A Worldpackers é confiável? É seguro de usar?
A Worldpackers é confiável? Como funciona a Worldpackers: Voluntariado e Intercâmbio Cultural. Tudo que você precisa saber, confira![artigo atualizado em 31/01/2022]
Nesse post você vai ler:
- A Worldpackers é Confiável?
- O que é o voluntariado Worldpackers
- Como funciona a Worldpackers – Aprovação dos anfitriões
- Vagas Worldpackers e Candidaturas
- Cupom de desconto 2022 – Worldpackers
- Então, a Worldpackers é confiável?
- Três principais motivos da confiabilidade Worldpackers
- Passo a passo pra fazer voluntariado em viagens
- Qual é o objetivo dos voluntariados da Worldpackers
- Benefícios de fazer voluntariado em viagens
- Dá pra aprender uma nova língua durante o voluntariado?
- Quais são os gastos de uma viagem pela Worldpackers?
- Como escolher o anfitrião certo e saber se o lugar é seguro?
- Os principais tipos de anfitriões
- Com quanto tempo de antecedência é bom aplicar para as vagas?
A Worldpackers é Confiável?
Sim! A Worldpackers é confiável e segura. Como eu recebo muitas perguntas parecidas sobre esse tema de voluntariado em viagem, eu decidi escrever um post com as dúvidas frequentes desse tipo de viagem. Pra início de conversa, eu já vou responder a pergunta do título: Sim! A Worldpackers é confiável e segura.
Nesse post você vai ver: se a Worldpackers é confiável, se é seguro viajar fazendo voluntariado, como escolher um voluntariado seguro e confiável.
O que é o voluntariado Worldpackers
A Worldpackers é uma comunidade global de viajantes e anfitriões que, desde 2014, promove milhares de conexões e experiências únicas em busca do desenvolvimento e da transformação do mundo em um lugar mais social e ambientalmente sustentável.
São mais de 8 mil anfitriões registrados na plataforma, seja de hospitalidade, projeto social, holístico ou ecológico e mais de 2 milhões de viajantes em busca de uma troca colaborativa. A comunidade da Worldpackers é justa, transparente e segura para que todos vivam experiências responsáveis, genuínas e transformadoras de viagem.
A Worldpackers é uma plataforma brasileira que permite você viajar trocando suas habilidades e seu tempo – durante algumas horas do seu dia (entre 3 a 5 horas) – por acomodação e comida em vários países do mundo.
Os voluntariados da Worldpackers estão acessíveis pra que qualquer pessoa possa fazer pesquisas no site, ou seja, você pode acessar agora www.worldpackers.com e procurar destinos que tanto sonhou em conhecer e procurar anfitriões que se conectem com seus objetivos de viagem.
Criando o seu perfil gratuito na Worldpackers você tem direito a ver todos os voluntariados disponíveis em mais de 170 países, fazer lista de desejos dos voluntariados que você quer ir e conversar com outros viajantes que já fizeram aquele voluntariado antes.
Eu sei que parece muito bom pra ser verdade e quase sempre vem aquela vozinha falando: Peraí! Mas, isso é seguro mesmo? A Worldpackers é confiável para mulheres que viajam sozinha? A Worldpackers é confiável pra quem vai fazer a primeira viagem internacional? Posso ir sem medo? Vamos falar sobre isso no próximo tópico!
Propósito da Worldpackers
O propósito da Worldpackers é promover trocas colaborativas e experiências transformadoras. E eles tentam fazer isso através dos encontros entre anfitriões que precisam de ajuda e querem fornecer trocas culturais e voluntários que querem ajudar e se desenvolver. A Worldpackers acredita que essas experiências são a maneira mais genuína de conexão.
Como surgiu a Worldpackers
Dois amigos que estavam viajando pela Califórnia em 2014 e tiveram contato pela primeira vez com o universo de voluntariado decidiram criar uma plataforma para facilitar os encontros dos anfitriões e viajantes. Antigamente, os viajantes despendiam muito tempo para procurar projetos legais e confiáveis para voluntariar. Hoje em dia, a Worldpackers é uma das plataformas mais famosas de voluntariado em viagem e compila mais de 2 mil anfitriões em mais de 130 países. Confira a história completa da Worldpackers.
