entendi porque não foi com violão, mas ok) e joguinhos de lógica, o que não fez muito sentido pra mim porque estávamos meio bêbados! Hahahahaha

Achei que os drink games poderiam ser mais ousados tipo: eu nunca, verdade ou consequência… Sei lá, qualquer coisa que fizesse a gente rir e não pensar, mas não foi o que rolou! Hahahaha A gente tava bebendo um balde cheio de bebida alcoólica e pensando em como decifrar a charada lógica que o Lady Boy fez pra gente. No final, a gente até que riu bastante e celebrou nossa vitória como se não houvesse amanhã!

Voltamos pro barco às 22:10 e fomos colocar o colete salva vidas (obrigatório) e o snorkel pra ver os plânctons por 20 minutos! Esperamos a galera toda se ajeitar e enquanto isso o Lady Boy tocou algumas músicas do violão pra gente e foi mó vibe legal!

Na hora do mergulho com os plânctons a gente encosta em algumas coisas que a gente acha que são os plânctons, mas na verdade são ovinhos de água viva! Hahahahaha Contaram pra gente só depois que voltamos do mergulho. Ficamos super chocados e acho que é por esse motivo que não contam antes porque se não ninguém iria com medo de se queimar, mas a verdade é que os ovinhos de água viva NÃO QUEIMAM!

Nadar com os plânctons sem dúvida alguma foi uma experiência mágica! Caraaaaa! Foi muito lindo ver aquele monte de luzinha brilhando no mar toda vez que a gente sacudia a água! Tivemos a brilhante ideia de formar uma mega roda e sacudir as pernas e os braços todos juntos e adivinhem: foi uma explosão de luzinha pra tudo que é lado…. Foi mágico e eu fico arrepiada só de lembrar!

Ah! Não rola levar gopro porque ela não consegue capturar a luz dos plânctos porque o mar tá muito escuro e tá tudo um breu e a luzinha dos plânctos não é suficiente pra iluminar a foto. Então, esqueça levar câmera pra esse momento: curta essa magia de forma intensa e plena, sem nada te preocupando. Você vai amar essa experiência! Sério!

Tomamos três canecadas de água doce assim que subimos no barco e fomos trocar de roupa pra dormir. Antes de irmos nadar com os plânctons tentamos reservar nossos lugares pra dormir na parte de cima do barco a céu aberto (o teto do barco já tava cheio), colocamos nossas mochilas nos tatames, mas quando voltamos do mergulho com os plânctons duas meninas tinham pego nossos lugares e eu e Mark acabamos dormindo juntos e apertados num único tatame que tinha sobrado a céu aberto. A noite tava com alguma nuvens, mas tava linda!

OBS: Não se preocupe com lugar pra dormir, tem lugar e tatame pra todo mundo, mas alguns dormem a céu aberto parte de cima, outros no teto, outros na parte de cima coberta do barco e outros na parte debaixo (quente pra caralh***). Todo mundo pegou travesseiro e saco de dormir também, ninguém ficou aleatório.

Fomos dormir eram 23:30, mas do nada começou a chover e geral que tava dormindo a céu aberto teve que se amontoar na parte debaixo do barco. Depois que geral se organizou e começou a se aconchegar pra tentar dormir (tava meio difícil porque tava muito quente na parte debaixo do barco) a chuva parou e foi aquela correria pra tentar pegar lugar nos tatames a céu aberto. Hahahahaha

Eu e Mark conseguimos pegar o mesmo tatame de antes e nos apertamos pra dormir bem os dois juntos num tatame só! Estávamos tão cansados que apagamos. O meu tapa olho e tapa ouvido foram essenciais pra minha noite de sono ser boa (Mark disse que tinha muita gente roncando e outras pessoas falando e que ele acordou várias vezes durante a noite).

De madrugada (lá pelas 4:00 da manhã) começou a chuviscar e eu e Mark decidimos ir pra parte debaixo logo pra pegar um lugar bom antes que começasse a chover forte. No final, nós dois dividimos de novo um único tatame na parte debaixo, mas a gente tava bem localizado perto de uma parte aberta do barco, então tava mais fresquinho.

Acordamos às 6:15 da manhã, nos trocamos, tomamos café e chá, comemos banana e fomos pra Maya Bay (sem sol). O sol só nasce em Maya Bay por volta das 8:30 da manhã. A praia já tava com alguns turistas (nada absurdo) e a maré tava muito baixa (cheio de pedra) e sem aquela cor azul no mar.

Voltamos pro barco às 8:00 da manhã e tomamos café da manhã (pão, ovo, geleia e manteiga). Ficamos mais 30 minutos fazendo snorkeling e andando de caiaque ali perto de Maya Bay e às 9:10 seguimos pro píer de Ton Sai e chegamos lá por volta das 9:40.

