Aurora Boreal na Noruega: Dicas e desafios
Confira aqui várias dicas de como ver a Aurora Boreal na Noruega, na região de Tromso. Entenda como o fenômeno acontece e os desafios de viver essa experiência.RELATO ESCRITO POR ANDREA LEONEL
Todo mochileiro tem a sua bucket list, ou seja, aquela lista de coisas pra fazer antes de morrer, não é mesmo? E tem aí um certo fenômeno que aparece com frequência nas listas dos viajantes, que é a famosa Aurora Boreal!
Pois bem, a minha parceira de podcast Andrea Leonel conseguiu riscar esse item da lista em 2019 e vai contar pra gente como ver a Aurora Boreal na Noruega sem gastar rios de dinheiro e da melhor maneira possível!
Eu juntei as perguntas mais frequentes sobre o fenômeno da Aurora Boreal e pedi pra Andrea responder da forma mais completa possível pra vocês poderem se planejar melhor. Ela viu a Aurora Boreal na Noruega, mas existem outros lugares famosos pra viver essa experiência também.
Caso você queria ouvir esse relato, a gente gravou um episódio sobre isso no nosso podcast Se Meu Mochilão Falasse. Você pode entrar no site e explorar todos os episódios que já gravamos ou pode ir no final desse post pra ouvir o episódio da Aurora Boreal na Noruega.
Nesse post você vai ler:
- O que é o fenômeno da Aurora Boreal?
- Qual é a melhor época pra ver as luzes da Aurora Boreal?
- Quais são os países recomendados pra ver a Aurora Boreal?
- Quantos dias são necessários pra ver a Aurora Boreal?
- Como se organizar para ver a Aurora Boreal?
- Como foi a sua experiência caçando a Aurora Boreal?
- Quanto custou ver a Aurora Boreal na Noruega?
O que é o fenômeno da Aurora Boreal?
A aurora boreal são luzes que ocorrem quando ventos solares entram em contato com a atmosfera terrestre. Dependendo da forma como esse contato ocorre e das condições climáticas, os elétrons e prótons presentes nesses ventos se alteram.
Em contato com a atmosfera, essas partículas se ionizam e emitem luzes coloridas no céu. Elas ocorrem predominantemente nas regiões de altas latitudes, ou seja, perto dos polos terrestres.
Qual é a melhor época pra ver as luzes da Aurora Boreal?
Falando de hemisfério norte, as luzes aparecem com mais frequência entre Outubro e Março. As chances são maiores em Dezembro e Janeiro e vão diminuindo quanto mais longe desses meses você for. É importante ir numa época de céu limpo também, pois se estiver nublado você não vai conseguir ver nada.
Quais são os países recomendados pra ver a Aurora Boreal?
Em termos de probabilidade, quanto mais perto dos polos você estiver, maiores as chances de ver as luzes.
Mas, pensando na infraestrutura das cidades e nos tours para ver as luzes, os países da Escandinávia (Noruega, Suécia e Finlândia) e a Islândia oferecem mais opções.
Existe a opção de ir para o norte da Rússia também, mas não existe muita infraestrutura pra receber turistas. O norte da Escócia e o norte do Canadá também podem ser uma opção. E, se quiser uma aventura, por que não a Groelândia?
É realmente necessário reservar um tour privado com guia ou dá pra caçar a Aurora Boreal sozinha?
É possível caçar a Aurora Boreal sozinha mas você precisa pesquisar muito sobre os melhores lugares para conseguir vê-las. Esse é o principal desafio, porque você precisa sair das cidades e ir pra um lugar sem iluminação pra conseguir vê-las.
Além disso, você vai estar em países extremamente frios e com muita neve, então você precisa saber onde você pode parar e esperar as luzes com segurança, já que elas podem levar horas pra aparecer.
Uma outra coisa a se considerar são os equipamentos. Você vai enfrentar temperaturas negativas e vai ficar do lado de fora por bastante tempo. Você vai precisar de roupas termais, botas especiais, luvas, gorros… Sem esses equipamentos, você não vai conseguir aguentar esperar horas no frio.
