Deixe ir o que não foi feito pra você!

0

Vamos falar sobre se libertar de julgamentos próprios e alheios? Vamos falar sobre viver uma vida mais leve de acordo com os nossos desejos e não de acordo a aprovação dos outros? Vamos falar sobre o potencial que você tem e sobre o poder de fazer escolhas que você não usa?

Bom, primeiramente, eu gostaria de começar esse texto te lembrando (caso você tenha esquecido ou nem saiba disso) que tudo que você precisa está dentro de você! Tudo que você precisa pra dar aquele passo – que você acha ousado ou que as pessoas teimam em colocar na sua cabeça que é ousado – ou pra viver a vida que deseja está dentro de você.

Muitas vezes a gente esquece disso por estar vivendo num constante fluxo caótico que fomos “educados” e empurrados a seguir. Algumas pessoas param e olham pra esse fluxo e entendem que ele não deveria ser um padrão e sim uma escolha. Outras pessoas vivem nesse fluxo sem nem ao menos se questionar se ele faz sentido.

E, cada vez mais, é possível ver pessoas tomando consciência do estilo de vida que querem viver e junto com essa consciência elas vem tomando também as rédeas de suas vidas e isso, meus amigos, é o primeiro passo pra viver uma vida pautada na abundância em vez da escassez. A partir do momento que você entende que o que você está vivendo é uma escolha 100% sua, baseada nos seus desejos e nas suas necessidades, você se permite viver uma vida de liberdade e gratidão.

Mas, se você ainda vive seguindo o fluxo caótico da sociedade, sem se questionar o porquê das suas escolhas, o porquê de fazer X, Y e Z todos os dias ou o porquê da importância de parecer ou ter W, sem entender se os medos que você tem são mesmo seus ou se são de amigos e parentes que colocaram esses medos ou obrigações dentro de você…. Você continuará vivendo uma vida pautada na escassez, uma vida olhando pra fora em vez de olhar pra dentro. Uma vida difícil de ser saciada com o que você tem (lembra que tudo que você precisa está dentro de você?!)

Você já parou pra pensar que a maioria das vezes que você reclama é porque compara sua vida com a de alguém? Pode ser que, às vezes, seja inconscientemente e pode ser que, às vezes, você tenha total noção disso. O fato é que quando criamos essa comparação (desnecessária) acabamos perdendo o foco do que é de fato viver uma vida plena!

Faz algum tempo que venho mudando minha atitude e minha mentalidade em relação à diversas coisas que antes me preocupavam e me davam uma agonia bizarra! Parei e olhei pra dentro: Pros meus desejos, meus sonhos e minhas escolhas… E que revolução isso fez na minha vida! Parei de reclamar de tudo! Hoje eu só agradeço por tudo que me é concedido: momentos bons e ruins, porque até o que é ruim vem pra ensinar e no futuro você percebe que de certa forma foi pro seu bem!

Quando você se desprende das comparações e dos estereótipos da sociedade, a sua vida parece que flui muito mais saudável e plena! Tão plena que você começa a sentir uma felicidade inexplicável e acaba contagiando o ambiente ao seu redor!

E, falar sobre ganhar consciência desse processo é também falar sobre a consciência de deixar ir o que não é pra você. É entender que nem sempre o caminho que a gente achava que era o certo é de fato o caminho que precisamos trilhar. É entender que quando algo não faz mais sentido pro seu coração, quando algo começa a pesar a sua vida em vez de trazer leveza é a hora de deixar ir, porque provavelmente você está tentando manter algo que não é pra você. E ter a consciência e maturidade de deixar ir o que não é pra você é escolher abrir espaço na sua vida pra que coisas que são de fato pra você possam entrar e prosperar.

Se você mantém o que não é pra você, por medo de se frustrar, por ter investido muito tempo ou dinheiro ou por medo de decepcionar alguém, etc, você acaba bloqueado a porta de entrada com esse peso e impende que as coisas que são de fato pra você possam entrar e trazer leveza pra sua vida. A vida não foi feita pra ser dura e sofrida e sim leve e feliz e só depende de você e das suas escolhas decidir qual dos dois caminhos quer seguir.

Quando eu falo de deixar ir o que não é pra você, pode ser qualquer coisa que pese na sua vida: aquele relacionamento abusivo, aquela faculdade que você só tá fazendo pra agradar seus pais, aquela pós que você decidiu fazer pra se posicionar melhor na empresa, mas que você mesmo nem queria fazer, aquela viagem com o marido que você só tá fazendo porque ele encheu a sua paciência, aquele emprego que faz você chorar todo dia de manhã, etc, etc, etc…

Vou contar um pouco sobre uma das coisas que deixei ir recentemente e que me deixou mais leve e feliz:

Em Outubro de 2017, eu e Mark decidimos que queríamos ser mergulhadores profissionais. Criamos nosso plano, fizemos umas contas e começamos a juntar dinheiro pra tornar o plano uma realidade.

