Conheça o visto Tier 5, o visto de voluntário no Reino Unido

0
Inglaterra
Imagem de Kai Pilger por Pixabay

Imagina poder morar por um ano na Inglaterra, ganhar experiência profissional, construir networking e de quebra ainda aprender inglês com os nativos do país. Essa é a proposta do visto de voluntário no Reino Unido (Tier 5).

O visto de voluntário no Reino Unido (Tier 5) é um visto de trabalho temporário (sem remuneração) para quem deseja ficar no Reino Unido por um curto período de tempo para conhecer mais sobre a cultura local.

Apesar de ter a mesma proposta de intercâmbio voluntário da Worldpackers, o visto Tier 5 não tem nada a ver com a plataforma, já que toda negociação desse visto é feita diretamente entre o viajante e organizações ou instituições licenciadas pelo governo.

Eu, particularmente, não vejo muita vantagem nesse tipo de visto já que com a Worldpackers o contato é muito mais simples e rápido e o valor do investimento é muito menor e é mundial.

Nesse visto de voluntário no Reino Unido você fica restrito a essa região e precisa se dedicar muito mais pra encontrar uma instituição que vá te “patrocinar” (te receber). Enquanto na Worldpackers essa a lista de anfitriões é super intuitiva.

Mas, nesse post, vamos falar tudo que você precisa saber sobre o visto de voluntário no Reino Unido (Tier 5), pra você poder avaliar os prós e contras e decidir o que é melhor pros seus objetivos de viagem.

Quanto tempo dura o visto de turista na Inglaterra?

Para os brasileiros que querem viajar pra Inglaterra (turismo, negócios ou estudos de curta duração) o tempo limite do visto de turista é de 180 dias, ou seja, 6 meses.

Antigamente diziam que esse período de 6 meses era num prazo de 1 ano, ou seja, se você ficasse os 180 dias consecutivos no Reino Unido, você precisaria esperar 6 meses para retornar ao país.

Mas, fazendo algumas pesquisas na internet não achei um site oficial que realmente confirmasse essa informação. O que está claro é que você não pode ultrapassar os 6 meses de visto de turista, ou seja, você precisa deixar o Reino Unido antes desse prazo.

Recomendação 

Alguns sites recomendam que você fique de 30 a 90 dias fora do Reino Unido antes de voltar novamente – no caso de você já ter usado seus 180 dias de visto de turista de forma consecutiva.

É claro que ficar entrando e saindo do Reino Unido com frequência em espaços curtos de tempo gera um alerta para os fiscais de imigração que podem te interrogar por assumir que você está trabalhando ilegalmente e até mesmo recusar sua entrada no país.

Caso você precise visitar o Reino Unido com frequência por motivos familiares, confira qual é o melhor tipo de visto para o seu caso, para evitar problemas na imigração.

No entanto, o que você pode fazer para otimizar os seus dias de turista na Europa é combinar e intercalar os tempos de visto de turista de cada país e ir se movimentando conforme o período de cada visto vai chegando ao fim.

Eu escrevi um post sobre como você pode ficar legalmente na Europa por 1 ano.

O que é o visto Tier 5?

O visto de voluntário no Reino Unido (Tier 5) é um visto de trabalho temporário (sem remuneração) para quem deseja ficar no Reino Unido por um período de até 12 meses. Existem 6 tipos de categorias para esse visto e é possível ter um segundo emprego de até 20 horas semanais. Para solicitar o visto Tier 5 é preciso pagar o valor de £244.

O visto Tier 5 para trabalho voluntário temporário é definido por atividades não especializadas que contribuem diretamente para a realização ou avanço do propósito de caridade do patrocinador (não inclui trabalho de escritório, vendas ou administração).

Quais são as modalidades cobertas por esse visto?

Ao todo são seis modalidades diferentes. Cada uma dessas categorias tem as suas regras específicas e documentações necessárias para a obtenção do visto:

– Trabalhador voluntário temporário (Temporary worker — charity worker): Trabalhar como voluntário (ou seja, sem remuneração) para instituições licenciadas pelo governo.

– Trabalho criativo e esportivo temporário (Temporary worker — creative and sporting): As pessoas dessa categoria precisam fazer uma contribuição única e significativa para o mercado de trabalho do Reino Unido nas suas respectivas áreas de atuação.

– Trabalho de intercâmbio temporário autorizado pelo governo (Temporary worker — government authorised exchange): Pessoas que desejam se profissionalizar através de estágios remunerados aprovados pelo governo para esse tipo de programa.

– Trabalho temporário de acordo internacional (Temporary worker — international agreement): Essa categoria abrange pessoas que têm responsabilidades e tarefas protegidas por uma legislação internacional durante sua estadia no Reino Unido.

– Trabalhador religioso temporário (Temporary worker — religious worker): Realização de serviços religiosos como rezar missas.

