O que é e como funciona o intercâmbio voluntário
Entenda o que é e como funciona o intercâmbio voluntário, os prós e contras desse estilo de viagem e ganhe um desconto de $10 dólares na sua anuidade.Pra quem já me segue há muito tempo no meu Instagram @vidamochileira sabe que eu adoro fazer intercâmbio voluntário por conta das experiências e aprendizados. Inclusive, em 2023 eu fiz o meu sexto voluntariado numa fazenda de framboesas em Portugal.
Os outros voluntariados que eu já fiz foram:
1- Jardinagem numa pousada em Paraty (4 dias – sozinha – 2018)
2- Jardinagem numa fazenda vegetariana na França (10 dias – com uma amiga – 2019)
3- Limpeza e recepção num hostel em Cabo Frio (6 dias – com meu irmão – 2020)
4- Cuidar de cavalos num haras na Inglaterra (10 dias – sozinha – 2021)
5- Redes sociais num hostel em São Francisco do Sul (6 dias – com amigas – 2022)
6- Colheita de framboesas numa fazenda em Portugal (12 dias – sozinha – 2023)
7- Ajudar e brincar com crianças numa escola no Nepal (10 dias – com uma amiga – 2024)
Fazer intercâmbio voluntário vai muito além do que só economizar nas viagens (já que você ganha hospedagem e comida). É sobre conexões especiais, imersão cultural, networking, experiências diferentes e enriquecedoras. É sobre sair da sua zona de conforto e permitir se surpreender com o novo!
Eu faço voluntariado pra aprender novas habilidades, mas principalmente pra conhecer pessoas novas com histórias e pontos de vistas completamente diferentes! Isso me faz crescer muito como viajante, mas também como pessoa e profissional.
É claro que fazer voluntariado também traz muita economia nas viagens (já que você ganha hospedagem e comida e outros benefícios), mas não vá pra um intercâmbio voluntário só pensando nisso. Vá com a mente aberta pra todas as experiências que você vai viver e pra tudo que você vai aprender.
Você pode ter certeza que essas experiências vão mudar a sua vida. Por isso, faça um voluntariado na sua cidade, estado, país ou no exterior, mas se permita viver isso, pelo menos, uma vez!
Como eu uso a Worldpackers desde 2018 pra fazer intercâmbio voluntário e gostei muito de todas as experiências que eu vivi, eu vou focar nessa plataforma porque eu consigo falar com propriedade do que eu já usei e recomendo.
Nesse post você vai ler:
- O que é a Worldpackers?
- Como funciona a Worldpackers? Passo a passo
- Intercâmbio voluntário é trabalho escravo?
- Como os anfitriões da Worldpackers são aprovados?
- É seguro viajar pela Worldpackers?
- Planos da Worldpackers
- Precisa falar inglês pra fazer voluntariado?
- O que está e o que não está incluído no intercâmbio voluntário?
- Prós e contras de fazer intercâmbio voluntário
- É possível aprender outra língua fazendo voluntariado?
- A Worldpackers dá ajuda de custo?
- Como fazer dinheiro no voluntariado
- Como passar na imigração fazendo voluntariado?
- Precisa ter experiência na área pra fazer intercâmbio voluntário?
- Pode fazer voluntariado em casal, com filhos ou pets?
- É possível emendar um voluntariado no outro?
- É possível fazer turismo durante o voluntariado?
- Quais são as plataformas de intercâmbio voluntário?
O que é a Worldpackers?
A Worldpackers é uma plataforma online brasileira que conecta viajantes com oportunidades de voluntariado e imersão cultural em mais de 140 países.
Fundada em 2014, a plataforma oferece uma alternativa de baixo custo pra viagens, permitindo que os viajantes troquem habilidades por acomodação, comida, outros benefícios e experiências culturais.
Os anfitriões da Worldpackers podem ser hostels, pousadas, fazendas orgânicas e ecovilas, escolas de surf, centros budistas, projetos holísticos e culturais e muito mais.
Em troca de algumas horas do seu dia (entre 4 a 6 horas por dia – com dias de folgas), você recebe hospedagem e comida, imersão cultural, networking e o aprendizado de novas habilidades e até de outras línguas.
Através da Academy, a Worldpackers também oferece recursos educacionais e ferramentas para ajudar os viajantes a planejar suas viagens de forma segura e responsável, incluindo também aconselhamento sobre como viajar de forma sustentável.
Além disso, o suporte da Worldpackers (support@worldpackers.com) tenta atender os usuários o mais rápido possível, com respostas em até 24 horas. Por ser uma plataforma brasileira, o suporte é feito primordialmente em português, mas também em inglês e espanhol.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como passar na imigração de qualquer país
Como funciona a Worldpackers? Passo a passo
A Worldpackers tem como objetivo tornar as viagens mais acessíveis e significativas, permitindo que as pessoas explorem o mundo enquanto desenvolvem novas habilidades, ganham experiência de vida e contribuem para as comunidades locais.
