Como é voar de VietJet Air? É seguro?

1

Bom, essa foi a minha primeira pergunta no Google quando vi que o preço dos voos da Vietjet eram muito mais em conta que os preços das outras companhias aéreas asiáticas.

Comecei a fazer uma busca no Google pra ver se o site era seguro e como era o serviço deles em termos de voos, se tinha muito cancelamento ou atrasos. Por incrível que pareça, achei pouca coisa sobre a Vietjet na época, mas decidi arriscar porque o valor da passagem estava realmente tentador.

A Vietjet que é uma companhia aérea que faz voos apenas em territórios asiáticos tem um site super primitivo e realmente dá um certo receio de ser um daqueles sites fakes que vão pegar todos os dados do seu cartão te deixando arrependido pelo resto da vida de ter caído numa cilada tão óbvia quanto essa. MASSSS, acredite, o site é seguro e eu posso dizer que vale a pena sim comprar os voos pela Vietjet já que os valores muitas vezes são bem mais baratos que os das concorrentes.

Voamos de Vietjet três vezes da última vez que fomos pra Tailândia. Pegamos um voo de Bangkok até Phuket, um voo de Krabi até Bangkok e um voo de Chiang Mai até Bangkok.

Pra você ter noção, eu geralmente pesquiso em todas as cias aéreas low cost do país que estou viajando antes de comprar qualquer passagem aérea e a Vietjet sempre estava no topo da lista com os melhores horários de voos e preços das passagens.

Comprando sua passagem com antecedência saí ainda mais barato, tipo algo em torno de $ 10,00 a $ 15,00 dólares os trechos dentro da Tailândia, por exemplo. Mas, a companhia aérea faz voos para outros países também.

 

SOBRE O SITE DA VIETJET AIR

Como eu falei antes, o site é super primitivo e chega até a ser feio se comparado aos sites das companhias aéreas que estamos acostumados. Por isso, bate aquele medinho de tá sendo enganado, mas, vai por mim, apesar do site ser bem feio, ele é seguro sim!

Esse é o site da Vietjet: https://www.vietjetair.com

Ahhhh! Antes de irmos adiante falando mais sobre os detalhes do site, queria compartilhar com vocês uma dica de ouro!

DICA DE OURO: Nunca pesquise preço de passagens (avião, ônibus, barco) na aba normal do seu navegador (seja ele qual for). A maioria desses sites tem cookies que registram a sua procura num determinado destino e toda vez que você entra pra pesquisar preços eles mudam o valor da passagem porque assumem que você tá muito interessado em comprar. A dica de ouro é: sempre faça pesquisas de preço na janela anônima do seu navegador. Pra abrir a janela anônima é bem fácil:

– Abra o seu navegador de internet normalmente e aperte: Ctrl + Shift + N

– Ou vai na parte onde tem o histórico do seu navegador e em cima da opção histórico tem a opção janela anônima.

A janela anônima evita os cookies e os valores mostrados nos sites são seguros!

Ahhh!!! Outra dica: Por mais barato que você ache uma passagem num desses sites de busca generalizada que mostram os preços de várias empresas ao mesmo tempo (Skyscanner ou eDreams), não é aconselhado comprar diretamente por eles porque (às vezes) rola uma comissão que é embutida no valor final. O que é recomendado fazer é achar nesses sites a companhia que oferece o melhor preço e depois ir direto no site da companhia. Tendeu?

Então, fica a dica! Desenhe muito, pesquise e leia muito antes de comprar suas passagens!

Como é voar de VietJet Air? É seguro?

PAÍSES QUE A VIETJET AIR VOA

A Vietjet faz voos internacionais entre países como: Tailândia, Vietnã, Japão, Índia, Malásia, Singapura, Myanmar, Camboja, Coréia, Taiwan, China.

E, também faz voos nacionais dentro desses países. Então, por exemplo: você pode pegar um voo de Bangkok pra Phuket dentro da Tailândia, assim como pode pegar um voo em Bangkok e ir pra Ha Noi no Vietnã.

É óbvio que você precisa pesquisar pra ver se tem voos do lugar que você tá saindo pro lugar que você quer ir. Porque apesar deles fazerem voos internacionais pra todos aqueles países listados acima, não quer dizer que você vai achar um voo de Bangkok pra Coréia, por exemplo. Mas, você acharia um voo de Siem Reap pra Seoul, na Coréia.

