Voo de asa delta no Rio de Janeiro

arraial vip turismo 1
Passeio de barco em Arraial do Cabo
9 de outubro de 2017
CAPA
Brasileiro viaja o mundo dando aula de mergulho
16 de outubro de 2017
 
Falaaaaa galera!

Tudo certinho?

Hoje eu quero dividir com vocês uma das experiências mais incríveis que eu já vivi na minha vida!

Tá! Beleza! Falo isso sempre que faço uma coisa nova e foda pra caralh*! Mas, a verdade é que dessa vez a emoção veio junto um sentimento de liberdade incrível e uma dose cavalar de adrenalina! Foi simplesmente foda pra caraca!!!!

CLIQUE AQUI pra assistir um dos melhores momentos da minha vida e conferir visualmente todo processo do voo de asa delta!

Voar de asa delta não é só um voo, é a conexão exata entre liberdade e adrenalina que juntas criam um êxtase tão grande que não é possível explicar com palavras!

Só quem já voou sabe a sensação louca que a gente sente na barriga! É um misto de medinho com bravura e de preocupação com provação pra si mesmo (de que você é capaz)! ⠀

Essa, sem dúvida alguma, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida e a que me deu um sentimento enorme de gratidão por tudo que eu vi naqueles 10 minutos de voo perfeito! ⠀
fundo parallax

"Voar de asa delta não é só um voo, é a conexão exata entre liberdade e adrenalina que juntas criam um êxtase tão grande que não é possível explicar com palavras!"⠀

 
Vamos começar do começo, né?

Voar de asa delta dá um certo medinho por causa da altura e da incerteza de estabilidade, afinal... Vai que um vento bate torto, né?

E é nessa hora que entra a importância de fazer o voo de asa delta (ou qualquer esporte radical) com profissionais recomendados e com experiência e confiança no que estão fazendo e oferecendo a você.

Uma seguidora do Instagram do Vida Mochileira indicou o Rafael Watson e ela falou tão bem dele que eu e a minha sogra (59 anos) não pensamos duas vezes e já entramos em contato pra marcar nosso voo com ele.

É muito importante que você marque seu voo com antecedência por três motivos:

1- Ver a disponibilidade do instrutor;

2- Ver a condição climática do dia que você pretende voar (vento, chuva, etc);

3- Marcar o melhor dia e horário pra você.

Como o Rafa tem whatsapp, facilitou muito a nossa comunicação e o agendamento do nosso voo. A princípio queríamos marcar no dia do aniversário da minha sogra (30/8) pra fazer uma surpresa pra ela, mas o Rafa me enviou uma mensagem dizendo que as condições climáticas pra aquele dia não seriam favoráveis, aí reagendamos o voo pro dia 04/09 (segunda-feira) às 8:30.

No domingo (03/09) eu confirmei com o Rafa o horário e o ponto de encontro e ele já tinha visto a previsão do tempo e tava tudo favorável pro nosso voo ser perfeito!

Marcamos com o Rafa no Clube São Conrado de Voo Livre (que é a Associação dos pilotos) às 8:30 e assim que chegamos lá, ele já estava esperando a gente na porta pra assinarmos os termos de responsabilidade e pagar a taxa de inscrição (R$50,00 que tá inclusa no valor do voo).

Pegamos carona no carro do Rafa e subimos até a plataforma de voo de São Conrado que fica embaixo da Pedra Bonita (ótimo lugar pra quem quer curtir uma trilha tranquila com um puta visual do Rio! Essa trilha dura em torno de 20 a 25 minutos e o nível de dificuldade é fácil).

OBS 1: Pra quem vai de carro próprio, tem que deixar o carro no estacionamento de visitantes e subir andando até a plataforma.

OBS 2: Pra quem pega carona com os pilotos, desce no estacionamento exclusivo de pilotos e já sai quase que na plataforma, tendo que subir só a escada pra rampa de voo.

