Como o voluntariado ajuda na carreira
Descubra como o voluntariado ajuda na carreira, seja na sua profissão atual ou na transição de carreira que você quer fazer. Desconto de $10 na Worldpackers com o cupom VIDAMOCHILEIRAWP.Quando você faz um voluntariado você aprende diversas habilidades diferentes, conhece outras culturas e participa da rotina das pessoas locais. Só isso já seria motivo de sobra pra te provar que fazer voluntariado ajuda na carreira de uma forma especial e fora da caixa!
Quando você faz voluntariado, você descobre lugares menos turísticos e cresce bastante enquanto pessoa abrindo a sua mente e expandindo a sua visão de mundo, mas também se desenvolve como profissional, seja aprendendo soft skills como: ter mais empatia, ser mais resiliente, ter mais paciência, melhorar sua comunicação e liderança, etc.
Ou, de fato, aprendendo hard skills como: jardinagem, recepção, limpeza, cozinha, criação de sites, gerenciamento de redes sociais, fotografia, edição de vídeo, aulas de yoga ou surf, etc.
Enfim, nesse post vamos falar bastante sobre como o voluntariado ajuda na carreira e dar algumas dicas pra você usar as suas novas experiências no seu currículo!
Nesse post você vai ler:
O que é a Worldpackers?
A Worldpackers é uma plataforma online – brasileira – que ajuda na conexão entre projetos que precisam de ajuda e viajantes que buscam viver experiências diferentes através de novos aprendizados.
O propósito da Worldpackers é oferecer desenvolvimento profissional e pessoal através de experiências colaborativas em que os viajantes ajudam estabelecimentos e projetos (sociais, ecológicos, holísticos, fazendas e hostels) com suas habilidades em troca de acomodação e outros extras.
Como funciona a Worldpackers?
Os viajantes oferecem em torno de 4 a 6 horas do seu dia, por 5 dias na semana (geralmente) pra ajudar projetos e estabelecimentos a se desenvolverem. Essa ajuda pode ser através de habilidades que os viajantes já têm ou de habilidades que eles vão aprender durante o voluntariado.
A troca é colaborativa, ou seja, não existe remuneração. O objetivo da experiência é o desenvolvimento pessoal e profissional de ambas as partes (viajantes e anfitriões). No entanto, além das experiências, os viajantes também têm direito à acomodação gratuita, comida (que pode ser de uma a três refeições por dia ou acesso à cozinha), e outras vantagens como passeios, aulas de idiomas, etc.
Pra começar a sua jornada como voluntário da Worldpackers é super simples:
1- Crie seu perfil na plataforma (plano WP Trips ou plano WP Pack);
2- Pesquise os destinos que você quer conhecer;
3- Encontre vagas interessantes que se conectem com seus objetivos de viagem;
4- Analise as tarefas, benefícios, disponibilidade do anfitrião e as avaliações de outros viajantes sobre aquela experiência de voluntariado;
5- Aplique pra várias vagas (escolha as melhores datas pra você).
Veja como fazer a sua aplicação na Worldpackers se destacar;
6- Converse com o anfitrião no chat e tire todas as suas dúvidas sobre o voluntariado;
7- Prepare-se pra sua viagem (compre sua passagem, faça seu seguro viagem e arrume as malas)!
Pra ser membro da Worldpackers você precisa investir $39,00 dólares (usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP) apenas uma vez e pode fazer voluntariado quantas vezes quiser por 12 meses em mais de 130 países.
Ou seja, você paga apenas uma vez $39,00 (pode dividir em 12 vezes) e viaja sem pagar por acomodação (e muitas vezes sem pagar por comida) e de quebra ainda aprende novas habilidades, usando o voluntariado pra mudar de carreira.
