Como é o passeio do barco pirata em Koh Phi Phi
Como algumas pessoas sabem, eu morei na ilha de Koh Phi Phi por 3 meses pra fazer um curso de mergulho do Open Water até o Dive Master.
Tivemos a oportunidade de explorar a ilha de uma forma mais tranquila sem a correria de quem tá de férias e tem poucos dias pra conhecer tudo. Mas, eu também já visitei a Tailândia com um roteiro apertado de 18 dias em 2017, onde a gente tinha de 2 a 3 dias em cada lugar antes de ir pro próximo destino.
Na primeira vez que fomos à Koh Phi Phi em 2017, fizemos o Maya Bay Sleep Aboard e também alugamos um long tail pra fazer o passeio privado parando nos lugares que queríamos conhecer em Phi Phi (você pode ver nosso roteiro do passeio de long tail clicando aqui).
Eu não sabia da existência do barco pirata e qual era a proposta do passeio. No último dia em Phi Phi até vi o barco e algumas pessoas voltando animadas do passeio, mas meu roteiro tava tão apertado que nem cogitei na possibilidade de procurar mais informações sobre o passeio.
Como a gente morou 3 meses em Phi Phi (2018), acabamos conhecendo muita gente e ficando amigos de muitos brasileiros que moravam em Phi Phi e trabalhavam com agendamento de passeios (desde passeios em barcos privados até o passeio do barco pirata).
De tanto ver pessoas animadas voltando do passeio, ouvir histórias e ser persuadidos pelos brasileiros que trabalhavam no barco pirata, decidimos que a nossa despedida de Koh Phi Phi seria celebrada no agito do barco pirata!
O barco pirata tem esse nome justamente porque parece com aqueles barcos de pirata que vemos em filme, sabe? Além disso, toda tripulação usa um chapéu ou algum acessório que lembram os piratas de filmes.
A vibe da galera é super legal e faz toda diferença pra experiência do passeio. Ahh! Você vai encontrar pelo menos um brasileiro trabalhando no barco, isso quando não encontra três ao mesmo tempo! 😊
Nesse post você vai ler:
- Qual é o roteiro do passeio do barco pirata em Koh Phi Phi?
- Passeio do barco pirata em Koh Phi Phi (resumo)
- Quanto custa o passeio e o que eles oferecem?
- Quais são os dias do passeio? Que horas começa e termina?
- Onde comprar o ticket pro barco pirata?
- Vale a pena fazer o passeio do barco pirata em Koh Phi Phi?
Qual é o roteiro do passeio do barco pirata em Koh Phi Phi?
O barco sai do píer de Ton Sai às 13:30 e faz 4 paradas.
1- Monkey Beach (30 minutos)
O barco para em alto mar e as pessoas podem pular do barco e ir nadando até a praia. Ou podem pegar carona num barquinho que sai com as pessoas que não querem nadar ou não sabem. Tem também a opção de você pegar um macarrão (tipo uma bóia comprida) e ir nadando até a praia.
A praia é bem pequena, mas a água azul esverdeada é super cristalina e vale a pena gastar cada segundinho nesse paraíso.
É possível também encontrar macacos selvagens passeando pela areia em busca de comida dos turistas. Por isso, cuidado na hora de tirar foto, porque eles podem atacar!
2- Viking Cave (5 minutos)
O barco para em frente pra fotos e explicação da história da caverna.
3- Pileh Lagoon (1 hora)
Esse é um dos meus lugares preferidos em Koh Phi Phi porque a cor da água desse lugar (azul cristalina) misturada com uma energia incrível que invade seu coração e faz você querer chorar de alegria por presenciar a beleza natural dos rochedos em volta de um paraíso como esse. Juro é indescritível!
Nessa parada você pode fazer snorkeling, nadar ou usar o caiaque (dão até 3 pessoas em cada caiaque).
Eles oferecem os snorkels e os caiaques (14 no total), mas você não pode fazer as duas coisas os mesmo tempo pra dar a chance de todo mundo curtir um pouquinho de cada coisa – ou seja, se você pegar o caiaque não vai poder levar um snorkel do barco com você, a não ser que você tenha seu próprio snorkel.
Então, a minha dica é a seguinte: assim que o barco tiver chegando na Pileh Lagoon já desça pro primeiro piso do barco e fique na fila pro caiaque. Escolha fazer o caiaque primeiro porque isso vai otimizar mais o seu tempo.
Vá de caiaque até o meio/final da Pileh Lagoon, explore as pequenas praias escondidas que ela tem, dê um mergulho na água, contemple a beleza da imensidão daquele lugar e perceba o quão pequeno você é estando ali de caiaque no meio daquele paraíso.