Por todos esses motivos, eu acho que contratar um tour é uma boa opção se você tem dinheiro pra isso. Eles têm tanto a expertise de saber onde ir e quando, como todos os equipamentos necessários pra uma experiência confortável. Eu contratei um tour e não me arrependo.
Aplicativos para ajudar na caça à Aurora Boreal
- My Aurora Forecast
- Norway Lights
- Aurora Alerts/Northern Lights Forecast
- Aurora Forecast
- Northern Lights
Quantos dias são necessários pra ver a Aurora Boreal?
Como a Aurora é um fenômeno natural, não dá pra marcar um dia e ter certeza de que você vai vê-las. Existem apps que medem a incidência de ventos solares que ajudam a dar uma noção da probabilidade de ver as luzes ou não, mas você nunca sabe.
Conheci pessoas que tiveram que fazer o tour 2 vezes porque não viram as luzes no primeiro dia. Minha dica é: Se dê alguns dias pra você ter a opção de escolher o dia com mais probabilidade das luzes aparecer.
Um fim de semana é arriscado, porque se o fim de semana todo ficar nublado, você não vai ver nada. Eu aconselharia ficar pelo menos 4 dias no país mas idealmente uma semana.
Como se organizar para ver a Aurora Boreal?
Como foi planejar o roteiro pensando desde a logística dos transportes e hotelaria até alimentos e roupas adequadas pra viver essa experiência?
Como muita gente, eu tinha a Aurora Boreal como uma lista de coisas pra ver antes de morrer. Comecei meu planejamento em Julho, pesquisando os melhores países pra ir e quanto custaria.
Como nômade, também me programei pra estar perto da Escandinávia no inverno, assim o transporte não sairia caro. Eu estava na Rússia e decidi ir pra Tromsø, no norte da Noruega. A escolha da cidade foi uma combinação de custo de vida, infraestrutura e custo da passagem.
Outras opções que eu considerei foram Lapland, na Finlândia – que acabava ficando mais caro – e o norte da Rússia – que não tinha muita infraestrutura e era difícil de chegar.
Eu organizei minha viagem pra ficar 4 dias em Tromsø. A Noruega é um país extremamente caro então esse era o máximo que eu conseguiria pagar pela acomodação e comida.
Também organizei o transporte da Rússia pra Noruega pra ficar o mais barato possível. Ao invés de ir direto de São Petersburgo para Tromsø de avião, eu peguei um ônibus para Tallinn, na Estønia, um vôo para Oslo na Noruega e outro vôo pra Tromsø.
Quanto a acomodação, Tromsø só tinha um hostel. E eu acabei tendo problemas com ele porque, assim que eu cheguei eles tiveram que fechar depois de uma inspeção do corpo de bombeiros. Acabamos sendo transferidos pra um Airbnb e recebemos um tratamento muito ruim.
Reclamei com a Booking.com e acabei passando as últimas duas noites num hotel por conta do Booking.com. Portanto, a acomodação saiu barata mas foi tanta dor de cabeça que eu preferiria ter podido ficar no hostel mesmo.
LEIA TAMBÉM:
- 5 coisas que você precisa saber antes de viajar
- Viajar de ônibus pela Europa vale a pena?
- Como fazer seguro viagem internacional?
Como foi a sua experiência caçando a Aurora Boreal?
Antes da viagem já tinha pesquisado as empresas de tour para ver as luzes. Algo que você vai reparar é que todas oferecem algo muito parecido mas os preços variam. Eu optei por não reservar com antecedência e me informar no meu primeiro dia na Noruega.
No centro de informações pra turistas, tirei todas as minhas dúvidas, visitei o escritório de algumas empresas e fiz minha opção. Isso foi bom porque eles me disseram também qual o dia eu deveria fazer o tour com mais probabilidade de ver as luzes.
No outro dia, eu fui pro centro da cidade e o guia colocou todo mundo numa van. Éramos 5 pessoas ao todo. Ele dirigiu pra fora da cidade e foi explicando o fenômeno das luzes no caminho. Era um dia de alta probabilidade de ver as luzes portanto não precisamos ir muito longe.
Escolhemos uma estrada e o guia foi buscar um lugar confortável pra gente ficar. Com uma pá, ele abriu caminho no meio da neve perto de um lago (nessa hora agradeci por ter pagado o tour).
