O que fazer da vida quando se está perdido
É uma angústia tão grande não saber qual o próximo passo a ser dado ou o que fazer da vida quando a crise bate e a gente se sente completamente perdido nos nossos planos.Eu tenho observado que tá todo mundo meio perdido e aleatório na vida – mais especificamente em relação à questão trabalho x felicidade/realização pessoal! Eu compartilho da mesma inquietação e ansiedade (que eu acredito) que a grande maioria da nossa geração vem sofrendo atualmente.
É uma angústia tão grande não saber qual o próximo passo a ser dado, o que realmente queremos fazer da vida, qual a nossa missão aqui na Terra ou – o que me angustia ainda mais: como queremos/seremos lembrados.
Uma amiga me disse que só é lembrado quem faz coisas grandiosas, eu não concordo plenamente com isso! Eu acredito que pra chegar aos grandiosos feitos, precisamos dar passos pequenos, um de cada vez, cada um no seu tempo e ultrapassando suas dificuldades/barreiras.
Não acredito que sonhos são realizados de uma hora pra outra ou que empresas sejam consolidadas do dia pra noite, mas acredito que tempo, atitude, energia e dinheiro são investidos pra chegar a um objetivo final.
Eu não sei vocês, mas eu cansei de ter que provar o meu potencial o tempo todo pra ganhar um aumento mixuruca no final do mês, eu cansei de investir todos os meus anos de estudo, minha qualificação, meu tempo, minha energia e as minhas ideias pra fazer o negócio dos meus chefes crescerem. Eu não sei vocês, mas eu simplesmente cansei de ser funcionária do meu chefe.
Eu quero ser minha própria chefe, quero provar pro mundo o meu potencial e não pra um pequena gama de pessoas dentro de uma empresa. Eu quero usar os meus estudos, o meu tempo, a minha energia e as minhas ideias pra criar o meu próprio negócio, do jeito que eu quero, tendo a flexibilidade que eu preciso pra unir todas as minhas paixões.
Do que me adianta fazer rios de dinheiro numa empresa se não tenho tempo de passar um final de semana com meu namorado? De que me adianta ganhar bem se não tô feliz nessa empresa ou se já chego desmotivada no trabalho, porque não tô fazendo o que eu realmente amo.
Existe uma linha tênue entre as nossas graduações (pra quem tiver) e o que realmente amamos fazer. Não é um diploma que deveria ditar quem somos ou o que fazemos. O diploma é uma qualificação, foi uma conquista merecida, mas não deveria ser uma barreira pra ir atrás dos sonhos.
Alguns sonhos mudam e outros permanecem! O que não pode é deixar que um sonho seu de cinco anos atrás te impeça se seguir o seu sonho atual.
Muita gente acha que só porque se formou em veterinária tem que ser veterinária pro resto da vida. Você pode amar animais e nem por isso ter que ser veterinária. Vai ver que você quer viajar pra conhecer animais de outros países e ser veterinária não te satisfaz mais.
Então, por que ficar batendo na mesma tecla? Por que não procurar uma saída pra transformar as nossas paixões no nosso trabalho?
Não tô fazendo apologia de que você precisa largar tudo e viajar ou não cursar uma faculdade. Cada um sabe o que é melhor pra si. Eu mesma me formei em publicidade pela UFRJ e amava o que eu fazia.
Eu era fanática pelo meu trabalho, até que um dia eu cansei! Cansei da rotina de provação constante, das horas de trabalho infinitas sem reconhecimento, das horas extras trabalhadas e não pagas. Eu simplesmente cansei… simples assim!
Durante meu primeiro ataque de ansiedade sobre o que fazer da vida eu comecei a ler livros pra me inspirar e me dizer o que fazer. Eu tava mais perdida do que pinto no lixo!
Eu li alguns livros que me deram um sacode e um puxão de orelha do tipo: Garota! Acorda! Tua juventude tá passando bem na frente dos teus olhos e você tá se deixando levar pela correnteza. A hora de mudar o rumo da sua vida é agora!
Foi quando eu decidi pedir demissão e finalmente fazer meu curso de inglês na Inglaterra.
Os livros que eu li foram:
A Tríade do Tempo
Sinopse:
A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.
A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.
A Tríade do Tempo traz ferramentas modernas que podem ser colocadas em prática tanto por quem utiliza agendas convencionais quanto por quem prefere soluções tecnológicas. Além disso, com este livro, você vai:
– Aprender efetivamente a equilibrar vida pessoal e profissional.
– Identificar em que atividades está desperdiçando seu tempo.
– Realizar projetos baseados em seus planejamentos.
– Definir metas e estabelecer prazos para executá-las.
– Evitar reuniões desnecessárias e outros compromissos inúteis.
– Gerenciar seu e-mail e informações de uso pessoal.
– Descobrir novas ferramentas para gerenciamento de equipes.
Esse livro é simplesmente perturbador, no bom sentido. Te faz questionar diversas questões na sua cabeça e exercitar na prática novos modelos de otimização do seu tempo.
Esse foi o livro que me fez pedir demissão. Hahhahahaha. Óbvio que já vinha com essa dúvida e muitas outras na cabeça, mas depois de ler o livro eu decidi que era a hora de agir.
O Segredo
Sinopse:
Desde tempos imemoriais ele tem sido transmitido, cobiçado, ocultado, perdido, roubado e comprado por grandes somas de dinheiro. Este Segredo milenar foi compreendido por algumas das mentes mais brilhantes da História: Platão, Galileu, Beethoven, Thomas Edison, Andrew Carnegie, Einstein – bem como por inventores, teólogos, cientistas e pensadores de todas as épocas. Agora, O Segredo está sendo revelado ao mundo.