Como nós pegamos carona com o Rafa, subimos só a escada e já avistamos aquele visual incrível pra Praia de São Conrado. O dia tava lindo e como chegamos cedo, só tinham mais duas asa deltas com a gente!

 
Assim que você chega lá na plataforma de voo, você começa a se preparar e ouvir as explicações do voo (decolagem e pouso), enquanto o ajudante do Rafa prepara/monta a asa delta pro voo.

O Rafa vai colocar a sua cadeirinha/cinto/colete (sei lá qual o nome daquele negócio que a gente usa pra se prender na asa delta), seu capacete e te dá as instruções do voo.

1- Ele vai explicar a hora da decolagem com demonstração da corridinha. Você literalmente treina a corridinha com ele pra ajustar sua velocidade com a dele.

É muito importante que você não corra mais ou menos do que ele e sim juntos, porque se você correr mais que ele pode virar a asa delta e se correr menos vai ser arrastada hahahahahaha.

2- Ele vai te explicar sobre a hora que você precisa levantar sua perna esquerda durante o voo pra ele soltar ela e vocês se prepararem pro pouso.

3- Ele vai te explicar sobre a hora do pouso (o que você precisa ou não fazer).

4- Ele te explica que você nunca pode tocar na asa ou comandar a asa ou até mesmo abrir os braços no voo sem a permissão dele.

Uma vez que você já esteja com seus equipamentos e já tenha ouvido todas as instruções você vai pra fila de asa deltas que se forma logo cedo pela manhã. As asa deltas ficam organizadas em ordem de chegada e vão se preparando pro voo enquanto a primeira asa delta da fila está sendo checada pelo fiscal.

Assim que chegar a sua vez de voar, você e o instrutor vão deitar em posição de voo para fazer a checagem com o fiscal para ele conferir os cintos, as asas, se os sapatos tão presos e vários outros itens que eles têm numa listinha.

OBS: Essa checagem é obrigatória desde que houveram alguns acidentes há uns anos atrás por falta de fiscalização.

🚩 Assim que a checagem acabar você estará pronto pra voar;

🚩 Os instrutores de asa delta confirmam com os instrutores de parapente que vão voar pra saber se tá liberado. Isso porque os voos de parapente acontecem na parte debaixo da rampa e os voos de asa delta na parte de cima da rampa. Então rola sempre uma comunicação entre as duas partes pra aprovar a hora do voo;

🚩 Quando o instrutor falar corre, você tem que correr na mesma velocidade que ele (sem parar). Corra mesmo que você não tenha mais a plataforma debaixo dos pés, poruqe muita gente acha que é pra correr na plataforma e quando chega no final dela é pra pular e NÃO É PRA FAZER ISSO! Você correr mesmo quando já tiver no ar porque isso ajuda na estabilidade da decolagem.

🚩 O primeiro minuto é o pior, porque é quando a asa delta está balançando muito por causa da decolagem, mas logo logo o instrutor acerta a estabilidade e aí flui super tranquilo.

 
É importante falar que a fila de asa deltas anda bem rápido. O tempo entre o voo de uma asa delta e outra dura em torno de 5 a 10 minutos, que é o tempo necessário pras asa deltas serem montadas, checadas e você ouvir todas as instruções.

OBS: Se você chegou primeiro e ficou com medo e precisa de mais tempo pra se acalmar, fica tranquilo que é possível sair da fila e entrar de novo quando você estiver preparado. Ninguém é obrigado a voar sem ter certeza e confiança de que realmente quer fazer o voo.

O Rafa é nota mil em passar segurança e confiança pra você fazer um voo perfeito e tranquilo. O cara fala inglês e português e tem mais de 25 anos de experiências e vários prêmios internacionais, inclusive, ele tem o recorde sul-americano de maior tempo de permanência no ar (14 horas e 30 minutos) e medalhista olímpico (bronze) no World Air Games de acrobacia em asadelta em Torino - Itália 2009.

