Como foi o meu voluntariado numa fazenda em Portugal
Descubra como foi o meu voluntariado numa fazenda no Algarve em Portugal, o que eu fiz e o que aprendi. Ganhe um desconto de $10 na Worldpackers.Fazer voluntariado numa fazenda de framboesas foi incrível e me deu uma perspectiva diferentes das coisas. Quando a gente compra uma fruta no mercado a gente não tem ideia de quantas etapas tem o processo, quantas pessoas estão envolvidas e todos os cuidados que existem. Então, foi maravilhoso viver essa experiência.
Esse foi o meu sexto voluntariado pela Worldpackers e eu já ajudei com:
– Jardinagem numa pousada em Paraty (4 dias – sozinha – 2018)
– Jardinagem numa fazenda vegetariana na França (10 dias – com uma amiga – 2019)
– Limpeza e recepção num hostel em Cabo Frio (6 dias – com meu irmão – 2020)
– Cuidando de cavalos num haras na Inglaterra (10 dias – sozinha – 2021)
– Redes sociais num hostel em São Francisco do Sul (6 dias – com amigas – 2022)
– Colheita de framboesas numa fazenda em Portugal (12 dias – sozinha – 2023)
Eu amo fazer voluntariado porque me permite sair da minha zona de conforto, aprender novas habilidades, fazer imersão na cultura local e, o principal, conhecer pessoas incríveis e lugares lindos!
Nesse post você vai ler:
- O que é Intercâmbio voluntário?
- Como funciona a Worldpackers?
- Passo a Passo pra fazer voluntariado pela Worldpackers?
- Como eu escolhi fazer voluntariado numa fazenda de framboesas?
- Quais eram as minhas funções e horários no voluntariado?
- O que eu ganhei fazendo voluntariado numa fazenda de framboesas?
- Como foi a minha experiência fazendo voluntariado numa fazenda de framboesas
- Quanto eu gastei no meu voluntariado na fazenda em Portugal?
- É possível fazer turismo durante o voluntariado?
- A Worldpackers é segura? É confiável viajar com a empresa?
O que é Intercâmbio voluntário?
Intercâmbio voluntário é quando o viajante se oferece pra ajudar um projeto que pode ser um hostel, fazenda, escola, projeto social, ecológico, holístico, etc, em troca de hospedagem, alimentação e algumas vezes, imersão cultural, networking e o aprendizado de novas habilidades e até de outras línguas.
O viajante precisa ceder algumas horas do seu dia (entre 4 a 6 horas por dia – com dias de folgas) e pode contribuir com diferentes habilidades e experiências pra ajudar o projeto, seja ensinando uma língua, trabalhando em projetos sociais, cuidando de animais, ensinando habilidades profissionais, entre outras possibilidades. Não é preciso ter experiência prévia, você vai aprender tudo que precisa durante o voluntariado.
O intercâmbio voluntário pode ser uma oportunidade incrível pra aprender sobre uma nova cultura, desenvolver habilidades interpessoais e profissionais, melhorar e/ou aprender outro idioma e, acima de tudo, fazer a diferença na vida de outras pessoas e da comunidade local. Além disso, é uma maneira de viajar e conhecer novos lugares, enquanto se envolve em uma atividade significativa.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Como passar na imigração de qualquer país
Como funciona a Worldpackers?
A Worldpackers é uma plataforma que conecta viajantes com anfitriões em todo o mundo, oferecendo a possibilidade trocar habilidades por hospedagem, comida e outros benefícios.
Objetivo da Worldpackers é tornar as viagens mais acessíveis e significativas, permitindo que as pessoas explorem o mundo enquanto desenvolvem novas habilidades, ganham experiência de vida e contribuem para as comunidades locais.
Para se tornar um voluntário da Worldpackers, é necessário se inscrever na plataforma, criar um perfil e procurar oportunidades de voluntariado disponíveis em mais de 140 países. As oportunidades variam desde trabalho em fazendas, hostel, centros budistas até ajudar em projetos de arte e cultura em cidades grandes.
Ao encontrar uma oportunidade de voluntariado que se encaixa em seus interesses, o viajante entra em contato com o anfitrião pra discutir os detalhes da troca colaborativa e definir as datas da estadia.
Durante a estadia, o voluntário ajuda nas tarefas definidas em conjunto com o anfitrião e tem a oportunidade de aprender novas habilidades, conhecer pessoas novas e experimentar a cultura local.
Desconto Worldpackers
Pra se inscrever nos voluntariados da Worldpackers e conversar com os anfitriões através da plataforma você precisa ser membro verificado e investir $49 dólares por ano.
Use o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP e ganhe $10 dólares de desconto pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses em mais de 140 países ganhando hospedagem, comida e outros benefícios!