Confira, abaixo, o passo a passo pra fazer intercâmbio voluntário pela Worldpackers:
1. Crie uma conta na Worldpackers
O primeiro passo é criar uma conta na plataforma da Worldpackers. Você pode criar seu perfil gratuito na plataforma e ver todas as vagas, mas pra aplicar e confirmar os voluntariados você precisa se tornar membro.
Você vai precisar preencher alguns dados pessoais e criar um perfil que será visualizado pelos anfitriões, que vai incluir informações sobre você, as suas habilidades e experiências de viagem.
Nesse post, você vai encontrar dicas de como criar um perfil completo e como fazer uma aplicação com mais chance de ser aceita pelos anfitriões!
Usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP você ganha $10 dólares de desconto e paga apenas $39 dólares (plano solo) pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses com hospedagem, comida e outros benefícios!
2. Pesquise vagas nos destinos que você quer conhecer
Depois de criar sua conta, navegue pelas oportunidades de intercâmbio voluntário disponíveis na plataforma e escolha um destino e um projeto que atenda às suas necessidades e interesses.
O legal da Worldpackers é que você consegue filtrar as vagas tanto pelos destinos quanto pelos objetivos da viagem, duração do voluntariado, tipo de acomodação, etc.
3. Encontre vagas interessantes que se conectem com seus objetivos
Ao selecionar os filtros desejados, você terá uma variedade de projetos disponíveis, mas isso não quer dizer que todos são perfeitos pra você. Por isso, leia a página dos anfitriões pra entender mais sobre o projeto, sobre as tarefas que você vai precisar fazer e o que você vai ganhar.
Leia a proposta do projeto com atenção pra ver se tem a ver com o que você busca, seus objetivos de viagem e suas necessidades.
4. Leia com atenção as avaliações dos voluntários anteriores
Sempre leia atentamente todas as avaliações dos voluntários anteriores pra você alinhar suas expectativas. Caso seja necessário, você pode mandar uma mensagem privada pros viajantes da plataforma pra pedir mais detalhes de como foi a experiência.
Lembre-se de ler atentamente todas as informações e políticas relacionadas ao projeto de voluntariado antes de aplicar, e entrar em contato com o anfitrião pra esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações.
A Worldpackers também oferece suporte ao viajante durante todo o processo, incluindo informações sobre questões de visto, como viajar de forma segura e sustentável, etc.
Além disso, a plataforma possui um sistema de avaliações e comentários, permitindo que os usuários avaliem a experiência e forneçam feedback sobre os anfitriões e os viajantes.
5. Verifique a disponibilidade de datas
Verifique as suas datas disponíveis e confirme se elas são compatíveis com as datas do projeto de voluntariado que você escolheu.
Caso você queira muito fazer o voluntariado e as datas não sejam compatíveis por questões de poucos dias, é possível se aplicar com as datas disponíveis na plataforma e depois mandar uma mensagem pro anfitrião pelo chat explicando a sua disponibilidade, pra ver se teria como ele te receber antes ou depois das datas escolhidas ou até mesmo ficar menos ou mais tempo do que o indicado.
A chave de um voluntariado legal é a transparência, boa comunicação e honestidade desde o início. Então, não tenha medo de conversar com o anfitrião pra ver se vocês conseguem chegar num acordo legal pra ambas as partes.
Muito importante frisar, que tudo que você decidir e acordar com o anfitrião deve estar registrado na plataforma na Worldpackers através do chat, só assim o suporte pode te auxiliar, caso alguma coisa aconteça fora do combinado.
6. Aplique pra várias vagas ao mesmo tempo
Quando encontrar os projetos de voluntariado que atendam às suas necessidades e estejam disponíveis nas suas datas, candidate-se escolhendo as datas e respondendo às perguntas dos anfitriões.
É recomendado aplicar pra mais de uma vaga ao mesmo tempo, especialmente se você tiver procurando oportunidades em destinos populares ou em datas específicas. Candidatar-se para mais de uma vaga aumenta as suas chances de encontrar uma oportunidade de voluntariado que se encaixa em seus interesses e habilidades.
Ao aplicar pra várias vagas ao mesmo tempo nas mesmas datas, é importante ter em mente que você pode ser aceita pra todas, isso significa que você vai precisar escolher uma delas e recusar as outras ou tentar mudar as datas das outras oportunidades. Mas, sempre seja muito transparente com os anfitriões e responda sim ou não pra que os anfitriões não fiquem esperando e possam dar a oportunidade pra outro viajante.
7. Converse com o anfitrião e tire todas as suas dúvidas
Esse é o momento que você tem pra conhecer mais sobre o anfitrião e o projeto, bem como fazer perguntas específicas sobre a experiência (quais os dias de folgas, qual o turno das tarefas, tem outros voluntários ajudando, etc).
