Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes

0
podcasts de viagem
Imagem de Fredrik Solli Wandem por Pixabay

O podcast de viagem Se Meu Mochilão Falasse aborda diversos temas relacionados ao turismo e à vida nômade. O objetivo desse podcast é tanto trazer temas pertinentes para viajantes experientes, como também dar dicas práticas para viajantes iniciantes que querem cair na estrada.

A ideia é que toda semana os ouvintes encontrem temas diferentes – relacionados à viagem – tratados de forma leve, mas sempre com foco na realidade. Nada de criar expectativas surreais pra glamourizar a vida na estrada.

Quando as pautas são criadas é sempre do ponto de vista informativo, tentando extrair o máximo de conteúdo e informações relevantes para os ouvintes. A premissa do Se Meu Mochilão Falasse é mostrar os dois lados da moeda de um viajante: As vitórias e também os perrengues.

Pra agregar ainda mais valor na vida dos ouvintes, vários convidados participam do podcast trazendo histórias e vivências sob pontos de vistas diferentes e também conhecimentos e dicas importantes pra quem quer viajar pelo mundo.

O podcast de viagem Se Meu Mochilão Falasse nasceu no dia 02 de outubro de 2019 com o desafio de manter uma frequência semanal de novos episódios. E desde o seu lançamento, essa missão vem sendo cumprida brilhantemente.

Os temas do podcast Se Meu Mochilão Falasse permeiam por dicas para ficar em hostels, nomadismo digital e trabalho remoto, aprender idiomas, voluntariados, como fazer um seguro viagem até dicas de destinos, imigração e vistos de trabalho.

Dia e horário de novos episódios: Toda quinta-feira às 7:00 da manhã (horário de Brasília)

Plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, CastBox, Google Podcasts, Pocketcasts, Breaker, Radio Public

Instagram: @semeumochilaofalasse

Quem lidera o Se Meu Mochilão Falasse

O Se Meu Mochilão Falasse é liderado por mim (Mary Teles) e pela Andrea Leonel. As duas já vinham pensando em criar um podcast de viagem há bastante tempo, mas foi numa conversa despretensiosa que percebemos que seria mais divertido criar esse tal podcast juntas.

Mary Teles | @vidamochileira

Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo do blog Vida Mochileira, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Já viajei por 28 países e morei em 5 deles (atualmente vivo no sudoeste da Inglaterra). Amo adrenalina e desafios e adoro falar, tirar fotos e fazer novos amigos.

Andrea Leonel | @andrealeonel_

Natural de Goiânia, formada em relações públicas e amante de música, Andrea é nômade digital desde 2019 e já morou em mais de 10 países nos últimos 2 anos. Atualmente ela está se aventurando no empreendedorismo digital e tem seu próprio negócio online (Blab) que ajuda pessoas a melhorarem a fluência no inglês.

Eu e Andrea nos conhecemos em março de 2019 num evento em Lisboa. Andrea estava lé fazendo seu primeiro voluntariado e iniciando a sua vida nômade e eu tinha ido fazer um curso de fotografia no Algarve e dei um pulo em Lisboa pra participar desse evento de mulheres viajantes.

Nós duas começamos a conversar e a amizade surgiu quase que instantaneamente quando decidimos ali naquele mesmo dia voluntariar juntas 3 meses depois. Em junho de 2019 eu e Andrea fomos fazer voluntariado por 10 dias numa fazenda no sul da França e aí foi aí que a nossa parceria começou de verdade.

Desde junho de 2019 a gente se fala toda semana. Eu acompanho a vida da Andrea na estrada e ela acompanha meus projetos com o Vida Mochileira. A gente tem uma conexão tão legal que de amigas, viramos sócias, quando decidimos lançar juntas o Se Meu Mochilão Falasse.

Desde então, a jornada tem sido muito divertida e com muitos aprendizados legais. Seja através das nossas próprias experiências quanto através das histórias e vivências dos nossos convidados.

Categorias abordadas nesse podcast de viagem

Pra garantir a entrega de conteúdos diversificados – toda semana – dentro do universo de viagens, seis categorias principais foram criadas pensando nos interesses e nas necessidades dos ouvintes do Se Meu Mochilão Falasse.

