Roteiro de Londres, Inglaterra (3 dias)
Confira aqui várias dicas em um roteiro de Londres de 3 dias: o que fazer, melhor época pra ir, onde se hospedar e muito mais.Nesse post você vai encontrar dicas pra planejar um roteiro de Londres de 3 dias: o que fazer, melhor época pra ir, onde se hospedar e muito mais. Mas, primeiro, eu quero compartilhar um poema que eu escrevi pra cidade de Londres! rsrsrs
Querida Londres,
Que cidade incrível e apaixonante você é! Mesmo com seus dias nublados e seu vento gelado no meu rosto, eu arrisco dizer que sou apaixonada por você! ⠀
Amor verdadeiro e recíproco (eu acho), porque toda vez que eu venho te visitar, Londres, você inventa de me surpreender de alguma forma, seja fazendo um dia lindo de primavera em 2013 (nosso primeiro encontro) ou aquele calor no verão londrino em 2015, seja me dando aquela foto especial com o Big Ben em 2016 ou aquela outra foto debaixo da ponte com o parlamento de fundo em 2017!
Mas, em 2018 você se superou, Londres, me deu de presente um dia congelante e todo branquinho de neve! Você me deu quatro estações no mesmo dia! ⠀
Londres, já estamos indo pro nosso xxxx encontro (perdi as contas) e o amor continua crescendo! Ver neve no inverno foi incrível, mas, vamos combinar de nos encontrar de novo no verão?!
Acho que suas cores e seu humor ficam ainda mais irresistíveis com o sol batendo no meu rosto e alegrando o sorriso de quem vai poder te curtir inteira sem casaco e luvas e sem pausas pra se aquecer do frio! ⠀
Porque, Londres, eu sou tão apaixonada por você que eu poderia voltar a te encontrar todos os anos e nunca cansaria de apreciar sua beleza.
Eu sou tão apaixonada por você que não me importo de te conhecer de novo e de novo, visitando os mesmos lugares e explorando muitos outros novos!
Nesse post você vai ler:
Visitar Londres
Bom, como deu pra ver, eu sou apaixonada por Londres e, pra mim, é uma das cidades mais interessantes da Europa.
Como eu não tinha o blog na época que fiz um tour geralzão pela cidade (visitando todos os cantos possíveis) sem anotar coisas muito específicas, mas eu prometo ajudar, na medida do possível! Se você tiver qualquer dúvida, basta deixar um comentário nesse post ou me mandar um direct no Instagram (@vidamochileira) que eu respondo no mesmo dia.
Eu conheci Londres, pela primeira vez, em 2013 num mochilão de 10 dias que eu fiz sozinha. Nesse mochilão eu morava em Portugal, na Ilha da Madeira, e peguei uns dias que eu tava tranquila na faculdade pra fazer o roteiro: Londres – Edimburgo – Dublin.
O meio de locomoção dessa viagem foram as companhias aéreas low cost, super famosas na Europa (Easyjet e Ryanair). E nas cidades mesmo, eu andava de um ponto turístico ao outro e raramente pegava transporte público.
Em Londres, eu fiz tudo andando (tudo mesmo! Eu nunca andei tanto visitando uma cidade quanto andei em Londres). Mas, eu amei cada cantinho!
O que sempre recomendo é listar tudo que você quer conhecer no destino que você tá indo e tentar organizar tudo em dias. Agrupe os pontos turísticos pertos uns dos outros em dias diferentes e pense sempre na logística de transportes.
Exemplo: Os pontos turísticos A, B, C e D estão perto da zona X e os pontos turísticos E, F, G, H, I e J estão perto da zona Y. Separe um dia pra fazer a zona X e um dia pra fazer a zona Y, porque dessa forma você gasta uma vez com o transporte de longa distância e depois consegue fazer andando os pontos turísticos ou pegar transporte público que não vai demorar muito de um lugar pro outro.
Às vezes não tem como fugir, você vai ter que ir de uma zona pra outra se seu roteiro tiver muito apertado e você tiver que conhecer tudo em dois dias, por exemplo.
Mas, num mundo ideal a melhor forma de se fazer uma programação é pensar na logística de deslocamento e da proximidade dos lugares que você vai conhecer num determinado dia.
Melhor época do ano para visitar Londres
A melhor época do ano pra visitar Londres vai depender do estilo de viagem de cada um. Isso porque Londres é uma cidade bem chuvosa e de temperaturas baixas, além dos seus famosos dias nublados. Ou seja, as estações do ano costumam ser bem definidas.
Se for pensar pelo ponto de vista de um turista que quer aproveitar o máximo da cidade, de fato, o verão é a época do ano mais recomendada pra quem quer passear pelas ruas da cidade e aproveitar ao máximo os pontos turísticos ao ar livre – Londres tem muitos parques e bairros famosos que valem a pena ser visitados com calma num dia bonito (sem chuva).
