SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

0

RELATO ESCRITO POR ANDREA LEONEL

SafetyWing é um seguro viagem feito por nômades para nômades. Esse é o lema da start-up norueguesa, mas na real nada impede viajantes de curta duração de aproveitar as vantagens desse seguro viagem. Nesse post, eu vou mostrar pra vocês porque eu escolhi a Safety Wing como meu seguro-saúde pra minha viagem que já dura 10 meses.

 

POR QUE TER UM SEGURO VIAGEM?

Seguro viagem é provavelmente a única coisa que você paga mas espera nunca usar. Justamente por isso, alguns viajantes acham que não vale a pena contratar um e contam com a sorte pra nada dar errado durante a viagem. Pessoalmente, eu acredito que pagar seguro viagem é comprar paz de espírito e tranquilidade.

Um viajante sem seguro viagem que tem o laptop roubado num hostel entra em pânico, chora, liga pros pais e esperneia. Já o viajante com seguro viagem na mesma situação fica um pouco chateado, mas sabe que o seguro vai cobrir o valor do laptop. Durante a minha viagem, na Polônia, uma van que eu tinha acabado de pegar deu ré em cima de mim enquanto eu pegava minhas malas no porta-mala. Foi um susto enorme, eu machuquei, mas em momento algum eu me preocupei com gastos que eu teria por causa daquele acidente. Um evento assim já é traumático o suficiente, a última coisa que queremos é ter que pensar em dinheiro numa hora dessas, né?

O seguro viagem também cobre algumas coisas que você nem imagina. Perdeu o passaporte? O seguro viagem cobre não só o custo de tirar um passaporte novo como também a sua estadia, caso tenha que ficar no mesmo lugar por mais tempo do que o planejado esperando o novo documento. Se acidentou e precisou ficar internado num país aleatório? O seguro viagem cobre uma passagem de avião para um familiar, dependendo da gravidade.

É claro que a cobertura do seu seguro vai depender da sua apólice, portanto sempre leia com atenção a sua apólice pra aproveitar ao máximo o seu seguro.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO SEGURO VIAGEM DA SAFETYWING?

O maior diferencial da SafetyWing é o fato de que você não contrata o seguro por um período fixo de tempo. Você o contrata por um mês e ele vai se auto-renovando até que a sua viagem acabe. Os benefícios desse tipo de contrato são inúmeros. Se você não sabe ao certo a duração da sua viagem, você pode simplesmente deixar ele se auto-renovar e cancelar quando parar de viajar. Além disso, tem-se a conveniência de pagar um valor por mês, ao invés do valor cheio no momento da contratação.

Outra grande vantagem da SafetyWing é que você não precisa limitar o seguro pra uma localidade específica. A única definição que você precisa fazer é se você quer que o seguro inclua os Estados Unidos ou não, já que ele tem um valor diferente para os EUA. Caso não o inclua, o seguro vale normal para todos os outros países do mundo, com a exceção de Cuba, Irã e Coreia do Norte.

O Seguro SafetyWing também permite que você contrate o seguro depois que sua viagem se iniciou. Isso é algo quase inédito deles, já que a maioria dos seguros precisam ser contratados antes da viagem começar.

E, finalmente, uma vantagem preciosa da SafetyWing é que ele também te cobre no seu país natal por um período de 30 dias a cada 90 dias. Isso é maravilhoso pra quem é nômade e gosta de visitar a família ou de voltar para o seu país-base por um período de tempo. Eu, por exemplo, não tenho plano de saúde no Brasil há mais de 7 anos, desde que me mudei pra Inglaterra. Mas se for para o Brasil, estarei coberta pela SafetyWing.

 

QUANTO CUSTA O SEGURO VIAGEM SAFETYWING?

Eu nunca contratei seguro de outras operadoras e não tenho muita noção de preços de seguro no Brasil, mas sempre que eu recomendo a SafetyWing pra brasileiros, eles me dizem que o preço é muito em conta.

A SafetyWing cobra $ 37,00 dólares por mês para a cobertura sem Estados Unidos. Com os EUA incluso, o seguro sobe para $ 68,00 dólares mensais. Esse valor vale para viajantes entre 10 e 39 anos e vem com um “deductible”. Viajantes mais velhos também podem contratar o seguro, mas o preço sobe um pouco.

MUITA ATENÇÃO PARA O DEDUCTIBLE: Quando eu estava morando na Bósnia, eu tive uma infecção de ouvido bem séria. Eu usei o sistema de saúde da Bósnia, paguei pela consulta e pelos remédios. Depois, contactei a SafetyWing e enviei todos os meus recibos. Eu já estava linda esperando meu reembolso, quando eles me alertaram sobre o “deductible”.

