11 dicas pra quem quer viajar sozinho

0
107

 

Se eu pudesse dar só uma dica pro seu futuro seria esta: Viaje sozinho(a), pelo menos uma vez na vida!

Fui ao Porto – Portugal em Junho (2017) e essa foi a primeira vez que viajei sem roteiro, sem programação ou com o mínimo de planejamento!

Eu estava viajando sozinha (não é minha primeira vez) e queria sentir a viagem de uma maneira diferente! Queria ir conforme a minha vibe e conforme a vibe das pessoas que eu fosse conhecer! Sim! Eu sabia que iria conhecer gente e fazer novas amizades!

Essa é a graça de viajar sozinho(a): você vai sozinho(a), mas nunca de fato fica sozinho(a)! Sempre faz novos amigos e vive coisas incríveis se você se permitir isso!

Pois bem! Fui fazer um daqueles Free Walking Tours e conheci um belga, um americano, uma inglesa, um australiano e uma coreana (todos viajando sozinhos) e por ironia do destino, formamos um grupo!

Passeamos juntos, jantamos juntos, rimos juntos e até discutimos política juntos… No fim, nos despedimos com a certeza de que iríamos nos esbarrar de novo por esse mundão!

Segundo dia de viagem: inventei de surfar em Matosinhos (sou carioca e nunca tinha surfado antes)! Conheci um cara da Hungria, uma menina do México, uma menina da Letônia e uns meninos de Portugal!

Pronto!!! Juntou todo mundo e viramos um novo grupo! Agora mais aventureiro! Pulamos da ponte do Porto juntos (mais de 13 metros de altura), inventamos uma road trip juntos (sim! Eu aluguei um carro e dirigi por 1h30min com 3 pessoas que nunca tinha visto antes! Detalhe! Eu odeio dirigir em autoestrada, mas venci o medo, afinal eu era a única que tinha carteira de motorista) hahahahhaha

No outro dia conheci uma brasileira que me perguntou se eu queria fazer um bate e volta à Espanha! Eu disse que sim e fomos conhecer as Ilhas Cíes! Caraa que lugar lindo!

O que eu quero dizer com tudo isso?

É que quanto mais viagens a gente faz e mais pessoas a gente conhece, mais sentimos gratidão por tudo que vivemos! Eu fui a lugares incríveis que nunca teria ido se eu tivesse me planejado! Conheci pessoas maravilhosas que nunca teria conhecido se eu viajasse fechada no meu próprio mundinho! Fiz loucuras que nunca faria sozinha, mas que em grupo fez total sentido (tipo pular da ponte do Porto que tem mais de 13 metros de altura)!

Viajar sozinha, sendo mulher, dá medo sim, mas não pode ser uma barreira pra você se privar do que gosta de fazer! Eu sou mulher e mochileira e não existe nada no mundo que me deixe mais feliz do que viajar e conhecer pessoas novas!

Aos homens que viajam sozinho, respeitem as mulheres que também viajam sozinhas! Nessa viagem eu fiz mais amigos homens do que mulheres e foi maravilhoso! Todos me respeitaram muito! A gente tem que se permitir viver! Abrir nossa mente, ultrapassar nossas barreiras e fazer aquilo que gostamos de fazer! 

Violência, perigo e problemas existem em qualquer lugar (eu aposto que a sua cidade tem tanta violência quanto àquela cidade colombiana, não é mesmo?). A gente começa a quadriplicar os problemas quando pensamos numa viagem sozinho(a), mas a verdade é que as coisas ruins que você pensa podem muito bem acontecer perto da sua casa também!

Temos que parar de nos privar de realizar nossos sonhos por conta do medo de viajar sozinho(a), porque se você vive uma vida independente na sua cidade te garanto que você consegue fazer uma viagem sozinho(a) também! O importante é viver experiências que te fazem crescer enquanto pessoa. Experiências que vão ampliar sua visão de mundo, te tirar do seu mundinho e te fazer enxergar coisas além da sua bolha.

Ahhhh! No final da viagem acabei cheia de novos amigos e com muitas histórias incríveis! Inclusive eu, o americano e o belga marcamos de nos encontrar novamente no carnaval do Rio! Hahahahhaha

Viajar sozinho(a) não deveria dar medo a ninguém! Deveria ser uma coisa obrigatória na vida de cada um como parte do aprendizado de autoconhecimento, responsabilidade, maturidade e sagacidade! ⠀

A gente não deveria ter medo de viajar sozinho(a) por causa da violência, solidão ou medo de não saber falar inglês, porque sem dúvida alguma, a melhor coisa que você pode fazer a si mesmo é se permitir fazer uma viagem por sua própria conta! Você não faz ideia de como essa experiência vai mudar sua visão de mundo e te fazer crescer enquanto indivíduo.

Viajar sozinho(a) além de abrir seus horizontes, te permite vivenciar o autoconhecimento e descobrir coisas sobre si mesmo que você nunca imaginou descobrir! Viajar sozinho(a) te faz sair da zona de conforto, te obriga a fazer novos amigos e ser mais sociável! ⠀

Fazer uma viagem sozinho(a) é perigoso sim! Mas, não pela violência (como você deve imaginar) que existe em qualquer parte do mundo. Uma viagem sozinho(a) é perigosa porque você vai viver coisas tão incríveis e mudar tanto a sua forma de pensar e de ver o mundo que é possível que você nunca mais enxergue o mundo como era antes dessa viagem. Isso vai te deixar desnorteado(a) por um tempo, porque tudo que era familiar e aceitável pra você vai passar a não ser mais. As coisas que você aceitava como corriqueiras e banais vão começar a pipocar na sua cabeça com milhões de questionamentos e indagações.