– Mobilidade juvenil (Youth Mobility Scheme): Essa categoria se aplica para pessoas entre 18 e 30 anos com passaportes da Austrália, Canadá, Japão, Mônaco, Nova Zelândia, Hong Kong, República da Coreia, Taiwan e cidadãos de territórios ultramarinos britânicos.

Nesse post, vamos focar na modalidade de trabalhador voluntário temporário, mas você pode buscar mais informações sobre as outras categorias do Tier 5 na brochura oficial.

Conheça o visto Tier 5, o visto de voluntário no Reino Unido
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Qual é o valor do visto de voluntário no Reino Unido?

Para brasileiros o custo do visto de voluntário no Reino Unido (Tier 5) é de £244,00 libras. Você também terá que pagar uma taxa de saúde como parte de sua inscrição nesse visto. Confira quanto você terá que pagar antes de se inscrever.

Informações para preencher e verificar sua taxa de saúde:

– What is your visa route? Tier 5 (Temporary Workers) visa

– What is your visa type? Tier 5 TW (Charity Workers) Migrant

Diferença entre o visto Tier 5 e o visto Tier 2?

Simplificadamente, o visto Tier 2 é um visto de trabalho geral para o Reino Unido e o visto Tier 5 é um visto de trabalhador temporário – intercâmbio autorizado pelo governo.

Quem pode se inscrever?

Tier 2: É preciso ter recebido uma oferta de emprego especializado no Reino Unido.

Tier 5: Trabalho por um período limitado (entre 12 a 24 meses) para:

  • Pesquisa
  • Companheirismo
  • Programa de línguas para governos estrangeiros
  • Experiência de trabalho/voluntariado
  • Treinamento

Apenas em organizações ou instituições licenciadas pelo governo. 

Conheça o visto Tier 5, o visto de voluntário no Reino Unido
Imagem de Mathias Westermann por Pixabay

Como tirar o visto Tier 5?

Você precisa encontrar um patrocinador (organizações ou instituições licenciadas pelo governo) para te receber pelo período de até 12 meses. Confira a lista das organizações licenciadas para receber voluntários com o visto Tier 5.

O patrocinador vai precisar emitir um certificado provando que o seu trabalho será importante para o desenvolvimento da instituição. 

Ao te dar o certificado, o patrocinador é responsável por garantir que:

– Você ocupará um cargo de voluntário sem remuneração;

– Que você não estará ocupando temporariamente uma posição que é necessária

de forma permanente;

– Você terá o treinamento correto para sua função de voluntário.

Documentação necessária para o visto de voluntário no Reino Unido

– Certificado de patrocínio: Você precisa pedir pro seu patrocinador emitir esse certificado com os seus dados pessoais e informações sobre o seu trabalho na instituição (função e carga horária).

– Reservas financeiras no valor de £945,00: Você precisa comprovar que tem condições de se manter no Reino Unido durante o período do seu voluntariado.

Você pode provar que tem na sua conta bancária £945,00 (esse valor deve estar na sua conta a partir de 90 dias antes de você solicitar seu visto).

Ou, uma outra forma de comprovar renda, seria seu patrocinador afirmar no seu certificado que ele é seu responsável financeiro durante a sua estadia na cidade.

– Seguro viagem: O seguro viagem é obrigatório para entrar no Reino Unido, que pode ser pedido na hora da imigração ou não. No então, se for pedido e você não tiver, você pode ter a sua entrada barrada no país.

Eu uso e recomendo duas empresas de seguro viagem: Seguros Promo e Safety Wing.

Você pode ver a lista completa de documentos que devem ser apresentados durante sua solicitação de visto neste manual.

É necessário ter toda documentação em inglês com tradução juramentada e garantir que a tradução é fiel ao documento original.

Como solicitar seu visto de voluntário no Reino Unido

Você deve solicitar seu visto Tier 5 pelo site do UKVI preenchendo o formulário online e pagando a taxa do visto (£244,00 libras). Depois disso, você tem que agendar a sua entrevista e entrega de documentação num Visa Center próximo de você.

No Brasil, os Visa Centers estão localizados Rio de Janeiro, Brasília ou São Paulo. Pra mais informações sobre isso, confira esse site que facilita a solicitação e acompanhamento de vistos para o Reino Unido.

Depois que os documentos forem entregues, você vai precisar fazer o seu cadastro de biometria e pagar a taxa de Sedex pra entrega do seu visto pelos Correios (o pagamento deve ser feito via cartão de crédito no dia que você for ao Visa Center). O prazo médio pra entrega do seu visto é de até 15 dias.

Você pode solicitar seu visto de voluntário no Reino Unido com até 3 meses de antecedência da data prevista (a que estará no seu certificado de patrocínio) para o início do seu trabalho.

Para mais informações sobre o visto Tier 5, você pode consultar o site oficial do Governo Britânico.

Conheça o visto Tier 5, o visto de voluntário no Reino Unido
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Quanto tempo você pode ficar no Reino Unido tendo um visto Tier 5?