Como funciona a Worldpackers – Aprovação dos anfitriões
Existe toda uma triagem e preocupação da plataforma em manter um controle, da melhor forma possível, da qualidade dos anfitriões inscritos (existe todo um processo de verificação e aprovação dos anfitriões na plataforma). Mas, infelizmente se um anfitrião falta com a palavra ou descumpre o acordo estabelecido previamente através da plataforma não é culpa da Worldpackers.
O que pode ser feito nesses casos é denunciar o anfitrião ao suporte da plataforma (e ativar seu Seguro Worldpackers) para que eles façam uma nova avaliação pra julgar se mantém ou não esse anfitrião cadastrado no sistema.
Vagas Worldpackers e Candidaturas
Você precisa investir $49,00 dólares anuais (em torno de R$ 22 reais ao mês) para ser membro da Worldpackers e ter acesso à candidatura nas vagas, conversas com os anfitriões, confirmação de aceite da hospedagem, suporte da Worldpackers antes, durante e depois da viagem e uma conta verificada que aumenta suas chances de ser aceito pelos anfitriões.
Cupom de desconto 2022 – Worldpackers
Usando o código promocional VIDAMOCHILEIRAWP você ganha $10,00 dólares de desconto e paga apenas $39,00 dólares pra viajar de forma ilimitada (por 12 meses) pra onde você quiser sem pagar por acomodação e muitas vezes sem gastar, ou gastando muito pouco, com comida.
Então, a Worldpackers é confiável?
Sim! A Worldpackers é confiável. Eu posso falar pelas experiências que vivi que achei tudo muito transparente e correto. Desde a filtragem dos anfitriões, às conversas que tive com cada anfitrião, até de fato a minha experiência viajando através da plataforma (já usei a Worldpackers 3 vezes) eu não tenho absolutamente nada do que reclamar.
A Worldpackers oferece suporte antes, durante e depois da viagem, tendo uma equipe focada em responder tanto os anfitriões quanto os voluntários num prazo de até 1 dia útil, mas até agora a média de resposta tem ficado em 7 horas. Ou seja, se você precisar de qualquer coisa, desde tirar uma dúvida boba, ou problema na plataforma até acionar o seguro da Worldpackers, você pode enviar um email para support@worldpackers.com e ter certeza de que será respondido.
Inclusive, a Worldpackers é a única plataforma de voluntariado que oferece um seguro que está alinhado com os objetivos da plataforma, que é garantir a acomodação do viajante enquanto ele colabora com um anfitrião.
Três principais motivos da confiabilidade Worldpackers
1. Rigoroso processo de aprovação dos anfitriões
Não é qualquer projeto ou estabelecimento que pode entrar na Worldpackers e muito menos abrir uma vaga do jeito que quiser. Existe uma equipe por trás das aprovações dos anfitriões, que confere referências online em outras plataformas (desde notas até comentários) e a real necessidade do projeto em receber voluntários e porquê.
Além disso, existe um formulário pra entender se o anfitrião entende o que são as trocas colaborativas e se sabe a diferença entre um voluntário e um funcionário, já que isso é muito importante pra Worldpackers, que busca proporcionar experiências culturais através da troca e não de relações de trabalho hierarquizadas.
A equipe que aprova os anfitriões também vai avaliar a vaga: tanto os requisitos quanto os benefícios pra ter certeza de que aquele projeto está em consonância com as diretrizes da plataforma. Por exemplo: Máximo de 32 horas semanais e uma acomodação gratuita pro voluntário dormir.
2. Processo de revisão das avaliações
Tanto anfitriões quanto voluntários podem avaliar a experiência e essa nota vai pro perfil de ambos. A Worldpackers busca manter as melhores experiências possíveis e, por isso, também dedica uma equipe para revisão das avaliações.
Isso significa que voluntários e anfitriões com avaliações abaixo de 4 estrelas são contatados para entender o que está acontecendo e como podem melhorar para as futuras experiências.
Caso as avaliações permaneçam baixas (tanto de voluntários quanto de anfitriões) a Worldpackers se reserva no direito de desativar a conta para prezar as experiências positivas para todos da comunidade.
Esse é um dos sistemas que eu mais gosto na plataforma e que me passa bastante credibilidade. O fato de saber que existe uma equipe gerenciando essas avaliações e matendo as experiências com alta qualidade me deixa confortável pra afirmar, mais uma vez que a Worldpackers é confiável e segura.
3. Seguro Worldpackers
O seguro Worldpackers funciona assim: Se por algum motivo o anfitrião não respeitar o acordo feito previamente através da plataforma, durante a primeira semana, a Worldpackers pagará ao viajante 3 noites de hospedagem em outro hostel na mesma cidade.