O “deductible” é um valor estipulado que você precisa gastar em despesas médicas para que o seguro passe a cobrir seus gastos. Ou seja, no caso da SafetyWing, os primeiros $ 250,00 dólares gastos em médicos e medicamentos são seus. Depois disso, a SafetyWing passa a cobrir todos os seus gastos. Lembrando que o deductible é só para gastos médicos. Para gastos com imprevistos de viagens – como perda de passaporte, voo cancelado, etc – não tem deductible, ou seja, a SafetyWing cobre todos os seus gastos desde o primeiro centavo.

O deductible é algo extremamente comum no mundo dos seguros e não é exclusivo da SafetyWing. Pelas minhas pesquisas, o deductible da SafetyWing é bem baixo. Existem seguros sem esse deductible, mas aí o valor do seguro fica mais alto, então acho que não vale a pena.

RESUMO DOS PREÇOS DA SAFETYWING POR IDADE (4 semanas):

  • Idades entre 15 dias e 9 anos: Gratuito (As crianças devem estar acompanhadas por um adulto em uma política de grupo para ativar o preço de US $ 0).
  • Idades entre 10 e 39 anos: $ 37,00 (sem os EUA) ou $ 68,00 (incluindo os EUA)
  • Idades entres 40 e 49 anos: $ 60,00 (sem os EUA) ou $ 111,00 (incluindo os EUA)
  • Idades entre 50 e 59 anos: $ 94,00 (sem os EUA) ou $ 184,00 (incluindo os EUA)
  • Idades entre 60 e 69 anos: $ 128,00 (sem os EUA) ou $ 251,00 (incluindo os EUA)

OBSERVAÇÃO: Você também consegue usar a calculadora do site pra pagar um valor menor que $ 37,00 dólares, caso a sua viagem seja mais curta que 4 semanas. Planeje as datas específicas no site da SafetyWing.

 

QUAIS SÃO AS COBERTURAS DO SEGURO VIAGEM SAFETYWING?

EMERGÊNCIAS

  • Hospital: Serviços de quarto e de enfermagem.
  • Tratamento intensivo: Até o limite máximo geral.
  • Ambulância: Cobranças usuais, razoáveis e habituais quando uma doença ou lesão coberta resultam em hospitalização.
  • Cuidados urgentes: Co-pagamento de $ 50,00 dólares – não sujeito a dedução.
  • Fisioterapia e tratamento quiroprático: Até $ 50,00 dólares por dia. Deve ser solicitado com antecedência por um médico.
  • Dental de emergência: Até $ 1.000,00 dólares. Não sujeito a dedução.
  • Todas as outras despesas médicas elegíveis: Até o limite máximo geral.

 

OBSERVAÇÃO: O seguro viagem da SafetyWing NÃO cobre…

  • Atividade esportiva de alto risco
  • Doença ou lesão pré-existente
  • Tratamento do câncer

 

IMPREVISTOS

Imprevistos podem acontecer quando você estiver viajando. O seguro viagem da SagetyWing inclui cobertura para atraso de viagem, bagagem despachada perdida, resposta a emergências, desastres naturais e responsabilidade pessoal.

  • Interrupção de viagem: Até US $ 5.000. Não é dedutível.
  • Atraso na viagem: Até $ 100,00 dólares por dia após um período de atraso de 12 horas, exigindo uma estadia não planejada durante a noite. Sujeito a no máximo 2 dias. Não é dedutível.
  • Bagagem despachada perdida: Até $ 3.000,00 dólares por período de certificado; $ 500,00 dólares por item. Limite de vida útil de até $ 6.000,00 dólares. Não é dedutível.
  • Desastre natural – um novo lugar para ficar: Até $ 100,00 dólares por dia, durante 5 dias. Não é dedutível.
  • Evacuação política: Vida útil máxima de até $ 10.000,00 dólares. Não sujeito a dedução.
  • Evacuação médica de emergência: Vida útil máxima de até $ 100.000,00 dólares. Não sujeito a limite máximo dedutível ou total.

A SafetyWing ainda cobre a ação de terceiros:

  • Lesão em outra pessoa: $ 25.000,00 dólares
  • Propriedade de outra pessoa: $ 25.000,00 dólares
  • Propriedade relacionada a uma outra pessoa: $ 2.500,00 dólares

Além disso, a SafetyWing cobre morte ou perda de algum membro:

  • Perda de 1 membro: $ 25.000,00 dólares
  • Perda de 2 membros: $ 50.000,00 dólares
  • Vida útil máxima: $ 50.000,00 dólares
  • Morte: $ 50.000,00 dólares

* O benefício máximo a ser pago para qualquer família ou grupo é de $ 250.000,00 dólares, num mesmo período. Não sujeito a limite máximo dedutível ou global.

 

COMO CONTRATAR O SEGURO VIAGEM DA SAFETYWING?

É super fácil contratar o seguro viagem SafetyWing. É só seguir esse passo a passo que não tem erro!