– Dicas de viagem: Seguro viagem, hostels, couchsurfing, como levar dinheiro na viagem…

– Destinos: Tailândia, Líbano, Inglaterra, Portugal, Islândia, França, Nova Zelândia…

– Histórias: Perrengues, sexo em viagens, caça a Aurora Boreal, histórias dos ouvintes…

– Estilos de viagem: Nomadismo digital, viajar sozinha, viajar com pets, Au pair, viajar como missionária, viagens na terceira idade…

– Viagens e outros universos: Astrologia e viagens, tatuagens em viagens, menstruação em viagens, curiosidades sobre culturas…

– Reflexão e atitude: Voluntariado na África, Crise Humanitária na Venezuela, viajantes LGBT, representatividade em viagens…

Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes

Episódios mais ouvidos do Se Meu Mochilão Falasse

#Episódio 1: Viajar Sozinha

O verbo viajar causa uma excitação única por tudo que ele representa. Então, por que será que quando o verbo viajar vem junto com o adjetivo sozinha a gente entra em pânico? Não deveria continuar sendo uma coisa positiva? Por que será que o que era excitação num primeiro momento vira medo tão rápido?

#Episódio 2: Levar dinheiro em viagens

Nesse episódio a gente fala não só sobre as diversas formas (seguras) de levar dinheiro pra uma viagem, como também damos várias dicas de como você pode economizar o seu dinheirinho suado pra viajar mais gastando menos!

#Episódio 3: Levar dinheiro em viagens

Nesse episódio a gente fala tudo sobre voluntariado (como se inscrever, onde procurar, como achar projetos legais, etc). Falamos também sobre os aprendizados de um voluntariado e como isso pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A nossa convidada especial nesse episódio é a @carlabruhna

#Episódio 5:  Largar tudo pra viajar o mundo

Hoje em dia tá na moda largar tudo pra encontrar a felicidade viajando, mas será que isso é real? Será que vale a pena deixar tudo pra trás pra viajar o mundo? Quais são as expectativas e realidades de quem se joga nesse mundão?

Os convidados desse episódio foram: @mamoreiras e @emiliano.soles

#Episódio 10:  Hostels

Nesse episódio a gente falou sobre o lugar preferido de todo mochileiro em viagens. Muita gente ainda tem preconceito sobre os hostels e estamos aqui pra desmistificar essas lendas e também dar dicas importantes do que não pode faltar na sua mala na hora de ficar em hostel e como buscar a melhor opção de hospedagem.

#Episódio 12:  Mochilões

Mochileiros são praticamente tataruguinhas que carregam sua casinha nas costas pelo mundo. Esse podcast se chama Se Meu Mochilão Falasse porque ele é tão presente e tão importante que a escolha desse item é fundamental pra garantir uma viagem tranquila.

Nesse episódio demos dicas de como escolher o mochilão ideal pra sua viagem, falamos das diferenças de tamanho e litragem e também demos dicas do que não pode faltar no seu mochilão.

#Episódio 14:  Sexo em viagens

Esse episódio é pra maiores de 18 anos! Vocês acham que porque mochileiros vivem em quartos compartilhados eles não transam?

Nós convidamos @carlabruhna pra compartilhar histórias sobre os pulos que nós já tivemos que dar pra conseguir dar aquela escapadinha quando conhecemos um boy magia em viagens. Mas não tem só safadeza nesse episódio! Falamos também de relacionamentos a distância e como se relacionar com diferentes nacionalidades e o choque cultural que vem com isso.

#Episódio 15:  Nomadismo digital

O nomadismo digital é um grande objetivo pra muita gente que sonha em viajar em tempo integral. Nesse episódio convidamos a Carla Boechat, do @fuigosteicontei, pra contar pra gente como ela abriu uma empresa online e se tornou uma nômade digital.

Falamos também de outras possibilidades de trabalho remoto usando nossos próprios exemplos e compartilhamos quais são os maiores desafios e vantagens da vida sem endereço fixo. Tudo com bastante realismo e sem firulas!

Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes
Imagem de freestocks-photos por Pixabay

#Episódio 18:  Ano sabático

Esse tema está muito na moda e eu acho que já foi ou ainda é o desejo de muita gente que vê a viagem como um caminho pra encontrar a felicidade. A gente vai entender alguns mitos e esclarecer de uma vez por todas o que é esse tal de ano sabático que todo mundo tá falando por aí! Pra isso, a gente convidou duas especialistas no assunto: as meninas do @sabaticonapratica que já viajaram por mais de 25 países em 2 anos. 

#Episódio 19:  Aeroportos e voos

O aeroporto é, às vezes, a segunda casa do mochileiro. A gente come, dorme e às vezes até toma banho na pia do banheiro do aeroporto. Quem nunca? Ninguém? Ah, então tá. Nesse episódio discutimos vários aspectos da vida de aeroporto: como comprar passagens de avião baratas, dicas para passar na segurança e na imigração, e até os itens indispensáveis na hora de dormir no aeroporto.  

#Episódio 21: Planejar suas viagens

Muita gente sabe que quer mochilar, tem esse sonho, mas não sabe nem por onde começar na hora de colocar o sonho no papel. Nesse episódio demos o passo a passo sobre como planejar um mochilão incrível e dar algumas dicas de coisas a se considerar pra fazer uma viagem com o melhor custo X benefício e que atenda ao seu estilo de viagem.  

#Episódio 26: Astrologia e viagens

A gente sabe que muitas pessoas são céticas quanto a esse tema de astrologia, mas também sabemos que a astrologia tem ganhado cada vez mais espaço nos dias de hoje e que muito mais pessoas estão abertas a ouvir o que os astrólogos têm a dizer sobre as nossas relações humanas e sociais.

Astrologia é coisa séria e, por isso, trouxemos aqui uma expert do assunto pra falar sobre astrologia e como a gente pode usar os planetas pra pensar sobre as nossas viagens: Raphaela do instagram @astrologiaelemental.

#Episódio 30: Couchsurfing

Nesse episódio falamos sobre as vantagens e desvantagens de fazer couchsurfing em viagens, como aplicar e o que conversar com os anfitriões. A gente também falou de alguns cuidados que você precisa ter tanto para receber pessoas quanto para ficar na casa dos outros.

#Episódio 34: O futuro dos voluntariados

Nós chamamos o time da Worldpackers pra contar pra gente como o mundo dos voluntariados e a plataforma em si vão mudar durante e depois da pandemia do covid-19.

A Carol e a Nicole deram insights super interessantes sobre quais tipos de voluntariados vão estar em alta e quais são as habilidades nas quais você deve focar pra se adaptar ao novo mundo das viagens que vem por aí.

#Episódio 36: Aprender a falar em inglês

Nesse episódio compartilhamos com vocês algumas das atitudes e hábitos que nos ajudaram a aprender a falar inglês. A gente não acredita que falar inglês é essencial pra viajar, mas é fato que saber se comunicar na língua pode te salvar de muitos perrengues.

Uma das dicas que nós demos é o Blab, um serviço de conversação online criado pela Andrea (uma das apresentadoras do Se Meu Mochilão Falasse). Com o Blab, você tira o seu inglês do armário e pratica ao vivo assuntos do seu interesse com ela.

Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes
Imagem de Csaba Nagy por Pixabay

Outros podcasts de viagens

Esse universo de podcasts de viagens tem crescido bastante nos últimos meses. Talvez seja por conta da pandemia ou talvez seja uma nova tendência, já que quase sempre estamos atarefados fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo.

Então, por que não tentar assimilar conhecimento através de um podcast de viagem enquanto você dá aquela corrida no parque, ou prepara seu almoço ou até mesmo arruma a casa?!

Você consegue ouvir qualquer podcast em várias plataformas de streaming (como, por exemplo, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, etc), basta você escolher a sua preferida e pronto! Os podcasts são gratuitos e você pode ouvi-los tanto pelo celular quanto no computador.

