Cursos de inglês na Inglaterra (dicas e valores)

0
461

 

Oiiii gente!

Como algumas pessoas já sabem, minha história com a Inglaterra começou em 2015 quando decidi fazer um curso de inglês de 6 meses em Exeter, uma cidade que fica no sudoeste da Inglaterra.

A ideia de vir pra Exeter surgiu quando me senti limitada em relação ao meu inglês que era básico na conversação e intermediário na gramática, o que significa que apesar de eu ter estudado e saber como aplicava a gramática eu tinha vergonha e medo de errar na hora de conversar com as pessoas. Eu me sentia limitada tanto profissionalmente quanto pessoalmente. No trabalho, que na época era de publicitária, eu não conseguia passar em vários processos seletivos de grandes empresas porque eu não tinha o inglês necessário. Na vida pessoal me sentia limitada em termos de relacionamento com outras pessoas, principalmente em viagens.

Eu fiz algumas viagens sozinhas e na hora de socializar eu até tentava conversar, mas por causa do meu vocabulário limitado, muitas vezes não conseguia me expressar direito, apesar de conseguir me comunicar (falava o que queria, mas às vezes fora do contexto e muitas vezes coisas que nem faziam sentido e, é claro, na hora de entender o que as pessoas falavam eu ficava bem perdida).

Era um objetivo meu de vida aprender inglês não só pras futuras oportunidades de trabalho, mas também porque queria fazer o máximo de amigos possíveis durante as  minhas viagens e como eu amo falar, sentia que isso era uma lacuna que eu precisava preencher na minha vida o mais rápido possível.

Você vai encontrar nesse post:

    • Como tudo começou
    • Por que eu escolhi Exeter pra aprender inglês?
    • Dúvidas frequentes de quem quer estudar inglês em Exeter
    • Minha experiência estudando inglês no Exeter College
    • Contatos pra falar diretamente com a direção do Exeter College
    • Todos os links que você precisa ver sobre o Exeter College

COMO TUDO COMEÇOU

Em 2015 eu já não estava mais 100% satisfeita no meu emprego como Analista de Comunicação no Brasil e sentia que era a hora de dar voos mais altos e finalmente focar no meu objetivo de aprender inglês de uma vez por todas, isso porque eu já tinha feito 4 anos de curso de inglês no CNA (cheguei até a receber o diploma de conclusão de curso sem falar nada hahahahaha), 2 anos de curso de inglês no Wise Up e 6 meses de curso com inglês com professor particular, que foi de longe a melhor forma de melhorar meu inglês estando ainda no Brasil.

Mas, eu queria aprender mais e mais depressa. E, como em 2015 o processo do meu passaporte português se encerraria eu decidi que iria viajar pra algum lugar de língua inglesa com o foco em aprender inglês. A princípio eu estava focada em ir pro Canadá e já tava vendo várias agências de intercâmbio pro Canadá, até que meu ex-professor particular de inglês me perguntou porque eu não ia pra Inglaterra já que eu já tinha o passaporte europeu e não ia precisar me preocupar com visto e ainda poderia trabalhar enquanto estudava já que eu como “cidadã europeia (quem tem passaporte europeu) ” poderia trabalhar e morar em qualquer país da União Europeia sem problemas ou necessidade de vistos.

Na época, a Inglaterra não pensava no Brexit e agora as coisas ainda estão tomando forma e ninguém sabe ao certo o que vai acontecer em dezembro de 2020 quando a Inglaterra de fato deixará a União Europeia.

Meu ex-professor de inglês particular dá aulas no Rio e é muito bom por sinal, super recomendo pra galera que quer dar uma turbinada no inglês antes de entrevistas, provas e viagens (Flávio Whatsapp: +55 21 98587-0778). O Flávio, que já morou muitos anos em Londres, começou a me contar histórias sobre a vida na Inglaterra e eu comecei a me animar mais, porque até então nunca nem tinha pensado em morar lá. A gente passava várias aulas conversando em inglês sobre hábitos dos ingleses, estilo de vida, qualidade de vida e muito mais até que eu decidi ir pra Inglaterra, mais especificamente pra uma cidade chamada Exeter.

