Carregador portátil no avião: a maneira correta para transportar carregador portátil (power banks) na sua bagagem
Confira aqui o que é proibido ao viajar de avião com seu carregador portátil, as regras para transportá-lo corretamente, motivos e riscos. Será que você precisa despachar?Muita gente acha que é proibido levar carregador portátil de celular – os famosos power banks – no avião, mas a verdade é que é permitido levar sim, mas só até um certo nível de voltagem pra segurança do próprio voo já que algumas baterias podem superaquecer e “explodir”.
Nesse post você vai ler:
- Posso levar carregador portátil no avião?
- Levar na bagagem de mão…
- É permitido levar o carregador portátil na mala despachada?
- Qual é a potência permitida pra levar o power bank no avião?
- Regras de cada companhia aérea
- Como eu calculo a capacidade do meu carregador portátil?
- Quantas vezes um carregador portátil pode dar uma carga completa num celular?
- Como aumentar a vida útil do seu carregador portátil power bank?
- Relatos de viajantes ao levar o carregador portátil no avião
- Resumo das normas para levar carregador portátil no avião
- Como eu sempre tenho internet nas minhas viagens
Posso levar carregador portátil no avião?
Pra felicidade geral da nação e dos viciados em celular, eu digo que sim! É permitido levar carregador portátil nos voos na sua mala de mão e também é permitido carregar todos os seus aparelhos pelo famoso power bank (excluindo as horas de decolagem e pouso, onde os comissários de bordo pedem que todos os aparelhos eletrônicos sejam desligados e que os passageiros não usem o power bank nesses dois específicos momentos).
Levar na bagagem de mão…
É importante ficar atento porque os power banks contem bateria de íon-lítio e por isso só podem ser transportados na bagagem de mão. Outra coisa pra ficar atento é na capacidade do seu power bank, pois existe um limite na capacidade aceita que é referente à segurança dos voos.
Atenção! Confira as regras de cada companhia área (Gol, LATAM, Avianca, de voos internacionais e demais) ao viajar com seu carregador portátil
A gente sabe que sempre rola a exceção à regra, né? Apesar de quase todas as companhias aéreas permitirem que a gente leve carregador portátil no voo, é sempre bom conferir no site da sua companhia aérea se ela permite o transporte de power bank no voo e qual é o limite de capacidade indicado para o power bank (cada cia aplica suas regras em relação à capacidade da bateria).
É permitido levar o carregador portátil na mala despachada?
Infelizmente não! Os carregadores portáteis só podem ser transportados na mala de mão.
Apesar de contraditório você poder levar o power bank na mala de mão e não poder levar na mala despachada, as razões são plausíveis e fazem sentido. Se você despachar os power banks e um deles explodir durante o voo, fica muito difícil pros tripulantes evidenciarem o problema pra resolverem com rapidez, mas se por algum motivo o seu power bank explodir na cabine, os comissários de bordo conseguem identificar o problema com agilidade e minimizar os danos.
ATENÇÃO!
O seguro viagem é obrigatório para entrar e viajar pela Europa. Usando esse link da Seguros Promo, você poderá usar o cupom vigente no site com descontos de 10 a 25% em qualquer seguro viagem (nacional e internacional).
Explico melhor nesse post como você pode escolher o seu seguro viagem internacional.
Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!
Qual é a potência permitida pra levar o power bank no avião?
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) é permitido transportar na cabine power banks que tenham até 100Wh de potência (você pode levar mais de um power bank, desde que eles sigam os limites de capacidade permitidos pela cia aérea).
Como a maioria dos carregadores portáteis estão dentro desse limite não precisa se desesperar muito, apesar de ser muito bom sempre conferir antes a potência do seu carregador pra não passar vergonha, né? Porque tem uns power banks que são super potentes e acabam sendo vetados na hora de embarcar, mesmo estando na mala de mão.