Moedas de compra no site

Você tem 14 opções de moeda pra fazer a procura dos preços dos voos, eu recomendo você usar a moeda que você se sente mais confortável. Eu, por exemplo, estava morando na Tailândia por 3 meses e pra mim era muito mais fácil ter noção se a passagem era cara ou barata vendo os valores em Thai Baht (moeda tailandesa), mas você pode escolher pagar em dólar por exemplo.

É bom lembrar que qualquer compra feita no exterior com o cartão de crédito tem uma taxa do banco a ser paga. Eu tento evitar ao máximo usar o cartão por causa do famoso 6% de IOF. Mas, em casos de compra de passagens aéreas durante a viagem não tem muito pra onde fugir.

Regras de bagagem

Quando você vai comprar a passagem pela Vietjet a tarifa mais barata te dá direito à apenas 7Kg de bagagem de mão (gratuita), sem direito à bagagem despachada. Por isso, se você tá viajando com mais de uma mala ou a sua única mala pesa mais do que 7 kg é bom pagar um pouco extra na sua passagem pra ter direito a despachar mais peso.

É bem verdade que nesses três voos que eu fiz com a Vietjet eles nunca pesaram a minha mala, mas quando você vai fazer o check-in tem um papel enorme na bancada indicando o valor do excesso de bagagem pago no aeroporto caso você não tenha pago esse excesso pelo site (que é MUITO MAIS BARATO).

Sério! Eu tenho pavor de correr risco em aeroporto no quesito “pagar excesso de bagagem”, se eu sei que minha mala tá mais pesada do que o permitido, eu prefiro não arriscar a minha sorte no aeroporto e já comprar a passagem com o quilos extras que eu vou precisar pra despachar a mala sem problema.

A diferença entre pagar o peso extra já no site quando você tá comprando a passagem e pagar no aeroporto é bizarramente grande! Por exemplo, pra você adicionar uma mala despachada de 15 Kg na sua passagem você paga algo em torno de $ 6,77 dólares pelo site (essa mala sendo uma mala extra além da mala de 7 Kg que você já tem direito).

No aeroporto, se você não tiver pago essa mala extra ou se você achar que dá pra passar com a sua mala de 15 Kg como se ela tivesse 7 Kg (vai que você tem um mochilão compacto, né?) e por azar eles pedirem pra pesar a sua mala. Os mesmos 15 Kg que você podia ter pago apenas $ 6,77 dólares pelo site vão te custar no mínimo $ 15,00 dólares (sendo muito otimista). Eu, particularmente, prefiro não arriscar, até porque fico ansiosa e nervosa e já tive uma experiência negativa tentando dar uma de esperta e acabei pagando 50,00 euros numa coisa que poderia ter pago 8,00 euros pelo site.

Você pode checar as regras de bagagem CLICANDO AQUI.

Como comprar a passagem pela Vietjet

  1. Você vai escolher seu destino, o dia do seu voo e a moeda que quer pagar
  2. Você vai escolher o melhor horário e preço
  3. Você vai preencher o formulário com seus dados
  4. Vão pedir pra você escolher seu assento. Mas, ATENÇÃO! Você não é obrigado a escolher o assento com antecedência e pagar por isso. Você pode desmarcar a opção do assento clicando “No, Thanks” e economizar de $ 1,40 dólares a $ 4,00 dólares. Seu assento pode ser escolhido no dia do voo durante o check-in (de graça).
  5. Você pode escolher adicionar malas extras de diferentes pesos ou não adicionar mala nenhuma e ficar só com a mala de 7 Kg gratuita que você tem direito, mas como eu disse antes, eu, particularmente não gosto de arriscar.
  6. Você também pode adicionar ou não uma refeição durante o voo. Isso não é obrigatório e eu, particularmente, acho que não vale a pena já que a comida no avião será paga em dólar e qualquer comida local será muito mais barata e gostosa.
  7. Você preenche os dados de pagamento
  8. Realiza o pagamento
  9. Imprime ou salva sua confirmação de pagamento/passagem

Realização do pagamento pelo site

A realização de pagamento foi uma das coisas mais estressantes na hora de comprar com a Vietjet, isso porque o site saia do ar toda vez que tentávamos processar a compra.

Na primeira vez que compramos a efetuação do pagamento passou na segunda tentativa.