 

POR QUE EU ESCOLHI EXETER PRA APRENDER INGLÊS?

Eu já tinha viajado sozinha pra Londres em 2013 por 4 dias e amo de paixão essa cidade. Claro que o sonho da maioria das pessoas que vai pra Inglaterra é morar em Londres, mas como meu objetivo era aprender inglês não fazia sentido ir pra Londres de cara, isso porque Londres é uma cidade cosmopolita e tem gente do mundo todo, isso inclui muitos portugueses e, é claro, MUITOS BRASILEIROS!

Vai por mim, se seu objetivo é aprender inglês foque em escolher uma cidade pequena de interior que você dificilmente vai achar brasileiros, porque não importa o quão focado você é nos seus estudos, se você encontrar um brasileiro vai automaticamente falar em português e aí já era!

Eu digo isso por experiência própria. Fiz um intercâmbio de 3 meses em Orlando nos Estado Unidos pra fazer um work experience na Universal Studios e era um programa onde brasileiros iam pra lá trabalhar no período de férias da faculdade (vou fazer um post sobre isso em breve). Eu fui toda animada achando que ia super melhorar meu inglês porque em 2011 ele era super básico em todos os sentidos – hahahahaha ledo engano.

Nesse intercâmbio na Universal Studios erámos 47 brasileiros vivendo no mesmo condomínio, sendo vizinhos e fazendo tudo juntos, ou seja, foram 3 meses falando mais português do que inglês e nos únicos momentos onde eu falava inglês (que era no trabalho) eu ficava com tanta vergonha de errar na frente dos outros brasileiros que preferia não falar. Muitas vezes meus amigos que tinham que pedir as coisas pra mim nos restaurantes porque eu não queria errar e achava que a melhor forma de aprender inglês era observando eles falarem e só mais tarde fui entender que o maior erro de alguém que quer aprender inglês é não tentar e principalmente achar que não deve errar. Caraaaa! Errar faz totalmente parte do seu processo de aprendizado de uma nova língua e se você não erra, você definitivamente não aprende aquilo consistentemente.

Olha o super mico que eu paguei em inglês nesse intercâmbio. Até hoje gera boas risadas entre a galera que morava comigo em Orlando.

Então, eu já sabia que Londres não seria a cidade certa pra aprender inglês, mas eu não fazia ideia de que cidade eu poderia escolher pra esse objetivo, porque eu precisava escolher um lugar que tivesse um inglês claro sem sotaque forte porque seria difícil aprender inglês com ingleses que parecem que tão falando outra língua de tão carregado que o sotaque é.

Foi então, que o meu ex-professor particular de inglês teve a ideia de falar com a cunhada dele que mora em Exeter pra ver se ela poderia alugar um quarto pra mim até eu me adaptar à nova cidade. Ela falou que sim e lá fui eu pra casa de uma brasileira que eu nunca tinha visto na vida e que tinha falado apenas uma vez dois dias antes de chegar na casa dela. Apesar dela ser brasileira, os filhos eram ingleses, então a maior parte do tempo a gente tinha que falar em inglês e o fato de eu ter morado por 7 meses com crianças inglesas ajudou muito, porque eles gostam de falar e não se importam com seus erros, acham engraçado e tem paciência pra ensinar.

Então, na verdade foi Exeter que me escolheu meio que sem querer querendo. E quando cheguei aqui entendi o porquê o Flávio falava tão bem de Exeter e porquê seria muito bom aprender inglês aqui:

– Exeter é uma cidade relativamente pequena com pouco mais de 100 mil habitantes. Digo pequena porque sou do Rio de Janeiro e quem vem de cidade grande sente bastante o choque.

– É a quarta cidade mais segura da Inglaterra e tem uma qualidade de vida maravilhosa, onde os preços das coisas custam um valor justo (aluguel, supermercado, restaurantes, roupas, etc) e as pessoas tem várias opções de parques ao ar livre e segurança pra andar na rua a qualquer hora do dia (digo isso porque corro todos os dias sozinha às 5:00 da manhã e volto do trabalho andando sozinha às 23:00 da noite).