Regras de cada companhia aérea
Como citado acima, cada companhia aérea aplica sua regra em relação à potência dos power banks permitidos em voo. Apesar da regra geral ser 100Wh (a maioria das cias permite essa potência), existem algumas cias que permitem power banks um pouco mais potentes, mas, ressaltando de novo, vale sempre conferir diretamente no site da sua cia aérea pra não ter stress no dia do voo, tá?
Algumas companhias permitem power banks que tenham a potência entre 100Wh e 160Wh, mas aí vale você checar no site pra ver se tem algum procedimento especial. E, segundo os regulamentos da IATA é necessário embalar o power bank mais potente de uma forma especial, mas isso tudo você pode checar com sua cia aérea também.
Embalagem e cuidados com baterias e pilhas de lítio
Se o seu dispositivo contém bateria ou pilhas de lítio, estas não podem exceder a 2 g ou 100Wh. Já as baterias de reposição devem ser levadas sempre na bagagem de mão e protegidas em embalagem separadas, para evitar curto circuitos.
Como eu calculo a capacidade do meu carregador portátil?
A capacidade de um carregador portátil, também conhecido como power bank, é medida em mAh (miliampere-hora) ou Wh (watt-hora). Isso indica quanto de carga elétrica a bateria do carregador é capaz de armazenar e fornecer pra carregar os seus dispositivos eletrônicos. Aqui está o passo a passo pra você calcular a capacidade do seu carregador portátil:
Encontre as especificações do carregador
Geralmente, as especificações do carregador portátil estão impressas na embalagem do produto ou diretamente no carregador na parte de trás. Procure por um número que indique a capacidade da bateria em mAh ou Wh.
Conversão entre mAh e Wh (se necessário)
Às vezes, a capacidade é dada em mAh e outras vezes em Wh. Se estiver em Wh, você pode pular este passo. Caso esteja em mAh, você pode converter para Wh usando a voltagem nominal da bateria (geralmente em torno de 3.7V para carregadores de lítio). A fórmula é: Wh = mAh X Voltagem (em V) / 1000.
Faça o cálculo
Você consegue calcular a potência do seu carregador se você souber sua tensão (V) e a capacidade em Ampere/hora (Ah).
A tensão e a capacidade das baterias dos power banks estão indicadas na parte de trás da maioria dos carregadores, mas se no seu não tiver nada indicando, a tensão média da maioria das baterias dos power banks é de 3.7V.
Agora você só precisar fazer os cálculos: Potência (Wh) = tensão (V) X corrente (mAh)/1000
Exemplo: O meu power bank tem 2200 mAh de capacidade e 5.3 V de tensão
5.3V x 2200 mAh/1000 = 11,66 Wh (watt-hora)
Wh também é comumente utilizada entre as linhas aéreas diferentes para determinar se um carregador portátil pode ser transportado pelo ar ou não.
Por exemplo: Se a capacidade do seu carregador portátil é 3200 mAh com 3,7V, sua capacidade em Wh seria: 3200 mAh x 3.7 V/1000 = 11.84 Wh.
Assista ao vídeo! O que não pode faltar na minha mochila de viagem
Quantas vezes um carregador portátil pode dar uma carga completa num celular?
A capacidade do carregador portátil indica quanto carregamento ele pode fornecer a um dispositivo. Por exemplo, se o seu carregador portátil tem uma capacidade nominal de 10,000 mAh e seu telefone tem uma bateria de 3,000 mAh, o carregador poderá carregar o celular cerca de 3 vezes (considerando as perdas de eficiência).
Além disso, lembre-se de que as baterias de carregadores portáteis têm uma vida útil limitada. Com o tempo, a capacidade real da bateria pode diminuir devido ao uso repetido e ao desgaste natural.
A capacidade nominal que você encontra nas especificações não é necessariamente a quantidade real de energia que você pode usar. A eficiência da conversão de energia, a qualidade da bateria e outras considerações podem reduzir a capacidade real. Normalmente, você pode esperar que a capacidade real utilizável seja cerca de 70-80% da capacidade nominal.
