Quais templos visitar em Chiang Mai

0
2039

 

Chiang Mai é famosa pelos seus milhares de templos lindos e imponentes. É uma cidade que respira energia positiva e espiritualidade. Não tem como ir a Chiang Mai e não se apaixonar pela sua simplicidade e, é claro, pelos seus templos.

No entanto, não quero me estender muito nesse post. Quero que esse post seja pá pum pra te ajudar a visitar os templos principais de Chiang Mai – são tantos templos, que se você não focar acaba se perdendo!

Esse post vai ser tipo um cheque-list de templos que você precisa conhecer em Chiang Mai.

1. Wat Lok Molee

Entrada: Gratuita

Localização: Thanon Manee Nopparat Soi 2 – Chiang Mai

Horário: 6:00 às 17:00

O Wat Lok Molee é um templo antigo em Chiang Mai que tem uma área de jardim bem cuidada e um impressionante salão de orações.

Tem muita coisa pra ver no Wat Lok Molee, incluindo estátuas interessantes de imagens de Buda e elefantes. É um bom lugar pra tirar fotos lindas e conceituais. Preste atenção no intrincados mosaicos nas paredes dos salões principais e a diferentes imagens do hinduísmo ou do budismo chinês.

 

2. Wat Phra Singh

Entrada: Gratuita

Entrada no templo principal: 20,00 Baht (para estrangeiros)

Localização: Inside the old city wall, at the westernmost end of Ratchadamnoen Road

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 17:00

Wat Phra Singh está localizado no interior da Old Town e é talvez o segundo templo mais visitado em Chiang Mai depois do Wat Doi Suthep. Ele tem três estruturas principais, sendo a principal atração a sala de reuniões Lai Kam, muito bem decorada com seus murais restaurados que retratam a vida dos moradores locais há centenas de anos.

Atrás do salão principal tem uma estupa (pirâmide) de ouro linda que diz a tradição que se você der três voltas completas nela e tocar todos os sinos, você terá muita sorte na vida.

3. Wat Chedi Luang

Entrada: 40,00 Baht

Localização: Phrapokklao Road

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 17:00

Tem vários templos dentro desse complexo. Tem um templo em forma de ruína onde tem uns elefantes saindo de dentro da parede. Lindo demais! Tem outros pequenos templos em volta e tem o templo principal que é sensacional (muito imponente e muito bonito). Além disso, ainda tem um outro templo menor, mas muito bonito onde apenas homens podem entrar.

 

4. Wat Sri Suphan (Templo de Prata)

Entrada: 50,00 Baht

Localização: 100 Wulai Road (next to the Wualai Saturday Walking Street Market)

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 21:00

OBS: Aos sábados o templo fica todo iluminado à noite – é uma coisa incrível, sério!

Ahhh! É proibida a entrada de mulheres no templo principal.

Wat Sri Suphan também é conhecido como o Templo de Prata por causa de sua impressionante decoração de prata artesanal. O templo é maravilhoso, um dos mais bonitos e diferentes que eu vi em Chiang Mai. Ele está completamente coberto de prata, das paredes ao telhado e exibe algumas esculturas prateadas detalhadas de lendas do budismo. Até as estátuas de Buda estão cobertas de prata.

O interior do templo é ainda mais incrível com decoração de prata, espelhos e cores brilhantes misturadas – lindo demais. Mas, eu só consegui ver essa beleza interior porque o Mark tirou várias fotos pra eu ver, porque devidos às antigas regras budistas as mulheres são proibidas de entrar no interior desse templo.

5. Wat Buppharam

Entrada: 20,00 Baht

Localização: Tha Pae road – Chiang Mai

Horário: 6:00 às 17:00

O Wat Buppharam é muito bonito. O templo principal é bem imponente e ao lado tem uma estupa (pirâmide) que foi construída há mais de 4 séculos no estilo birmanês. A estupa branca com uma torre de ouro é guardada por quatro leões estilo birmanês, chamada Singha em tailandês.

A arquitetura desse templo me lembrou muito as arquiteturas chinesas e apesar de pequeno por dentro ele é bem grande por fora.

 

6. Wat Chiang Man

Entrada: Gratuita

Localização: The corner of Ratchaphakhinai Road and Phra Poklao Road soi 13

Horário: 8:00 às 17:00

O Wat Chiang Man é o templo mais antigo de Chiang Mai e possui algumas imagens budistas importantes, incluindo um famoso Buda de cristal (1.800 anos) e um Buda de mármore (2.500 anos). A construção do templo começou em 1306, mas várias partes foram adicionadas em séculos posteriores, fazendo com que o complexo do templo tenha muitos estilos diferentes de arquitetura lado a lado.

 

7. Wat Phan Tao

Entrada: Gratuita

Localização: Diagonally adjacent to Wat Chedi Luang, Phrapokklao Road

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 7:00 às 17:00

Wat Phan Tao é um templo bem bonito e diferente por ser de madeira com um jardim decorado. Localizado ao lado do famoso Wat Chedi Luang este templo é muitas vezes esquecido, mas vale a pena uma visita, principalmente quando os outros templos mais famosos estão lotados de turistas na alta temporada. Quando você entra, a sala de orações principal fica à sua direita e uma passarela à sua esquerda leva você até a estupa na parte de trás.

8. Wat Suan Dok

Entrada: 20,00 Baht pra entrar no salão principal (mas a parte branca do templo é de graça)

Localização: Suthep Road, about 1km east of Suan Dok Gate

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 21:00

Wat Suan Dok, construído no final do século XIV, tem várias estruturas de importância histórica. Entre elas, o pagode principal que consagra as relíquias do Buda, um jardim de mausoléus caiados abrigando as cinzas dos últimos governantes de Chiang Mai e uma grande sala de reuniões ao ar livre. O templo é encontrado fora da Old Town, mas pra mim, esse é um dos templos que tem as estupas mais bonitas e o salão principal mais imponente.