A duração média de um podcast de viagem é entre 30 minutos e 1 hora e pode ser narrado por apenas uma pessoa, pode ser uma conversa entre amigos ou pode ter a presença de convidados. Geralmente são compartilhadas histórias e dicas de forma leve e prática pros aspirantes a viajantes ou até mesmo para os experts em viagens.

A diferença de um podcast pro rádio é que você escuta na hora que você quer e tem a liberdade de escolher o tema que vai ouvir e quando quer pausar e retornar. Cada vez mais os podcasts de viagens entram na rotina das pessoas que sonham em viajar e veem neles uma forma de começar a sentir esse gostinho.

 

17 podcasts de viagens em português

Eu fiz uma lista de podcasts de viagens em português que te levam para viajar através das histórias, perrengues, dicas e curiosidades de lugares incríveis desse mundão.

Já prepara o papel e a caneta pra não só anotar o nome desses podcasts como também anotar todas as dicas incríveis que eles preparam com muito carinho pra todos que querem se jogar na estrada, seja pras férias do trabalho quanto pra viver uma vida nômade.

Descobre a mochila!

Descobre a Mochila” é um podcast de viagem que traz em cada episódio uma reflexão interessante através de vivências reais e histórias de viagens. O mote da Juliana Nair, que é a apresentadora solo desse podcast é: Viaje sem pressa.

Ela compartilha vivências divertidas da estrada, perrengues e aprendizados. São histórias vividas em tempos diferentes, em países diferentes que parecem nada ter a ver umas com as outras, mas no final de cada episódio ela mostra que cada experiência compactua pra um aprendizado diferente.

Atualmente, ela tem vários convidados participando dos episódios trazendo mais histórias e mais reflexões sobre a vida na estrada.

Duração média dos episódios: 30 minutos

 

O maior quintal do mundo

Apresentado por Nathi Guarienti e Giovanni Sandes, “O Maior Quintal do Mundo” aborda tanto as aventuras do casal pelo mundo quanto as histórias dos seus convidados.

Sempre com muito bom humor, quadros interessantes e trilhas sonoras envolventes, esse podcast de viagem já falou de temas como: Recusados na Espanha, hospitalizado em Portugal e perrengues chiques na Europa, a vida a bordo de um veleiro, comissários de bordo e aviões, viagem good vibes e retiros espirituais e muito mais.

Duração média dos episódios: 60 minutos

 

Viajando por elas

O “Viajando por Elas” é um podcast semanal (toda quarta-feira tem episódio novo) que aborda temas de viagem e vivências no exterior sempre pelo ponto de vista feminino.

A jornalista Priscila Carvalho entrevista especialistas e convidadas sobre diversos temas do universo das viagens: Perrengues, intercâmbios, relacionamentos à distância, nomadismo digital, acessibilidade em viagens e muito mais.

Duração média dos episódios: 50 minutos

 

Mochileiros sem pauta

Apresentado por Cainã Ito, no podcast “Mochileiros Sem Pauta” você ouve de tudo um pouco, desde temas profundos, até papos descontraídos para relaxar enquanto pega aquele busão de horas.

Nesse podcast você sempre encontra convidados que compartilham suas histórias e dicas de viagem, seja pra relembrar lembranças de estrada ou até mesmo incentivá-lo a se jogar nela.

Alguns temas que o “Mochileiros Sem Pauta” já abordou: Coronavírus e seus impactos na estrada, Turismo responsável, Viagem em casal, Estereótipos africanos, Sincronicidades na estrada e muito mais.

Duração média dos episódios: 1 hora 30 minutos

Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes
Imagem de Csaba Nagy por Pixabay_

Viajar pra quê?

Comandado pela Tainá e Marcelo o podcast “Viajar pra quê?” é um gostoso bate papo sobre viagem e experiências de vida. Eles abordam o tema viagens como sendo muito mais do que conhecer as belezas turísticas dos destinos.

Eles falam sobre experiências de verdade, conhecer pessoas e maneiras diferentes de enxergar os dias na estrada. Eles recebem convidados inspiradores, que vivem e compartilham suas vivências com empatia, amor e respeito.