Depois de uns 30 minutos de caiaque, volte pro barco, passe seu caiaque pra outra pessoa (lembra que tem uma fila, né?) e pegue o snorkel e explore o fundo do mar perto do barco e arredores. Se tiver coragem, pule do topo do barco! É muito bom e a adrenalina vai correr pelo seu corpo de uma forma maravilhosa!
OBS: Saindo da Pileh Lagoon, o barco pirata passa pela Loh Samah Bay (só pra fotos) pra ir em direção à Maya Bay.
4- Maya Bay (1 hora)
Depois de aproveitar muito na incrível Pileh Lagoon é hora de conhecer a famosa Maya bay. O barco para em alto mar e de novo tem a opção de pegar o caiaque ou ir de barquinho até A Praia. Aqui não existe a opção de ir nadando do barco até a Maya Bay porque fica muito longe e tem muitos barcos e long tails passando então é perigoso.
Então, ou você fica na fila pra pegar o caiaque e ir remando até a Maya Bay, mas com a flexibilidade de parar em outras praia pequenas e desconhecidas nos arredores ou você pode ficar na fila do barquinho e ir direto pra Maya Bay sem fazer esforço nenhum.
Nós ficamos na fila do caiaque (lembre que só tem 14 caiaques disponíveis e uma vez que todos estejam sendo usados, você vai precisar ir pra Maya Bay de barquinho).
Antes de ir pra Maya Bay paramos numa prainha pequenininha que a gente achou que fosse ser maravilhosa, mas quando chegamos lá tava lotada de lixo na água, nas árvores, enterrados na areia e foi bem triste ver que o turismo irresponsável tá acabando com as belezas naturais do mundo.
Infelizmente era tanto lixo, que nem que a gente quisesse a gente conseguiria recolher tudo – pegamos o que dava, mas ainda ficou MUITA coisa pra trás.
Depois dessa prainha fomos em direção à Maya Bay e como a gente pegou um dia meio estranho (começou lindo e ensolarada e depois foi ficando nublado até chover), quando chegamos na Maya Bay já não tinha mais sol.
Mas, ela tava bem mais vazia do que o de costume, tinha praticamente só o nosso barco (50 pessoas) e uns 8 long tails. Acredite! Isso é nada se comparado à lotação normal da Maya Bay entre às 10:00 e 12:00 da manhã.
Ficamos um pouco pela Maya Bay e depois fizemos a trilha de 5 minutos até o mirante da Loh Samah Bay. A Loh Samah Bay é uma baía que fica atrás da Maya Bay e é simplesmente maravilhosa.
Como o barco não para lá, é possível tirar fotos no mirante tendo a Loh Samah Bay de plano de fundo. Vale a pena!!!
Antes de voltarmos pro barco, a tripulação junta todo mundo pra gente fazer a famosa foto pulando na Maya Bay, tipo a foto do filme A Praia do Leonardo DiCaprio.
5- Pôr do sol no barco
Depois que todos chegam no barco, o jantar é servido (fried rice sem pimenta) e ficam rolando umas musiquinhas bem positive vibe, sabe? Aí começa o espetáculo da natureza que é o pôr do sol em alto mar. O barco saí dos arredores da Maya Bay e fica completamente em alto mar parado pra gente ver o pôr do sol de camarote!
Passeio do barco pirata em Koh Phi Phi (resumo)
– Monkey Beach (30 minutos)
– Viking Cave (5 minutos)
– Pileh Lagoon (1 hora)
– Maya Bay (1 hora)
– Pôr do sol em alto mar
Quanto custa o passeio e o que eles oferecem?
O valor do passeio é de 1.200 Baht por pessoa (mais ou menos R$ 120,00) e já tá inclusa a taxa do Parque Marinho da Maya Bay que é 400,00 Baht (mais ou menos R$ 40,00).
Ou seja, você paga apenas 1.200,00 Baht e não precisa pagar mais nada durante o passeio, a não ser que você queira comprar bebidas no barco, porque eles oferecem apenas água, café e chá de graça. Qualquer outra bebida você precisa pagar à parte.
O que tá incluso no passeio:
– Água, café e chá;
– Frutas (duas vezes durante o passeio);
– Jantar (coma a vontade);
– Fotógrafo;
– Snorkels;
– Caiaques (14 no total);
– Colete salva-vidas;
– Macarrão (aquelas bóias compridas);
– Taxa do Parque Marinho da Maya Bay;
– Música;
– Acessórios de pirata
Quais são os dias do passeio? Que horas começa e termina?
O barco pirata sai todos os dias, sem exceção. Todo santo dia eles fazem o mesmo passeio (a não ser que o tempo esteja muito ruim ou o barco esteja em manutenção).
