13 mirantes gratuitos no Porto para você visitar – Portugal
Confira os melhores mirantes no Porto para você visitar de graça na sua visita à Portugal. O Porto tem diversos mirantes com paisagens lindas.RELATO ESCRITO POR CAMILA ALDRIGHI
Oi mozões! Aqui é a Camila do Maracujá Roxo e tô invadindo o Vida Mochileira mais uma vez! Dessa vez, quero contar um pouco melhor sobre os melhores lugares para apreciarem a vista do Porto e fazerem as suas fotchenhas, claro! Ah! Não esquece! Quem acompanhou a Mary e me acompanhou nos stories do instagram já soube disso tudo em primeira mão! Então corre lá e segue a gente!
Nesse post você vai ler:
- Mosteiro da Serra do Pilar
- Jardim do Morro
- Miradouro da Vitória
- Jardim das Virtudes
- Jardins do Palácio de Cristal
- Fontaínhas
- Sé
- Miradouro da Rua das Aldas
- Miradouro da Capela de Santa Catarina
- Parque das Águas (Campanhã)
- Guindalense
- Miradouro Afurada de Cima
- Bandeirinha da Saúde
- 13 mirantes gratuitos no Porto para você visitar
- Como levar dinheiro pra Portugal de forma segura
- Como ter internet ilimitada em Portugal
- Seguro viagem para viajar para Portugal
Mosteiro da Serra do Pilar
Esse eu já sei que é o lugar favorito da Mary para ver o Porto. Com uma vista realmente privilegiada e sem absolutamente nada na frente, é possível ver todo o Porto, o Douro e uma pequena parte de Vila Nova de Gaia! O espaço é do séc. XVI – XVII e desde 2012 é possível visitar uma parte dele! Hoje, uma parte é gerida por uma Irmandade e o restante do edifício pertence ao Exército Português.
Duas dicas para quem quiser visitar:
– A entrada não fica pela frente, mas por uma portinha lateral.
– Por ser muito alto e ter a vista livre, além do pôr do sol ser um dos mais bonitos, geralmente venta MUITO! Se for na época de inverno… amore! Prepara os casacos porque a friaca é garantida!
Jardim do Morro
Ao lado do Mosteiro da Serra do Pilar, o Jardim do Morro costuma ser o lugar mais turístico e, portanto, multicultural, para ver o pôr do sol na cidade. As gaivotas tomam conta do céu na hora do pôr do sol (o que ocasionalmente já levou amigos a serem cagados rsrs ainda bem que eu nunca) e tudo fica ainda mais poético se houver um artista a tocar músicas.
É um dos pontos mais tradicionais para aquela fotchenha no estilo “Mãe, cheguei ao Porto!”
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Como passar na imigração de qualquer país
Seguro viagem para viagens internacionais
Miradouro da Vitória
Escondidinho e queridinho dos turistas que fogem o mainstream, o Miradouro da Vitória é daqueles cantinhos da cidade que ainda poucos conhecem. A vista de lá é surreal. Você vai ver, da esquerda para a direita: A Sé com o paço episcopal, a Ponte Luiz I, o Mosteiro da Serra do Pilar, o Douro, o cais de Gaia e, mais abaixo e do lado do Porto, a Praça do Infante Dom Henrique, que dá exatamente pro Hard Club (um prédio em vermelho) e o Palácio da Bolsa (que também vale a visita… mas isso fica para um outro post).
Ah! Atenção que o espaço é uma propriedade privada e pode ser visitado apenas para fins turísticos. Então, não estranhe se o portão estiver fechado :/
Jardim das Virtudes
O que tem o Jardim do Morro de ser turístico, tem o Jardim das Virtudes de ser local. Local e alternativo, eu diria. De lá, é possível ver o pôr do sol virado para o lado da ponte da Arrábida
(Em falar nisso, vale a pena fazer o passeio de barco pelo Rio Douro) , com a foz e toda a beleza do encontro do Douro com o Mar. Não estranhe se sentir uma marola no ar, se encontrar pessoas fazendo malabares ou gente bebendo sentado na grama com as suas cangas. Essa é a vibe do lugar. No verão, aqui é ainda mais incrível, principalmente porque o sol se põe entre 21:00 e 22:00!
Leia mais sobre o passeio de barco no Rio Douro aqui!
Jardins do Palácio de Cristal
Daqui é possível enxergar o Douro de muitos pontos de vista, uma vez que os Jardins acompanham a margem do rio. Existe uma parte só com o que chamamos de varandas, em que pode observar mais o Douro com Gaia a frente, uma outra com um Jardim que tem as vistas mais voltadas para a ponte da Arrábida.
Fora ir aos jardins para apreciar o pôr do sol, muita gente aproveita para fazer piqueniques e descansar depois de muito estudo na Biblioteca Almeida Garrett ou depois de um dia de trabalho.
CURIOSIDADE 01
Você sabia que o nome Jardins do Palácio está no plural porque são múltiplos jardins em um só espaço?