Você nunca volta de uma viagem sendo a mesma pessoa que você era quando você foi! Viajar tem dessas coisas! Te faz conhecer novas pessoas, novos lugares, mas também te força a se conhecer melhor, a questionar sua visão de mundo e todos os aprendizados que você absorveu até aqui. Viajar sozinho(a) é ainda mais intenso e inspirador, porque estar por sua conta te faz criar instintos e reflexões que você nunca nem tinha cogitado criar. E, vai por mim, isso é muito foda!

Quando você passa a aceitar tudo que viveu e aprendeu ao longo de uma viagem como aprendizados pra vida, você se torna uma pessoa mais aberta a novas experiências sejam elas quais forem. Aquele turbilhão de novas sensações e questionamentos caem, de início, como uma bomba na sua mente e tudo começa a fazer mais sentido quando você começa a resignificar os seus antigos pensamentos. Quer você queira ou não, você vai começar a questionar muita coisa, mesmo que sejam as certezas que você sempre seguiu ao longo dos anos.

E, tá tudo bem questionar antigas certezas! Talvez elas continuem certas, talvez não. E essa é a graça de viajar. Você se torna uma pessoa mais questionadora e aberta a novos significados e quando você começa a digerir mentalmente tudo que vem aprendendo, aquele turbilhão que antes incomodava um pouco (afinal, era muito coisa nova passando pela sua mente e você não sabia como controlar tudo aquilo) agora já faz total sentido e continuará fazendo à medida que você se permitir viver mais, descobrindo e resignificando as certezas da vida… Que como eu disse antes: podem continuar certas ou não, depende da sua nova visão de mundo!

Faça um favor a si mesmo: marque uma viagem sozinho(a) e se jogue! Se permita viver tudo que tem pra viver e conhecer o maior número de pessoas que você conseguir e quando fizer isso, me mande uma mensagem e me diga como foi a sua experiência!

DICAS PRA QUEM QUER VIAJAR SOZINHO(A)! ⠀

1- Entenda que a sua própria companhia é mais do que suficiente pra fazer uma viagem foda! ⠀

2- Descubra quais são seus medos em viajar sozinho(a): medo da língua, medo da solidão, medo de não ter fotos?! Descubra o que te impede de ter essa experiência por sua conta! ⠀

3- Planeje bem seu roteiro e tenha ele impresso! Em caso de dúvidas de como chegar num lugar, aponte pro lugar que quer ir e pergunte! Não tenha medo de perguntar! ⠀

4- Aprenda a fazer mímica, desenhar, escrever… não tenho medo de viajar se não souber falar inglês! Se for contratar um serviço, escreva num papel o valor que entendeu pra ter certeza de que pagará certo! Se for pedir informação preste atenção no movimento das mãos da pessoa que tá explicando! Se tiver internet no celular, use e abuse do Google tradutor! ⠀

5- Se permita fazer amigos! Não tenha medo de falar, abrir a boca pra puxar assunto (mesmo que idiota), não tenha medo de se convidar pro programa dos outros ou convidar pessoas pros seus programas! Algumas vezes a tentativa de fazer amigos vai falhar (já aconteceu comigo), mas algumas podem dar certo! ⠀

6- Tente sempre reservar hostels em quartos compartilhados! Geralmente são ótimos lugares pra novas amizades! ⠀

7- Se você estiver esperando ônibus na rodoviária, avião no aeroporto, barco no porto… Puxe assunto com as pessoas ao seu redor! Descubra o roteiro delas! Converse! ⠀

8- Faça Free Walking Tours e Pubcrawls! Geralmente são ótimos lugares pra quebrar o gelo e fazer novas amizades! ⠀

9- Os melhores lugares pra se fazer novos amigos viajando sozinho(a) são: Pubcrawl, Free Walking Tours, Pubs/bares e Hostel (o melhor lugar ever)! ⠀

10- Violência tem no mundo todo e se formos pensar nisso, não saímos de casa! Tenha cuidado, siga seus instintos, não tenha medo de dizer não pra certas coisas e pessoas, mas não use a violência como uma barreira pra te impedir de viajar sozinho(a)! ⠀

11- Se permita viver novas aventuras e não tenha medo de replanejar ou mudar de planos!

Te vejo por aí! Tenho certeza que um dia a gente ainda vai se esbarrar por esse mundão.

** Você não precisa viajar pra se tornar uma pessoa questionadora sobre os significados da vida ou pra encontrar a felicidade (até porque isso tá dentro de você mesmo), mas te garanto que se você não for uma pessoa com muitas indagações agora, depois que fizer uma viagem isso vai mudar!

*** Viajar é a maneira mais rápida de viver experiências inesquecíveis que vão mudar, nem que seja um pouquinho, a sua forma de ver o mundo e te ajudar no seu autoconhecimento.

Siga o Vida Mochileira no Instagram (@vidamochileira) e acompanhe minhas aventuras por esse mundão.

Beijos e até a próxima!