– É uma cidade onde tem muitos idosos, porque muita gente vem se aposentar aqui pela qualidade de vida e tranquilidade da cidade. Quem mora no centro da cidade tem tudo perto e pode fazer tudo andando. Os idosos são ótimas pessoas pra você treinar inglês, eles geralmente são muito curiosos pra saber mais sobre a nossa cultura e tem muita paciência pra ensinar.

– Além de idosos, existe um grande número de jovens e estrangeiros na cidade por causa da Universidade de Exeter que assume a nona posição de universidade mais renomada da Inglaterra e a posição 93 como uma das melhores universidades do mundo. Por isso, você vai encontrar muitas pessoas com quem treinar inglês o tempo todo em qualquer canto da cidade.

– Tem poucos brasileiros. Isso pode parecer um ponto negativo, mas pra quem quer aprender inglês isso é um ponto importantíssimo.

– As pessoas de Exeter tem um sotaque limpo e claro e uma velocidade de inglês aceitável pra quem tá aprendendo inglês. Você consegue entender com mais facilidade as pessoas de Exeter do que do norte da Inglaterra, por exemplo.

– Como é uma cidade de idosos e muitos estrangeiros, a tolerância com pessoas que estão aprendendo inglês é muito grande. As pessoas ficam felizes de ver que você está aprendendo e muitas vezes tentam ajudar com palavras novas pro seu vocabulário, tentam conversar com você pra ajudar a melhorar seu inglês, te corrigem de forma amigável sem zoar da sua cara porque você errou.

– Os cursos de inglês no Exeter College são muito bons e bem mais baratos do que os cursos em Londres, por exemplo.

– Exeter fica à 4 horas de ônibus de Londres, à 2 horas de Bath, à 2 horas de Cornwall, à 2 horas de Cardiff, à 1hora e 30 minutos de Bristol, à 4 horas de Manchester e à 5 horas de Liverpool.

DÚVIDAS FREQUENTES DE QUEM QUER ESTUDAR INGLÊS EM EXETER

Eu tirei todas as dúvidas com o diretor do curso de inglês para estrangeiros no Exeter College que é uma instituição focada em cursos de especialização e qualificação e também em cursos de inglês para estrangeiros.

1- Que tipo de cursos os brasileiros podem estudar em Exeter?

O Exeter College tem vários cursos de especialização com mais de 200 opções de cursos nas mais diferentes áreas (Arte de design, Business, Engenharia, Beleza, Culinária, Tecnologia da Informação, Rádio e Tv, Música, Produção e Performance, Esportes, Turismo entre outras áreas – vou deixar os links abaixo). Esses cursos podem ter duração de 1 mês a 2 anos (depende do curso) e precisam de um nível intermediário/avançado de inglês para que você aproveite o máximo o aprendizado, já que na sua turma terão várias pessoas inglesas e o nível de inglês da aula será avançado.

Eu fiz um curso de 1 mês de business e curti bastante, apesar de ter me sentido um pouco perdida nas aulas, porque decidi fazer o curso 4 meses depois de ter chegado na Inglaterra e meu inglês ainda não estava dos melhores, mas curti a experiência.

Outra opção de curso são os cursos de inglês que se dividem em 3 opções:

– Curso de inglês de 6 horas por semana;

– Curso de inglês de 15 horas por semana;

– Curso de inglês de 6 horas por semana + 15 horas de qualquer curso que você escolher na universidade (nessa opção é fundamental que você tenha inglês avançado pra poder acompanhar as aulas na universidade sem interferir no seu aprendizado. Será feita uma avaliação de proficiência pra que você possa ser aceito nessa opção de curso);

 

2- Quais são os tipos de curso de inglês oferecidos? Preços e duração?

Pra saber os valores e duração dos cursos de especialização, você precisa entrar no site pra ver a grade dos cursos ou entrar em contato com o Exeter College por email pedindo informações detalhadas (eles sempre respondem).