Tire todas as suas dúvidas e inclusive confirme o que já está na página do anfitrião, por exemplo: Eu vi que é quarto compartilhado, quantas pessoas dividem esse quarto? Eu vi que vocês dão almoço, tem horário certo?
Esse é o momento pra você alinhar expectativas e tirar todas as suas dúvidas. Outra coisa importante, se você tem alguma restrição alimentar ou alergia, é legal avisar o anfitrião pra saber se ele consegue te atender em termos de alimentação.
8. Confirme o seu intercâmbio voluntário
Depois de enviar a sua aplicação e conversar com você no chat da plataforma, o anfitrião vai revisar o seu perfil e decidir se deseja aceitá-la como voluntária ou não. Se você for aceita, o anfitrião confirmará o seu voluntariado tem enviando um convite pelo chat da Worldpackers.
Pra confirmar o voluntariado, você precisa aceitar o convite do anfitrião feito no chat. Assim, em poucos minutos, você vai receber a confirmação do voluntariado por e-mail.
9. Prepare-se pra sua viagem
Depois de confirmar o seu voluntariado, planeje a sua viagem comprando as passagens aéreas/transporte, seguro viagem e outras necessidades de viagem, como por exemplo o visto de turista como o destino necessite, como é o caso dos EUA e Japão.
Outra coisa importante é entrar em contato com o anfitrião, mais perto do dia da sua viagem, pra discutir os detalhes sobre a chegada: se vai ter carona, como você faz pra chegar no lugar do voluntariado, etc.
Intercâmbio voluntário é trabalho escravo?
Não, fazer intercâmbio voluntário não é escravidão. O trabalho voluntário oferecido através da plataforma é uma troca de habilidades em que os viajantes realizam tarefas em troca de hospedagem, alimentação e outras experiências culturais. Os viajantes não são forçados a trabalhar, mas sim concordam em realizar as tarefas em troca dos benefícios oferecidos pelos anfitriões.
A definição de trabalho escravo é “trabalho forçado que envolve restrições à liberdade do trabalhador, onde ele é OBRIGADO a prestar um serviço, sem receber um pagamento ou receber um valor insuficiente para suas necessidades e as relações de trabalho costumam ser ilegais e insalubres”.
Ao fazer voluntariado VOCÊ ESCOLHE se quer ou não fazer (você não é obrigado a fazer se não vê sentido nessa troca e nessa experiência), qual anfitrião vai escolher, que tipo de experiência vai viver, quantas refeições vai ter, existe um limite de horas semanais na troca colaborativa (32 horas) e o mais importante: VOCÊ PODE IR EMBORA QUANDO QUISER! Sua liberdade de ir e vir não está cerceada. E, em alguns casos, você pode sim receber pela ajuda, depende de cada anfitrião.
O mais importante é entender que o intercâmbio voluntário é uma forma de TROCA COLABORATIVA onde ambas as partes saem ganhando em termos de aprendizados, experiências e networking!
Como os anfitriões da Worldpackers são aprovados?
A Worldpackers exige que todos os anfitriões sigam um conjunto de diretrizes éticas que proíbem a exploração de trabalho voluntário e garantem que os viajantes sejam tratados com respeito e dignidade. Os anfitriões também devem oferecer um ambiente seguro e saudável, além de cumprir com todas as leis e regulamentos locais.
No entanto, é importante observar que, como em qualquer troca humana, podem ocorrer abusos ou exploração em algumas situações. A Worldpackers tem um processo de denúncia para relatar abusos ou comportamentos inapropriados e se esforça para garantir que todos os usuários (anfitriões e viajantes) da plataforma sigam as diretrizes éticas e trabalhem juntos em um ambiente respeitoso e justo.
Além disso, não é qualquer projeto ou estabelecimento que pode entrar na Worldpackers e muito menos abrir uma vaga do jeito que quiser. Existe uma equipe por trás das aprovações dos anfitriões, que confere referências online em outras plataformas (desde notas até comentários) e a real necessidade do projeto em receber voluntários e porquê.
No entanto, é sempre importante que os viajantes deixem seus feedbacks e avaliações para que a plataforma possa sempre manter o padrão de qualidade das experiências.
Caso você identifique um anfitrião que esteja fugindo do conceito do que é o voluntariado, entre em contato imediatamente com o suporte da Worldpackers (support@worldpackers.com) pra denunciar.
É seguro viajar pela Worldpackers?
A Worldpackers se esforça pra garantir a segurança dos viajantes e promover experiências de viagem positivas para todos os envolvidos, inclusive pros anfitriões. A plataforma possui um sistema de verificação de perfil, que inclui a verificação da identidade e da reputação dos usuários, bem como a verificação da qualidade das oportunidades de voluntariado e acomodação oferecidas pelos anfitriões.
A plataforma também possui um sistema de avaliações e comentários, permitindo que os usuários avaliem a experiência e forneçam feedback sobre os anfitriões e os viajantes. É sempre importante que os viajantes e anfitriões deixem seus feedbacks e avaliações para que a plataforma possa sempre manter o padrão de qualidade das experiências para ambas as partes.