VALEU A PENA FAZER O MAYA BAY SLEEP ABOARD?

Muitas pessoas me perguntam se eu achei que valeu a pena fazer o Maya Bay Sleep Aboard por causa dos perrengues! Vou ser muito sincera na minha resposta:

Acheiii muitoooo F-O-D-A! Foi uma experiência incrível! Tem uma parte que fazemos um luau numa ilha deserta! Caraaa a parada é surreal! Você olhar a imensidão ao teu redor com uns rochedos enormes e você ali no meio do nada com uma fogueirinha tomando Coca com vodka e Red Bull e comendo frango assado com a mão! Hahahhahaha ⠀

Particularmente eu achei uma experiência única e vale cada perrengue que a gente passa! Nadar com os plânctons foi incrível, foi lindo demais! Só de lembrar já me arrepio toda! ⠀

No Sleep Aboard eles não garantem que você verá o pôr e o nascer do sol porque depende da sua sorte (quando fomos o sol tava bem fraco e de madrugada choveu, mas isso não atrapalhou em nada nossos planos)! Quando que na tua vida tu vai dormir em alto mar no meio do nada na Tailândia e nadar com os plânctons? Hahahhahaha ⠀

Óbvio que as pessoas que fazem o passeio com você tornam o momento especial! A gente pegou uma galera super animada! A maioria (80%) era brasileiro e foi muito irado!!! ⠀

Eu super recomendo! Acho que você vai se arrepender se for pra Ko Phi Phi e não fizer o Maya Sleep Aboard.

VERDADES SOBRE A MAYA BAY:

– Fazer o Maya Bay Sleep Aboard não significa que você verá o pôr do sol em Maya Bay! Às vezes o sol não tá tão forte e aqueles paredões rochosos não deixam a luz chegar direito! ⠀

– Dormir no Sleep Aboard não significa que você será o primeiro a estar na Maya Bay! Tem gente que chega lá às 6:00 da manhã de long tail privado e você só chegará com a galera do Sleep Aboard lá pelas 7:00 da manhã e ficará até às 8:00! ⠀

– O sol começa a nascer em Maya Bay por volta das 8:30 (às vezes um pouco antes e às vezes um pouco mais tarde, depende se o sol tá forte ou não). ⠀

– Às 8:00 da manhã a maré tá baixa, então, vão ter várias pedras aleatórias em vez daquele marzão azul bonito que geral quer ver! A lua influencia na questão da maré! Dê uma pesquisada nisso! ⠀

– O ideal é chegar em Maya Bay às 8:30 (pra isso você tem que sair do píer de Ton Sai às 8:00) e ficar em Maya Bay até às 9:30 (10:00 no máximo)! Depois disso começa a lotar de gente e fica muito difícil conseguir um lugar pra suas fotos! ⠀

– Cheio sempre vai estar! Acostume-se! Ande um pouco mais pra dentro do mar ou fique mais pros cantos pra evitar a cabeçada nas suas fotos! ⠀

– Maya Bay é maravilhosa de qualquer jeito, mas com sol ela arrasa! Pegamos ela com e sem sol e dê fato tem uma puta diferença de cenário.⠀

– O Maya Bay Sleep Aboard é feito por uma única empresa (Krabi Konnect) e começa às 15:00 e vai até às 10:00 do dia seguinte! Vale muito a pena e tem que reservar com antecedência pra garantir! ⠀

– O long tail privado pra 6 horas de passeio pra 4 pessoas custou por 3.500 BHT no total, fora a taxa de preservação de 400,00 THB que você tem que pagar pra visitar as praias! Paga-se apenas uma vez por dia e você pode conhecer todas as praias que quiser! Quando você contrata um long tail privado, você faz o seu próprio roteiro e você que diz quanto tempo quer ficar em cada lugar. Caso precise de hora extra, o valor total é de 500,00 THB por hora.

COMO EU CONSEGUI VER A MAYA BAY COM SOL?

Eu amei fazer o Maya Bay Sleep Aboard, mas fiquei triste de não ter conseguido ver a Maya Bay do jeitinho que eu queria: com sol, maré cheia e água cristalina.

Então, como no último dia em Ko Phi Phi a gente já tinha planejado alugar um long tail privado, decidimos incluir no nosso roteiro a Maya Bay (de novo). Alugamos o long tail por 6 horas junto com um casal de brasileiros que conhecemos lá em Phi Phi. Como eles também não tinham conseguido ver a Maya Bay com sol quando foram no dia anterior, eles toparam a missão e fomos os quatro em busca das famosas fotos na Maya Bay.