No entanto, em contraste com o clima agradável você terá ruas mais movimentadas e passagens aéreas e hospedagem mais caras devido à alta temporada. Sério! No verão, Londres vira o fervo dos turistas principalmente nos meses de julho e agosto, que são as férias escolares.
No inverno, as temperaturas caem bastante (podendo chegar a temperaturas negativas em janeiro e fevereiro), a frequência de ventos aumenta um pouco e se você der sorte (ou não) pode ver neve em alguns lugares.
O problema do inverno é que como as temperaturas são muito baixas, as pessoas não costumam ficar pelas ruas e a cidade fica com um ar de triste. O ponto positivo dos meses de inverno é que as passagens aéreas e hospedagem ficam com preços bem acessíveis. A Ryanair e a Easyjet (cias aéreas low cost) sempre fazem alguma promoção.
O outono e a primavera são estações interessantes pra fazer uma visita à Londres. As temperaturas são amenas, não tem tanto turista na rua como no verão e os preços de passagens aéreas e hospedagem são bem atrativos.
Na primavera, em especial, eu acho que é um dos momentos mais lindos de visitar Londres, pela beleza das flores que tomam conta dos parques. Tudo está florido, colorido e verdinho, o que deixa a cidade com um ar alegre e convidativo pra se passear pelas ruas, mesmo que as temperaturas não estejam tão altas como no verão inglês.
Dicas de fotos em Londres
Dicas de lugares clichês pra tirar fotos especiais em Londres!
1- Foto na cabine telefônica vermelha tradicional de Londres com o Big Ben de fundo. Vá até a esquina da Great George Street com a Parliament Street. Ande uns dois minutos na Great George Street e você vai ver vários telefones vermelhos! Escolha o primeiro telefone, faça uma pose linda, centralize o Big Ben na foto e tcharã! Você terá uma foto clássica de Londres. ⠀
⠀ ⠀
2- Foto “emoldurada” com o Parlamento e o Big Ben de fundo. Ande pela Westminster Bridge e em vez de descer pro lado da London Eye, desça no outro lado da ponte (com vista direta pro Parlamento)!
Desça a escada e vire logo pra direita e continue andando! Você vai ver uma parede, continue andando e vire à direita! Ali tem uma passagem subterrânea. Pare bem no arco dessa passagem, encoste na parede, faça uma pose, centralize o Big Ben e o Parlamento e você terá sua foto clichê de Londres! ⠀
⠀ ⠀
3- Foto com a Tower Bridge. Tire foto do lado que tem o forte (tipo um castelo)! A ponte é linda dos dois lados, mas quando você atravessa pro lado que tem o forte tem um ângulo mais bonito! ⠀
O que fazer em Londres
Lista dos pontos turísticos mais famosos de Londres
– Big Ben, – Abey Road (rua dos Beatles), – Plataforma do Harry Potter (King Cross), – Camden Town (bairro da Amy Winehouse), – Linha de Greenwich, – Westminster Abbey, – Buckingham Palace (troca da guarda), – Trafalgar Square, – The Darwin Museum, – Green Park, – Harrods, – Hyde Park, – Hamleys Toy Shop, – Bond Street, – Portobello Road Market, – Tate Modern, – London Dungeon, – Soho, – The Monument, – Chinatown, – Notting Hill, – Regent’s Park, – The Royal Albert Hall, – The Shard, – Kensington Palace, – Windsor Castle, – Hampton Court Palace, – Somerset House, – Knebworth House, – Museu de cera da Madame Tussauds, – The Gherkin, | – National Gallery, – Barbican Centre, – Science Museum, – London Eye, – Portcullis house, – Parliament Square, – Palace of Westminster, – Leadenhall Market, – The Regent’s Park – St James Palace, – Piccadilly Circus, – Oxford Street, – British Museum, – Leicester Square, – Natural History Museum, – Covent Garden, – Whitehall, – The globe (Theatre Shakespeare), – Tower Bridge, – Tower of London, – Old Billingsgate Market, – St Stephen Walbrook, – Mansion house, – St Paul’s Cathedral, – Paternoster Square, – Popstman’s Park, – Museum of London, – Hoop & grapes, – Millennium Bridge, – Albert and Victoria Museum
|
Fora de Londres
– Brighton,
– Seven Sisters,
– Bath,
– Stonehenge,
Quantos dias ficar em Londres?
Eu fiquei 3 dias em Londres e consegui conhecer bastante coisa (muita coisa mesmo), tudo que eu queria. Acho que 3 dias são suficientes. Inclusive, eu consegui fazer um passeio de metade de um dia pra conhecer Stonehenge (aquelas pedras enormes que estão posicionadas de forma misteriosa até hoje), que fica fora de Londres.