Além disso, a Worldpackers oferece orientações e recursos para ajudar os viajantes a planejar suas viagens de forma segura e responsável, incluindo informações sobre questões de visto, seguro viagem, vacinas, segurança pessoal e aconselhamento sobre como viajar de forma sustentável.
No entanto, é importante lembrar que viajar sempre envolve imprevistos, e a Worldpackers não pode garantir a segurança de todos os aspectos da experiência de viagem. É responsabilidade dos viajantes avaliar cuidadosamente as oportunidades disponíveis, fazer perguntas aos anfitriões, buscar informações sobre o destino e tomar medidas de precaução para garantir sua própria segurança durante a viagem.
Planos da Worldpackers
A Worldpackers tem seis planos:
– Trips Solo: $39 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Solo: $89 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Solo Plus: $119 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Trips Casais/Amigos: $49 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Casais/Amigos: $109 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
– Pack Casais/Amigos Plus: $139 usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP
Os planos trips dão acesso à trocas colaborativas de habilidades por acomodação com anfitriões em mais de 140 países do mundo. Ou seja, você pode conversar com os anfitriões e confirmar oficialmente seu voluntariado pela plataforma da Worldpackers.
Enquanto que os planos Pack dão acesso aos mesmos benefícios do plano Trips + acesso a todos os cursos da WP Academy, que é um conglomerado de cursos que compartilham diferentes expertises sobre nomadismo digital, viagens com propósito, aprender idiomas, marketing digital, planejamento de viagem, etc. Além disso, os planos Pack dão também diversos descontos em seguro viagem, Booking.com, chip internacional de viagem, etc.
Precisa falar inglês pra fazer voluntariado?
Não! Falar outras línguas não é um impeditivo pra fazer voluntariado. Apesar de que falar inglês sempre ajudar na comunicação sim!
Cada anfitrião coloca na descrição da sua página os requisitos pro seu projeto. São eles que definem quais são as línguas necessárias e qual o nível de proficiência que eles esperam de um voluntário.
A Worldpackers em si não estipula qualquer pré-requisito ou restrição de língua pra utilização da plataforma.
Você consegue encontrar muitos anfitriões no Brasil e Portugal, por exemplo, que só pedem mesmo o português! Mas, eu conheço pessoas que aprenderam inglês e espanhol fazendo voluntariado.
Essas pessoas aplicavam pra vagas que não precisavam interagir com o público e deixaram claro na hora da aplicação na vaga que não falavam a língua, MAS QUERIAM APRENDER E AJUDAR! Por isso, seja honesto e transparente com seu anfitrião sobre as línguas que você fala, mas mais do que tudo
ESTEJA ABERTO A APRENDER!
Leia também:
Como fazer a sua aplicação se destacar na Worldpackers
Como passar na imigração fazendo voluntariado
Como fazer voluntariado em casal ou com amigos
O que está e o que não está incluído no intercâmbio voluntário?
O que está incluído e o que não está incluído no intercâmbio voluntário da Worldpackers pode variar dependendo do anfitrião e do tipo de oportunidade de voluntariado oferecida. Por isso, sempre leia atentamente a página do anfitrião e as avaliações do projeto.
O que ESTÁ incluído no intercâmbio voluntário:
Hospedagem
Todos os anfitriões devem oferecer um lugar para os voluntários ficarem durante o período do intercâmbio voluntário. Pode ser uma das três opções abaixo:
– Quarto privado
– Quarto compartilhado
– Tenda
Alimentação
Muitas vezes, os anfitriões também oferecem refeições para os voluntários durante a estadia. Pode ser uma das opções abaixo:
– 1 refeição
– 2 refeições
– 3 refeições
– Cozinha disponível
Outros benefícios
Passeios, cursos (yoga, meditação, permacultura), tours, bicicleta, drinks, prancha de surf, transfer, lavanderia entre outras coisas. Tudo isso vai depender de anfitrião pra anfitrião.
Experiências culturais
Os voluntários também têm a oportunidade de participar de experiências profundas com a cultura e pessoas locais. Além de fazer novas conexões, networking e muito amigos.
Novas habilidades
Desenvolvimento de novas habilidades e até de outras línguas.
Seguro Worldpackers
Caso o voluntariado infrinja alguma regra acordada previamente na plataforma. Isso significa que a Worldpackers pagará ao viajante 3 noites de hospedagem em outro hostel na mesma cidade e o suporte da plataforma ajudará na realocação daquele viajante em outro anfitrião. Leia mais sobre o Seguro Worldpackers aqui.
Suporte e orientação
A Worldpackers oferece suporte e orientação para os voluntários antes, durante e depois de suas viagens, através do blog da plataforma ou do próprio suporte (support@worldpackers.com).
O que NÃO ESTÁ incluído no intercâmbio voluntário:
Passagens aéreas e transportes
Os viajantes são responsáveis por suas próprias passagens aéreas, transportes e outros custos de viagem.