Duração média dos episódios: 50 minutos

   

Papo viagem

Criado em 2015 e apresentado por Maurílio Schmitt e Jade Marcos, o “Papo Viagem” é um podcast de viagem que além de compartilhar informações úteis também diverte os ouvintes com histórias de viagens.

Os episódios abordam vários temas do universo de viagens, mas principalmente dicas e curiosidades sobre países e cidades.

Duração média dos episódios: 30 minutos

 

Ondem – O nome disso é mundo

O “Ondem” (O nome disso é mundo) é um dos podcasts de viagens mais antigos da podosfera brasileira. Ele é apresentado pelo Filipe Teixeira e já conta com mais de 200 episódios no seu repertório.

Nesse podcast você vai encontrar de tudo um pouco: Entrevistas sobre imigração, turismo, psicologia do expatriado, África, Islã, futebol, política e diversidade.

No Ondem você encontra diversos quadros com temas específicos como: O nome disso é política; o nome disso é diversidade; o nome disso é Brasil; Mundo Interno, que conta com a presença de uma psicóloga para ajudar nas questões emocionais e psicológicas de expatriados.

Duração média dos episódios: 40 minutos

 

Carreiras sem fronteiras

O podcast “Carreiras Sem Fronteiras” é comandado por Gabriel Ferreira e Fabrício Carraro e tem frequência semanal (toda quarta-feira tem episódio novo). Esse podcast é focado em histórias e dicas de brasileiros que saíram do Brasil para viver e trabalhar no exterior.

A cada episódio, você ouve sobre um país e uma profissão diferentes. Como trabalhar no exterior é um tema que gera muita curiosidade, os amigos decidiram entrevistar pessoas que moram fora pra trazer inspiração pra quem busca seguir o mesmo caminho.

Duração média dos episódios: 50 minutos

 

Litocast

O “Litocast” é um podcast apresentado por Lito Sousa que é mecânico aeronáutico e especialista em segurança de voo. O objetivo desse podcast é fazer você perder o medo de voar e ainda descobrir várias curiosidades sobre aviação, de maneira leve e divertida.

Ele também tem um canal no Youtube chamado Aviões e Músicas que aborda o mesmo tema (aviação). Todos os episódios do podcast contam com a presença de um convidado especial.

Duração média dos episódios: 57 minutos

 

Extremos

No ar desde 2011, o podcast “Extremos” é apresentado por Elias Luiz que já contabiliza mais de 300 episódios em streaming. É classificado como o maior podcast de aventura do Brasil.

Os episódios falam sobre as suas expedições, dicas e cuidados para se preparar para trilhas e aventuras e também contam histórias de outros aventureiros que são convidados pra alguns dos episódios.

Duração média dos episódios: 60 minutos

 

Mari pelo mundo

As amigas, empreendedoras, mães e viajantes Mari Christine, Andrea Farneda e Ana Paula Favero apresentam juntas o podcast de viagem “Mari pelo mundo”.

O objetivo do podcast é ajudar os ouvintes no planejamento de suas viagens e dar dicas de destinos, passeios e lugares com um olhar de quem viaja em família.

Duração média dos episódios: 30 minutos

Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes
Imagem de Photo Mix por Pixabay

Embarcast

O “Embarcast” é um podcast de viagem liderado por Maiara Viegas que tem frequência quinzenal e conta com convidados em todos os episódios. Esse podcast é parte da família do blog Embarques e Destinos.

Os temas abordados são vastos e cobrem tópicos como: Viagens minimalistas, bolsas de estudo no exterior, milhas aéreas, profissão viajante, planejamento de viagem e muito mais.

Duração média dos episódios: 60 minutos

 

Esse mundo é nosso

Os jornalistas Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho comandam o podcast “Esse Mundo é Nosso” e também têm um blog de mesmo nome que dá várias dicas de viagem e destinos.

Nesse podcast você encontra dicas de viagens e roteiros pelo Brasil e mundo, seja pra uma viagem de curto prazo como um feriadão ou as férias de 30 dias quanto pra quem quer cair da estrada sem data pra voltar.

