Regras para transportar líquidos na mala de mão
Saiba tudo sobre transporte de líquidos na mala de mão em voos, incluindo medicamentos. Conheça as regras para voos nacionais e internacionais. Viaje com segurança!RELATO ESCRITO POR STEFANI QUARESMA
As companhias aéreas, autoridades e até mesmo aeroportos possuem algumas regras a serem cumpridas por passageiros que viajam em voos nacionais ou internacionais. Para aqueles que costumam preferir outros meios de transporte, as exigências podem ser confusas e causar transtornos no momento do embarque.
Uma das principais dúvidas de turistas que viajam de avião é como transportar algumas substâncias nas bagagens, sendo elas, principalmente, líquidos, cosméticos em geral e medicamentos. As regras impostas se tornam ainda mais restritas quando os líquidos são transportados em bagagens de mão, ou seja, dentro da cabine aérea.
Líquidos na mala de mão
De acordo com a Resolução nº 515, imposta pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em voos internacionais – ou voos nacionais que são embarcados em portões destinados a viagens internacionais -, todos os líquidos, inclusive em gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100ml cada, dentro de um saco plástico fechado e transparente.
Ainda nos voos com destinos internacionais, não é permitido que os conteúdos dos frascos, somados, ultrapassem a quantidade máxima de 1 (um) litro. Já em voos nacionais, a agência determina que cada passageiro possui o direito de transportar quatro frascos de capacidade máxima de 300 ml ou peso de 300 g.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Aluguel de carro com preços acessíveis: Discover Cars
Regras para transporte de líquidos nos voos
Essas regras impostas pela ANAC valem para bagagens de mão, que irão viajar com o passageiro dentro da cabine da aeronave. Outros tipos de produtos, que não sejam perigosos, inflamáveis ou de transporte proibido, devem ser despachados.
Aqueles passageiros que precisarem fazer uso de medicamentos líquidos deverão portar a devida prescrição médica e poderão transportar a quantidade da substância necessária para o tempo que estará no percurso da viagem. Esses medicamentos devem ser apresentados aos fiscais no momento da inspeção de segurança, para que não haja eventuais transtornos.
Alguns casos especiais também são detalhados pela resolução emitida pela agência, como líquidos e pastas destinados a alimentação de bebês ou para dietas especiais – que podem ser transportados, seguindo as mesmas regras de quantidade dos medicamentos – e produtos comprados no freeshop, que podem ultrapassar o limite de 100 ml, desde que lacrados em embalagem original e com recibo de compra.
Com regras que se aplicam de diferentes formas em diferentes voos ou destinações, manter o controle de todas pode ser uma tarefa difícil. Uma forma de organização para evitar conflitos no aeroporto e na inspeção de segurança é criar uma lista, em um celular ou tablet que será levado na viagem, de cada item necessário para a bagagem e como ele será transportado.
O que são considerados líquidos?
Os líquidos incluem aerossóis e géis, ou seja, todos os produtos de consistência semelhante a: água e outras bebidas, pasta de dente, loções e cremes, perfumes, gel de cabelo, espumas de cabelo e de barbear, desodorante, shampoo, condicionador e sabonete líquido protetor solar, maquiagem (base, corretivo, rímel, etc)
OBS: Existem casos que as maquiagens passam despercebidas fora do ziploc. No entanto, se acusar no raio-x vão mandar você colocar elas no ziploc. Então, tenha certeza de que tem espaço sobrando no ziploc caso seja necessário (pra não ter que jogar elas fora).
DICA: Tente achar versões em barra dos seus produtos líquidos pra ter mais espaço no ziploc. Exemplo: Shampoo, condicionador, sabonete, protetor solar, desodorante, etc.
Resumo de como levar líquidos na mala de mão
– Os líquidos devem estar em frascos de no máximo 100ml ou 100gr (podendo estar no rótulo original ou não) e o total deve somar no máximo 1 litro (10 frascos de 100ml).
– Por mais que você tenha um creme que esteja no finalzinho, se a embalagem for maior que 100ml vai ter que jogar fora.
– Todos os líquidos devem caber em um ziploc transparente de 20x20cm. Só é permitido apenas UM ziploc por pessoa.
– Caso você tenha líquidos acima de 100ml que não quer jogar fora, será preciso despachar a mala com esses líquidos. Essas restrições não se aplicam pra medicamentos e pra alimentos de bebês (é aconselhável levar um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade).
– Os líquidos comprados no duty free do aeroporto ou a bordo do avião podem ser transportados na bagagem de mão, desde que o recipiente seja transportado dentro de um saco inviolável (com contorno vermelho), juntamente com o recibo. O passageiro só pode abrir o saco inviolável quando chegar ao destino final.
Se tiver um voo de conexão em outro aeroporto, informe o agente de segurança pra que os líquidos possam ser novamente colocados num saco inviolável.
Se você conhece alguém que precisa conferir essas dicas de como levar líquidos na mala de mão nos voos, envia esse post pra essa pessoa!