Seguro viagem
Os viajantes devem adquirir seu próprio seguro viagem pra cobrir despesas médicas ou outras emergências.
Gastos pessoais
Os viajantes são responsáveis por seus próprios gastos pessoais, como transporte local, souvenirs, comidas que não estejam incluídas no voluntariado, passeios, etc.
Visto de turista
Pra fazer voluntariado você usa o visto de turista, mas alguns países solicitam o visto de turista com antecedência e esse visto tem um custo, como é o caso dos Estados Unidos e Japão (entre outros). Por isso, confira no site do país que você está indo quais são os documentos requeridos para turistas visitarem.
Vale lembrar que as condições de cada voluntariado podem variar, por isso é muito importante ler atentamente as informações fornecidas pelo anfitrião e fazer todas as perguntas necessárias antes de ir.
Pra se inscrever nos voluntariados da Worldpackers e conversar com os anfitriões você precisa ser membro verificado e investir $49 dólares por ano. Use o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP e ganhe $10 dólares de desconto pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses com hospedagem, comida e outros benefícios!
Prós e contras de fazer intercâmbio voluntário
Viajar fazendo um intercâmbio voluntário pode ser uma maneira única e gratificante de viajar e experimentar novas culturas. No entanto, há alguns prós e contras que devem ser considerados nesse estilo de viagem:
Prós de fazer intercâmbio voluntário
Economia de dinheiro
Como o intercâmbio voluntário é feito em troca de hospedagem, alimentação e outras experiências culturais, os viajantes podem economizar bastante dinheiro nas suas viagens.
Imersão cultural
Fazer um intercâmbio voluntário pode ser uma oportunidade única de mergulhar em novas culturas e aprender mais sobre a vida local em diferentes partes do mundo.
Conexão com pessoas
Fazer voluntariado te permite conhecer novas pessoas do mundo todo, incluindo outros viajantes e anfitriões locais.
Desenvolvimento de habilidades
Fazer intercâmbio voluntário pode ajudar a desenvolver novas habilidades, melhorar o seu currículo e ter experiências que podem ser úteis em futuras oportunidades de trabalho.
Aprendizado de novas línguas
Dependendo de quanto tempo você vai ficar no voluntariado, é possível aprender outra língua (tanto inglês quanto espanhol), através das conversas com o anfitrião, outros voluntários e hóspedes.
Contras de fazer intercâmbio voluntário
Variação de qualidade das oportunidades
Nem todos os voluntariados oferecidos pelas plataformas são de alta qualidade. É importante avaliar cuidadosamente as oportunidades, ler as avaliações dos voluntários que já foram e fazer perguntas aos anfitriões antes de concordar em ir pro voluntariado.
Pode ser cansativo
Fazer voluntariado numa viagem significa ceder algumas horas do seu dia (entre 4 a 6 horas com dias de folga), isso quer dizer que pode ser cansativo e exigente, especialmente se você não estiver acostumado a fazer determinadas tarefas. Além, é claro, que você vai ter que adequar o seu momento de turismo pros horários e/ou dias de folga.
Dificuldades de comunicação
Em alguns casos, pode haver dificuldades de comunicação entre os viajantes e os anfitriões, especialmente se vocês não falam a mesma língua. É importante considerar isso ao escolher um voluntariado.
Não é adequado para todos
Fazer intercâmbio voluntário não é adequado para todos os tipos de viajantes. Algumas pessoas podem preferir ter mais liberdade em suas viagens e não querem se comprometer com o trabalho voluntário.
É possível aprender outra língua fazendo voluntariado?
Sim, é possível aprender outra língua fazendo intercâmbio voluntário. De fato, essa pode ser uma maneira eficaz – e mais barata – de melhorar suas habilidades linguísticas e se tornar mais fluente em outro idioma.
Ao fazer um intercâmbio voluntário num país estrangeiro, você terá a oportunidade de imergir completamente na língua e cultura local. Você vai poder interagir com as pessoas locais, o anfitrião, outros voluntários e até mesmo hóspedes e usar o idioma (inglês ou espanhol) em situações do dia a dia, o que pode ajudar na adaptação do idioma e aprender novas palavras e expressões.
Além disso, ao fazer voluntariado em um ambiente internacional, você poderá interagir com pessoas de diferentes nacionalidades e origens, o que pode te ajudar a praticar ainda mais suas habilidades linguísticas e aprender novas formas de se comunicar.
Outra coisa interessante de pontuar é que mesmo voluntariados no Brasil oferecem a oportunidade de interação com outras línguas, já que você terá oportunidade de conversar com viajantes/hóspedes internacionais. No voluntariado que eu fiz em Cabo Frio, eu tive a oportunidade de conhecer um grupo de argentinos que ficaram muito meus amigos e foi ótimo fazer a imersão no espanhol durante o meu voluntariado.
