
Dicas para ter uma alimentação saudável na viagem
Alimentação saudável na viagem: disposição e energia garantidas! Saiba como o que consumir antes e durante a vôo para aproveitar ao máximo.RELATO ESCRITO POR STEFANI QUARESMA
Ter uma alimentação saudável na viagem que mantenha o corpo com disposição e energia pode representar um desafio. A quebra da rotina pode levar à ingestão de alimentos fáceis de consumir, ricos em gordura e prejudiciais à saúde durante o período turístico. Além disso, destinos mais afastados ou viagens rápidas nem sempre oferecem estruturas adequadas para uma alimentação saudável.
Portanto, é essencial realizar um planejamento e preparo adequados para garantir energia suficiente durante as viagens. Além de assegurar uma boa noite de sono e evitar alimentos que comprometam os passeios, a escolha entre o que comer deve estar alinhada com o estilo da viagem e os roteiros planejados.
É aconselhável também evitar ou reduzir o consumo de cafeína durante os passeios. Embora forneça energia, essa substância é responsável por aumentar de forma temporária o desempenho do corpo, resultando em uma queda rápida de energia, o que pode causar sonolência e cansaço em excesso.
Nesse post você vai ler:
Alimentação em viagens rápidas
Viagens mais curtas, como as opções “bate e volta”, exigem energia suficiente para aproveitar ao máximo. Portanto, é preciso equilibrar a alimentação com nutrientes que proporcionem energia sem sobrecarregar o corpo.
É recomendável comer a cada 3 horas para evitar quedas bruscas de energia. A especialista enfatiza ainda a importância de não pular refeições, uma prática comum em viagens mais rápidas.
A inclusão de proteínas nas refeições, pois isso proporciona mais disposição e energia ao longo do dia. Para manter os níveis de açúcar no organismo equilibrados, o consumo de carboidratos com fibras e proteínas, como adicionar aveia e nozes às frutas vermelhas no café da manhã.
Leia também:
Como funciona o cartão de débito internacional da Wise
Cartão de débito internacional da Nomad Global
Como ter internet durante as viagens
Seguro viagem com cobertura para COVID-19
Aluguel de carro com preços acessíveis: Discover Cars
Como enfrentar voos longos?
As viagens de avião, especialmente as longas, exigem cuidados e preparação adicionais. Enfrentar longos períodos sentado pode causar ansiedade, levando a um consumo excessivo de alimentos ou substâncias que podem prejudicar tanto o organismo durante o voo quanto durante o roteiro da viagem nos dias seguintes.
É aconselhável escolher alimentos leves e nutritivos, como frutas, e incluir fontes de proteína, como ovos cozidos ou frango. Opções como frutas secas e oleaginosas oferecem saciedade sem pesar no organismo.
Por outro lado, é recomendável evitar alimentos gordurosos, salgadinhos, frituras e aqueles propensos a causar gases, como feijão. Além de serem pesados para o corpo, consumir essas opções antes ou durante o voo pode causar desconforto. Optar por escolhas alimentares saudáveis contribui para uma viagem mais agradável e ajuda a manter o bem-estar ao longo de todo o percurso.
Preparação para o turismo esportivo
Diferentemente de outras viagens, o turismo focado na prática de esportes exige um preparo e cuidado adicionais devido à necessidade do corpo em repor as energias gastas. Para isso, é essencial optar por uma alimentação rica em nutrientes que mantenham o corpo disposto e ativo.
Seja em destinos voltados ao ecoturismo com trilhas e escaladas, ou aqueles dedicados a esportes como surfe ou mergulho, pode ser indicado incluir Whey Protein na alimentação durante a viagem ou antes das atividades esportivas.
Essa proteína desempenha um papel fundamental no aumento do glicogênio, uma fonte de energia essencial durante atividades intensas. Portanto, vale ter um acompanhamento médico e nutricional para entender quais suplementações podem ser eficazes para esse estilo de vida mais esportivo e saudável.
Por fim, independentemente do estilo da viagem, manter uma boa hidratação é essencial para melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir o cansaço excessivo. Além disso, é aconselhável reduzir os níveis de estresse corporal durante o trajeto, uma vez que altos níveis de preocupação podem resultar em cansaço excessivo. Portanto, ouvir música ou ler durante o percurso pode ajudar a regular os níveis de cortisol no corpo.
Se você conhece alguém que precisa conferir essas dicas sobre alimentação saudável na viagem, envia esse post pra essa pessoa!