Em Março de 2018, nós de fato estávamos embarcando pra Tailândia pra morar 3 meses em Koh Phi Phi e fazer o curso de mergulho do Open Water até o Divemaster. A experiência foi incrível de verdade, mas foi vivendo a experiência que percebemos que ser mergulhador não era pra gente, apesar de sermos apaixonados pelo fundo do mar e por mergulho (continuamos mergulhando por hobby). ⠀
⠀ ⠀
Investimos muito dinheiro, tempo e energia e no final percebemos que não era aquilo. Não fiquei triste em nenhum momento por não ter seguido a carreira de mergulhadora. Foi minha decisão não seguir por respeitar meu coração.

Eu realmente achei que queria ser mergulhadora por olhar pra vida de tanta gente feliz na praia todo dia e achei que isso pudesse ser pra mim, afinal eu também amo o mar. Mas, foi só INDO E VIVENDO que eu percebi que não era mesmo pra mim!

Se eu nunca tivesse ido e tentado eu ia passar o resto da minha vida achando que podia ter sido. Hoje eu sou muito feliz pelas experiências que vivi e por ter me entregado pra uma coisa e ter tido a maturidade de deixar ir quando percebi que não era pra mim. Mesmo tendo investido tanto tempo e dinheiro… Foi melhor deixar ir pra estar aberta à outras coisas que de fato serão pra mim!

Hoje, eu só vim aqui dizer que tá tudo bem mudar de ideia, mesmo que você já tenha investido tempo, dinheiro e energia numa coisa. Porque é melhor deixar ir uma coisa que você sabe que não é pra você do que ficar insistindo e viver infeliz e reclamando por pura necessidade de inflar o seu ego.

Eu nunca achei que foi perda de tempo ou dinheiro ter feito o curso de mergulho! Amei a oportunidade de tentar algo novo e principalmente a chance de conhecer pessoas novas que entraram na minha vida lá na Tailândia e hoje estão sendo muito importantes pro meu desenvolvimento pessoal e profissional.

E falando sobre o lado profissional, se eu nunca tivesse ido pra Tailândia tentar ser mergulhadora, eu nunca teria conhecido o Marcos e não estaria indo pra Portugal pra estudar fotografia e dar início ao meu novo negócio – COMO FOTÓGRAFA! 🙌

🚨 Nada nessa vida é por acaso! Às vezes, você pode achar que deu errado, que perdeu uma chance ou deixou ir alguma coisa, mas lembre-se que quando a gente deixa ir o que não é pra gente, a gente abre espaço pra coisas novas virem e talvez elas só venham agora porque você deu aquele passo lá atrás – que parecia errado – e ganhou a consciência necessária pra estar preparado pra situação atual! 💪

Nunca é tarde pra começar a fazer uma coisa que você nunca se imaginou fazendo!

Nunca é tarde pra começar, um novo negócio, uma vida sozinha, uma nova faculdade, uma nova profissão, uma viagem sozinha ou com amigos!

Nunca é tarde pra mudar de país, hábitos ou aprender uma nova língua!

Nunca é tarde pra começar um novo relacionamento, um novo hobby ou ter filhos!

Nunca desista dos seus sonhos antes mesmo de tentar, se esforçar e dar o seu máximo! É melhor a gente se arrepender do que fez do que se arrepender das coisas que não fez!

⚠️  Às vezes a sociedade nos impõe certos limites idiotas, mas a maioria das vezes somos nós mesmos quem limitamos nossos próprios sonhos e desenvolvimento!

Não deixe ninguém criar o roteiro pra sua vida, faça você mesmo suas escolhas olhando pra dentro de si mesmo e não pros sorrisos das pessoas que você vê por aí! Olha pro que TE faz sorrir, o que TE faz feliz… Se você acha que se sentiria realizado com uma casinha no campo phlantando seus próprios produtos orgânicos pra vender na feira ou se você acha que seria super feliz sendo a Gerente de contas daquela empresa ou se você acha que seu sonho é viver viajando que nem nômade… A decisão é sua!

O que eu quero dizer é que tá tudo bem não fazer o que todo mundo tá fazendo, tá tudo bem ser diferente, tá tudo bem querer o que as pessoas criticam, tá tudo bem inventar um roteiro completamente novo pra sua vida! Quem tem que saber da sua vida e das suas realizações é você mesmo e ninguém mais. 💪 ⠀

Você não tem que dá satisfação pra família, amigos, cachorro ou papagaio… A única pessoa que você precisa prestar contas do que você tá fazendo com a SUA vida é pra você mesmo e pro seu coração!

Depois que a gente para de tentar prestar contas e dar satisfação da nossa vida pra Deus e o mundo, as coisas fluem tão bem pra gente, que chega a dar uma sensação libertadora e poderosa de que podemos fazer tudo que quisermos – e realmente podemos! Tenta e depois me fala como tá sendo! 😉 ⠀

🚨 Vai por mim, quem te ama de verdade, aceita suas escolhas e te apoia – mesmo que de início seja conturbado, dê briga, DR, etc, no final dá tudo certo quando a gente segue o nosso coração!

 

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra ver as minhas aventuras em tempo real.

Beijos

Mary⠀

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Aluguel de carro: Rentcars
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!