Passo a Passo pra fazer voluntariado pela Worldpackers?
E uso a Worldpackers desde 2018 e gosto muito da plataforma. Acho o processo de busca dos voluntariados muito intuitivo e a plataforma bem estruturada, com vários filtros interessantes. Para fazer voluntariado pela Worldpackers, é só seguir passo a passo abaixo:
1- Crie seu perfil na plataforma Worldpackers
Use o meu cupom VIDAMOCHILEIRAWP e ganhe $10 dólares de desconto pra viajar quantas vezes você quiser por 12 meses em mais de 140 países ganhando hospedagem, comida e outros benefícios!
2- Pesquise vagas nos destinos que você quer conhecer
3- Encontre vagas interessantes que se conectem com seus objetivos
4- Analise as tarefas, benefícios, disponibilidade do anfitrião e as avaliações de outros viajantes sobre aquela experiência de voluntariado
5- Verifique a disponibilidade de datas
6- Aplique pra várias vagas ao mesmo tempo
7- Converse com o anfitrião no chat e tire todas as suas dúvidas sobre o voluntariado
8- Confirme o seu intercâmbio voluntário
9- Prepare-se pra sua viagem (compre sua passagem, faça seu seguro viagem e arrume as malas)!
Como eu escolhi fazer voluntariado numa fazenda de framboesas?
Eu sempre tô no aplicativo da Worldpackers buscando novas experiências. Um dia eu tava buscando por projetos em Portugal e vi esse anfitrião na fazenda de framboesas. Quando eu vi as fotos do projeto e li as avaliações fique super animada e salvei ele na minha lista de desejos.
Depois de dois anos que esse projeto estava na minha lista, eu finalmente consegui me organizar pra ir. E foi realmente foi uma experiência incrível.
Eu escolhi fazer voluntariado numa fazenda de framboesas por dois motivos:
1-Curiosidade de aprender sobre o processo de colheita das framboesas
Eu amo fazer voluntariados que me permitem aprender coisas completamente novas e fora da minha zona de conforto.
Eu já fiz voluntariado em redes sociais e, apesar, do voluntariado em si ter sido incrível, eu não senti que aprendi coisas novas porque fiz a mesma coisa que já faço sempre com o Vida Mochileira em termos de criação de conteúdo.
2- Localização
Eu tava buscando um voluntariado que me permitisse fugir do frio do inverno europeu e o Algarve é uma região conhecida justamente por ter muitos dias de sol e temperaturas amenas, mesmo no inverno. Então, eu uni o útil ao agradável.
Pra achar esse voluntariado numa fazenda no Algarve eu simplesmente digitei Portugal na busca da Worldpackers e esse anfitrião, na época, apareceu logo na primeira página por causa dos filtros que eu tinha colocado. Se você quiser ver esse voluntariado na fazenda de framboesas é só clicar aqui!
Mas, a minha dica é que você leia todos os projetos do destino que você quer ir, selecione uns cinco e aplique pra todos ao mesmo tempo pra ter mais chances de ser aprovado. Caso, todos os anfitriões te aceitem, aí você escolhe um e avisa aos outros que já foi aprovado num outro projeto.
Mas, no caso do Ricardo, meu anfitrião na fazenda de framboesas, ele responde super rápido em menos de 1 dia. Pra você ter noção, eu apliquei numa sexta-feira de manhã e ele me aprovou na sexta-feira à noite. Então, foi super fácil e rápido.
Uma outra coisa legal de mencionar é que eles não pedem experiência, você vai aprender tudo sobre framboesas durante o voluntariado.
Leia também:
O que é e como funciona o intercâmbio voluntário
Como viajar sem pagar por hospedagem e comida
Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
Quais eram as minhas funções e horários no voluntariado?
Esse voluntariado na fazenda de framboesas consegue receber até dois voluntários ao mesmo tempo. O nosso turno era sempre das 9:00 às 14:00. O horário não era flexível porque precisávamos acompanhar a colheita dos funcionários que já trabalhavam na fazenda.
No entanto, os nossos dias de folga eram muito flexíveis, a gente podia escolher quando seriam nossos dois dias de folga e se folgaríamos juntas (eu e a outra voluntária).
As nossas funções basicamente se resumiam em: podar as plantas de framboesas, clipar as plantas de forma que elas ficassem retas, colher as framboesas (isso a gente fez mais pro final do voluntariado, quando já tínhamos mais confiança porque a framboesa é muito frágil e quebra fácil) e pesar as framboesas pra mandar pra distribuição.
Nesse processo de pesagem, entrava também o controle de qualidade, onde a gente conferia se as framboesas não estavam muito maduras e se estavam selecionadas com as características que o comprador queria.