Tendo o visto Tier 5 você pode ficar no Reino Unido por até 12 meses ou o tempo fornecido no seu Certificado de Patrocínio mais 28 dias, o tempo que for mais curto. Você pode entrar no Reino Unido com até 14 dias de antecdência da data de início do seu trabalho.

Quais são as regras do visto de voluntário no Reino Unido?

O que você pode fazer tendo o visto Tier 5

Trazer membros da família;

– Trocar para um visto de Talento Excepcional Tier 1, desde que você esteja em um esquema de intercâmbio (autorizado pelo governo) que é para pesquisadores patrocinados;

– Trabalhar para o seu patrocinador na função especificada no seu Certificado de Patrocínio;

– Estudar, desde que você um certificado chamado Academy Technology Approval Scheme. Você pode pedir esse certificado online, mas será necessário o nome completo de seu patrocinador;

– Arrumar um segundo emprego de até 20 horas por semana. Qualquer pessoa em qualquer tipo de modalidade do visto Tier 5 pode ter empregos suplementares, dentro dos critérios listados no parágrafo 100 da orientação da política. Não há critérios extras específicos para os trabalhadores voluntários que têm o visto Tier 5.

O segundo emprego deve estar na lista do Apêndice K das Regras de Imigração ou ser um trabalho no mesmo setor e no mesmo nível que o trabalho para o qual o Certificado de Patrocínio foi atribuído – sempre com o limite de 20 horas semanais.

– Você pode entrar e sair do Reino Unido durante a sua estadia se o seu patrocinador te conceder um Certificado de Patrocínio de múltiplas entradas;

– É possível solicitar a extensão do seu visto de trabalhador voluntário. Será necessário pagar uma nova taxa e o tempo de espera pode ser de até 8 semanas.

O que você NÃO pode fazer tendo o visto Tier 5

– Receber qualquer tipo de pagamento pelo seu trabalho voluntário;

– Arrumar um emprego permanente;

– Receber fundos públicos.

Conheça o visto Tier 5, o visto de voluntário no Reino Unido
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Como fazer um intercâmbio voluntário na Inglaterra gastando menos?

Como eu mencionei no início desse post, eu, particularmente, acho que esse visto de voluntário no Reino Unido (Tier 5) é muito burocrático, exige bastante tempo para aplicação e acompanhamento e é necessário um investimento bem alto.

Se o seu objetivo é viver experiências profissionais no exterior, criar networking e aprimorar o inglês, uma forma muito mais barata e rápida é fazer voluntariados pela Worldpackers.

A Worldpackers é uma plataforma específica de voluntariado que organiza de forma muito inteligente vários estabelecimentos do mundo (mais de 130 países) que precisam de voluntários.

A ideia dos voluntariados da Worldpackers é você trocar as suas habilidades (e seu tempo – durante algumas horas do seu dia (entre 3 a 5 horas) – por acomodação e comida em vários países do mundo.

Se o seu objetivo é viver um pouco mais da cultura do Reino Unido, você pode fazer a busca na plataforma da Worldpackers pela cidade que você tem interesse e conversar com os anfitriões pra entender melhor as suas funções, carga horária de trabalho e benefícios.

Benefícios da Worldpackers em relação ao visto Tier 5

– Investimento pra fazer voluntariado no mundo todo em mais de 130 países por 1 ano e meio recebendo acomodação e comida de graça: $ 39,00 dólares (usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP);

– Você pode entrar no Reino Unido com visto de turista e fazer voluntariado pela Worldpackers por até 6 meses;

– Facilidade para encontrar anfitriões que você te receber;

– Variedade de oportunidades em todo Reino Unido, Europa e em vários outros países do mundo;

– Zero burocracia para voluntariar pelo mundo;

– Suporte da Worldpackers em português 7 dias na semana (antes e durante seu voluntariado);

– Não recebe qualquer tipo de pagamento e nem pode trabalhar legalmente num segundo emprego. Mas, é possível fazer dinheiro de outras formas enquanto se faz voluntariado.

Leia também:
O que é a Worldpackers e como funciona?
A Worldpackers é confiável?
Como passar na imigração fazendo voluntariado?

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira)pra acompanhar as minhas aventuras em tempo real. Ahh! Se inscreve no canal do Youtube do Vida Mochileira pra pegar mais dicas de viagem.

Até a próxima!

Beijos,

Mary

Conheça o visto Tier 5, o visto de voluntário no Reino Unido

 

Gostou das dicas do blog?
Aproveite os descontos abaixo para economizar nas suas viagens!

Toda vez que você usa um link do blog, o Vida Mochileira ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso nas minhas viagens e recomendo:
– Voluntariado em viagens: Worldpackers (U$10 OFF)
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb (até R$179 OFF)
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago: @fuigosteitrips (5% OFF)
– Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF), SafetyWing ($37 dólares por 4 semanas)

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Maryana Teles
Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Eu amo viajar sozinha e fazer voluntariados. Eu uso as minhas viagens como uma ferramenta de autoconhecimento e aprendizado e quero compartilhar esse processo com você. Bora?!