Saímos às 8:50 do píer de Ton Sai e chegamos em Maya Bay às 9:20. A praia já tava cheia, mas não tava super lotada. Descemos rapidinho na areia e conseguimos tirar fotos lindas do jeito que a gente sempre viu nas fotos da internet e do jeitinho que o filme mostrava. A maré tava cheia, a água tava cristalina e o sol tava batendo naqueles paredões de uma tal forma que aquele cenário de fato era coisa de filme!

Ficamos na Maya Bay por 30 minutinhos e seguimos pras praias do norte (Bamboo Island, Moskito Island (tava fechada quando fomos), Lo Lana Bay, Nui Bay, Monkey Bay (é onde tem os famosos macacos na areia, a Monkey Beach não tem macacos, mas geral confunde as duas), Wang Long).

Quando chegamos em Maya Bay tivemos que pagar uma taxa de preservação de 400,00 THB que você tem que pagar pra visitar as praias! Paga-se apenas uma vez por dia e você pode conhecer todas as praias que quiser!

Espero que vocês tenham curtido esse post e eu espero de verdade que vocês decidam fazer o Maya Bay Sleep Aboard porque será uma daquelas histórias maravilhosas boas pra contar pro netos, sabe? Hahahahaha

Qualquer dúvida sobre esse passeio me manda um e-mail ou direct no Instagram (@vidamochileira) que eu respondo rapidinho.

Lembre de deixar seu comentário aqui embaixo pra eu saber se você gostou desse post e se eu consegui te ajudar um pouquinho!

LEMBRANDO que toda semana eu posto vídeo novo no canal do Youtube e tem dicas muito legais pra quem tá começando a jornada nessa Vida Mochileira. CLIQUE AQUI e se increva no canal pra ficar por dentro das novidades!

PS: Os biquínis maravilhosos que eu tô usando nas fotos são da Apneia.

 

  • Letícia Amorim

    Oie!! Td bom?? Mary, foi desconfortável dormir logo depois de mergulhar no mar, digo, sem tomar banho antes? E quanto à questão de banheiro? tem algum? kkkk
    obrigada!!

    • Vida Mochileira

      Oiii Letícia!

      Tudo ótimo e vc?

      Caraaa! Nao achei desconfortável não! Até porque rolou um banho de balde de água doce logo depois dos plânctons.

      Aí eu usei meu paninho umedecido pra dar uma refrescada e troquei o biquini por roupa normal!

      O barco tem banheiro sim! Tranquilo!

      Bjs

      Mary

  • 787

    Mary, irei em dezembro17 e estou pensando em fazer o passeio de 7 dias com essa KrabiKonnect. Como irei sozinho a empresa esta cobrando 32.350baht com direito a diárias e passeios (inclusive o sleep aboard) de Phuket até Aonang…
    Achas que vale a pena?
    Abcs

    • Vida Mochileira

      Oiiii!

      Caraaa! Tô achando bem caro isso!

      Que passeios são esses? Que que tá incluso?

      Acho que você organizar tudo sozinho vai sair bem mais em conta!

      32.350 Baht são quase 3.235 reais!!! Coisa pra caraca pra 7 dias!

      Me manda um email pra gente trocar uma ideia melhor!

      contato@vidamochileira.com.br

      Bjs

      Mary

  • Parabéns pelo blog, adorei saber como foi dormir em um barco. Estava bem em dúvida entre fazer e não fazer, pois em muitos blogs as pessoas dizem o quanto a experiência foi ruim e traumática, seja pela chuva, pelo desconforto do barco, ou pela decepção de ver Maya Bay “feia”, mas você tem razão, a experiência é unica e merece ser vivida.

    • Vida Mochileira

      Oiii Thamara!

      É como dizem: quem tá na chuva é pra se molhar!

      Você já vai tá lá mesmo! A experiência é super válida, mesmo com todos os perrengues que obviamente tem!

      Bjs

      Mary

  • Ilca Fernanda

    Olá! Seu blog ta ajudando demais!!! Muito obrigada!!! Vou fazer uma
    viagem de 3 meses começando pelo sudeste asiático e depois Europa,
    iniciando em setembro, certamente seguirei muito do seu roteiro e dicas
    da Tailândia. Postarei tudo no meu Instagram @ilcaalves e irei
    recomendar seu blog com certeza!

    • Vida Mochileira

      Oiiii Ilca!

      Muito obrigada pelo feedback e pelo carinho!

      Qualquer dúvida me manda um email que estarei à disposição!

      Bjs

      Mary

  • Analy Reis

    Ei adorei as dicas e o blog… estou querendo ir pra Tailândia em outubro e com certeza o sleep abord está nos meus planos… quero muito fazer … E vc .E deixou com mais vontade ainda …parabéns

    • Vida Mochileira

      Oii Analy!

      Que bom que tá curtindo o blog! Super recomendo o Maya Bay Sleep Aboard! É uma experiência incrível!

      Bjs

      Mary