Já os cursos de inglês eu vou colocar abaixo os valores dos cursos que falei anteriormente:

– Curso de inglês de 6 horas por semana você tem duas opções:

a) Fechar um pacote de 10 semanas por £550,00 libras (algo em torno de R$ 2.730,00 reais) e você precisa começar ou em Setembro ou em Fevereiro.

Setembro porque é o início do primeiro semestre que vai de setembro a fevereiro. Ou você pode começar em fevereiro que é o início do segundo semestre que vai de fevereiro a julho. A questão de ser primeiro ou segundo semestre não interfere no conteúdo que você vai aprender. É como se fosse pra gente a divisão de primeiro ou segundo turno/ciclo da universidade. Tem a galera que começa no início do ano e aprende as matérias Y e Z e a galera que começa no segundo semestre e tem exatamente as mesmas matérias Y e Z.

b) Pagar semanalmente o curso por £100,00 libras (algo em torno de R$ 495,00 reais) Você pode começar o curso a qualquer momento, sem a obrigatoriedade de começar ou em setembro ou em fevereiro, e precisa fazer no mínimo 2 semanas de curso.

Nessa opção eles te ajudam a se adaptar nas turmas da melhor forma possível e pode ser até que você tenha um mentor que te ajude com algumas aulas particulares extras no começo pra você se adaptar  melhor (cada caso é um caso e eles avaliam da melhor forma possível para que o aluno se sinta confortável durante o aprendizado).

– Curso de inglês de 15 horas por semana;

O valor desse curso é semanal. Você paga £175,00 libras por semana (algo em torno de R$ 870,00 reais), você pode começar o curso a qualquer momento entre os meses de setembro e julho, e você precisa fazer no mínimo 2 semanas de curso. Eles recomendam que você faça, pelo menos, 1 mês de curso porque duas semanas é quando você começa a se adaptar.

– Curso de inglês de 6 horas por semana + 15 horas de qualquer curso que você escolher na universidade

Essa opção custa £210,00 libras por semana (algo em torno de R$ 1.040,00 reais), você pode começar o curso a qualquer momento entre os meses de setembro e julho e a duração do curso é de 4 semanas, no mínimo. Nessa opção é fundamental que você tenha inglês avançado pra poder acompanhar as aulas na universidade sem interferir no seu aprendizado. Será feita uma avaliação de proficiência pra que você possa ser aceito nessa opção de curso.

DICA MALANDRA: Uma dica especial pra quem quer realmente aprender inglês e ter mais contato com a língua é a opção de curso extra curricular no Exeter College. O Celta course é um curso gratuito de inglês onde professores iniciantes que acabaram de se formar ganham a experiência dando aulas gratuitas pra todos os níveis de alunos (geralmente eles dividem as turmas em três níveis). Eles têm todo conhecimento da gramática e conversação em inglês, mas precisam praticar as aulas. Tem sempre um coordenador do curso nas aulas avaliando esses professores iniciantes e ajudando na aula, caso seja necessário.

São 3 horas por semana e as aulas vão de novembro a maio e você pode começar (teoricamente) a hora que quiser, mas precisa ver se tem vaga nas turmas, porque lota rápido.

 

3- Qual é o máximo de tempo que os brasileiros podem ficar estudando na Inglaterra?

Depende! Se você for fazer só o curso de inglês, você pode ficar na Inglaterra por 11 meses estudando sem precisar voltar pro Brasil. Mas, se você for fazer o curso de inglês de 6 horas por semana + 15 horas de qualquer curso que você escolher na universidade você pode ficar 6 meses na Inglaterra sem voltar pro Brasil.

Quando acabar esses períodos de 11 meses ou de 6 meses (dependendo da sua escolha de curso), você precisa voltar pro Brasil, ficar no mínimo 2 semanas no Brasil e pedir seu visto ou carta de aceite novamente do Brasil.

 

4- Os brasileiros precisam de visto pra estudar inglês na Inglaterra?

