Como arrumar mala pro frio (checklist pro inverno)
Como muita gente tem dúvidas de como arrumar o mochilão compacto pro frio, porque não sabe se tá levando muita ou pouca coisa. Eu sei que viajar no inverno dá sempre aquele frio na barriga (desculpa o trocadilho) por achar que vai passar frio se levar pouca coisa e quem gosta de passar frio, né?
E aí como funciona a mente humana: “Vou levar o máximo de agasalho possível pra não passar frio, porque vai que…” e é aí que o erro começa.
Primeiramente, você precisa ter em mente que viajar no inverno é sinônimo de suar menos e consequentemente sujar menos roupas, ou seja, você pode repetir mais vezes as suas roupas de baixo do casaco que todo mundo vê.
Como você sua menos, você não fede, suas roupas não ficam com cheiro ruim então: TÁ TUDO BEM REPETIR ROUPA! Ninguém vai te julgar por isso.
Nesse post você vai ler:
Dica de ouro para arrumar mala pro frio
Invista num casaco bom pra ser o casaco da viagem! Leve alguns suéter de lã ou casacos fleece e, agora que vem o pulo do gato da sua mala compacta, invista em levar acessórios diferentes como: luvas, gorros e cachecóis diferentes que vão mudar seu look nas fotos.
Não importa se o casaco será o mesmo, o que importa é intercalar os acessórios todos os dias pra dar uma mudada no visual. Lembre-se que quanto mais compacto você for, mais praticidade, leveza e comodidade terá na sua viagem.
É mais importante ter uma mala compacta do que 5 casacos diferentes que só vão ocupar espaço e muito provavelmente você nem vai usar.
Ahhh! Lembre-se de não economizar nas meias. Meia é um item importante numa mala de frio, porque como geralmente chove ou neva no inverno e demora a secar, as ruas ficam cheias de poças e acabamos molhando o pé com frequência, então leve uma quantidade boa de meias pra trocar.
FICA A DICA! Quando eu viajei sozinha por 33 dias pela Europa no inverno (passando por 5 países diferentes e 18 cidades) o que eu sempre pensava era: Eu não tô nem aí se vão pensar que eu não tenho outro casaco, prefiro muito mais a minha praticidade do que ficar entupindo minha mala pra dar satisfação e querer aparecer pros outros.
O que eu vivo numa viagem é muito mais importante do que os looks das minhas fotos. E desde então eu tenho usado esse pensamento sempre que vou arrumar minha mala pra viajar.
OBSERVAÇÃO: Antes de arrumar sua mala pro frio, entre no Google e pesquise as temperaturas médias dos lugares que você vai na época que você vai pra ter uma noção se estará muito ou pouco frio.
Tente ver também a sensação térmica desses lugares, porque às vezes pode estar 10 graus, mas com sensação térmica de 15 graus ou ao contrário, pode estar 2 graus com sensação térmica de -5 graus. E essas informações são muito importantes na hora de arrumar a sua mala.
Eu tô indo passar um mês no sul de Portugal, em pleno inverno europeu, e estou indo apenas com meu mochilão de 40L da Quechua. Dessa vez, vou ter que levar a minha mochila de ataque dentro do mochilão porque a passagem que eu comprei pela Easyjet (companhia low cost da Europa) só me dá direito à uma bagagem de mão (56x45x25cm).
Pra quem não sabe, eu troquei meu mochilão de 65L por um de 40L pra ter mais praticidade e conforto nas minhas viagens. Meu novo mochilão de 40L (Quechua – Forclaz 40) tem o tamanho exato permitido pelas cias aéreas low cost (não todas, mas a maioria) pra ir junto comigo na cabine.
E, pelo fato dele ser menor, eu evito ficar tentada a levar mais coisas do que eu realmente preciso, ou seja, sou obrigada a levar somente o necessário.
Pontos positivos e negativos do meu mochilão de 40L da Quechua (Forclaz 40 Teen). ⠀
POSITIVOS:⠀
✅ É pequeno e compacto;
✅ Tem o tamanho permitido pra ir na cabine;
✅ Abre tanto por cima quanto no meio facilitando na hora de achar algum item;
✅ Como é pequeno não dá a tentação de levar mais do que o necessário (porque não cabe 😂); ⠀ ⠀
NEGATIVOS:⠀⠀
❎ Não tem capa de chuva acoplada;
❎ Não tem divisão para sapatos e roupas sujas como a maioria dos de 50L e 65L tem na parte inferior. ⠀
Se você quiser ver o vídeo onde falo sobre essa troca e sobre os pontos positivos e negativos dos meus dois mochilões, assiste o vídeo abaixo!