Como calcular a capacidade real de um power bank?
Muitas vezes cometemos o erro de dividir o número de miliampere-hora (mAh) do carregador pelo do celular pra saber quantas recargas completas ele pode fazer. Isso é errado porque durante o processo de carregamento, há perda de energia.
Por exemplo, se temos um carregador com 30.000 mAh e um celular com 2.500 mAh, não é correto fazer a conta 30.000 mAh / 2.500 mAh = 12 recargas.
Isso acontece porque o carregador e o celular trabalham com diferentes tensões elétricas. A energia do carregador precisa ser convertida pra combinar com a do celular, o que causa perda de capacidade. Além disso, o carregador também gasta energia em processos de proteção e controle.
A bateria de um power bank é formada por células de lítio e cada uma dessas células tem uma tensão de 3,7V e uma capacidade que varia entre 1.500mAh até 3.600 mAh. A porta USB dos carregadores portáteis trabalha com uma tensão de 5V, por isso, o circuito interno do carregador é responsável por aumentar a tensão de 3,7V para 5V.
Exemplificando o cálculo da capacidade do carregador portátil:
30.000 mAh x 3,7V = 111.000 mWh
111.000 mWh / 5V = 22.200 mAh
Nesse caso, após essa conversão da voltagem, a capacidade da bateria cai para 22.200 mAh.
Geralmente, os carregadores portáteis têm uma eficiência de cerca de 80% a 90%. Isso significa que nem toda a energia do carregador é transferida pro celular.
Então, usando o exemplo anterior do carregador de 30.000 mAh, que já vimos que tem sua capacidade reduzida pra 22.200 mAh (na conversão de voltagem) e considerando as perdas de energia (90% de eficiência) e a eficiência do carregador, o cálulo real pra saber quantas cargas o power bank pode dar é:
Capacidade real = 22.200 mAh x 0,90 (90%) = 19.980 mAh
Logo, a quantidade de recargas que esse carregador portátil pode fazer em um celular de 2.500 mAh é de: 19.980 mAh / 2.500 mAh = 8,8 recargas.
Como aumentar a vida útil do seu carregador portátil power bank?
Depois de comprar um carregador portátil, é importante tentar usá-lo da melhor maneira possível a fim de estender a sua durabilidade. A quantidade de recargas que um power bank pode proporcionar durante sua vida útil varia conforme o modelo, abrangendo uma gama que vai desde 300 a 500 recargas em algumas opções disponíveis no mercado, enquanto outros modelos chegam a superar a marca das 1.000 recargas.
Armazenamento adequado
Mantenha o power bank em um local fresco e seco, longe da exposição direta ao sol, de temperaturas extremas e de líquidos. Isso ajuda a preservar a bateria interna e os componentes eletrônicos.
Cargas parciais
Evite descarregar completamente o power bank antes de recarregá-lo. Carregar parcialmente e com mais frequência é menos estressante para a bateria do que descarregar completamente.
Não deixe descarregar por muito tempo
Se você não planeja usar o power bank por um período prolongado, certifique-se de que ele esteja com cerca de 50% de carga antes de armazená-lo. Baterias de íon de lítio podem se deteriorar se ficarem completamente descarregadas por longos períodos.
Carregamento regular
Mesmo se você não pretende usar o power bank em breve, é uma boa prática carregá-lo e descarregá-lo pelo menos a cada poucos meses para manter a bateria ativa.
Cabo de qualidade
Use cabos de carregamento de boa qualidade e certifique-se de que sejam compatíveis com o seu power bank. Cabos de baixa qualidade podem causar problemas de carregamento e, em alguns casos, danificar o power bank. Evite também ficar dobrando muito o cabo a ponto de partir ou danificar.