Como o voluntariado ajuda na carreira
Quando você faz um voluntariado você aprende diversas habilidades diferentes, mas, além disso, você cresce bastante enquanto pessoa abrindo a sua mente e expandindo a sua visão de mundo e é exatamente isso que muitas empresas estão buscando hoje em dia: profissionais capacitados não só na formação escolhida como também experientes em termos de vivências de mundo, afinal, é isso que te fará um profissional diferenciado.
Você pode usar o voluntariado pra fazer a transição de carreira que tanto quer, mas tem medo de arriscar. Pode também conhecer novas áreas dentro de uma mesma profissão ou se capacitar ainda mais na sua própria área adquirindo outras soft skills. E, é claro, fazer voluntariado é uma ótima oportunidade de aprender e treinar uma nova língua.
Por que voluntariar é bom pra sua carreira?
Fazer voluntariado ajuda na carreira porque amplia sua opções e diversifica seus conhecimentos. Entenda que fazer voluntariado não é só uma forma de melhorar seu currículo (aprendendo novas línguas, por exemplo), mas também uma forma de você explorar outras áreas que você não tinha considerado antes.
Fazer voluntariado também é uma forma de testar áreas que te atraem e você não tem certeza se quer arriscar nelas ainda. Então, por que não experimentar primeiro em um voluntariado para sentir a sensação de exercer aquilo para ter uma certeza mais palpável?!
Por exemplo: Você acha que se daria super bem na área da educação, mas não tem certeza se quer seguir mesmo esse caminho… Aplique pra voluntariados nessa área, e viva essa experiência pra ver se faz sentido pra sua realidade! Só assim você vai conseguir ter uma noção melhor se isso é ou não é pra você!
Além disso, existe uma ótima oportunidade de usar o voluntariado para dar uma guinada na sua carreira atual, uma chance de conhecer novas áreas pra quem está pensando em fazer uma transição de carreira e, é claro, uma ótima oportunidade de aprender e treinar uma nova língua.
Eu conheço várias pessoas que aprenderam uma nova língua (inglês e espanhol) fazendo voluntariado de 3 meses em países que tem essas línguas maternas.
Por que pagar a Worldpackers?
Porque sendo membro verificado da plataforma você tem acesso ao suporte da Worldpackers antes, durante e depois da viagem, com resposta em até 24 horas (support@worldpackers.com) e também tem direito ao Seguro Worldpackers (que você pode acionar caso a sua experiência não esteja sendo positiva da forma que você tinha acordado com o anfitrião).
Além disso, o valor que você investe ($39,00 – usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP) pra viajar por 12 meses se paga na sua primeira experiência, já que você não terá que pagar por acomodação em nenhum lugar que você fizer voluntariado pela Worldpackers.
A Worldpackers faz uma análise criteriosa dos anfitriões que recebem voluntários e está sempre analisando as avaliações das experiências pra sempre tentar entregar a melhor experiência possível tanto pros anfitriões quanto pros viajantes.
Você pode parcelar os $39,00 dólares (usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP) em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito e pode começar a viajar assim que o pagamento da primeira parcela for executado.
Ou seja, você investe $39,00 dólares, mas pode viajar quantas vezes quiser, pra onde você quiser sem pagar por acomodação e muitas vezes sem pagar por comida e outros benefícios, como aulas de surf ou aulas de idiomas.
Imagina quanto seria pagar por 7 dias de hospedagem num hostel em Paris… Te garanto que com certeza você pagaria mais do que 80,00 euros num único hostel em um único destino na viagem. Com a Worldpackers você pode viajar pra mais de 130 países sem pagar NADA por hospedagem… Ou seja, os $39,00 dólares na verdade são um investimento pra você de fato zerar seus custos com hospedagem por 12 meses (período da anuidade).
Leia também:
– A Worldpackers é confiável? É seguro de usar?
– Worldpackers: O que é e como funciona?
– Como viajar gastando pouco e ganhando dinheiro
– Como ganhar dinheiro sendo voluntário
Posso colocar o trabalho voluntário no currículo?