Por exemplo, se elas fossem vendidas pros mercados locais elas precisavam estar vermelhas, mas não muito maduras e se elas fossem pra exportação, precisavam estar verdes, pra que ficassem maduras apenas quando chegassem no destino.
As tarefas eram bem tranquilas e eu não achei nada muito pesado e cansativo. Na hora da pesagem, inclusive, eu ficava sentada ouvindo música e conversando enquanto ia fazendo o controle de qualidade também.
As horas do turno eram cumpridas corretamente, então, quando dava 14:00 em ponto a gente parava e ia almoçar. Depois das 14:00 a gente podia fazer o que quisesse tanto na fazenda quanto no Algarve.
O que eu ganhei fazendo voluntariado numa fazenda de framboesas?
Eu fiquei 12 dias no meu voluntariado na fazenda de framboesas. O mínimo de tempo pra fazer esse voluntariado é de 2 semanas, mas dependendo das suas necessidades, os anfitriões podem abrir uma exceção. É só deixar tudo registrado pelo chat da plataforma Worldpackers.
O Ricardo, meu anfitrião, era muito tranquilo, paciente e flexível. Surgiu uma oportunidade de entrevista numa TV portuguesa em Lisboa uma dia depois do meu voluntariado acabar, mas como eu queria me preparar, eu pedi pra acabar o voluntariado 2 dias antes do combinado e o Ricardo foi super flexível em relação à isso.
O que eu ganhei no meu voluntariado na fazenda de framboesas:
– 1 cama no quarto compartilhado de duas pessoas (era um quarto só pra voluntários que ficava fora da casa principal, o que nos deu bastante privacidade)
– Três refeições: Café da manhã (as coisas ficavam na mesa pra gente se servir), almoço (sempre pontual às 14:00 e com comidas gostosas e diferentes todos os dias) e jantar (sempre comidas gostosas e diferentes todos os dias). Além disso, você também pode usar a cozinha caso queira cozinhar.
– Carona na estação de ônibus, trem ou até mesmo no aeroporto
– Lavanderia gratuita
– Bicicleta disponível
– Passeios (tanto o Ricardo, quanto a Nélia, mãe dele, nos davam carona pras praias perto da fazenda)
– 2 dias de folga
Mas, além de ter economizado com hospedagem e comida e ter feito uma imersão muito legal na cultura portuguesa, o que eu ganhei de verdade foram novos amigos. Amigos que compartilharam risadas e conversas importantes, amigos que com certeza ficaram guardados no coração e, quem sabe a gente não se esbarre por esse mundão de novo!
Como foi a minha experiência fazendo voluntariado numa fazenda de framboesas
A fazenda que eu fiz voluntariado fica no Algarve, em Portugal e é bem grande. Além das framboesas, eles têm também figo e vão começar a plantação de limões. Mas, o produto principal são as framboesas.
São cerca de 15 funcionários trabalhando na colheita das framboesas diariamente, e eles têm entre 16 e 18 mil plantas de framboesas e produzem cerca de 30 toneladas de framboesas por ano!
Como eu falei, eu amei conhecer e aprender mais sobre o processo da colheita das framboesas. E, acredite se quiser, eu nunca tinha comido framboesa antes desse voluntariado e gostei de provar, apesar de ainda não ser a minha fruta preferida! rs
Eu e a outra voluntária que era chilena (Ari) ficamos muito amigas e foi muito bom viver essas duas semanas com ela. A gente acordava todos os dias juntas às 7:30 e sentávamos pra comer o café por volta das 8:10. Tomávamos café com calma, enquanto fofocávamos sobre nossas vidas.
Às 9:00 a gente começava o voluntariado. Entre às 9:00 e às 9:45 geralmente a gente ficava podando as plantas ou clipando pra elas ficarem retas e as framboesas crescerem melhor e mais saborosas.
A técnica de colher a framboesa é bem específica e não é tão simples quanto parece porque a framboesa é uma fruta muito frágil e quebra muito fácil, ou seja, se você quebrar a framboesa ela não pode ir pra venda. Então, eu e a Ari não estávamos muito confortáveis de fazer a colheita logos nos primeiros dias, pra não dar prejuízo pro anfitrião. rs
Aí quando dava 9:45 a gente ia recolher as caixas com as framboesas que os funcionários já tinham colhido. A gente levava essas caixas pra área da pesagem e ficava pesando e fazendo o controle de qualidade durante o resto do nosso turno (10:00 às 14:00).