Na segunda vez, eu juro, tentamos 8 vezes e não foi aí achamos que poderia ser a internet lenta do hostel que estávamos hospedados. Pegamos o computador e fomos pra loja de mergulho que trabalhávamos e a internet voava. Tentamos mais 4 vezes e nada. Até que na quinta vez, com muita oração, conseguimos efetuar o pagamento com sucesso. O site caia o tempo todo ou dava algum erro na metade da compra.

Na terceira vez, conseguimos comprar na quarta tentativa o que deixou a gente muito feliz, porque já estávamos preparados pra tentar 20 vezes. Hahahahahaha

Então, já tenha em mente que o site tem problemas sim na efetuação do pagamento, mas não desista, pode ser que a sua sorte de encontre da nona tentativa rs! Digo pra não desistir porque geralmente o preço das passagens da Vietjet vale a pena todas as tentativas até você ter sucesso na compra.

OBS: NÃO tô afirmando que a Vietjet é SEMPRE a companhia mais barata da Ásia. Você precisa fazer muita pesquisa, usar sites como Skyscanner e eDreams, e também pesquisar diretamente nos sites das companhias asiáticas pra ter noção de qual cia aplica o melhor valor pro trajeto específico que você vai fazer. No meu caso, as três vezes que eu voei de Vietjet ela era, disparada, a mais barata.

 

COMO É VOAR DE VIETJET AIR

SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA 

Outra coisa que eu fiz depois de pesquisar se o site da Vietjet era bom foi jogar no Google: “Como é voar de Vietjet?” pra entender se não era um teco-teco caindo aos pedaços já que eu nunca tinha ouvido falar dessa companhia aérea antes. E, acredite ou não, eu me surpreendi de forma positiva. De uma forma geral eu curti bastante viajar de Vietjet. Apesar do avião ser pequeno, as poltronas são confortáveis e tem espaço suficiente pra relaxar.

As comissárias de bordo são muito educadas e tão quase sempre sorrindo. Mas, apesar dos meus voos terem sido tranquilos, não ter tido problema com check-in, ou malas (até levamos uma mochila a mais pequena como se tivéssemos carregando um notebook – o que é permitido, mas abusamos e a mochilinha que devia ser pequena era quase mais pesada que a mochila principal, mas ninguém encrencou, ufa!) tem uma coisa que instiga muito a raiva e a impaciência da pessoa mais calma e serena do mundo enquanto você tá esperando todos entrarem no avião: tem a porr* de uma musiquinha chata que fica tocando em looping desde o momento que você entra no avião até a hora da decolagem.

Não se engane! Num primeiro momento você vai pensar: “Nossa! Que musiquinha fofda e agradável!” Mas, depois de ouvir a mesma música 20 vezes você já começa ter ataque de pânico! Hahahahahaahhaha JURO! Mas, coloque seu fone de ouvido, coloque uma música pra tocar no seu celular e aumente o volume ao máximo e tente ignorar a musiquinha chata do avião! Vai dar tudo certo! hahahahahaha

 Atrasos

Ahhh! Outra coisa que a gente viu com frequência foram voos atrasados da Vietjet. Não sei se a gente que não tem muita sorte ou se isso acontece com frequência nos voos dessa companhia, mas tivemos atraso nas três vezes que voamos de Vietjet.

No nosso primeiro voo o atraso foi de 20 minutos, então nem ligamos muito porque acho que é normal atrasar um pouco por causa de um passageiro ou outro. No nosso segundo voo o atraso foi de 1 hora e 20 minutos, aí já fiquei puta querendo explodir o aeroporto, né? E no nosso terceiro voo o atraso foi de 30 minutos mais ou menos.

Então, se você tá fazendo conexão ou precisar pegar o avião pra chegar a tempo daquele último ferry, por exemplo, eu não indicaria a Vietjet porque todas as minhas experiências de voo tiveram atraso. Mas, se você tá com o roteiro flexível e pode correr o risco (quase com a certeza) de ter atraso sem influenciar na sua viagem, então aconselho voar de Vietjet sim, porque apesar dos atrasos e da musiquinha chata, o custo X benefício da Vietjet ainda vale muito a pena!

 

Espero que esse post tenha sido útil pra você e se você souber de alguém que precise ler essas informações, por favor compartilhe o post pra ajudar outras pessoas.

Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras em tempo real.

Beijos e até a próxima!

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Seguro Viagem para viagens longas e nômades digitais ($37 dólares por 4 semanas): SafetyWing
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Aluguel de carro: Rentcars

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!