 

9. Wat Phra That Doi Kham

Entrada: 30,00 Baht

Localização: Doi Kham, Mae Hia, Chiang Mai

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 18:00

Wat Phra That Doi Kham (muitas vezes referido como Wat Doi Kham ou o Templo Dourado) está localizado no topo de uma colina a sudoeste da cidade. As vistas do topo do Wat Doi Kham são impressionantes, você pode ver a cidade e as montanhas na parte de trás da montanha Doi Pui. O templo é visitado principalmente por tailandeses que vêm prestigiar a imagem de 17 metros de altura do Buda sentado.

O Buda pode ser visto da base da montanha e é decorado com ouro. Existem diferentes maneiras de chegar a Wat Phra That Doi Kham, mas para ter uma verdadeira experiência, pegue a escada. São 300 degraus pra chegar ao templo e a escada é decorada com uma serpente de cada lado descendo a montanha.

 

10. Wat Doi Suthep

Entrada: 30,00 Baht

Localização: Huay Kaew, Doi Suthep

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 18:00

OBS: Pra pegar a van coletiva pro Doi Suthep você tem que ir pro North Gate ou pra rodoviária pra pagar barato! Você tem a opção de ir de táxi ou Grab (Uber tailandês), mas é mais caro (330,00/400,00 Baht). A van coletiva é 60,00 Baht por pessoa (preço tabelado), mas você precisa esperar 10 pessoas juntarem pra sair! Esperamos 20 minutos e formamos um grupo de 10 pessoas!

Saímos às 10:50 e chegamos no Doi Suthep às 11:30.

Doi Suthep é o templo mais famoso de Chiang Mai. Um ditado tailandês diz: “Se você não provou Khao Soi ou viu a vista de Doi Suthep, você não esteve em Chiang Mai”. Esse templo fica em cima de uma montanha linda, de onde a gente consegue ver toda cidade. A vista é linda, mas a estrutura de todo o templo – com seus milhares de detalhes – também é de surpreender qualquer pessoa.

11. Wat Umong

Entrada: Gratuita

Localização: Near Doi Suthep mountain, West of the Chiang Mai outer ring road

Dress code: Roupas que cubram os joelhos e os ombros

Horário: 6:00 às 17:00

Wat Umong é o único templo em Chiang Mai localizado numa floresta. O complexo do templo está localizado na base da Montanha Doi Pui e os salões estão localizados em toda a área florestal. Wat Umong foi construído no século XIII e consiste de uma série de ruínas antigas, túneis de meditação e uma grande estupa sem pintura.

O complexo do templo também tem um mosteiro, de modo que sempre há monges andando, muitas vezes dando voltas na estupa em oração. Os túneis raramente são usados para meditação, devido à quantidade de visitantes que chegam a cada dia. Ao entrar você deve tirar os sapatos e permanecer em silêncio, pois este é um local de culto.

 

ONDE TEM MONK CHAT EM CHIANG MAI?

CLIQUE AQUI pra entender melhor o que é o Monk Chat.

Monk Chat em Chiang Mai, Tailândia

Grande parte dos templos de Chiang Mai oferece essa experiência de monk chat. No entanto, a maioria delimita dias e horários específicos pra conversação, já que serão dias que os monges terão de ficar disponíveis para os turistas por 2 ou 3 horas sem fazer seus deveres junto à comunidade. Mas, ainda existem outros templos que oferecem o monk chat diariamente num determinado horário já que contam com muitos noviços (estudantes de monges).

Não é preciso reservar horário, você literalmente chega e senta na rodinha de monges e começa a conversar!

Segue, abaixo, a lista dos templos que oferecem o monk chat em Chiang Mai:

É muito fácil participar de um monk chat porque quase todos os templos de Chiang Mai oferecem essa experiência. Vou listar aqui os 6 templos mais tradicionais onde tem monk chat regularmente, mas sempre que você for num templo pode procurar placas que indiquem algo sobre o monk chat ou pergunte pra alguém sobre isso que eles vão poder te informar os dias e horários que o monk chat acontece naquele templo.

OBS: Todos os monk chats são de graça, mas é de muito bom grado deixar qualquer quantia na caixinha de doação pra ajudar os monges.

  1. Wat Chedi Luang:Todos os dias das 9:00 às 17:00.
  2. Wat Suan Dok:De segunda à sexta das 17:00 às 19:00
  3. Wat Sri Suphan (Templo Prata):Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Domingos das 18:00 às 20:00
  4. Wat Doi Suthep: Todos os dias das 13:00 às 15:00
  5. Wat Umong: Segundas, Quartas e Sextas das 17:30 às 19:30.
  6. MCU Buddhist University, Chiang Mai Campus (Universidade Budista): Segundas, Quartas e Sextas das 17:00 às 19:30.

 

Espero que esse post tenha sido útil pra você e se você conhece alguém que tá montando um roteiro pela Tailândia pra viajar, compartilhe esse post, quem sabe não ajuda, né?

Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.

Beijos e até a próxima

Mary

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Fale Inglês de GRAÇA (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Fale Inglês de GRAÇA
– Aluguel de carro: Rentcars
– Passeios no Atacama e Salar de Uyuni (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10):
Entre em contato com a @fuigosteitrips pelo e-mail: trips@fuigosteicontei.com.br

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!