Turismo ecológico: destinos que preservam a vida animal
Os principais destinos para quem se interessa pela vida selvagem e pela preservação animal. Descubra lugares turísticos éticos e responsáveis que oferecem uma experiência imersiva no habitat natural dos bichos.RELATO ESCRITO POR GABRIELA ARAÚJO
Viajar é uma experiência enriquecedora que nos permite explorar novas culturas, paisagens deslumbrantes e, para os amantes de animais, a oportunidade única de observar de perto a vida selvagem em seu habitat natural. No entanto, o ideal é escolher destinos que valorizem e preservem a fauna local, promovendo um turismo ecológico responsável e sustentável.
Existem alguns lugares ao redor do mundo que oferecem experiências incríveis para os apaixonados por animais, de modo a não comprometer o bem-estar dos bichos. Isso contribui para o turismo ecológico, de modo a proteger e garantir a preservação das espécies.
Destinos que promovem o turismo ecológico
Amazônia: explorando a natureza em seu estado mais puro
O primeiro destino nos leva ao coração da América do Sul, mais precisamente à Amazônia brasileira. Com sua vasta extensão de floresta tropical, a Amazônia é o lar de uma incrível diversidade de vida selvagem, incluindo macacos, preguiças, jaguares e uma miríade de aves coloridas.
Em reservas ecológicas como o Legado das Águas, os visitantes têm a oportunidade de explorar trilhas na selva, observar animais em seu habitat natural e aprender sobre os esforços de conservação que visam proteger essa região única.
Leia também:
Como funciona o cartão internacional da Wise
Como fazer o cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet ilimitada durante as viagens em mais de 120 destinos
Como alugar carro com preços acessíveis nas viagens
África do Sul e Tanzânia: os encantos selvagens do continente africano
Seguindo para o continente africano, encontramos destinos bastante conhecidos no turismo ecológico, como o Parque Nacional Kruger, na África do Sul, e o Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia.
Nestas vastas áreas de savana, os viajantes têm a chance de avistar os “Big Five” — leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte —, além de uma infinidade de outras espécies fascinantes.
No caso, são feitos safáris guiados por especialistas, fornecendo uma experiência única de proximidade com a vida selvagem. Esses passeios respeitam padrões rigorosos de conservação e de ética animal.
Equador e Austrália: as maravilhas marinhas
Para os amantes do mundo subaquático, destinos como as Ilhas Galápagos, no Equador. O local é composto por várias ilhas e ilhéus, onde é possível ver lobos-marinhos, flamingos, albatrozes, iguanas-marinhas, tubarões, etc.
Para ver esses bichos de perto, a prática de snorkel é uma ótima opção. Além disso, na Ilha de Santa Cruz, existe um dos principais centros de preservação de tartarugas-gigantes, a reserva El Chato.
Nas águas cristalinas da Austrália também é possível se conectar com o mundo aquático. Nessas águas cristalinas, os visitantes têm a oportunidade de nadar ao lado de tartarugas marinhas, observar cardumes de peixes coloridos e maravilhar-se com a diversidade dos ecossistemas marinhos, especialmente a Grande Barreira de Coral, em Queensland.
Os passeios são feitos por guias locais, que oferecem percepções sobre a importância da preservação dos recifes de coral e da vida marinha. Isso contribui para que os visitantes entendam essa necessidade de proteção das espécies e também que futuras gerações possam desfrutar dessas maravilhas da natureza.
Nepal e Malásia: uma imersão animal na Ásia
Na Ásia, destinos como o Parque Nacional de Chitwan, no Nepal, e o Parque Nacional de Kinabalu, na Malásia, são ótimas opções de viagem para vivenciar a beleza da vida animal. Esses destinos também promovem o turismo ecológico responsável e garantem a preservação da vida selvagem.
No Chitwan, é possível fazer safáris a pé, de elefante ou de barco, em busca de rinocerontes, tigres e uma rica variedade de aves. Já em Kinabalu, os visitantes podem explorar a exuberante floresta tropical, lar de orangotangos, gibões e uma impressionante diversidade de flora e fauna.
Se você conhece alguém que precisa conferir esses destinos que promovem o turismo ecológico, envia esse post pra essa pessoa!