Sim! É isso mesmo! Olha o tanto de jardins: Jardim Emílio David (logo na entrada), o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas e o Jardim dos Sentimentos. Fora estes, há ainda o Bosque, a Avenida dos Castanheiros-da-Índia e o Jardim do Roseiral. Agora que você viu que são muitos os jardins… vai explorar todos eles e descobrir qual é qual!
CURIOSIDADE 02
Você sabia que não há mais nenhum palácio de cristal?
Ainda que chamemos Jardins do Palácio de Cristal, desde 1951 o Palácio de Cristal original, que tinha aspirações no Crystal Palace londrinho, já não existe mais!!! O Pavilhão Rosa Mota, que leva o nome de uma atleta portuense, foi inaugurado em 1954 para ser o Pavilhão de Desportos (leia-se ESPORTES) da cidade do Porto. Desde 2019, o Pavilhão Rosa Mota chama-se também Arena Superbock e agora acontecem shows com frequência por ali!
Fontaínhas
Uma das regiões que ainda parece se manter mais “intocada” do Porto – se é que a gente pode dizer isso. Aqui ainda é possível ver a população mais humilde portuense vivendo normalmente no seu dia-a-dia.
Perto da região da Ponte do Infante, é possível ter uma vista incrível de uma ladeira que vai dar lá na Ribeira e também das várias casinhas com telhado de barro, tão clássicas de Portugal. É nessa região também que tradicionalmente as pessoas se encontram para passar o São João e ver os fogos da Ponte Luiz I – lembrando que essa é uma das festas mais importantes do Porto.
Leia também:
Outros roteiros completos para usar nas suas viagens
Sé
A Sé de qualquer cidade, por si só, é um monumento imponente e, como normalmente tem uma “área pra dar ainda mais visibilidade” (que pode ser uma praça, por exemplo), é possível vê-la ao longe. Se conseguimos ser vistos ao longe, isso significa que podemos ver bastante longe, certo? Exatamente!
Daqui você consegue ter uma vista incrível do Douro, da cidade com a torre dos Clérigos em destaque e também da estação de trens São Bento, que fica logo abaixo da Sé, seguindo a rua. Mas há ainda um lugar bem especial e MUITO próximo da Sé que também tem uma vista incrível!
Miradouro da Rua das Aldas
Este é um dos meus miradouros favoritos, porque a região da Sé é aquele burburinho e mix de turistas e locais. Foi uma região de pessoas muito humildes e atualmente mistura a humildade com o luxo de muitos turistas. Daqui você pode ver a Igreja e Colégio de São Lourenço (também a chamam de Igreja dos Grilos), a praça do Infante D. Henrique e também, se observar bem, o Miradouro da Vitória, nosso primeiro ponto dessa lista!
Miradouro da Capela de Santa Catarina
Localizado na parte alta do bairro das Fontaínhas, esse miradouro oferece uma vista panorâmica linda do Rio Douro e das margens de Vila Nova de Gaia. Apesar de ser um local menos conhecido, a Capela de Santa Catarina é um ponto excelente pra apreciar a serenidade do rio e observar a Ponte Luiz I a partir de um ângulo diferente.
Parque das Águas (Campanhã)
Localizado na freguesia de Campanhã, o Parque das Águas oferece um miradouro que revela um lado menos conhecido do Porto. Esse espaço verde, criado numa antiga estação de tratamento de águas, é um ótimo refúgio dentro da cidade.
A partir do miradouro, pode-se observar a parte oriental do Porto, com uma vista única sobre as áreas industriais e a natureza envolvente, que contrasta com a vista tradicional do centro histórico. É um local ideal para explorar uma faceta diferente do Porto.
Guindalense
Localizado na Rua de Campos Mártires da Pátria, bem próximo à Muralha Fernandina, perto da Esplanada do Guindalense Futebol Clube, esse miradouro é menos conhecido, mas muito apreciado pelas pessoas locais.
A vista a partir desse mirante é linda, oferecendo uma visão panorâmica do Rio Douro, da Ponte Luiz I e da Ribeira do Porto e de Vila Nova de Gaia. O local é perfeito pra quem quer aproveitar uma atmosfera autêntica do Porto, longe das multidões de turistas.
Miradouro Afurada de Cima
Esse miradouro está localizado na área da Afurada, em Vila Nova de Gaia, mais especificamente na parte alta desta pequena e tradicional vila de pescadores.
A partir do Miradouro Afurada de Cima, é possível admirar a foz do Rio Douro, com a sua mistura de águas doces e salgadas, e a vastidão do Oceano Atlântico ao fundo. A vista também abrange a linha costeira e a movimentação dos barcos na foz do rio, oferecendo uma perspectiva única do Porto e Gaia a partir de um ângulo diferente dos miradouros mais centrais.
Bandeirinha da Saúde
Esse é um dos miradouros menos conhecidos, mas muito encantador no Porto. Ele está localizado na Rua da Bandeirinha, no bairro da Vitória, próximo à Igreja de São Pedro de Miragaia.