No entanto, é importante lembrar que aprender um novo idioma requer esforço e dedicação. Fazer um intercâmbio voluntário não é garantia de que você vai automaticamente se tornar fluente em outro idioma, mas pode ser uma experiência enriquecedora que vai te ajudar a se familiarizar com a língua e a cultura local.
A Worldpackers dá ajuda de custo?
A Worldpackers não oferece ajuda financeira pros voluntários. O intercâmbio voluntário tem como objetivo oferecer aos viajantes a oportunidade de fazer uma imersão cultural através das trocas colaborativas.
No entanto, os anfitriões da Worldpackers podem oferecer benefícios adicionais além da hospedagem e alimentação, como descontos em atividades, drinks, cursos ou transporte local – e, em alguns casos específicos, os anfitriões também podem oferecer uma ajuda de custo, mas não é muito comum.
É importante ler atentamente as informações fornecidas pelo anfitrião antes de se comprometer com a oportunidade de voluntariado, para entender exatamente o que está incluído na oferta e o que é esperado em troca.
Existem algumas razões pelas quais a Worldpackers não oferece ajuda financeira aos seus voluntários. Em primeiro lugar, a missão da empresa é oferecer aos viajantes a oportunidade de ter uma experiência autêntica em uma nova cultura, em um ambiente seguro e de baixo custo.
A Worldpackers acredita que a troca de habilidades e experiências é uma forma valiosa de enriquecimento pessoal, e que oferecer acomodação e comida nas trocas colaborativas é uma maneira de tornar essa experiência acessível a mais pessoas.
Além disso, muitos dos anfitriões da Worldpackers são organizações sem fins lucrativos ou empresas locais que dependem de trabalho voluntário para continuar a operar. Ao oferecer acomodação e comida em troca do intercâmbio voluntário, a Worldpackers ajuda essas organizações a obter o apoio necessário para continuar a operar e oferecer serviços importantes para suas comunidades locais.
Por fim, é importante lembrar que o intercâmbio voluntário é uma troca colaborativa. Os voluntários oferecem suas habilidades e tempo em troca de acomodação, comida e imersão cultural. É uma oportunidade para aprender novas habilidades, conhecer novas pessoas e contribuir positivamente para as comunidades locais.
Embora não haja ajuda financeira disponível, muitos voluntários relatam que a experiência de voluntariado pela Worldpackers é altamente enriquecedora e vale o esforço e o investimento pessoal necessário para realizar essa jornada.
Como fazer dinheiro no voluntariado
A Worldpackers oficialmente não dá ajuda de custo pros voluntários, mas isso não quer dizer que você não possa fazer dinheiro durante o voluntariado. Existem diversas formas de você fazer um dinheirinho extra, vamos dizer… fazendo bicos enquanto você faz voluntariado.
Além disso, alguns anfitriões (não são todos e nem muitos) oferecem sim ajuda de custo caso os voluntários queiram fazer horas extras (além das que foram acordadas pela plataforma).
Uma amiga ganhou dinheiro pra ficar na recepção do hostel que ela ajudava na Croácia, outra amiga ganhou um bom dinheiro ajudando um hotel ecológico na França e no voluntariado que eu fiz em Portugal, meu anfitrião também disse que podia pagar pelas horas extras durante a alta temporada da colheita das framboesas.
É claro, que tudo isso deve ser negociado e aceito pelo voluntário. Você não é obrigado a aceitar horas extras e, se aceitar, tenha certeza de que será benéfico pra você.
Caso você queira ter algumas ideias de como fazer uma renda extra enquanto faz o seu intercâmbio voluntário, eu escrevi um post sobre como ganhar dinheiro fazendo voluntariado.
Assista também o vídeo abaixo pra ter mais algumas inspirações em relação a isso!
Leia também:
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Como passar na imigração fazendo voluntariado?
O trabalho voluntário não é caracterizado como um trabalho especializado onde você precisa de visto pra trabalhar. Ou seja, quando você decide fazer um intercâmbio voluntário você pode ir apenas com seu VISTO DE TURISTA!
Como turista você pode usar a plataforma da Worldpackers em qualquer lugar do mundo desde que respeite os limites do seu visto de turista em cada local.
Aqui estão algumas dicas pra ajudá-la a passar pela imigração ao fazer voluntariado:
Tenha documentação adequada
Certifique-se de ter toda a documentação necessária para entrar no país, incluindo passaporte válido, passagem de saída, visto de turista (se necessário) e confirmação da reserva do voluntariado ou confirmação de hospedagem. Verifique as exigências de visto do país para onde está viajando.
Explique o motivo da viagem
Quando você decide viajar pelas Worldpackers ou fazer qualquer outro tipo de plataforma de voluntariado, é extremamente importante que você não mencione isso na imigração!
Isso porque os agentes da imigração podem não conhecer essas plataformas de voluntariado e acharem que a sua ideia é entrar no país pra trabalhar ilegal. Além disso, a palavra voluntariado em inglês significa “work exchange”, que pode ser complicado de explicar em outra língua que você não está indo trabalhar ilegal.