Qual o tamanho ideal de mochilão para viajar?
Não existe resposta certa pra essa pergunta porque primeiro você precisa entender qual o seu objetivo na viagem e como é o seu estilo de viajante.
Não adianta você querer comprar um mochilão de 30L porque seu amigo tem um e ama o dele, se você não sabe como ser minimalista na hora de arrumar a mala.
O mochilão é pra te dar praticidade e não de deixar nervoso ou estressado durante a viagem.
Ahhh! Atente-se também, que não adianta querer comprar um mochilão se você tem problema na coluna e seu médico já disse que você não pode carregar peso. Não se auto sabote.
Algumas pessoas não podem mesmo carregar um mochilão por condições físicas e tá tudo bem. Não precisa querer usar mochilão só porque a galera toda vai estar usando. Pesquise a melhor mala de rodinhas pra você e seja feliz!
Meu checklist de inverno
Como eu falei acima, eu tô levando tudo dentro do meu mochilão de 40L, não tô levando a mochila de ataque fora com meus eletrônicos porque só tenho direito à uma bagagem de mão, então os eletrônicos também estão indo dentro do mochilão (muito bem protegidos entre meus casacos de lã).
CHECKLIST:
– 1 casaco bom
– 1 bota
– 1 tênis
– 1 chinelo
– 2 calças jeans
– 1 legging
– 4 blusas de manga curta
– 1 blusa de manga comprida
– 1 segunda pele da parte debaixo
– 1 segunda pele da parte de cima
– 4 meias grossas de trekking/escalada
– 5 meias normais
– 1 doleira (vai no corpo comigo)
– 2 suéteres de lã
– 1 casaco fleece
– 3 luvas (1 grossa e 2 normais)
– 3 tocas/gorros
– 1 protetor de ouvido contra o frio
– 2 cachecóis
– 1 toalha de microfibra
– 1 mochila de ataque de poliéster dobrável (parecida com essa)
– 1 óculos de sol
– 1 óculos de grau
– 1 corda elástica
– 1 ecobag de poliéster
– 1 rolo de papel higiénico
– 1 canga (sempre levo pra qualquer época do ano)
– 1 pacote de pano umedecidos
– 1 sabonete
– 1 travesseiro de pescoço
– 2 sutiãs
– 10 calcinhas
– 1 kit de cadeados (3 tamanhos diferentes porque os lockers dos hostels não são sempre iguais)
– 1 tapa olho
– 1 tapa ouvido
– 1 necessaire de maquiagem
– 3 carregadores portáteis de celular
– 3 adaptadores de tomada (tenho muitos eletrônicos pra carregar com tomadas UK)
– 2 benjamins (não gosto de ficar disputando/esperando tomada nos hostels)
– 1 caderno
– 1 estojo
– 1 necessaire de bijuterias
– 1 tubinho com saquinhos (tipo aquele de limpar cocô de cachorro)
– 1 escova de dente
– 1 pente
– Todos os líquidos em frascos de 100ml dentro de um saco ziplock (1 ziplock por pessoa)
Shampoo, condicionador, pasta de dente, creme pro corpo, desodorante, protetor solar.
ELETRÔNICOS:
– 1 fone de ouvido
– 1 notebook
– 1 mouse
– carregador do computador
– 1 iphone 8 Plus
– carregador do celular
– 1 HD externo de 2TB
– Canon
– Gopro
– 1 balança portátil
KIT REMÉDIOS:
– Paracetamol
– Digesan
– Deocil
– Imosec (fundamental pra caganeira)
– Buscopan
– Remédio pra enjoo
– 2 esparadrapos
– 10 band-aid
– Resfenol (pra gripe)
– Aspirina
– Pantoprazol
– Loratadina (alergia)
– Bepanthen (tubo pequeno)
– Anti-concepcional (dependendo da quantidade de dias que você ficar, leve duas cartelas just in case)
Fique à vontade pra copiar e imprimir esse checklist pra você. Eu sempre faço o checklist pras minhas viagens com, pelo menos, 2 semanas de antecedência.
Na verdade, já tenho os meus checklists impressos (verão e inverno) e vou só anotando coisas que não podem faltar. Recomendo demais que vocês criem o checklist de vocês pra não esquecer nada.
E se você também quiser assistir ao vídeo onde eu falo sobre o meu checklist pro verão é só assistir o vídeo abaixo! Na descrição do vídeo eu deixei o checklist escrito também.
Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!
Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!
Até a próxima!
Beijos,
Mary