Alguns temas que já foram abordados nesse podcast: Erros pra evitar em viagens, como viajar gastando menos, Fernando de Noronha, perrengues, praias incríveis do Brasil, como planejar uma viagem e muito mais.

Duração média dos episódios: 30 minutos

 

Viajo logo existo

Leonardo e Rachel Spencer são famosos pelo blog Viajo Logo Existo e pelos seus projetos de vida: Deram a volta ao mundo de carro, publicaram livros, criaram projetos de viagem, inventaram coisas… E agora, o mais novo projeto do casal é o podcast “Viajo logo existo”.

Com uma frequência semanal, o casal traz dicas de viagem e roteiros sobre os diversos destinos já visitados e também um pouco sobre os bastidores da vida na estrada e o trabalho online de criação de conteúdo.

Duração média dos episódios: 50 minutos

 

Ligado em viagem

O podcast “Ligado em Viagem” que tem o formato de storytelling é apresentado por Edson Amorina Jr e tem uma frequência semanal. Atualmente morando na Alemanha, ele fala da vida de viajante antes e depois do nascimento da filha. 

A vontade de explorar o mundo continua a mesma e, por isso, ele traz nos episódios dicas de viagem e de destinos e também conta com a participação de convidados especiais em alguns episódios.

Alguns temas já abordados no podcast foram: Turismo comunitário, dicas da Alemanha, trilha Inca para Machu Picchu, as aventuras de se mudar para Europa e muito mais.

Duração média dos episódios: 30 minutos

 

Lipe Travel Cast

Lipe Travel Cast” é um podcast de viagem apresentado por Alípio Camanzano, executivo e ex-CEO da Decolar no Brasil. Com uma frequência semanal, a ideia desse podcast é ajudar os viajantes com dicas de viagens e sobre destinos.

Lipe também é o criador do Canal Lipe Travel Show no Youtube, que tem o mesmo objetivo do podcast, mas oferece recursos visuais para os viajantes de plantão.

A maioria dos episódios foca num destino específico (país ou cidade), mas também é possível encontrar dicas práticas de viagem como: Organizar uma viagem pros Estados Unidos, lugares para visitar antes que sumam do mapa, lugares barato para conhecer nos feriados, como trocar dinheiro para as viagens e muito mais.

Duração média dos episódios: 20 minutos

 

Por trás da selfie

O podcast de viagem “Por trás da Selfie” é apresentado por Amanda Noventa e traz como premissa básica mostrar a realidade por trás das fotos bonitas que as pessoas postam no Instagram.

Amanda recebe convidados para falar sobre questões reais que todo mundo vive nas viagens: Confusões, relacionamentos, perrengues e afins. Alguns tópicos já abordados nesse podcast foram: Exposição na internet, diferenças culturais, lugares que decepcionaram, amizade à distância e muito mais.

Duração média dos episódios: 50 minutos

 

Espero que esse você tenha gostado desse post e que consiga separar um tempinho pra ouvir alguns dos episódios desses podcasts de viagens. Dá pra aprender muito só ouvindo o que os outros viajantes têm pra compartilhar!

Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) e se inscrever no canal do Youtube do Vida Mochileira pra pegar mais dicas de viagem.

Até a próxima!

Beijos,

Mary

 Podcast de viagem que dá dicas práticas para viajantes

 

Gostou das dicas do blog?
Aproveite os descontos abaixo para economizar nas suas viagens!

Toda vez que você usa um link do blog, o Vida Mochileira ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso nas minhas viagens e recomendo:
– Voluntariado em viagens: Worldpackers (U$10 OFF)
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb (até R$179 OFF)
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago: @fuigosteitrips (5% OFF)
– Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF), SafetyWing ($37 dólares por 4 semanas)

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Maryana Teles
Carioca, publicitária, mergulhadora e produtora de conteúdo, eu também sou apaixonada por viagens de estilo low cost. Eu amo viajar sozinha e fazer voluntariados. Eu uso as minhas viagens como uma ferramenta de autoconhecimento e aprendizado e quero compartilhar esse processo com você. Bora?!