Pra felicidade geral da nação a resposta é não! Mas, tem duas opções:

a) Você procura o curso que você quer fazer no Exeter College, entra em contato diretamente com a escola, troca a documentação necessária, entende como será a sua acomodação aqui na Inglaterra, pega a carta de aceite com a escola e toda documentação que você precisa pra passar pela imigração na Inglaterra, aí você compra sua passagem de ida e volta pro Brasil.

Quando você chegar na imigração inglesa eles vão pedir sua documentação (carta de aceite da escola, local onde vai morar, passagem de volta pro Brasil, etc), você mostra tudo que o Exeter College te enviar + a passagem de volta pro Brasil que é fundamental pra não ter problema na imigração e aí eles vão carimbar seu passaporte e você segue feliz e contente rumo à sua mais nova experiência nas terras da Rainha.

b) Outra opção é tirar o visto de estudante. Essa opção é para a galera que tem medo da imigração inglesa (que é uma bem chatinha mesmo) e tem medo de ser barrado mesmo com toda documentação oferecida pelo Exeter College. Nesse caso, é só você ir no consulado britânico da sua cidade, levar os documentos fornecidos pelo Exeter College e pagar pelo visto de estudante.

Esse processo é um pouco mais burocrático e mais caro, já que você tem que pagar £93,00 libras (algo em torno de R$ 461,00 reais) pro visto de estudante de 6 meses ou £179,00 libras (algo em torno de R$ 888,00 reais) pro visto de estudante de 11 meses.

Eu conversei com o diretor do curso de inglês pra estrangeiros no Exeter College e ele me disse que recebe muitos alunos estrangeiros só com a carta de aceite (sem o visto) e que inclusive já vieram brasileiros só com a carta de aceite e nunca ninguém teve problema. Ele me disse que o Exeter College é uma instituição bastante renomada e séria e que a imigração sabe que se a pessoa tem a carta de aceite é porque passou pela seleção e requisitos do Exeter College.

 

5- Brasileiros podem trabalhar enquanto estudam inglês na Inglaterra?

A resposta é não! Brasileiros que possuem apenas o passaporte brasileiro e vem só estudar inglês na Inglaterra não podem trabalhar legalmente. No entanto, existe uma opção da esperança! Hahahahaha

Se você for brasileiro e só tiver passaporte brasileiro, você pode trabalhar na Inglaterra legalmente por 20 horas semanais se estiver cursando uma universidade aqui. Qualquer outro nível de ensino não te permite trabalhar legalmente, a não ser que você esteja cursando uma universidade (graduação, pós-graduação, doutorado, pós-doutorado).

 

6- A escola oferece algum programa de imersão onde os brasileiros podem estudar inglês e também visitar lugares e conhecer mais a cultura britânica?

Sim! O Exeter College consegue montar um programa de imersão específico pra grupos. Então, se você e seus amigos quiserem vir pra Exeter estudar inglês, mas tiverem outros objetivos como turismo, culinária, história britânica, etc, o Exeter College consegue montar um programa de imersão específico pro grupo de vocês baseado nos objetivos específicos de vocês. Eles oferecem passeios por lugares históricos que se conectam diretamente com o objetivo de vocês, além de aulas extra- curriculares como culinária, business, entre outras, caso seja do interesse de vocês. Basicamente eles conseguem fazer um programa de imersão onde você não apenas estuda inglês, mas também vive intensamente a cultura britânica.

 

7- O Exeter College oferece os cursos de preparação para as provas do IELTS e de Cambridge?

Sim! O Exeter College oferece os dois cursos de preparação.

a) Curso de preparação pro IELTS: 10 semanas de curso focado no IELTS por £175,00 libras (algo em torno de R$ 870,00 reais)

b) Curso de preparação de Cambridge: 8 semanas de curso focado na prova de Cambridge por £175,00 libras (algo em torno de R$ 870,00 reais)

Nesses valores não estão inclusos os valores das provas, mas é possível aplicar pra provas aqui na Inglaterra mesmo. Basta você enviar um email pra coordenação do curso perguntando mais informação sobre o curso e sobre as datas das provas aqui na Inglaterra.

