3 destinos interessantes para visitar no verão europeu
Explore 3 destinos interessantes e relactivamente econômicos para uma aventura inesquecível durante o verão europeu. Desde praias até cidades históricas.RELATO ESCRITO POR GABRIELA ARAÚJO
Viajar é uma das coisas que mais despertam o interesse dos brasileiros. Os destinos internacionais, por exemplo, sempre estão entre as opções, com destaque para os países europeus. De acordo com dados compartilhados pela empresa brasileira de turismo CVC, Lisboa, Paris, Londres, Barcelona e Roma estão entre os destinos mais procurados.
A Europa é conhecida por seus atrativos culturais e gastronômicos, mesclados com paisagens naturais e bucólicas que impressionam. Durante o verão europeu, que vai de junho a setembro no velho continente, a procura por destinos fica ainda maior, já que esse é o período mais esperado do ano na Europa. As praias ficam cheias de moradores e turistas, e diversos eventos e festivais animam a vida europeia.
Outro atrativo que chama a atenção dos turistas é a facilidade de mobilidade entre países do continente. Para os brasileiros que possuem interesse em estadias curtas na Europa, é possível viajar entre países participantes do Espaço Schengen, tratado que garante a livre circulação de moradores e turistas entre as nações.
Ainda que o verão europeu seja bastante procurado e, por isso, se configure como um período de alta nos preços, é possível buscar opções um pouco mais econômicas e igualmente fascinantes. A seguir estão três destinos ideais para visitar durante o verão europeu.
Nesse post você vai ler:
Sliema, Malta
Sliema é bastante recomendada para quem busca economizar no verão europeu, visto que é conhecida como uma das cidades com custos mais baixos da Europa. Cidade costeira animada e vibrante, Sliema também é bastante reconhecida por suas características cosmopolitas e vistas incríveis para o mar.
Uma das formas de aproveitar a cidade é fazendo o Passeio Marítimo — conhecido como “The Strand”. Nele, é possível apreciar as vistas panorâmicas do Mar Mediterrâneo, além de ser um local indicado para praticar exercícios, relaxar nos bancos à beira-mar e apreciar o pôr do sol.
A Gruta Azul, localizada próximo de Zurrieq, também é um dos pontos turísticos mais cobiçados pelos visitantes. Ela fica em uma região pontilhada por formações rochosas. Além disso, Sliema também abriga a St. Peter’s Pool, a piscina natural mais famosa de Malta. Em suas águas cristalinas, com uma mistura de verde e azul, é possível nadar com os peixes.
Para quem se interessa por compras e gastronomia, as ruas comerciais de Sliema são um verdadeiro paraíso. Com várias lojas, restaurantes e cafés, é possível explorar e saborear a culinária local, como o pastizzi — doce tradicional de Malta — e outras iguarias maltesas servidas nos cafés à beira-mar.
Para se deslocar pela cidade e pela ilha de Malta — que não exige visto para turistas —, os viajantes têm à disposição uma variedade de opções de transporte. Portanto, é possível comprar passagens de ônibus ou realizar passeios de barco. Contudo, explorar Sliema a pé também é uma opção, com a possibilidade de ser uma experiência encantadora.
Leia também:
Como funciona o cartão internacional da Wise
Como fazer o cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet ilimitada durante as viagens em mais de 120 destinos
Como alugar carro com preços acessíveis nas viagens
Costa del Sol, Espanha
A Costa del Sol, na Espanha, é uma das regiões costeiras mais populares da Europa, especialmente durante o verão europeu. Conhecida por suas praias ensolaradas, vida noturna animada e clima agradável, a Costa del Sol atrai visitantes de todo o mundo. A cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem, passeios e alimentação para todos os orçamentos, inclusive para quem deseja economizar.
Uma das cidades principais da Costa del Sol é Málaga, que une história, cultura e praias deslumbrantes. Na cidade é possível visitar o centro histórico, onde estão localizados a Catedral de Málaga, o Alcazaba — fortificação e palácio construído entre o século XI e XIV, sendo um dos mais preservados da Espanha — e o Museu Picasso.
Torremolinos é outra cidade que merece ser visitada na Costa del Sol durante o verão europeu. Ela oferece uma atmosfera animada, praias vibrantes e uma variedade de atividades para todas as idades e gostos. A cidade possui diversas praias ao longo da costa que permitem nadar nas águas do Mediterrâneo e praticar esportes aquáticos. Entre as mais populares estão a Playa de la Carihuela, Playa del Bajondillo e Playamar.
Já para quem deseja explorar a vida noturna da cidade, a rua Calle San Miguel é o local ideal. Lá é possível encontrar os mais variados bares, clubes e baladas com música ao vivo, dança e entretenimento até a madrugada. Durante o dia, a rua é o principal centro comercial da cidade, com várias lojas de souvenirs e de roupas, restaurantes, etc. É o local ideal para fazer compras, saborear tapas — aperitivo da culinária espanhola — ou apenas passear.
Um dos pontos positivos de Torremolinos é a mobilidade urbana eficiente, sendo possível se locomover pela cidade por transporte público. Além disso, há um serviço regular de trens e ônibus que ligam Torremolinos a diversas outras cidades da Costa del Sol.
Saranda e Ksamil, Albânia
No verão europeu, países como Itália, França e Espanha costumam ganhar grande parte do destaque dentro do turismo. No entanto, para quem prefere fugir um pouco da alta lotação dos destinos clássicos, existem diversos países pouco explorados no turismo.
Um bom exemplo disso é a Albânia, um país pouco conhecido, porém com uma rica cultura, boa gastronomia e muitas belezas naturais. Conhecida por ser um destino econômico na Europa, o país oferece preços acessíveis em termos de hospedagem, alimentação e entretenimento.
Saranda e Ksamil não são exceção e oferecem uma variedade de opções de acomodação para todos os orçamentos, desde hotéis e resorts até aluguéis de apartamentos e acampamentos. Ambas as cidades são famosas por suas praias de águas cristalinas e areias douradas, como a Pasqyra Beach, Ksamil Beach e Mirror Beach.
Para quem gosta de relaxar em praias mais isoladas e de praticar snorkeling, as Ilhas de Ksamil são a opção ideal. Já em Saranda, o Castelo de Lekursi é um ponto turístico que merece ser visitado. O local oferece vistas panorâmicas da cidade e do mar, além de ser possível explorar as ruínas do castelo e um ótimo ponto para ver o pôr do sol.
Já no que diz respeito à história e cultura local, as Ruínas de Butrinto — ou seja, as ruínas da antiga cidade de Butrinto — oferecem uma visão incrível da história da região. Elas ficam a apenas alguns quilômetros de Saranda, e são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.
Para chegar na Albânia, muitos turistas escolhem desembarcar no Aeroporto Internacional de Corfu, na Grécia, e depois pegar uma balsa até o território albanês. Já dentro do país, é possível comprar passagem de ônibus ou solicitar serviço de táxis para viajar entre as cidades da Albânia.
Em Saranda e Ksamil isso não é diferente, mas também é possível se locomover a pé ou de bicicleta, principalmente ao longo da costa. Para explorar áreas mais distantes ou visitar pontos turísticos fora da cidade, existe a opção de usar o transporte público local, como ônibus e táxis, ou alugar um carro para maior flexibilidade.
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Se você conhece alguém que precisa conferir esses destinos pra viajar no verão europeu, envia esse post pra essa pessoa!