Então, pra evitar qualquer tipo de estresse na imigração, a melhor dica pra quem está indo fazer voluntariado é dizer que está indo turistar no país. Não precisa dar muito mais detalhes e nem começar a inventar histórias cabulosas pra tentar parecer que você vai SÓ turistar.
Milhares de turistas entram todos os dias naquele país e entram apenas dizendo que vão fazer turismo, então relaxe e faça isso também, o que não deixa de ser verdade já que você também vai turistar. A única coisa que você precisa fazer é NÃO mencionar que também vai fazer voluntariado.
Esteja preparado pra responder perguntas adicionais
Os oficiais de imigração podem fazer perguntas adicionais, como detalhes sobre a sua passagem de saída, seu roteiro da viagem, se vai encontrar algum amigo, etc. Esteja preparado para responder essas perguntas de maneira clara e concisa. Recomendo que leia também o post que eu fiz sobre como passar pela imigração de qualquer país.
Esteja preparado pra mostrar o seu comprovante de renda
Alguns países podem exigir que você demonstre que tem dinheiro suficiente para se sustentar durante a estadia. Tenha uma prova de suporte financeiro suficiente, como extratos bancários ou cartões de crédito.
A Worldpackers pode fornecer algumas informações gerais sobre os requisitos de visto de diferentes países, mas não pode fornecer aconselhamento jurídico ou imigratório individualizado. É responsabilidade do viajante obter os documentos necessários antes da viagem e cumprir com as leis e regulamentos do país de destino.
Como todo mundo tem dúvida sobre esse assunto, eu escrevi um post completo sobre imigração fazendo voluntariado.
Precisa ter experiência na área pra fazer intercâmbio voluntário?
Não é necessário ter experiência prévia na área para fazer um intercâmbio voluntário. A maioria dos anfitriões estão dispostos a treinar e orientar os voluntários sem experiência anterior pra realizar as atividades necessárias.
No entanto, é importante que o voluntário esteja disposto a aprender e se adaptar às novas condições de trabalho e cultura. Além disso, é essencial que o voluntário tenha um interesse genuíno em contribuir com o projeto.
Antes de se inscrever em um intercâmbio voluntário, é importante pesquisar sobre o projeto e ler as avaliações de voluntários anteriores pra entender as expectativas e necessidades do local e verificar se é uma opção adequada pras suas habilidades e interesses.
Mas, dependendo do tipo de tarefa do seu voluntariado, pode ser pedido sim algum tipo de experiência, como, por exemplo, voluntariado em redes sociais, vídeo e fotografia. Se for o caso, o anfitrião provavelmente vai te fazer algumas perguntas antes e, se você tiver na dúvida, pergunte sobre isso no chat da plataforma.
Pode fazer voluntariado em casal, com filhos ou pets?
Sim, é possível fazer voluntariado em casal, com filhos ou com pets, dependendo do anfitrião. Algumas oportunidades de voluntariado podem ter requisitos específicos, como habilidades ou experiências, mas muitos projetos são abertos a voluntários de todas as idades (a partir dos 18 anos) e formações.
No caso de casais, é possível aplicar com dois perfis solos pro mesmo anfitrião ou fazer um perfil de dupla e aplicar junto. Se você pensa em fazer alguns voluntariados em dupla e outros sozinho(a), recomendo cada pessoa comprar o plano WP Trips solo e aplicar pros mesmos voluntariados, dessa forma vocês continuam viajando juntos, mas sem ficar preso um ao outro.
Se você sempre vai viajar com a sua dupla, aí sim vale a pena fazer o plano WP Trips casais/amigos, pois dessa forma vocês sempre vão aplicar pros anfitriões oficialmente como uma dupla.
Em relação às tarefas, horários e acomodação, isso tudo vai depender de cada anfitrião e, por isso, é muito importante ler a descrição do projeto e as avaliações dos outros voluntários e também fazer todas as perguntas no chat da plataforma.
Já para famílias com filhos, existem projetos de voluntariado que permitem a participação de crianças, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Nesse caso, projetos ecológicos tem muito mais abertura para receber crianças do que, por exemplo, um hostel. Mas, é preciso confirmar com o seu anfitrião durante a aplicação pra vaga.
No caso de pets, os voluntariados que permitem a presença de animais de estimação são mais limitadas, pois nem todos os projetos podem acomodar animais. No entanto, existem algumas opções disponíveis, especialmente em projetos relacionados a animais ou projetos ecológicos. Mas, é preciso confirmar com o seu anfitrião durante a aplicação pra vaga.
Antes de aplicar pra um voluntariado em casal, com filhos ou com pets, é importante verificar as políticas e restrições do projeto e entrar em contato com os anfitriões para esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações. É importante lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário pagar uma taxa adicional para cobrir os custos de acomodação e alimentação para acompanhantes extras.