Eu fiz o meu passeio com uma agência turística e fechei o passeio na própria recepção do meu hostel, onde eles me pegaram e me deixaram de volta no final do passeio.
Outra opção de passeio com excursão seria fazer o roteiro: Bath e Stonehenge, mas esse roteiro leva o dia inteiro, então se você também quiser conhecer Bath (que eu super recomendo porque é uma cidade muito antiga, interessante e bonita – visitei alguns anos depois com o Mark) eu sugiro que você fique, pelo menos, 4 dias em Londres.
E tem também Brighton que eu spu completamente apaixonada e fica a 1 hora de trem de Londres. Vale muito a pena fazer um bate e volta de um dia pra Brighton e Seven Sisters.
Onde se hospedar em Londres
Eu já fui algumas vezes à Londres e em todas as vezes eu fiquei numa acomodação diferente: Já fiquei em diferentes hostels em regiões diferentes da cidade e também em casa de amigos.
Vou listar abaixo os hostels que eu fiquei (todos bem simples) e alguns recomendados pelo Booking.com por ter mais gente procurando:
– Sidney Hotel (primeira vez que fui à Londres com o Mark)
– St Christopher’s Inn Village – London Bridge (muito recomendado por vários seguidores)
– Hostelle: Women only hostel London
– London Backpackers Youth Hostel
– Safestay London Elephant & Castle
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!
Gastos da viagem desse roteiro de Londres
Vou colocar aqui uma média de gastos por tópicos: alimentação, transportes e acomodação. E vou adicionar também o valor que seria ir nas principais atrações de Londres. É claro que esses gastos podem ser bem mais ou bem menos dependendo do tipo de viajando que você é.
Alimentação por exemplo, você pode gastar bem pouco se decidir comer meal deal ou fast food, mas no cálculo abaixo eu vou adicionar uma refeição em um restaurante simples.
Dá pra passear por Londres inteira e não gastar quase nada com passeios, a maioria das coisas que tem pra fazer em Londres são gratuitas, inclusive os museus, parques e até pra ver a troca da guarda do Rei no Buckingham Palace é de graça.
– 12,00 libras por refeição pra alimentação;
– 20,00 libras por dia pra acomodação;
– 10,00 libras por dia com passeios e imprevistos;
Metrô em Londres: ⠀
O valor da passagem de metrô dentro das zonas 1 e 2 é de £2,60 libras e dentro das zonas 1 até 4 é de £3,20 (usando o Oyster card ou um cartão de débito contactless), caso compre o ticket avulso o valor é de £6,30. Esses valores são fora do horário de pico, confira a tabela de valores pros horários de pico. E confira também o site oficial da TFL, empresa que gerencia os transportes de Londres.
Lembrando que em Londres você pode pegar quantos transportes públicos quiser num dia (tram, metrô, ônibus, DLR) e o máximo que você vai pagar é £8,70 libras, que é o teto diário.
Passeios em Londres
– Tower of London (29,90 libras)
– Tower Bridge (11,40 libras)
– London Eye (32,50 libras por 30 minutos)
– Westminster Abbey (27,00 libras)
– Museu de cera da Madame Tussauds (33,50 libras)
Outra coisa muito importante é levar sempre um dinheiro como reserva pra caso você tenha um mega imprevisto (como eu, que tive que pagar uma multa de 100,00 euros em Viena). Sempre tenha, pelo menos, £100 libras a mais do que o planejado em caso de emergência.
Hoje em dia, o que eu faço é pesquisar bastante em blogs de viagem e nos sites das cidades pra ver o preço de tudo (passeios, transporte público e comida) pra fazer um planejamento bom e o mais próximo da realidade possível.
Você pode se planejar o máximo que puder, mas imprevistos acontecem e ninguém está livre deles. Por isso, esteja preparado pros que vão vir nas suas viagens!
Recomendo levar o cartão Wiseporque você consegue converter o real pra qualquer moeda pagando uma das menores taxas do mercado. Além do câmbio ser feito na cotação comercial que é bem mais barata que a cotação turismo que as casas de câmbio aplicam, a taxa de serviço é de apenas 2% (e já tem o IOF de 1,1% incluído por remessa e não a cada compra como é o caso dos cartões de crédito que cobram 6,38% pra cada vez que você usa o cartão).
DICA DE OURO: Existe uma aba no blog chamada “ROTEIROS GRATUITOS” e lá você pode baixar todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem. É tudo gratuito e você encontra na planilha não só dica de lugares pra visitar, como também dicas de transportes, hostels e gastos.
Espero que esse post tenha sido útil e que você tenha gostado. Se você conhece alguém que precisa ver esse roteiro de Londres, compartilha o link desse post com essa pessoa!
Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!
Até a próxima!
Beijos,
Mary