O meu voo foi muito tranquilo mesmo, parecia um sonho de tão perfeito que foi. No meio do voo o Rafa perguntou se eu queria controlar a asa delta sozinha. Claro que eu disse sim! Hahahahahaha Aí ele me passou a asa e soltou as mão dele e falou pra eu puxar a asa e segurar firme. Você acha que eu tava preocupada dele não tá comandando? Eu tava rindo que nem uma idiota olhando pra câmera com cara de mongol e não tava nem aí se tava fazendo merda, não olhei um minuto pro que eu tava fazendo, eu só ria pra câmera com cara de retardada! Hahahahahahaha

Depois o Rafa tomou o comando de novo e voamos por mais uns minutos quando ele me perguntou se eu queria ficar mais uns minutos voando ou se eu queria fazer manobra!

Se eu escolhesse a manobra o voo acabaria antes porque pra fazer a manobra a gente perde altitude muito rápido, mas o Rafa disse que todo mundo que pede a manobra curte muito aí fiquei tentada e pedi manobra!

PORRAAAA! Que bom que eu pedi manobra porque foi muito foda! Ele fechou a câmera da frente, jogou a asa delta pra cima e depois embicou ela pra baixo com ângulo quase de 90°. Fizemos uma mini queda livre de 5 segundos que eu achei que meu coração fosse sair pela boca, porque não tínhamos resistência do ar nenhuma, estávamos em queda libre literalmente. Depois ele joga a asa delta pra um lado e depois pra outro faz umas outras manobras lá e voamos mais um pouco pra nos prepararmos pro pouso.

Ele pede a perna esquerda, solta um negócio lá e ficamos em pé no ar. Voamos mais um pouco e vamos nos aproximando da areia da Praia de São Conrado. AÍ vai tudo indo muito bem, estávamos quase fazendo um pouso perfeito, quando a retardada aqui inventa de colocar o pé no chão primeiro do que ele e aí demos uma quedinha de leve (quer você pode ver no vídeo que eu editei do voo, CLICANDO AQUI)

 
O meu voo foi muito foda e eu amei ter tido essa experiência na Cidade Maravilhosa num dia lindo e ensolarado e com um profissional supercompetente como o Rafa! Ahhhhh! Sem contar que minha sogra tá até hoje comentando do voo dela! A mãe do Mark é tcheca, tem 59 anos e não fala uma palavra de inglês ou português e topou fazer essa loucura comigo (Mark morre de medo de altura).

Ela tava bem nervosa no começo e pensou até em desistir, mas o Rafa conversou com o Mark (em inglês) e explicou tudo pra ele e o Mark traduziu pra mãe dele. Como ela sentiu confiança no Rafa, ela decidiu voar mesmo se cagando toda de medo.

O Rafa ia explicando tudo pro Mark e o Mark ia traduzindo pra ela, até que chegou a hora de voar. Na hora que o Rafa falou corre, o Mark começo a gritar em tcheco: CORRE MAMUSKA, CORRE MAMUSKA! E quando vimos ela já tava voando linda, bela e plena, abrindo os braços e tudo!

Os nossos voos foram perfeitos, curtimos muito o visual, a sensação de liberdade, a adrenalina da decolagem. Tudo foi muito lindo e eu não senti nenhum pouco de medo de voar! Eu super recomendo essa experiência pra qualquer pessoa que queira viver por 10 minutos o que os pássaros vivem todos os dias.

