
10 Curiosidades sobre Amsterdam
RELATO ESCRITO POR LARA CAMPELO
Vivendo em Amsterdam, não consigo dizer quantas vezes eu já ouvi de visitantes “Ah, eu vim aqui há anos atrás, mas não me lembro de muita coisa depois de comer aquele space cake”.
Amsterdam, a capital da Holanda, é geralmente tida como uma cidade vida louca, cheia de drogas e prostituição. E por mais que esses sejam de fato alguns dos atrativos, Amsterdam tem muito mais a oferecer.
Ficou curioso? Então cola aqui que eu vou te contar algumas curiosidades sobre Amsterdam 🙂
Curiosidades sobre Amsterdam
Rio Amstel
O nome Amsterdam é uma derivação de Amstel+Dam (represa do Amstel). Amstel é o nome do único rio que corre pela cidade. Perto de onde hoje é a praça Dam (principal praça da cidade) foi onde os primeiros moradores fizeram a represa que deu origem à cidade. Hoje o rio ainda é usado para transporte, tanto particular quanto comercial, as águas são limpas e no verão você pode até mergulhar em alguns pontos.
Moinhos
Amsterdam não tem tantos moinhos quanto antigamente, mas um deles, o De Gooyer, é o moinho mais alto da cidade e bem embaixo dele está a cervejaria Brouwerij ‘t IJ. Mesmo que você não goste de cerveja, vale a pena uma visita.
Prédios tortos
Muitos prédios em Amsterdam aparentam estar bem tortos e de fato estão!
Quase toda a Holanda foi construída em solo arenoso, que é meio instável. Com o tempo as estacas que seguram as construções podem se mover ou até mesmo apodrecer e com isso os prédios entortam e no passado até caiam mesmo.
Hoje em dia existem medidas pra prevenir esse tipo de acidente, então pode ficar tranquilo quando entrar num desses prédios.
A maioria dos prédios mais antigos também é inclinada pra frente. Diferente das outras, essa inclinação é intencional e serve pra proteger as fachadas da chuva e do vento que são incessantes por aqui.
Ganchos no topo dos prédios
Se você olhar para o último andar dos prédios aqui em Amsterdam, vai ver que a maioria tem um gancho ou uma roldana. Isso é pra facilitar o transporte de carga e objetos pesados para os andares superiores dos prédios, porque normalmente as escadas são muito estreitas e elevadores são raros por aqui.
Essa ideia surgiu com os primeiros armazéns da cidade; hoje essa técnica ainda é usada pra fazer mudanças, por exemplo.
Canais
Além do Amstel, Amsterdam tem 165 canais. Todos eles são artificiais e servem a vários propósitos como transporte, escoamento de água e manutenção das fundações dos prédios. Os principais são o Prinsengracht, o Herengracht e o Keisersgracht. Com esse tanto de canal, dá pra imaginar que a cidade está cheia de pontes, né? São 1251. Mais pontes que Veneza! A ponte mais famosa é a Magere Brug, que é ótima para tirar fotos, principalmente à noite quando ela está toda iluminada.
Casas barco
Uma coisa que você vai perceber ao caminhar pelos canais de Amsterdam são construções dentro da água. Elas são na verdade casas e os barcos grandes em volta delas também. Existem 2500 casas desse tipo em Amsterdam e elas surgiram por volta do século XVII para suprir a falta de moradias na cidade para pessoas de baixa renda. Hoje elas estão na moda e algumas são bastante luxuosas.
Você pode se hospedar em uma delas quando estiver na cidade ou visitar a que foi transformada em um museu, mas não pode construir ou atracar uma nova casa.
Bicicletas
Falando em números, você sabia que em Amsterdam existem mais bicicletas do que moradores? São 900mil bicicletas para 800mil moradores!
Museus
Amsterdam tem 75 museus espalhados por toda a cidade. Os principais (Rijksmuseum, Van Gogh e Stedelijk) ficam concentrados na Museumplein (praça dos museus), mas os outros ficam em casas antigas preservadas, castelos e até em uma réplica de um navio do século XVIII. Nesse link dá pra ver a lista completa dos museus e dos eventos que acontecem neles durante o ano.
Mercado de pulgas
Amsterdam tem uma forte cultura de reuso e você encontra vários brechós espalhados pela cidade. Mas além de brechós, Amsterdam também é a casa do maior mercado de pulgas de todas a Europa. Ele se chama Ij Hallen e acontece de 2 em 2 semanas durante a primavera e verão, e de 3 em 3 semanas durante o outono e o inverno, sempre aos fins de semana. Ele tem um lugar fixo no norte da cidade e vale muito o passeio.
Placa I AMSTERDAM
Com certeza você já viu vááárias fotos de pessoas nessa placa por aqui, mas se você for hoje no lugar onde ela sempre esteve, não vai encontrar nada. Isso porque a prefeitura decidiu remover a placa da Museumplein, visto que ela lotava a praça, mas os museus continuavam vazios, além de causar muita confusão e vários acidentes.
Mas calma! Se você ainda quiser a sua foto na placa, ela está bem na entrada do aeroporto de Amsterdam.
Essas são só algumas curiosidades sobre Amsterdam, mas tem muito mais de onde saíram essas! Espero que vocês tenham gostado e que venham passar um tempinho aqui nessa cidade delícia 🙂
Guia brasileiro em Amsterdam
Se você estiver procurando um guia brasileiro para te acompanhar nos passeios em Amsterdam e te contar tudo que você precisa saber sobre a cidade em português, a Rota Amsterdam oferece exatamente isso. Usando o cupom Vidamochileira você ganhará um desconto de 5% nos serviços da Rota Amsterdam. Eles oferecem vários passeios em Amsterdam como, por exemplo, o passeio de barco em Amsterdam, o passeio de bicicleta em Amsterdam, city tour em Amsterdam para brasileiros e muitos outros passeios. Peça seu orçamento agora!
Meu nome é Lara, eu tenho 30 anos e moro em Amsterdam. Eu sempre gostei muito de viajar e tinha planos de morar fora um dia. Em 2017 esses planos de concretizaram quando meu parceiro foi contratado por uma empresa holandesa e a gente veio de mala e cuia. Hoje eu sou designer de interiores aqui e hospedeira oficial da Mary em AMS!
- Instagram:@laracampelo