  1. Acesse o site da SafetyWing;

2. Faça seu login no site, clicando no botão na parte superior direita. Preencha seus dados pessoais ou use o login rápido do Facebook;

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

3. Escolha as datas da sua viagem: Você pode pegar o valor fechado de 4 semanas $ 36,96 dólares ou escolher datas específicas clicando em “I want an end date”, dessa forma a calculadora do site te dará a cotação pras suas datas específicas.

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

4. Preencha mais informações sobre a sua viagem:

– Dados para contato;

– Beneficiário;

– Destinos (eles precisam saber pelo menos o primeiro destino da sua viagem);

“Precisamos apenas saber o seu primeiro destino para que sua cobertura seja válida em todo o mundo, mas alguns países exigirão uma “carta de visto” com confirmação do seguro para entrada, por isso é recomendável adicionar todos os seus destinos. Seus destinos não podem ser: Irã, Coreia do Norte, Cuba ou seu país de origem – No entanto, você ainda pode visitar sua casa, nosso seguro inclui cobertura acidental do país de origem por até 30 dias a cada 90 dias. Leia mais sobre isso aqui.

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

5. Se você vai viajar sozinho ou em grupo;

6. Revisão das suas informações;

7. Pagamento: Preencha seus dados bancários e contrate seu seguro viagem.

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

OBSERVAÇÃO: Ao contratar o seguro viagem para nômades digitais da SafetyWing você concorda em pagar o valor do seguro como se fosse uma mensalidade. Ela é debitada do cartão cadastrado a cada 28 dias, mas você pode cancelar o seguro a qualquer momento sem taxas adicionais. O formato de débito direto é justamente para ajudar os viajantes a longo termo a não terem que se preocupar com isso durante a viagem. Mas, se você tem data específica para terminar a sua viagem, lembre-se de cancelar seu seguro viagem assim que chegar em casa!

 

VALE A PENA CONTRATAR O SEGURO VIAGEM SAFETYWING?

A SafetyWing foi a melhor opção para minha viagem. O pagamento por mês, o preço justo e a flexibilidade do seguro têm sido uma benção nos últimos 10 meses.

Muitas pessoas acham que pelo fato da SafetyWing ser super em conta e ter tantas coberturas é furada e tem medo de confiar na empresa. Mas, na verdade esse seguro viagem está fazendo muito sucesso entre os nômades digitais que precisam viajar por meses e muitas vezes não sabem o próximo destino. Até mesmo pessoas que não são nômades digitais, mas estão fazendo uma viagem mais longa – passando por diversos destinos diferentes – têm dado um feedback extremamente positivo sobre as vantagens desse seguro viagem.

O valor da SafetyWing é competitivo porque eles não possuem intermediários, ou seja, eles mesmo fazem a venda e pagam as apólices e, além disso, eles oferecem a mesma apólice para todos os viajantes, o que barateia a operação.

 

MINHA EXPERIÊNCIA COM A SAFETYWING

Quando fui atropelada pela van na Polônia, eu optei por não ir pro hospital porque eu tinha que pegar um ônibus pra outra cidade e meus ferimentos não eram tão graves. Mas, na Bósnia, eu utilizei o seguro para minha consulta com um otorrinolaringologista e os medicamentos.

A SafetyWing possui um sistema de busca de médicos credenciados. Você pode filtrar por especialidade e excluir médicos que não falam inglês. Se você não encontrar um médico credenciado na sua cidade, você pode sim ir em um médico qualquer. A única diferença é que você precisa pedir o reembolso manualmente, ao invés de ser automático.

No meu caso, não haviam médicos que falavam inglês em Sarajevo. Portanto, eu perguntei para amigos locais qual seria o melhor lugar pra ir e eles me mandaram pro hospital universitário. Lá, fiz minha consulta com muita mímica e com a ajuda de um enfermeiro que falava um pouco de inglês e depois fui comprar meus medicamentos. A consulta e os medicamentos ficaram £ 30,00 libras ao todo. Então, eu enviei um e-mail para a SafetyWing com meus recibos. Inicialmente, eu não obtive uma resposta, mas depois de pedir uma confirmação, eles confirmaram que receberam os meus recibos e que eles seriam contabilizados no meu deductible. Ou seja, meu deductible que era de $ 250,00 dólares, agora é de cerca de $ 210,00 já que £ 30,00 libras equivalem a cerca de $ 40,00 dólares.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para sua escolha de seguro viagem. Caso tenham mais alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar!

SafetyWing: seguro viagem para nômades digitais

Meu nome é Andrea Leonel, eu tenho 28 anos e estou vivendo como nômade digital desde Fevereiro de 2019. A cada mês mudo de país e compartilho minhas aventuras e aprendizados no meu Instagram @andrealeonel_

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Cartão de débito internacional: Transferwise
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Seguro Viagem para viagens longas e nômades digitais ($37 dólares por 4 semanas): SafetyWing
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Aluguel de carro: Rentcars

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!