 

8- A escola oferece acomodação? Quais são os valores?

Sim! A escola oferece 3 tipos de acomodação e você pode escolher o que melhor se encaixa pro seu perfil. O Exeter College junta o máximo de informações possíveis pra entender melhor o seu perfil e suas preferências e tenta te alocar na melhor escolha de acomodação possível tendo em vista seus objetivos. O que eles geralmente fazem é mandar um formulário por email pra você preencher com os seus hábitos e gostos.

a) Casa de família: £130,00 libras por semana (algo em torno de R$ 646,00 reais)

Quarto privado, comida e wi-fi. Nessa opção você vai fazer parte da rotina de uma família britânica (vai comer com eles, fazer parte das atividades da casa e talvez até viajar em família) e suas chances de melhorar o inglês são enormes, fora a questão de vivenciar de perto a cultura britânica diretamente com os ingleses.

b) República: £150,00 libras por semana (algo em torno de R$ 746,00 reais)

Quarto privado e wi-fi. A cozinha e o banheiro são áreas comuns que você vai dividir com outros estudantes. E a comida não está incluída nessa opção. O bom de república é que você tem um pouco mais de independência e provavelmente também vai melhorar seu inglês pelo fato de ter que dividir a casa com outros estudantes internacionais que provavelmente vão se comunicar em inglês.

c) Studio: £180,00 libras por semana (algo em torno de R$ 895,00 reais)

Tem quarto, cozinha e banheiro privativos, mas não está incluso a comida. O studio também oferece wi-fi incluso no valor do aluguel. Essa opção é boa pra quem é mais reservado, mas em termos de melhorar o inglês não acho muito bom porque você acaba se isolando em vez de estar aberto a conhecer outras pessoas e praticar o inglês o máximo possível.

 

9- Quais documentos os brasileiros precisam para se matricularem no Exeter College?

Depois que você já tiver escolhido o curso que você quer fazer, você entra em contato com o Exeter College (por email ou pelo site) e eles vão te mandar um formulário pra você preencher com seus dados pessoais e passaporte. Depois você vai entrar na questão do pagamento do curso e depois eles te mandam a carta de aceite e depois é só vir e viver essa experiência.

Pra quem for fazer os cursos de preparação de Cambridge ou IELTS ou o curso de 6 horas de curso de inglês + 15 horas de qualquer curso na universidade vai precisar apresentar também uma carta de recomendação de um professor.

O mais engraçado é que o diretor do curso me disse que a papelada de aprovação pros cursos é bem simples e é bem menos burocrática do que a gente imagina. Eles têm e-mails de suporte onde estão sempre online respondendo as dúvidas dos futuros alunos dos cursos e geralmente fazem de tudo pra te ajudar a resolver suas dúvidas.

Abaixo, deixo também os contatos do setor dos cursos para estrangeiros:

international@exe-coll.ac.uk

samswann@exe-coll.ac.uk

 

10- Qual a idade mínima pra estudar no Exeter College?

A idade mínima é 16 anos e pra menores de idade tem uma burocracia um pouco maior porque precisa de termo de responsabilidade dos pais e algumas outras documentações mais específicas. Mas, tudo isso eles te informam por email super explicadinho, pois depende do curso e da duração do curso que o menor irá cursar.

MINHA EXPERIÊNCIA ESTUDANDO INGLÊS NO EXETER COLLEGE

Cheguei na Inglaterra sabendo a gramática, mas falando super básico o inglês, mas em 3 meses de curso eu já me sentia bem mais confiante de conversar com as pessoas, já entendia a maior parte das conversas e já até fazia piadas em inglês. Hahahahahaha

Eu curti o preço do curso de inglês que se comparado a um curso no Brasil, vale bem mais a pena. Com o dinheiro de dois anos de curso no Brasil, você vai morar na Inglaterra por uns 1 mês e praticar o inglês in loco 24 horas por dia. Eu particularmente acho bem melhor do que ficar naquele chove não molha dos cursos no Brasil que a maioria não te dá confiança pra falar em público. Eu sei que é bastante dinheiro, mas vale a pena investir num curso de 1 mês fora que seu inglês vai saltar absurdamente de nível, fora a experiência pra você acrescentar no currículo, né?