O miradouro oferece uma vista linda sobre o Rio Douro, a Alfândega do Porto e as pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia. Daqui, também é possível ver uma parte do centro histórico do Porto e a paisagem urbana que se estende até à Foz do Douro. A vista ao entardecer é especialmente bela, com as luzes da cidade refletindo nas águas do rio.
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
13 mirantes gratuitos no Porto para você visitar
– Mosteiro da Serra do Pilar;
– Jardim do Morro;
– Miradouro da Vitória;
– Jardim das Virtudes;
– Jardins do Palácio de Cristal;
– Fontainhas;
– Sé
– Miradouro das Ruas das Aldas;
– Miradouro da Capela de Santa Catarina;
– Parque das Águas (Campanhã);
– Guindalense;
– Miradouro Afurada de Cima;
– Bandeirinha da Saúde
Como levar dinheiro pra Portugal de forma segura
A melhor forma de levar dinheiro pra Portugal ou qualquer outro destino é usando um cartão de débito internacional, como a Wise e a Nomad.
As taxas de câmbio oferecidas pela Wise e pela Nomad são melhores que as das casas de câmbio, além de serem uma opção muito mais segura do que carregar todos os seus euros em dinheiro.
Além disso, nenhuma das duas cobra taxa de anuidade, manutenção ou inatividade. O IOF% da Wise e da Nomad é de apenas 1,1% no momento da remessa, uma condição muito mais vantajosa em comparação aos 4,38% de IOF cobrados nas compras feitas com cartões de crédito.
Ter um cartão pré-pago como o da Wise e daNomad, significa que você pode transferir a quantia que quiser antes e durante a sua viagem (fazendo um PIX e o dinheiro cai no mesmo segundo). A conversão é feita automaticamente pra moeda do local na hora de pagar, ou no caso da Wise na hora mesmo da remessa você pode enviar Real pra Euros.
Eu explico melhor sobre a conta Wise nesse post completo que eu tenho no meu blog.
Abra sua conta na Wise de forma gratuita e com benefícios usando esse link.
Você também pode abrir sua conta gratuitamente na Nomad Global. Usando meu cupom MARYTELES20, você ganha 2% de cashback na primeira transferência de câmbio realizada até 15 dias. O valor máximo do cashback é de US$20.
Como ter internet ilimitada em Portugal
Nós usamos o eSIM da Holafly sempre que vamos pra Portugal ou viajamos pela Europa e sempre funciona perfeitamente. A internet da Holafly pega em mais de 200 destinos e é ILIMITADA em Portugal e em outros 152 países.
Além disso, em alguns destinos como Portugal, a Holafly permite que você use seu eSIM pra rotear até 500mb/dia de internet pra outros dispositivos.
Você pode comprar o seu eSIM ainda na sua casa, pelo site da Holafly, e instalá-lo de maneira fácil e rápida, deixando pra ativar apenas quando chegar no seu destino (desative o seu chip principal, ative o eSIM da Holafly com o roaming e está pronto pra usar).
Use o cupom VIDAMOCHILEIRA e ganhe 5% de desconto em qualquer um dos planos da Holafly.
Seguro viagem para viajar para Portugal
O seguro viagem com cobertura mínima de €30.000 euros é obrigatório para entrar nos países do Espaço Schengen, ou seja, é necessário ter seguro viagem pra viajar pra Portugal.
Eu sempre recomendo a Seguros Promo ou a SafetyWing, que são empresas que eu também uso nas minhas viagens e confio.
Eu tenho usado muito o seguro viagem da SafetyWing (porque já moro fora do Brasil há mais de um ano). Mas, se você mora no Brasil, recomendo dar uma olhada na Seguros Promo porque ela tá sempre em promoção e se você usar esse link, você pode acumular mais 5% de desconto de optar pagar na PIX.
Você já veio ao Porto? Se sim, qual o seu favorito destes todos?
Se não veio… agora já sabe onde não pode deixar de ir para tirar aquela foto linda e contemplar a vista desta cidade que ganhou 3 vezes o prêmio de
Melhor Destino Europeu!
Mestra Pokémon, dos Magos e em Design Gráfico e Projetos Editoriais. É publicitária e historiadora, mas, sobretudo, uma libriana típica. Acha que absolutamente TUDO é muito interessante – e isso faz com que goste de muitas coisas diferentes. Atualmente mora no Porto, mas aí viajou sozinha e descobriu que pertence mesmo ao mundo. Está sempre pronta para uma boa conversa, espera compartilhar um pouco da loucura de viver sozinha e descobrir alguns lugares do Porto e do mundo com você. E então, vamos?
– Blog: maracujaroxo.com
– Instagram: @maracujaroxo
– Facebook: facebook.com/omaracujaroxo
– Youtube: Maracujá Roxo
Atualizado em 14 de agosto de 2024. Originalmente publicado em 02/02/2020.