Não só pode como deve colocar os voluntariados no seu currículo. São essas “atividades extracurriculares” que nos diferenciam numa entrevista. Todo mundo segue o mesmo roteiro: Faz uma faculdade X, coleciona estágios na área, faz alguns projetos paralelos diretamente ligados à área de atuação, tem os mesmos idiomas no currículo, etc.
O que vai chamar atenção do entrevistador ou fazer com que você se destaque na sua carreira são as experiências que vão além da sua área de atuação, mas que te proporcionam aprendizados e conhecimentos que podem ser aplicados ao seu trabalho.
O mercado de trabalho precisa de menos pessoas automatizadas e de mais profissionais resilientes e humanizados e, você pode ter certeza que fazer voluntariado ajuda na carreira justamente por causa disso!
Como eu mencionei antes, fazer voluntariado ajuda na carreira principalmente por causa das soft skills que você pode usar em qualquer profissão e, é claro, fazer voluntariado vai te permitir explorar mais sobre você mesmo e isso implicará diretamente no profissional que você se tornará!
Como o voluntariado ajuda na carreira – Habilidades e aprendizados
Algumas soft skills que todo profissional – independente da área de atuação – deveria ter ou sempre melhorar:
– Comunicação;
– Automotivação;
– Liderança.
– Responsabilidade;
– Trabalho em equipe;
– Resolução de problema;
– Proatividade;
– Determinação;
– Capacidade de trabalhar sob pressão;
– Gerenciamento de tempo;
– Flexibilidade;
– Resolução de conflitos e negociação;
Como mudar sua carreira fazendo voluntariado
Melhore suas habilidades
Hoje em dia a maioria das pessoas tem o sonho de tornar os seus hobbies as suas profissões, mas não sabem por onde começar ou tem medo de arriscar. Às vezes, são muito boas no que fazem, mas não conseguem dar o passo pra fazer aquilo dar certo por causa da pressão da mudança de carreira.
A melhor forma de explorar isso e ganhar mais confiança é assumindo uma responsabilidade, mas não tão grande a ponto de te paralisar, ou seja, o voluntariado é uma ótima opção pra te ajudar na transição de carreira.
No voluntariado você precisa ter responsabilidade e assumir que aquele projeto/estabelecimento também é seu pra ajudá-lo a se desenvolver cada vez mais. Então, digamos que você é uma fotógrafa iniciante ou começou a gerenciar redes sociais agora, faça um voluntariado nessas áreas pra te dar um gostinho do que seria fazer isso como sua profissão.
Entre na plataforma da Worldpackers e busque por vagas que precisem de ajuda com fotografia e redes sociais e converse com os anfitriões sobre como você poderia ajuda-los, suas ideias, suas experiências e tudo mais. Alinhe expectativas e marque seu voluntariado o quanto antes!
O bom de fazer vários voluntariados é que você vai acumulando experiências pra construir seu portfólio profissional, enquanto ganha confiança pra de fato mostra-lo pra empresas e pessoas que queiram pagar pra contratar seus serviços e aí será o início da sua transição de carreira!
Na Worldpackers você consegue buscar pelas vagas através de filtros inteligentes que conectam as suas habilidades aos seus objetivos de viagem e necessidades dos anfitriões.
Não esqueça de criar o seu Linkedin, Pinterest, Instagram, Blog, Youtube ou qualquer plataforma que você possa criar o seu portfólio pra apresentar de forma profissional às empresas e amigos!
Aprenda novas habilidades
Você tá cansada da sua profissão e quer mudar completamente o rumo da sua vida, mas não faz ideia de como fazer isso?! Bem-vinda à geração dos perdidos no rolê! A galera que nasceu nos anos 90 é uma geração que tá tentando encontrar seu lugar no mundo!
Somos a geração que cresceu com os pais nos ensinando a seguir a profissão que fizemos na faculdade, afinal, depois da faculdade o foco era crescer numa empresa grande e se consolidar nela!