Realocações do viajante…
Assim, o suporte da plataforma atuará ativamente na realocação daquele viajante em outro anfitrião na mesma cidade. Além disso, o anfitrião que desrespeitou o acordo feito com o viajante será penalizado (depois da análise do caso) podendo até mesmo – em casos graves – ter seu estabelecimento retirado da plataforma.
No entanto, a plataforma não cobre o seguro viagem de acidentes, emergência médica, extravio de malas e voos cancelados, por exemplo. É muito importante que você tenha um seguro viagem que vá te dar a tranquilidade de viajar de forma segura.
Por tudo isso que eu descrevi acima e também pelas minhas próprias experiências de viagem usando a plataforma, eu posso dizer que a Worldpackers é confiável sim!
LEIA TAMBÉM:
Quais as diferenças entre Worldpackers e Workaway?
Como ganhar dinheiro sendo voluntário da Worldpackers
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Passo a passo pra fazer voluntariado em viagens
Pra começar a sua jornada como voluntário da Worldpackers é super simples:
1- Crie seu perfil na plataforma da Worldpackers e torne-se membro;
Pra aplicar pras vagas e conversar com os anfitriões você precisa ser membro verificado e investir $39 dólares por ano (usando meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP) que te permite viajar quantas vezes você quiser por 12 meses, aprendendo novas habilidades sem pagar por acomodação e comida (e outros benefícios) em mais de 130 países.
2- Pesquise os destinos que você quer conhecer;
3- Encontre vagas interessantes que se conectem com seus objetivos de viagem;
4- Analise as tarefas, benefícios, disponibilidade do anfitrião e as avaliações de outros viajantes sobre aquela experiência de voluntariado;
5- Aplique pra várias vagas (escolha as melhores datas pra você).
6- Converse com o anfitrião no chat e tire todas as suas dúvidas sobre o voluntariado;
7- Prepare-se pra sua viagem (compre sua passagem, faça seu seguro viagem e arrume as malas)!
Qual é o objetivo dos voluntariados da Worldpackers
Conectar viajantes que querem viajar barato e viver uma experiência mais profunda com a cidade e cultura do local com projetos (hostels, ONGs e fazendas) que precisem de ajuda.
A ideia principal da Worldpackers é permitir que os viajantes conheçam novas pessoas e novos lugares compartilhando suas habilidades em troca de acomodação e comida.
No final, todos saem ganhando: Os viajantes desenvolvem novas habilidades e vivem uma experiência de viagem completamente diferente e os anfitriões desenvolvem seus projetos de forma diversificada com viajantes do mundo inteiro se conectando e trazendo novas ideias.
Benefícios de fazer voluntariado em viagens
Fazer voluntariado em viagens vai muito além de só economizar dinheiro com hospedagem e comida. É sobre conexão com pessoas e lugares. Sobre de desenvolver como pessoa, mas também como viajante.
Ser um voluntário da Worldpackers é uma ótima oportunidade pra quem quer se desenvolver profissionalmente também, mesmo que as habilidades aprendidas não sejam na sua área de atuação.
A Worldpackers é confiável pra qualquer pessoa que queira explorar as infinitas possibilidades do mundo dos viajantes, conhecer mais a cultura e as pessoas locais e descobrir lugares menos turísticos.
Use o voluntariado para fazer uma transição de carreira
Além disso, você pode usar o voluntariado para fazer uma transição de carreira e conhecer novas áreas e, é claro, é uma ótima oportunidade de aprender e treinar uma nova língua.
Muitas empresas estão buscando hoje em dia profissionais capacitados não só na formação escolhida como também experientes em termos de vivências de mundo, afinal, é isso que te fará um profissional diferenciado.
Entenda que fazer voluntariado não é só uma forma de melhorar seu currículo (aprendendo novas línguas, por exemplo), mas também uma forma de você explorar outras áreas que você não tinha considerado antes.
Ou, até mesmo, uma forma de testar áreas que te atraem e você não tem certeza se quer arriscar nelas ainda – Então, por que não experimentar primeiro em um voluntariado para sentir a sensação de exercer aquilo para ter uma certeza mais palpável?