“Ao aprender O Segredo, você descobrirá como pode ter, ser e fazer tudo o que quiser. Descobrirá quem você é de verdade. Descobrirá a verdadeira grandeza que a vida reservou para você.” – retirado do Prefácio
Acho que muita gente já ouviu falar desse livro e algumas pessoas não acreditam no poder das palavras ou pensamentos, mas eu acredito muito que o Universo te manda o que você pede com convicção.
Eu já vivi pelo menos cinco momentos da minha vida onde pratiquei o que esse livro explica e de fato aconteceu. Óbvio que não basta você levantar as mãos pro céu e dizer: Universo me dá um carro! Hahahahah Óbvio que não funciona asssim.
Mas, após ler o livro você fica motivado a ser mais otimista e persistente no que você quer, isso te ajuda a ter atitude e consequentemente tendo atitude sabendo o que você quer, eventualmente você consegue.
Eu comprei o livro porque gosto voltar a ler alguns trechos quando preciso, gosto de ter esse livro perto da cama sempre. Mas, pra quem não gosta muito de ler, tenho uma boa notícia: Existe um filme “documentário” sobre esse livro e é de graça no Youtube. É só você clicar aqui e assistir.
Depois de ter dado meu primeiro passo (aprender inglês) em direção ao meu sonho de conhecer o mundo, eu comecei a ler outros livros pra continuar me inspirando nessa trajetória e orientando meus pensamentos pra de fato criar alguma coisa/negócio com as minhas ideias. Foi aí que um amigo me deu esse livro dizendo que o autor tinha escrito pensando em mim (hahahaha),
O Poder dos Inquietos
Sinopse:
Muita gente se sente sufocada por regras e conselhos que visam manter tudo como está e ao ouvir sempre “já tentamos e não funcionou”, o que pode deixar frustradas as pessoas mais criativas, quem tem muita vontade de realizar e energia de sobra para tentar fazer diferente.
Para dar vazão ao seu potencial, você precisa experimentar, arriscar e, sobretudo, criar um ambiente para desenvolver e por em prática as suas ideias.
O mundo nos indica sempre a mesma mensagem, de nos ajustarmos a um sistema que já existe. Você não precisa mudar tudo, mas de espaço para exercer sua criatividade e ir ampliando os acertos de sua jornada. Esta é a proposta do autor.
Chris mostra como explorar suas próprias ideias, estabelecer metas mais estimulantes, encontrar meios de trabalhar utilizando suas maiores habilidades para alcançar o sonho de qualquer pessoa: viver a vida como uma feliz aventura, não como uma passagem do tempo.
Esse livro é genial e completamente inspirador. Eu amei a leitura que é simples, fácil e motivadora. Eu gostei tanto que mandei um e-mail pro autor agradecendo por ter escrito o livro e adivinhem… Ele respondeu esse e-mail e mais três outros e-mails que enviei em seguida! Hahahahaha Fofo!
Depois do Poder dos Inquietos eu resolvi ler alguns livros mais práticos que falavam de estratégias de negócios, Oportunidades disfarçadas e atendimento ao cliente. E os livros que eu li seguindo essa ordem foram:
A Estratégia do Oceano Azul
Sinopse:
O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).
Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores; O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento; O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.
Esse livro é muito bom pra quem já tem ideia do que quer fazer ou quer um empurrãozinho pra dar o primeiro passo. É um pouco mais técnico, mas nada absurdo! Qualquer um pode ler e curtir as estratégias de um oceano azul sem concorrência.
Oportunidades Disfarçadas
Sinopse:
Pitadas de otimismo, risco, ousadia, coragem, visão e criatividade. O livro é uma oportunidade disfarçada para os inquietos enxergarem além das evidências.” – Michael lein, Diretor Executivo das Casas Bahia “Do título ao conteúdo, ele é brilhante.” – Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna “Histórias reais de pessoas e empresas que, em meio a grandes crises, foram capazes de se superar com determinação e criatividade.” – Márcio Cypriano, Ex-presidente do Bradesco.
Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro.
Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de idéias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos.
Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.
Esse livro é genial pra quem tem medo de arriscar a seguir um sonho. Lendo esse livro você vai fazer que tudo é possível, principalmente realizar um sonho nos momentos mais difíceis da vida. Eu amei ler esse livro, porque de fato dá uma motivação enorme saber que não somos os únicos passando por esse momento.
Óbvio que não tô falando pra você pegar todo seu salário em comprar todos esses livros de uma vez, mas eu tenho certeza que esses livros vão te inspirar muito e fazer com que você comece a tomar uma atitude pra mudar a sua realidade (se você quiser mudá-la).
Se você tá tão ansioso(a) e angustiado(a) quanto eu sem saber o que fazer da vida, entra no grupo do Vida Mochileira no Facebook que eu tô compartilhando um monte de material legal que pode te inspirar ainda mais. Clique aqui e peça pra entrar no grupo! Você será super bem recebido(a)!
A gente se vê por aí nessa Vida Mochileira!
Qualquer dúvida é só me mandar e-mail (contato@vidamochileira.com.br) ou direct no Instagram (@vidamochileira).
Leia também:
Como organizar a sua primeira viagem sozinha
Como é ficar em hostel? É seguro para mulheres?
Lugares para viajar sozinha pelo Brasil
Os 18 melhores países e destinos para viajar sozinha