No entanto, chegamos num momento da vida que percebemos que podemos ser qualquer coisa que quisermos e que o conhecimento está em todo lugar, basta você digitar sua dúvida no Google ou no Youtube e pronto! Você já tem um manual se como fazer qualquer coisa em poucos minutos.
Isso nos abriu um mar de possibilidades e aquela profissão que a gente decidiu com 18 anos, com frequência, não tem feito mais sentido e, por isso, precisamos nos reinventar!
Por isso, se permita a aprender novas habilidades, seja vendo um vídeo no Youtube, seguindo um tutorial de um blog ou lendo um ebook gratuito que seu amigo te enviou. Expanda seus horizontes com outras possibilidades que não só aquela que você decidiu quando tinha 18 anos na inscrição do ENEM.
Um ótimo exemplo é a Andrea, minha amiga. Ela é nômade digital desde fevereiro de 2019 e desde lá ela já fez 13 voluntariados em 12 países diferentes. Ela geralmente passa um mês em cada país e faz voluntariado não só pra baratear os custos da viagem dela, como também conhecer de forma mais profunda as culturas dos países que ela passa, vivenciando a rotina das pessoas locais.
Em 2020 com a pandemia, a Andrea precisou se reinventar e aprendeu como criar sites. Por causa disso, ela teve a ideia de criar o site dela de aulas de inglês particular, o Blab, e hoje além de nômade digital é também empreendedora digital.
Uma ótima forma de você aprender novas habilidades digitais é através da Worldpackers Academy que tem diversos cursos no nicho de turismo. Ao finalizar os cursos você recebe um certificado no seu perfil de viajante na plataforma.
Leia o post completo sobre como funciona a Worldpackers Academy!
No próprio voluntariado você aprende a fazer coisas que nunca fez antes e aprende que gosta de coisas que não sabia que poderia gostar um dia.
Eu, por exemplo, nunca tinha feito jardinagem na vida, mas fiz 10 dias de voluntariado numa fazenda vegana e aprendi não só novas habilidades com jardinagem como também aprendi a comer legumes e verduras, coisas que eu realmente não comia e nem nunca tinha colocado no meu prato por 28 anos, mas aprendi a gostar durante o voluntariado e isso mudou completamente a minha alimentação.
Então, vai que você faz voluntariado e descobre que ama cuidar de cavalos e começa a se interessar por esse universo, ou num projeto holístico que você ama fazer yoga e se vê sendo instrutora dessa prática, ou que teve a oportunidade de voluntariar numa escola de surf e quer fazer isso a partir de agora… São muitas as possibilidades!
No site da Worldpackers, você pode buscar as vagas de voluntariado pelo tipo de experiência: projetos ecológicos, projetos sociais, projetos de hospitalidade (hotel, pousadas), etc; pelo objetivo da sua viagem: praticar idiomas, aprender sobre sustentabilidade, etc; e também por quais tipos de habilidades gostaria de fazer/aprender.
Nunca faça uma transição de carreira sem avaliar os prós e contras e todos os impactos que isso terá na sua vida, seja positiva ou negativamente. É muito importante traçar um plano de ação baseado em todas as informações teóricas e práticas das suas experiências. Estude bastante sobre o novo mercado e a nova profissão e dê o passo consciente em direção aos seus sonhos.
Aprenda um novo idioma
Fazer voluntariado ajuda na carreira por tudo que eu venho descrevendo nesse post até agora, mas um dos melhores benefícios é aprender ou treinar uma nova língua diretamente com pessoas nativas.
Muitos voluntariados fora do Brasil pedem inglês ou espanhol intermediário, no entanto, isso não é um impedimento pra você aplicar pra essas vagas, caso você não tenha fluência nesses idiomas. Se você é uma pessoa determinada e quer, de fato, aprender outra língua na sua experiência de voluntariado fale isso pro seu anfitrião.