Por exemplo: Você acha que se daria super bem na área da educação, mas não tem certeza se quer seguir mesmo esse caminho… Aplica pra voluntariados nessa área e testa, experiência essa realidade! Só assim você vai conseguir ter uma noção melhor se isso é ou não é pra você!
Dá pra aprender uma nova língua durante o voluntariado?
Dá sim! Conheço várias pessoas que aprenderam inglês e espanhol fazendo voluntariado.
Como você está imerso numa nova cultura e tem que ouvir o tempo todo aquela língua, é mais fácil do seu cérebro se acostumar e ir acumulando vocabulário. Além disso, como você está fora da sua zona de conforto, você vai se sentir num contexto onde vai ver a necessidade de aprender mais rápido por motivos sociais de sobrevivência.
Pra quem quer aprender uma nova língua, eu recomendo ficar, pelo menos, 1 mês em cada voluntariado, dessa forma você consegue ter mais tempo para se dedicar e aprender. Quanto mais tempo no voluntariado melhor.
LEIA TAMBÉM:
Como fazer voluntariado em casal ou com amigos
Como fazer uma boa aplicação na Worldpackers
Cartão de débito internacional pra viajar
Como passar na imigração de qualquer país
Quais são os gastos de uma viagem pela Worldpackers?
Os gastos do viajante são:
– Passagem de ida até o destino;
– Seguro viagem (aconselhado);
– Visto (depende do destino que você vai);
– Gastos com passeio e extras;
– Transportes durante a viagem
Obrigação da Worldpackers:
– Oferecer acomodação através dos anfitriões cadastrados na plataforma;
Resolva o maior gasto de uma viagem: a hospedagem
O maior gasto de uma viagem, geralmente, é a hospedagem. Tendo acomodação disponível “de graça” você já consegue economizar bastante durante a sua viagem.
Pra mim, na verdade, a melhor parte de fazer voluntariado é a conexão que você faz com as pessoas, a cultura e o lugar. Existem até algumas dicas pra você fazer dinheiro durante o voluntariado pra deixar essa experiência ainda mais barata.
Como escolher o anfitrião certo e saber se o lugar é seguro?
Eu fiz um post super completo sobre tudo o que você precisa saber sobre a Worldpackers. Lá eu explico o passo a passo pra você encontrar um anfitrião bom e condizente com o seu perfil de viajante.
Acho importante mencionar que antes de você se inscrever pras vagas de voluntariado é interessante você entender o seu estilo de viagem e qual é o momento da sua vida que você está.
Os principais tipos de anfitriões
Existem diversos de anfitriões – em mais de 130 países – divididos em 3 categorias: Work Exchange (trabalho com suas habilidades); Social Impact (ONG’s, escolas e projetos sociais) e Eco Program (eco vilas, fazendas e projetos de permacultura).
Dessa forma é interessante entender se você é o tipo de pessoa que gosta de festa ou gosta de tranquilidade, se gosta de áreas rurais ou centros urbanos, etc. Pra dessa forma você poder escolher da melhor forma possível o anfitrião que vá de encontro com o seu estilo de vida.
Na página de cada anfitrião tem a descrição do projeto, o que o anfitrião te oferece e o que você tem direito. É muito importante você ler a descrição com calma e entender se faz sentido pra você participar desse projeto e como você poderia ajudar.
Outra dica importante é você conversar com o anfitrião pelo chat da Worldpackers e alinhar as expectativas de ambas as partes em relação às funções, horários, comida e acomodação. Quanto clara estiverem as informações, mais seguro você vai se sentir em relação àquele projeto.
Dica extra: leia a avaliação dos voluntários
Leia as avaliações dos voluntários que já participaram do projeto. Veja o que eles dizem sobre o anfitrião, sobre a acomodação, sobre as tarefas, sobre a comida, sobre o lugar/cidade… Tente colher o máximo de informação possível sobre o projeto através de pessoas que deixaram as avaliações na página do anfitrião. Eu recomendo só fazer voluntariado em projetos que tenham avaliações – de preferência que sejam em maioria positivas.
Outra forma de entender se aquele voluntariado é seguro e se vai te proporcionar uma experiência legal é entrar em contato diretamente com as pessoas que fizeram voluntariado lá antes.
Na lista de avaliações do projeto, na página do anfitrião, você vê as pessoas que deixaram os comentários. Existe a possibilidade de você mandar uma mensagem privada pra essas pessoas pra pedir mais informações sobre o projeto.
Qual tempo mínimo e máximo para ficar em cada voluntariado?