INFORMAÇÕES DO VOO
🚩 O voo dura em torno de 10 a 15 minutos (depende das condições climáticas); ⠀

🚩 A plataforma de voo da Pedra Bonita abre das 8:30 às 17:30; ⠀

🚩 O voo custa 500,00 por pessoa e inclui: fotos e vídeos num DVD e a taxa do clube - ABVL). Rola também uma carona do clube (onde você assina o termo de responsabilidade) até a plataforma do salto no carro do Rafa (piloto). Só que não tem carro sabe a merda que é pra subir essa estrada (até a plataforma) usando transporte público ou pegando Uber (morre num dinheirinho).⠀

🚩 No meio do voo, se o vento permitir, o Rafa vai te perguntar se você quer controlar a asa delta sozinho: Aceite! E no final, se o vento permitir também, ele vai te perguntar se você quer fazer manobras ou ficar mais tempo voando: Escolha fazer manobras! É muito foda e você não vai se arrepender! ⠀

🚩 É muito importante que você escolha um profissional experiente e que seja indicado pra te passar a confiança necessária pra você fazer um voo perfeito!

🚩 Use roupas confortáveis e sapatos fechados pra fazer o voo. Se você for de chinelo vão ter que prender seu chinelo e você vai parecer um mulambo nas fotos com o chinelo preso (sei lá com que).

É muito importante reforçar que quando falamos de esportes radicais (asa delta, parapente, paraquedas, entre outros) estamos falando das nossas vidas. Então, sempre escolha profissionais recomendados e com experiência na área. Não tente fazer uma economia burra nesses casos, onde você vai economizar, às vezes, R$50,00/R$100,00 com um profissional que você não tem referência. Esses valores não são nada perto do valor da sua vida.

Peça desconto sim (a gente tem sempre que pedir desconto porque essa é a nossa função enquanto cliente hahahaha), mas tenha consciência de que se não der pra fazer o desconto, tudo bem! O valor cobrado vale total a experiência incrível que esse voo será na sua vida.

 
INFORMAÇÕES DO INSTRUTOR
Rafael Watson

Dois recordes sulamericanos:

1- Permanência em voo (14h30min);
2- Loopings seguidos (20)

E também é medalhista olímpico (bronze) no World Air Games de acrobacia em asadelta em Torino - Itália 2009.

Whastapp: +55 (21) 99554-1732

Instagram: @rafael_watson

Facebook: /rafael.watson.9

>>> Quem entrar em contato com o Rafa e passar o voucher: VIDAMOCHILEIRANASALTURAS ganha desconto especial!!!

Se você quiser voar de asa delta no Rio de Janeiro (São Conrado) eu super recomendo o Rafa e você pode fechar o voo diretamente com ele no melhor dia e horário pra você.

A sensação de liberdade e gratidão percorreu todo meu corpo, mas acho que ficou claramente estampada no meu sorriso bobo e frouxo de quem não tava acreditando na perfeição da natureza que eu tava vendo embaixo de mim: floresta, mar, céu azul e o vento batendo no meu rosto tão intensamente que minha boca ficou até seca! Hahahahaha

SE VOCÊ TIVER MEDO, VAI COM MEDO MESMO, PORQUE SERÁ A MELHOR EXPERIÊNCIA DA SUA VIDA!

OBS: Fique atento com os espertinhos! Tem algumas pessoas que ficam na orla da Praia de São Conrado vendendo voo de asa delta pra turista e vendem a experiência toda do voo de asa delta, né? Mas, quando as pessoas chegam lá em cima, na verdade, fazem o voo de parapente que é mais barato.

Entenda que o voo de asa delta e parapente são coisas diferentes. Ambos são incríveis, mas são diferentes. A asa delta é um esporte de mais velocidade e dá pra fazer manobras, já o parapente é mais tranquilo e suave.

✔️ Se você curtiu essas dicas, indica esse post pros seus amigos! ⠀

Espero que vocês tenham curtido essa experiência descrita em palavras tanto quanto eu curti vivê-la ao vivo e a cores e espero que você possam vivenciar isso um dia na pele de vocês!

Beijos e até a próxima!


Maryana Teles
Maryana Teles
Carioca, publicitária e apaixonada (digamos que, talvez, viciada) por viagens de estilo low cost. 25 países na bagagem e muitas histórias, micos, dicas e inspirações pra quem também vive (ou quer viver) uma VIDA MOCHILEIRA!

Os comentários estão encerrados.