Diga que você ainda não tem um nível bom na língua pedida, mas que está indo fazer o voluntariado justamente pra isso, pra aprender com as pessoas nativas. Fale pro anfitrião como você pode ajudar e que está determinado a aprender durante a experiência (quanto mais transparente você for com o anfitrião, melhor será pra ambas as partes).
Eu tenho uma amiga que aprendeu inglês na África do Sul. Ela não falava inglês, mas explicou que queria muito voluntariar no projeto. A anfitrião colocou ela na parte da limpeza pra não ter que lidar com os hóspedes e ela foi aprendendo. No segundo voluntariado, ela já ajudava na cozinha, no terceiro ajudou na recepção e em 3 meses ela já falava inglês intermediário. Depois de 6 meses, o inglês que ela colocava no currículo era avançado!
Ou seja, fazer voluntariado ajuda na carreira por causa dessas oportunidades de aprender outro idioma na prática diretamente com pessoas nativas. Você nem precisa marcar seu cursinho de inglês (se quiser economizar), em 1 mês fazendo voluntariado tenho certeza que seu inglês vai melhorar muito – se você estiver comprometido a aprender!
Na Worldpackers, você consegue buscar vagas que ofereçam aulas de idiomas através dos filtros “pratique inglês” e “pratique espanhol”. Além disso, a Worldpackers Academy também tem vários cursos sobre como aprender outros idiomas mais rápido!
Faça networking e expanda suas possibilidades
Fazer networking é extremamente importante pra qualquer profissional, mas principalmente pra aqueles que estão querendo mudar de carreira e precisam de uma ajudinha no cominho. Se conectar com as pessoas certas é a chave pra uma transição de carreira tranquila.
Eu conheci uma menina que largou o emprego em São Paulo pra voluntariar pelo Brasil, o primeiro voluntariado dela foi num hostel em Cabo Frio e ela mandou tão bem na ajuda que depois de 5 meses acabou sendo convidada pra se tornar sócia do hostel.
Isso não é um exemplo isolado, muitos viajantes que são comprometidos e dedicados acabam se revelando ótimos profissionais em áreas diferentes das que eles cursaram na faculdade porque fazem com paixão e de forma natural e isso não passa despercebido pelos anfitriões que querem esse tipo de paixão no time!
O networking abre um mundo de possibilidades até mesmo pros viajantes que decidem criar seus próprios negócios. Com uma rede de apoio e contato pelo mundo você tem diversas possibilidades, seja pra recomendar acomodação em hostels através da sua agência de viagens ou levar um grupo de mulheres pra um retiro de yoga, ou comprar produtos de uma fazenda orgânica pra revender online, etc.
O bom de fazer networking durante o voluntariado é que você aprende fazendo na prática. Então, se o seu sonho é abrir um bar no futuro, faça voluntariados como bartender pra aprender sobre estoque, drinks, atendimento ao cliente, etc.
Ou se quer abrir seu próprio hostel, faça voluntariado na recepção pra aprender como funciona as reservas, como é feita a distribuição da equipe, quais são as coisas que você precisa pra começar.
Use o voluntariado como forma de estágio e acumule o máximo de conhecimento que puder pra aplicar no seu próprio negócio no futuro!
Além do voluntariado ajudar na carreira, ele também cria um senso maior de propósito, porque percebemos que nós somos uma parte do todo e que por mais que a gente tenha a nossa cultura é muito simples se conectar com pessoas de outras culturas, mesmo com línguas diferentes, porque o senso de pertencimento e de estar fazendo algo além da gente é muito transformador.
Depois de fazer um voluntariado você nunca volta com a mesma percepção de mundo e isso impacta diretamente do seu comportamento e atitudes, que geralmente são mais em prol do coletivo e menos em prol do individual e isso é uma qualidade extremamente positiva em qualquer profissional!
Espero que esse post tenha sido útil pra você que quer mudar de profissão ou dar um upgrade no seu currículo. Se você conhece alguém que precisa entender como o voluntariado ajuda na carreira, envia esse post pra essa pessoa!
Ahhh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima.
Mary