Os 10 países mais seguros do mundo para se visitar
Estudo realizado por instituição parceira da ONU elenca países mais seguros do planetaRELATO ESCRITO POR GIOVANNA SCARPARO
O Global Peace Index é um estudo realizado pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), parceiro da ONU, e elenca os países mais seguros do planeta. O Índice Global da Paz, como pode ser chamado em português, atribui uma pontuação após uma minuciosa avaliação de 163 estados independentes e apresenta tendências sobre a segurança mundial. Confira as 10 nações mais seguras para se visitar no mundo:
10 países mais seguros do mundo para se visitar
Islândia
No topo do ranking ininterruptamente desde 2008, a Islândia somou 1.107 pontos de insegurança e segue melhorando: de 2021 para 2022, as demonstrações de violência nas ruas caíram 55%. O índice vai na contramão da tendência de diminuição da paz no mundo e mostra a capacidade deste pequeno país em se organizar.
Dessa forma, não tinha como a Islândia ficar fora da lista dos países mais seguros do mundo pra visitar. Portanto, os gêiseres, montanhas, vulcões, geleiras, piscinas termais e pontos de preservação da cultura nórdica podem ser visitados com toda a segurança possível. Com pouco mais de 370 mil habitantes, a Islândia ainda reserva a encantadora Aurora Boreal entre setembro e abril para os seus visitantes.
Nova Zelândia
Detentora de índices de criminalidade e violência muito baixos, a Nova Zelândia oferece poucos riscos aos seus habitantes e turistas. Entre os crimes mais praticados, estão pequenos roubos e furtos de bolsas, porém cuidados simples com os próprios pertences em locais mais lotados devem evitar maiores problemas. Como é comum em muitos países, os batedores de carteiras preferem os locais turísticos.
Este país na Oceania é repleto de parques, trilhas e opções de passeios culturais sobre história e gastronomia locais.
Irlanda
Naturalmente, furtos e pequenos roubos são crimes mais comuns na Irlanda, especialmente nos pontos mais movimentados e turísticos, como a capital Dublin, bastante procurada para intercâmbios e por estudantes. Depois de anoitecer, é válido um cuidado maior por parte de mulheres em ruas com bares e pubs, pois a quantidade de crimes sexuais está aumentando, bem como assaltos em determinadas regiões.
De qualquer forma, os índices ainda apontam a Irlanda como um país extremamente seguro para ser visitado, onde pequenos cuidados evitam ocorrências graves, e o turista pode visitar tranquilamente os castelos, falésias, parques e praias da nação do Reino Unido.
Dinamarca
Uma referência em desenvolvimento social e políticas de bem-estar, a Dinamarca não sofre tanto com os batedores de carteira ou qualquer outro problema. Demonstrações de violência foram vistas com mais frequência recentemente, por conta de gangues de imigrantes, porém não é nada que mude efetivamente a qualidade da segurança pública dinamarquesa.
O país escandinavo é dotado de castelos, palácios e monumentos medievais, além de ter diversas opções de passeios ao ar livre para aproveitar a natureza. As cidades não são grandes, de modo que é possível visitar grande parte do território.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como passar na imigração de qualquer país
Áustria
A quantidade de regiões montanhosas, geleiras e florestas facilita muito a segurança na Áustria. Muitas das cidades são pequenas e não oferecem qualquer risco aos cidadãos. Para os turistas, o país fronteiriço com a Alemanha oferece paisagens deslumbrantes, com lagos, bosques e vilarejos, além de uma presença forte da música clássica, afinal estamos falando da terra natal de Wolfgang Amadeus Mozart.
O maior inconveniente sob o ponto de vista da segurança pública é o roubo de bicicletas, por isso é muito importante amarrar bem o veículo, caso a bike vá ficar estacionada na rua.
Portugal
Em franca evolução, a segurança pública portuguesa era a 18ª colocada no ranking de 2015 e, atualmente, está no top-10. É possível caminhar tranquilamente pelas ruas de Lisboa e de outras cidades grandes, sendo necessários apenas cuidados básicos para evitar furtos. O país é muito rico em história e possui monumentos, museus e locais religiosos encantadores, com símbolos dos períodos de protagonismo do império português.
Com baixos índices de criminalidade, a violência doméstica é um dos principais crimes em Portugal, porém vem diminuindo à medida que a segurança pública melhora, caindo mais de 5% ao ano.
Eslovênia
O maior estorvo que um turista pode passar na Eslovênia é o furto de carteiras e bolsas. Além disso, o arrombamento e roubo de veículos é outro risco presente para quem visita o solo esloveno. Ainda assim, basta estar atento aos seus pertences, evitar estacionar na rua e andar à noite por áreas mal iluminadas para não ser alvo de nenhum crime.
Entre as principais atrações do país, estão as estações de esqui, as montanhas e os lagos. Monumentos medievais e castelos remontam a um período antigo na história, enquanto as belezas naturais convidam para passeios ao ar livre e trilhas. Dica: não perca a chance de ver o nascer do sol esloveno!
República Tcheca
Se você estiver passeando pela República Tcheca, fique atento à sua bolsa, pertences e não deixe objetos de valor à mostra. Algumas gangues atuam em estações de trem, escadas rolantes e dentro de alguns bondes para furtar os passageiros. O grupo se mistura com as pessoas comuns para lotar o local e, em meio a aglomeração, realizar roubos. Entretanto, é só ter atenção para seguir viagem sem transtornos.
O Castelo de Praga é uma parada indispensável na República Tcheca, um país cuja arquitetura gótica e barroca tem forte presença, tal qual estátuas e construções medievais.
Singapura
A “Suíça da Ásia” está em franco crescimento e nem polícia na rua tem, tamanha a segurança. Em geral, turistas e habitantes podem andar tranquilamente a qualquer momento do dia. A única ressalva está no distrito de Geyland, bastante conhecido pela excelente gastronomia. Devido a prostituição no local, algumas mulheres evitam andar desacompanhadas por lá durante a noite para não serem confundidas.
Exceto esse ponto, Singapura é muito segura e possui um ótimo transporte público, além de concentrar a maior parte de construções exuberantes e pontos turísticos na mesma área, facilitando as visitas.
Japão
O Japão, sem dúvidas, está na lista dos países mais seguros do mundo pra visitar. Com uma criminalidade irrisória, o Japão exige poucas medidas de segurança. Talvez uma das mais importantes seja saber como agir durante um terremoto, fenômeno bastante comum no país. Basicamente, você precisa manter seu telefone sempre carregado para receber alertas, saber onde são as saídas de emergências da sua acomodação e apagar possíveis focos de fogo durante os tremores.
Vale ressaltar que a maioria dos terremotos no Japão nem é sentida, e grande parte deles não causa destruição. Assim sendo, pode turistar tranquilamente pelos palácios, templos, santuários e parques montanhosos da Terra do Sol Nascente. A capital, Tóquio, é a maior cidade do mundo, e, portanto, um aluguel de carro pode ajudar nos deslocamentos.
Leia também:
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como ganhar dinheiro sendo voluntário da Worldpackers
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Se você conhece alguém que precisa descobrir quais são os 10 países mais seguros do mundo pra visitar, envia esse post pra essa pessoa!