O horário de encontro é às 13:00 no Dubliner, Irish bar e é lá que eles te dão o carimbo que vai ser o passe pra entrar no barco. Eles esperam uns 15 minutinhos pra ver se mais alguém chega e depois todo mundo vai andando junto até o píer pra entrar no barco.
O barco saí às 13:30 e retorna às 19:30.
Obs: Os horários e a programação mudam um pouco dependendo da temporada. Li no Facebook do barco pirata que de junho a setembro o barco sai às 12:30 e em vez de parar na Maya Bay (que tá fechada na baixa temporada) faz uma parada na Bamboo Island que também é sensacional.
Qual limite de pessoas no barco?
70 pessoas
Onde comprar o ticket pro barco pirata?
Eles tem vários pontos de venda pela ilha, mas os principais são:
– Relax Bar;
Ban Thai Road Tambon Ao Nang, Amphoe Mueang Krabi, Chang Wat Krabi 81000
– Ao lado da Princess Divers (uma escola de mergulho);
Moo 7 Ao Nang, Mueang Krabi District, Krabi 81000
– Em frente ao Mon Café
125/25 moo7 koh phi phi, KOH PHI PHI, AO NANG, Krabi 81210
O que precisa levar pro passeio?
Não precisar levar muita coisa, só o essencial:
– Toalha;
– Protetor solar;
– Câmera / Gopro;
– Se você tiver snorkel, recomendo levar o seu;
– Dinheiro (só se você for beber ou comer alguma coisa extra. Eu, por exemplo, não gastei nada durante todo passeio. Paguei meu ingresso e só! Fiquei só na água e frutinhas e depois comi o jantar que tava sensacional);
– Muita animação
Valores das coisas no barco:
Chang latinha: 80,00 Baht
Singha latinha: 80,00 Baht
Leo latinha: 80,00 Baht
Smirnoff: 100,00 Baht
Coca: 40,00 Baht
Sprite: 40,00 Baht
Fanta: 40,00 Baht
Ice Tea: 40,00 Baht
Cigarro: 200,00 Baht
Pringles: 100,00 Baht
Lays: 40,00 Baht
Oreo: 40,00 Baht
Mama Noodles: 40,00 Baht
Toast: 50,00 Baht
Vale a pena fazer o passeio do barco pirata em Koh Phi Phi?
Primeiramente, acho que vale mencionar que eu sou o tipo de pessoa que odeia fazer passeios prontos em grupo com roteiro fechado, não sou muito fã de excursões com muita gente, sabe?
Eu gosto de criar os meus próprios roteiros, gosto de ter flexibilidade pra mudar a rota se eu quiser e até por isso relutei muito pra fazer o barco pirata durante os 3 meses, tanto que eu só fiz no meu penúltimo dia em Koh Phi Phi.
Achava que seria um passeio onde teria mais stress do que curtição pelo fato de ter muita gente e ter já um roteiro engessado. Mas, pra minha surpresa o passeio foi incrível. Me surpreendi positivamente e eu não poderia de celebrado a minha despedida de Koh Phi Phi de uma forma melhor.
A vibe da tripulação que tá sempre muito animada, brincando, dançando faz total diferença e a galera que tá fazendo esse passeio geralmente tem a mesma vibe festeira e espontânea, então acaba rolando meio que uma empatia com todo mundo, rola muita risada e muita gratidão também porque a junção da vibe alegre do barco com a beleza incrível de Phi Phi faz qualquer pessoa pirar!
Eu super recomendo esse passeio pra quem curte festa, animação e principalmente pra quem tá viajando sozinho. Esse é o tipo de passeio que você conhece várias pessoas e faz vários amigos, até quem sabe pro resto da viagem.
Eu não trocaria o passeio de long tail pelo barco pirata, eu amo demais fazer o passeio de long tail e acho que são vibes completamente diferentes. Mas, se você tiver tempo e dinheiro recomendo fazer os dois!
Uma boa ideia é você fazer o passeio do barco pirata antes, conhecer várias pessoas e juntas alugarem um long tail pra conhecer o resto de Koh Phi Phi e parar em lugares que o barco pirata não parou ou até mesmo voltar nos lugares que você amou!
Abaixo, estão as redes sociais e o site do barco pirata pra você pegar mais informações se precisar!
Site: https://phiphipirate.com/
Facebook: https://www.facebook.com/PhiPhiPirateboat/
Instagram: https://www.instagram.com/phiphipirateboat/
Espero que esse post tenha sido útil pra você e se você conhece alguém que tá indo pra Tailândia, compartilhe esse post, quem sabe não ajuda, né?
Ahhh! Me segue lá no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras em tempo real.
Beijos e até a próxima
Mary Teles