Eu escrevi um post completo sobre como fazer voluntariado em casal ou com amigos.
É possível emendar um voluntariado no outro?
Sim, é possível emendar um voluntariado no outro, desde que as datas dos projetos sejam compatíveis. Na Worldpackers, você pode aplicar pra várias vagas de voluntariado ao mesmo tempo.
Ao planejar voluntariados consecutivos, é importante levar em consideração o tempo necessário para viajar entre os destinos. Certifique-se de planejar seu tempo adequadamente para evitar conflitos de datas e garantir que você tenha tempo suficiente para descansar e se preparar para o próximo voluntariado.
Também é importante lembrar que cada voluntariado tem as suas próprias exigências e necessidades. Converse com os anfitriões sobre a sua disponibilidade e expectativas antes de confirmar o seu voluntariado. Dessa forma, você poderá garantir uma transição suave entre os projetos e aproveitar ao máximo as suas experiências de voluntariado.
É possível fazer turismo durante o voluntariado?
Sim! Você consegue fazer turismo nos seus tempos off (antes ou depois do voluntariado) ou nos seus dias de folga. Por exemplo, no meu voluntariado em Paraty, eu podia escolher o horário que eu começava. Então, às vezes eu tava aproveitando a praia de manhã e, à vezes de tarde. Mas, sempre que eu não tava no voluntariado eu tava turistando.
Você não precisa necessariamente esperar o seu dia de folga pra turistar, você pode fazer qualquer coisa que você queira quando não está no seu turno do voluntariado.
No entanto, é importante ter em mente que o principal objetivo do intercâmbio voluntário é contribuir com o projeto. Então, é muito importante que você tenha responsabilidade com seus horários e tarefas do voluntariado.
Quais são as plataformas de intercâmbio voluntário?
Existem diversas plataformas de intercâmbio voluntário disponíveis, cada uma com suas próprias características e valores. Leia esse post com algumas ideias pra viajar mais barato.
Como eu uso a Worldpackers desde 2018, que é uma empresa brasileira com suporte em português, e sempre tive experiências maravilhosas com essa plataforma, assim como eu acho o site da Worldpackers muito intuitivo e fácil de usar, eu sempre recomendo essa plataforma pros meus seguidores, porque eu posso falar com propriedade das experiências que eu vivi.
Mas, eu sei que existem outras plataformas de intercâmbio voluntário que também são boas, só que infelizmente eu não posso falar profundamente sobre elas, porque eu nunca usei. De qualquer forma, vou listar elas abaixo, caso haja curiosidade:
Worldpackers
Oferece oportunidades de voluntariado em projetos relacionados à hospitalidade, atividades ao ar livre, projetos sociais, holísticos e ecológicos, ensino de idiomas e outros tipos de tarefas em mais de 140 países. O custo para se tornar membro varia de acordo com o plano escolhido, mas geralmente varia entre $49 e $119 por ano.
Usando o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP você ganha $10 dólares de desconto e paga apenas $39 dólares (plano solo) ou $49 dólares (plano dupla) pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses com hospedagem, comida e outros benefícios!
Confira aqui todos os planos da Worldpackers
Workaway
Oferece oportunidades de voluntariado em todo o mundo, com uma ampla variedade de projetos disponíveis. O custo para se tornar membro é de $49 dólares por ano.
HelpX
Também oferece oportunidades de intercâmbio voluntário em todo o mundo, com foco em projetos relacionados à agricultura, projetos ecológicos, fazendas orgânicas e permacultura. O custo para se tornar membro é de €20 por dois anos.
WWOOF
Especializado em oportunidades de voluntariado relacionadas à agricultura, projetos ecológicos e sustentáveis, permacultura, etc em vários países do mundo. O custo para se tornar membro varia de acordo com o país, mas geralmente varia entre €10 e €55 por ano.
HelpStay
Oferece oportunidades de voluntariado em projetos relacionados à hospitalidade, como pousadas, albergues, ecolodges e outros tipos de hospedagem. O custo para se tornar membro é de €42,99 por ano.
Hippohelp
Oferece oportunidades de intercâmbio voluntário em projetos relacionados à agricultura, educação, arte e cultura em todo o mundo. O custo para se tornar membro é de €19,99 por ano.
Vale lembrar que os valores dessas plataformas podem variar com o tempo e com tipo de plano (solo ou casal), por isso é sempre importante verificar essas informações diretamente no site de cada plataforma. Além disso, é importante pesquisar cuidadosamente os projetos/anfitriões disponíveis e os prós e contras de cada plataforma pra garantir que a plataforma escolhida atenda às suas necessidades e expectativas.
Bom, eu espero que esse post tenha sido útil! Se você conhece alguém que tá querendo viajar mais barato pelo mundo, compartilhe esse post pra ajudar mais pessoas. Afinal, já deu pra perceber que fazer intercâmbio voluntário é uma experiência muito enriquecedora.
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima.
Mary