Depende. Cada anfitrião escolhe seu requisito pro seu estabelecimento/projeto. O tempo mínimo que já vi até hoje foi de 2 dias e o máximo que eu já vi foi de 3 meses, mas é óbvio que cada anfitrião define o que for melhor pro seu negócio e aí vai depender de você avaliar as datas e ver se serve pro seu objetivo de viagem ou não.
Seu visto e o tempo limite…
Lembre-se: Seu tempo limite de voluntariado deve respeitar o seu tempo limite do visto de turista naquele lugar. Jamais ultrapasse o tempo permitido para ficar como turista porque você pode ter sérios problemas depois e ainda pagar uma multa.
É legal falar que super rola negociar esse tempo de tempo mínimo ou tempo máximo (nesse caso, você só precisa respeitar o prazo do visto de turista do país). Por exemplo, no voluntariado que eu fiz em Cabo Frio, o mínimo eram 2 semanas, mas eu só podia ficar 6 dias.
Eu apliquei pra vaga dizendo que eu podia ficar duas semanas (porque você precisa marcar no calendário e o calendário não deixa você marcar menos do que o mínimo pedido pelo anfitrião), mas na troca de mensagens com o anfitrião eu mencionei que só podia ficar uma semana, mas que queria muito fazer voluntariado lá. O anfitrião deixou e eu voluntariei por 6 dias.
Já aconteceu também o contrário com uma amiga. Ela se inscreveu pra ficar um mês no voluntariado de Cabo Frio, mas gostou tanto que ficou por 3 meses e quando ela tava prestes a ir embora o dono do hostel chamou ela pra fazer sociedade e hoje ela é uma das sócias do hostel. Incrível, né?
Eu já fiz quatro voluntariados:
– Paraty, Rio de Janeiro (4 dias): Hostel ajudando na limpeza da área externa e cozinha;
– Montpellier, sul da França (10 dias): Fazenda ajudando com jardinagem;
– Cabo Frio, Rio de Janeiro (6 dias): Hostel ajudando na limpeza das áreas comuns, dos quartos e banheiros e controle da recepção;
– Shropshire, Ingçaterra (10 dias): haras ajudando a cuidar de cavalos.
Quem escolhe quantas horas você vai trabalhar e o que vai fazer no voluntariado?
Isso depende de cada anfitrião. Tem anfitriões que pedem 3 horas diárias e anfitriões que pedem 6 horas, confesso que o mais comum é o trabalho de 5 horas por dia com duas folgas na semana. Mas, até as folgas são definidas e descritas na página de cada anfitrião (tem gente que tem uma folga por semana e gente que tem três dias de folga).
A sua tarefa também estará descrita na página do anfitrião, mas às vezes, é muito amplo e você precisa confirma isso direitinho com ele no chat.
É importante perguntar no chat: Quantas horas de trabalho, qual será o turno do trabalho, quantas folgas você tem direito, quais serão as suas tarefas, qual será sua acomodação e quantas refeições você tem direito.
Com quanto tempo de antecedência é bom aplicar para as vagas?
Em média, recomenda-se que você aplique pras vagas com, pelo menos, um mês de antecedência. Mas, eu diria que o ideal seriam 2 meses de antecedência e, se você for pra um destino concorrido ou em alta temporada, vale aplicar com, pelo menos, 3 ou 4 meses de antecedência.
É muito recomendado que você aplique pra vários anfitriões ao mesmo tempo, já que investir todas as suas fichas em apenas um anfitrião pode ser muito arriscado.
Os anfitriões recebem várias aplicações todos os dias e também tem a questão de alguns voluntários ficarem bastante tempo no estabelecimento suprindo as necessidades que aquele anfitrião tem e aí pode ser que só abra vaga pra um novo voluntário quando aqueles voluntários antigos forem embora ou quando a demanda por ajuda aumentar.
Flexibilidade de datas e lugares
A questão da flexibilidade de datas e lugares é importante. Mas, mais do que isso, é importante também você trabalhar com muitas opções, pra em vez de depender de uma única resposta poder escolher dentre as várias respostas que você vai receber a que você mais quer ir!
Bom, eu espero que esse post tenha sido útil! Se você conhece alguém que tá querendo viajar mais barato pelo mundo, compartilhe esse post pra ajudar mais pessoas. Afinal, já deu pra preceber que a Worldpackers é confiável e segura de usar!
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima.
Mary