Desconecte após o carregamento
Assim que o power bank estiver totalmente carregado, desconecte-o da fonte de energia. O carregamento excessivo pode causar aquecimento e estresse na bateria.
Evite cargas rápidas excessivas
Embora a maioria dos power banks modernos ofereça recursos de carregamento rápido, evite usar configurações de carregamento excessivamente rápidas, pois isso pode gerar mais calor e desgaste à bateria.
Proteção contra impactos
Mantenha o carregador portátil protegido contra quedas e impactos, pois danos físicos podem afetar tanto a bateria quanto os componentes internos.
Atualizações do fabricante
Fique atento a atualizações ou recomendações do fabricante sobre como otimizar o uso e a vida útil do seu power bank específico.
Não use enquanto carrega
Evite usar o carregador portátil enquanto ele está conectado à fonte de energia, pois isso pode gerar calor excessivo e afetar negativamente a bateria.
Lembre-se de que, apesar de seguir essas dicas, as baterias têm uma vida útil limitada e eventualmente precisarão ser substituídas. Se você notar que o desempenho do seu carregador portátil está diminuindo significativamente, considere a possibilidade de substituir a bateria ou o dispositivo.
Relatos de viajantes ao levar o carregador portátil no avião
Quando eu postei no Instagram (@vidamochileira) sobre esse assunto de carregadores portáteis na mala, vários seguidores vieram me dizer que quando levaram power bank na mala despachada foram parados.
Algumas cias pediram só pra eles tirarem da mala despachada e passarem pra mala de mão e outras pediram pra eles jogarem fora os power banks.
Então, mesmo que seus power banks respeitem a capacidade permitida pela companhia aérea, não tente levá-los na mala despachada porque a probabilidade de mandarem você abrir a mala e tirar é muito grande e aí vai ser dor de cabeça e stress à toa. Então, é melhor levar na mala de mão mesmo do que correr o risco, né?
Eu sempre levo 2 carregadores portáteis de celular na minha mala de mão (para ter internet durante as minhas viagens). Um carregador é de 10.000mAh e o outro é de 26.800mAh e eu nunca tive problemas.
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como ganhar dinheiro sendo voluntário da Worldpackers
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Resumo das normas para levar carregador portátil no avião
– É permitido levar carregador portátil no voo desde que ele tenha entre 100 Wh e 160 Wh (a maioria das cias só permite até 100 Wh). No entanto, cada cia aérea aplica suas regras, por isso vale conferir no site.
– Só é permitido levar carregador portátil na mala de mão. NÃO é permitido levar na mala despachada por motivos de segurança do voo.
– Você pode levar mais de um power bank, desde que eles sigam os limites de capacidade permitidos pela cia aérea. Eu sempre levo 2 carregadores portáteis (um de 10.000mAh e outro de 26.800mAh) na mesma mochila.
Como eu sempre tenho internet nas minhas viagens
Eu sempre uso o eSIM da Holafly nas minhas viagens, porque a Holafly pega em mais de 190 destinos e tem internet ilimitada em mais de 140 países.
Você pode comprar o seu eSIM ainda na sua casa, pelo site da Holafly, e instalá-lo de maneira fácil e rápida, deixando pra ativar apenas quando chegar no seu destino (desative o seu chip principal, ative o eSIM da Holafly com o roaming e está pronto pra usar).
Em alguns destinos, a Holafly já permite que você use o seu eSIM pra rotear até 500mb/dia de internet pra outros dispositivos.
Use o cupom VIDAMOCHILEIRA e ganhe 5% de desconto em qualquer um dos planos da Holafly.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Como passar na imigração de qualquer país
Seguro viagem para viagens internacionais
Espero que esse post tenha sido útil pra você e se você curtiu, compartilhe com quem tem as mesmas dúvidas.
Me segue no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas dicas de viagem em tempo real!
Beijos e até a próxima!
Artigo atualizado em 25/08/2023. Originalmente publicado em 10/04/2018.