Nós sentamos perto do lago e o guia fez uma sopa quentinha e um chocolate quente pra gente. Ele nos deu roupas termais, botas especiais e equipamentos pra esquentar as mãos e os pés. Nós conversamos e comemos enquanto esperávamos as luzes.
Algo muito importante de se falar sobre as luzes: não vá com a expectativa de ver um show de luzes dançantes e coloridas. Isso acontece mas é raro. Ver a Aurora Boreal é uma experiência calma, devagar e relaxante.
As luzes apareceram pra gente bem clarinhas no início e foram escurecendo com o passar da noite. Ela também foi mudando de forma, mas muito devagar. A gente via ela como uma linha reta e, depois de alguns minutos distraídos com a conversa, ela tinha feito uma leve curva.
Às vezes, aparecia uma outra linha de luz em outro ponto do céu. E assim foi, ficamos lá das 20:00 da noite à 1:00 da manhã, tomando chocolate quente, conversando e olhando as luzes no céu.
Sobre fotos: como você está num ambiente escuro, os celulares não vão tirar fotos muito boas com as configurações nativas da câmeras. Eu tinha um iPhone 7 na época e instalei um app chamado Camera+ pra ajustar o shutter speed da câmera.
O guia me emprestou um tripé e eu ajustei o shutter speed pra 30 segundos. Assim, consegui tirar fotos muito boas e, o mais importante, realistas. O guia tinha uma câmera super profissional, mas eu não gostei das fotos dele porque o que saía na câmera não era o que a gente tava vendo. As luzes saem muito mais fortes na câmera profissional e eu queria guardar memórias do que eu via. Por isso, preferi as minhas fotos com o iPhone 7.
Quanto custou ver a Aurora Boreal na Noruega?
Nos 4 dias que eu passei na Noruega, eu gastei £400,00 libras, incluindo os voos e a acomodação. O hostel custava €30 a noite e a comida em Tromsø era caríssima. Eu cheguei a pagar £16 por uma panqueca.
No último dia encontrei um lugar um pouco mais barato: £10 por um hotdog vegetariano e um chocolate quente. Espere esse tipo de preço na Escandinávia toda e na Islândia.
O tour custou £100,00 libras, mas existiam opções mais baratas sem equipamentos por £60,00 libras. Eu não vi sentido em pagar menos pra não ter os equipamentos que são tão necessários.
Por fim, se você quer realizar esse sonho de ver a Aurora Boreal na Noruega, eu recomendo fazer muita pesquisa antes pra ver o lugar que mais atende aos seus requerimentos. Ver as luzes no norte da Rússia teria saído muito mais barato, mas daria muito mais trabalho, com certeza.
Me dei essa viagem de presente depois de um ano difícil e não me arrependo mesmo tendo gastado tanto dinheiro em tão pouco tempo. Mas é bom ressaltar que tem várias formas de ver as luzes e você pode escolher a que melhor te atende.
Meu nome é Andréa Leonel, tenho 29 anos e sou de Goiânia, Goiás. Aos 21 anos, tive o privilégio de poder estudar numa universidade na Inglaterra, onde acabei morando por 7 anos.
Depois de me graduar em Londres, me mudei pra Manchester pra trabalhar pra uma empresa como Analista de Dados. Com o Brexit, minha empresa teve que demitir muitos funcionários e eu fui uma delas.
No processo de ter que sair do país, consegui um trabalho online e, sem querer, me tornei uma nômade digital. Desde então, já morei em 11 países fazendo voluntariado e abri meu próprio negócio online ajudando as pessoas a se expressarem melhor em inglês, o Blab. Hoje, passo meus dias voluntariando, cuidando do Blab, escrevendo e refletindo muito sobre o mundo das viagens.
Espero que você tenha curtido esse relato da minha caça à Aurora Boreal na Noruega! Se você tem o sonho de viver essa experência também, é bom já começar a juntar dinheiro pra isso porque não é barato, mas é uma vivência única e inesquecível. Qualquer dúvida, pode falar comigo pelo Instagram @andrealeonel_