Como eu falei, não era uma atividade pesada, mas dependendo da nossa posição na hora de pesar podia dar uma dorzinha no pescoço e nas costas. Aí eu tive a brilhante ideia de fazer isso sentada, e foi sucesso! Eu e a Ari ficávamos pesando e fazendo o controle de qualidade enquanto a gente ouvia música e conversava. Foi ótimo!
No meu primeiro dia de folga, eu fui encontrar uma amiga e passamos o dia juntas comendo num restaurante japonês e fofocando. E no meu segundo dia de folga, eu fui com a Ari pra praia e passamos o dia em Vilamoura, comendo japonês e curtindo a praia.
Curiosidade: Os restaurantes japoneses no Algarve são muito baratos e funcionam no esquema de rodízio, ou seja, você pagava € 12,90 e podia comer à vontade quanto quisesse! Eu me entupi de japonês até literalmente passar mal. rs
Lembra do segundo motivo que eu fui pro Algarve (sol e temperaturas amenas)? Então, por ironia do destino, nas duas semanas que eu fiquei lá, tava um vento desesperador, um pouco de frio e nublado. Ou seja, dos 12 dias que eu fiz voluntariado na fazenda de framboesas no Algarve, eu só consegui aproveitar e ou 4 dias de sol! Hahahahaha
Mas, de qualquer forma, eu amei a minha experiência e os amigos que eu fiz. Eu não sei explicar o que são as amizades que você faz em viagens, mas é como se a pessoa conhecesse a melhor parte de você, a parte livre, a parte sem rótulos e máscaras, então são amizades que tendem a ser duradouras, por mais que vocês não se falem todo dia, você sabe que quando se falarem vai ser uma troca muito genuína e espontânea.
Veja como foi a minha rotina no voluntariado nesse reels que eu fiz durante a minha experiência lá.
Quanto eu gastei no meu voluntariado na fazenda em Portugal?
Como você sabe, você precisa pagar seu transporte, seguro viagem, visto de turista (se necessário) e seus gastos extras que não estão incluídos no voluntariado.
Confira, abaixo, os meus gastos desse voluntariado:
– € 2,50 ônibus até Faro
– € 4,75 ônibus até Loulé
– € 1,69 fio dental
– € 12,12 Bolt pra encontrar minha amiga (Bolt é tipo Uber)
– € 21,00 resturante japonês + bebidas
– € 11,18 Bolt pra voltar pra fazenda
– € 0,78 chocolate em pó pra fazer brigadeiro
– € 2,29 leite condensado pra fazer brigadeiro + biscoito
– € 5,11 Bolt da praia pra fazenda
– € 14,80 restaurante japonês + bebida
– € 3,60 sundaes Mc Donalds
– € 6,20 Bolt da praia pra fazenda
– € 1,50 glitter pro carnaval
– € 6,27 mercado pro lanchinho da tarde com a Ari
– € 25,00 restaurante português com os amigos do anfitrião
– € 3,50 cider no carnaval
– € 13,00 Bolt até o FlixBus
Total: € 135,29 pra 12 dias de voluntariado em Portugal (média de € 11,28 por dia), sem contar com a passagem aérea que foi € 55 (ida e volta)
É possível fazer turismo durante o voluntariado?
Sim! Você consegue turistar nos seus tempos off ou de folga durante o voluntariado. Por exemplo, no meu voluntariado em Cabo Frio os horários mudavam todos os dias, então alguns dias meus turnos eram à noite e outros de manhã, mas todas as vezes que eu não estava no voluntariado, eu estava turistando pela cidade.
Você não precisa necessariamente esperar o seu dia de folga pra turistar, você pode fazer qualquer coisa que você queira quando não está no seu turno do voluntariado.
No entanto, é importante ter em mente que o principal objetivo do intercâmbio voluntário é contribuir com o projeto. Então, é muito importante que você tenha responsabilidade com seus horários e tarefas do voluntariado.
A Worldpackers é segura? É confiável viajar com a empresa?
Sim! A Worldpackers é uma plataforma segura e confiável pra viajar e fazer voluntariado. A empresa tem como prioridade garantir a segurança e o bem-estar dos seus usuários, incluindo voluntários e anfitriões.
Para garantir a segurança dos seus usuários, a Worldpackers possui um processo rigoroso de verificação e seleção dos anfitriões, com requisitos de qualidade e segurança. Além disso, a plataforma oferece suporte (support@worldpackers.com) aos usuários em caso de problemas ou emergências durante a viagem.
Além disso, a plataforma possui um sistema de avaliações e comentários, permitindo que os usuários avaliem a experiência e forneçam feedback sobre os anfitriões e os viajantes.
Bom, eu espero que esse post tenha sido útil! Se você conhece alguém que tá querendo viajar mais barato pelo mundo, compartilhe esse post pra ajudar mais pessoas.
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima.
Mary