Além disso, a metodologia do Exeter College é bem interessante, pois além da gramática tradicional e conversação, a gente também tinha aulaa de expressões populares inglesas e gírias. Então, eles dedicavam 3 horas pra ensinar a gente a conversar naturalmente sem parecer que decoramos tudo do livro, sabe?

Vou dar um exemplo de quanto você pagaria se fosse fazer 1 mês de curso aqui no Exeter College:

É possível fazer 4 semanas de curso de inglês (15 hrs por semana) + acomodação e comida incluída por 4 semanas por um valor total: £1.220,00 libras (algo em torno de R$ 6.000,00 reais).

 

CONTATOS PARA FALAR DIRETAMENTE COM A DIREÇÃO DOS CURSOS PARA ESTRANGEIROS

O email com dúvidas deve ser enviado em inglês e se você não souber escrever em inglês, use o Google Tradutor sem problemas, pois eles sabem que muita gente está aprendendo e esse é inclusive o objetivo do curso: te ajudar a melhorar suas habilidades com o inglês, tanto na escrita quanto na fala.

international@exe-coll.ac.uk

samswann@exe-coll.ac.uk

 

TODOS OS LINKS QUE VOCÊ PRECISA VER E ESTUDAR PRA ENTENDER SE O EXETER COLLEGE FAZ SENTIDO PRO SEU OBJETIVO:

Site do Exeter College: https://www.exe-coll.ac.uk/

Cursos de especialização do Exeter College: https://www.exe-coll.ac.uk/1618/Courses/CourseSearch

Cursos de nível universitário: https://www.exe-coll.ac.uk/HE/Courses/CourseSearch

Cursos de inglês para estrangeiros: https://www.exe-coll.ac.uk/adults/courses/Esol.aspx

Brochura do Exeter College: https://indd.adobe.com/view/2e12218c-40e9-49f7-9af4-a309ae78efb8

Mapa da instituição: https://exe-coll.ac.uk/360

Localização da instituição e coisas pra fazer por perto: https://www.exe-coll.ac.uk/YourCity

Canal do Youtube do Exeter College: https://www.youtube.com/user/ExeCollOfficial

Valores dos cursos: https://www.exe-coll.ac.uk/International/Fees

Outras abas do site que valem ser exploradas:

https://www.exe-coll.ac.uk/International/

https://www.exe-coll.ac.uk/International/Courses

https://www.exe-coll.ac.uk/Adults/

Links para ler mais detalhes sobre as opções de visto pra Inglaterra (se você quiser):

https://www.gov.uk/check-uk-visa

https://www.gov.uk/study-visit-visa

https://www.gov.uk/tier-4-general-visa

 

Você pode ver o vídeo sobre os cursos de inglês em Exeter aqui:

Estou aguardando a direção me responder sobre o meu pedido de desconto para os seguidores do Blog Vida Mochileira. Então, se você ficou interessado em fazer o curso de inglês em Exeter, entre em contato comigo pra tirar mais dúvidas e tentar o desconto: contato@vidamochileira.com.br

Quem sabe se a gente não tiver vários seguidores interessados eles não dão logo um desconto legal, né?

Espero que você tenha curtido esse post e que ele tenha sido útil de alguma forma pra você. Se você conhece mais alguém que se interessaria em ler sobre esse assunto, compartilhe com essa pessoa o link do post.

Ahhh! Não esquece de me seguir lá no Instagram (@vidamochileira) pra ver dicas de viagem em tempo real.

Beijos e até a próxima!

Mary Teles

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Aluguel de carro: Rentcars
– Passeios no Atacama e Salar de Uyuni (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10):
Entre em contato com a @fuigosteitrips pelo e-mail: trips@fuigosteicontei.com.br

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!